You are on page 1of 14

A FALTA CONCEITUADA POR LACAN: DA COISA AO OBJETO A

Vinicius Darriba

Psicanalista. Doutor em Teoria Psicanaltica pela UFRJ; professor da Universidade Estcio de S.

RESUMO: Discute-se o modo como a falta conceituada por Lacan

em dois momentos: com a retomada da Coisa freudiana e com a introduo do objeto a. Tal esforo em conceituar a falta associado tentativa de Lacan de resgatar aquilo que se revelou central na experincia de Freud. Coisa e ao objeto a so relacionadas duas formas distintas de se pensar a relao entre o conceito e a falta na psicanlise, determinantes do tipo de aproximao que se pode ter do que constitui a experincia analtica. Palavras-chave: Lacan, conceito, falta, Coisa, objeto a.
ABSTRACT: Lack conceived by Lacan: from the Thing to object a. This study describes the way lack is conceived by Lacan at two different levels: with the retrieval of the Freudian Thing and the introduction of Object a. Such effort to conceptualize lack is associated to Lacans attempt of rescuing that which has revealed itself as central in Freuds experience. Two distinct ways of thinking the relationship between concept and lack in psychoanalysis are related to the Thing and Object a. Such forms of thinking are determining in the type of proximity one may have of what is at stake in the analytical experience. Keywords: Lacan, concept, lack, Thing, object a.

retorno a Freud de Lacan teve como foco a experincia analtica. Os conceitos que foram resgatados da obra freudiana, bem como os produzidos em sua trajetria, buscaram tocar aquilo em que consistiria a experincia inaugurada por Freud. Lacan percebeu que a tentativa de conceituao do que se passa na experincia da anlise deve levar em conta a dimenso do limite do conceito com a qual Freud j se

gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

64

VI N IC IUS DARRIBA

confrontava.1 Ao buscar retomar a experincia freudiana, e no tratar os conceitos psicanalticos como dissociveis do contexto de sua produo, Lacan teve que abordar a questo da falta como central para o trabalho conceitual na psicanlise. O pensamento psicanaltico, segundo a leitura lacaniana do legado de Freud, passa ento pela falta. A comear pela questo do objeto, de onde partiremos, em relao qual a discusso em torno da falta teve seu lugar de eleio desde Freud. No seminrio em que critica a teoria ps-freudiana da relao de objeto, Lacan destacou o lugar central da falta no que concerne ao objeto na psicanlise. Desta falta do objeto, veremos Lacan perseguir uma concepo de objeto que inclua a dimenso da falta. O que propomos, aqui, verificar em que termos a falta conceituada por Lacan, em um primeiro momento, com o resgate da Coisa freudiana e, em seguida, com a introduo do objeto a.
A FALTA DO OBJETO

Lacan anuncia, como tema de seu seminrio no ano 1956-57, a relao de objeto (LACAN, 1956-57/1995, p.9). Este tema escolhido, segundo o autor, por se encontrar em posio central nos desenvolvimentos relativos teoria e prtica ento propostos pela comunidade analtica. Trata-se na verdade, para Lacan, de fazer avanar a crtica ao que ele concebe como um desvio da teoria analtica (idem, p.12), desvio que tem seus reflexos na clnica. A valorizao do tema da relao de objeto pelos ps-freudianos2 e o modo como esta apresentada por eles visto que Freud no se ocupou particularmente de tal noo3 so os alvos da crtica de Lacan. O percurso do seminrio claro: consiste na explicitao dos fundamentos de tal crtica e na tentativa de abordar a questo do objeto por outra via, que possa se diferenciar do que proposto nos termos da relao de objeto. Mas em que o uso que se fazia da noo de relao de objeto traa a psicanlise? Por que seus efeitos na clnica deveriam ser questionados? O problema j se apresenta, segundo Lacan, no fato de a teoria da relao de objeto privilegiar uma concepo harmnica do objeto, contrria aos ensinamentos de Freud. Somos
1 Esta questo do limite do conceito na psicanlise, aqui tomado como premissa para a discusso, foi desenvolvida em Darriba (2004, p.78-85). Neste artigo, discutiu-se o inacabamento que marca o conceito psicanaltico tanto na obra de Freud quanto nos termos de sua retomada por Lacan. 2 A noo de relao de objeto valorizada j nos trabalhos de Abraham, assim como ocupa lugar central na teoria de Melanie Klein. Os termos em que ela descrita no seminrio, entretanto, indicam que a polmica visa autores que lhe so contemporneos, notadamente Maurice Bouvet, chefe da Socit psychanalytique de Paris, que Lacan havia deixado em 1953. Sua crtica pode ser associada ao contedo do artigo sobre a relao de objeto de que Bouvet autor. 3 Encontraremos uma referncia especfica expresso, por exemplo, em Luto e melancolia (1917[1915]), sem que, no entanto, esta constitua um eixo pelo qual passe a se orientar a teoria de Freud (1917[1915], p.281).

gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

A FALTA CONCE ITUADA P OR LACAN: DA COI SA AO OBJ ETO A

65

lembrados, no seminrio, da observao contundente de Freud de que o objeto o que h de mais varivel na pulso, no estando predestinado a satisfaz-la4 (idem, p.60). Conceber um objeto harmnico, um objeto plenamente satisfatrio, que seria assim o objeto por excelncia, desviar-se, segundo Lacan, da psicanlise freudiana. A relao entre sujeito e objeto sendo marcada pelo conflito, isto , confrontada por uma teoria na qual o objeto harmnico aparece como objeto terminal, ou seja, como aquele para o qual convergiriam as etapas parciais do objeto. Lacan questiona a idia do objeto genital como sendo o objeto em que culminariam os estgios pr-genitais do objeto, os quais teriam, ento, estatuto provisrio em um desenvolvimento subjetivo considerado saudvel. A relao de objeto se orientando por uma convergncia para o objeto genital remete, segundo Lacan, idia de uma maturao da relao do homem com a realidade (idem, p.13). O objeto genital situaria o homem, portanto, em uma realidade adequada, e a esta adequao que a clnica deveria aspirar. A crtica de Lacan inspirada, em grande parte, pela percepo do quo inapropriada a pretenso de que a anlise tenha o objetivo de favorecer a maturao da relao do sujeito realidade. A idia de normalizao do sujeito, a implicada, introduz, segundo ele, categorias estranhas perspectiva da anlise (idem, p.16). No decorrer do seminrio, seja a falta do objeto enfatizada, sejam os modelos de objeto concebidos pelos tericos da relao de objeto contestados, notvel a insistncia de Lacan em repetir que o objeto em Freud remete falta.5 Repetio que acabar por lan-lo no percurso entre sustentar a falta do objeto e conceber um objeto da falta. Pretendemos verificar, na seqncia do artigo, que este o percurso que Lacan segue aps o seminrio 1956-57. J no estaremos mais a diante do resgate da centralidade da falta no objeto para Freud, mas da proposio de um objeto singular na obra de Lacan. Proposio de um objeto em que no h risco de que ele venha a ser confundido com o objeto genital, o objeto terminal ou o objeto em uma relao harmnica. Isto porque, ao invs de garantir uma homeostase, se trata antes do objeto que causa o desejo. a emergncia do objeto a que acompanharemos adiante.6 No sem antes examinarmos o conceito da Coisa, trabalhado por Lacan no resgate da noo de das Ding freudiana.
Cf. FREUD, 1915/1990, p.143. Cf., por exemplo, Lacan, 1956-1957/1995, p.13, 35, 51, 60. 6 A afirmao por Lacan de um objeto na psicanlise, objeto no mais passvel de ser capturado na trama da relao de objeto, um contraponto importante sua insistncia na prevalncia da falta. Isto porque, quando liberado da relao de objeto, em alguma medida o objeto se volatiliza no texto de Lacan. Podemos falar do risco de se saltar da a uma mstica da falta, reduzindo-se a anlise a uma perpetuao da falta. o caminho que se segue, em direo ao objeto a, que entendemos nos afastar desta deriva.
5 4

gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

66

VI N IC IUS DARRIBA

com tal conceito que ele inicialmente aborda o real, estabelecendo as bases para a entrada em cena do objeto a.
A FALTA NOS TERMOS DA COISA

No seminrio 1956-57, como vimos, Lacan buscou consolidar a idia de que a questo da falta central quando se trata de abordar o tema do objeto na psicanlise. Continuaremos nossa investigao a partir da demarcao desta perspectiva na qual a problemtica do objeto, tal como trabalhada por Freud, deve ser tomada pela via da falta. associando este olhar sobre o objeto questo do desejo na psicanlise que entendemos poder acompanhar, nos seminrios posteriores de Lacan, as consideraes relativas questo do objeto. Da concluso lacaniana de que o objeto, segundo os caminhos trilhados por Freud, deve ser tomado pela via da falta, resulta a impossibilidade de confinar o desejo, na psicanlise, sua definio em funo do objeto. A dimenso do desejo no se define pela presena de um objeto, j que precisamente a falta dele que opera.7 atravs da discusso de uma tica da psicanlise, no seminrio conduzido entre 1959 e 1960, que Lacan prope uma outra via para abordarmos a temtica do desejo. Neste sentido, chama a ateno que em sua aula inaugural, quando anunciado o programa do seminrio naquele ano, a necessidade de exame do tema da tica seja associada, por um lado, ao fato de a experincia analtica nos conduzir a aprofundar mais do que nunca o universo da falta (LACAN, 1959-60/1991, p.10), e, por outro lado, ao fato de a falta favorecer a funo do desejo (idem, p.12). Retroativamente, poderamos propor, tambm em relao ao seminrio 195657, uma leitura da discusso de Lacan do ponto de vista de um posicionamento tico. A crtica concepo de objeto na qual este tomado na perspectiva de uma evoluo em direo a um objeto terminal, configurado como objeto harmnico, se liga a uma crtica que remete dimenso tica da anlise. No toa que Lacan caracteriza a relao de objeto como uma teoria da maturao da relao do homem realidade. H uma crtica a a uma tica de adaptao. To mais relevante na medida em que tal tica se liga, como percebe o autor, orientao que segue a clnica: o analista passa a ocupar o lugar de modelo a ser atingido, no que diz respeito a uma adaptao saudvel. Para alm da crtica que se pode depreender do seminrio em que se ocupou da teoria da relao de objeto, Lacan persegue, trs anos mais tarde, uma tica para a psicanlise. Para tal, inicia o percurso do seminrio 1959-60 definindo o problema da tica como estando tradicionalmente ligado distino entre o que
7

