You are on page 1of 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DE INTEGRAO LATINO-AMERICANA

TRABALHO DE AMRICA LATINA II O FIM DA BITRIBUTAO NO MBITO DO MERCOSUL

Caren Freitas Daniela Schloge Karina Oliveira Lorine Roters Sofa Escobar

ORIENTADORA: Dra. Gisele Ricobom Foz do Iguau, 2011

INTRODUO O objetivo desse trabalho de forma sinttica abranger e evoluo do MERCOSUL, as suas fases de integrao, um apanhado normativo da TEC e da Bitributao, e a partir desde ltimo analisar o fim da bitributao, para relacionar os aspectos econmicos e polticos que aplicar com o cumprimento desse programa em cada Estado membro do bloco, para visualizar o MERCOSUL como um todo. 1 pgina que deve conter: problemtica: por que prejudicial a bitributao da TEC? Qual o problema? Por que o Mercosul considerado uma unio aduaneira imperfeita? Para compreender a problemtica ser abordado no trabalho os seguintes aspectos: primeiramente a evoluo histrica do Mercosul.... ( explicando o porqu de cada uma das partes do trabalho)

1. AS ETAPAS DO PROCESSO DE INTEGRAO 1.1 BREVE INTRODUO Um tratado de integrao deve ser baseado em princpios slidos, claramente estabelecidos entre as partes e especificado em um acordo entre os pases membros. Os modelos ou as etapas a serem seguidas em um processo de integrao podem ser definidos a partir de linhas tericas e doutrinas e tambm de regras de comercio exterior aprovadas multilateralmente. Segundo, MAGARIOS (2000) so etapas do processo de integrao o estabelecimento de unies aduaneiras, de zonas de livre comrcio, a criao de mercados comuns e a unio econmica e monetria, tambm chamada de unio econmica total. As duas primeiras etapas so regidas por princpios jurdicos acordadas pela General Agreement on Tariffs and Trade GATT, traduzindo, Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio, de 1947. J as etapas da criao de um mercado comum e da unio econmica total no so regulamentadas pela Organizao Mundial do Comrcio, mas tm bases tericas que as sustentam. Etapa preliminar das fases da integrao a criao de Zonas de Preferncia Tarifria, que um dos processos mais simples de integrao, baseado em garantir algumas tarifas inferiores para os pases do bloco que se pretende integrar. Podemos citar como exemplo, o Protocolo de Expanso Comercial entre Brasil e Uruguai (PEC), e o Convnio Argentino Uruguaio de Complementao Econmica (CAUCE). Alm claro da Associao Latino Americana de Livre comrcio ALALC, criada pelo em 1960 pelo Tratado de Montevidu. 1.2 ZONA DE LIVRE COMRCIO A criao de uma Zona de Livre comrcio serve com um mecanismo de liberao da troca de mercadoria entre pases de uma determinada regio. uma forma de integrao entre pases, que elimina alguns impostos e taxas, de certos produtos, estipulados pelo grupo de pases membros, para circulao entre esta zona.

Inicialmente elegem-se algumas tarifas preferenciais para serem eliminadas para depois se eliminar todas as barreiras interiores s mercadorias. A Zona de Livre Comrcio facilita as importaes e exportaes entre os pases membros, desde que se comprove que a mercadoria seja oriunda de um destes pases. (FERREIRA, 2009). Nesta etapa os pases tem autonomia para determinar como ser sua poltica de relacionamento externo. 1.3 UNIO ADUANEIRA A Unio Aduaneira baseia-se nos mesmos princpios da Zona de Livre Comrcio, mas com um elemento muito importante a mais, que ser tratado em parte especifica deste trabalho, que o estabelecimento de uma tarifa externa comum. H neste modelo a substituio de dois ou mais territrios aduaneiros por um s territrio. J no necessria a comprovao da origem das mercadorias, porque estando dentro do territrio aduaneiro os produtos de fora ou de dentro do pas recebem o mesmo tratamento. Nesta etapa, os pases membros tm a obrigatoriedade de adotar uma poltica nica de relao comercial com o resto do mundo. (MANGARIOS, 2000) 1.4 MERCADO COMUM O Mercado Comum prev a livre circulao no s de produtos, mas tambm de fatores de produo. A partir do mercado comum, os pases membros se comprometem a fazer algumas adaptaes em sua legislao para que se cumpra o acordo. O mercado comum se baseia na integrao de algumas liberdades fundamentais, como a livre circulao de bens, relacionada eliminao das restries ao comrcio entre os pases membros. A livre circulao de trabalhadores, que trata o trabalhador como fator de produo e d a ele a liberdade de trabalhar em iguais condies em qualquer dos pases membros. A liberdade de circulao de pessoas, que reconhece o trabalhador para alm da sua fora produtiva e busca uma padronizao nas polticas de imigrao, asilo e vistos. A livre prestao de servios e a liberdade de estabelecimento, que reconhece iniciativas de trabalhados como investidores,

