You are on page 1of 5

terceiraom3.wordpress.

com

Questes da prova especfica de Geografia da UEM, Universidade Estadual de Maring, sobre o Estado do Paran, retiradas dos vestibulares de julho de 2005 a julho de 2007. Para os cursos de Cincias Sociais, Direito, Geografia, Histria e Pedagogia. 01 Sobre a regio do litoral paranaense,
assinale o que for correto. A) Encontram-se, no interior da plancie litornea, serras ou morros isolados, de constituio cristalina. B) Os mangues ocupam as partes mais elevadas da plancie litornea, na base da escarpa da serra do Mar. C) Os campos de dunas so mais freqentes na baa de Guaratuba, formados pela ao dos ventos fortes. D) Os sambaquis constituem antigos depsitos de materiais associados eroso de falsias costeiras. E) A ilha do Mel formou-se pela acumulao de detritos provenientes da serra do Mar e do planalto do Alto Ribeira. B) O pinheiro-do-Paran , atualmente, a principal matria-prima da produo de papel, nos trs estados do Sul do Brasil. C) Na poro norte do estado do Paran, associam-se aos fundos de vale dos grandes rios, mais sombreados e frescos. D) O pinho uma madeira muito resistente, sendo um dos principais produtos de exportao do Paran. E) O pinho um produto extrativo natural dessa formao, sendo a gralha azul um elemento dispersor das sementes das araucrias.

GEOGRAFIA DO PR

02 Assinale o que for correto sobre o ciclo de explorao da erva-mate, no estado do Paran. A) O produto adquiriu maior importncia no sculo XVII, associado ao comrcio das tropas. B) Foi explorada, principalmente, nos pinhais do extremo-oeste do Estado. C) O produto era exportado sobretudo para o norte do Brasil na sua forma bruta, tendo baixo valor comercial devido ao noprocessamento das folhas de ch. D) Em uma determinada fase do ciclo, os portos de Paranagu e de Antonina atenderam ao embarque do produto para outros centros consumidores. E) O ciclo econmico da erva-mate deixou profundas marcas na paisagem e na cultura de cidades como Ponta Grossa e Jaguariava. 03 Sobre as matas de Araucria, assinale o
que for correto. A) No estado do Paran, ainda ocupam extensas reas de solos orgnicos e de terra roxa no planalto de Guarapuava.

04 O Paran recebeu importantes levas de imigrantes da Europa Central e da Europa Oriental desde a segunda metade do sculo XIX at a terceira dcada do sculo XX. Assinale a alternativa correta sobre a imigrao europia no Estado. A) Os poloneses se instalaram principalmente no Oeste do Paran, dedicando-se cultura do fumo. B) Mallet, Unio da Vitria, Irati e So Mateus do Sul so cidades com forte influncia alem, visvel na sua arquitetura gtica. C) No Sudoeste, os imigrantes europeus dedicaram-se, originalmente, pecuria de corte, em sistema extensivo de invernadas, em grandes latifndios. D) Os alemes ocuparam a regio de Castro, onde instalaram cooperativas que concentraram importante produo de laticnios. E) A cidade de Prudentpolis sediou importante contingente de imigrantes ucranianos. 05 Assinale a alternativa correta sobre as potencialidades tursticas do Paran. A) As formaes rochosas de Vila Velha e as Furnas situam-se no Segundo Planalto Paranaense e esto associadas a rochas arenticas.

B) O Parque Nacional do Iguau o ltimo reduto paranaense onde o lobo Guar ainda se reproduz. C) A estrada da Graciosa a ferrovia que liga Curitiba a Paranagu, atravessando as serras do Mar e da Esperana. D) A costa Oeste compreende as terras banhadas pelos rios Iva e Piquiri, onde instalaram-se inmeras pousadas nos locais em que h fontes termais. E) Sendo o Paran um estado de criao muito recente, inexistem cidades cuja arquitetura retrata o perodo colonial brasileiro, diferentemente das cidades histricas de Minas Gerais e do Nordeste.

E) O cultivo do fumo uma atividade econmica presente no mbito dessa bacia hidrogrfica.

08 Com base na ilustrao, assinale a


alternativa que indica a distncia, em linha reta, entre Maring e ngulo.

