You are on page 1of 13

O CURRCULO DAS ESCOLAS DO MST

Roseli Salete Caldart A palavra currculo no muito comum nas discusses dos educadores do MST. Talvez porque seu uso tenha uma origem mais acadmica ou oficial, ou talvez pelo antigo costume de associ-la a procedimentos formais e redutores do processo educativo. Quem no se lembra das famosas grades curriculares com significado vinculado falta de liberdade pedaggica e ao desrespeito pelos educandos e pelos educadores como verdadeiros sujeitos do processo educativo? E quando se associa currculo apenas com lista de matrias e de contedos de ensino, por que, afinal, sofisticar a linguagem? Mais recentemente passamos a usar no MST a expresso ambiente educativo para indicar nossa preocupao pedaggica como conjunto da dimenses da formao a ser trabalhado em nossos educandos sem terra e a forma de organizao das relaes sociais, dos tempos, espaos e contedos educativos da escola. Por Pedimos a vocs (nossos professores) que faam um esforo e se interessem pela nossa luta, nossa histria. Estudem mais e se informem mais, s assim podero entender, valorizar e at admirar este movimento que to importante para ns (Trecho de carta escrita por crianas de um assentamento do MST para seus professores, durante o 4 Encontro Estadual dos Sem Terrinha do RS em 12 de outubro 2000) ambiente educativo entendemos tudo o que acontece na vida da escola, dentro e fora dela, com uma determinada intencionalidade educativa. No apenas o dito: tambm o visto, o vivido, o sentido, o participado, o produzido. Neste relato, aproximo os dois conceitos: ambiente educativo e currculo. Tento responder a duas questes que me parecem especialmente importantes nessa reflexo, at porque indicam j uma determinada concepo de educao, de escola e de currculo: que dimenses da formao humana so consideradas fundamentais no trabalho pedaggico desenvolvido pelas escolas do MST?

Quais as prticas do cotidiano escolar ajudam a garantir que essas dimenses sejam trabalhadas de modo mais adequado? LIES DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO Deste dilogo entre as prticas do Movimento e as reflexes sobre a formao humana construdas ao longo da histria da humanidade, um primeiro produto diz respeito prpria concepo de educao. Quando tratamos de prtica de humanizao dos trabalhadores do campo como uma obra educativa, estamos na verdade recuperando um vinculo essencial para o trabalho em educao: educar humanizar. No nascemos humanos, nos fazemos. Aprendemos a ser... Em todos os tempos e lugares, lutar pela humanizao, fazer-nos humanos a grande tarefa da humanidade. A partir dessa concepo de educao, h lies de pedagogia que temos conseguido extrair nesse contraponto reflexivo entre o cotidiano do MST, as diversas teorias e prticas sobre formao humana e as preocupaes de como fazer a educao dos sem terra. So essas lies que nos ajudam a pensar e a repensar o currculo da escola. AS PESSOAS SE EDUCAM APRENDENDO A SER Uma das coisas que costumam chamar a ateno nas aes do MST o brio das pessoas que dele participam. Esse brio, ou sentimento de dignidade, se produz medida que essas pessoas aprendem a ser sem terra, e a ter orgulho do nome. E ao assumir essa identidade social, coletiva: somos sem terra, somos o MST, as pessoas aos poucos vo descobrindo tambm outras dimenses de sua identidade pessoal e coletiva: sou mulher, sou negra, sou jovem, sou educadora... So novos sujeitos que se formam e que passam a exigir seu lugar no mundo, na histria.

AS PESSOAS SE EDUCAM NAS AES QUE REALIZAM E NAS OBRAS QUE PRODUZEM As pessoas se educam nas aes porque o movimento das aes que vai conformando o jeito de ser humano. As aes produzem e so produzidas no meio de relaes sociais, ou seja, elas pem em movimento um outro elemento pedaggico fundamental que o convvio entre as pessoas, a interao efetiva que se realiza entre elas, mediada pelas ferramentas herdadas de quem j produziu outras aes antes (cultura). Nessas relaes, as pessoas se expem como so, e ao mesmo tempo vo construindo e revisando sua identidade, seu jeito de ser. No estamos falando de qualquer ao, ou do agir, sem intencionalidade alguma. Estamos falando de aes que produzem outras obras (materiais ou espirituais) que se tornam espelho onde as pessoas podem olhar para o que so, ou ainda querem ser; estamos falando tambm do trabalho e da produo material de nossa existncia. No h verdadeira educao sem aes, sem trabalho, e sem obras coletivas. AS PESSOAS SE EDUCAM PRODUZINDO E REPRODUZINDO CULTURA Um dos grandes desafios pedaggicos do MST tem sido justamente ajudar as pessoas a fazer uma nova sntese cultural, que junte seu passado, presente e futuro numa nova e enraizada identidade coletiva e pessoal. Viver como se luta, lutar como se vive... Essa uma coerncia que tem sido vista como necessria aos objetivos de transformao social do Movimento: tambm em seus conflitos e desafios permanentes. Memria, mstica, discusso de valores, critica e autocrtica, estudo da histria, so algumas ferramentas culturais que o Movimento vem utilizando nessa construo. Podemos refletir ento que educar tambm partilhar significados e ferramentas de culturas; ajudar as pessoas no aprendizado de significar ou ressignificar suas aes, de maneira a transform-las em valores, comportamentos, convices, costumes, gestos, smbolos, arte, ou seja, em um modo de vida escolhido e refletido pela coletividade de que fazem parte.

