You are on page 1of 32

!

"#2
MARCO DE 2011

MELHORAR A SAUDE
TAMBEM: SERA QUE FUMAR E TAO PERIGOSO ASSIM? PAGINA 26

CINCO PASSOS PARA

TIRAGEM MEDIA 39.913.000 PUBLICADA EM 83 IDIOMAS

!"#2
3 Voce pode melhorar sua saude 4 1 Alimente-se bem 5 2 Cuide do corpo 6 3 Faca exerccios 7 4 Proteja sua saude 8 5 Motive a si mesmo e sua famlia 9 Tome medidas para melhorar sua saude

MELHORAR A SAUDE

CINCO PASSOS PARA

10 O Conceito da Bblia Castigar o proprio corpo ajuda a se achegar a Deus? 12 Historia dos Martires de Jean Crespin 14 A musica no Israel antigo 17 Um Livro Confiavel Parte 5 A Grecia na historia bblica 21 Feliz por ser um pastor 25 Teve um Projeto? O ovipositor da vespa-da-madeira 26 Os Jovens Perguntam Sera que fumar e tao perigoso assim? 29 Observando o Mundo 30 Para Considerar em Famlia 32 Obrigada por me mostrar um Pai amoroso

VOCE PODE MELHORAR

USTAM, que mora na Russia, leva uma proteger e melhorar bastante a sua saude e a de sua famlia. Sera que esse esforvida agitada. Ele tinha habitos pou co vale a pena? Com certeza! Voce co saudaveis, mas, depois de um pode melhorar sua qualidade de tempo, comecou a perceber os vida e evitar morrer prematuramaus efeitos disso. Parou de fu mente. mar e de consumir alcool em ex cesso. Mesmo assim, trabalhar Por palavras e acoes, os pais muitas horas em frente ao compodem ensinar os filhos a criar putador o deixava sem energia. bons h abitos, que resultar ao Rustam numa saude melhor. Todo o temRustam comecava o trabalho ` po e dinheiro gastos nesse empenho as 8 horas da manha, mas costuma valerao a pena, pois reduzirao o sofriva se sentir completamente desperto so depois das 10, e estava sempre doente. En- mento, as despesas medicas e o tempo gas tao, ele mudou sua rotina. O resultado? Rus- to em tratamentos. Como diz o ditado: E tam responde: Nos ultimos sete anos, nao melhor prevenir do que remediar. perdi mais do que dois dias de trabalho por Nos proximos artigos, analisaremos cinco ano por motivo de doenca. Eu me sinto oti- passos basicos que ajudaram Rustam, Ram e mo ativo e atento e tenho alegria de vi- muitos outros. Esses passos tambem podem ver! ajudar voce. Ram mora no Nepal com a esposa e duas Ram e sua famlia usam filhas adolescentes. As condicoes de sanea agua potavel mento sao precarias no seu bairro, infestado de mosquitos e moscas. Ram e sua famlia conviviam com problemas respiratorios e in feccoes oculares. Eles tambem fizeram mu dancas que melhoraram muito a saude.
Cuide bem de sua saude

SUA SAUDE

Ricas ou pobres, poucas pessoas perce bem como seus h abitos afetam a sa ude. A maioria talvez ache que ter boa saude nao depende muito de si mesmas ou e uma ques tao de sorte. Pensar assim impede muitas de cuidar da saude e de ter uma vida mais produtiva. Seja qual for sua condicao financeira, exis tem passos basicos que voce pode dar para
Despertai! marco de 2011 3

Coma comida. Nao muita. Principalmente vegetais. Essas palavras do escritor Michael Pollan resumem bem um conselho simples e que funciona. O que ele quis dizer?
M Coma alimentos frescos. Substitua os modernos alimentos processados por comida de verdade: produtos integrais e frescos, que as pes soas tem comido ha milenios. Alimentos pre-cozidos industrializados e o chamado fast-food ser vido em lanchonetes geralmente contem nveis altos de acucar, sal e gordura, que contribuem para problemas cardacos, derrame, cancer e outras doencas graves. Em vez de fritar, experimen te cozinhar a vapor, assar ou grelhar. Diminua a quantidade de sal e compense isso com ervas e outros temperos. Coma apenas carne bem cozida e nunca ingira alimentos estragados. M Nao coma demais. A Organizacao Mun dial da Saude (OMS) registra um perigoso au mento no mundo inteiro de pessoas que estao acima do peso e obesas em geral porque comem demais. Uma pesquisa constatou que em partes da Africa ha mais criancas acima do peso do que desnutridas. Criancas obesas correm risco de desenvolver, a curto ou a longo prazo, proble mas de saude, como o diabetes. Pais, deem um bom exemplo aos filhos por comerem com mo deracao.

Alimente-se bem

M Coma principalmente vegetais. Numa re feicao balanceada, a proporcao de frutas, legu mes, verduras e graos integrais deve ser maior que a de carne e carboidratos. Tente substituir carne vermelha por peixe uma ou duas vezes por semana. Diminua a quantidade de alimen tos refinados, como pao e arroz brancos e ma carrao, que perdem muito de seu valor nutricio nal no processo de refinacao. Mas evite dietas da moda, que podem ser perigosas. Pais, prote jam a saude de seus filhos por ensina-los a gostar de alimentos saudaveis. Por exemplo, nos inter valos entre as refeicoes, em vez de salgadinhos e doces, deem a eles nozes, castanhas, frutas e legumes frescos e bem lavados. M Ingira bastante lquido. Adultos e criancas precisam beber todo dia bastante agua e outros lquidos nao adocicados. Isso e ainda mais ne cessario em dias quentes e durante atividade f sica intensa. Esses lquidos eliminam as toxinas do corpo, melhoram a pele e ajudam a diges tao e a perda de peso. Voce tera uma sensacao de bem-estar e sua aparencia vai melhorar. Evi te o excesso de bebidas alcoolicas ou adocicadas. Uma lata de refrigerante por dia pode adicionar quase 7 quilos por ano ao seu peso. Em alguns pases, conseguir agua potavel e difcil e caro. Mas ela e vital. Agua nao potavel precisa ser fervida ou tratada quimicamen te. Acredita-se que agua contaminada seja mais mortfera que guerras ou terremotos. Segundo estatsticas, 4 mil criancas morrem por dia por causa de agua suja. Para os bebes, a OMS recomenda apenas o uso de leite materno nos pri meiros seis meses de vida. Da, outros alimentos podem ser acrescentados, mas a amamentacao deve continuar no mnimo ate os 2 anos.
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada e impressa mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e gra fica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange SP,18285-000. Diretor responsavel: Augusto dos Santos Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 511. 5 2011 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil Vol. 92, No. 3 Monthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

ESTA REVISTA E PUBLICADA visando o esclarecimento de toda a famlia. Mostra-nos como enfrentar os problemas atuais. Veicula as notcias, fala sobre pessoas de muitas terras, examina a religiao e a ciencia. Mas faz mais do que isso. Ela sonda abaixo da superfcie e aponta o verdadeiro significado por tras dos eventos correntes; todavia, permanece sempre politicamente neutra e nao exalta raca alguma como superior a outra. Importantssimo e que esta revista gera confianca na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacfico e seguro, prestes a substituir o atual mundo perverso e anarquico.
4 Despertai! marco de 2011

!"#26

Ninguem jamais odiou o seu proprio corpo, antes o alimenta e dele cuida. (Efesios 5:29, Nova Versao Internacio nal) Alguns cuidados basicos com o corpo podem fazer toda a diferenca na sua saude.
M Descanse o suficiente. Melhor e um pu-

Cuide do corpo

nhado de descanso do que um punhado duplo de trabalho arduo e um esforco para alcancar o vento. (Eclesiastes 4:6) As pessoas tem dormi do cada vez menos por causa das exigencias e distracoes da vida moderna. Mas o sono e essen cial para a boa saude. Pesquisas mostram que durante o sono o corpo e o cerebro se recupe ram, beneficiando a memoria e o humor. O sono fortalece o sistema imunologico e re duz o risco de infeccoes, diabetes, derrame, doencas cardacas, cancer, obesidade, depres sao e talvez ate mesmo mal de Alzheimer. Em vez de driblar a sonolencia nosso mecanis mo de seguranca natural com doces, cafena e outros estimulantes, devemos simplesmente ir dormir. A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono por noite para se sentir bem e ter um dia produtivo. Os jovens precisam de mais horas ainda, pois quando privados disso o
Idiomas: africaner, albanes, alemao,67 amarico, arabe, armenio, bislama, bulgaro, canares, cebuano, chicheva, chines (simplificado), chi nes (tradicional)7 (audio apenas em mandarim), chitonga, chona, cibem ba, cingales, coreano,67 croata, dinamarques,7 eslovaco, esloveno, es panhol,67 estoniano, eve, fijiano, finlandes,7 frances,687 georgiano, grego, guzerate, hebraico, hiligaino, hindi, holandes,67 hungaro, ibo, ilo cano, indonesio, ingles,67 ioruba, islandes, italiano,67 japones,67 kirun di, letao, lingala, lituano, macedonio, malaiala, malgaxe, maltes, mian mar, noruegues,67 polones,67 portugues,687 punjabi, quiniaruanda, quirguiz, rarotongano, romeno, russo,67 samoano, sepedi, servio, seso to, silozi, suali, sueco,7 tagalo, tai, tamil, tcheco,7 tok pisin, tonganes, tsonga, tsuana, turco, ucraniano, urdu, vietnamita, xosa e zulu. 6 Tambem disponvel em CD. 8 Tambem disponvel em MP3 CD-ROM. 7 Audio tambem disponvel no site www.jw.org.

risco de ter problemas psicologicos e dormir ao volante e maior. Dormir e importante principalmente quando estamos doentes. Nosso corpo pode combater algumas doencas, como um resfriado, se simplesmente dormirmos mais e ingerirmos bastante lquido. M Cuide dos dentes. Escovar os dentes e pas sar fio dental depois das refeicoes e especial mente antes de dormir ajuda a evitar caries, doencas gengivais e perda de dentes. Sem eles, o corpo nao aproveita totalmente o alimento in gerido. Relata-se que os elefantes nao morrem de velhice, mas vao morrendo aos poucos de fome depois que seus dentes se desgastam e nao conseguem mais mastigar direito os alimentos. Criancas que sao ensinadas a escovar os dentes e passar fio dental apos as refeicoes tem uma saude melhor na juventude e pelo resto da vida. M Va ao medico. E importante procurar a ajuda de um medico mesmo para algumas doencas aparentemente simples. Em geral, o trata mento e mais eficaz e mais barato quando o diagnostico e precoce. Entao, quando nao estiver se sentindo bem, procure ajuda para descobrir a causa e elimina-la, em vez de ficar apenas tentando aliviar os sintomas. Check-ups regulares feitos em clnicas confiaveis podem prevenir muitos problemas. O mesmo pode ser dito do acompanhamento medico de mulheres gravidas.1 Mas lembre-se de que os medicos nao fazem milagres. A cura definitiva de todas as doencas so acontecera quando Deus fizer novas todas as coisas. Revelacao (Apo calipse) 21:4, 5.
1 Veja o artigo Maes saudaveis, bebes saudaveis, na Despertai! de novembro de 2009.

