You are on page 1of 11

A IMPORTNCIA DA ANLISE DAS DEMONSTRAOES CONTBEIS CASO DA EMPRESA GERDAU S/A

AUTOR: VALDRIO FREIRE DE MORAES JNIOR RESUMO:


A anlise das demonstraes contbeis visa obter informaes financeiras e econmicas, tendo como objetivo a tomada de deciso dentro de uma organizao. Atravs das principais demonstraes, como o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio extraem-se ndices de trs perodos para observar a situao de solvncia da empresa Gerdau S/A, uma companhia de capital aberto. A metodologia aplicada foi atravs de um estudo terico-emprico, fundamentando-se em uma pesquisa bibliogrfica e documental sobre a importncia da anlise de balanos. Por sua vez, o resultado encontrado de uma avaliao constituda de anlises especficas, demonstrando a situao financeira, econmica e administrativa da empresa Gerdau S/A, tendo como referncia comparativa os exerccios de 2001 a 2003, para se encontrar, com base em dados matemticos, uma empresa solvente. Enfim, a utilizao de quocientes o instrumento mais tradicional e tambm importante para se ter uma anlise como um todo de balanos, todavia no sendo a nica, mas talvez a mais importante forma de se analisar. Palavras-chave: anlise, tomada de deciso, solvente.

1. INTRODUO 1.1. JUSTIFICATIVA A anlise das demonstraes contbeis faz com que a contabilidade venha a ter um teor mais analtico, tendo como se obter concluses econmicas e financeiras de uma empresa, atravs dessa anlise. Segundo Matarazzo (2003, p. 39), a anlise das demonstraes visa extrair informaes para a tomada de deciso. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informaes precisas. Dessa forma, o contedo e a forma de apresentao das demonstraes atendem s necessidades da anlise das demonstraes contbeis, que so apuradas nas empresas. So sinnimas as expresses: anlise de balanos, anlise das demonstraes/demonstrativos contbeis, relatrios financeiros. Segundo Assaf Neto (2002, p. 48):
A anlise de balanos visa relatar, com base nas informaes contbeis fornecidas pelas empresas, a posio econmico-financeira atual, as causas que determinaram a evoluo apresentada e as tendncias futuras. Em outras palavras, pela anlise de balanos extraem-se

informaes sobre a posio passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.

Assim sendo, tem-se que a anlise um elemento de utilidade nas transaes que a empresa for fazer como: as operaes a prazo de compra e venda de mercadorias; quando for avaliar a eficincia administrativa, por exemplo, a comparao com concorrentes e, por fim, avaliar a situao econmico-financeira. Todas as demonstraes podem ser analisadas, entre as principais destacamse: Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (ou mutaes do Patrimnio Lquido), Demonstrao do Fluxo de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado. O Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio so as principais demonstraes e so elas que sero destacadas nessa pesquisa pela forma que as mesmas so evidenciadas. financeira. Segundo Marion (2002, p. 22):
Para ser feita a anlise, deve averiguar se tem a posse de todas as Demonstraes Contbeis (inclusive Notas Explicativas). Tambm seria desejvel ter em mo as Demonstraes Contbeis de trs perodos. Com as publicaes em colunas comparativas, tem-se de posse de uma nica publicao, dois perodos: exerccio atual e exerccio anterior.

A primeira demonstrao observada em um

aspecto mais econmico, diferentemente da segunda que transparece a situao

Por fim, o problema dessa pesquisa ser analisar uma empresa de capital aberto, tendo como base trs perodos. analista contbil. 1.2 OBJETIVO GERAL O presente estudo tem a finalidade de mostrar a anlise das demonstraes contbeis de 2001 a 2003, de uma empresa de capital aberto: Gerdau S/A.. Trata-se de uma empresa que apresenta credibilidade perante o mercado, influenciando na margem de confiabilidade para o

1.2.1 OBJETIVOS ESPECFICOS Para atender o objetivo final, pretende-se atingir as seguintes metas: Conceituar anlise das demonstraes contbeis; Descrever a estrutura das demonstraes estudadas; Apresentar a empresa de capital aberta que ser estudada; Atravs de um estudo de caso, verificar a importncia da anlise das demonstraes contbeis nos exerccios de 2001 a 2003.

2.

