You are on page 1of 3

O cristo pode ter ousadia em sua vida sabendo que uma pessoa de f.

. Pode reivindicar a f necessria para qualquer situao. Que beno poder ter certeza que a f dom derramado! Porque gratuitamente que fostes salvos mediante a f. Isto no provm de vossos mritos, mas puro dom de Deus (Ef 2, 8). A Carta aos Hebreus apresenta em seu captulo 11 um dos textos mais expressivos a respeito da f. Diz o texto sagrado: A f o fundamento da esperana, uma certeza a respeito do que no se v. Foi ela que fez a glria de nossos antepassados. Pela f reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visveis se originaram do invisvel. (...) Ora, sem f impossvel agradar a Deus, pois para se achegar a Ele, necessrio que se creia primeiro que Ele existe e que recompensa os que O procuram (Hb 11, 1-3.6). A f , em ltima anlise, um dom que o Esprito Santo colocou disposio do homem para que ele possa experimentar concretamente da onipotncia de Deus. A f, no mundo de hoje, um grande desafio, pois muitos s creem em si mesmos, nas suas prprias capacidades, nos seus prprios talentos, no seu dinheiro, nos seus planos. J no acreditam nos outros irmos e a f em Deus est muito fragilizada. Algumas vezes trata-se de uma f tradicional, vaga, confusa, subjetiva, superficial, fria, indiferente. A f como um raio de luz que parte de Deus para a alma. O Esprito Santo, que o autor da f, vem ao mundo de hoje reavivar, dando assim sentido vida crist de muitos batizados que viviam indiferentes ao seu estado. Para compreender bem o que o dom carismtico da f, necessrio fazer a distino entre a f teologal ou doutrinal, a f virtude ou fruto do Esprito Santo e o dom carismtico da f: a) F teologal ou doutrinal (f que acredita) Por ela o cristo acredita nas verdades reveladas por Deus sobre si mesmo e sobre o homem e que so definidas pela Igreja. A f teologal faz o homem crer firmemente em Deus como seu Pai, que se importa com sua vida. Crer em Jesus Cristo como o enviado do Pai, o Filho de

1. INTRODUO

CARISMA DA F

2. CONCEITO

Deus, o salvador do mundo. Crer tambm no Esprito Santo que edifica a Igreja de Cristo e a santifica. Crer que o Esprito Santo o poder de Deus. E porque cr nas trs pessoas da Santssima Trindade, o homem no s cr intelectualmente, mas adere profundamente s suas verdades, que se tornam luz e amor para seu caminho. Essa f teologal necessria para a salvao (cf. Gl 2, 15s). A f teologal vem em consequncia do batismo, do anncio de Cristo, do testemunho, da catequese. ela que aprofunda a esperana e faz o homem agir na caridade (cf. Gl 5, 6). Fundamentada na Palavra de Deus, nos sacramentos, na vida de orao e na vida comunitria, a f teologal um grande sustento para o cristo do mundo de hoje, no qual os homens no suportam a s doutrina (cf. II Tim 4, 3-4). b) F virtude (f que confia) Leva o homem a confiar plenamente na realizao das promessas de Deus. Impulsiona-o a ir alm do ato de aderir s promessas de Deus, conduzindo-o a uma entrega total a Deus e sua providncia (cf. Mt 6, 25). Pela f virtude, o homem se abandona providncia divina, pratica a Palavra de Deus, vive segundo a mentalidade de Jesus Cristo; no s conhece os mandamentos com sua inteligncia, mas interioriza-os no corao, vive os ensinamentos de Deus no como obrigao, mas por amor. Experimenta e cr na bondade e misericrdia de Deus. Por esta f o homem prova a si mesmo e ao mundo que a Palavra de Deus no uma utopia, mas forte impulso interior, ao qual adere a sua vontade, uma vez que a f est gravada no mais profundo do seu corao (cf. Rm 4, 19-21; 1, 17). Esta f virtude leva o homem a crer e experimentar a bondade, a misericrdia e o amor de Deus na sua vida (cf. I Jo 4, 16), tornando sua orao um ato confiante: Se Deus por ns, quem ser contra ns? (Rm 8, 31-34). Porque nele se revela a justia de Deus, que se obtm pela f e conduz f, como est escrito: O justo viver pela f. Abro no vacilou na f, embora reconhecendo o seu prprio corpo sem vigor pois tinha quase cem anos e o seio de Sara igualmente amortecido. Ante a promessa de Deus, no vacilou, no desconfiou, mas conservou-se forte na f e deu glria a Deus (Rm 1,17; 4, 19-21). c) O dom carismtico da f (f expectante)

1. Este contedo foi composto originalmente na Apostila de Grupo de Orao da Escola Paulo Apstolo (1999, pp. 28 e 29) e foi adaptado para este encarte.

