You are on page 1of 12

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Conhecimentos Gerais de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 12
1

10

13

16

A linguagem provavelmente a marca mais notria da cultura. As trocas simblicas permitem a comunicao, geram relaes sociais, mantm ou interrompem essas relaes, possibilitam o pensamento abstrato e os conceitos. Sem linguagem, no h acesso realidade. Sem linguagem, no h pensamento. Poder referir-se a algo que no se encontra mais a, nomear, designar parte essencial do pensamento humano. A simples manipulao de um instrumento vem acompanhada de certa inteno, expressa pelo uso de signos lingsticos e no-lingsticos. Pensamento sempre pensamento acerca de alguma coisa e, por isso mesmo, consiste em linguagem, que no um mero subproduto do pensamento. na e pela linguagem que se pode no somente expressar idias e conceitos, mas significar como um comportamento a ser compreendido, isto , como comportamento que provoca relaes e reaes.
Ins Lacerda Arajo. Do signo ao discurso: uma introduo filosofia da linguagem, p. 9 (com adaptaes).

Ao se reconhecer que o pensamento sempre pensamento acerca de alguma coisa (R.11), justifica-se pensamento como sinnimo de instrumento (R.9) na argumentao do texto. A insero de tambm imediatamente antes de significar (R.15) preservaria a coerncia da argumentao, mas provocaria um enfraquecimento da formalidade do texto, o que no seria adequado redao de um documento oficial, como um ofcio ou relatrio, por exemplo. O emprego de duas preposies diferentes na expresso na e pela linguagem (R.13) respeita as regras de regncia da gramtica e ressalta que linguagem resulta em relaes semnticas diferentes quando regida por em, e quando regida por por.

Tendo o texto como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da sociedade contempornea, julgue os itens seguintes.
8

Com relao s idias e s estruturas lingsticas do texto, julgue os itens de 1 a 7.


1

O desenvolvimento das idias no texto permite interpretar a (R.7) tanto com sentido de aqui quanto com sentido de tempo presente.

As exigncias do mercado de trabalho, em meio a uma economia crescentemente assentada no conhecimento e na informao, sugerem que a educao de qualidade e universalizada condio essencial ao desenvolvimento econmico, e fundamental para o exerccio consciente da cidadania. O avano cientfico que caracteriza o tempo presente encontra na tecnologia da informao um dos campos mais expressivos de expanso, sendo a Internet um smbolo bastante conhecido desse avano. O correio eletrnico, medida que se dissemina, tende a criar uma espcie de novo cdigo, com regras prprias e singulares na grafia das palavras. Ao contrrio do previsto com o advento da globalizao, ainda no h um idioma que sirva de referncia para mltiplas atividades, desde as relativas ao mundo dos negcios at as que envolvam, por exemplo, a msica, o cinema e os esportes. Nos sucessivos testes de avaliao do sistema educacional brasileiro, enquanto as notas em matemtica so sofrveis, o desempenho em lngua portuguesa considerado mais que satisfatrio.

O sinal de acentuao grfica em mantm (R.3) marca o plural do verbo, que assim acentuado para concordar com trocas (R.2). Caso se desloque a primeira orao do texto para logo depois de realidade (R.5) ou para logo depois de pensamento (R.6), iniciando-a com o conectivo Por isso e ajustando-se a pontuao e a maiusculizao, a coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ficam preservadas.

10

11

Se, em lugar de referir-se (R.6), fosse empregada a forma verbal referirmos, seria mantida a coerncia da argumentao, mas a correo gramatical exigiria a substituio de (R.7) por so.

12

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

Texto para os itens de 13 a 30


1

19

10

13

16

19

22

Ainda que os bancos continuem ganhando muito dinheiro com a dvida pblica, os resultados espetaculares devem-se, sobretudo, ao forte avano das operaes de crdito no pas: 27% no ltimo ano. Some-se a isso o faturamento com as tarifas e chega-se aos resultados do ano passado, com os quais as instituies financeiras do pas se elevaram condio de instituies mais rentveis do planeta. Essa fase de ouro salta aos olhos no momento em que os maiores bancos europeus e norte-americanos sangram com perdas milionrias, resultado de apostas equivocadas no mercado hipotecrio. Hoje so raras as instituies norte-americanas com taxas de rentabilidade similares s brasileiras. Isso quer dizer que os bancos brasileiros so mais competentes e eficientes que seus pares dos Estados Unidos da Amrica (EUA)? No h uma resposta simples a essa indagao. Os norte-americanos ainda possuem o sistema financeiro mais avanado e dinmico do mundo. Mas os anos de euforia econmica e juros baixos os levaram a buscar investimentos exageradamente arriscados. Aqui, o crdito chegou apenas s pessoas com bom histrico financeiro, o que no ocorreu nos EUA. Resta agora saber se a economia brasileira conseguir manter o atual ritmo de expanso em meio desacelerao dos pases ricos.
Veja, 20/2/2008, p. 88 (com adaptaes).

O final de um relatrio sobre o tema do texto respeitaria a norma culta e as normas de redao de documentos oficiais se fosse assim redigido: Ante do exposto, recomenda-se as instituies financeiras esforos conjuntos no sentido de manter a rentabilidade de seus clientes. Braslia, 30 de abril de 2008 Respeitosamente,

Maria Silva
20

Pedro Pereira Conselheiros

Joo Souza

O desenvolvimento das idias do texto permite subentender que a preposio em s pessoas (R.20) estabelece relao de sentidos semelhante a at.