` Escreva as Testemunhas de Jeova, usando o endereco apropriado. Para uma lista completa dos enderecos das sedes, veja www.watchtower.org/address. Africa do Sul: Private Bag X2067, Krugersdorp, 1740. Alemanha: 65617 Selters. Angola: Caixa Postal 6877, Luanda Sul. Argentina: Casilla 83 (Suc 27B), C1427WAB Cdad. Aut. de Buenos Aires. Belgica: rue dArgile-Potaardestraat 60, B-1950 Kraainem. Bolvia: Casilla 6397, Santa Cruz. Brasil: CP 92, Tatu-SP, 18270-970. Canada: PO Box 4100, Georgetown, ON L7G 4Y4. Costa do Marfim: 06 BP 393, Abidjan 06. Espanha: Apartado 132, 28850 Torrejon de Ardoz (Madrid). Estados Unidos da America: 25 Columbia Heights, Brooklyn, NY 11201-2483. Franca: BP 625, F-27406 Louviers Cedex. Gana: PO Box GP 760, Accra. Gra-Bretanha: The Ridgeway, London NW7 1RN. Holanda: Noordbargerstraat 77, NL-7812 AA Emmen. Italia: Via della Bufalotta 1281, I-00138 Rome RM. Japao: 4-7-1 Nakashinden, Ebina City, Kanagawa-Pref, 243-0496. Malaui: PO Box 30749, Lilongwe 3. Maurcio: Rue Baissac, Petit Verger, Pointe aux Sables. Mocambique: PO Box 2600, 1100 Maputo. Nigeria: PMB 1090, Benin City 300001, Edo State. Nova Caledonia: BP 1741, 98874 Pont des Francais. Paraguai: Casilla 482, 1209 Asuncion. Portugal: Apartado 91, P-2766-955 Estoril. Quenia: PO Box 21290, Nairobi 00505. Senegal: BP 29896, 14523 Dakar. Timor Leste: Box 248, Dili. Uruguai: Casilla 17030, Cesar Mayo Gutierrez 2645 y Cno. Varzi, 12500 Montevideo. Zambia: PO Box 33459, 10101 Lusaka. Zimbabue: Private Bag WG-5001, Westgate.

Gostaria de ter mais informacoes ou um curso bblico domiciliar gratuito?

Despertai! marco de 2011

Se fazer exerccios fosse um compri mido, seria o remedio mais receitado do mundo. (Faculdade de Medicina da Universidade Emory) De todas as coisas que se pode fazer para melhorar a saude, a atividade fsica e uma das mais importantes.

Faca exerccios

M Esforce-se. Ter uma rotina de atividades fsicas nos ajuda a ser mais felizes, pensar com mais clareza, ter mais disposicao, ser mais produtivos e controlar o peso, se for acom panhada de alimentacao adequada. Os exerc cios nao precisam ser dolorosos ou exagerados para surtir efeito. Bastam ser moderados e regulares, algumas vezes por semana. Correr, fazer caminhada, andar de bicicleta e praticar um esporte numa intensidade que acelere seus batimentos cardacos e o faca transpirar pode melhorar sua resistencia e ajudar a evitar um ataque cardaco e um derra me. A combinacao desses exerccios aerobicos com musculacao moderada e ginastica ajuda a fortalecer ossos, musculos internos, bracos e pernas. Es Fazer exerccios pode ser agradavel sas atividades tambem contribuem para manter o metabolismo acelerado, que por sua vez ajuda a controlar o peso. M Mexa-se. Exercitar-se faz bem para pessoas de todas as idades, e nao e necessario entrar numa academia para isso. So de caminhar em vez

de usar carro, onibus ou elevador ja e um bom comeco. Por que esperar por uma carona se voce pode ir a pe, talvez chegando ao seu des tino mais rapido? Pais, incentivem seus filhos a participar em brincadeiras que exigem ativi dade fsica e, sempre que possvel, ao ar livre. Esse tipo de diversao ao contrario de ativida des sedentarias, como jogar videogame forta lece os musculos e ajuda a desenvolver coordenacao motora. Nao importa com que idade voce comece, fazer exerccios moderados pode ser de ajuda. Se voce nao e tao jovem ou tem problemas de saude e nao tem se exercitado ultimamente, se ria bom consultar um medico antes de come car. Mas o importante e comecar! O exerccio gradual e sem exagero pode ajudar ate mesmo os de mais idade a manter forca muscular e massa ossea. Tambem ajuda os idosos a evitar quedas. Foram os exerccios que ajudaram Rustam, mencionado no primeiro artigo desta serie. Sete anos atras, ele e a esposa comecaram a correr um pouco de manha, cinco dias por semana. Ele conta: No incio, inventavamos desculpas para nao ir. Mas o fato de ter companhia nos motivou. Hoje sentimos prazer nesse habito saudavel.

Despertai! marco de 2011

A pessoa sensata ve o perigo e se esconde. (Proverbios 22:3, Bblia na Linguagem de Hoje) Algumas medidas de precaucao podem ajuda-lo a evitar muitas doencas, sofrimento, perda de tempo e dinheiro.
M Mantenha a higiene. Comentando a im portancia de lavar as maos, o Ministerio da Saude do Brasil diz que esse ato simples e barato pode evitar a contaminacao de muitas doencas. Acredita-se que 80% das infeccoes sao transmitidas por maos sujas. Entao, lave as varias vezes ao dia, especialmente antes de comer, preparar alimentos, fazer um curativo ou tocar numa ferida; tambem depois de tocar num animal, usar o banheiro ou trocar a fral da de um bebe. Agua e sabao sao mais eficientes que os hi` gienizadores a base de alcool. As criancas sao mais saudaveis quando os pais as ensinam a la var as maos e a nao tocar na boca e nos olhos. Tomar banho todo dia e trocar as roupas pes soais e de cama com frequencia tambem con tribui para uma saude melhor. M Proteja-se de doencas infecciosas. Evite contato fsico muito proximo ou compartilhar talheres e copos com alguem que esta resfriado ou gripado, visto que a doenca pode ser transmitida por meio de saliva e secrecao na sal. Doencas transmitidas pelo sangue, como hepatite B e C e HIV/aids, sao contradas principalmente por contato sexual, uso intra venoso de drogas e transfusoes. Embora vacinas possam ajudar a prevenir algumas infec coes, seria bom tomar certos cuidados ao ter

Proteja sua saude

contato com um portador de doenca infec ciosa. Cuidado com os insetos. Nao se sente ou durma ao ar livre desprotegido quando mosquitos e outros insetos transmissores de doencas estao ativos. Use mosquiteiro espe cialmente na cama de criancas e passe repe lente de insetos.1 M Mantenha a casa limpa. Faca o maximo para manter a casa arrumada e limpa, por dentro e por fora. Nao deixe acumular agua em lugares onde mosquitos possam procriar. Lixo, sujeira, alimentos e resduos descobertos atraem insetos e outros animais que po dem transmitir doencas. Se nao houver vaso sanitario, construa uma latrina simples em vez de fazer suas necessidades no mato. Man tenha-a coberta para nao atrair moscas, que transmitem agentes causadores de infeccoes oculares e outras doencas. M Previna-se. Respeite as leis de seguranca no trabalho e ao andar de bicicleta, motocicle ta ou carro. Certifique-se de que seu veculo esteja em condicoes seguras antes de dirigi lo. Use roupas e equipamentos de protecao, como oculos e sapatos de seguranca, capace te, cinto de seguranca e protetores auricula res. Nao se exponha excessivamente ao sol, o que causa cancer e envelhecimento precoce da pele. Se voce fuma, pare agora. Isso dimi nuira bastante o risco de doencas cardacas, cancer de pulmao e derrame.2
1 Veja a serie de capa Doencas transmitidas por insetos, na Despertai! de 22 de maio de 2003. 2 Veja a serie de capa Como parar de fumar, na Despertai! de maio de 2010.

1. Os dizeres no turbante. 2. Pedras de onix nas ombreiras. 3. Campainhas nas franjas. 4. A figura A. 5. 133.000. 6. B.
RESPOSTAS DAS PAGINAS 30 E 31

Despertai! marco de 2011

Motive a si mesmo e sua famlia


Todo homem prudente age com base no conhecimento. (Proverbios 13:16, Nova Versao Internacional) Informacoes basicas sobre saude podem ensinar e motivar voce a fazer os ajustes necessa rios para melhorar a sua saude e a de sua famlia.
institui c oes publicas e privadas oferecem programas educacionais e publicacoes sobre uma ampla variedade de assuntos relaciona` dos a saude. Aproveite essas oportunidades para aprender maneiras basicas de melhorar e proteger sua saude. Tenha a mente aberta e esteja disposto a fazer mudancas simples. Os bons habitos que voce aprender e co locar em pratica com respeito a alimenta cao, limpeza, sono, exerccios e prevencao de doencas provavelmente beneficiarao seus fi lhos e os filhos deles. Proverbios 22:6. M O que mais e preciso? Criar e man ter um estilo de vida saudavel nao e apenas uma questao de pensar em si mesmo. Abandonar antigos habitos ruins pode ser desafiador, e ate mesmo pequenas mudancas em geral exigem forte motiva cao. Algumas pessoas nao cui dam da saude, mesmo correnM Continue aprendendo. Em muitos pases,

do o risco de contrair uma doenca grave ou morrer. Por que? Falta a elas algo que todo ser humano precisa: um objetivo significativo na vida. Os casais precisam se manter saudaveis e fortes para ajudar um ao outro. Os pais querem continuar sustentando e educando os filhos. Filhos adultos precisam cuidar de pais e parentes idosos. Alem disso, existe o desejo nobre de ser uma bencao para a comunidade, nao um fardo. Tudo isso envolve amor e preo cupacao pelos outros. E uma motivacao ainda mais forte vem da gratidao e devocao ao Criador. Quem acredi ta em Deus deseja proteger o valioso presente que ele nos deu: a vida. (Salmo 36:9) Se te mos boa saude, podemos servir a Deus mais ativamente. Esse e o motivo mais nobre para cuidarmos da saude.