empresrios e autnomos. E por ultimo, a livre circulao de capitais, que acaba com as restries as movimentaes de capitais e da discriminao em razo da sua origem. (MANGAREOS, 2000) 1.5 UNIO ECONMICA E MONETRIA Esta ltima etapa eleva os pases ao patamar de pases integrados. Essa integrao pode conceder ao bloco mais fora econmica e poltica. A unio econmica e monetria pressupe uma harmonizao entre a legislao dos pases membros e a unificao de suas polticas econmicas e sociais. Includo o uso de uma moeda comum, a livre circulao de bens, servios e pessoas e uma poltica externa comum. Neste processo considerado mais avanado, e tambm a ltima das etapas da integrao, existe uma autoridade comunitria supranacional formada por representantes de todos os pases membros, que coordena a poltica monetria e cambial. Na unio econmica total os pases fazem parte de uma soberania compartilhada. Na Amrica Latina, as iniciativas de integrao ainda no avanaram muito, embora existam acordos integracionistas relevantes, como a criao do MERCOSUL, por exemplo, que ainda no se consolidou como um mercado comum de acordo com as etapas da integrao, descritas a pouco. O MERCOSUL, considerado uma Unio Aduaneira ainda em fase de consolidao, e s depois desta etapa poder se constituir como um Mercado Comum. Embora existam fases para o processo de integrao, o projeto de cada regio tem que ser adaptado a sua realidade. No caso do MERCOSUL, tratados como de Las Leas (1992), Ouro Preto (1994), Ushuaia (1998), Olivos (2002) e Asuncin (2005), foram propondo ajustes possveis dentro do seu processo.
[...] o problema muito menos de formao de um espao econmico unificado, mediante uma mobilidade progressiva de produtos e fatores de produo o que somente seria praticvel se as economias nacionais houvessem alcanado um grau de homogeneidade estrutural muito maior e se houvessem atingido nveis de desenvolvimento similares do que de reorientao do desenvolvimento do plano nacional, no sentido de uma articulao crescente das economias nacionais em um todo coerente. (FURTADO ,1978, p. 268)

As etapas de zona de livre e comrcio e de unio aduaneira, que visam liberalizao do comrcio podem ter funcionado em outros pases no contexto do ps-guerra, mas na Amrica Latina, alguns pases j tm um determinado grau de industrializao e as diferenas estruturais entre eles deixam claro a complexidade da efetivao da integrao regional.

2. ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL 2.1 SNTESE HISTRICA E ESTRUTURAL Em julho de 1990 os presidentes do Brasil e Argentina assinaram um acordo de integrao econmica que foi complementada em 1991 com a entrada do Paraguai e Uruguai e o conseguinte Tratado de Assuno. Em 1994 foi firmado o Protocolo de Ouro Preto, dada necessidade de uma estrutura institucional mais bsica e composta; a seguir esboam-se conceitos de integrao e cooperao, juntamente com as funes acordadas no Protocolo de Ouro Preto e suas respectivas contradies. Segundo LAMBERT1, na construo de um bloco econmico, duas podem ser as metodologias adotadas: a integrao e a cooperao. O termo integrao transmite a ideia de interpenetrao (prefixo "in"), enquanto cooperao, derivado do latim cum-operor, significa "trabalhar com". Assim, na integrao "os parceiros se fundem, perdendo a individualidade". Sua manifestao prtica reconhecida no Conselho Europeu, um rgo supranacional da Unio Europeia. A cooperao pode ser explicada no caso do Conselho de Mercado Comum (CMC), no qual de acordo com seu regimento2 tido como rgo superior do MERCOSUL, que tem dever de conduzir politicamente o processo de integrao e a tomada de decises para assegurar a realizao dos objetos do Tratado de Assuno, sendo composto pelos Ministros das Relaes Exteriores e pelos Ministros da Economia dos Estados partes. Ao CMC dada a tarefa de exercer a titularidade da personalidade jurdica do MERCOSUL, representando-o frente a terceiros. De acordo com o Protocolo de Ouro Preto os setores no governamentais (empresariado e trabalhadores) efetuavam suas participaes atravs dos Subgrupos de Trabalho (SGTs) do Grupo de Mercado Comum (GMC), rgo este que tido como motor do MERCOSUL, decisrio executivo, responsvel de fixar os programas de trabalho, e de negociar acordos com terceiros em nome do bloco, por delegao expressa do CMC. Composto por quatro membros titulares e
1

LAMBERT, Jean-Marie. Curso de direito internacional pblico: o Mercosul em questo. Goinia: Kelps, 2002. v. 4, p.220. Regimento realizado em Buenos Aires, Repblica Argentina, em 23 de julho de 1998.

quatro alternos por pas, designados pelos Governos e, dentre os quais, devem constar representantes dos Ministrios das Relaes Exteriores, dos Ministrios da Economia e dos Bancos Centrais, sendo relevante destacar que a coordenao do GMC cabe aos Ministrios das Relaes Exteriores. A atuao do GMC se desenvolveu de forma ineficcia e assim, o Protocolo de Ouro Preto constituiu mecanismos mais especficos para o contato com os setores no governamentais; formou-se ento o Frum Consultivo Econmico e Social (FCES) para representar os setores da economia e da sociedade, com o qual se manifestaria por recomendaes ao GMC. Tendo em foco as decises supranacionais, foi constituda a Comisso de Comrcio do MERCOSUL (CCM), rgo decisrio tcnico, que presta assistncia ao GMC em matrias de poltica comercial comum, tanto intra-bloco quanto entre o MERCOSUL e outros pases ou blocos. Vale ressaltar que composto por quatro titulares e quatro alternos por pas, sendo coordenado pelos Ministrios das Relaes Exteriores; se manifesta atravs de Diretrizes ou Propostas, tomadas por consenso. O sistema representativo do bloco tem apresentado um carter apenas consultivo com o PARALASUL - antiga Comisso Parlamentar Conjunta (CPC) - que por mais que seja um rgo composto por parlamentares em carter consultivo e deliberativo, atua como uma integrao negativa, pela sua burocracia e poder de atuao limitado. Por fim, a Secretria Administrativa do MERCOSUL (SAM), um rgo de apoio operacional, prestando servios aos demais rgos do bloco. chefiada por um Diretor, eleito pelo GMC, designado pelo CMC e com mandato de dois anos (sem reeleio), tem carter permanente, e est dividido em trs setores (Setor de acessria tcnica, Setor de normativa e documentao e Setor de administrao e apoio), de acordo com a Resoluo GMC N 01/03 do Grupo Mercado Comum. Desde o Protocolo de Ouro de Preto, quatro modificaes na estrutura do bloco devem ser notadas: 1.Criao do TPR Tribunal Permanente de Reviso (Protocolo de Olivos, assinado em 18/02/2002, (vigente a partir de 01/01/2004); 2.Criao do TAL Tribunal Administrativo Trabalhista (Resoluo do GMC n 54/2003);

