You are on page 1of 9

H ALTERNATIVAS AO USO DOS TRANSGNICOS?

Hugh Lacey

RESUMO

A existncia ou no de alternativa ao uso de transgnicos capaz de satisfazer a demanda mundial por alimento e nutrientes uma questo que permanece aberta investigao cientfica. A importncia dos transgnicos ainda no est bem fundamentada no conhecimento cientfico disponvel,em parte porque as conquistas e o potencial da agroecologia no foram objeto de ateno cientfica suficiente. PALAVRAS-CHAVE: Transgnicos; agroecologia; pesquisa cientfica; agricultura.
SUMMARY

Whether or not there are alternatives to using transgenics,that would be able to satisfy the worlds food and nutrition needs,remains open to further scientific investigation.The necessity for using transgenics is not currently well based on available scientific knowledge, in part because the achievements and potential of agroecology have received insufficient scientific attention. KEYWORDS: Transgenics; agroecology; scientific research; agricultural alternatives.

A biotecnologia tornou-se um fator decisivo para a trajetria da economia internacional. Esse cenrio bem recebido pelas instituies cientficas, porque assegura financiamentos para pesquisas e empregos para cientistas, numa poca em que o apoio governamental cincia cada vez menor.O mesmo acontece com as instituies comerciais,uma vez que o desenvolvimento de inovaes biotecnolgicas voltadas para o mercado (como a tecnologia dos transgnicos) dotado de uma aura cientfica, o que torna possvel minar a credibilidade dos seus crticos, cuja posio definida como anticientfica e pautada por agendas ideolgicas.
NOVOS ESTUDOS 78 JULHO 2007 31

As pesquisas cientficas decerto levaram ao desenvolvimento (bem como ratificao da eficcia) das aplicaes atuais dos transgnicos, como culturas de plantio resistentes a herbicidas especficos e outras s quais incorporaram-se, por meio da engenharia gentica, caractersticas que funcionam como pesticidas.E possvel afirmar,com uma boa margem de segurana,que outras aplicaes estejam a caminho.A eficcia por si s e a pesquisa que a confirma,todavia,no liquidam todas as questes acerca do valor social e da legitimidade do uso disseminado de transgnicos,tampouco do lugar que cabe,nas polticas nacionais e internacionais, pesquisa,ao desenvolvimento e implementao prtica de uma agricultura baseada em transgnicos. Tais questes implicam algumas indagaes: 1. a agricultura baseada em transgnicos capaz de desempenhar um papel relevante e indispensvel para satisfazer as demandas de alimentao e nutrio de todas as populaes, e pode-se esperar que isso acontea sob as condies socioeconmicas em que est sendo implantada? 2. h srios riscos implicados que no so compensados pelos benefcios e no podem ser administrados de forma adequada no contexto de uma poltica regulamentar judiciosa? 3. existem alternativas melhores, ou seja, alternativas que propiciem maiores benefcios e envolvam menos riscos?1 Neste artigo, abordarei sobretudo a terceira questo: as alternativas ao uso dos transgnicos, suas possibilidades de implementao e os tipos de pesquisa cientfica que podem contribuir para esclarec-las.
A INVESTIGAO CIENTFICA E O CONTEXTO SOCIOECOLGICO

[1] Lacey, H. A controvrsia sobre os transgnicos: questes cientficas e ticas.So Paulo:Idias e Letras,2006.

A apreciao crtica dessas questes obviamente deve refletir os compromissos ticos e socioeconmicos,e isto explica,em parte,por que permanece muitas vezes enredada em controvrsias insolveis2. No obstante isso, pode-se e deve-se fundament-las com informaes oriundas de investigaes empricas sistemticas (ou seja,cientficas),relevantes e apropriadas,cuja metodologia deve levar em conta os contextos social e socioecolgico da produo e distribuio de produtos agrcolas. Porm, as pesquisas que deram origem ao desenvolvimento dos transgnicos descontextualizam, ou seja, investigam as caractersticas que se desejam dessas culturas, suas bases genticas e as condies qumicas e biolgicas das quais dependem, utilizando estratgias usuais das pesquisas da biologia molecular e da biotecnologia. Tais estratgias enquadram-se no que chamo de abordagem descontextualizada:sujeitados s suas restries,os objetos e as respectivas possibilidades so investigados nos termos dos seus componentes, processos,interaes e estruturas subjacentes,bem como das leis que os governam, de forma desassociada dos contextos humano, social e ecolgico nos quais esto inseridos e so utilizados3.
32 H ALTERNATIVAS AO USO DOS TRANSGNICOS? Hugh Lacey

[2] Idem, On the interplay of the cognitive and the social in scientific practices.Philosophy of Science,n.72, pp.977-88,2005.