Sinta os benefcios de um estilo de vida saudavel


8 Despertai! marco de 2011

TOME MEDIDAS PARA MELHORAR

SUA SAUDE

EMBRA-SE de Ram, mencionado no primei ro artigo desta serie? Igual a muitas outras pessoas ao redor do mundo, Ram nao fazia ideia de como a alimentacao balanceada e ou tros habitos sao importantes para a saude. Ele conta: O artigo Alimentos nutritivos ao seu alcance na Despertai! (de 8 de maio de 2002) me ajudou a entender por que devemos dar ` atencao a alimentacao. Ram explica: Eu e minha famlia tentamos colocar em pratica o que aprendemos no artigo. Depois de um tempo, descobrimos que nosso sistema imunologico estava mais forte. Antes de cuidarmos da alimentacao, era co mum ficarmos resfriados, mas agora e raro isso acontecer. Tambem aprendemos maneiras fa ceis e economicas de obter agua potavel, gra cas ao artigo Seis maneiras de proteger a sau de. Despertai! de 22 de setembro de 2003. Outro artigo que me ajudou a melhorar a saude de minha famlia foi Sabao a vacina caseira , na Despertai! de 22 de novembro de 2003.

Nos experimentamos as sugestoes apresentadas nesse artigo logo depois que o lemos. Hoje, nao temos tantas infeccoes nos olhos como an tes. No lugar onde moramos, as pessoas nao se importam com os enxames de moscas e mos quitos. Mas minha famlia aprendeu no vdeo A Bblia: O Poder Dela na Sua Vida1 que de vemos manter esses insetos longe de nos. Isso tambem nos ajuda a ter boa saude. Nao desista! Nao importam as mudancas que precisa fazer, voce pode se sair melhor se comecar aos poucos e estabelecer metas rea listas. Por exemplo, em vez de cortar de vez alimentos pouco saudaveis, tente diminuir seu consumo. Procure ir dormir um pouco mais cedo e fazer um pouco mais de exerccios. Pou co e melhor do que nada. Em geral leva tempo semanas ou meses para que um bom habito se torne parte de sua rotina. Enquanto isso, se voce nao sentir os benefcios imediatos de seus esforcos extras, nao desanime. Se per sistir, apesar dos contratempos, e provavel que sua saude melhore. Neste mundo imperfeito, e impossvel ter saude perfeita. Quando voce fica doente, nem sempre e por causa de alguma negligencia da sua parte, pode ser resultado da fragilida de do ser humano. Assim, nao permita que as preocupacoes com a saude ou qualquer outra coisa deixem voce estressado ou excessivamen te ansioso. Quem de vos, por estar ansioso, ` pode acrescentar um covado a duracao de sua vida?, perguntou Jesus. (Lucas 12:25) Tudo que voce precisa fazer e evitar coisas que, sem necessidade, encurtam a vida ou diminuem sua qualidade. Isso o ajudara, dentro do possvel, a ter uma boa saude ate chegar o dia, no novo mundo de Deus, em que nenhum residente dira: Estou doente. Isaas 33:24.
1 Produzido pelas Testemunhas de Jeova.

Despertai! marco de 2011

O CONCEITO DA B IBLIA

Castigar o proprio corpo ajuda a se achegar a Deus?


saudavel por si mesmo deve ser demonstrado da mesma forma ao conjuge. A Bblia contem muitos princpios que nos ajudam a cuidar do corpo. Por exemplo, ela fala dos benefcios de se exercitar com mode racao. (1 Timoteo 4:8) Menciona o valor me dicinal de certos alimentos e as consequencias da ma alimentacao. (Proverbios 23:20, 21; 1 Ti moteo 5:23) As Escrituras nos incentivam a
Um romeiro fazendo penitencia
5 2010 photolibrary.com

SSA ideia deixa a maioria das pessoas chocadas. Mas religiosos que castigaram o corpo com autoflagelacao, jejuns radicais e ci lcio (roupa de pano grosseiro e aspero que causa irritacao) sao admirados como exem plos de pessoas tementes a Deus. Essas praticas nao aconteciam apenas nos tempos me dievais. De acordo com notcias recentes, ate lderes religiosos de destaque praticam hoje a autoflagelacao. O que leva alguem a adorar a Deus dessa maneira? Como disse um porta-voz de uma or ganizacao que se diz crista, aceitar volunta riamente o desconforto e uma forma de comu nhao com Jesus Cristo e os sofrimentos que ele aceitou voluntariamente para nos remir do pecado. Deixando de lado a opiniao de lde res religiosos, o que a Bblia diz sobre isso?
Cuide de seu corpo

A Bblia nao recomenda nem aprova casti gar o proprio corpo para adorar a Deus. Na realidade, ela diz enfaticamente que as pessoas tementes a Deus devem cuidar do corpo. Veja como ela descreve o afeto que deve existir entre marido e mulher. Referindo-se ao modo natural como um homem cuida do proprio corpo, ela aconselha: Os maridos devem estar amando as suas esposas como aos seus proprios corpos . . ., pois nenhum homem jamais odiou a sua propria carne; mas ele a alimenta e acalenta [cuida dela], assim como tam bem o Cristo faz com a congregacao. Efe sios 5:28, 29. Sera que essa ordem de amar a esposa como o proprio corpo faria sentido se Deus esperas se que torturassemos a nos mesmos como for ma de adora cao? E claro que quem segue os princpios bblicos deve cuidar do corpo e ate ter certa medida de amor por ele, e esse amor
10 Despertai! marco de 2011

ficar saudaveis para podermos estar bem ativos. (Eclesiastes 9:4) Assim, visto que a Bblia da esses conselhos sobre a saude, faria sentido que ela tambem nos incentivasse a ferir a nos mesmos? 2 Corntios 7:1. Algumas organizacoes equivocadamente se baseiam no sofrimento que Jesus e seus primeiros seguidores enfrentaram para incentivar a autoflagelacao. Mas, de acordo com a B blia, o sofrimento que os servos de Deus enfrentaram nunca foi causado por eles mesmos. Quando escritores cristaos da Bblia se referiam ao sofrimento de Cristo, eles o faziam para encorajar os cristaos a suportar persegui cao, nao a causar a propria perseguicao. As sim, quem castiga o proprio corpo nao esta imitando Jesus Cristo. Para ilustrar: imagine que voce ve um amigo a quem admira sendo insultado e espanca do por uma multidao enfurecida. Voce percebe que ele suporta os ataques de forma calma e nao revida com insultos ou golpes. Se quisesse imitar esse amigo, voce comecaria a espan car ou insultar a si proprio? E claro que nao! Se fizesse isso, estaria imitando aquela multi dao enfurecida. Voce apenas se esforcaria para nao revidar caso se deparasse com uma situa cao similar. Assim, fica claro que nao se espera que os seguidores de Cristo causem dor a si mesmos como se precisassem imitar as turbas violen tas que perseguiram Jesus e queriam mata-lo. (Joao 5:18; 7:1, 25; 8:40; 11:53) Na realidade, quando eles sofrem perseguicao, devem imitar o modo calmo como Jesus lidou com adversi dades. Joao 15:20. Mesmo antes da era crista, as Escrituras que ditavam os preceitos da vida e religiao judaica proibiam os judeus de fazer qualquer coisa que lhes causasse ferimentos. Por exemplo, a Lei proibia de forma clara que os judeus se cortassem pratica evidentemente comum em antigas nac oes nao judaicas. (Lev tico
Uma distorcao da Bblia Os crist aos devem repetir o sofrimento de Jesus?

19:28; Deuteronomio 14:1) Se Deus nao queria que eles se cortassem, tambem nao queria que se ferissem com chicotes. O padrao bblico e claro: e inaceitavel para Deus que alguem cause qualquer tipo de ferimento intencional ao proprio corpo. Assim como um artista deseja que seu tra balho seja respeitado, Jeova Deus, o Criador, quer que sua criacao, o corpo humano, seja respeitada. (Salmo 139:14-16) Na verdade, cas tigar o corpo nao melhora a relacao com Deus, mas a enfraquece e distorce os ensinamentos dos Evangelhos.

O padrao bblico e claro: e inaceitavel para Deus que alguem cause qualquer tipo de ferimento intencional ao proprio corpo
O apostolo Paulo, sob inspiracao, escreveu o seguinte a respeito dessas opressivas doutrinas inventadas pelo homem: Estas mesmas coisas, deveras, tem aparencia de sabedoria numa forma de adoracao imposta a si proprio e em humildade fingida, no tratamento seve ro do corpo; mas, n ao sao de valor algum em combater a satisfacao da carne. (Colossenses 2:20-23) De fato, a pratica de ferir a si proprio nao e de valor algum para ajudar alguem a se aproximar de Deus. Na verdade, os requisitos da adora cao verdadeira a Deus sao reanimado res, benevolos e leves. Mateus 11:28-30.
JA SE PERGUNTOU?

Qual e o conceito de Deus sobre o corpo humano? Salmo 139:13-16. Sera que ferir o proprio corpo ajuda a combater desejos improprios?
Colossenses 2:20-23.

A adoracao verdadeira deve ser rgida e difcil? Mateus 11:28-30.