3.Substituio da CPC pelo PM Parlamento do Mercosul (Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul, assinado em 09/12/2005, vigente a partir de 24/02/2007); 4.Criao do CMPED Centro Mercosul de Promoo do Estado de Direito (Deciso CMC 24/04). Portanto, o bloco est submetido a fatores externos que no correspondem, necessariamente a interesses regionais, e que trazem uma relao de dependncia negativa nas decises do MERCOSUL, o que prejudica o seu desenvolvimento e fortalecimento diante das circunstncias econmicas e polticas internacionais. Foi descartada, por exemplo, a criao de rgos supranacionais, isto , de um poder comum, acima dos Estados, que poderia aplicar diretamente algumas decises, dispensando a sua transposio para o direito nacional. De acordo com a relao acima estabelecida, o MERCOSUL no se enquadraria nem em um bloco econmico de integrao, por lhe faltar a previso supranacional a rgos que realizariam o processo de forma a alcanar o mercado comum, nem tampouco em uma cooperao, pois no condiz com o estabelecido no artigo13 do Tratado de Assuno e assim demonstra-se notria a incoerncia quanto finalidade do MERCOSUL e sua estrutura organizacional vigente.

Artigo 1 - Os Estados Partes decidem constituir um Mercado Comum, que dever estar estabelecido a 31 de dezembro de 1994, e que se denominar Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

3. TARIFA EXTERNA COMUM NO MERCOSUL (TEC) 3.1 SNTESE HISTRIA E NORMATIVA A Tarifa Externa Comum (TEC) foi criada em 1994, por meio da Deciso 22/94 do Conselho Mercado Comum (CMC). No Tratado de Assuno, a partir de 01/01/95, os quatro Estados Partes do MERCOSUL adotaram essa alquota a fim de tornar o MERCOSUL uma Unio Aduaneira. A TEC a tarifa externa comum utilizado pelos pases membros do MERCOSUL importao de produtos de pases terceiros, ou seja, pases que no fazem parte do bloco. Atualmente, a Tarifa Externa Comum, que varia de 0% a 20%, tem patamares mdios de cerca de 15%. A alquota comum acordada junto a OMC passa a ser utilizada como meio de estimulo para as importaes intrazona do bloco. Em relao ao termos de troca de acordo com (BOND, 1996) a TEC traria vantagens nas relaes de exportao e importao dos pases do bloco com o resto do mundo, pois tendo uma economia internamente fortalecida pela integrao complementar de processos de produo por exemplo, os pases membros teriam condies de exportar mais e importar menos, tendo poder de barganha em negociaes com outros pases. Na formao endgena de tarifas de acordo com (RICHARSON, 1994), a TEC seria utilizada em um processo de melhor redistribuio de renda para as classes sociais. Tendo uma eliminao de tarifas internas, viabilizando uma rotatividade maior dos fluxos do processo de produo dos pases membros a renda gerada dessa atividade circularia mais internamente, sendo assim, provavelmente melhor redistribuda entre os pases. No contexto da alquota na formao de uma Unio Aduaneira, ela, em tese, deveria ser paga uma nica vez no Estado de ingresso do bloco, o que tornaria a circulao do produto livre no bloco, entretanto, na prtica um mesmo produto sofre dupla cobrana ou at mesmo mltiplas cobranas.

Alm dessa problemtica h as diferentes taxas aplicadas em cada pas, atravs da Listas de Excees, com prazos definidos para convergncia aos nveis da TEC. Importante salientar as excees a TEC como protetor da economia nacional dos respectivos Estados membros, como tambm de dependncia dos Estados membros para com a importao. De acordo com os dados do (UNCTAD, Comtrade, 1995) Os setores mais protegidos pela TEC so armas e munies, calados, matrias txteis, produtos alimentares, material de transporte e os menos protegidos so minerais, trabalhos de arte, madeira e produtos qumicos. A alquota, portanto, fora grande ferramente para a elevao do MERCOSUL, enquanto etapa de integrao, porm, a sua implementao, inclui tambm perfuraes a sua base, elas so denominadas Listas de excees a TEC, que com prazos definidos para convergncia aos nveis da TEC so mecanismos de ajustes as tarifas nacionais sobre os produtos importados extrazona. 3.2 LISTA DE EXCEES A TEC O MERCOSUL cedeu aos pases membros a alternativa de obter uma lista de excees a TEC, j que desde os primrdios esses pases apresentam certa dependncia nas importaes de alguns produtos. Importante salientar as excees a TEC como protetor da economia nacional dos respectivos Estados membros, como tambm de dependncia dos Estados membros para com a importao. O Paraguai, por exemplo, um pas extremamente dependente de importaes.
Em contraste com os demais membros do Mercosul, o Paraguai nunca adotou como um dos pilares de sua estratgia de desenvolvimento a poltica de substituio de importaes, pois seu setor industrial dominado por pequenas empresas orientadas para o mercado interno processando produtos oriundos do setor primrio (OMC, 1997).