[3] Para mais detalhes ver idem, Is science value free? Values and scientific understanding. Londres: Routledge, 1999; e Existe uma distino relevante entre valores cognitivos e sociais? Scientiae Studia,n.1,pp.121-49,2003.

Os transgnicos so claramente objetos biolgicos e uma boa quantidade de conhecimentos sobre eles e suas potencialidades pode ser obtida por pesquisas que adotam a abordagem descontextualizada. Entretanto, os transgnicos no so apenas objetos biolgicos, mas tambm socioeconmicos: so, na maior parte, mercadorias ou detentores de direitos de propriedade intelectual.No levar em considerao o contexto socioeconmico impede que os benefcios, os riscos e as alternativas sejam investigados de forma apropriada.Embora as pesquisas moleculares e biotecnolgicas subjacentes ao desenvolvimento e implementao da tecnologia de transgnicos sejam indispensveis investigao, no so suficientes, pois esto alienadas dos seus contextos.
RISCOS

[4] Considerar, como exemplo, os riscos em idem, A controvrsia sobre os transgnicos: questes cientficas e ticas, op. cit., cap. 4; e O Princpio de Precauo e a autonomia da cincia. Scientia Studia,n.4,pp.373-92,2006.

Os riscos potenciais do uso dos transgnicos podem advir do seu carter biolgico ou socioeconmico4. As avaliaes de risco-padro lidam com os riscos diretos (de curto prazo) sade humana e ao ambiente,associados a mecanismos biolgicos,qumicos,bioqumicos e fsicos,cujas quantidades possam ser quantificadas e as probabilidades,estimadas.So avaliaes que se fundamentam em pesquisas realizadas pela abordagem descontextualizada. Portanto, ignoram os riscos de longo prazo e raramente colocam em prtica a monitorao sistemtica dos efeitos acumulativos potenciais, sobre a sade e o meio ambiente, do cultivo e do consumo de transgnicos; ignoram, igualmente, os riscos indiretos potenciais implicados nos contextos e mecanismos socioeconmicos, como os riscos biodiversidade pelo uso disseminado de monoculturas transgnicas,as ameaas viabilidade de formas alternativas de agricultura (por exemplo, a orgnica), e as ameaas segurana do mundo resultantes de um cenrio onde corporaes privadas controlem de forma ainda mais ampla os recursos mundiais de alimentos e sementes. Esses riscos no so apenas largamente desconsiderados, como tambm descartados de forma efetiva, quando os cientistas alegam, com foros de autoridade, que o uso dos transgnicos no causa riscos srios que no possam ser compensados pelos benefcios que traz e administrados mediante uma poltica regulamentar com base legal. Essa alegao, contudo, no representa, nem poderia representar, um dado cientfico estabelecido, a menos que os riscos indiretos fossem investigados. A no realizao de pesquisas relevantes sobre os riscos indiretos repercute essa convico,comum no meio cientfico,de que a investigao se torna menos cientfica caso no seja redutvel a pesquisas que adotam a abordagem descontextualizada. Tal perspectiva, porm,no cumpre plenamente as finalidades da cincia.Isto pode ser
NOVOS ESTUDOS 78 JULHO 2007 33