Despertai! marco de 2011

11

Historia dos Martires


de Jean Crespin
Pagina de rosto de Historia dos Martires (Edicao de 1564)

Muitos que questionavam as doutrinas consa` gradas da Igreja sofriam horrores as maos de seus opositores religiosos. Uma fonte de infor macoes sobre esse tratamento cruel e o livro Le Livre des martyrs, de Jean Crespin, publica do em Genebra, Suca, em 1554. Tambem e co nhecido como Histoire des martyrs.1
` Um advogado adere a Reforma

M 1546, 14 homens de Meaux, Franca, fo ram declarados culpados de heresia e con denados a ser queimados vivos. Por que? Eles se reuniam nas casas para orar, cantar salmos e celebrar a Ceia do Senhor, e afirmavam que nunca aceitariam idolatrias papistas. No dia da execucao, o professor catolico romano Francois Picard confrontou os conde nados com perguntas sobre o que eles acreditavam a respeito da Ceia do Senhor. Ao responderem, eles questionaram Picard sobre o ensino catolico da transubstanciacao, que afir ma que o pao e o vinho usados nessa celebra cao se transformam milagrosamente na carne e no sangue de Jesus. Eles perguntaram: Sera que o pao tem sabor de carne? Ou o vinho, sabor de sangue? Apesar da falta de argumentos de Picard, os 14 foram amarrados em estacas e queimados vivos. Os que nao tiveram a lngua arrancada ` cantavam salmos. Padres que assistiam a exe cucao tentaram abafar a voz deles por cantar mais alto. No dia seguinte, no mesmo lugar, Picard anunciou que os 14 estavam condenados ao tormento eterno do inferno. No seculo 16, a Europa era um lugar perigoso para quem ousasse discordar da Igreja.
12 Despertai! marco de 2011

Crespin nasceu por volta de 1520 na cida de de Arras, onde hoje e o norte da Franca, e estudou direito em Louvain, Belgica. Provavelmente foi ali que teve seu primeiro contato com ideias reformistas. Em 1541, foi para Paris a fim de trabalhar como secretario de um jurista renomado. Nessa epoca, presen ciou a execucao de Claude Le Painctre na Pra ca Maubert, Paris, que havia sido condenado por heresia. Crespin ficou muito impressio nado com a fe daquele jovem ourives que foi queimado vivo pelo crime de, segundo Crespin, anunciar a verdade a parentes e amigos. Nesse perodo, Crespin comecou a atuar na area jurdica em Arras. Mas, pouco tempo depois, foi acusado de heresia por causa de suas novas crencas. Para fugir da acusacao, ele se mudou para Estrasburgo, Franca, e depois foi morar em Genebra, Suca, onde se juntou aos reformadores. Ele abandonou a carreira jurdica e se tornou impressor. Crespin publicou obras religiosas de refor madores, como Joao Calvino, Martinho Lu 1 Uma traducao de um ttulo da obra de Crespin e o Livro dos Martires, Isto E, uma Coletanea de Varios Martires que Mor- reram em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, desde Jan Hus ate Este Ano, 1554. Varias edicoes revisadas e ampliadas com ttu los e conteudos diferentes foram publicadas durante a vida de Crespin; e outras, apos sua morte.

O rei frances Henrique II e sua corte ` assistindo a execucao de protestantes

Imagens nas duas paginas: 5 Societe de lHistoire du Protestantisme Francais, Paris

tero, Joao Knox e Teodoro Beza. Imprimiu o chamado Novo Testamento em grego e tradu coes da Bblia inteira ou em partes em es panhol, frances, ingles, italiano e latim. Mas Crespin ficou famoso pelo livro Historia dos Martires. Nele, alistou muitos dos que foram executados por heresia entre 1415 e 1554.
Por que ter uma lista de martires?

Boa parte das obras produzidas pelos reformadores denunciava a crueldade das auto ridades catolicas. Encorajava as pessoas por dizer que o herosmo dos martires protestan tes era uma continuacao dos sofrimentos dos servos de Deus no passado, incluindo os cris taos do primeiro seculo. Para dar aos compa nheiros protestantes exemplos de fe, Crespin compilou um catalogo dos que haviam morrido por causa de suas crencas.1 O livro de Crespin e uma compilacao de registros de julgamentos, processos inquisito riais e relatos de testemunhas oculares, alem de depoimentos escritos por acusados enquan to estavam na prisao. Tambem contem cartas animadoras enviadas para os presos, algumas das quais citavam muitas passagens da Bblia. Crespin acreditava que a fe dos escritores merecia ser eternizada. Boa parte das informa c oes doutrinais abrangidas no livro de Crespin se concentra nas bem conhecidas desavencas entre catoli cos e protestantes. Os motivos dessas desavencas eram, por exemplo, o uso de imagens na
1 Duas outras listas como essa (martirologios) foram publicadas em 1554 mesmo ano em que Crespin publicou o livro Historia dos Martires , uma na Alemanha, por Ludwig Rabus, e outra em latim, por John Foxe.

adoracao, o purgatorio e oracoes pelos mor tos, bem como se o sacrifcio de Jesus era re petido nas Missas catolicas e se o papa era representante de Deus. A Historia dos Martires comprova as con troversias e intolerancia que marcaram aque la epoca violenta. Embora Crespin tenha se concentrado na perseguicao catolica contra os protestantes, e bom lembrar que em algu mas ocasioes os protestantes tambem perseguiram os catolicos praticamente com a mesma crueldade. Em toda a Historia, a religiao falsa tem se manchado com o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra. Nao ha duvida de que o sangue dos que Deus reconhece como seus fieis martires clama por vinganca. (Revelacao [Apocalipse] 6:9, 10; 18:24) E provavel que alguns dos que sofreram e morreram por causa de sua fe nos dias de Jean Crespin buscavam sinceramente a verdade religiosa.
Despertai! marco de 2011 13

A musica
A

no Israel antigo
nos tambores foram encontradas em Israel em lugares como Aczibe, Megido e Bete-Sea. Esse instrumento, muitas vezes chamado de pandeiro em traducoes da Bblia, provavel mente era um aro de madeira simples revestido com pele de animal esticada. Nos tempos patriarcais, os pandeiros eram tocados por mulheres em ocasioes fes tivas junto com canto e danca. A Bblia con ta que quando o lder israelita Jefte voltou para casa apos vencer uma batalha importante, sua filha correu para encontra-lo tocando pandeiro e dancando. Em outra oca siao, mulheres comemoraram as conquistas de Davi com can c oes e com dan cas e com pandeiros. Juzes 11:34; 1 Samuel 18:6, 7. Quando Davi agora como rei trouxe a arca do pacto para Jerusalem, as pessoas festejavam perante Jeova com toda sorte de instrumentos de pau de junpero, e com harpas, e com instrumentos de cordas, e com pandeiros, e com sistros, e com cmbalos. (2 Samuel 6:5) Mais tarde, o templo em Je rusalem passou a ter sua propria orquestra, que inclua musicos treinados que tocavam cmbalos, trombetas, harpas e outros instrumentos de cordas. Nao e difcil imaginar como eram os pandeiros, mas o que dizer dos sistros? Tudo indica que eram uma esp ecie de chocalho, com uma pequena armacao oval e um cabo, que produzia sons agudos e contnuos. Eles sao mencionados na Bblia apenas uma vez,

MUSICA era parte fundamental da cultura do Israel antigo. Trombetas e buzinas eram tocadas para convocar o povo para a adoracao e indicar eventos especiais. O som de harpas e liras era usado para tranquilizar a realeza. (1 Samuel 16:14-23) Usa vam-se tambores, cmbalos e chocalhos na comemoracao de ocasioes alegres. 2 Sa muel 6:5; 1 Cronicas 13:8. Jubal, um descendente de Caim, e men cionado na Bblia como o fundador de to dos os que manejam a harpa e o pfaro. (Genesis 4:21) Ele pode ter sido o inventor de instrumentos de cordas e sopro. Embora a Bblia descreva muitos acon tecimentos em que a musica desempenhou um papel importante, ela fala bem pouco sobre os instrumentos musicais. No entan to, descobertas arqueologicas e documentos antigos possibilitaram a eruditos deduzir a aparencia deles e o som que produziam. Al gumas conclusoes nao sao concretas, mas vejamos alguns exemplos bem documentados.
Pandeiros, sistros e cmbalos

Depois que Deus milagrosamente condu ziu Moises e os israelitas atraves do mar Ver melho, a irma de Moises, Miria, e todas as mulheres saram com pandeiros e em dancas. (Exodo 15:20) Embora nunca se te nham achado pandeiros dos tempos bblicos parecidos com os atuais, antigas estatuetas de ceramica de mulheres segurando peque14 Despertai! marco de 2011

O sistro era tocado como se fosse um chocalho

quando a arca do pacto foi levada a Jeru salem. Mas, segundo a tradicao judaica, os sistros tambem eram tocados em ocasioes tristes. E o que dizer dos cmbalos? Voce talvez pense nos dois grandes pratos de metal que produzem som quando percutidos um con tra o outro. Mas alguns cmbalos do Israel antigo tinham apenas cerca de 10 centme tros de diametro, parecidos a castanholas, e produziam um tinido.
Harpas e instrumentos de cordas

A harpa era um instrumento que o Rei Davi tocava com habilidade

O kinnor, geralmente chamado de harpa ou lira, era um instrumento usado no Israel antigo. Davi o tocava para acalmar o Rei Saul. (1 Samuel 16:16, 23) Eruditos en contraram pelo menos 30 representacoes da lira em antigos muros de pedra, moedas, mosaicos, placas e selos. O formato do instru mento mudou ao longo dos seculos. O musico o segurava nos bracos e tocava as cordas com os dedos ou uma palheta. O nablo era parecido ao kinnor. Nao se sabe ao certo quantas cordas ele tinha, qual era seu tamanho e se era tocado arpejado ou dedilhado. Mas a maioria dos eruditos acredita que tanto o nablo como o kinnor eram portateis. Deus havia instrudo Moises a fazer duas trombetas de prata batida. (Numeros 10:2)
Trombetas e buzinas

O pandeiro e usado desde os tempos patriarcais

A trombeta era usada para anunciar muitos eventos

Estatueta do oitavo seculo AEC de uma mulher segurando um instrumento de percussao

Moeda do segundo seculo EC retratando um instrumento de cordas

Os sacerdotes as usavam para anunciar mui tos eventos relacionados com o templo e varias festividades. Elas produziam sons diferentes, dependendo do motivo, incluindo um som alto e sustentado ou um mais curto. Ainda nao se sabe qual era a aparencia verdadeira dessas trombetas, visto que nenhum exemplar dos tempos bblicos foi descober to. Existem apenas interpretacoes de artis tas, como a entalhada num baixo-relevo no Arco de Tito, em Roma. A buzina, ou chofar, e mencionada nas Escrituras Hebraicas mais de 70 vezes. Esse instrumento podia ser feito com chifre de bode ou de carneiro. De acordo com fontes judaicas, a buzina tinha dois formatos um reto, com uma boquilha de ouro, e o outro curvo, decorado com prata. A buzina costumava ser usada como instrumento de sinali zacao, visto que podia produzir um som di fuso e seco de dois ou tres tons. No Israel antigo, a buzina era usada para sinalizar determinados eventos religiosos, como o incio e o fim do sabado. Mas tam bem era usada em outras situacoes por exemplo, em epocas de guerra. Imagine o impacto assustador que o toque de 300 buzinas deve ter tido sobre os midianitas pouco an tes de serem atacados de surpresa pelo exer` cito de Gideao a noite! Juzes 7:15-22. Instrumentos como sinos, flautas e alau des tambem eram usados nos tempos bbli cos. Daniel, profeta de Jeova que estava exi lado na antiga Babilonia, escreveu sobre a orquestra do rei babilonio Nabucodonosor. Ela inclua a ctara, o pfaro e a gaita de foles. Daniel 3:5, 7. Esta breve descricao de alguns dos instru mentos musicais mencionados nas Escritu ras confirma o fato de que a musica fazia parte do dia a dia do Israel antigo e prova velmente de outras nacoes antigas. Ouvia-se m usica nas cortes reais e em locais de adoracao, bem como nos povoados e nas casas.
Todo tipo de instrumentos musicais

Estatueta de cer amica: Z. Radovan/BPL/Lebrecht; moeda: 5 2007 de David Hendin. Todos os direitos reservados; pedra do templo: foto 5 Museu de Israel, Jerusalem; cortesia de Israel Antiquities Authority

Pedra do primeiro seculo AEC, encontrada na area do templo em Jerusalem, com a inscricao para o local onde se tocam trombetas

16

Despertai! marco de 2011

UM LIVRO CONFIAVEL

Parte 5

A Grecia na historia bblica


Este e o quinto de uma serie de sete artigos em numeros consecutivos de Despertai! que trata das sete potencias mundiais da historia bblica. O objetivo e mostrar que a Bblia e confiavel e inspirada por Deus e contem uma mensagem de esperanca de que um dia o sofrimento causado pelo domnio cruel do homem acabara.