A partir do texto, considerando seus mltiplos aspectos, alm da realidade econmica contempornea, julgue os itens que se seguem.
21 22

O etanol brasileiro, obtido a partir do milho, tem ampla aceitao na comunidade internacional. Enquanto a conjuntura econmica brasileira altamente favorvel s instituies financeiras, nos EUA a crise atual decorre da denominada bolha imobiliria, que atingiu vigorosamente alguns bancos. O carter global da economia contempornea abre concretamente a possibilidade de que uma crise mais pronunciada, em determinado pas ou regio, se alastre pelo planeta. Especialistas afirmam que a dificuldade encontrada pelos capitais para circularem pelos mercados financeiros mundiais decorre da precria estrutura tecnolgica hoje existente no setor. Em geral, os bancos centrais cuidam da poltica monetria dos pases; no Brasil, em face da inexistncia desse rgo, quem assume esse papel o Banco do Brasil. Infere-se do texto que a atual crise norte-americana conseqncia da fragilidade estrutural e tecnolgica do sistema financeiro daquele pas. O texto sustenta que, a despeito do forte avano das operaes de crdito, os emprstimos concedidos pelos bancos brasileiros so mais criteriosos e seguros que os praticados pelas instituies financeiras dos EUA. Pas considerado emergente, a China apresenta, nos ltimos anos, um dos mais espetaculares ndices de crescimento econmico nacional. Para penetrar no comrcio mundial, a China enrijeceu seu modelo econmico socialista, o que inviabiliza a participao da iniciativa privada no processo de desenvolvimento posto em marcha. O agronegcio desempenha significativo papel na pauta das exportaes brasileiras.

23

Julgue os itens de 13 a 20, relativos s idias e a aspectos gramaticais do texto.


13

Como j foi empregado o artigo em os anos (R.17), preservam-se as relaes de sentido e a correo gramatical, resultando em linguagem mais objetiva e clara, se a partcula os for omitida em os levaram (R.18). O emprego do modo subjuntivo em continuem (R.1) indica que a argumentao ressalta uma hiptese; pois, se no o fosse, a opo correta seria pela forma de indicativo: continuam. Pela funo de coeso textual que o pronome isso (R.4) desempenha, seriam mantidas a coerncia e a correo gramatical do texto ao se reescrever o incio do segundo perodo da seguinte forma: Somem-se essas operaes o faturamento. O uso de os quais, em com os quais as instituies (R.6), evita a relao de ambigidade que ocorreria se o pronome utilizado fosse que e a construo fosse com que as instituies. As regras gramaticais de emprego dos pronomes tonos permitem tambm a redao de elevaram-se condio, em lugar de se elevaram condio (R.6-7), sendo ambas as construes apropriadas a documentos oficiais. O sinal indicativo de crase em s brasileiras (R.12-13) justifica-se pela relao entre o termo similares (R.12) e sua complementao no feminino.

24

14

25

26

15

27

16

28

17

29

18

30

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

Texto para os itens de 31 a 41


O destino da terra desmatada
O que aconteceu com os 75 milhes ( ) de hectares abertos na Amaznia?

O preo da reconstruo
Quanto pagamos para desmatar e quanto custa dar novo uso terra?

70%

R$ 1,9
bilho
15%
so oferecidos pelo bancos para financiar a pecuria em reas de desmatamento

bilhes
quanto custa financiar o reaproveitamento das reas degradadas e abandonadas

R$ 4

15%

O processo de abandono de reas anteriormente destinadas a pastagens faz que novas pores da regio amaznica sejam desmatadas. Considere que a funo f (t) = !0,1t2 + 12t + 75 constitua um modelo para a estimativa, em milhes de hectares, da rea da regio amaznica desmatada a cada ano, em que t = 0 corresponde ao ano de 2007, t = 1 ao ano de 2008, e assim sucessivamente. A variao nos valores de f (t) sugere que, em algum momento, iniciou-se um processo de reflorestamento. A partir dessas informaes, julgue os itens que se seguem.
39 40 41

RR

AP

AM

AMAZNIA
RO MT TO

MA

AC

Isso equivale a uma rea superior soma dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paran

( )

PR SC RS

Com 1,2% da rea abandonada, possvel plantar palmeira-dend para abastecer toda a demanda interna do Brasil Com som ente 0,7% da rea abandonada, d para substituir todas as importaes de cacau
poca, 3/3/2008 p. 57 (com adaptaes).

De acordo com essa estimativa, em nenhum momento a rea desmatada ser inferior a 60 milhes de hectares. Estima-se que a rea desmatada, em 2019, ser superior a 200 milhes de hectares. De acordo com o modelo, o maior desmatamento ocorrer aps o ano de 2082.

RASCUNHO

Julgue os prximos itens quanto s informaes e estrutura lingstica do texto.


31

Para se substituir todas as importaes de cacau, seria necessrio cultivar essa planta em uma rea superior a 80.000 ha. No conjunto das informaes do texto, os dados numricos e grficos servem como respostas a questes colocadas, respectivamente, com as perguntas iniciadas por O que e Quanto. A comparao entre so oferecidos e quanto custa, no segundo quadro, mostra que a concordncia que se estabelece com sujeitos em forma de numeral segue o significado da quantidade expressa: 1 pede singular e 4, plural. Nos dois tpicos na parte inferior do segundo quadro, as vrgulas usadas depois de abandonada, nas duas ocorrncias, indicam que houve um deslocamento de expresso de circunstncia para o incio do perodo sinttico, nos dois casos. Mais de 52 milhes de hectares da rea desmatada na Amaznia tornaram-se pastagens.