difcil de aceitar, pois, segundo a tradio da cincia moderna, a pesquisa cientfica caracteriza-se pela aplicao da abordagem descontextualizada, embora essa viso sempre estivesse em tenso com outra, que fundamenta o meu argumento: a de que a investigao cientfica deve ser sistemtica,emprica e mantida conforme os padres de objetividade, e, portanto, incluir no apenas a fsica nuclear e a biologia molecular,entre outras,mas tambm as cincias sociais e ecolgicas. Para alguns, a convico de que a abordagem descontextualizada parte essencial da investigao cientfica baseia-se em pressupostos materialistas ou reducionistas,em uma viso metafsica segundo a qual todos os fenmenos so passveis de explicao (por princpio) por categorias admissveis no mbito da abordagem descontextualizada, uma viso que, ela prpria, no pode ser confirmada pela abordagem descontextualizada5. Para outros, a convico nessa abordagem est vinculada conscincia de que a sua adoo da abordagem descontextualizada seja a fonte das descobertas tecnocientficas e,de forma mais geral,fundamente-se nas relaes de reforo mtuo existentes entre os valores do progresso tecnolgico e a aceitao da alegao de que a abordagem descontextualizada serve efetivamente para definir a metodologia nica para a cincia6. Alm disso, uma outra convico impe-se, inconteste entre os progressistas, de que, primeiro, a tecnocincia seja uma fonte de inovaes, de valor e poder insuperveis, que aumenta o bem-estar humano e soluciona problemas (incluindo aqueles causados pelas aplicaes tecnolgicas dos resultados cientficos); e, segundo, que as inovaes tecnocientficas prima facie tenham valor social generalizado,no estando apenas a servio de interesses particulares, de forma que a sua implantao normalmente justificvel em termos ticos e sociais7. Quando vises como essas preponderam, as preocupaes com riscos indiretos esmaecem,tornam-se insignificantes, e at mesmo a sugesto de que a implementao dos transgnicos em larga escala deva ser desacelerada para dar tempo s investigaes empricas acerca dos riscos potenciais interpretada como uma oposio ao desenvolvimento cientfico8. Essa posio tende a predominar onde h poderosas relaes de reforo mtuo (fortalecidas pela importncia cada vez maior da biotecnologia) entre os interesses comerciais e os valores do progresso tecnolgico.
ALTERNATIVAS

[5] Idem,Existe uma distino relevante entre valores cognitivos e sociais?, cit. Marcelo Leite discute como as vises metafsicas, assim como o materialismo e o determinismo, serviram para privilegiar as metodologias reducionistas, em vez de as interacionistas, nas pesquisas biolgicas (Promessas do genoma. So Paulo:Editora da UNESP,2007). [6] Lacey, H. As formas nas quais as cincias so e no so livres de valores. Crtica, n. 6, pp. 89-111, 2000; e Existe uma distino relevante entre valores cognitivos e sociais?, cit.

[7] Idem, As formas nas quais as cincias so e no so livres de valores,cit.

[8] Idem, A controvrsia sobre os transgnicos: questes cientficas e ticas,op.cit.

As metodologias das pesquisas biotecnolgicas so insuficientes (embora necessrias) para a investigao no apenas da gama completa de riscos potenciais resultantes da utilizao de transgnicos, mas tambm das possibilidades produtivas, entre outras, de formas alternativas de agricultura, como a agroecologia. No pargrafo ante34 H ALTERNATIVAS AO USO DOS TRANSGNICOS? Hugh Lacey

[9] Ibidem,cap.5.