Acima, linha do tempo: Relevo em pedra eg pcio e busto de Nero: Foto tirada por cortesia do Museu Britanico; relevo em pedra persa: Museu do Louvre, Paris; abaixo, busto de Alexandre, o Grande: Museu do Louvre, Paris

O QUARTO seculo AEC, um jovem ma cedonio chamado Alexandre projetou a Grecia1 no cenario mundial. Na realidade, ele levou a Grecia a se tornar a quinta potencia mundial na historia bblica e, com o tempo, ficou conhecido como Alexandre, o Grande. Os imperios anteriores foram o Egito, a Assria, Babilonia e a Medo-Persia. Apos a morte de Alexandre, seu imperio foi fragmentado e comecou a enfraquecer. Mas a influencia da Grecia em termos de cultura, idioma, religiao e filosofia duraram muito tem po apos o fim do imperio.
Historia confiavel

a maioria das quais ficava em Israel cha mado Decapolis, que se origina de uma palavra grega que significa dez cidades. (Mateus 4:25; Marcos 5:20; 7:31) A Bblia menciona essa regiao algumas vezes, e sua existencia e comprovada pela Historia e por impressionan tes runas de teatros, anfiteatros, templos e salas de banho.

O registro bblico nao menciona nenhum profeta de Deus durante a epoca da suprema cia grega. Tambem nenhum livro bblico ins pirado foi escrito nesse perodo. No entanto, a Grecia aparece nas profecias bblicas. Alem disso, as Escrituras Gregas Cristas, em geral chamadas de Novo Testamento, fazem varias ` referencias a influencia grega. Por exemplo, havia um grupo de dez cidades helensticas
` 1 A palavra Grecia neste artigo refere-se a Grecia antiga an tes do primeiro seculo e nao tem nenhuma relacao com as fronteiras nacionais modernas.

Com uns 200 anos de antecedencia, a profecia bblica apontava para Alexandre, o Grande
17

GRECIA MEDIA

EGITO

PERSIA INDIA IMPERIO GREGO

A Bblia predisse com precisao as conquistas de Alexandre, o Grande, e a divisao de seu imperio

` A Bblia tambem faz muitas referencias a religiao e cultura grega, em especial no livro de Atos, escrito pelo medico Lucas. Veja alguns exemplos: Ao descrever eventos que ocorreram duran te a visita do apostolo Paulo a Atenas em 50 EC, a Bblia diz que a cidade estava cheia de dolos. (Atos 17:16) Provas historicas confirmam que Atenas e os bairros residenciais em seus arredores estavam cheios de santua rios e dolos religiosos. Atos 17:21 diz que todos os atenienses e os estrangeiros residentes temporariamente ali gastavam seu tempo de folga em nada mais do que em contar algo ou escutar algo novo. Os escritos de Tucdides e Demostenes comprovam o interesse dos atenienses em conversas e debates. A Bblia declara de modo especfico que fi losofos epicureus bem como estoicos passaram a conversar com Paulo polemicamente, e que ate o levaram para o Areopago para ouvirem mais sobre o que ele tinha a dizer. (Atos
18 Despertai! marco de 2011

17:18, 19) Atenas era conhecida por seus mui tos filosofos, incluindo os epicureus e os estoicos. Paulo se refere a uma inscricao num altar ateniense que dizia: A um Deus Desconhecido. (Atos 17:23) Altares dedicados a um deus desconhecido provavelmente foram construdos por Epimenides, de Creta. Em seu discurso aos atenienses, Paulo ci tou as palavras pois nos tambem somos pro genie dele, nao as atribuindo a um unico poe ta, mas a certos dos poetas entre vos. (Atos 17:28) Tudo indica que esses poetas gregos eram Arato e Cleanto. Com bons motivos, certo erudito concluiu: Quando leio o relato sobre a visita de Paulo a Atenas, percebo evidencias de que foi escrito por alguem que presenciou a situacao. O mes mo pode ser dito da descric ao da Bblia sobre os episodios de Paulo em Efeso, na Asia Me nor. No primeiro seculo EC, essa cidade ainda ` se mantinha apegada a religiao grega paga, em ` especial a adoracao da deusa Artemis.

O templo de Artemis, uma das sete maravi lhas do mundo antigo, e mencionado varias vezes no livro de Atos. Por exemplo, o relato diz que o ministerio de Paulo em Efeso irri tou um prateiro chamado Demetrio, que tinha um negocio prospero fazendo santuarios de prata de Artemis. Ele disse, com raiva: Este Paulo tem persuadido uma multidao conside ravel, voltando-os para outra opiniao, dizendo que nao sao deuses os feitos por maos. (Atos 19:23-28) Da, Demetrio incitou uma multidao enfurecida, que comecou a gritar: Grande e a Artemis dos efesios! Hoje, e possvel visitar as runas de Efeso e o local do templo de Artemis. Alem disso, ins cricoes antigas de Efeso confirmam que se fa ziam dolos em homenagem a essa deusa e que havia uma guilda (associacao) de prateiros na cidade.
Profecias confiaveis

Cerca de 200 anos antes de Alexandre, o Grande, um profeta de Jeova Deus chamado Daniel escreveu o seguinte a respeito de po tencias que dominariam o mundo: Eis que vi-

Estatua da deusa efesia Artemis

Altar dedicado a um deus desconhecido

nha um bode dos caprdeos desde o poente sobre a superfcie de toda a terra, e ele nao tocava na terra. E quanto ao bode, havia entre os seus olhos um chifre proeminente. E ele foi chegando ao carneiro dos dois chifres, . . . e vi nha correndo em direcao a ele em seu podero so furor. E . . . passou a golpear o carneiro e a quebrar-lhe os dois chifres, e mostrou-se nao haver poder no carneiro para se manter de pe diante dele. De modo que o lancou por terra e o pisoteou . . . E o bode dos caprdeos, da sua parte, assumiu ares de grandeza, em extremo; mas, assim que se tornou forte, foi quebrado o grande chifre, e passaram a subir de modo proeminente quatro em lugar dele, em direcao aos quatro ventos dos ceus. Daniel 8:5-8. A quem se referiam essas palavras? O proprio Daniel responde: O carneiro que viste, tendo dois chifres, representa os reis da Media e da Persia. E o bode peludo representa o rei da Grecia; e quanto ao chifre grande que havia entre os seus olhos, este representa o primeiro rei. Daniel 8:20-22. Pense nisto! Na epoca em que Babilonia era a potencia mundial, a Bblia predisse que as po tencias sucessoras seriam a Medo-Persia e a Grecia. Alem disso, como ja citado, a Bblia declarou de modo especfico que o grande chifre Alexandre , assim que se tornas se forte, seria quebrado e substitudo por outros quatro, acrescentando depois que nenhum deles seria descendente de Alexandre. Daniel 11:4. Essa profecia se cumpriu em detalhes. Alexandre se tornou rei em 336 AEC e, no pe rodo de sete anos, derrotou o poderoso rei persa Dario III. Depois, Alexandre continuou a expandir seu imperio ate 323 AEC, quando morreu prematuramente aos 32 anos de idade. Ninguem sucedeu Alexandre como governante absoluto, e nenhum descendente seu assu miu o poder. Na verdade, seus quatro lderes mais importantes Lismaco, Cassandro, Seleuco e Ptolomeu se proclamaram reis por conta propria e assumiram o imperio, relata o livro The Hellenistic Age (A Era Helenstica).
Despertai! marco de 2011 19

TE

TIRO
IN
Aterro de Alexandre

CO

NT

Aterro com o passar dos anos

EN

1/4 milha 400 metros

TIRO ATUAL

Alexandre cumpriu a profecia bblica ao usar escombros da parte de Tiro que ficava no continente para fazer um aterro ate a cidade-ilha

Durante suas campanhas, Alexandre tam bem cumpriu outras profecias bblicas. Por exemplo, os profetas Ezequiel e Zacarias, que viveram no setimo e no sexto seculo AEC, predisseram a destruicao da cidade de Tiro. (Ezequiel 26:3-5, 12; 27:32-36; Zacarias 9:3, 4) Ezequiel ate mesmo escreveu que suas pedras e po seriam colocados no proprio meio da agua. Sera que isso aconteceu? Analise o que as tropas de Alexandre fizeram durante o cerco de Tiro em 332 AEC. Elas ajuntaram as runas do que era a parte continental de Tiro e levaram os escombros para o mar para fazer um aterro ligando o ` continente a cidade-ilha de Tiro. A estrategia funcionou, e Tiro foi derrotada. As profe cias contra Tiro se cumpriram ate nos detalhes mais precisos, comentou um erudito do seculo 19 ao explorar o local.1 As conquistas de Alexandre nao trouxeram um mundo pacfico e seguro. Depois de anali sar o domnio da Grecia antiga, certo erudito comentou: As condicoes basicas das pessoas comuns . . . nao mudaram quase nada. Essa si tuacao pode ser observada com frequencia ao
1 Conforme` predito por Ezequiel, a primeira conquista de Tiro ocorreu as maos do rei babilonio Nabucodorosor. (Eze quiel 26:7) Apos isso, a cidade foi reconstruda. Essa cidade re construda foi a que Alexandre destruiu, cumprindo cada detalhe das palavras dos profetas.