32

33

34

35

A principal motivao para o desmatamento da regio Amaznica a abertura de novas fronteiras para a pecuria. Ocorre, no entanto, que parte do terreno desmatado para pasto, por ser empobrecido pelas queimadas e compactado, aos poucos, pelo pisoteio do gado, abandonado aps 5 anos de uso. Considere que o grfico do primeiro quadro ilustre a distribuio de 75 milhes de hectares desmatados na Amaznia at o ano de 2007 e que, a cada 5 anos, a partir dessa data, 30% das pastagens sejam abandonadas. Nessa situao, julgue os itens seguintes, relacionados s reas desmatadas da Amaznia.
36 37 38

As terras utilizadas para pastagens at 2007 estaro totalmente abandonadas em 2022. Em 2012, somente 40% dos 75 milhes de hectares desmatados at 2007 estaro sendo utilizados para pastagens. Em 2017, da rea desmatada at 2007, mais de 38 milhes de hectares estaro abandonadas.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

10

A Associao dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) organiza, pelo quinto ano consecutivo, o Prmio e Mostra ACIE de Cinema. Os filmes indicados sero seguidos pela votao de aproximadamente 250 correspondentes afiliados s associaes de correspondentes do Rio de Janeiro, de So Paulo e de Braslia. Os vencedores sero escolhidos nas categorias Melhor Filme (fico), Melhor Documentrio, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Filme Jri Popular.
Internet: <www.bb.gov.br> (com adaptaes).

Texto para os itens de 51 a 58 Proposies so sentenas que podem ser julgadas como verdadeiras V ou falsas F , mas no como ambas, simultaneamente. As proposies so freqentemente representadas por letras maisculas e, a partir de proposies simples, novas proposies podem ser construdas utilizando-se smbolos especiais. Uma expresso da forma AB, que lida como se A, ento B, F se A for V e se B for F e, nos demais casos, ser sempre V. Uma expresso da forma AvB, que lida como A e B, V se A e B forem V e, nos demais casos, ser sempre F. Uma expresso da forma AwB, que lida como A ou B, F se A e B forem F e, nos demais casos, ser sempre V. Uma expresso da forma A, a negao de A, V se A for F e F se A for V. Para preencher a tabela a seguir, considere que os filmes A e B sejam de categorias distintas documentrio ou fico , e, em um festival de cinema, receberam premiaes diferentes melhor fotografia ou melhor diretor. Tendo como base as clulas j preenchidas, preencha as outras clulas com V ou F, conforme o cruzamento da informao da linha e da coluna correspondentes constitua uma proposio verdadeira ou falsa, respectivamente.
documentrio filme A filme B melhor fotografia melhor diretor fico melhor fotografia melhor diretor V F

A partir da organizao do texto acima e considerando os princpios de contagem, julgue os itens subseqentes.
42

43

44

45

46

Se, em determinada edio do Prmio e Mostra ACIE de Cinema, forem inscritos 13 filmes em uma mesma categoria, nesse caso, a quantidade de maneiras de se fazer a indicao de 3 desses filmes, sendo um deles em 1. lugar, outro em 2. lugar e outro em 3. lugar, ser inferior a 2 103. Preservam-se a coerncia das idias e a correo gramatical do texto ao se reescrever o termo Os filmes indicados (R.3-4) como A indicao dos filmes. O emprego das letras maisculas que no iniciam perodo sinttico nem nomeiam cidades atende, no texto, a uma variao de estilo do autor, que ressalta dessa maneira as palavras relevantes, mas no obedece a um princpio da normatizao gramatical de emprego das letras maisculas. Suponha que determinado correspondente esteja designado para votar apenas nas categorias Melhor Filme (fico) e Melhor Documentrio e que as quantidades de filmes concorrentes em cada uma dessas categorias sejam 8 e 3, respectivamente. Nessa situao, votando em apenas um filme de cada categoria, esse correspondente poder votar de mais 20 maneiras distintas. Caso se deseje escolher, entre os 50 correspondentes mais antigos, 3 para constiturem uma comisso consultiva especial, haver menos de 20 mil maneiras possveis para se formar essa comisso.

A partir do preenchimento das clulas da tabela e das definies apresentadas no texto, julgue os itens subseqentes.
51

Julgue os itens que se seguem, a respeito de contagem.


47

A proposio Se o filme B um documentrio, ento o filme de fico recebeu o prmio de melhor fotografia V. 52 A proposio O filme A um filme de fico V. 53 A proposio O documentrio recebeu o prmio de melhor fotografia ou o filme B no recebeu o prmio de melhor diretor V. Julgue os itens que seguem, a respeito de lgica sentencial e de primeira ordem, tendo como referncia as definies apresentadas no texto.
54

Caso as senhas de acesso dos clientes aos caixas eletrnicos de certa instituio bancria contenham 3 letras das 26 do alfabeto, admitindo-se repetio, nesse caso, a quantidade dessas senhas que tm letras repetidas superior a 2 103. 48 Ao se listar todas as possveis permutaes das 13 letras da palavra PROVAVELMENTE, incluindo-se as repeties, a quantidade de vezes que esta palavra aparece igual a 6. 49 Com as letras da palavra TROCAS possvel construir mais de 300 pares distintos de letras. 50 A quantidade de permutaes distintas que podem ser formadas com as 7 letras da palavra REPETIR, que comeam e terminam com R, igual a 60.
RASCUNHO