rior, mencionei dois conjuntos de relaes de reforo mtuo: 1. entre progresso tecnolgico e exclusividade da abordagem descontextualizada;e 2.entre comrcio e progresso tecnolgico.Quando as relaes do segundo conjunto so fortes, as instituies cientficas tendem a no levar a srio a possibilidade de haver alternativas corroborveis por conhecimentos cientficos obtidos por meio de metodologias no redutveis abordagem descontextualizada. Na verdade, os porta-vozes das instituies cientficas e agroindustriais proeminentes reiteram com insistncia que no h alternativas de cultivo que possam substituir as tcnicas baseadas em transgnicos, e que possam produzir, de forma satisfatria, maiores benefcios em termos de produtividade,sustentabilidade e satisfao das necessidades humanas,sem incorrer em riscos inaceitveis,como no produzir alimentos suficientes para alimentar e nutrir a crescente populao mundial ou ser inviveis nas regies do mundo que sofrem com a fome crnica,intensificada ainda mais pelas mudanas climticas.Os transgnicos,insistem,so necessrios para alimentar o mundo nas prximas dcadas e, sobretudo, exigidos em carter de urgncia nas regies mais pobres, onde as condies agrcolas foram devastadas.Essa insistncia fundamentada em resultados cientficos ratificados ou demonstra um alinhamento s instituies polticas e socioeconmicas predominantes, cujas trajetrias solapam as condies necessrias para que as alternativas se desenvolvam e prosperem? As evidncias de que as pesquisas cientficas atuais no confirmam a no-existncia de alternativas so cada vez maiores. Tais evidncias sustentam que os mtodos agroecolgicos (em conjunto com outras alternativas) que esto sendo e podem ser desenvolvidos tm capacidade para gerar uma alta produtividade em culturas essenciais e, ao mesmo tempo, com menos riscos. Alm disso, mesmo que a agricultura baseada em transgnicos seja capaz de alimentar o mundo,podem existir alternativas melhores. Mais especificamente, pode existir uma diversidade de mtodos alternativos complementares, especficos ao local, que, a um s tempo, (a) produzam gneros alimentcios nutritivos, ambientalmente sustentveis, que protejam a biodiversidade e fortaleam as comunidades locais; (b) estejam mais em sintonia com as aspiraes das comunidades rurais e as variaes regionais e culturais; (c) sejam capazes de desempenhar um papel integral na produo dos alimentos necessrios para abastecer a crescente populao mundial;e (d) sejam particularmente apropriados para garantir que as populaes rurais dos pases em desenvolvimento recebam alimentos e nutrientes suficientes,de forma que,sem a sua consolidao, provvel que os padres atuais de fome persistam9. A agroecologia , em particular, uma alternativa que se destaca. uma forma de agricultura fundamentada por resultados cientficos
NOVOS ESTUDOS 78 JULHO 2007 35

derivados da utilizao de metodologias no enquadradas pela abordagem descontextualizada: A agroecologia considerada uma disciplina cientfica que transcende os limites da prpria cincia,ao pretender incorporar questes no tratadas pela cincia clssica (relaes sociais de produo,eqidade,segurana alimentar, produo para auto consumo,qualidade de vida,sustentabilidade)10. Mais que isso, os seus mtodos so apropriados para a investigao das trs questes mencionadas, os benefcios, os riscos e as alternativas; e, no Brasil, estudos cientficos11 e um crescente movimento rural do uma forte sustentao agroecologia12.O principal objeto de investigao da agroecologia, como disciplina cientfica, o agroecossistema, isto , o sistema socioecolgico em que a produo agrcola e a distribuio dos seus produtos acontecem. Logo, a investigao agroecolgica,diferentemente das realizadas por meio da abordagem descontextualizada,no pode ser reduzida a uma pesquisa sobre processos, interaes, estruturas e legislaes subjacentes aos componentes dos agroecossistemas.Os ecossistemas,nesse tipo de investigao, so tratados a um s tempo como locais e integrantes de um sistema socioeconmico mundial13, incluindo anlises de como se relacionam com os requisitos almejados:produtividade,sustentabilidade (integridade ecolgica e preservao da biodiversidade), sade social, respeito s tradies culturais e fortalecimento da atuao das populaes locais. Todas essas anlises incluem, ainda, descobrir as condies sob as quais os requisitos desejados podem ou no ser concretizados em um equilbrio adequado (e como variam de acordo com o local),bem como os princpios que os explicam14. Em outro trabalho,documentei alguns dos sucessos da agroecologia como uma abordagem s atividades agrcolas,e ofereci uma perspectiva geral dos estudos que demonstram como, em determinadas condies,a capacidade produtiva da agroecologia no inferior s tcnicas agrcolas convencionais ou baseadas em transgnicos15. Esses sucessos comprovam a promessa da agroecologia, em particular aos que no so beneficirios da expanso das empresas agroindustriais; porm,sem esforos maiores de pesquisa,a extenso de tal promessa no pode ser determinada.Mesmo assim,em razo do nmero insuficiente de pesquisas relevantes que possam fornecer as evidncias, os defensores da utilizao de transgnicos podem retorquir corretamente,ainda que de forma enganosa que no h prova cientfica de que uma das abordagens alternativas, ou mesmo todas em conjunto, complementando-se, apresente uma produtividade suficiente para abastecer o mundo com alimentos16. No entanto, esta rplica irrelevante,como deixa claro a seguinte passagem:
36 H ALTERNATIVAS AO USO DOS TRANSGNICOS? Hugh Lacey