FUNDAMENTAO TERICA

A anlise de balanos de suma importncia para uma empresa que pretende se evoluir, pois atravs dela pode-se obter informaes importantes sobre sua posio econmica e financeira. So os analistas que tiram concluses atravs de dados relevantes como se a empresa analisada em um determinado momento merece crdito ou no, se a mesma tem capacidade de pagar suas obrigaes, se vem sendo bem administrada, se sua atividade operacional oferece uma rentabilidade que satisfaz as expectativas dos proprietrios de capital e se ir falir ou se continuar operando, entre outros fatores. Segundo Assaf Neto (2002, p. 48)
Em verdade, a preocupao do analista centra-se nas demonstraes contbeis da sociedade, das quais extrai suas concluses a respeito de sua situao econmico-financeira, e toma (ou influencia) decises com relao a conceder ou no crdito, investir em seu capital acionrio, alterar determinada poltica financeira, avaliar se a empresa est sendo bem administrada, identificar sua capacidade de solvncia (estimar se ir falir ou no), avaliar se uma empresa lucrativa e se tem condies de saldar suas dvidas com recursos gerados internamente etc.

Assim sendo, dois fatores so importantes anlise de balanos: a qualidade das informaes e o volume de informaes disponibilizadas a quem for analisar. Os

relatrios contbeis, segundo Assaf Neto (2002, p. 49), distinguem-se em obrigatrios e no obrigatrios: a) os relatrios obrigatrios so aqueles definidos pela legislao societria, sendo mais conhecidos por demonstraes contbeis ou financeiras, como o Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados ou Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido e Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos, e b) Os relatrios no obrigatrios no fazem parte da estrutura bsica das demonstraes contbeis que devem ser elaboradas para efeitos de divulgao, sendo normalmente destinados ao uso gerencial interno, como fluxos de caixa e projees de vendas.

A linguagem utilizada pela anlise de balanos deve ser a corrente, sem fatores que compliquem os usurios dos relatrios contbeis. Quando for possvel, pode-se usar de tabelas ou grficos para auxiliar na interpretao, facilitando, assim, o entendimento de quem dela faa uso. Segundo Matarazzo (2003, p. 17):
Ao contrario das demonstraes financeiras, os relatrios de anlise devem ser elaborados como se fossem dirigidos a leigos, ainda que no o sejam, isto , sua linguagem deve ser inteligvel por qualquer mediano dirigente de empresa, gerente de banco ou gerente de crdito. claro que isto no acontece com as demonstraes financeiras, que, alis, no tm nenhuma preocupao nesse sentido. As demonstraes financeiras apresentam-se carregadas de termos tcnicos e suas notas explicativas so feitas exclusivamente para tcnicos, a tal ponto que permitem freqentemente manipulaes. Assim, a anlise de balanos deve assumir tambm o papel de traduo dos elementos contidos nas demonstraes financeiras.

Sendo assim, deve-se observar a metodologia, j que a anlise, de certa forma, baseia-se no raciocnio cientfico, contando tambm com a sensibilidade e experincia do analista. Segundo Matarazzo (2003, p. 19), o processo de tomada de deciso segue as seguintes etapas: 1) A escolha de indicadores que melhor apresente as caractersticas de uma determinada empresa;

2) Comparao com padres atravs da estatstica, fazendo comparaes com os concorrentes; 3) Diagnstico ou concluses uma etapa diferente da comparao com padres pelo fato de ser analisadas de fato as informaes obtidas nas etapas anteriores; 4) Decises a serem tomadas, a partir das concluses obtidas aps os passos anteriores. Observa-se que, quando no se faz um planejamento adequado para seguir essas etapas, a anlise no consegue chegar ao seu real objetivo. Dessa forma, o resultado fica prejudicado e o analista no conseguir fornecer informaes to precisas como as que ele gostaria de dar, pela falta de dados imprescindveis interpretao dos dados. Para o analista, a interpretao atravs de ndices a forma mais adequada de se chegar a ter dados concretos da real situao de uma empresa em um momento determinado. As tcnicas utilizadas foram aprimoradas com o passar dos anos, principalmente no que se diz respeito insolvncia, fazendo com que, atualmente, os ndices tenham um embasamento cientfico. Nessa pesquisa, foram utilizadas as principais anlises, como, por exemplo: 1) Anlise financeira o estudo da liquidez que expressa a capacidade de pagamento que h na empresa, ou seja, suas condies financeiras de cumprir no vencimento todas obrigaes assumidas. V-se, ainda, o equilbrio financeiro e sua necessidade de investimento em capital de giro. 2) Anlise econmica uma avaliao da rentabilidade e lucratividade do desempenho da empresa, observando o retorno sobre os investimentos realizados e a lucratividade apresentada pelas vendas. 3) Anlise administrativa feita atravs do clculo dos ndices de rotao ou prazo mdios (recebimento, pagamento e estocagem), tendo como intuito avaliar a capacidade da administrao do capital de giro pela empresa.