06 Assinale a alternativa correta sobre o potencial energtico do Paran. A) A produo de lenha a partir de florestas artificiais de pinheiros , alm de ecologicamente correta, uma importante atividade no norte do Estado. B) A produo de petrleo est associada s bacias litorneas, assim como a nuclear, sediada em Paranagu. C) O Paran um importante produtor de carvo natural, apresentando jazidas principalmente nos terrenos sedimentares do planalto arenticobasltico. D) A formao do reservatrio da hidroeltrica de Itaipu acarretou prejuzos ao ambiente, ao turismo e cultura, sepultando o Salto de Sete Quedas e vrios stios arqueolgicos. E) Dos afluentes do rio Paran em territrio paranaense, o rio Iva o que possui maior nmero de usinas hidroeltricas em operao, seguindo-se os rios Piquiri e Iguau. 07 Sobre o rio Iguau e sua bacia hidrogrfica, assinale a alternativa correta. A) O rio Iguau nasce no Segundo Planalto Paranaense. B) Devido s cachoeiras e aos pntanos, o rio Iguau no apresenta condies de navegabilidade em nenhum trecho do seu curso. C) A usina hidreltrica de Itaipu represa as guas do rio Iguau junto sua foz. D) A bacia hidrogrfica do rio Iguau abrange terras do Paraguai e dos estados do Paran e do Mato Grosso do Sul.

A) 26,1 km. B) 29 km. C) 18 km. D) 36,1 km. E) 25,1 km.

09 Assinale a alternativa incorreta a


respeito do litoral do Paran. A) A suinocultura a principal atividade pecuria do litoral paranaense e est associada imigrao de origem alem. B) As baas de Paranagu e de Guaratuba correspondem a reas do litoral nas quais ocorreu ingresso marinha e, conseqentemente, formao de baas. C) As cidades de Morretes, Antonina e Paranagu estiveram associadas ao ciclo do ouro, no contexto do estado do Paran. D) As cidades de Antonina e Morretes estiveram associadas, por um perodo, atividade de beneficiamento da erva-mate. E) Considerando-se a forma do territrio dos estados do Paran e de Santa Catarina, observa-se que, ao contrrio do litoral catarinense, que bastante amplo, o territrio do Paran estreita-se na sua face litornea.

10 Assinale a alternativa que corresponde a uma unidade de conservao no Paran. A) As pradarias de Guarapuava. B) As vrzeas do rio Iva.

C) As matas-de-araucria da serra do Mar. D) Os cerrados de Campo Mouro. E) As florestas tropicais do Guartel.

grandes abatedouros e frigorficos, como os grupos Sadia e Perdigo.

11 Considerando as afirmaes a seguir


sobre as atividades econmicas no espao rural do estado do Paran, assinale a alternativa correta. I. Um dos fatores decisivos para o bom desempenho econmico do setor agrcola foi o fortalecimento do sistema de cooperativas, que tambm responsvel pelo crescimento da agroindstria. II. O Paran ocupa lugar de destaque na agricultura nacional. As diferentes caractersticas fsicas e climticas do estado proporcionam a possibilidade da existncia de atividades agrcolas diversificadas e a utilizao de avanadas tcnicas se traduz em altos ndices de produtividade. III. Associada s lavouras de milho, a suinocultura difundiu-se no oeste e no sudoeste do Paran, onde se encontram os rebanhos de melhor qualidade e os maiores ndices de produtividade. Est(o) correta(s) A) apenas I. B) apenas II. C) apenas I e III. D) apenas II e III. E) I, II e III.