AS

PESSOAS

SE

EDUCAM

APRENDENDO

CONHECER

PARA

RESOLVER Nas aes de uma luta social tambm se aprendem e se produzem conhecimentos e eles so uma dimenso muito importante da estratgia da humanizao das pessoas. Mas uma das lies de pedagogia que temos extrado do dia-a-dia do Movimento, que o processo de produo do conhecimento que efetivamente ajuda na formao das pessoas aquele que se vincula com as pequenas e grandes questes da sua vida. Quando um sem terra precisa conhecer clculos de rea para saber medir a rea de terra onde ser feita a agrovila de seu assentamento, certamente esse conhecimento ter mais densidade humana e social para ele. Educar socializar conhecimento e tambm ferramentas de como se produz conhecimento que afeta a vida das pessoas, em suas diversas dimenses, de identidade e de universalidade. Conhecer para resolver significa entender o conhecimento como compreenso da realidade para transform-la; compreenso da condio humana para tornla mais plena. Uma lio bem antiga, que a pedagogia do Movimento apenas recupera. AS PESSOAS SE EDUCAM EM COLETIVIDADE O MST uma coletividade. E nela os sem terra aprendem que o coletivo o grande sujeito da luta pela terra e tambm o seu grande educador. Ningum conquista sua terra sozinho; as ocupaes, os acampamentos, os assentamentos so obras coletivas. A fora de cada pessoa est em sua raiz, que a sua participao numa coletividade com memria e projeto de futuro. fazendo parte do coletivo e de suas obras que as pessoas se educam; no sozinhas, mas na relao de umas com as outras, o que potencializa o seu prprio ser pessoa, singular, nico. Educar ajudar a enraizar as pessoas em coletividades fortes; potencializar o convvio social, humano na construo de identidades, de valores, de conhecimentos, de sentimentos. Um ambiente educativo fundamentalmente uma coletividade educadora, acionada ou planejada pelos educadores de ofcio, mas compartilhada por todos os seus membros.

A ESCOLA CONCEBIDA COMO UMA OFICINA DE FORMAO HUMANA Sujeitos no se formam s na escola. H outras vivncias que produzem aprendizados at mais fortes. A Pedagogia do Movimento no cabe na escola, porque o Movimento no cabe na escola, e porque a formao humana tambm no cabe nela. Mas a escola cabe no Movimento e em sua pedagogia; cabe tanto, que historicamente, o MST vem lutando tenazmente para que todos os sem terra tenham acesso a ela. A escola que cabe na Pedagogia do Movimento aquela que reassume sua tarefa de origem: participar do processo de formao humana. Pensar na escola como uma oficina de formao humana quer dizer pens-la como um lugar onde o processo educativo ou o processo de desenvolvimento humano acontece de modo intencionalmente planejado, conduzido e refletido para isso; processo que se orienta por um projeto de sociedade e de ser humano, e se sustenta pela presena de pessoas com saberes prprios do ofcio de educar, pela cooperao sincera entre todas as pessoas que ali esto para aprender e ensinar, e pelo vnculo permanente com outras prticas sociais (seja para estar em sintonia ou em contradio com elas) que comearam e continuaram essa tarefa. A expresso tambm nos ajuda a repensar a lgica pedaggica, ou o mtodo pedaggico da escola. Estamos dizendo que escola no apenas lugar de ensino, e que mtodo de educao no igual a mtodo de ensino. preciso planejar estratgias pedaggicas diversas, em vista dos diferentes aprendizados que compem o complexo processo de formao humana. Dimenses fundamentais do trabalho educativo da escola. Das lies de pedagogia chegamos ento reflexo especfica sobre que dimenses devem compor a intencionalidade da escola que quer ser, na perspectiva do MST, uma oficina humana. Essas dimenses so o que Miguel Arroyo chama de contedos de nossa humana docncia, que no so os ditos contedos de ensino (geralmente entendidos como lista de