Posteriormente, com a introduo do objeto a, teremos sim um objeto que causa o desejo, mas na medida em que, no como agora, se trata de um objeto que se vincula falta.

gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

A FALTA CONCE ITUADA P OR LACAN: DA COI SA AO OBJ ETO A

67

se liga ao prazer e o que caracterizaria um bem final vinculado instncia moral (idem, p.30). Ao antecipar a idia, que desenvolver posteriormente no seminrio, de que a instncia moral presentifica o real, a discusso fundamental, na tica, da relao entre prazer e bem articulada, por Lacan, discusso da relao entre prazer e realidade. deste modo que sua pesquisa sobre a tica da psicanlise rapidamente se volta para a questo freudiana da distino entre princpio de prazer e princpio de realidade, ocupando-se mais especificamente da retomada da noo de das Ding, trabalhada por Freud no Projeto para uma psicologia cientfica (1950[1895]/1990). O modo como a noo de das Ding trabalhada no seminrio em que Lacan trata do tema da tica da psicanlise pode ser tomado em continuidade ao pensamento sobre a questo da falta do objeto, tal como estabelecido no seminrio 1956-57. Se at ento tratou-se de estabelecer a centralidade da falta no que diz respeito problemtica do objeto na psicanlise, o acrscimo que se faz discusso, agora, se refere maneira pela qual a falta deve ser concebida. A afirmao da falta do objeto por Lacan no impede, por si s, que ela seja interpretada do ponto de vista da perda do objeto. Esta idia de um objeto perdido associa o desejo busca da reedio de uma experincia em que tal objeto foi tido, ficando a falta referida to somente ao fracasso permanente de tal busca. A falta do objeto no deixa de estar associada a uma origem emprica do desejo. Ao tomar emprestada do Projeto de Freud a noo de das Ding, Lacan busca, como veremos, um alicerce para sustentar a idia de que a falta remete no empiricidade da Coisa perdida, mas sim condio de possibilidade do desejo. Prova deste direcionamento por parte do autor sua crtica ao que ele identifica como uma tendncia, dentro da psicanlise, a se entender tratar da me no lugar de das Ding (idem, p.86). Tal como no seminrio sobre a relao de objeto, a crtica de Lacan se estende, aqui, ao uso da categoria da frustrao para abranger tal discusso. Para Lacan, das Ding indica a falta na origem, o que ignorado quando se restringe a questo ao contexto da interpsicologia criana-me. A falta, portanto, no relativa a um objeto primordial, mas est ela mesma na origem da experincia do desejo, ou seja, condio de possibilidade desta ltima. Assim, das Ding se configura como uma falta central no registro do desejo (idem, p.91), consistindo em centro e ndice de exterioridade a um s tempo. Se das Ding remete ao que central e ao mesmo tempo exterior, central e exterior em relao a qu? De modo geral, vimos que se tratou, at aqui, na leitura da obra de Freud por Lacan, do que das Ding representa em relao problemtica do desejo. Se pretendemos buscar novos termos para designar a que se relaciona a Coisa lacaniana, em sua definio topolgica como centro exterior, eles devero estar associados, portanto, ao modo como concebido o desejo.
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