55

56

57

58

Se a proposio Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA tiver valor lgico V, a proposio Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil, ento os correntistas tm melhores servios l do que aqui ser F. Atribuindo-se todos os possveis valores lgicos V ou F s proposies A e B, a proposio [(A)B]vA ter trs valores lgicos F. Considerando-se como V a proposio Sem linguagem, no h acesso realidade, conclui-se que a proposio Se no h linguagem, ento no h acesso realidade tambm V. Se o valor lgico da proposio Se as operaes de crdito no pas aumentam, ento os bancos ganham muito dinheiro V, ento correto concluir que o valor lgico da proposio Se os bancos no ganham muito dinheiro, ento as operaes de crdito no pas no aumentam tambm V. A negao da proposio Existe banco brasileiro que fica com mais de 32 dlares de cada 100 dlares investidos pode ser assim redigida: Nenhum banco brasileiro fica com mais de 32 dlares de cada 100 dlares investidos.
Caderno BETA

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Cargo: Escriturrio

Julgue os itens a seguir, relacionados a emprstimos e financiamentos, considerando, em todas as situaes apresentadas, que o regime de juros praticado o de juros compostos, taxa mensal de 2%, e tomando 1,3 como valor aproximado para 1,0212.
59

RASCUNHO

Em um financiamento pelo Sistema de Amortizao Constante (SAC), o valor das prestaes, mensais e consecutivas, sempre constante; o que varia o valor dos juros pagos a cada ms. Caso o saldo devedor de um emprstimo seja hoje de R$ 30.000,00, se nenhum pagamento for efetuado, esse valor ser superior a R$ 38.500,00, ao final do perodo de um ano. Se o pagamento de um emprstimo que seria quitado em uma nica prestao de R$ 26.000,00 ao final do segundo ano for antecipado para o final do primeiro ano, o valor a ser pago ser superior a R$ 19.800,00. Se o pagamento de um financiamento tiver de ser feito em 24 prestaes mensais, consecutivas e iguais a R$ 1.200,00, nesse caso, o montante dessa srie de pagamentos, por ocasio do pagamento da ltima prestao, ser superior a R$ 42.000,00. Se determinado valor, que foi tomado como emprstimo, ser pago em 12 prestaes postecipadas mensais, consecutivas e iguais a R$ 1.300,00, ento esse valor superior a R$ 13.000,00. A taxa de juros compostos de 2% ao ms proporcional de 25% ao ano. Se um financiamento for quitado com o pagamento de 12 prestaes postecipadas iguais, mensais e consecutivas, e, durante esse perodo, a inflao for de 1,2% ao ms, ento a taxa de juros real cobrada no financiamento ser superior a 3,2% ao ms. Caso um imvel no valor de R$ 120.000,00 seja financiado em 12 prestaes mensais e consecutivas, tendo como base o Sistema Francs de Amortizao, nesse caso, para a composio da primeira prestao, o valor de amortizao ser superior a R$ 7.800,00.

60

61

62

63

64 65

66

Uma pesquisa, realizada com 900 pessoas que contraram emprstimos bancrios e tornaram-se inadimplentes, mostrou a seguinte diviso dessas pessoas, de acordo com a faixa etria. idade (em anos)
at 30 de 31 a 40 de 41 a 50 mais de 50

140

250

356

154

A partir da tabela acima e considerando a escolha, ao acaso, de uma pessoa entre as 900 que participaram da referida pesquisa, julgue os itens subseqentes.
67 68 69 70

A probabilidade de essa pessoa ter de 41 a 50 anos de idade, sabendo-se que ela tem pelo menos 31 anos, superior a 0,5. A probabilidade de a pessoa escolhida ter de 31 a 40 anos de idade inferior a 0,3. A chance de a pessoa escolhida ter at 30 anos de idade ou mais de 50 anos de idade superior a 30%. A probabilidade de essa pessoa no ter menos de 41 anos de idade inferior a 0,52.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
O Banco do Brasil (BB) disponibiliza ferramentas que proporcionam a voc maior segurana para realizar suas operaes financeiras pela Internet. Mas, para que essas ferramentas tenham real eficcia, voc deve tomar alguns cuidados. Confira abaixo algumas regras para aumentar a sua segurana ao realizar transaes financeiras pela Internet. I II CERTIFIQUE-SE de que est na rea segura do portal BB, verifique a existncia de um pequeno cadeado fechado na tela do programa de navegao. Note tambm que, no incio do campo endereo, surgem as letras https. EVITE atalhos para acessar o stio do BB, especialmente os obtidos em stios de pesquisa. Digite sempre no campo endereo.

III EVITE abrir e-mail de origem desconhecida. EVITE tambm executar programas ou abrir arquivos anexados, sem verific-los com antivrus atualizado. Eles podem conter vrus ou cavalos-de-tria, sem que os remetentes sequer saibam disso. IV SOLICITE aos seus amigos que no enviem mensagens de e-mail de corrente (spam). Essas mensagens so muito utilizadas para propagar vrus e cavalo-de-tria. V UTILIZE somente provedores com boa reputao no mercado e browsers e antivrus mais atualizados. A escolha de um provedor deve levar em conta tambm as polticas de segurana e a confiabilidade da empresa.
Internet: <www.bb.com.br> (com adaptaes).