conhecimentos a serem trabalhados), mas sim os contedos do processo educativo como um todo. As dimenses que indicamos a seguir certamente no esgotam toda a complexidade do processo de formao humana e nem acontecem de forma estanque. Como se trata de um movimento educativo, sempre aparecero dimenses novas, ou exigncias de maior nfase em algumas delas, e necessariamente sua prtica ser entrelaada. O destaque tem em vista nos ajudar como educadores a planejar estratgias pedaggicas. FORMAO DE VALORES E EDUCAO DA SENSIBILIDADE Valores tm ocupado pouco espao na agenda pedaggica da escolas. Costumam fazer parte do chamado currculo oculto, geralmente programado pelo formato das relaes sociais e humanas hegemnicas na sociedade atual. Numa escola pensada como lugar de formao humana os valores passam a ter lugar central. So valores que movem nossas praticas, nossa vida, nosso ser humano. E a associao entre os valores e educao da sensibilidade nesse contexto no arbitrria. Os sentimentos so a terra de cultivo dos valores. O MST espera de suas escolas que ajudem na educao da sensibilidade de seus educandos para a dimenso dos valores, que trabalhem as relaes sociais e afetivas entre as pessoas nessa perspectiva; e, que em seu dia-a-dia, educandos e educadores recuperem e cultivem valores humanos como a solidariedade, a lealdade, o companheirismo, o esprito de sacrifcio pelo bem do coletivo, a liberdade, a sobriedade, a beleza, a disciplina, a indignao diante das injustias, o compromisso com a vida, com a terra e com a identidade sem terra. Cultivo da memria e aprendizado da histria A terra guarda a raiz, diz uma das canes do MST. A escola tambm pode guardar a raiz do Movimento, ajudando no cultivo da memria do povo na formao de sua conscincia histrica. Foi aprendendo com o passado que o MST se fez como : aprendendo com os lutadores que vieram antes, cultivando

a memria de sua prpria caminhada. A histria se faz projetando o futuro a partir das lies do passado cultivadas no presente. O MST espera de suas escolas que ajudem a cultivar sua memria e que tambm se responsabilizem pela continuidade da formao da identidade sem terra, ajudando as novas geraes nesse cultivo, e na sensibilizao para esse jeito de ser humano que o Movimento projeta. Tambm espera que as escolas encontrem mtodos adequados de fazer o estudo da histria, de modo que ele passe a ser uma necessidade e um prazer, e que o prprio dia-a-dia da escola seja uma oficina de fazer e aprender histria. Produo de conhecimentos humanamente significativos O estudo um dos princpios organizativos do MST, e exatamente o princpio que refora a importncia do conhecimento: quem no conhece a realidade no consegue participar como sujeito de sua transformao. Mas tambm nos indica que no se trata de qualquer conhecimento; nem do conhecimento pelo conhecimento. O MST espera de suas escolas que desenvolvam em seus educadores e educandos o valor da apropriao e produo sria de conhecimentos; que reconheam e desenvolvam os diversos tipos de conhecimentos; que faam das questes da realidade (no sentido mais amplo possvel do termo) a base da produo desses conhecimentos; que usem como critrio de escolha dessas questes os seus significados no conjunto de aprendizados de que necessitam os educandos, como seres humanos e como lutadores do povo em formao; e tambm o MST espera dos educadores que saibam construir, coletivamente, mtodos de ensino que garantam o aprendizado no apenas dos conhecimentos em si mesmos, mas do modo de produzi-los, e um modo capaz de apreender a complexidade cada vez maior das questes da realidade em que vivemos. FORMAO PARA O TRABALHO No MST, os sem terra se educam tentando construir um novo sentido para o trabalho do campo, novas relaes de produo e de apropriao dos

