You are on page 1of 6

A centrifugao um processo de separao em que a fora centrfuga relativa gerada pela rotao da amostra usada para sedimentar slidos

os em lquidos, ou lquidos imiscveis de diferentes densidades, separando-os. usada em diferentes aplicaes laboratoriais, industriais e domsticas.

Princpio fsico
A fora centrfuga relativa (FCR) gerada quando uma partcula ou conjunto de partculas sujeito a um movimento circular. De acordo com a primeira lei de Newton, uma partcula em movimento uniforme linear no perturbada por foras exteriores continuar com este tipo de movimento. Isto significa que ter uma velocidade constante e uma trajectria rectilnea. Quando a partcula forada a descrever uma trajectria circular (tomando portanto uma determinada velocidade angular), uma fora exercida na partcula de modo a tentar continuar na trajectria rectilnea. Essa a fora centrfuga relativa, cuja intensidade aumenta com o quadrado da velocidade angular, sendo directamente proporcional ao raio da circunferncia descrita e massa da partcula. Esta relao matematicamente descrita da seguinte forma: F = mv/R = 4 m nR, em que F o mdulo da intensidade da fora centrfuga, m a massa da partcula, R o seu raio e n o nmero de rotaes por segundo. Isto significa que quanto maior for o nmero de rotaes por segundo, maior ser a fora centrfuga aplicada na partcula. Do mesmo modo, quanto maior for o raio da circunferncia descrita pela partcula, maior ser a fora centrfuga. A fora centrfuga relativa calculada da seguinte forma: FCR = 0.00001118 R N onde R o raio de centrifugao, em centmetros, e N a velocidade de centrifugao em rotaes por minuto (rpm). A unidade de medida da fora centrfuga relativa o "g", sendo 1g equivalente acelerao da gravidade na superfcie da terra. Usualmente mede-se a velocidade de centrifugao em rotaes por minuto (rpm), apesar de tratar-se de uma informao indireta da eficincia da centrifugao.

Centrfugas ou Centrifugadores
So equipamentos que aplicam a fora centrfuga relativa em determinado objeto atravs da rotao do mesmo em torno de um eixo.

Em Biologia, Bioqumica e Qumica

Uma centrfuga de bancada. A centrifugao uma tcnica fundamental usada em diversos ramos da Qumica, Biologia e Bioqumica para a separao de amostras. Em geral, estas so introduzidas em tubos de diferentes tamanhos, que so dispostos num rotor de centrfuga. As centrfugas esto normalmente adaptadas para a utilizao de diferentes tipos e tamanhos de rotores, conforme a velocidade e aplicao desejadas. Enquanto que microcentrfugas de bancada podem centrifugar tubos entre os 200 L e os 2 mL de volume, centrfugas de grande porte podem usar tubos de volume muito varivel, tipicamente at 1 L.

Separao de diferentes fases


Uma das aplicaes mais frequentes da centrifugao na separao de diferentes fases de uma amostra, em especial uma fase slida de uma aquosa. Partculas insolveis numa amostra sedimentam no fundo do tubo de centrfuga, restando o chamado sobrenadante (fase lquida) por cima do sedimento. O sobrenadante ento aspirado ou decantado e o sedimento retirado do tubo. Esta tcnica usada, por exemplo, na separao de membranas celulares (insolveis em gua) e citoplasma (solvente celular aquoso) aps ruptura de clulas. Tambm usada para a separao dos elementos figurados do sangue e o plasma sanguneo, em que as clulas (eritrcitos, leuccitos, plaquetas) so depositados no tubo, podendo o plasma ser separado e analisado.

Centrifugao diferencial
A centrifugao diferencial foi desenvolvida nos anos 60 do sculo XX por Christopher John Champerline e Juan Burdettee. Consiste em sujeitar uma amostra feita homognea (homogenato) de um tecido ou rgo (por exemplo, fgado) a repetidas centrifugaes, aumentando de cada vez a fora centrfuga. Hoje em dia esta tcnica largamente substituda pela centrifugao isopcnica. Esta tcnica permite a separao de diferentes organelos celulares de eucariontes, como mitocndrios, ncleo celulares e microssomas (resduos do retculo endoplasmtico). Usando esta tcnica, as partculas mais densas sedimentam primeiro; nas centrifugaes subsequentes, as partculas de menor densidade sedimentam ento.

Centrifugao isopcnica ou de equilbrio


A centrifugao isopcnica, tambm chamada centrifugao de equilbrio, usada na separao de macromolculas recorrendo a gradientes de concentrao da soluo base usada para a separao das partculas. Uma das aplicaes deste tipo de centrifugao na separao de molculas de DNA usando cloreto de csio (CsCl). uma tcnica sensvel, capaz de separar molculas de DNA de igual dimenso mas diferindo apenas na sua proporo AT/GC (proporo entre as bases adenina e timina e as bases guanina e citosina). Neste tipo de centrifugao, a amostra de DNA a separar misturada com CsCl e posta a centrifugar a cerca de 10 000 g durante um prolongado perodo de tempo (tipicamente entre dois e trs dias). O cloreto de csio usado numa concentrao em que toma uma densidade muito prxima da do DNA. Aps este tempo, um gradiente de cloreto de csio ser formado e o DNA separa-se segundo as suas propores AT/GC em diferentes bandas ao longo do tubo. Os gradientes de sacarose so utilizados na separao de partculas como organelos celulares e vrus, sendo uma alternativa centrifugao diferencial. Nestes, um gradiente de densidade de sacarose obtido adicionando cuidadosamente no tubo de centrfuga camadas de solues de sacarose de diferentes concentraes, comeando pela mais alta. Um gradiente tpico usa 70% a 20% (p/v), com decrementos de 10%, mas estes valores dependem largamente da amostra a separar. A amostra colocada no topo do tubo e ultracentrifugada. As partculas migram em direco ao fundo do tubo e estacionam nas zonas do gradiente com densidade idntica. A amostra assim dividida em diferentes camadas ao longo do tubo pode ser retirada aspirando cuidadosamente cada camada. Uma modificao do gradiente de sacarose consiste na utilizao de solues de apenas 70% e 20%(p/v). A soluo de 70% depositada no fundo do tubo e a de 20% preenche o restante tubo; a amostra tambm depositada no topo, migrando durante a centrifugao para a interface com a soluo de 70%. Esta tcnica permite a concentrao de partculas de uma amostra sem que estas entrem em contacto com a parede do tubo, evitando um stress mecnico que muitas vezes provoca a desintegrao dessas partculas.