A lista de produtos com exceo a TEC compreende bens de capital, equipamentos de tecnologia e de telecomunicaes, produtos do regime automotivo, acar, produtos que permaneciam a regimes especiais de importao constituam outra perfurao TEC, revendo um tratamento diferenciado em cada membro do bloco. Produtos do regime automotivo e acar.

.Em 2009, a relao de produtos inclusos na lista de excees dos pases eram de 2.900 excees no Uruguai, 2.555 no Paraguai, 2.236 na Argentina, e Brasil com 2.053. Tantas listas de excees torna o MERCOSUL uma Unio Aduaneira imperfeita, pois excees TEC, criam disparidades, j que os membros no apresentavam uniformidade nas tarifas. 3.3 MBITO ATUAL DAS EXCEES TEC NOS PASES MEMBROS As listas de excees possuem prazos estabelecidos para se adequarem as alquotas da TEC, porm, suas sucessivas prorrogaes causam fragilidade na sua eliminao, por exemplo, em fins de 2009, foi aprovada a Deciso CMC N 28/09, com o objetivo de prorrogar as disposies da Deciso CMC n 59/07 cujo prazo de vigncia encerrava em 2010. Brasil e Argentina foram autorizados a manter listas nacionais de excees TEC com at 100 itens tarifrios at 31/12/2011. Destaca-se que diferentemente do que tenha sido estabelecido pela deciso CMC n 59/07, dessa vez no foi includo qualquer cronograma de reduo progressiva do nmero de itens tarifrios excetuados, antes do encerramento do prazo de vigncia das listas de exceo. No caso do Uruguai e Paraguai, continua vigorando a Deciso CMC n 59/07, que j tinha prorrogado as listas de exceo com mximo 100 itens tarifrias at 31/12/2015. Porm, Listas adicionais vigoraro somente at 31/12/2011, sendo mantido 125 itens na lista de exceo do Uruguai e 150 itens na lista do Paraguai. As Lista de Excees torna-se portanto mecanismo de adequao do Estado membro a sua realidade econmica produtiva, porm, um claro retrocesso com relao ao programa almejado pelo Tratado de Assuno.

5. BITRIBUTAO NO MBITO DOS PASES MEMBROS 5.1 APANHADO GERAL Na XXXIX Reunio do CMC realizada em 28 de Julho de 2010, aps negociaes entre os pases membros, o Mercosul aprovou o Cdigo aduaneiro que elimina a bitributao sobre o produto de terceiros pases que circulam dentro do Mercosul. Atualmente, as mercadorias de origem de fora do Mercosul pagam a TEC para entrar em qualquer um dos mercados dos quatro scios, e ser for reexportada acaba pagando a taxa novamente. Com o acordo, as mercadorias que entram na regio vo pagar os encargos aduaneiros uma nica vez e podero circular livremente pelos pases scios do Mercosul, salvo os produtos com complementao industrial ou agregao de valor em um dos pases membros Nas fases previstas no Cdigo, a primeira ter seu inicio em janeiro de 2012 e atinge todos os produtos acabados, como os automveis ou computadores. A segunda fase comea a partir de 2014, quando o acordo se estender aos produtos com tarifa de 2% e de 4%. A ltima etapa ser implementada em 2019 e atingir todas as mercadorias. A bitributao considerado um obstculo para que o MERCOSUL funcione como uma unio aduaneira, porque a entrada de um produto importado intrazona no possui livre circulao, pois, ela est sujeita a dupla ou mltiplas cobranas da TEC. Essa problemtica dificulta transaes comerciais com outros blocos econmicos pelo encarecimento de seus produtos importados. Entretanto, o fim da dupla cobrana no trar apenas um avano enquanto bloco econmico para o MERCOSUL, mas tambm distores na distribuio da arrecadao aduaneira que parte importante na arrecadaes de tributos dos Estados (vide anexo 1). No Mercosul ainda que as assimetrias econmicas de cada pas membro sejam agudas, cada Estado depende diretamente dos resultados econmicos do bloco, portanto, analisar os efeitos do fim da bitributao na economia de cada Estado membro faz-se necessrio para visualizar o Mercosul como um todo e as possveis consequncias para o seu futuro. A seguir ser feita uma anlise atual das respectivas economias, a importao por parte desses pases, a sua ligao com a bitributao e a consequncia do seu fim.

