You are on page 1of 2

O NOVO PEDAGOGO: Em busca do professor ideal Nvea Vasconcelos de Almeida S A histria do curso de graduao em Pedagogia atribulada.

. Desde a sua criao na dcada de 30, o curso de pedagogia sofreu diversas regulamentaes em nvel nacional. A primeira e talvez a mais importante, pois foi a legislao que o criou, foi o decreto n. 1190, de 04/04/1939 no qual se instituiu a Faculdade de Filosofia Cincias e Letras como padro para as demais. Nesse momento foi criado o esquema 3+1 no qual o curso foi dividido em dois nveis. No primeiro, cursado em trs anos, o concluinte saa bacharel em pedagogia. No outro nvel, de mais um ano, o aluno saa com a titulao de licenciado, podendo lecionar nas escolas normais. Esse decreto definiu, ainda, o currculo pleno que deveria ser seguido pelas outras instituies de ensino superior do pas inteiro. Ao longo do trabalho veremos essa e as demais legislaes que foram responsveis pela constituio do curso ao longo de sua trajetria e como o conhecemos nos dias de hoje. No resta dvida, hoje, que a legislao implica os Estados no seu dever de propiciar uma formao inicial e continuada aos docentes e que este direito se articula a uma educao cuja qualidade social no pode ficar confinada aos limites de poucas escolas. Esta formao no pode fugir de seu compromisso bsico com a docncia cujo processo formativo no dispensa nem o ato investigativo da prpria prxis e nem o contato com a produo intelectual qualificada da rea. Contudo, estes anseios e propostas s podem gerar novos frutos se ancorados numa viso de seus determinantes no passado e seus condicionamentos no presente. O compromisso das polticas pblicas com a formao do profissional da educao estava restrito sua preparao tcnica para o exerccio da docncia. Devemos considerar que a necessidade mais presente era o atendimento da demanda social em busca de sua escolaridade. Com isso, a universidade deixava margem o desenvolvimento cientfico do contexto da educao brasileira, em detrimento de interesses externos. As propostas para o ensino e a formao so inmeras e representam anseios e necessidades. Ao profissional da educao cabe compreender as relaes que se estabelecem, tendo a competncia de, na ao refletir sobre a complexidade da realidade, assumindo o compromisso com a mudana do processo a partir do seu espao educativo. Para que esse compromisso de mudana pudesse ser cumprido, em 15 de maio de 2006, com a Resoluo CP/CNE n. 1 instituiu-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduao em Pedagogia, licenciatura, cujos objetivos visam a formao de professores para exercer funes de magistrio na Educao Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Mdio, na modalidade Normal, de Educao Profissional na rea de servios e apoio escolar e em outras reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedaggicos e que dispe em seu artigo 4, pargrafo nico, que as atividades docentes tambm compreendem participao na organizao e gesto de sistemas e instituies de ensino, englobando entre outros o planejamento, execuo, coordenao, acompanhamento e avaliao de tarefas prprias do setor da Educao.

Dessa forma as DCNs preconizam que teremos assim um egresso que dever estar apto a atuar com tica e compromisso com vistas construo de uma sociedade justa, equnime, igualitria, a trabalhar em espaos escolares e no-escolares, na promoo da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos nveis e modalidades do processo educativo, entre outras.

Quem so os candidatos ao curso de Pedagogia? R. Todas as pessoas interessadas em construir uma carreira e aquelas j comprometidas com a educao que aspiram pretendem melhorar na profisso Qual seria a motivao para fazer o novo curso de Pedagogia? R. Alm da vocao de ser professor, trabalhar com crianas e adolescentes e a segurana e estabilidade que a carreira proporciona. Quais habilidades deve ter o professor formado por esse novo curso de Pedagogia? R. Esse profissional deve ter formao didtico-pedaggica consistente para saber manejar a sala de aula, estimulando a participao do aluno no seu processo de aprendizagem, ser polivalente no manejo de mtodos didticos para proceder as adaptaes contnuas exigidas no processo de mudana, deve desenvolver habilidade de transmitir o que sabe com mtodos compatveis com o perfil de sua clientela, alm de ter a capacitao tcnica, adquirida em cursos de graduao, complementao, especializao, mestrado, doutorado. Que virtudes ele deveria ter? R. Ter domnio de contedo especfico, conhecer e saber utilizar tcnicas e recursos didticos e ser capaz de perceber as relaes existentes entre as atividades educacionais e a dinmica das relaes sociais, econmicas, polticas e culturais em que o processo educacional acontece.

You might also like