68

VI N IC IUS DARRIBA

Na discusso que dedica ao Projeto, no seminrio que estamos examinando, Lacan aproxima a representao (Vorstellung) freudiana da definio do significante com que trabalhava, afirmando que as Vorstellungen modulam-se segundo as leis que regem o funcionamento da cadeia significante (idem, p.81). Na medida em que, no Projeto, no nvel das Vorstellungen que Freud concebe o desejo como desejo de objeto, da aproximao de Lacan resultar que o desejo como desejo de objeto se estabelece pela articulao significante. Levando em conta que das Ding, configurado como central e exterior ao mesmo tempo, introduzido para dar conta das questes associadas problemtica do desejo, coerente com o que acabamos de indicar na afirmao lacaniana de que se trata, com das Ding, de um centro exterior em relao ao mundo subjetivo do inconsciente organizado em relaes significantes (idem, p.91).8 Lacan fala da Coisa como um furo no real introduzido pela modelagem do significante (idem, p.153). Das implicaes da noo de das Ding para a questo do desejo na psicanlise, somos conduzidos, ento, por Lacan, a pensar o lugar que a Coisa ocupa em relao articulao significante. Assim, na retomada lacaniana da noo que Freud introduzira, ela passa a aparecer associada a enunciados como o fora-do-significado (idem, p.71) ou o que do real padece do significante (idem, p.149). A orientao do trabalho de Lacan leva a Coisa (das Ding) freudiana ao encontro da Coisa que serve de suporte designao de um real inacessvel que condio da linguagem. Como o prprio autor afirma, ele acrescentou a idia de das Ding/da Coisa como correlato da lei da fala em sua mais primitiva origem (idem, p.105). Essa Coisa que, nas palavras de Lacan, o que se separou de tudo para que o sujeito comeasse a nomear e a articular (idem, p.106), aparece como condio de possibilidade da linguagem. condio da linguagem a delimitao da Coisa como inacessvel. A discusso de Lacan sobre a tica se voltou para das Ding, em Freud, porque l somos remetidos, precisamente, ao que inacessvel. Entra em cena a a Lei, presente nos moldes da interdio do acesso Coisa. Mas no se trata apenas disso na abordagem de Lacan. A Coisa ausente indica a fenda aberta no real pela articulao significante. E na experincia analtica entende Lacan, situando seu interesse pela tica, no incio ainda do seminrio a Lei que presentifica o real (idem, p.31). No que a Lei seja a Coisa Lacan diz que de modo algum (p.106). Mas no se conhece a Coisa seno pela Lei, sem a Lei a Coisa estava morta (idem). Faamos um resumo de nosso percurso. Havamos verificado, antes, que, no seminrio 1956-57, Lacan se dedicou sustentao da centralidade da falta
8 Assim como havia Lacan destacado, antes de aproximar a Vorstellung freudiana do funcionamento da cadeia significante, que no nvel das Vorstellungen que se distingue das Ding como ausente (p.80).

gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

A FALTA CONCE ITUADA P OR LACAN: DA COI SA AO OBJ ETO A

69

no que diz respeito questo do objeto na psicanlise. Ao nos ocuparmos da pesquisa que se desenrola no seminrio 1959-60, buscamos identificar a retomada da questo da falta, trabalhada a em termos de como ela deve ser situada em relao experincia que a psicanlise evidencia. A discusso em torno da Coisa por Lacan, resgatando a problemtica levantada por das Ding na obra de Freud, inscreve, como vimos, a falta na origem desta experincia. Com a Coisa indicando a excluso necessria articulao significante, a falta passa a ser tomada como condio de possibilidade da mesma, a qual define, para a psicanlise, o terreno em que a trama do objeto se desenrola. A lei simblica vista, assim, como lei de excluso da Coisa. E o gozo, designando o acesso impossvel Coisa, ao que o significante deixa de fora, concebido como interditado pela lei simblica. Para nossos prximos passos importante atentar para uma distino que, no contexto da discusso sobre a tica, Lacan estabelece em sua articulao de Kant com Sade. Trata-se da descoberta, em Sade, de um termo que, a seguirmos Kant, estaria ausente da experincia moral. Lacan est se referindo ao objeto, o qual, a fim de garanti-lo para a vontade no cumprimento da Lei, ele [Kant] obrigado a remeter ao impensvel da coisa-em-si (LACAN, 1966/1998, p.783). Com Kant, no h objeto concebvel para a experincia moral, ela remete exclusivamente inacessvel coisa-em-si. J em Sade, Lacan verifica que o objeto decado de sua inacessibilidade, revelado pelo agente do tormento (idem).9 Interessanos, a seguir, justamente acompanhar, no pensamento lacaniano, o movimento que conduz ao que, em um primeiro momento, precisou ter sua definio articulada condio de ser inacessvel, em direo concepo de um objeto adequado a tal definio. Como conceber um objeto a partir da falta substancial que a Coisa define? Veremos tratar-se, para Lacan, de uma questo fundada na experincia analtica. Na trajetria segundo a qual seguimos o pensamento lacaniano, encontramonos em um ponto no qual a Coisa, tal como concebida, sustenta a inacessibilidade de um objeto de gozo. A Coisa, designando uma excluso, determina que a articulao significante, atravs da qual se desdobra a experincia do desejo na psicanlise, se organize em torno de um vazio central. Se nos ativermos ao conceito da Coisa, a falta fica associada ao que est excludo da experincia analtica. Nosso objetivo, daqui em diante, problematizar, com o prprio Lacan, esta
Lacan relaciona a presena do objeto ao agente do tormento, um dos personagens da trade que estrutura a trama sadiana (o que comanda a Lei, o que a executa de forma aptica, a vtima que deve se assujeitar). A voz que ordena no est localizada, como em Kant, em uma voz interior da conscincia. A voz na experincia sadiana, segundo Lacan, separada do sujeito, emana do Outro. Ele faz referncia a fenmenos da voz que, na psicanlise, revelam sua faceta de objeto. Posteriormente, a voz constituir precisamente um dos modos de apresentao do objeto a lacaniano.
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76 9