13 Sobre a colonizao europia na regio Sul do Brasil e no Paran, assinale a alternativa correta. A) A imigrao europia e a imigrao asitica foram a principal forma de ocupao do Oeste paranaense. B) A ocupao das zonas coloniais se fez com base, principalmente, na explorao do setor agropecurio em pequenas propriedades rurais. C) Castro e Palmeira foram, respectivamente, ncleos de colonizao alem e italiana. D) Os japoneses, em Assa, destacaram-se pela produo de caf, posteriormente substitudo pelo cultivo do binmio milho/soja. E) Os eslavos destacaram-se pela implantao dos parques industriais de Blumenau, de Joinville e de Curitiba. 14 Primeiro Planalto, Segundo Planalto e
Terceiro Planalto constituem as denominaes das principais unidades do relevo paranaense, que tambm recebem nomes regionais de acordo com sua localizao geogrfica. Sobre as denominaes regionais e a localizao geogrfica dos planaltos, assinale a alternativa correta. A) O Primeiro Planalto, ou Planalto Litorneo, vai da zona costeira a Curitiba; o Segundo Planalto, ou Planalto de Ponta Grossa, vai at os Campos de Guarapuava; o Terceiro Planalto, ou Planalto de Apucarana, vai at os limites meridionais do Paran. B) Curitiba situa-se no Primeiro Planalto, Ponta Grossa situa-se no Segundo Planalto e Guarapuava situa-se no Terceiro Planalto. C) Os trs planaltos paranaenses tm como limites geogrficos, respectivamente, as bacias dos rios Iguau, Iva e Piquiri. D) O Primeiro Planalto corresponde zona litornea e Serra do Mar, o Segundo Planalto corresponde zona de domnio dos campos gerais e o Terceiro Planalto corresponde s reas cobertas de matas, incluindo as florestas de araucria. E) O Primeiro Planalto associado com as regies montanhosas do Paran, incluindo a

12 Sobre as caractersticas da regio Sul


do Brasil, assinale a alternativa correta. A) Sua efetiva ocupao iniciou-se no sculo XIX, com a chegada de imigrantes portugueses que, utilizando mo-de-obra escrava, dedicaram-se cultura cafeeira. B) O principal parque industrial no estado do Paran est localizado na regio de Foz do Iguau, beneficiado pela energia da usina hidreltrica de Itaipu. C) Em virtude da proximidade da regio com todos os pases do Pacto Andino, tem ocorrido, nos ltimos anos, um maior desenvolvimento das atividades industriais. D) nica regio brasileira situada totalmente em zona de clima tropical de altitude, destaca-se, na atualidade, como um grande exportador de cevada. E) O setor agropecurio est atrelado s indstrias alimentcias. No oeste de Santa Catarina, por exemplo, encontram-se

Serra do Mar e a Serra Geral; o Segundo Planalto associado com as reas de domnio dos solos oriundos de derrames baslticos; o Terceiro Planalto associado com as reas oriundas da Formao Arenito Caiu.

15 Sobre a localizao industrial no estado


do Paran, assinale a alternativa correta. A) A regio metropolitana de Curitiba vemse transformando em importante plo industrial do Sul do Brasil graas, principalmente, s indstrias do setor automobilstico ali instaladas. B) O setor industrial paranaense depende, para seu fortalecimento, muito mais das agroindstrias instaladas pelas cooperativas nas cidades do interior, tendo a soja como matria-prima principal, do que de outros segmentos econmicos. C) O setor industrial que mais se destaca em termos econmicos, no Paran, o setor txtil, sustentado pelas indstrias de confeco instaladas em Maring e em Cianorte. D) O setor industrial paranaense ainda considerado bastante atrasado, sendo que a base da economia do Estado ainda dependente da agricultura, com a exportao de produtos in-natura. E) As indstrias paranaenses, em nmero bastante reduzido, esto concentradas prximo s grandes cidades do Estado e voltadas principalmente ao atendimento do mercado interno.

Brasil, depois de banhar a plancie do Pantanal. E) Tanto o rio principal quanto seus principais afluentes drenam as regies agrcolas do Sul e do Sudeste, garantindo o abastecimento de gua para importantes projetos de irrigao de lavouras de caf e de frutas tropicais.

17 A seca nos meses de julho e agosto de 2006 e a ocorrncia das mais baixas temperaturas do ano no ms de setembro, no estado do Paran, so fenmenos que podem ser explicados pela seguinte dinmica atmosfrica: A) ao conjunta das massas Tropical Continental e Tropical Atlntica, ambas com caractersticas ciclonais de baixa presso. B) domnio da Frente Polar Pacfica, desde o incio do inverno. C) domnio da massa seca Tropical Atlntica no incio do inverno e da massa mida Tropical Continental no fim do inverno. D) baixa atividade dos sistemas polares nos meses de julho e agosto de 2006 e forte ao dos sistemas polares no ms de setembro, gerando frio e precipitaes no encontro com os sistemas tropicais. E) efeito conhecido por El Nio, decorrente do sbito resfriamento das guas dos oceanos Pacfico e Atlntico Sul. 18 No Paran, a Mata de Araucria, tendo em vista seu aproveitamento econmico na indstria madeireira, foi quase que totalmente dizimada. A respeito da Mata de Araucria, assinale a alternativa correta. A) At os anos 1960, quando se completou a colonizao do Norte do Estado, ela se constitua na principal formao vegetal da regio, sendo devastada para facilitar o avano das lavouras de caf. B) Constitua-se na vegetao natural predominante nas zonas de climas quentes e midos, sendo quase que dizimada em funo do avano desenfreado das lavouras mecanizadas a partir dos anos 1980. C) J na dcada de 1940, estava completamente dizimada na sua condio de formao natural, sendo que, a partir dos anos 1990, com o estmulo do Estado, voltou a ser cultivada sob a forma de