[10]EMBRAPA (Grupo de trabalho em agroecologia). Marco referencial em agroecologia. Braslia: EMBRAPA Informao Tecnolgica, 2006, p. 42. A propsito do pluralismo de metodologias nas pesquisas agrcolas, ver Gomes,J.C.C.& Rosenstein,S.A gerao do conhecimento na transio agroambiental: em defesa da pluralidade epistemolgica e metodolgica na prtica cientfica. Cadernos de Cincia e Tecnologia, n. 17, pp. 29-57, 2000; Gomes, J. C. C. Bases epistemolgicas da agroecologia. In: Aquino, A. M. de & Assis, R. L.de (orgs.). Agroecologia: princpios tcnicos para uma agricultura orgnica sustentvel. Braslia: EMBRAPA Informao Tecnolgica, 2005, pp. 71-99.;e Lacey,H. A controvrsia sobre os transgnicos: questes cientficas e ticas, op.cit.,cap.2. [11] Analisados de forma breve em EMBRAPA. Marco referencial em agroecologia,op.cit. [12] Ver o site da AS-PTA: Assessoria e Servios a Projetos em Agricultura Alternativa.http://www.aspta.org.br. [13] As estratgias de pesquisas multi e interdisciplinares em agroecologia so bem adequadas para investigar os riscos indiretos e as incertezas de longo prazo relacionados aos transgnicos, ao passo que integram, na qualidade de componentes, sistemas agroecolgicos que tambm incluem iniciativas de investimento intensivo de capital e pertencentes ao sistema do mercado internacional. [14] Ver EMBRAPA Marco referencial em agroecologia, op. cit., p. 27; Altieri, Miguel. Agroecologia: a dinmica produtiva da agricultura sustentvel. Porto Alegre:Editora da UFRGS,1998. [15] Lacey, H. A controvrsia sobre os transgnicos: questes cientficas e ticas,op.cit.,pp.151-7. [16]Uma vez que as pesquisas relevantes no foram realizadas, evidente que no h provas cientficas disponveis de que h alternativas; porm, isso no implica a existncia de comprovaes cientficas de que no haja alternativas.

[17] Tavares, Edson Diogo. Mensagem de e-mail, 26 set. 2006. Sou grato ao Edson D.Tavares,agrnomo e membro do grupo de autores da EMBRAPA Marco referencial em agroecologia, e ao Miguel Guerra, pelas informaes teis.

Quanto questo sobre se a agroecologia poderia produzir alimento suficiente para a populao mundial,considero-a como uma falsa questo. 1. Hoje (segundo dados da FAO) a produo mundial de alimentos suficiente para alimentar toda a humanidade e ainda sobra.Portanto,o problema no a produo de alimentos (pois seno no haveria mais fome no mundo) e sim o acesso renda que permita a sua aquisio. 2. A cincia agronmica convencional (modelo da agricultura moderna ou baseada na revoluo verde) organizou-se baseada nos seguintes princpios:mecanizao,uso de adubos industrializados,uso de agrotxicos,e seleo de variedades que respondessem s demais tecnologias;tudo isso baseado no uso de combustveis fsseis que permitiam trazer a agricultura para a lgica e a dinmica das cadeias produtivas industriais (agora agroindustriais).Tudo isso foi possvel graas a elevados investimentos em pesquisa, difuso de tecnologias,crdito,garantia de preos mnimos aos agricultores e subsdios produo industrial de insumos e sua comercializao e utilizao.No Brasil e na maioria dos pases em desenvolvimento tudo isso foi promovido com recursos pblicos e utilizaram-se como paradigma modelos desenvolvidos em pases de clima temperado.O desenvolvimento de todo esse complexo tem se dado durante os ltimos cinqenta anos.Se a agroecologia tiver todo esse apoio,ser que daqui a cinqenta anos no teremos uma agricultura sustentvel? Voltando para a realidade brasileira,hoje posso lhe dizer que a agroecologia tem se desenvolvido principalmente em comunidades, cooperativas e organizaes de agricultores que no tm acesso a crdito,a assistncia tcnica nem a tecnologia para seus sistemas de produo que no prescindam de altos investimentos em insumos.Nesse cenrio esto se desenvolvendo modelos de agricultura com baixo uso de insumos externos, prticas de rotao e consrcio de culturas,policultivo,prticas de conservao do solo e da gua. Modelos que tm permitido a famlias sobreviver,se alimentar e se desenvolver sem depender de recursos externos.Se este modelo est dando certo sem apoio estatal,no dar mais certo com apoio? nisso que estamos pensando na EMBRAPA17.
POLTICA AGRCOLA PBLICA