Uma esperanca confiavel

longo da Historia e confirma mais uma vez a declaracao da Bblia: Homem tem dominado homem para seu prejuzo. Eclesiastes 8:9. No entanto, esse domnio deficiente nao continuara para sempre, porque Deus estabe leceu um governo que e muito superior a qualquer forma de governo humano. Chamado de Reino de Deus, ele substituira todos esses go vernos, e seus suditos terao verdadeira paz e seguranca para sempre. Isaas 25:6; 65:21, 22; Daniel 2:35, 44; Revelacao (Apocalipse) 11:15. O Rei do Reino de Deus e o proprio Jesus Cristo. Em contraste com os governantes hu manos, que sao indiferentes e gananciosos por ` poder, Jesus e motivado por amor a Deus e a humanidade. A respeito dele, um salmista pre disse: Pois livrara ao pobre que clama por aju da, tambem ao atribulado e a todo aquele que nao tiver ajudador. Tera do daquele de condi cao humilde e do pobre, e salvara as almas dos pobres. Resgatara sua alma da opressao e da viol encia. Salmo 72:12-14. E esse tipo de governante que voce gosta ria de ter? Entao, nao deixe de analisar a sex ta potencia mundial da historia bblica: Roma. De fato, foi durante o domnio romano que o predito Salvador nasceu e deixou uma marca indelevel na Historia da humanidade. Leia o sexto artigo desta serie, que sera publicado no proximo numero desta revista.

20

Despertai! marco de 2011

Feliz por ser um pastor


NARRADO POR ALYMBEK BEKMANOV

Aos 3 anos de idade, comecei a cuidar de ovelhas. Passei a gostar muito dessa ativi dade e, aos 17 anos, ja tinha bastante expe riencia. Mais tarde, porem, descobri que existe outro tipo de pastor pastor em sentido espiritual. Vou explicar por que esse segundo tipo me trouxe mais alegria.

ASCI em 1972. Vim de uma grande fa mlia quirguiz e morava no povoado de ` Chyrpykty, as margens do belo lago Issyk Kul. A regiao ao redor do lago e uma atracao turstica famosa para aqueles que visitam o Quirguistao, que fazia parte da ex-Uniao So vietica. Hoje, moro com minha esposa, Gul mira, em Bishkek, capital do Quirguistao, a cerca de 200 quilometros do lugar onde fui criado.
Um pastor e as ovelhas

Durante minha infancia, na primavera, cos tumavamos levar as ovelhas a pastos no alto das montanhas. A subida de quase 3 mil me tros era difcil e levava varios dias. Alguns pas tores preferiam um atalho e chegavam mais rapido. Mas esse trajeto beirava desfiladeiros e barrancos, e as ovelhas que se desviavam um ` pouco do caminho as vezes eram encontradas feridas e ate mortas. Nesses caminhos tambem havia lobos que costumavam assustar ou atacar as ovelhas, separando-as do rebanho e matando-as. Por isso,

meu tio escolhia um trajeto que era mais facil e menos perigoso, embora acrescentasse um ou ` mais dias de viagem. As vezes, eu tinha vontade de ir mais depressa, mas meu tio me parava e dizia: Alymbek, pense nas ovelhas, nao em voce mesmo. Os pastos no alto das montanhas eram be los, e ali se construam currais temporarios ` para proteger as ovelhas a noite. Alguns pasto res nao gostavam de acordar cedo e so levavam as ovelhas para os pastos bem depois do nascer do sol. Quando os animais comecavam a pas tar, o tempo ja estava bem quente. Em pouco tempo, as ovelhas se agrupavam com as cabecas abaixadas, respirando com muita dificuldade. Por causa do calor e do can saco, elas nao comiam o suficiente e ficavam fracas e magras. Meu tio era diferente e ja es tava de pe antes de amanhecer, por volta das 4 horas. Quando o sol nascia, ele ja tinha conduzido suas ovelhas a um bom pasto. Ali, elas tinham tempo para pastar sob o ar refrescante da manha. E por isso que se costumava dizer: Olhe para as ovelhas e vera o pastor.
Despertai! marco de 2011 21

Uma boa hora para inspecionar e tratar as ovelhas e quando elas estao descansando depois de pastarem. Um dos maiores problemas que nosso rebanho tinha eram as moscas que depositavam ovos no umbigo das ovelhas. Quando isso acontecia, o umbigo ficava inflamado e inchava. Se o problema demorasse muito para ser descoberto, a dor chegava a fi car tao intensa que o animal podia se afastar do grupo e morrer. Por isso, inspecionavamos nossas ovelhas quase todo dia. Isso levava tempo e era trabalhoso, mas valia a pena ver o rebanho saudavel e feliz. Toda noite, quando saamos do pasto e vol tavamos para o curral, contavamos as ovelhas. Elas entravam num cercado atraves de um por ` tao estreito as vezes, ate tres ou quatro por vez. Havia centenas de ovelhas em nosso reba nho, mas tnhamos desenvolvido tanta habili dade que conseguamos contar ate 800 ovelhas em 15 ou 20 minutos, algo que exigia muita pratica. Quando vamos que estava faltando uma ovelha, meu tio apanhava uma arma e um bas tao e saa procurando por ela ate debaixo de chuva ou quando estava escuro, mesmo que fosse apenas um filhote. Ele a chamava bem alto. Sua voz assustava animais selvagens. Quando o animal perdido ouvia sua voz, com certeza se sentia seguro. Davamos um nome para cada ovelha, de acordo com as diferencas na aparencia e no comportamento. Num rebanho, parece que sempre havia ovelhas teimosas. Por alguma ra zao, elas simplesmente nao queriam obedecer ` ao pastor. As vezes, outras ovelhas tinham a tendencia de seguir uma desobediente. Entao, o pastor tentava treinar e disciplinar as que eram teimosas. Por exemplo, deixava uma ovelha assim sozinha no cercado. Com o tempo, algumas aceitavam a correcao e obedeciam aos comandos do pastor. As que continuavam teimosas iam parar em nosso prato.

convocado para o exercito sovietico. Enquanto servia na Russia, meus colegas de artes marciais formaram uma quadrilha de criminosos. Quando voltei para o Quirguistao, eles me disseram que, se eu me juntasse a eles, poderia ter o que quisesse. Mas, bem nessa epoca, conhe ci as Testemunhas de Jeova. Elas responderam a perguntas que me perturbavam desde a infancia, por exemplo, por que morremos. Aprendi com nossas conversas que a morte e resultado do pecado do primei ro homem, Adao. (Romanos 5:12) Tambem aprendi na Bblia que Jeova, o Deus verdadeiro, enviou seu Filho Jesus como nosso Reden tor e que, por termos fe em Jeova e em seu Filho, podemos obter o perdao de nosso pe cado herdado. Isso nos dara condicoes de vi ver para sempre num paraso na Terra, em har monia com o proposito original de Deus para a humanidade. Salmo 37:11, 29; 83:18; Joao 3:16, 36; 17:1-5; Revelacao (Apocalipse) 21:3, 4. As respostas bblicas que as Testemunhas de Jeova me deram eram tao claras e compreensveis que me levaram a dizer: Agora, tudo faz sentido! Nao queria mais estar com meus an tigos camaradas. Eles tentaram varias vezes me fazer voltar para o grupo. Mas a minha vonta de de aprender as verdades bblicas e coloca-las em ` pratica era tao forte que me ajudou a resistir as ofertas tentadoras deles e a me tornar um pastor espiritual. Nessa epoca, uma curandeira famosa em minha regiao estava para visitar minha mae. Certo dia, quando cheguei em casa, a mulher es tava realizando uma sessao esprita. Ela disse ` que eu tinha um dom e me incentivou a ir a mesquita e pegar um amuleto, dizendo que ele me ajudaria. Ela quase me convenceu de que fazer isso me daria o dom de curar. No dia seguinte, procurei as Testemunhas de Jeova que me ensinavam a Bblia e contei o que tinha acontecido. Elas me mostraram na Bblia que Jeova e contra todo tipo de espiritis mo, visto estar ligado a espritos maus. (Deute Outro tipo de pastor ronomio 18:9-13) Durante algumas noites, nao Em 1989, estudei artes marciais e desenvol- consegui dormir por causa da influencia dos vi bastante habilidade. No ano seguinte, fui demonios. Quando as Testemunhas de Jeova
22 Despertai! marco de 2011

Nossas ovelhas no pasto

Contavamos as ovelhas toda noite para verificar se havia alguma perdida

me ensinaram a orar da forma aprovada por Deus, logo parei de ter pesadelos. Fiquei convencido de ter encontrado o verdadeiro Pastor, Jeova. Aprendi que Davi, escritor de muitos salmos da Bblia, tambem tinha sido pastor quando jo vem. Ele chamou Jeova de meu Pastor, e os sentimentos que ele tinha por Deus tocaram meu coracao. (Salmo 23:1-6) Eu queria imitar o Filho de Jeova, Jesus, que e chamado de o pastor das ovelhas. (Hebreus 13:20) Numa assembleia realizada na cidade de Bishkek no incio de 1993, simbolizei minha dedicacao a Jeova pelo batismo em agua.
Uma reuniao importante

Muitos dos meus parentes, bem como meus vizinhos, comecaram a se reunir para estudar a Bblia. Cerca de 70 pessoas de nosso povoado A filha de um pastor se reuniam perto do lago Issyk Kul. Um parente meu, que era chefe do conselho do povoado, Alguns meses antes de um grande congresso ficou muito interessado. Ele disse que provi- das Testemunhas de Jeova em Moscou, Rus denciaria uma grande reuniao para que pudes- sia, em agosto de 1993, conheci Gulmira, uma
Despertai! marco de 2011

semos falar sobre nossas novas crencas. Mas os lderes religiosos locais comecaram a incitar o ` povo da regiao a se opor a nossa obra de prega cao. Eles combinaram de aproveitar essa reu niao para colocar a populacao contra nos. Quando chegou o dia, havia por volta de mil pessoas ali, incluindo habitantes de tres povoa dos vizinhos. Algumas Testemunhas de Jeova estavam presentes, e uma delas comecou a ex plicar nossas crencas baseadas na Bblia. Me nos de cinco minutos depois, uma pessoa se levantou e comecou a fazer perguntas provoca tivas. Seguiram-se acusacoes e ameacas, e a as sistencia foi instigada a ponto de querer nos agredir. Nesse momento, um de meus irmaos mais velhos, que tinha comecado a estudar a Bblia havia pouco tempo, se levantou para nos defender. Todo mundo tinha medo dele e o evitava porque ele sabia lutar muito bem. Com coragem, ele ficou entre os agressores e as Testemu nhas de Jeova, e samos dali ilesos. Nos anos seguintes, muitos dos que estavam naquela reu niao se tornaram Testemunhas de Jeova. Hoje, mais de 50 pessoas de nosso povoado de cerca de mil habitantes sao Testemunhas de Jeova.