70

VI N IC IUS DARRIBA

demarcao estrita entre, de um lado, o acesso impossvel Coisa a experincia interditada de gozo e, de outro, uma experincia de desejo para a qual no h objeto pleno. At ento, esta ltima vem se definindo pela excluso que a outra representa. Queremos verificar, a seguir, que a relao no to pontual para Lacan, que no se resume a uma operao de excluso que posiciona, de uma vez por todas, a interdio da Coisa como condio de possibilidade da experincia do desejo, experincia marcada pela parcialidade do objeto.
DA COISA AO OBJETO A

certo que a Coisa lacaniana faz a definio do objeto do desejo objeto da experincia analtica avanar da relao com o objeto perdido na origem relao com a falta na origem. Mas, ainda assim, se supe uma origem fora da experincia para o desejo. Ao passo que, se h desejo e se o desejo se mantm, porque algo no objeto da experincia do desejo causa o desejo. Bernard Baas fala de um objeto cisico (un objet chosique) que causa o desejo (BAAS, 1998, p.52), sustentando que algo da Coisa assim engajado no objeto do desejo. J no nos detemos, a, na Coisa-excluda como condio de possibilidade para que o objeto seja, no mbito do desejo, apresentado pela via da falta. O modo como a falta trabalhada nos termos da Coisa lacaniana possibilita sua aderncia ao conceito de objeto com que passamos a lidar. Isto , a Coisa prepara o terreno para que, nos moldes em que a questo da falta passa a estar situada, possamos perseguir um conceito de objeto que desta falta faa substncia. Entendemos, assim, que o percurso cumprido at aqui por Lacan passando pela centralidade da falta do objeto na psicanlise e, em seguida, pela introduo da Coisa, recuperando das Ding em Freud corresponde ao estabelecimento das coordenadas necessrias delimitao do objeto a, nos termos em que dele nos ocuparemos. A discusso relativa Coisa pode ser vista retrospectivamente, portanto, como um trabalho conceitual necessrio associao da falta com um conceito de objeto indito. Ainda no seminrio 1959-60, uma discusso importante se d em torno do tema da sublimao, a qual nos interessa por articular a Coisa ao objeto. Segundo a clebre frmula lacaniana, a sublimao eleva um objeto dignidade da Coisa (LACAN, 1959-60/1991, p.140). Pela funo imaginria, o objeto, que no coincide com a Coisa, se substitui a ela na sublimao. Podemos verificar, porm, que a articulao entre objeto e Coisa na sublimao no se restringe, no exame de Lacan, ao efeito imaginrio de determinados objetos criados. Ele verifica, de modo geral, que a forma pela qual o objeto concebido na psicanlise compatvel com o que a delimitao da Coisa estabelece. Temos perseguido a especificidade do conceito de objeto para a psicanlise, especificidade que, com Lacan, entendemos ter origem nos enunciados de Freud. O passo que o seminrio 1959gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

A FALTA CONCE ITUADA P OR LACAN: DA COI SA AO OBJ ETO A

71

60 nos impe de nos voltarmos, no contexto da sublimao, para a problemtica do objeto em dilogo com o que acabara de ser introduzido pela Coisa. Lacan retoma o que designa como sendo, para Freud, a definio fundamental do objeto (idem, p.149). Ele entende que a estrutura essencial na obra freudiana a do objeto reencontrado, da qual conseqncia a idia de que o objeto tenha sido perdido. No o objeto perdido que determina que a experincia do objeto consista em um reencontro, mas a experincia do objeto como reencontrado que nos sugere um objeto perdido. Ao estabelecer o conceito da Coisa, resgatando das Ding em Freud, Lacan precisamente oferece, para o objeto reencontrado, uma sustentao outra que no a suposio de um objeto perdido, uma sustentao que dispensa a idia de um objeto perdido. A proposio do objeto como objeto reencontrado passa a estar associada concepo da Coisa. O que afirmamos se assenta na observao lacaniana de que a definio da Coisa como inacessvel implica que ela s possa ser representada, sempre, por outra coisa (idem). Neste caso, se Lacan chega a falar do objeto que representa a Coisa (idem, p.150), porque a definio do objeto, como vimos, converge para o objeto reencontrado. Isto , tomando o objeto reencontrado no sentido de que h algo que difere a cada encontro do objeto, poderemos falar do objeto que representa a Coisa, j que lidaremos a com um objeto que , por definio, sempre outro. Com esta condio de ser sempre outro, o objeto, de algum modo, passa a se articular Coisa, remetendo ao vazio associado Coisa. Isto porque a concepo de um objeto sempre outro implica pensarmos que no h objeto que se sedimente naquele lugar, o que acaba por configurar um vazio. Vale notar que nos deparamos a com uma configurao particular do vazio. Vejamos como Lacan, enfocando novamente a sublimao, enuncia a questo:
Essa Coisa, da qual todas as formas criadas pelo homem so do registro da sublimao, ser sempre representada por um vazio, precisamente pelo fato de ela no poder ser representada por outra coisa ou, mais exatamente, de ela no poder ser representada seno por outra coisa (LACAN, 1959-60/1991 p.162).