resultados do trabalho; uma experincia que comea no acampamento e continua depois em cada assentamento conquistado. O MST espera de suas escolas que se ocupem seriamente tambm desta dimenso educando para o trabalho e pelo trabalho: que incluam as questes do mundo da produo como contedo de seus tempos e prticas; que desenvolvam conhecimentos, habilidades e posturas necessrias aos processos de trabalho que vm sendo produzidos na luta pela reforma agrria; que cultivem o trabalho como um valor humano; e que faam dele um dos seus mtodos de educar seres humanos. FORMAO ORGANIZATIVA A organizao uma das chaves da existncia do MST at hoje, que integra a Pedagogia do Movimento. por meio da participao na organizao do MST e da vivncia na materialidade das relaes sociais que constituem uma coletividade forte que os sem terra voltam a ter raiz, ou seja, memria e projeto. O MST espera de suas escolas uma intencionalidade pedaggica especfica nessa dimenso; que ajudem no enraizamento dos educandos em diferentes coletividades; que proporcionem prticas onde o objetivo seja desenvolver a conscincia organizativa dos educandos e tambm dos educadores. Para isso, em vez de apenas inventar artifcios didticos, preciso fazer da prpria escola uma coletividade onde os tipos de relaes sociais e as diversas situaes problemas sejam um convite permanente organizao e ao coletiva. FORMAO ECONMICA Uma das dimenses da luta do MST a insero das famlias dos trabalhadores sem terra em novos processos econmicos, ou novas relaes sociais de produo, distribuio e apropriao de bens e servios necessrios ao desenvolvimento humano. E o movimento de construo coletiva desses processos econmicos, que comea no acampamento e se aprofunda no desafio de viabilizao dos assentamentos, uma das pedagogias da formao dos sem terra, que ao mesmo tempo se produz como demanda de

formao especfica a ser trabalhada nas atividades de educao do Movimento. O MST espera de suas escolas que ajudem no desenvolvimento da conscincia econmica de seus educadores e de seus educandos, propiciando sua participao reflexiva nos processos econmicos de sustentao da escola; tambm incluindo em seu planejamento pedaggico prticas econmicas suficientemente complexas para o avano do nvel atual de conscincia da comunidade em que se insere. FORMAO POLTICA O MST tem um objetivo poltico bem definido: quer ajudar a construir um Brasil sem latifndios. No formato estrutural do capitalismo brasileiro, isso tem significado por ser um movimento de luta social que se prepara para ser duradouro e fazer enfrentamentos fortes. Por isso mesmo, a formao dos sem terra precisa reforar ainda mais o que j um aprendizado histrico da classe trabalhadora: a dimenso poltica da educao de seres humanos. Conscincia poltica o que nos exige participar das lutas sociais por um mundo melhor, que nos desafia a relacionar as aes do dia-a-dia com essa participao e com o projeto poltico que a sustenta e constri. O MST espera de suas escolas que ajudem a politizar o cotidiano das comunidades sem terra, para que consigam fazer de suas aes e questes do dia-a-dia, prticas que se somem luta maior, ao projeto maior. Politizar o cotidiano quer dizer aprender a relacionar uma coisa com outra, e em cada atividade, realizar o projeto, a utopia que afirmamos acreditar e que nos move... PRTICAS DO AMBIENTE EDUCATIVO DA ESCOLA A partir das lies de pedagogia da Movimento e da reflexo das dimenses principais do trabalho educativo da escola, podemos compreender que a centralidade do currculo ou do ambiente educativo de uma escola est nas prticas (e nas relaes sociais que as constituem) de que se ocupam seus

educandos e educadores. Em outras palavras, isso quer dizer olhar para a escola ou pensar o planejamento pedaggico de uma escola como um lugar de prticas, de atividades diversas capazes de dar conta da complexidade do processo de formao humana. O critrio para escolha das prticas , nesse raciocnio, exatamente sua potencialidade pedaggica em relao s dimenses da formao humana apontadas. No se trata de escolher uma prtica para cada dimenso, o que seria simplista, redutor do processo educativo, sempre complexo. Trata-se de pensar em um conjunto de prticas entrelaadas que podem mais facilmente garantir essa formao multidimensional pretendida. E no uma escolha que pode ser feita de uma vez para sempre; o processo de escolha ele mesmo um dos elementos fundamentais do movimento pedaggico da escola, que precisa estar em sintonia com o movimento da realidade e do processo de formao de seus sujeitos. AULAS Essa a prtica que costuma caracterizar de forma quase exclusiva o tempo de escola. Consideramos sua importncia especial, mas no absoluta; tem maior valor pedaggico se combinada com outras prticas educativas, de onde pode extrair sua prpria matria-prima. Na escola, as aulas so o tempo especfico para o estudo. No acontecem somente dentro de sala de aula; podem acontecer como prticas entrelaadas s demais e em atividades especficas de leitura, passeios de observao, projetos de pesquisas, seminrios de discusso, trabalhos em grupo; tambm por meio das consagradas aulas expositivas, pelo professor, por representantes da comunidade ou por meio do estudo de bons textos. OFICINAS So prticas que podem atravessar ou complementar o tempo das aulas. O importante prestar a ateno em sua lgica pedaggica diversa. Oficinas so tempos e espaos voltados para a capacitao, ou seja, so atividades centradas no aprendizado de habilidades (aprender a fazer...), construdas pela