Diante das circunstncias expostas, as informaes extradas da anlise servem para atender os interesses de vrios usurios ou pessoas fsicas ou jurdicas que tenham algum tipo de vnculo com a empresa interessada. 3. METODOLOGIA

A metodologia a ser usada nesse trabalho estar em concordncia com o escopo de estudo, atravs dos meios mais adequados no intuito de ser atingido o objetivo, seguindo um conjunto de etapas planejadas previamente. Conforme Cervo e Bervian ( 1983, p.23), em seu sentido mais geral, o mtodo a ordem que deve impor aos diferentes processos necessrios para atingir um fim dado ou um resultado desejado. J consoante Salomon (1999, p. 152), o termo pesquisa ser genericamente assumido como trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um problema, para qual se procura a soluo adequada dessa natureza cientfica. Assim sendo, essa pesquisa ser feita atravs estudo terico-emprico que ter como ponto de partida uma pesquisa bibliogrfica e documental sobre a importncia da anlise de balanos, baseado em livros especializados nessa rea e sites da internet. J o tipo de pesquisa o quantitativo, atravs de dados coletados da empresa Gerdau S/A no perodo de 2001 a 2003.

4. APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS O objetivo desta anlise demonstrar a situao da empresa Gerdau S/A no seu contexto operacional. A avaliao constituda de anlises especficas, demonstrando a situao financeira, econmica e administrativa da empresa, tendo como referncia comparativa entre os exerccios de 2001 a 2003 (anexo 1). Na Anlise Financeira observada a capacidade de liquidez da empresa do perodo. So analisadas as condies da empresa em saldar seus compromissos financeiros.

Na Anlise Econmica so realizados estudos de parmetros financeiros em funo de sua lucratividade. Esta demonstra o empenho operacional da empresa durante o perodo, correspondente aos lucros auferidos. Na Anlise Administrativa observada a performance operacional da empresa durante sua gesto no perodo. So analisados parmetros que envolvem a circulao do Estoque, Pagamentos e Recebimentos.

1) ANLISE FINANCEIRA: a) Liquidez Corrente relao entre Ativo Circulante e Passivo Circulante. LC = AC/PC LC = 1,23 (2003) 0,99 (2002) 1,03 (2001) b) Liquidez Seca indica percentual de dvidas de curto prazo LS = (Ac Estoques)/Pc LS = 0,70 (2003) 0,58 (2002) 0,64 (2001) c) Liquidez Geral detecta condies financeiras a longo prazo LG = (Ac + Rlp)/(Pc + Elp) Sendo: Rlp Realizvel a Longo Prazo Elp Exigvel a Longo Prazo LG = 0,68 (2003) 0,59(2002) 0,62 (2001) d) Liquidez Imediata indica percentual de dvidas de curto curto prazo, que poder ser resgatado mediante o disponvel. LI = Disponibilidades/Passivo Circulante LI = 0,03 (2003) 0,01(2002) 0,002 (2003) Comentrio: Os ndices de liquidez demonstram que a empresa apresenta uma situao financeira razovel, tanto a curto quanto a longo prazo.

2) ANLISE ECONMICA: a) Giro do Ativo indica a produtividade financeira do capital investido. GA = Receita Operacional Liquida/ Ativo Mdio GA = 2.5 (2003) 1,7 (2002) 1,75 (2001) b) Rentabilidade do Ativo indica a rentabilidade lquida do ativo. RA = Lucro Lquido/Ativo Mdio x 100 RA = 21,31% (2003) 14,87 (2002) 13,80 (2001) c) Participao de Capital de Terceiro indica o nvel de endividamento da empresa em relao ao seu financiamento atravs de recursos prprios. PCT = CT/PL X 100 PCT = 345,09 (2003) 439,14 (2002) 363,64 (2001) d) Composio do Endividamento representa quanto de obrigaes vencem a curto prazo. CE = PC/CT X 100 CE = 30,48% (2003) 37,26% (2002) 32,30% (2001) e) Imobilizao do Patrimnio Lquido indica quanto a empresa tem aplicado de capital prprio em bens permanentes. IPL = AP/PL X 100 IPL = 380,80 (2003) 259,25 (2002) 228,31 (2002) Comentrio: A empresa apresenta uma situao razovel em relao a rentabilidade do ativo e tambm na participao do capital de terceiro. 3) ANLISE ADMINISTRATIVA a) INDICADORES DE ATIVIDADE mensura a durao de um ciclo operacional da empresa. a1) Prazo Mdio de Recebimento indica tempo mdio de recebimento. PMR = Contas a Receber/Receita Operacional. Bruta x 90 PMR = 35 (2003) 44 (2002) 42 (2001)