Janeiro/Fevereiro 2010

A f carismtica se manifesta quando uma pessoa movida a ter uma confiana ntima de que Deus agir de forma atual. Essa confiana leva a uma orao convicta, a uma deciso, a uma firmeza de atitude ou a algum ato que libera a bno de Deus (cf. Mc 11, 22-23; Mt 11, 24; Ex 14, 13-14; 1 Rs 18, 20-40). Essa certeza to especial que Deus age, e o resultado manifesta a glria de Deus. O padre Ovila Melanon ensina que este dom dado em vista de ajudar a orar com absoluta confiana e sem duvidar. Na Palavra de Deus existem vrios episdios que descrevem a ao poderosa de Deus movida pela f: Rm 4, 23-24 Ex 14, 10 Moiss diante das murmuraes do povo, ao ver os egpcios se aproximarem. Ex 14, 13-14 resposta de Deus. Ex 14, 16-21 Moiss estendeu a mo sobre o mar, confiante que Deus iria operar maravilhas. I Rs 18, 20-40 Elias e os profetas de Baal usou Elias o dom carismtico, pois agiu com muita autoridade e confiana. A f deu-lhe a certeza antecipada de que o Senhor agiria em seu favor. Milagres realizados por Jesus em razo do dom carismtico da f: Mt 8, 5-13 centurio Mt 15, 21-28 canania Mc 5,25-34 hemorrossa Lc 5,21 paralticos e os amigos Jo 11,1-44 ressurreio de Lzaro. O dom carismtico da f consiste em sempre crer incondicionalmente no poder de Deus; crer saber que Ele agir aqui e agora para o bem do povo, curando, libertando e realizando milagres que levem edificao do Reino. Jesus diz: Se creres, vers a glria de Deus (Jo 11, 40). No preciso fazer fora para ter f, nem forar Deus agir, com palavras de f. A f um dom gratuito e o cristo deve, com muita tranquilidade, sempre crer que Ele faz o melhor e nunca decepciona aquele que Nele confia, como diz Jesus: Se vs que sois maus sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dar boas coisas aos que lhe pedirem (Mt 7, 11). O dom da f um presente que Deus d para o bem da comunidade, assim como os demais dons. Nunca demais notar que ele est profundamente associado com a caridade. Como dado para o bem comum, sua prtica reflete a caridade. Assim tambm acontece com o dom da f. Portanto, como diz So Paulo, o cristo deve se empenhar em procurar a caridade, mas deve tambm aspirar igualmente aos dons espirituais (cf. I Cor 14,1). Assim, bom e necessrio pedir com insistncia ao Pai o dom da f, para realizar as obras que constroem o Reino e edificam a Igreja.

O cristo pode ter ousadia em sua vida, sabendo que uma pessoa de f. Pode reivindicar a f necessria para qualquer situao. Para compreender bem o que o dom carismtico da f, necessrio fazer a distino entre a f teologal ou doutrinal, a f virtude ou fruto do Esprito Santo e o dom carismtico da f: a) F teologal ou doutrinal (f que acredita) b) F virtude (f que confia) c) O dom carismtico da f (f expectante) A f carismtica se manifesta quando uma pessoa movida a ter uma confiana ntima de que Deus agir de forma atual. Essa confiana leva a uma orao convicta, a uma deciso, a uma firmeza de atitude ou a algum ato que libera a bno de Deus (cf. Mc 11, 22-23; Mt 11, 24; Ex 14, 13-14; I Rs 18, 20-40). Na Palavra de Deus existem vrios episdios que descrevem a ao poderosa de Deus movida pela f: Rm 4, 23-24 Ex 14, 10 Moiss diante das murmuraes do povo, ao ver os egpcios se aproximarem. Ex 14, 13-14 resposta de Deus. Ex 14, 16-21 Moiss estendeu a mo sobre o mar, confiante que Deus iria operar maravilhas. I Rs 18, 20-40 Elias e os profetas de Baal usou Elias o dom carismtico, pois agiu com muita autoridade e confiana. A f deu-lhe a certeza antecipada de que o Senhor agiria em seu favor. Milagres realizados por Jesus em razo do dom carismtico da f: Mt 8, 5-13 centurio Mt 15, 21-28 canania Mc 5,25-34 hemorrossa Lc 5, 21 paralticos e os amigos Jo 11, 1-44 ressurreio de Lzaro. O dom carismtico da f consiste em sempre crer incondicionalmente no poder de Deus; crer saber que Ele agir aqui e agora para o bem do povo, curando, libertando e realizando milagres que levem edificao do Reino. Jesus diz: Se creres, vers a glria de Deus (Jo 11, 40). No preciso fazer fora para ter f, nem forar Deus agir, com palavras de f. A f um dom gratuito e o cristo deve, com muita tranqilidade, sempre crer que Ele faz o melhor e nunca decepciona aquele que Nele confia. O dom da f um presente que Deus d para o bem da comunidade, assim como os demais dons. Nunca demais notar que esse dom est profundamente associado com a caridade.