Considerando as informaes apresentadas no texto acima e na janela do Internet Explorer 7 (IE7) ilustrada, julgue os itens de 71 a 80, sabendo que a janela do IE7 est sendo executada em um computador PC e usada para um acesso Internet.
71 72 73 74 75 76 77

Os termos spam e cavalo-de-tria, mencionados na regra IV, so sinnimos. Com base na regra enunciada em I, correto inferir que o acesso apresentado na janela do IE7 se realiza em uma rea segura do stio do Google. Em um acesso Internet, caso seja verificado o uso do protocolo https, est garantido que as informaes trafegam pela rede com certificado digital tanto do stio acessado quanto do usurio que acessa tal stio. Com base no texto, correto concluir que inseguro todo acesso ao stio do BB a partir de atalho presente em stio de busca, a exemplo da pgina web mostrada na rea de pginas do IE7 ilustrada. Entre os tipos de arquivos anexados que justificam a regra III, encontram-se os arquivos que contm documentos Word e determinados arquivos de imagens. No texto apresentado, seria correto se, na regra II fosse igualmente informado que se evitassem atalhos para acessar o stio do BB presentes em e-mails enviados por desconhecidos. Para se atualizar as informaes da pgina web mostrada na janela do IE7, correto o uso do boto .

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

78

Para a atualizao de antivrus, obedecendo-se, em parte, regra V, correto o uso do boto , presente na janela do IE7. Essa regra ser inteiramente respeitada caso a escolha do provedor no acesso Internet se embase no uso de banda larga, pois, dessa forma, se garantem automaticamente o emprego de polticas de segurana e a confiabilidade da empresa responsvel pelo referido acesso.

82

Por meio de recursos de copiar e colar, possvel transferir o texto em edio no Word para o documento em elaborao no BrOffice.org Writer, devido ao fato de este aplicativo ser de domnio pblico. No possvel, porm, que a operao inversa seja realizada por meio dos recursos mencionados, em virtude de o Word ser um aplicativo proprietrio, que, portanto, exige licena para execuo. Tanto no documento do Word quanto no do BrOffice.org Writer, caso seja necessrio usar um caractere especial no texto, como, por exemplo, um smbolo de marca registrada , pode-se copiar esse caractere do acessrio do Windows denominado Mapa de caracteres e col-lo no respectivo documento. Considere que, no referido computador com o sistema Windows XP instalado, tenham sido verificados problemas ao se utilizar o Windows Update. Nesse caso, correto afirmar que esse computador possivelmente apresenta sintoma de problema mencionado na janela do BrOffice.org Writer. Considere que, aps determinado procedimento na janela do BrOffice.org Writer, tenha sido apresentada a janela a seguir.

79

correto concluir que a pgina web apresentada na janela do IE7 uma pgina personalizada, em que foram utilizados recursos da ferramenta denominada iGoogle. Verifica-se, ainda, nessa pgina, a possibilidade de haver hyperlink a um stio de webmail e a ambiente web de relacionamentos. Na janela do browser IE7, por meio dos botes e , possvel ter acesso a recursos, respectivamente, de adio de pginas favoritas e de bloqueadores de pop-ups do referido browser.

83

80

84

85

Nessa situao, caso o boto , na janela acima, seja clicado, o arquivo associado ao documento de nome Sem Ttulo ser excludo da pasta em que atualmente se encontra e ser enviado para a Lixeira do Windows.
86

Na situao em que se encontra mostrada a desktop do computador, e sabendo-se que a janela do Word est ativa, caso se pressione + , uma imagem referente janela do Word ser copiada para a rea de transferncia do Windows. Nessa situao, o programa Paint, ferramenta de desenho disponvel na instalao do Windows, pode ser usado para gerar uma imagem dessa janela do Word em arquivo, no formato bmp.

87

A figura acima ilustra parte da desktop de um computador com o sistema operacional Windows XP instalado, na qual se observam duas janelas de programas editores de texto, cada uma delas contendo um documento em edio. Considerando essa figura, julgue os itens de 81 a 88.
81

Para se instalar um dispositivo plug and play no computador, tal como um disco rgido, necessrio fazer logon como administrador ou como membro do grupo de administradores para concluir esse procedimento. O logon de administrador pode ser realizado por meio da ferramenta Contas de usurio, disponibilizada na janela Painel de controle do Windows. Ao se aplicar um clique duplo no cone , mostrado na desktop do computador, ser iniciado procedimento de execuo de software do Windows que permite instalar, no computador em uso, um aplicativo que esteja armazenado em mdia DVD.

88

H incorrees nas informaes contidas no documento em edio na janela do Word, j que no se dispe, atualmente, de aplicativos que possam ser executados a partir de discos removveis.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

Acerca do Cdigo de Defesa do Consumidor Bancrio, julgue os itens que se seguem.