O argumento apresentado aqui no determina que a utilizao de transgnicos em culturas de plantio seja ilegtima ou que, de forma geral,a agroecologia se mostrar a longo prazo uma alternativa melhor que a agricultura baseada em transgnicos.Em vez disso,sustenta que a cincia ainda no solucionou as questes acerca das alternativas. Mais ainda,tendo em vista as pesquisas j realizadas at o presente,o argumento refuta-se aqui a idia de nega que a autoridade da cincia seja um sustentculo para legitimar a priorizao do desenvolvimento de transgnicos nas polticas agrcolas pblicas, e questiona-se que
NOVOS ESTUDOS 78 JULHO 2007 37

essa legitimidade possa ser obtida antes da realizao de pesquisas capazes (em princpio) de determinar que a produtividade da agroecologia (e de outras alternativas) seja intrinsecamente limitada. Alm disso, estreitar em demasia uma concepo de cincia, restringindo suas metodologias s que se enquadrem na abordagem descontextualizada, inibe, a meu ver, no apenas a realizao de pesquisas relevantes,mas tambm a conscincia da sua necessidade18. No entanto, talvez o aspecto mais significativo do meu argumento seja contribuir para o reconhecimento de que as questes de poltica agrcola pblica devam confluir para a seguinte pergunta:Quais mtodos agrcolas (convencional, transgnico, orgnico, agroecolgico, biodinmico, de subsistncia), e em quais combinaes e variaes, poderiam ser sustentveis e suficientemente produtivos quando acompanhados de mtodos de distribuio viveis para atender s necessidades de alimentos e nutrientes da populao mundial em um futuro previsvel?. Esta questo no influencia os resultados das pesquisas, mas permite,embora no garanta,que a agricultura baseada em transgnicos faa parte da resposta ou mesmo do seu ncleo;e,ademais ,d liberdade para que as metodologias apropriadas,como as da biologia molecular e da agroecologia19,possam ser determinadas de acordo com as caractersticas do objeto da investigao (por exemplo, estrutura genmica ou agroecossistema). Porm, o uso de transgnicos no foi introduzido como resposta a essa pergunta muito abrangente,mas a estas especificamente relacionadas aos transgnicos: Quais caractersticas podem ser inseridas por engenharia gentica nas plantas? Quais delas podem ser exploradas comercialmente? A utilizao de transgnicos pode aumentar a produtividade de culturas de forma mais sustentvel que o uso dos mtodos agrcolas chamados convencionais?. E, em seguida, para responder a questes sobre o valor social geral dos transgnicos:Como os resultados de pesquisas com transgnicos podem ser utilizados para ajudar a resolver os problemas de pequenos fazendeiros (por exemplo,a produo em agroecossistemas pobres) e suas comunidades (por exemplo, fome e desnutrio) nos pases pobres?. Em outras palavras, embora o desenvolvimento dos transgnicos fundamente-se nos resultados comprovados da biologia molecular e da biotecnologia,a tendncia da sua aplicao prtica pressupor, sem investigaes pertinentes terem sido realizadas,que a disseminao rpida e ampla da agricultura baseada em transgnicos tenha um valor social geral. Os proponentes do uso de transgnicos preferem concentrar-se nas discusses sobre as questes especificamente relacionadas aos transgnicos,e no considerar a questo mais abrangente proposta no pargrafo anterior, que no pressupe a importncia dos transgnicos, dando a entender que essa a maneira cientfica a ser adotada. Essa questo, contudo, no est fechada investigao cientfica,
38 H ALTERNATIVAS AO USO DOS TRANSGNICOS? Hugh Lacey

[18]Acontece que a autoridade cientfica exercida de forma apropriada no apia a concesso de privilgios especiais e pesos indevidos participao de especialistas em pesquisas biotecnolgicas em instituies (como a CTN-Bio) que so responsveis pelas decises sobre o uso comercial dos transgnicos e outras inovaes de biotecnologia, tampouco a prioridades e a mtodos de pesquisa que sejam eticamente admissveis nas cincias agronmicas e mdicas.