1. INTRODUO

2. CONCEITO

DOM DE MILAGRES
1. INTRODUO
O dom de milagres sempre esteve presente na histria da salvao, desde o Antigo Testamento, provando a presena viva de Deus junto ao seu povo eleito. Muitos milagres foram operados atravs dos patriarcas (cf. Ex 7, 8-13), dos profetas (cf. I Rs 17, 7ss; I Rs 18, 20ss; II Rs 2, 19ss) e outros tantos narrados na Bblia. Os milagres atestavam a divindade do Deus da Aliana, sua predileo por seu povo escolhido, sua assistncia divina, seu poder glorioso. Eram sinais e prodgios que confirmavam a f do povo no nico Deus verdadeiro.

3. O DOM DA F NA PALAVRA DE DEUS

2. CONCEITO
O dom de milagres pode ser definido como uma ao do poder de Deus intervindo extraordinariamente em determinada situao. Algumas curas so milagres, mas esse dom no se limita ao de Deus na restaurao da sade. Quando acontece uma cura instantnea, milagre porque o fator interveno de Deus bvio a ponto de no ser refutado. Em alguns casos, a ao de Deus sbita e extraordinria. O milagre um acontecimento ou evento sobrenatural, ou a execuo de algo que seja contrrio s leis da natureza; um fenmeno sobrenatural, que desafia a razo e transcende as leis naturais; este dom simplesmente a habilidade dada por Deus de cooperar-se com Ele, enquanto Ele executa os milagres atravs de um ato cooperativo com os homens. Todo milagre cristo autntico aponta para a cruz e a ressurreio, comeando com o milagre inicial da salvao e continuando atravs de todos os grandes e pequenos milagres subsequentes. Os milagres so intervenes diretas de Deus na natureza do homem ou na ordem da criao. Os milagres provam o poder de Deus agindo na vida dos homens, levando-os a uma f sempre mais crescente.

3. O DOM DA F NA PALAVRA DE DEUS

4. O EXERCCIO DO DOM CARISMTICO DA F

Ele tinha como Filho de Deus (cf. Mc 2, 10; At 10, 38) e estreitamente ligados, combinados com a evangelizao que proclamava. Evidenciava-se, assim, sua divindade de Messias, de Ungido do Pai pelo Esprito Santo (cf. Lc 4, 14; 10, 21). Muitas vezes, apesar dos milagres e por causa da sua obstinao, os judeus no acreditavam em Jesus (cf. Mt 13, 58; Mc 6, 4-6; Jo 12, 37). Mas, frequentemente, Jesus operava milagres, deixando-se levar pela compaixo diante do sofrimento humano (cf. Mt 9, 36; 14, 14; Mc 8, 2; Lc 7, 13). Os milagres eram tambm um meio do povo glorificar a Deus: ao ver a cura da mulher que vivia encurvada fazia dezoito anos (cf. Lc 13, 10ss), o povo foi levado ao entusiasmo; ao presenciar a cura de um cego em Jeric (cf. Lc 18, 35ss), o povo deu glria a Deus; diante da cura do paraltico em Cafarnaum (cf. Mt 9, 1ss), o povo glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens; ante o espetculo dos mudos que falavam, dos aleijados que eram curados, dos coxos que andavam, dos cegos que viam (cf. Mt 15, 29-31), o povo glorificava o Deus de Israel. Neste sentido, o milagre no apenas revelava a bondade de Deus e sua compaixo pelos homens ao cur-los, mas efetuava tambm a salvao de Deus. um ato de fora, de poder, para repelir os adversrios de Deus: uma irrupo do divino neste mundo, e ao mesmo tempo um sinal do mundo vindouro. Sinalizava-se deste modo a presena salvfica de Deus em meio aos homens, e a implantao do seu Reino (cf. Mc 6, 7; 7, 26; Lc 7, 22; 9, 1-6; Mt 12, 28; Lc 7, 18ss). Os milagres de Jesus confirmavam a sua doutrina o que os Evangelhos afirmam em tantos relatos que trazem. A evangelizao de Jesus era acompanhada de sinais prodigiosos, de milagres, confirmando sua eficcia, seu poder. O mesmo aconteceu com os apstolos na Igreja Primitiva: O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam (Mc 16, 20).

