You are on page 1of 3

ATUAO DO ENFERMEIRO PERANTE PR ECLAMPCIA NA GESTAAO SEUS RISCOS E PREVENES

Laurigiani Moreira dos Santos, docente Luciano Simes, disciplina bioestatstica e epidemiologia, Faculdade Aurlio Martins, 3 semestre de enfermagem. Cuiab, maio de 2011. gigixan@gmail.com

Abstract: Hypertension is a chronic degenerative disease of great prevalence in world


population, which is today, reaching high rates of morbidity and mortality. In pregnant women at high risk of hypertension is among the most frequent causes of mortality, since this disease is the leading cause of maternal death in Brazil. This article presents data on gestational hypertension, showing that it is for nurses to be trained and able to guide, plan and develop specific care to each patient, especially pregnant women with pre-eclampsia.

RESUMO: A hipertenso uma doena crnica- degenerativa de grande prevalncia na populao


mundial, que vem na atualidade, alcanando elevadas taxas de morbi-mortalidade. Nas gestantes de alto risco a hipertenso arterial esta entre as causas mais freqentes de mortalidade, visto que essa doena a principal causa de morte materna no Brasil. Neste artigo apresentamos dados referentes hipertenso gestacional, mostrando que cabe ao enfermeiro estar capacitado e habilitado a orientar, planejar e elaborar cuidados especficos a cada paciente, em especial, as gestantes com pr eclampsia.

Palavras-chave: Gravidez, hipertenso na gestao, pr- eclampsia

INTRODUO: Gravidez um perodo de


muitas mudanas fsicas, mentais e orgnicas para a futura mame. Desta forma, um perodo de muitos cuidados e de redobrada ateno por parte da famlia. A pr-eclampsia se caracteriza como uma elevao na presso arterial da gestante, presente principalmente a partir do 3 trimestre e que no deve ser negligenciado, visto que essa doena a principal causa de morte materna no Brasil. A hipertenso arterial uma doena crnicadegenerativa alcanando de grande prevalncia de na

gravidez e um grande enigma da obstetrcia. No se conhece a sua etiologia, apesar de tantos estudos existentes na busca de desvend-la. Nas gestantes de alto risco a hipertenso arterial esta entre as causas mais freqentes de mortalidade materna. Entre os tipos na gestao as manifestaes especificam como a pr-eclampsia definidas e a hipertenso por gestacional, clinicamente

aumento dos nveis da presso arterial aps a 20 semana de gestao. Atravs dessa pesquisa pode-se observar que ainda h uma falha em conhecimento da equipe de enfermagem por falta publicaes relacionada hipertenso arterial na gestao.

populao mundial, que vem na atualidade, elevadas taxas morbimortalidade. Esta se inicia e termina na

OBJETIVO GERAL O objetivo deste


trabalho foi buscar na literatura, os dados necessrios para traar metas e objetivos quanto ao atendimento de gestantes de alto risco, especificamente aquelas portadoras de hipertenso arterial. Visando um maior

RESULTADOS
Foram consultados uma pequena amostra de funcionarias gestantes de um hospital

particular buscando informaes quanto ao conhecimento sobre pr eclampsia.

conhecimento da equipe de enfermagem para um melhor acompanhamento de suas clientes/ pacientes, durante este perodo que requer maiores cuidados e ateno.

METODOLOGIA

Foi

realizada

uma Nesta tabela observamos que 45% das gestantes compreendem a faixa etria dos 20 a 29 anos, 41% so de 30 a 38 anos enquanto que 14% so jovens senhoras na faixa dos 40 anos.

reviso de literaturas semi estruturado, baseado em dados extrados dos sites cientficos sites: Scielo, Lilacs, DATASUS e MS. Com base nestes dados obtidos, foi realizado um estudo e planejado perguntas simples e claras a respeito da hipertenso arterial, realizado um pequeno questionrio, a fim de levantar dados sobre informaes referentes s gestantes de uma amostra parcial de uma instituio particular para formular um parmetro de base quanto ao conhecimento sobre a hipertenso arterial.

CRONOGRAMA:

Trata-se

de

artigo

Fonte: Complexo hospitalar So Mateus Figura 1- freqncia de gestantes de um hospital particular segundo conhecimento sobre as causas da pr eclampsia.

realizado no perodo de fevereiro, a maio de 2011, coletando dados a fim de se coletar dados necessrios para traar metas e objetivos quanto ao atendimento de gestantes de alto risco, especificamente aquelas portadoras de hipertenso arterial.

Nesta tabela revela que, das 23 gestantes entrevistadas na faixa etria de 20 a 29 anos 64% desconhecem as causas e o cuidados necessrios a pr eclampsia, enquanto que das 30 a 38 anos 54% tem conhecimento das causas da pr eclampsia. Vimos assim uma maior necessidade de informaes na faixa etria das mulheres que compreendem dos 20 a 30 anos.

POPULAO A SER ESTUDADA:


funcionrias gestantes de uma rede privada de sade segundo seus conhecimentos sobre hipertenso na gestao.

BRASILEIRO, Geraldo filho. Patologia, 7


edio. RJ. Guanabara Koogan, 2006, 1472 p.

GESTAO E HIPERTENSO - ABC da


Sadegestao,
Fonte: complexo Hospitalar So Mateus

Hipertenso eclampsia,

na

gestao,

prcrnica

eclmpsia, toxemia gravdica, presso alta da hipertenso associada gestao. www.abcdasaude.com.br/artigo. parmetro de

Figura 2- distribuio de freqncia de gestantes de um hospital particular segundo sua presso arterial.

Notamos

que

existe

um

MONTENEGRO,
2000,p224-236. CAVALLI,

Rezende.

Obstetricia

igualdade nos resultados embora que de diferentes formas, nota-se que das 23 gestantes entrevistadas 50% das mulheres de 20 a 29 anos possuem a presso arterial normal, enquanto que 50% das gestantes de 30 a 39 anos possuem presso arterial em elevao neste perodo, cabendo um maior cuidado e observaes.

fundamental.8 edio. guanabara koogan,

SANDRIM,

SANTOS

DUARTE; Ricardo de Carvalho; Valria Cristina; Jos Eduardo Tanus dos; Geraldo. Revista 2009Brasileira citado; de Ginecologia relacionados e pr

Obstetrcia- Pr eclampsia. De RC Cavalliartigos eclampsia uma condio especfica da gestao que envolve a falncia de diversos rgos e est associada hipertenso e proteinria.

DISCURO E CONCLUSO Conclumos que a enfermagem uma profisso comprometida com um todo no condiz com: preveno e promoo da sade, cabendo ao enfermeiro estar

www.scielo.br/scielo. ROBBINS & COTRAN: Patologia: bases patolgicas das doenas, 7 edio, 2005. SEVERINO, A. Metodologia Trabalho Cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002.

capacitado e habilitado a orientar, planejar e elaborar cuidados especficos a cada paciente, em especial, as gestantes com pr eclampsia fazendo um acompanhamento diversificado. REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

You might also like