93

facultado s instituies bancrias o cancelamento das autorizaes de dbitos automticos em conta, efetuados em razo de convnios celebrados com concessionrias prestadoras de servios pblicos de energia eltrica. Considere a seguinte situao hipottica. Em uma segunda-feira, Juarez, que correntista do Banco Leste, foi informado de que uma grande loja estaria vendendo, por preo promocional de apenas R$ 7.300,00 para pagamentos em espcie, um modelo de televisor cujo preo, fora da promoo, era de R$ 10.900,00. Desejoso de comprar o referido televisor, na mesma segunda-feira, Juarez dirigiu-se ao Banco Leste para efetuar um saque em espcie no valor de R$ 7.300,00, a ser realizado em sua conta de depsitos vista. Nessa situao, o Banco Leste poder postergar a operao para o expediente seguinte, em razo do valor a ser sacado. Considere a seguinte situao hipottica. Ana recebeu em sua residncia, de certa instituio financeira, um carto de crdito com limite de compras de R$ 500,00, devendo efetuar o pagamento de anuidade no valor de R$ 90,00. Na correspondncia que acompanhava o carto de crdito, havia um alerta para que Ana efetuasse ligao para certo nmero, no prazo mximo de 48 horas, no caso de rejeio do carto de crdito, o que no foi feito. Nessa situao, lcito que a instituio financeira considere o silncio de Ana como sinal de concordncia em permanecer com o carto de crdito e utiliz-lo.

94

A figura acima ilustra uma janela do Excel 2003 que contm uma planilha com informaes de remunerao mensal da poupana BB, em valores percentuais, nos meses de abril de 2007 e maio de 2008, para diferentes datas-base. Considerando essa janela, julgue os itens seguintes.
89

95

Para se determinar quanto uma aplicao de R$ 2.000,00 renderia a mais se fosse remunerada tendo como data-base 4/4/2007 em vez de 4/5/2008, e pr o resultado na clula C10, suficiente realizar o seguinte procedimento: digitar =(B5-C5)*2000,00/100 e, a seguir, teclar Enter. Se um cliente tiver investido, na poupana BB, no dia 5/4/2008, a quantia de R$ 550,00, ser possvel, utilizando-se as informaes da tabela, obter o montante existente nessa aplicao em 5/5/2008, e pr esse valor na clula C10, por meio do seguinte procedimento: digitar =(550,00*C6*30) e, a seguir, teclar Enter.

90

Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Cdigo de Defesa do Consumidor.
91

Julgue os itens seguintes, acerca das normas que estabelecem prioridade de atendimento e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida.
96

Determinada instituio bancria veiculou panfletos avulsos em que divulgou a iseno de taxas bancrias aos clientes que contratarem certo ttulo de capitalizao. Nessa situao, a instituio bancria apenas ser obrigada a cumprir o que estiver expressamente previsto no contrato firmado com o correntista, no se vinculando ao disposto nos citados panfletos. Joana efetuou o pagamento de sua conta de telefone celular, na data do vencimento, no valor de R$ 150,00. Contudo, a prestadora dos servios de telefonia celular, em razo de problemas internos, efetuou nova cobrana pelo mesmo valor, mediante dbito automtico na conta-corrente de Joana. Nessa situao, Joana ter direito a receber da prestadora dos servios de telefonia celular o valor igual ao dobro do que foi pago em excesso.

Nos estacionamentos internos dos centros comerciais (shopping centers), devem ser reservados, no mnimo, 2% do total de vagas para veculos que transportem pessoas portadoras de deficincia fsica ou visual. Se um prestador de servios bancrios estiver atendendo pessoa com menos de sessenta anos de idade, deve paralisar o atendimento para atender qualquer pessoa idosa que solicite seus servios. Tal precedncia deve-se ao fato de que as instituies bancrias devem dispensar atendimento preferencial, imediato e individualizado s pessoas idosas. As instalaes dos teatros devem ser acessveis s pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, inclusive as reas de acesso aos artistas, como os camarins.

97

92

98

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.


99

Visando melhor atender e convencer o cliente em uma ao de telemarketing, o atendente deve ser incisivo e interromper o cliente, caso no tenha entendido algo, e anotar todos os detalhes, de forma a melhor compreender o que foi acertado ao trmino da conversao. clientes, em termos de marketing, foi pautado no compromisso com a clientela, que passou a ser o objeto de estudo, no intuito de se traar o seu perfil, bem como na preocupao em agregar valor a produtos e servios.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) composto por rgos de regulao e por instituies financeiras e auxiliares, pblicas e privadas, que atuam na intermediao de recursos dos agentes econmicos (pessoas, empresas, governo). Com relao ao SFN, julgue os itens seguintes.
111 Os pagamentos sem utilizao de papel-moeda (non-cash)

100 Ao final do sculo XX, o foco da satisfao e atrao de

so efetuados principalmente por meio de cheques, transferncias de crdito, cartes de crdito e de dbito e, tambm, por dbitos diretos. Todas essas movimentaes, quando cursadas no SFN, podem ser realizadas em moeda nacional, em dlares norte-americanos ou em euros.
112 So consideradas instituies financeiras as pessoas

101 Entre as similaridades dos conceitos de vendas e de marketing,

inclui-se o foco nas necessidades do consumidor.


102 Tanto no conceito de vendas como no conceito de marketing

est implcita a idia de lucro por meio da satisfao do consumidor.


103 Segundo atuais estudos de marketing, quando um cliente

jurdicas, pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, a intermediao ou a aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros. O Conselho Monetrio Nacional (CMN), institudo pela Lei n. 4.595/1964, um rgo normativo, responsvel pelas polticas e diretrizes monetrias para a economia do pas. Com relao ao CMN, julgue os itens que se seguem.
113 O Banco Central do Brasil (BACEN) o principal

procura os servios de um banco, alm da busca de uma conta-corrente, de uma linha de crdito ou de um carto de crdito, outros valores, como status, conforto e proteo tambm esto sendo valorados.
104 A propaganda consiste em um conjunto diversificado de

executor das orientaes do CMN.