[19]Alternativas que rejeitam a utilizao de transgnicos podem aproveitar os resultados de pesquisas em biotecnologia, como: de genoma para mapear ecossistemas; de culturas de tecidos para aprimorar a reproduo de plantas que possam ser importantes para ecossistemas sustentveis;ou do conhecimento do genoma de plantas de cultivo como auxlio a fazendeiros na seleo de variedades para cultivo (Guerra,M.P.;Nodari,R.O.;Reis, M. S. dos; Schmidt, W. Agriculture, biodiversity and appropriate technologies in Brazil. Cincia e Cultura, n.50,pp.408-16,1998,Guerra,M.P.; Nodari, R. O.; Reis, M. S. dos; Orth, A.I.A diversidade dos recursos genticos vegetais e a nova pesquisa agrcola. Cincia Rural, Santa Maria, n. 28,pp.521-8,1998;Lacey,H.A controvrsia sobre os transgnicos: questes cientficas e ticas, op. cit., p. 129). O meu argumento levanta questes sobre o uso de transgnicos, mas no exclui a possibilidade de existirem funes indispensveis da biotecnologia na agricultura, ou funes complementares entre a agricultura intensiva de transgnicos e a agroecologia. Essas funes, todavia, estariam subordinadas a finalidades agrcolas mais amplas, implcitas questo aberta colocada anteriormente.

Recebido para publicao em 10 de junho de 2007.


NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

contanto que se reconhea a necessidade de aplicar metodologias que no se limitem somente quelas que possam ser enquadradas pela abordagem descontextualizada. Alm do mais, pode-se questionar o quo cientfica uma investigao da questo (referente ao uso de transgnicos para abordar o problema da pobreza) que prope oferecer solues (derivadas das pesquisas sobre a tecnologia de transgnicos) sem considerar o contexto socioeconmico do qual advm a origem e a manuteno do problema a ser estudado. Separar a questo mais abrangente das agendas cientficas predominantes no justificvel pelos termos da metodologia cientfica, tampouco pelas finalidades da cincia.Proponho que se possa compreender melhor a questo, levando-se em conta as duas relaes de reforo mtuo apresentadas anteriormente: 1. entre progresso tecnolgico e exclusividade da abordagem descontextualizada; e 2. entre comrcio e progresso tecnolgico.Tudo se passa como se a alegao feita pelos proponentes dos transgnicos,de que no h alternativas,estivesse inquestionavelmente identificada alegao de que no h alternativas viveis de cultivo (a no ser em nichos especficos) no mbito do sistema socioeconmico baseado no capital e no mercado.Isto ajuda a explicar o sentido de inexorabilidade da dominao final do cultivo de transgnicos que aparece em tantas discusses. A alegao de que no h alternativas no reflete conhecimento cientfico,mas sim poder econmico.E esse aspecto fica oculto quando as polticas sobre o uso de transgnicos so encobertas pelo manto da cincia.Isto tambm ajuda a explicar por que h obstculos significativos s pesquisas em agroecologia e aos mtodos de cultivo que buscam se desenvolver e expandir.Neste contexto,no suficiente produzir evidncias do potencial produtivo da agroecologia: necessrio torn-la socialmente vivel em ampla escala.Contudo,os interesses conjuntos das alianas entre grandes corporaes agroindustriais e governos so bem diferentes.O fato que as possibilidades da realizao bem-sucedida de pesquisas em agroecologia;da expanso e do aperfeioamento de cultivos agroecolgicos;das atividades e do crescimento de movimentos que englobam os valores representados pelas finalidades da agroecologia (sustentabilidade, fortalecimento popular etc.); e do redirecionamento das prioridades das instituies de pesquisa, esto indissociavelmente interconectadas.
Hugh Lacey professor emrito de filosofia no Swarthmore College (Pensilvnia,EUA) e atua com freqencia como professor visitante na FFLCH-USP.Ultimamente tem escrito sobre o papel dos valores na pesquisa cientfica e sobretudo sobre a controvrsia em torno dos transgnicos.

78,julho 2007 pp. 31-39

NOVOS ESTUDOS 78 JULHO 2007

39

You might also like