23

Testemunha de Jeova de um povoado quirguiz. Os parentes dela tambem haviam sido pastores. Em 1988, quando as atividades das Teste munhas de Jeova ainda estavam proscritas na Uniao Sovietica, a mae de Gulmira tinha come cado a estudar a Bblia com uma Testemunha de Jeova chamada Aksamy. Na decada de 70, Aksamy foi a primeira Testemunha de Jeova quirguiz na regiao. Em pouco tempo, Gulmira comecou a parti cipar do estudo que sua mae estava fazendo com Aksamy. Em 1990, as duas se batizaram. A verdade havia tocado o coracao de Gulmira, e logo ela comecou a pregar por tempo integral como pioneira. Nos dois anos seguintes, vi Gulmira apenas algumas vezes, visto que morava a cerca de 160 quilometros dela. Em marco de 1995, deci di conhece-la melhor. Entao, certa manha, fui ` a casa dela com esse objetivo. Tomei um susto ao saber que ela iria embora no dia seguinte para servir na sede das Testemunhas de Jeova na Russia, a uns 5.600 quilometros de distancia. Nessa epoca, eu ja servia como ministro de tempo integral e tinha comecado a aprender russo, visto que ainda nao tnhamos nenhuma publicacao disponvel em quirguiz. Eu e Gul mira nos correspondemos por meio de cartas por tres anos e lamos as mesmas passagens da Bblia para ter conversas espirituais sobre esses textos. Nesse meio-tempo, servi na primei ra congregacao de lngua quirguiz, na cidade de Balikchi. Em 1998, Gulmira veio para o Quirguistao de ferias, e nos nos casamos. Recebi o convite para servir com ela na sede da Russia. Fiquei muito feliz por ter comecado a aprender rus so! Com o tempo, fui designado para trabalhar na equipe de traducao de publicacoes bblicas para o quirguiz. Orei a Jeova pedindo sabedo ria e paciencia. E, e claro, minha companheira Gulmira me ajudou bastante. Em 2004, nossa equipe de traducao foi trans ferida para Bishkek, onde recebi a designacao
24 Despertai! marco de 2011

Hoje, com Gulmira

Gulmira me acompanha no servico a Jeova

de fazer parte da comissao que supervisiona a obra das Testemunhas de Jeova no Quirguis tao. Na epoca, havia sete congregacoes de lngua quirguiz e mais de 30 congregacoes de lngua russa no pas. Hoje, existem mais de 20 congregacoes de lngua quirguiz e muitos grupos nesse idioma, que constituem cerca de 40% das 4.800 Testemunhas de Jeova no Quir guistao. Eu e Gulmira decidimos aprender ingles, pois esse idioma seria util em nosso servico de pregacao. Isso resultou em recebermos um convite para a sede mundial das Testemunhas de Jeova nos Estados Unidos em 2008. Ali, cursei uma escola especial para pessoas que to mam a dianteira na obra de pregacao em seus respectivos pases. Hoje, eu e Gulmira nos sentimos mais pre` parados para atender as necessidades espiri tuais das pessoas no Quirguistao. Nossa expe riencia de vida nos ajudou a ver em primeira mao que Jeova e realmente um pastor amoroso. Eu senti em minha vida o cumprimen to do salmo bblico que diz: Jeova e o meu Pastor. Nada me faltara. Ele me faz deitar em pastagens relvosas; conduz-me junto a lugares de descanso bem regados. Refrigera a minha alma. Guia-me nos trilhos da justica por causa do seu nome. Salmo 23:1-3.

TEVE UM PROJETO?

O ovipositor da vespa-da-madeira

Forcas alternadas

Enquanto uma valvula faz forca para baixo e penetra na madeira, a outra faz forca para cima e seus dentes fornecem resistencia

A femea da vespa-da-madeira deposita seus ovos dentro de pinheiros, e esse metodo serviu de base para que cientistas desenvolvessem sondas cirurgicas mais seguras e eficientes. Analise o seguinte: A vespa-da-madeira escava a madeira do pinheiro usando um ovipositor um tubo parecido a uma agulha com duas hastes interligadas, ou valvulas, cada uma revestida de dentes voltados para tras. Os dentes de uma valvula se prendem na madei ra, oferecendo assim resistencia, enquanto a outra valvula desliza um pouco para frente. Entao os dentes desta valvula se prendem na madeira, oferecendo resistencia, enquanto a primeira valvula desliza para frente. Por meio de uma rapida oscilacao na qual as valvulas se alternam em oferecer resistencia e se mover para frente , o ovipositor perfura mais de 20 milmetros no alburno (parte periferica do tronco) com a mnima forca, sem entortar nem quebrar durante o processo. Inspirados no ovipositor da vespa-da-madei ra, cientistas criaram um prototipo de uma sonda neurocirurgica com base no mesmo princpio. Sua agulha de silcio consiste de duas valvulas oscilantes, cada uma com den tes minusculos que penetram em areas do ce rebro, causando o mnimo de danos. Mas, depois de finalizado, o instrumento tera uma caracterstica adicional. Diferente das sondas cirurgicas rgidas que existem hoje, explica a revista New Scientist, esse dispositivo, por causa de sua flexibilidade, conseguira se des locar pela trajetoria mais segura possvel, des viando de areas de alto risco do cerebro durante cirurgias, por exemplo. Essa sonda tambem diminuira a quantidade de incisoes necessarias para alcancar areas de difcil acesso. O que voce acha? Sera que o ovipositor da vespa-da-madeira surgiu por acaso? Ou teve um projeto?
Vespa: David R. Lance, USDA APHIS PPQ, Bugwood.org; diagrama: J. F. V. Vincent e M. J. King, (1996). The mechanism of drilling by wood wasp ovipositors. Biomimetics, 3: 187-201

Madeira

OS JOVENS PERGUNTAM

Sera que fumar e tao perigoso assim?


Matar a curiosidade. Eu ficava imaginan do como devia ser a sensacao. Entao, peguei um cigarro com uma garota na escola e fumei ` as escondidas. Tracy. Lidar com estresse e querer ser aceito.

Os colegas na escola dizem: Eu preciso fumar! Depois de fumarem, dizem aliviados: Pronto! Agora da para continuar o dia! Vendo isso, quando eu ficava estressada, tambem sentia vontade de fumar. Nikki. Perder peso. Algumas garotas fumam para ficar magras. E muito mais facil do que fazer dieta. Samantha. Mas, antes que voce acenda seu primeiro ci garro ou o proximo , pare e pense. Nao seja como um peixe que tenta morder a isca num an zol. E verdade que ele talvez ate consiga comer um pedaco, mas paga com a propria vida! En tao, siga o conselho da Bblia e use suas claras faculdades de pensar. (2 Pedro 3:1) Responda ` as seguintes perguntas.
Veja as alternativas a seguir e coloque um I em cada uma que se aplica a voce. Q Sou curioso Q Estou estressado Q Quero ser aceito pelos colegas Q Estou preocupado com meu peso
O que voce realmente sabe sobre fumar?

Marque verdadeiro ou falso.


a. Fumar diminui o estresse. b. Eu consigo por para fora praticamente toda a fumaca. c. Fumar so vai afetar minha saude quando eu ficar mais velho. d. Fumar vai me deixar mais atraente para pessoas do sexo oposto. e. Se eu fumar, o unico prejudicado sera eu mesmo. f. Nao faz diferenca para Deus se eu fumo ou nao.

S
26

E VOCE marcou qualquer uma das alterna tivas, entao tem algo em comum com seus colegas que fumam ou que ja pensaram em fazer isso.1 Por exemplo:

1 Embora este artigo fale sobre os que fumam cigarro, os problemas e os perigos apresentados tambem se aplicam aos que mascam tabaco.

ra fumar traga um alvio temporario para o es-

Respostas a. Fumar diminui o estresse. Falso. Embo-

Despertai! marco de 2011

tresse resultante dos sintomas de abstinencia, cientistas constataram que a nicotina na verda de aumenta seu nvel de hormonios do estresse. b. Eu consigo por para fora praticamente toda a fumaca. Falso. Alguns estudos indicam que seu corpo absorve mais de 80% das partcu las da fumaca do cigarro que voce inala. c. Fumar so vai afetar minha saude quando eu ficar mais velho. Falso. Embora os riscos aumentem a cada cigarro fumado, alguns ` efeitos sao imediatos. As vezes, um cigarro e suficiente para deixar alguem viciado. Sua ca pacidade pulmonar sera menor, e voce prova velmente sofrera de tosse persistente. Sua pele ficara mais enrugada e de modo prematuro. Fu mar aumenta o risco de disfuncao sexual, ata ques de panico e depressao. d. Fumar vai me deixar mais atraente para pessoas do sexo oposto. Falso. O pesquisador Lloyd Johnston constatou que adolescen tes que fumam sao menos atraentes para a esmagadora maioria das pessoas do sexo oposto. e. Se eu fumar, o unico prejudicado sera eu mesmo. Falso. Milhares de fumantes passivos morrem todo ano. Fumar vai prejudicar sua fa mlia, seus amigos e ate seus animais de estima cao. f. Nao faz diferenca para Deus se eu fumo ou nao. Falso. Aqueles que querem agradar a Deus devem se purificar de toda imundcie da carne. (2 Corntios 7:1) Nao ha duvida de que fumar polui o corpo. Se quiser fumar e assim ficar impuro e prejudicar a si mesmo e a outros, voce nao podera ser amigo de Deus. Mateus 22:39; Galatas 5:19-21. Entao, o que voce vai fazer se alguem lhe oferecer um cigarro? Na maioria dos casos, basta uma resposta simples, mas firme, como: Nao, obrigado! Eu nao fumo. Se alguem insistir ou chegar a debochar de voce, lembre-se de que a escolha e sua. Voce pode dizer: Ja pensei nos riscos envolvidos e decidi nao entrar nessa. Eu planejei coisas importantes na minha vida e vou precisar respirar para realiza-las.
Como resistir

O QUE OUTROS JOVENS DIZEM

Se alguem me per guntasse por que nao fumo, eu diria: Porque nao quero acabar com meus pulmoes e morrer mais rapido.

Benjamin

Heather

Se alguem me oferecesse um cigarro, eu diria: Nao. Se insistisse, entao eu diria: Voce esta querendo tirar minha liberdade de escolha? Isso e um absurdo! Estamos em pleno seculo 21!