5.2 BITRIBUTAO NO MBITO DOS PASES MEMBROS 5.2.1 ARGENTINA De acordo com o balano anual feito pelo Mercosul a Argentina atualmente o pas do MERCOSUL que mais importa mercadorias de seus parceiros. No ano de 2009 o MERCOSUL representava 33,3% da pauta de suas importaes, sendo o Brasil o principal parceiro dessa transao comercial intrazona correspondendo por mais de 90%. As importaes totais extrazona do pas corresponde por 66,7%, sendo a sia o seu principal parceiro comercial (vide Anexo 2). Na sia o seu maior parceiro a China, que mesmo apresentando um vertiginoso crescimento no total das importaes da Argentina que subiu de 4,4% em 2000, para 12,4% em 2009 ocupando o terceiro lugar em importncia, superado nas importaes totais pelos EUA e Brasil, sendo seu vizinho o maior fornecedor. Porm, vale salientar que mesmo sendo o Estado membro que mais importa do bloco, de acordo com os dados pertencentes a Global Trade Alert (GTA), ela tambm a mais protecionista, pois usufrui de medidas para frear o ingressos de produtos importados no seu territrio. Essas medidas so tomadas a fim de proteger a industria nacional e reabilit-la, tanto que claramente durante os encontros do CMC, este Estado defendeu um adoo gradual para atingir o fim da dupla tributao, dentre os argumentos da Argentina enquanto o fim da bitributao, era o receio de importao extrazona de produtos por parte de pases membros menores do MERCOSUL e a sua agregao,o que poderia acarretar uma concorrncia com produtos similares produzidos na Argentina. Esse receio por parte da Argentina gerou agregaes ao Cdigo aduaneiro, que por fim contemplou esse argumento incluindo que um produto importado extrazona no estaria beneficiado com a iseno da dupla cobrana da TEC. Partindo da incluso dessa restrio para a atuao do fim da dupla cobrana e desde que essa seja cumprida, da no existncia de uma dependncia da dupla cobrana da TEC enquanto renda (vide anexo 1) e de seu maior parceiro comercial ser um Estado Membro do bloco, concluise quo fim da bitributao no representaria grandes impactos na economia argentina.

5.2.2 BRASIL De acordo com o balano anual feito pelo Mercosul, o Brasil o maior exportador do MERCOSUL, sozinho ele corresponde por mais da metade das exportaes intrazona do bloco, por exemplo, em 2009 ele foi responsvel por 70% das exportaes totais do bloco. Nas importaes intrazona, o MERCOSUL corresponde por aproximadamente 10,3% da pauta total das importaes do Brasil, sendo a Argentina nosso maior fornecedor do bloco, sozinho ele corresponde por aproximadamente 86% das importaes intrazona do pas. Nas exportaes extrazona que corresponde a 89,7% das importaes totais do Brasil, o maior parceiro comercial brasileiro a sia (vide anexo 3). Os Estados Unidos e a China so os maiores fornecedores do Brasil, esse ltimo apresentou um crescimento a um ritmo acelerado, passando de 2.2% em 2002 para 12,5% em 2009. A China j ocupa o segundo lugar entre os fornecedores mais importantes, sua participao supera a dos scios do Mercosul. O Brasil atravs de seus Portos, os principais Paranagu e Santos acaba por ser o pas o que mais recebe atravs do seu territrio, importaes para o bloco. O Brasil o maior incentivador do fim da bitributao, para ele a dupla cobrana um dos grandes entrave para o crescimento do bloco. A dupla cobrana representa para o Brasil uma entrave perante as negociaes comerciais com o mercado mundial, por isso juntamente com o Uruguai defende uma rpida eliminao da alquota. O Brasil o Estado Membro do Mercosul que mais importa e exporta produtos extrazona do MERCOSUL, com sua economia em expanso e com a possibilidade de acordos com outros blocos econmicos, o Brasil almeja um maior crescimento de suas exportaes e consequentemente o crescimento econmico. Partindo dessa anlise, conclui-se que o Brasil se beneficiar com o fim da bitributao, pois poder aumentar atravs dos acordos comerciais sua participao no Mercado Mundial. 5.2.3 PARAGUAI De acordo com o balano anual feito pelo MERCOSUL, o Paraguai o pas com a economia mais frgil do bloco e tambm o mais dependente deste, mais da metade das