4. O EXERCCIO DO DOM CARISMTICO DA F

3. JESUS E OS MILAGRES
Os evangelistas usam trs termos ao se referirem interveno de Deus: falam de fatos miraculosos, de demonstrao de fora e de sinais; geralmente, a palavra milagre vem acompanhada de um ou outro termo (revelando ser o milagre uma manifestao de fora divina e sinal da ao de Deus). O que mais se reala nos milagres de Jesus seu carter extraordinrio: cura instantnea de doenas incurveis, ressurreio dos mortos, multiplicao dos pes, o que faz o povo se maravilhar. O escopo evanglico o de ressaltar a manifestao da fora e o carter de sinal. Este o sentido dos milagres de Jesus: abrir os olhos sobre o mistrio de sua Pessoa! As curas e milagres estavam profundamente relacionados com a Pessoa Divina de Jesus, para a abertura da f e confirmao de sua unio com o Pai (cf. Jo 6, 28-29; 11, 40-42; 14, 11); estavam relacionados com o poder que

4. A IGREJA E OS MILAGRES
Jesus no guardou somente para si esse poder que Ele tem como Filho de Deus; nem o restringiu somente ao, aos seus gestos e ao tempo em que viveu no mundo. Jesus quis que a Igreja tambm fosse participante desse poder, para continuar a atrair para Ele os homens de todos os tempos. Assim, aps a ressurreio, Ele deu aos apstolos a mesma misso que teve: Como o Pai me enviou, assim tambm eu vos envio (Jo 20, 21); Quem vos ouve, a mim ouve (Lc 10, 10); Quem vos recebe, a Mim recebe, e recebe quele que Me enviou (Mt 10, 40). Ao escolher os apstolos, conferiu-lhes o poder de expulsar os espritos imundos e de curar todo o mal e toda a enfermidade; de anunciar o Reino de Deus e de curar os doentes; de ressuscitar, de purificar os leprosos (Mt 10, 1-8). E os apstolos partiram e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho fazendo curas por toda a parte (Lc 9, 1-6). 3

5. CONCLUSO

5. CONCLUSO

RESUMO
2. Cf. RENOVAO CARISMTICA CATLICA, Carismas, p. 150.

3. Cf. Perguntas e respostas, Jesus Vive e o Senhor, n. 68: 413.

1. Este contedo foi composto originalmente na Apostila de Grupo de Orao da Escola Paulo Apstolo (1999, pp. 28 e 29) e foi adaptado para este encarte.

Janeiro/Fevereiro 2010

Janeiro/Fevereiro 2010

O anncio do Evangelho e os milagres acompanharam os apstolos, mesmo depois da ascenso de Jesus ao Pai. Jesus lhes prometera o Esprito Santo, que lhes daria fora (cf. At 1, 8), que os revestiria da fora do alto (cf. Lc 24, 49), para que cumprissem plenamente a misso que Jesus lhes dera, de testemunh-Lo ante os homens de todos os tempos e naes, at os confins do mundo. A Igreja Primitiva entendeu que a f em Jesus, tanto dos apstolos quanto dos seus ouvintes, provocaria milagres como confirmao da ao de Jesus, pela fora do Esprito Santo (cf. Gl 3, 5). o que se v, por exemplo, na cura do coxo junto Porta Formosa do Templo (cf. At 3, 1ss), realizada por Pedro e Joo. No Conclio de Jerusalm, Barnab e Paulo contaram assembleia quantos milagres e prodgios Deus fizera por meio deles entre os gentios (cf. At 15, 12). Deus fazia milagres extraordinrios por intermdio de Paulo, de modo que lenos e outros panos, que tinham tocado seu corpo, eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenas e retiravam-se os espritos malignos (cf. At 19, 11-12). Assim como Jesus, ao fazer o milagre em Can, manifestou sua glria e os discpulos creram nEle (cf. Jo 2, 11), a glria de Deus continuaria sendo manifestada pelos sinais miraculosos, edificando e fazendo crescer a f dos ouvintes. Na comunidade cujos membros se deixam guiar pelo Esprito Santo (cf. Rm 8, 9.14; Gl 5, 16.25), os milagres se tornam presentes, pois so promessas de Jesus a toda sua Igreja: Quem cr em mim, far tambm as obras que eu fao, e far ainda maiores do que estas, porque eu vou para o Pai (Jo 14, 12). Cabe, pois, a cada cristo, abrir-se sempre mais a esse dom que tambm necessrio nos dias de hoje. H, efetivamente, nos tempos atuais, um reflorescimento dos dons carismticos na Igreja; o dom de milagres continua sendo necessrio para o surgimento e fortalecimento da f em Deus. Assim, os casos de curas e de milagres so de todos os tempos, e ningum que tenha f em Deus duvida que Ele tenha operado as curas, os milagres quer por meio de pessoas, quer diretamente, em resposta orao de seus santos, da Igreja triunfante ou da Igreja militante.