Mas, como os jovens ja mencionados neste artigo, voce talvez ache que seu maior inimi go e voce mesmo. Se esse for o caso, raciocine com essa voz interior respondendo a perguntas como: Fumar vai fazer bem para mim? Por exem plo, se eu decidir fumar so para ser aceito pe los colegas, sera que vou ser aceito mesmo, vis to que nao tenho quase nada em comum com eles? Na verdade, sera que eu quero ser aceito por pessoas que ficariam felizes em me ver pre judicando minha saude? Sera que fumar vai sair caro para o meu bolso, prejudicar minha saude e diminuir o res peito que outros tem por mim? Estou disposto a vender minha amizade com Deus pelo preco de um cigarro?
Despertai! marco de 2011 27

ta ou agua e durma mais. Lembre-se de que o desconforto e temporario, mas os benefcios sao permanentes! 6. Evite tentacoes. Fique longe de luga res e situacoes que podem deixa-lo tentado a fumar. Voce talvez precise parar de se as sociar com colegas que fumam. Proverbios 13:20. 7. Evite arranjar desculpas. Nao engane a si mesmo, dizendo: So vou dar mais uma tragada. Pensar assim geralmente acaba numa Mas e se voce ja fuma? O que pode fazer completa recada. Jeremias 17:9. para se libertar desse vcio? Nao seja enganado Como parar Todo ano, a industria do tabaco gasta bi 1. Convenca a si mesmo. Escreva seus lhoes de dolares em publicidade. Seu objetivo motivos para parar e reveja essa lista com e que muitos jovens ingenuos mordam a isca regularidade. Algo que hoje para serem adultos viciados amanha. pode dar muita forca e o Nao deixe que as empresas de tabaco pe VOC E desejo de ser puro dian- guem seu dinheiro. Vale a pena morder essa SABIA? te de Deus. Romanos isca? Nem essas empresas nem seus colegas O tabaco sem 12:1; Efesios 4:17-19. que fumam querem de verdade o seu melhor. fumaca como 2. Busque ajuda. Se Em vez de dar ouvidos a eles, ouca os con fumo de mas voc e tem fumado es- selhos da Bblia e aprenda a tirar proveito. car pode condido, agora e hora de Isaas 48:17. liberar mais nico contar a algu em e bus tina que o cigarro ` car ajuda. Conte as pes- Outros artigos da serie Os Jovens Perguntam e contem mais soas de quem escondia estao disponveis no site www.watchtower.org/ypt de 25 substancias o vcio que voce vai pacancergenas que rar de fumar e peca ajuda aumentam o risco QUE TAL PERGUNTAR A SEUS PAIS? a elas. Se voce quer serde cancer na garvir a Deus, ore pedindo a ganta e na boca. Lidar com a pressao dos colegas e ajuda dele. 1 Joao 5:14. muito mais facil quando se esta prepara seu calendario um dia es pecfico para parar de fumar dentro de duas semanas. Conte a sua famlia e amigos que vai parar nesse dia. 4. Jogue fora. Antes de chegar o dia de parar, faca uma boa procura em seu quarto, carro e roupas para ver se ha algum cigarro. Jogue fora todos que encontrar, bem como is queiros, fosforos e cinzeiros.
28 Despertai! marco de 2011

Fumar e como morder uma isca: voce consegue uma recompensa, mas a um preco muito alto

5. Descubra como suportar os sintomas de abstinencia. Beba bastante suco de fru-

3. Marque uma data para parar. Marque em

do. Que tal perguntar a seus pais se eles podem treinar com voce o que dizer se al guem lhe oferecer um cigarro? Seu pai ou sua mae pode fazer o papel de um colega insistente. Dica: para ter algumas ideias de como responder, use a tabela Plano para enfrentar a pressao de colegas, nas paginas 132 e 133 do livro Os Jovens Per guntam Respostas Praticas, Volume 2.

OBSERVANDO O MUNDO

Despenca a confianca na Igreja A maioria das pessoas nao confia mais na Italia realiza sua primeira feira do di Igreja [Catolica], diz uma manchete do jorvorcio. Nela, os visitantes puderam consul nal The Irish Times. O artigo coloca a Igretar agencias matrimoniais para encontrar um novo parceiro, agencias de viagem para orja Catolica na mesma categoria que outras ganizar ferias para solteiros e agencias de plainstituicoes nas quais a maioria dos irlandeses nejamento de divorcio para encontrar advoperdeu a confianca o governo e os bancos. ` gados, contadores, psicologos e conciliadores Num pas conhecido por sua lealdade a Igre familiares. CORRIERE DELLA SERA, ITALIA. ja, mais da metade dos entrevistados numa pesquisa recente disse nao confiar nada A Igreja Catolica esta passando pela na Igreja (32%) ou nao confiar muito nela maior crise institucional em seculos, (21%). Atribui-se esse declnio da confianca possivelmente a pior desde sua fundacao. publica aos escandalos recentes que abalaram A falta de credibilidade e resultado do pessia Igreja. mo modo como ela tem cuidado dos casos de abuso sexual entre seus clerigos. NATIONAL CATHOLIC REPORTER, EUA. Diploma nao garante emprego Cursar uma faculdade e garantia de empre Para os cientistas que sequenciaram o DNA go? Nao, segundo o Manila Bulletin. Esse jordo cabelo congelado de um homem groenlan nal cita as seguintes palavras de Herbert Baudes que morreu ha uns 4 mil anos, tudo in tista, prefeito da Cidade de Quezon: Todo dica que ele e originario da Siberia. ano, nossas faculdades e universidades for AGENCIA DE NOTICIAS REUTERS, EUA. mam milhoes de alunos que simplesmente acabam desempregados porque seus cursos sao incompatveis com os trabalhos dispon veis. Muitos acabam trabalhando como bal- facam cursos profissionalizantes em areas em conistas ou em lanchonetes. O incentivo do que possam encontrar um emprego com mais governo e que apos o ensino medio os jovens facilidade. Cuspes causam corrosao em ponte Em Calcut a, India, a ponte Howrah, de 457 metros de comprimento, est a sendo ameacada pela saliva dos pedestres. Por que? O gutkha a famosa mistura de folha de bete le, noz-de-areca e hidroxido de calcio, que mui tos cidadaos mascam e depois cospem e altamente corrosivo. Segundo o The Telegraph, jornal de Calcuta, o poder de corrosao resultante das cusparadas das pessoas que passam pela ponte ja reduziu a espessura das coberturas de aco que protegem os pilares de 6 para 3 milmetros desde 2007. Cerca de 500 mil pedestres e 100 mil veculos usam essa ponte por dia.

PARA CONSIDERAR EM FAM ILIA

A.

O que esta diferente?


Consegue encontrar as tres diferencas entre a figura A e a B? Escreva as respostas nas linhas abaixo e complete as figuras, colorindo-as. PISTA: Leia Exodo 28:9-12, 33, 36, 37.

B.

4. Qual delas esta correta? A figura A ou a B?

Respostas das paginas 30 e 31 na pagina 7

PARA CONVERSAR: O que a


palavra santo significa? Por que e importante que os adoradores de Jeova sejam santos? Como voce pode mostrar que esta se esforcando para ser santo? PISTA: Leia 2 Corntios 7:1.
30 Despertai! marco de 2011

ATIVIDADE EM FAMILIA: Cada membro da famlia deve


pesquisar qual era o papel do sumo sacerdote em Israel. De pois, reunam-se e contem o que aprenderam. Por exemplo, quais eram algumas das responsabilidades do sumo sacer dote? PISTA: Leia Levtico 9:7; Deuteronomio 17:9-11. Como Jesus Cristo mostrou que e o melhor Sumo Sacerdote? PISTA: Leia Hebreus 4:14-16; 7:26-28; 9:11-14.

Colecione e Aprenda
Ultimo livro da Bblia e escrito 98 EC

Recorte, dobre no meio e guarde

Belem Mudou-se de Moabe para Belem

1 EC

MOABE

R U T E

RUT E

PERFIL Uma viuva moabita fiel que cuidou de sua sogra idosa, Noemi. Seu amor leal por Noemi e sua determinacao de adorar a Jeova lhe deram forcas para deixar sua terra natal e se mudar para Belem. Algumas pessoas disseram a Noemi: Tua nora . . . e para ti melhor do que sete filhos. Rute 4:14, 15. RESPOS TAS A. . . . o meu povo, e teu Deus, o meu Deus. Rute 1:16. B. Porque ela era abnegada e trabalhadora. Rute 2:7, 10-12, 17; 3:11. C. Boaz, Rei Davi, Jesus Cristo. Mateus 1:5, 6, 16.

Povos e Pases
5. Meu nome e Shae. Moro na Gra-Bretanha, uma ilha proxima do continente europeu. Mais ou menos quan tas Testemunhas de Jeova vivem na Gra-Bretanha? Sao 13.300, 133.000 ou 333.000? 6. Faca um crculo no ponto que mostra onde eu moro. Faca um ponto onde voce mora e veja se esta perto ou longe da Gra-Bretanha.

Para as Criancas
Consegue encontrar estas figuras nesta revista? Descreva em suas proprias palavras o que esta acontecendo em cada figura.
A

4026 AEC

PERGUNTAS A. Complete as palavras de Rute a Noemi: Teu povo sera . . . B. Por que Rute e um bom exemplo para aqueles que cuidam de pessoas doentes e idosas? C. Complete os espacos. Rute se casou com e se tornou antepassada de e .

C A RT AO B IBLICO

Adao e criado

Viveu por volta do seculo 13 AEC

C D

Obrigada por me mostrar um Pai amoroso


Uma moca de 19 anos do sul dos Estados Unidos escre veu: Fui criada numa casa em que todos frequentavam a igreja e reconheco Cristo como meu Salvador. Mesmo as sim, por anos vivi com medo da ira de Deus e de seu julga mento, de queimar num terrvel inferno. Da, comecei a ler o livro O Que a Bblia Realmente Ensina?. Depois de ler apenas alguns captulos, senti bastante paz interior. Foi como se eu tirasse um peso gigantesco das minhas costas. Agora, encaro Jeova como um Deus amoroso, bondoso e misericordioso. Ele quer ser meu ami go, mas nao quer que a base dessa amizade seja um medo terrvel. Estou pensando em ir ao Salao do Reino das Testemunhas de Jeova no proximo domingo. Estou muito animada! Obrigada por me mostrar um Pai amoroso, nao um que criou o inferno de fogo. O livro Bblia Ensina tambem aborda outros assuntos importantes. Por exemplo, o que acontece depois da mor te, o que e a esperanca da ressurreicao, como melhorar a vida familiar, quem e Deus, quem e Jesus Cristo e por que Deus permite o sofrimento. Para pedir esse livro, preencha o cupom abaixo e o envie pelo correio para um dos ende recos alistados na pagina 5 desta revista.
Q Sem compromisso, solicito o livro mostrado aqui. Q Peco informac oes so bre seus cursos bblicos gratuitos, em domiclio. Nome

Endereco


(Rua, numero e bairro)
O QUE A BIBLIA Realmente ENSINA?

Cidade

Estado

CEP

www.watchtower.org

g11 03-T

You might also like