exportaes cerca de 48,4% em 2009 foram para os pases membros do MERCOSUL. J as importaes intrazona do pas correspondem por aproximadamente 41,8% da pauta total das importaes do pas, sendo o Brasil o maior fornecedor do bloco para o pas abarcando aproximadamente 58,9% das importaes vide anexo 6. Nas importaes extrazona que corresponde a um total de 60,9%, a sia o maior fornecedor do pas, mais especificamente a China que passou de 10,7% em 2000 para 30,1% em 2009, sendo este o maior abastecedor do pas, superando o Brasil (vide anexo 4). O caso do Paraguai o mais delicado dentro os pases membros do bloco, alm de ser a Economia mais sensvel do bloco, mesmo com uma sensvel diminuda da dependncia da alquota, ele o mais dependente da receita da bitributao do que dos outros pases membros (vide anexo1). H o agravante do Paraguai ser um pas mediterrneo, ou seja, sem litoral, o que o torna dependente da dupla tributao, sua importao feita via outros Estado, mais especificamente o Brasil via o Porto de Santos e o Porto Paranagu. A dupla cobrana torna-se, portanto, uma fonte para captar a alquota TEC, pois ao importar algum produto faz-se necessrio a entrada deste por outro pas, por isso a cautela do Paraguai enquanto ao fim da bitributao O Paraguai fora o pas que mais relutara para a aprovao do fim da dupla cobrana, e tambm o que mais receber compensaes de acordo com o Cdigo Aduaneiro, porm, importante salientar que o rgo a realizar a redistribuio da arrecadao aduaneira, a exigncia mais importante por parte do Paraguai, ainda no est especificado. A redistribuio prevista no Cdigo Aduaneiro aprovado ser dada por um rgo, porm esse rgo ainda no est estabelecido, nem sua natureza que pode ser ou no supranacional, como o Paraguai reivindica, to pouco esto estabelecidos ainda os mecanismos tcnicos e os meios de redistribuio da alquota. O receio do Paraguai enquanto ao rgo se sustenta no argumento de, por exemplo, no caso do Brasil a arrecadao do imposto de importao ser destinada por lei ao Tesouro, e a realizao de eventuais transferncias aos demais scios envolveria a criao de mecanismo institucionais e legais bastante complexos. Em suma as compensaes ao Paraguai depender de variveis que ainda no esto estabelecidas. Dentro desse contexto o Paraguai seria o mais prejudicado imediatamente com o fim da bitributao, vale a ressalva da necessidade do compromisso dos pases do Mercosul de garantir o

monitoramento peridico dos impactos econmicos e comerciais como bens de transformao, nos seus Estados Membros, principalmente os impactos no Paraguai, para avaliar como o benefcio do fim da Bitributao para o Mercosul refletir na Economia de um dos seus Estados Membros. 5.2.4 URUGUAI O Uruguai exportou em 2009 aproximadamente 28,4% dos seus produtos para o