junto ao Pai, no mesmo Esprito (Ef 2, 18), os milagres podem ocorrer de forma natural, fortalecendo a f de todos. Ainda preciso acreditar mais e mais neste dom de milagres no corao da Igreja. Por meio dele, pode-se de forma mais convincente publicar as maravilhas de Deus hoje e sempre. Amm!

RESUMO 1. INTRODUO
O dom de milagres sempre esteve presente na histria da salvao, desde o Antigo Testamento.

2. CONCEITO
Esse dom pode ser definido como uma ao do poder de Deus intervindo extraordinariamente em determinada situao. Algumas curas so milagres, mas este dom no se limita ao de Deus na restaurao da sade. Ou ainda: O milagre um acontecimento ou evento sobrenatural, ou a execuo de algo que seja contrrio s leis da natureza; um fenmeno sobrenatural, que desafia a razo e transcende as leis naturais.

3. JESUS E OS MILAGRES
Os milagres de Jesus confirmavam a sua doutrina o que os Evangelhos afirmam em tantos relatos que trazem. A evangelizao de Jesus era acompanhada de sinais prodigiosos, de milagres, confirmando sua eficcia, seu poder.

4. A IGREJA E OS MILAGRES
Jesus quis que a Igreja tambm fosse participante desse seu poder, para continuar a atrair para Ele os homens de todos os tempos. O anncio do Evangelho e os milagres acompanharam os apstolos, mesmo depois da ascenso de Jesus ao Pai. A Igreja Primitiva entendeu que a f em Jesus, tanto dos apstolos quanto dos seus ouvintes, provocaria milagres como confirmao da ao de Jesus, pela fora do Esprito Santo (cf. Gl 3, 5).

5. CONCLUSO
O dom de milagres estar sempre presente na Igreja, manifestando a santidade de Deus e sua ao no mundo, provando seu amor. Deus continuar agindo de forma extraordinria, como agiu no Antigo Testamento, no Novo Testamento com Jesus e sua Igreja. Ele quer operar hoje, por meio de cada batizado. Sua vontade no mudou. E quando se renem pessoas para louvar a Deus e proclamar sua glria, no de estranhar que milagres aconteam realmente. Jesus prometeu sua presena (cf. Mt 18, 20): se dois de vs se reunirem sobre a terra, para pedir seja o que for, consegui-lo-o de meu Pai que est no cu (Mt 18, 19). Onde est a Igreja reunida na f, na esperana, no amor, no louvor, na ao de graas, Jesus se torna presente como Aquele sobre o qual coloca a sua complacncia (cf. Mt 3, 17). Toda vez que se renem em nome do Senhor Jesus, tendo por Ele acesso
2. Cf. RENOVAO CARISMTICA CATLICA, Carismas, p. 150.

5. CONCLUSO
O dom de milagres estar sempre presente na Igreja, manifestando a santidade de Deus e sua ao no mundo, provando seu amor. Deus continuar agindo de forma extraordinria, como agiu no Antigo Testamento, no Novo Testamento com Jesus e sua Igreja. Ele quer operar hoje, por meio de cada batizado. Sua vontade no mudou. E quando se renem pessoas para louvar a Deus e proclamar sua glria, no de estranhar que milagres aconteam realmente.
3. Cf. Perguntas e respostas, Jesus Vive e o Senhor, n. 68: 413.

Janeiro/Fevereiro 2010

You might also like