a2) Prazo Mdio de Venda indica tempo mdio de venda PMV = 31 (2003) 32 (2002) 47 (2001) a3) Prazo Mdio de Cobrana indica tempo mdio de cobrana PMC = 35 (2003) 44 (2002) 42 (2001) Atravs dos ndices de liquidez, observa-se que a empresa s est razoavelmente bem na liquidez corrente (1,23 do ativo para cada 1,00 do passivo). Mas no h maiores problemas, por se tratar de uma empresa que movimenta bilhes de reais, e que vem crescendo seu lucro a medida dos anos, tendo em vista que em 2001 deu um lucro (em milhes) de 464.006 e em 2003 de 1.137.216. Na anlise econmica, o giro do ativo, que indica a produtividade financeira do capital investido, mostra que a empresa vem investindo a cada ano que passa; j a composio do endividamento demonstra que a empresa vem diminuindo suas dvidas a curto prazo. J atravs da anlise administrativa mostra a mensurao da durao de um ciclo operacional, porm os prazos de recebimento, venda e de cobrana no so muito diferenciados em relao ao tempo entre eles. 5. CONCLUSES E SUGESTES A empresa Gerdau S/A um grupo que fabrica aos longos comuns e que comercializa produtos siderrgicos em geral. Pela anlise feita, no perodo de 2001 a 2003, percebe-se que se trata de uma empresa solvente, ou seja, o termmetro da insolvncia, para se saber se a empresa vivel ou no. Sabe-se que a utilizao de quocientes o instrumento mais tradicional e tambm importante para se ter uma anlise como um todo de balanos, porm no pode ser dita como o nico fator. Quem faz a anlise, deve procurar extrair o maior nmero de informaes adicionais das demonstraes contbeis. Enfim, conclui-se que a Gerdau S/A, atravs dos ndices, uma empresa solvente, que d lucro, pois fabrica principalmente para o setor industrial, distribuindo para fabricantes de bens de consumo, como por exemplo: fbricas de carros e

eletrodomsticos, ou seja, um mercado certo que necessita de uma matria prima bsica: ao. 6. ABSTRACT The analysis of the accounting demonstrations seeks to obtain financial and economical information, tends as objective the electric outlet of decision inside of an organization. Through the main demonstrations, as the Patrimonial Swinging and the Demonstration of the Result of the Exercise indexes of three periods are extracted to observe the situation of solvency of the company Gerdau S/A, a company of open capital. The applied methodology was through a theoretical-empiric study, being based in a bibliographical and documental research on the importance of the analysis of swingings. For your time, the found result is of a constituted evaluation of specific analyses, demonstrating the situation financial, economical and administrative of the company Gerdau S/A, tends as comparative reference the exercises from 2001 to 2003, to meet, with base in mathematical data, a solvent company. Finally, the use of quotients is the instrument most traditional and also important to have an analysis as an all of swingings, though not being the only, but perhaps the most important form of analyzing. Key Words: analysis, electric outlet of decision, solvent.

7. REFERNCIA BIBLIOGRAFICA ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Anlise de Balanos um enfoque econmicofinanceiro comrcio e servios, industriais, bancos comerciais e mltiplos. 7 edio. So Paulo: Atlas, 2002. BOLSA DE VALORES DE SO PAULO, disponvel: www.bovespa.com.br CERVO, A L.; BERVIAN, P. A Metodologia cientfica. 4. Ed. So Paulo: MAKRON, Books, 1996. MATARAZZO, Dante C. Anlise financeira de balanos abordagem bsica e gerencial. 6 edio. So Paulo: Atlas, 2003. MARION, Jos Carlos. Anlise das Demonstraes Contbeis Contabilidade Empresarial. 2 edio. So Paulo: Atlas, 2002.

SALOMON, Dlcio Vieira. Martins Fontes, 1999.

Como fazer uma monografia.

9 edio.

So Paulo:

You might also like