114 Entre as competncias do CMN encontra-se a de definir

ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rpida e(ou) em maior volume de produtos e servios especficos por consumidores ou comerciantes.
105 O telemarketing exemplo de ferramenta de marketing direto

a forma como o Banco do Brasil administrar as reservas vinculadas.


115 O CMN o rgo formulador da poltica da moeda e do

utilizado pelas instituies financeiras.


106 Enquanto o benchmarking competitivo tem como foco medir

crdito, devendo atuar, inclusive, no sentido de promover o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, com vistas maior eficincia do sistema de pagamentos e de mobilizao de recursos. O BACEN, criado pela Lei n. 4.595/1964, uma autarquia federal vinculada ao Ministrio da Fazenda, com sede e foro na capital da Repblica e atuao em todo o territrio nacional. Com relao ao BACEN, julgue os seguintes itens.
116 O BACEN tem competncia para regulamentar, autorizar

funes, mtodos e caractersticas bsicas em relao aos seus concorrentes diretos, no benchmarking funcional no h necessidade de realizar comparao com um concorrente direto. Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqentes.
107 Segundo a etiqueta empresarial, durante uma reunio na

organizao, deve-se evitar discordar ou manifestar opinies contrrias acerca do assunto que esteja em anlise.
108 No ambiente de trabalho, mesmo que se esteja no meio de uma

conversao que demore mais que o necessrio, deve-se evitar responder antes que o interlocutor tenha concludo o seu pensamento.
109 Com o objetivo de superar as expectativas de seu interlocutor,

o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensao e de liquidao, atividades que, no caso de sistemas de liquidao de operaes com valores mobilirios, exceto ttulos pblicos e privados emitidos por bancos, so compartilhadas com a Comisso de Valores Mobilirios.
117 O CMN o principal rgo executor da poltica traada

em uma conversa telefnica desenvolvida no ambiente de trabalho, o funcionrio deve prestar todas as informaes de forma detalhada, abrangendo todas as dimenses do assunto, inclusive aquelas no solicitadas.
110 Os diversos aspectos da etiqueta empresarial so universais e

pelo BACEN, cumprindo-lhe, tambm, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalizao das instituies financeiras, emitir moeda e executar os servios do meio circulante.
118 Entre as atribuies do BACEN esto a de estabelecer as

constantes.

condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras, a de vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e a de controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

O Comit de Poltica Monetria (COPOM) do BACEN tem como objetivos estabelecer as diretrizes da poltica monetria e definir a taxa de juros. A criao desse comit buscou proporcionar maior transparncia e ritual adequado ao processo decisrio da instituio. No que se refere ao COPOM, julgue os prximos itens.
119 Desde a adoo da sistemtica de metas para a inflao como

diretriz de poltica monetria, as decises do COPOM passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflao definidas pelo CMN. Se as metas no forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providncias e o prazo para retorno da taxa de inflao aos limites estabelecidos.
120 objetivo do COPOM implementar as polticas econmica e

A participao das cooperativas de crdito nos agregados financeiros do segmento bancrio crescente. Essas instituies observam, alm da legislao e normas do SFN, a Lei n. 5.764/1971, que define a Poltica Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurdico das sociedades cooperativas. No que se refere s cooperativas de crdito, julgue os itens que se seguem.
127 As cooperativas de crdito podem conceder crdito a

qualquer brasileiro maior de 21 anos de idade, por meio de desconto de ttulos, emprstimos e financiamentos.
128 As cooperativas de crdito esto autorizadas a realizar

tributria do governo federal. A Comisso de Valores Mobilirios (CVM), autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n. 6.385/1976, um rgo normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio. Com relao CVM, julgue os itens subseqentes.
121 Assegurar a observncia de prticas comerciais eqitativas no

operaes de captao por meio de depsitos vista e a prazo somente de associados, de emprstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras, e de doaes. A Caixa Econmica Federal (CAIXA), criada em 1861, est regulada pelo Decreto-Lei n. 759/1969, como empresa pblica vinculada ao Ministrio da Fazenda. A instituio integra o SFN e auxilia na execuo da poltica de crdito do governo federal. Com relao CAIXA, julgue os itens seguintes.
129 Alm de centralizar o recolhimento e a posterior aplicao

mercado de valores mobilirios e estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios so funes da CVM.
122 Promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do

mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas so funes da CVM. Bancos comerciais so instituies financeiras privadas ou pblicas que tm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessrios para financiar, a curto e a mdio prazos, o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios, as pessoas fsicas e terceiros em geral. Quanto aos bancos comerciais, julgue os itens seguintes.
123 A captao de depsitos vista, livremente movimentveis,

de todos os recursos oriundos do FGTS, a CAIXA integra o Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitao (SFH).
130 Aps ter incorporado o Banco Nacional da Habilitao

(BNH) e o papel de agente operador do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), a CAIXA passou a centralizar todas as contas recolhedoras do FGTS existentes na rede bancria e a administrar a arrecadao desse fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores.
131 A CAIXA no pode emprestar sob garantia de penhor

industrial e cauo de ttulos. Bancos de cmbio so instituies financeiras autorizadas a realizar, sem restries, operaes de cmbio e operaes de crdito vinculadas s de cmbio. Com relao aos bancos de cmbio, julgue os itens que se seguem.
132 Na denominao dos bancos de cmbio, deve constar a

atividade tpica dos bancos comerciais.