16 Em relao Bacia do Paran, assinale a alternativa correta. A) No inteiramente brasileira, pois o rio Paran desemboca no oceano Atlntico com o nome de rio da Prata entre o Uruguai e a Argentina. B) inteiramente brasileira, tanto que o rio principal e todos os seus afluentes nascem no Brasil e desembocam no oceano Atlntico, no litoral brasileiro. C) a bacia com o maior potencial de gerao de energia eltrica do Brasil, sendo que a maior usina, a de Tucuru, est localizada prximo confluncia dos rios Grande e Paranaba. D) O rio Paran, que d nome Bacia, corta os estados das regies Sul e Sudeste do

reflorestamento, visando produo de papel e de celulose. D) A Mata de Araucria, tambm denominada Floresta Tropical Latifoliada, embora bastante devastada em outras regies para a produo madeireira, ainda hoje a formao natural predominante na Serra do Mar e na zona litornea do Paran, onde sua derrubada proibida por Lei. E) A Mata de Araucria, tambm denominada Mata dos Pinhais, constituiu a formao florestal predominante nas regies de baixas temperaturas, aparecendo associada erva-mate nativa.

Planalto da Serra Geral, Planalto da Serra do Cadeado. D) Planalto da Serra da Graciosa, Planalto da Serra do Mar, Planalto de Curitiba, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de Guarapuava. E) Planalto de So Luiz do Purun, Planalto da Esperana, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de Apucarana, Planalto de Jacarezinho e Cambar.

21 A respeito da economia do Norte do


Paran, correto afirmar que A) foi estruturada em funo da implantao de indstrias a partir dos anos 1990. B) teve sua origem no sculo XIX com a grande lavoura cafeeira dependente do trabalho escravo. C) foi sustentada, na primeira metade do sculo XX, pelas lavouras de caf em pequenas e mdias propriedades. D) teve, na minerao (extrao de ouro), o seu grande suporte no sculo XVII. E) foi o tropeirismo, associado pecuria extensiva, que estruturou a economia regional no incio do sculo XX.

19 Assinale a alternativa correta sobre as florestas de araucria no Paran. A) Alm dos pinheiros, essas florestas podem apresentar a ocorrncia de ervamate. B) O pinho colhido principalmente nos meses de vero. C) Esto associadas aos vales midos e protegidos dos ventos nas plancies do Sul do estado. D) Exigem totais anuais de precipitao superiores a 4.000 mm. E) Cobriam a maior parte da escarpa da Serra do Mar, tendo sido extintas com o desmatamento da rea. 20 No relevo do Paran, o Terceiro Planalto ocupa uma rea de aproximadamente dois teros do territrio do estado e recebe denominaes regionais de acordo com o espao onde se localiza. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as denominaes regionais dessa importante unidade fisiogrfica do Paran. A) Planalto de Cambar e So Jernimo da Serra, Planalto de Apucarana, Planalto de Campo Mouro, Planalto de Guarapuava, Planalto de Palmas. B) Planalto de Maring, Planalto de Londrina, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de Unio da Vitria, Planalto de Capanema. C) Planalto da Lapa, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de Cornlio Procpio,

22 Assinale a alternativa que apresenta a atividade que deu origem a cidades paranaenses como Ponta Grossa, Lapa, Castro e Palmeira. A) Extrao de madeira B) Lavouras de soja C) Minerao D) Extrao de erva-mate E) Tropeirismo
GABARITO
01 A 02 D 03 E 04 E 05 A 06 D 07 E 08 A 09 A 10 D 11 E 12 E 13 B 14 B 15 A 16 A 17 D 18 E 19 A 20 A 21 C 22 E

You might also like