Nesta citao, atravs do acrscimo de uma palavra, Lacan empresta novo sentido ao vazio que, no contexto da experincia do objeto como objeto de desejo, representa a Coisa. O vazio apontava, inicialmente, para a radicalidade da ausncia da Coisa na experincia, para a impossibilidade de ela se fazer representar que no fosse por um vazio. Com o reparo de Lacan, no entanto, o vazio passa a estar associado ao fato de ela a Coisa ser representada na condio de no poder ser representada seno por outra coisa, ao fato de ela ser representada por um objeto que sempre outro. Isto , se o que Lacan aborda atravs do conceito da Coisa implica, por um lado, a delimitao de um vazio, na medida em que
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

72

VI N IC IUS DARRIBA

no h objeto que coincida com o que a Coisa designa, por outro, h tambm a face do objeto, agora revelada, em que, do modo como se entende concebido na psicanlise como sempre outro ele atualiza, na experincia, aquilo de que fala a Coisa. Ao tratar do tema da sublimao, no seminrio 1959-60, Lacan resgata, para o objeto da experincia analtica, algo da Coisa que, em um primeiro momento, remetia puramente ao intangvel. Seguindo com o percurso de Lacan, no seminrio do ano de 1964 vemos a discusso que envolvia a Coisa, introduzida como inacessvel, e o gozo, como interditado, se modificar, passando a ser trabalhada na perspectiva de um retorno. Se a Coisa lacaniana nasceu associada dimenso do real ela designa, como vimos, o furo no real produzido pela modelagem significante justamente em relao ao real que a questo do retorno retomada neste seminrio. O real ento definido como o que retorna sempre ao mesmo lugar (LACAN, 1964/1988, p.52), saindo da condio de puro excludo e exigindo que se pense sua articulao com a ordem significante. Tal movimento se d, no seminrio, em torno do enfoque que nele ganha o tema da repetio. Atravs da repetio, Lacan dispe do real e da ordem significante sem confinlos em uma relao excludente. Ele faz isso resgatando a relao estabelecida por Aristteles entre autmaton e tiqu, dizendo tratar-se, no primeiro caso, da rede significante e, no segundo, do encontro com o real (idem, p.54). Recorrendo distino de Aristteles entre o autmaton e a tiqu, Lacan pretende indicar que, para alm do autmaton, do retorno, da volta, da insistncia dos signos (p.56), vige o real como encontro com a falta. A repetio no pode ser tomada, na psicanlise, apenas no sentido da reincidncia de uma trama significante que exclui o real, mas tambm no sentido de que o real retorna como encontro faltoso. J no lidamos a apenas com uma excluso no real sustentando a ordem significante, mas com um real que, em sua insistncia, se atualiza como encontro faltoso no mbito mesmo da articulao significante. A noo de repetio, dizendo respeito ao mesmo tempo rede significante e ao encontro com o real, consolida uma inflexo no enfoque do pensamento lacaniano que revelada desde o incio do seminrio neste ano de 1964. Ao iniciar seu exame dos conceitos fundamentais da psicanlise pelo inconsciente, a cujo entendimento pela via da articulao significante dedicou grande parte de seu trabalho nos anos anteriores, Lacan se volta, com ateno indita, a um outro aspecto identificado com a experincia do inconsciente. Passa a ter posio central em sua leitura do inconsciente o modo da descontinuidade, do tropeo, pelo qual ele essencialmente se verifica em Freud. J tendo consolidado a tese de que o inconsciente estruturado como uma linguagem, Lacan enfoca, agora, a problemtica da descontinuidade que a experincia do inconsciente apresenta. Ele afirma que, apesar de ter estado a sua
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

