You are on page 1of 2

AMBIENTES INTERATIVOS Nas ltimas dcadas muitas fontes apontaram algumas deficincias no ensino das disciplinas curriculares.

Crticas so feitas sobre aulas de contedos muito abstratos que no estimulam a participao, o interesse e, conseqentemente, a aprendizagem significativa dos alunos, mesmo com extraordinrios recursos que a tecnologia disponibiliza ao processo educacional. H, portanto, necessidade de melhor conhecer e discutir a utilizao das diferentes ferramentas tecnolgicas, a fim de favorecer a qualidade do ensino. As ferramentas utilizadas para o contato constante entre os usurios, como e-mail, orkut, blog, frum, facebook, chat etc., podem tornar instrumentos importantes no mbito da educao; visto que, estes ambientes interativos possibilitam aos alunos e aos professores a interagirem mesmo fora da sala de aula, aumentando o contato entre professor e aluno; e assim, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Esses ambientes interativos tambm podem auxiliar no interesse dos alunos, pois so novidades, que despertam curiosidades e possibilitam aos alunos a assumirem o papel de autor e co-autor na construo do conhecimento. "Ambientes digitais de aprendizagem so sistemas computacionais disponveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informao e comunicao. Permitem integrar mltiplas mdias, linguagens e recursos, apresentar informaes de maneira organizada, desenvolver interaes entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produes tendo em vista atingir determinados objetivos." (Educao a distncia na internet - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida) Os contedos mais apropriados para o uso destes tipos de ferramentas so aqueles que possibilitam uma maior discusso, de modo a permitir aos alunos e aos professores a expressar suas opinies acerca dos assuntos em questo. Recentemente adotei um frum de discusso como atividade nas minhas aulas do curso para professores Ensinando e Aprendendo com as TIC; numa parte do curso que relatava sobre o uso da tecnologia em sala de aula, na forma de frum, todos apresentavam um relato sobre o contedo estudado, que era acrescida de comentrios

pelos professores e pelo tutor. Foi uma experincia proveitosa, onde pude avaliar muitos aspectos, alm da compreenso dos contedos pelos cursistas. No entanto, foram muitas as dificuldades apresentadas no trabalho com este tipo de atividade; entre algumas cito, por exemplo: a escola possui poucos computadores com conexo com a internet e a falta de pessoas preparadas para trabalhar no laboratrio de informtica; dificultaram muito o trabalho; outra dificuldade diz respeito ao acesso dos alunos, pois a grande maioria dos alunos envolvidos da zona rural e no encontra tempo disponvel para acessar no turno oposto tendo em vista que os equipamentos so poucos para todos acessarem durante as aulas. Portanto, precisamos sanar alguns obstculos para podermos inovar nossa prtica pedaggica, principalmente com o trabalho com os ambientes interativos; e assim, podermos articular com as diversas reas do conhecimento, possibilitando aos alunos o acesso s essas ferramentas de modo a auxiliar no interesse dos mesmos pelos contedos.

You might also like