Ultracentrifugao
O termo ultracentrifugao aplica-se centrifugao que necessita de um tipo especfico de centrfuga (ultracentrfuga). As velocidades alcanadas pelos rotores nestas centrfugas so muito elevadas, obtendo-se aceleraes at 500 000 g. Neste tipo de centrfuga, a cmara onde se situa o rotor refrigerada e encontra-se sob vcuo, para evitar o sobreaquecimento por atrito com o ar e para permitir que altas velocidades sejam atingidas. A ultracentrifugao usada para a sedimentao de macromolculas; sob determinadas condies, acontece tambm uma distribuio no uniforme de molculas de menores dimenses ao longo do tubo. A sedimentao depende da massa, forma e densidade das molculas, bem como da densidade do solvente. O rotor e velocidade de rotao apropriados so usados dependendo da utilizao. possvel calcular o coeficiente de sedimentao (unidade: Svedberg, S) atravs da ultracentrifugao. Este coeficiente proporcional massa e densidade da substncia, dependendo tambm da forma das suas molculas. Assim sendo, partculas de grande massa molecular e densidade sedimentam mais facilmente, enquanto que partculas com forma alongada sedimentam mais lentamente (devido ao maior atrito com o solvente). Uma aplicao clssica deste coeficiente visvel na classificao de subunidades dos ribossomas que, dependendo do seu tamanho, tm diferentes coeficientes de sedimentao: por exemplo, a subunidade pequena dos ribossomas bacterianos chamada 16S e a sua sequncia nucleotdica serve de base em estudos filogenticos. A ultracentrfuga foi inventada em 1925 por Theodor Svedberg, que ganhou o prmio Nobel da Qumica em 1926 pelo seu trabalho em sistemas coloidais, em que usou a sua inveno.

Em Astronutica
As centrfugas humanas so usadas por agncias de explorao espacial, como a NASA e a ESA, para o treino de astronautas. A NASA possui um equipamento que imprime uma acelerao de at 20 g aos indivduos testados. Este treino serve para testar a reaco e tolerncia dos astronautas ao processo de descolagem dos vaivns espaciais, em que elevadas foras so sentidas. Os astronautas so colocados nas extremidades do brao da centrfuga e sofrem uma acelerada rotao at atingir o desejado valor de g's. Um tipo especial de centrfuga, chamada de raio curto (short radius centrifuge) usada pela NASA no estudo do efeito teraputico da fora centrfuga aplicada a indivduos sujeitos a perodos mais ou menos prolongados de microgravidade. Os indivduos testados so sujeitos a um perodo de descanso que mimetiza condies de microgravidade e sujeitos durante curtos perodos a centrifugao (at 2,5 g). Este estudo pretende estabelecer uma teraputica de combate aos efeitos nocivos do estgio prolongado na ausncia da gravidade terrestre (atrofia muscular e descalcificao ssea), por exemplo na preparao de misses tripuladas a Marte.

Na indstria

Desenho de um rotor simples de aplicao industrial para a separao de slidos e lquidos, semelhante ao tambor das mquinas de lavar roupa domsticas.

Separao isotpica
A centrifugao usada em programas de desenvolvimento nuclear, para fins pacficos ou blicos, no enriquecimento de urnio. O urnio tem dois istopos principais, 235U e 238U. O gs hexafluoreto de urnio pode ser centrifugado de modo a separar os dois istopos: o 238U mais pesado e tende a depositar-se nas paredes da centrfuga, enquanto que o 235U extrado do centro da mesma.

Concentrao de slidos
Em diversos tipos de indstria, feita a concentrao e secagem de slidos que se encontram suspensos em solventes ou pastas. O slido seco geralmente denominado "torta". As centrfugas para este fim so normalmente construdas de modo a ter uma alimentao contnua da pasta a separar. Um exemplo encontra-se no tratamento de guas residuais: as lamas resultantes do tratamento de guas residuais podem ser secas por centrifugao. Outras aplicaes so a secagem de sal para comercializao e a purificao de reagentes qumicos em larga escala.

Em casa

Mquina de lavar roupa. A centrifugao usada pelas mquinas de lavar roupa para retirar gua em excesso da roupa. por isso usada como um dos ltimos passos num programa normal de lavagem. A gua em excesso escoada pelos orifcios do tambor da mquina, onde a roupa retida. Este princpio tambm explorado nos secadores de salada, em que os legumes so colocados num cesto dentro de uma caixa, sendo o cesto girado manualmente com recurso a uma manivela. A gua escoada para fora do cesto por aco da fora centrfuga.por isso chamado centrifugaao.

You might also like