A FALTA CONCE ITUADA P OR LACAN: DA COI SA AO OBJ ETO A

73

poca em posio de introduzir a lei do significante, no deixa de ser necessrio, se queremos compreender o de que se trata na psicanlise, tornar a evocar o conceito de inconsciente nos tempos em que Freud procedeu para forj-lo pois no podemos complet-lo sem lev-lo ao seu limite (idem, p.28). Jacques-Alain Miller afirma, sobre este incio do seminrio de 1964, que Lacan descreve o inconsciente como jamais o havia feito (MILLER, 1999, p.16). Segundo ele, o inconsciente era descrito, preferencialmente, at ento, como uma ordem, uma cadeia, uma regularidade, ao passo que, agora, ele recentrado sobre a descontinuidade. Descontinuidade que, Miller enfatiza, no corresponde to somente descontinuidade que compatvel com a ordem significante. Lacan descreve o inconsciente como uma borda que se abre e se fecha. Deste modo, tornando o inconsciente homogneo ao que prprio da zona ergena freudiana, Lacan promove, diz Miller, a comunho de estrutura entre o inconsciente simblico e o funcionamento da pulso. a esta inflexo que dissemos responder a posterior imbricao, que verificamos neste mesmo seminrio, da ordem significante com o real. Quanto a isso, vale indicar que Lacan afirma, ao longo do seminrio, que o real , no sujeito, o maior cmplice da pulso (LACAN, 1964/ 1988, p.71). Retomemos os dois conceitos lacanianos que queremos pr em contraste a Coisa e o objeto a. O movimento que a obra de Lacan percorre o movimento que parte de uma perspectiva na qual a falta remete a um termo fora do jogo significante em que se assenta a experincia da busca do objeto, o que designado pela Coisa; e que se dirige para uma outra perspectiva na qual, na medida em que ao objeto atribudo o estatuto do objeto a, o que se apresenta sob o modo da falta passa a se referir a algo que se atualiza nesta experincia mesma. A experincia analtica foi pensada em um primeiro momento, por Lacan, segundo uma lgica em que a sustentao da rede significante causa para o sujeito dependia da excluso de um termo, o qual se configurava, assim, como um exterior inassimilvel na experincia. Com o objeto a, um novo passo dado, pois no mais se trata, apenas, de uma lgica de pensamento que se entende compatvel com o que prprio da experincia analtica, mas deste exterior inassimilvel sendo experimentado pelo sujeito. O resto da operao significante no remete a uma transcendncia, mas retorna, ele sim, como causa na experincia. Da falarmos de um objeto que tem a falta como substncia. Lacan parte, como vimos, da nfase na falta do objeto e, passando pela Coisa, chega a um objeto da falta. O objeto a no concebvel como objeto emprico, no sentido em que poderia ser assimilado na experincia. Mas, ao contrrio da Coisa, no designa, na experincia, uma pura negatividade, j que o sujeito, definido como sujeito de desejo, experimenta o objeto a por este ser causa do desejo (QUINET,
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

74

VI N IC IUS DARRIBA

2002, p.59). O objeto a se refere experincia, a cada vez reeditada pelo sujeito desejante, da falta no objeto. Vimos que a Coisa lacaniana, indicando que a falta mesma, que deve ser situada na origem, se ope delimitao de uma experincia originria do objeto, em relao qual a falta seria verificada retrospectivamente. Com o objeto a, por sua vez, o prprio estabelecimento de um momento originrio problematizado, pois a falta passa a estar em uma relao de sincronia com a experincia do objeto na psicanlise, ou seja, no tem origem outra se no ser experimentada a cada encontro com o objeto. Lacan chega com o objeto a, portanto, a um objeto da falta.
A FALTA NOS TERMOS DO OBJETO A

Entendemos que a Coisa, ou mesmo o real, ou ainda o gozo j eram conceitos que, no percurso lacaniano, se ligavam problemtica da falta. Com o objeto a, entretanto, diremos que o lugar central da falta na experincia analtica no apenas designado, como nestes outros conceitos. Vemos sim uma tentativa de tocar a experincia da falta que est no cerne da psicanlise. Ou seja, no se trata apenas do conceito organizando, em torno de uma falta, nosso entendimento da experincia analtica, mas do conceito pretendendo se dirigir experincia da falta no que ela coincide com a experincia analtica. Neste sentido, podemos chamar a ateno para a afirmao de Lacan, em Radiofonia (1970), de que o objeto a s dedutvel na medida da anlise de cada um (LACAN, 1970/1977, p.26). Para examinar em outra perspectiva o que propomos, lembremos mais uma vez que o seminrio de 1964, que se ocupa do conceito psicanaltico, j se inicia enfocando o movimento de abertura e fechamento que caracteriza a experincia do inconsciente em Freud, experincia fundadora da psicanlise. Nestes termos, o que buscamos indicar que o conceito de objeto a representa o esforo de Lacan em fazer o pensamento psicanaltico se deter na abertura. Pois, se ele observa que a descontinuidade a dimenso sem a qual no se traz vida a experincia de Freud, preciso perseguir um conceito que no a suture, um conceito que, no limite, se detenha na abertura. A sutura equivaleria a idia do encerramento da psicanlise em uma teoria acabada. Com o objeto a, o conceito se prope a no emudecer o real que irrompe a cada abertura e fechamento, a psicanlise assumindo um potencial de permanente reinveno. Com relao ao objeto a, j no se trata de pensar a psicanlise em funo de um objeto originrio, ou mesmo de uma falta originria, mas da tentativa de articular o conceito experincia da falta tal como inserida na atualidade da anlise. O conceito de objeto a, de modo diverso ao do encaminhamento pelo qual a Coisa concebida, formulado preferencialmente em associao com os elementos da clnica psicanaltica. Isto pode ser verificado na medida em que Lacan se vale dele, como veremos, para pensar a circunstncia da transferncia na
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