MERCOSUL, sendo o Brasil o seu maior consumidor abarcando 71,88% das exportaes totais intrazona. Nas importaes totais intrazona que corresponde por 45,3% das suas importaes totais, seu maior fornecedor a Argentina abrangendo cerca de 52% . Nas importaes extrazona que corresponde por 54,7% das importaes totais do pas, seu maior fornecedor a sia (vide anexo 5). Porm importante salientar que o peso relativo da China nas importaes em 2009 foi o mais baixo entre os pases do Mercosul, sendo 11,9%, embora tenha subido consideravelmente em relao ao ndice de 2000 que era de 3,2%. Depois da sia, a Unio Europeia o segundo maior fornecedor extrazona do Uruguai correspondente por 45,3% , sendo porm em valor absoluto no fluxo de comrcio a Argentina o seu maior fornecedor abarcando cerca de 23,6% da pauta total das importaes deste pas. Alm de importar mais de um Estado membro do prprio bloco do que de um Estado extrazona, o Uruguai possui o porto de Montevidu, o mais importante do pas e que ainda suporta a sua demanda. bastante relevante tambm o fato de o Uruguai no possuir grande dependncia do tributo de importao na sua pauta de tributos, pode-se perceber tal afirmao atravs da figura 1, talvez por isso juntamente com o Brasil fora o que mais defendeu um fim da bitributao de forma ligeira. Partindo dessa anlise, conclui-se que o Uruguai tambm no ter grandes problemas com o fim da bitributao.

ANEXO I GRFICO DA RELAO ENTRE OS INGRESSOS TRIBUTRIOS DAS TRANSAES COMERCIAIS COM A TOTALIDADE DOS INGRESSOS TRIBUTRIOS

ANEXO II TABELA FLUXO COMERCIAL ARGENTINO:

ANEXO III TABELA FLUXO COMERCIAL BRASILEIRO:

ANEXO IV FLUXO COMERCIAL PARAGUAIO:

ANEXO V FLUXO COMERCIAL URUGUAIO:

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FERREIRA, Thiago Jos Milet Cavalcanti. As etapas do processo de integrao regional. Uma analise a partir do modelo europeu. Jus Naviganti, Teresina, ano 14, n. 2159, 30 maio 2009. FURTADO, Celso. A economia Latino Americana Formao histrica e problemas contemporneos. Companhia Editora nacional. 2 Edio. So Paulo SP, 1978. MAGARIOS, Gustavo. Integracin Multinacional Teoria e Sistemas. Impresso em Los Talleres Grficos de La Secretara General de La ALADI. Montevideo (Uruguay), 2000. AZEVEDO, A. F. Z.; MASSUQUETTI, A. TEC no mbito do MERCOSUL: Teoria e prtica, Anlise Econmica, Porto Alegre, ano 27, n. 52, p. 7-23, set. 2009. KUME, Honorio and PIANI, Guida. Mercosul: o dilema entre unio aduaneira e rea de livre-comrcio. Rev. Econ. Polit. [online]. 2005, vol.25, n.4, pp. 370-390. ISSN 0101-3157. TRATADO PARA A CONSTITUIO DE UM MERCADO COMUM ENTRE A REPBLICA ARGENTINA, A REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, A REPBLICA DO PARAGUAI E A REPBLICA ORIENTAL DO URUGUAI, 26 de maro de 1991. PROTOCOLO ADICIONAL AO TRATADO DE ASSUNO SOBRE A ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL, Ouro Preto, 17 de Dezembro de 1994. VIGEVANI, T. ; MARIANO, Marcelo Passini ; MENDES, R. G. . Instituies e conflitos comerciais no Mercosul. So Paulo: Revista So Paulo em Perspectiva, v. 16, n. 1, p. 44-53, 2002.ARGENTINA LIDERA LISTA DOS PASES MAIS PROTENCIONISTAS, La Nacin, Buenos Aires, maio, 2001. Disponvel em: http://federasur.org.br/2011/05/30/argentina-lidera-alista-dos-paises-mais-protecionistas. Acessado em 20/06/2011.

INFORME N 15 MERCOSUL, Setor de Integrao e Comercio (INT) Instituto para a Integrao da Amrica Latina e do Caribe (INTAL), dezembro, 2010. Disponvel em: http://www.iadb.org/document.cfm?id=33037750 Organizao Mundial de Comrcio, Trade Policy Review: Brazil. Genebra: OMC, 1996. Disponvel 22/06/2011. em: <http://www.wto.org/english/tratop_e/tpr_e/tp45_e.htm.> Acesso em:

You might also like