124 Bancos comerciais devem ser constitudos sob a forma de

sociedade annima e na sua denominao social deve constar a palavra Banco. Bancos mltiplos so instituies financeiras privadas ou pblicas que realizam as operaes ativas, passivas e acessrias de diversas instituies financeiras, por intermdio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e(ou) de desenvolvimento, de crdito imobilirio, de arrendamento mercantil e de crdito, financiamento e investimento. Com relao aos bancos mltiplos, julgue os itens a seguir.
125 Na denominao social dos bancos mltiplos deve constar a

expresso Casa de Cmbio.


133 Financiamentos

exportao e importao e adiantamentos sobre contratos de cmbio so exemplos de operaes de cmbio e(ou) operaes de crdito vinculadas s operaes de cmbio. esto autorizados a receber depsitos em contas sem remunerao, no movimentveis por cheque ou por meio eletrnico pelo titular, cujos recursos sejam destinados realizao das operaes de cmbio e operaes de crdito vinculadas s de cmbio.

134 Os bancos de cmbio so instituies financeiras, mas no

expresso Banco Mltiplo.


126 Os bancos mltiplos com carteira comercial devem ser

organizados sob a forma de sociedade annima e podem captar depsitos vista.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

10

As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios (SCTVM), bem como as sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios (SDTVM), so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relao s SCTVM e s SDTVM, julgue os prximos itens.
135 As SDTVM operam no mercado acionrio, comprando,

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como empresa pblica federal, com personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, pela Lei n. 5.662/1971. Com relao ao BNDES, julgue os prximos itens.
145 A parceria com instituies financeiras que tm agncias

vendendo e distribuindo ttulos e valores mobilirios, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros, entre outras atividades.
136 As SCTVM so supervisionadas pela CVM. 137 As SCTVM podem intermediar operaes de cmbio; praticar

estabelecidas em todo o pas permite a disseminao do crdito, possibilitando maior acesso aos recursos do BNDES.
146 O BNDES o rgo do Ministrio do Planejamento,

operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; praticar operaes de conta margem; realizar operaes compromissadas.
138 Praticar operaes de compra e venda de metais preciosos, no

Oramento e Gesto que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do pas. O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) apresenta alto grau de automao, com crescente utilizao de meios eletrnicos para transferncia de fundos e liquidao de obrigaes, em substituio aos instrumentos baseados em papel. Com relao ao SBP, julgue os itens seguintes.
147 Por disposio regulamentar, todas as transferncias de

mercado fsico, por conta prpria e de terceiros, e operar em bolsas de mercadorias e de futuros, por conta prpria e de terceiros, esto entre os objetivos das SCTVM.
139 A normatizao, a concesso de autorizao, o registro e a

superviso dos fundos de investimento, tanto das SCTVM quanto das SDTVM, so de competncia do BACEN.
140 O BACEN poder cancelar a autorizao para funcionamento

da SDTVM e de suas dependncias que, no prazo de trinta dias contados da sua concesso, no iniciarem suas atividades. As sociedades corretoras de cmbio podem ser constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Na denominao social das sociedades corretoras de cmbio, deve constar, obrigatoriamente, a expresso Corretora de Cmbio. No que tange s corretoras de cmbio, julgue os itens a seguir.
141 As sociedades corretoras de cmbio so supervisionadas

fundos entre contas de reservas bancrias tm de ser feitas por intermdio do Sistema de Transferncia de Reservas (STR), operado pelo BACEN.
148 O BACEN tem procurado atuar no sentido de promover

pela CVM.
142 As sociedades corretoras de cmbio tm por objeto social, entre

o desenvolvimento dos sistemas de pagamentos de varejo, visando, sobretudo, ganhos de eficincia relacionados, por exemplo, com o maior uso de instrumentos eletrnicos de pagamento, com a melhor utilizao das redes de mquinas de atendimento automtico (ATM) e de transferncias de crdito a partir do ponto de venda (PDV), bem como com a maior integrao entre os pertinentes sistemas de compensao e de liquidao. O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) um sistema informatizado, centralizado no BACEN, que permite indicar onde os clientes de instituies financeiras mantm bens, direitos e valores, diretamente ou por seus representantes legais e procuradores. No que se refere ao CCS, julgue os itens a seguir.
149 Antes da existncia desse cadastro, havia dificuldade em

outras atribuies, a intermediao em operaes de cmbio e a prtica de operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes. Arrendamento mercantil ou leasing uma operao em que o proprietrio de um bem cede a terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestao. Acerca do arrendamento mercantil, julgue os itens que se seguem.
143 s sociedades de arrendamento mercantil vedada a

contratao de operaes de arrendamento mercantil com o prprio fabricante do bem arrendado.


144 A constituio e o funcionamento das pessoas jurdicas que

identificar contas de depsitos e ativos mantidos no SFN por pessoas fsicas e jurdicas, o que dificultava investigaes e aes destinadas a combater a criminalidade.
150 O CCS contm todos os dados de valor, de movimentao

tenham como objeto principal de sua atividade a prtica de operaes de arrendamento mercantil, denominadas sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorizao da CVM.

financeira e de saldos de contas e(ou) aplicaes.

UnB/CESPE Banco do Brasil S.A.

Caderno BETA

Cargo: Escriturrio

11

You might also like