A FALTA CONCE ITUADA P OR LACAN: DA COI SA AO OBJ ETO A

75

anlise, assim como para definir o que entende ser o lugar do analista. Na afirmao lacaniana a que nos referimos dois pargrafos acima, mesmo atestado que a deduo do objeto a se restringe ao contexto da anlise de cada um. O conceito do objeto a sintetiza, segundo sua formulao por Lacan, a condio do conceito na psicanlise de s poder ser pensado em articulao com a atualidade da experincia clnica. A afirmao recorrente entre os psicanalistas de que a produo conceitual e a clnica devem estar associadas na psicanlise no vem acompanhada, em geral, pela apresentao dos termos que a fundamentariam. Segundo o vis em que vemos operar o objeto a de Lacan, entendemos que tal afirmao comea a nos dizer algo. Sem um conceito como o objeto a, estaramos diante de um enunciado que, tomado isoladamente, carece de sentido. Quase concomitante introduo do objeto a sua associao discusso sobre o lugar do analista. Trata-se, assim, de um conceito com o qual Lacan busca se dirigir ao que est no cerne mesmo da experincia da anlise, com o qual busca tocar o que especfico a esta ltima. Ele afirma que o que causa a transferncia o objeto a (1964/1988, p.128). a partir, ento, do que se tenta designar como objeto a que a psicanlise seria posta em jogo. Tal conceito sustenta, portanto, em relao psicanlise, a prpria questo da causa. O objeto a, tomado por causa da transferncia na psicanlise, impede que a construo da trama conceitual psicanaltica pretenda se alicerar sobre o sepultamento da questo da causa. O objeto a, conceito de objeto-causa, impe como horizonte para o pensamento psicanaltico a questo da causa. Com isso, ele faz acompanhar sempre de uma interrogao a experincia da anlise, no podendo ser esta tomada por mero espao inerte ao qual se aplica um saber predefinido. O objeto a busca responder questo do lugar do analista como causa do desejo do analisando. Lacan diz do objeto a que ele a substncia da posio do analista, situando este como ponto de mira da operao que designamos por psicanlise. Esta operao singular tem neste objeto privilegiado, descoberta da anlise (idem, p.242), um conceito que interroga a prpria causa de tal operao. No percurso da Coisa ao objeto a, situamos em um e outro momento o lugar que cabe ao conceito na psicanlise. Partindo da falta que Lacan localiza no centro do pensamento psicanaltico, vimos, em um primeiro momento, com a Coisa, o conceito resgatando esta falta nos termos de uma excluso associada origem da experincia de desejo de que trata a psicanlise. No outro momento, com a introduo do objeto a, no se trata mais do conceito inscrevendo a falta no pensamento psicanaltico apenas como registro de um suposto real originrio. O objeto a busca se dirigir falta, tomando-a pelo que irrompe na atualidade da anlise. Neste caso, no se trata, apenas, da inscrio do real, pelo modo da falta, na trama conceitual da psicanlise, mas do conceito se dirigindo experincia da falta no que ela coincide com a experincia analtica.
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

76

VI N IC IUS DARRIBA

A discusso de Lacan em torno da Coisa acompanhou sua leitura do pensamento freudiano, com base na qual sustentou a crtica perspectiva em que determinados autores pretenderam se apropriar da trama conceitual da psicanlise. Com o objeto a, no entanto, j no se tratou apenas de ser fiel a Freud, mas do que foi introduzido pelo prprio Lacan. Pretendemos tomar o conceito lacaniano do objeto a como uma tentativa sua, indita, de responder ao problema da relao entre o conceito e a falta na psicanlise. Nesta, o que se transmite no o conceito sob a forma de uma definio ltima, nem mesmo um conceito que situaria a falta. O que se transmite, atravs de uma relao com o conceito que marca o trabalho de Freud e Lacan, a falta que experimentada na anlise.
Recebido em 23/9/2004. Aprovado em 11/5/2005.

REFERNCIAS
BAAS, B. (1998) De la Chose lObjet: Jacques Lacan et la traverse de la phnomnologie. Louvain: Peeters. DARRIBA, V. (2004) O inacabamento do conceito na psicanlise, Pulsional Revista de Psicanlise, ano 17, n.179, So Paulo: Escuta. FREUD, S. (1990) Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, Imago. (1950[1895]) Projeto para uma psicologia cientfica, v.I, p.385529. (1917[1915]) Luto e melancolia, v.XIV, p.269-294. LACAN, J. (1956-1957/1995) O Seminrio livro 4, A relao de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1959-1960/1991) O Seminrio livro 7, A tica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1964/1988) O Seminrio livro 11, Os quatro conceitos fundamentais da Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1966/1998) Kant com Sade, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1970/1977) Radiofonia, in Psicoanalisis: Radiofonia & Television. Barcelona: Anagrama. MILLER, J.-A. (1999) Les Six paradigmes de la jouissance, in Cause Freudienne, 43, Paris, outubro, p.7-29. QUINET, A. (2002) Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Vinicius Darriba vdarriba@centroin.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 63-76

You might also like