prtica direta dos prprios educandos (...fazendo), orientada ou monitorada por mestres daquelas habilidades em questo. So atividades que geralmente envolvem habilidades ligadas produo, gesto e s expresses culturais e artsticas diversas. TRABALHO E PRODUO Tempos e espaos para a participao dos educandos e dos educadores na realizao de tarefas ligadas ao funcionamento e manuteno material da escola; e, quando possvel, na criao e execuo de unidades de produo mais complexas que possibilitem aprendizados tambm mais complexos no campo da formao organizativa e econmica, bem como na capacitao tcnica em determinados tipos de trabalho. O tipo de trabalho e de processo produtivo depende das condies objetivas de cada local, da idade e experincias anteriores dos educandos envolvidos e tambm da criatividade do conjunto da coletividade escolar. Em algumas de nossas escolas isso que dizer, por exemplo, que so as crianas as responsveis pela construo e manuteno do parque de brinquedos da escola ou do acampamento, assentamento; em outras, tem sido o cuidado com a horta. GESTO COLETIVA So prticas ligadas participao dos educadores e dos educandos na estrutura orgnica da escola, ajudando a tomar decises, a administrar e comandar a execuo das tarefas sob sua responsabilidade, a avaliar o desempenho de cada pessoa e do coletivo no conjunto dos tempos e espaos educativos da escola; so tambm prticas de auto-organizao dos educandos em vista de sua coletividade especfica e para viabilizar suas iniciativas de turma ou grupo de educandos. Em termos de quantidade e caracterizao dos tempos, depende muito do nvel de participao dos educandos, de sua idade, condies objetivas de cada escola, envolvimento da comunidade. Envolvem tempo especfico de reunies em grupos menores,

plenrias de turma, assemblias da escola... Envolvem tambm tempos conjuntos com a comunidade, que tambm participa dos processos de gesto. ATIVIDADES ARTSTICAS E LDICAS Prticas que combinam desenvolvimento cultural e ldico, em nosso caso, geralmente misturando a pedagogia do smbolo, do gesto, da mstica do Movimento com o cultivo da necessria alegria de viver e de celebrar pequenas vitrias diante de conjunturas polticas desfavorveis. So prticas, em sua maioria celebrativas, que podem acontecer permeando outras prticas, outros tempos ou ter momentos especficos para que aconteam. Participao em aes do Movimento fora da escola Exatamente porque j sabemos que no apenas dentro da escola que se aprende e que o Movimento tem sido nossa escola maior, e que a prpria escola pode provocar e organizar a participao de educandos e educadores em aes do movimento da luta maior. Pode ser integrar-se diretamente a algumas atividades de jornadas de lutas, participando de marchas, atos pblicos, ocupaes...; pode ser ajudar a organizar, no prprio assentamento ou acampamento, campanhas ou comemoraes promovidas pelo MST; ou fazer visitas de solidariedade em acampamentos ou em locais de pobreza das cidades. SISTEMATIZAO DAS PRTICAS Registrar e refletir sobre as demais prticas tambm uma prtica que ajuda a garantir a qualidade do processo pedaggico. Em algumas de nossas escolas, isso pode ser percebido a partir de atividades como a organizao de um tempo dirio especfico, chamado de reflexo escrita, at o desafio de elaborao sistemtica de textos sobre o cotidiano da escola, e a realizao de pesquisas que resgatem a memria e faam anlises mais rigorosas do processo educativo vivido na escola, e fora dela. Em todos os lugares, no entanto, o maior desafio fazer dessa prtica um bom hbito dos educadores, de modo que a compreendam como parte de sua formao pedaggica.

E assim, nesse movimento de prticas, vamos prosseguindo na construo de nossa oficina de formao humana, de educandos e educadores comprometidos com causas sociais e humanas que valem nossa vida... E, para encerrar, sem concluir, a continuao da fala de nossos Sem Terrinha: Pedimos a vocs (professores) que estejam sempre prontos pra nos ensinar e sempre dispostos a escutar o que temos a dizer, respeitando nossas idias e tendo pacincia e muito carinho conosco. Tambm pedimos que vocs tragam mais brinquedos para a Escola...

BIBLIOGRAFIA ARROYO, M. G. Ofcio de mestre. Petrpolis: Vozes, 2000. p.53, 240. MOVIMENTO SEM TERRA. Nossos valores. [So Paulo]: MST, jun. 2000. (Coleo pra soletrar a liberdade). _____. Como fazemos a escola de educao fundamental. Caderno de Educao, n. 9, 1999.

You might also like