You are on page 1of 2

10-FORMAO REATIVA.

um processo psquico que se caracteriza pela adoo de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se, ento, numa reao contra ele. Uma definio: o processo psquico, por meio do qual um impulso indesejvel mantido inconsciente, por conta de uma forte adeso ao seu contrrio. Muitas atitudes neurticas existem que so tentativas evidentes de negar ou reprimir alguns impulsos, ou de defender a pessoa contra um perigo instintivo. So atitudes tolhidas rgidas, que obstam a expresso de impulsos contrrios, os quais, no entanto, de vez em quando, irrompem por diversos modos. Nas peculiaridades desta ordem, a psicanlise, psicologia desmascaradora que , consegue provar que a atitude oposta original ainda est presente no inconsciente.Chamam-se formaes reativas estas atitudes opostas secundrias. As formaes reativas representam mecanismo de defesa separado e independente? Do mais impresso de constituir consequencia e reafirmao de uma represso estabelecida. Quando menos, contudo, significam certo tipo de represso que possvel distinguir de outras represses. Digamos: um tipo de represso em que a contractexia manifesta e que, portanto, tem xito no evitar de atos repressivos muito repetidos de repetidos de represso secundria. As formaes reativas evitam represses secundrias pela promoo de modificao definitiva, uma vez por todas, da personalidade. O indivduo que haja contitudo formaes reativas no desenvolve certos mecanismos de defesa de que se sirva ante a ameaa de perigo instintivo; modificou a estrutura da sua personalidade, como se este perigo estivesse sem cessar presente, de maneira que esteja pronto sempre que ocorra.

wikipedia Quando a represso de fortes impulsos acompanhada por uma tendncia contrria, sob a forma de comportamentos e sentimentos exatamente opostos s tendncias reprimidas, tal tendncia o que chamamos de formao reativa. Uma me que se preocupa exageradamente com o filho pode ser reflexo de uma verdadeira hostilidade a ele. Uma pessoa demasiadamente valente pode ser reflexo de um medo do oculto. Porm, vale salientar que existem outros fatores que levam a me a preocupar-se com o filho e um homem a ser valente, sem ser obrigatoriamente um exemplo de formao de reao. Esse mecanismo de defesa mantm o impulso indesejado longe do consciente, superenfatizando o impulso oposto. um processo psquico que se caracteriza pela adoo de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se, ento, numa reao contra ele. Uma definio: o processo psquico por meio do qual um impulso indesejvel mantido inconsciente por conta de uma forte adeso ao seu contrrio. Muitas atitudes neurticas so tentativas evidentes de negar ou reprimir alguns impulsos ou de defender a pessoa contra um perigo instintivo. So atitudes tolhidas, rgidas, que obstam a expresso de impulsos contrrios, os quais, no entanto, de vez em quando, irrompem por diversos modos. Nas peculiaridades dessa ordem, a psicanlise, psicologia desmascaradora que , consegue provar que a atitude oposta original ainda est presente no inconsciente. Chamam-se formaes reativas essas atitudes opostas secundrias. As formaes reativas representam mecanismo de defesa separado e independente ou podem constituir consequncia e reafirmao de uma represso estabelecida. Quando menores, contudo, significam certo tipo de represso que possvel distinguir de outras represses. Digamos: um tipo de represso em que a contracatexia manifesta e que, portanto, tem xito no evitar atos muito repetidos de represso secundria. As formaes reativas evitam represses secundrias pela promoo de modificao definitiva, de uma vez por todas, da personalidade. O indivduo que haja constitudo formaes reativas no desenvolve certos mecanismos de defesa de que se sirva ante a ameaa de perigo instintivo: ele modificou a estrutura da sua personalidade, como se esse perigo estivesse sem cessar presente, de maneira que ele esteja pronto sempre que ocorra.

Formao Reativa Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que so diametralmente opostos ao desejo real. Trata-se de uma inverso clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro desejo. Como outros mecanismos de defesa, as formaes reativas so desenvolvidas, em primeiro lugar, na infncia. As crianas, assim como incontveis adultos, tornam-se conscientes da excitao sexual que no pode ser satisfeita, evocam conseqentemente foras psquicas opostas a fim de suprimirem efetivamente este desprazer. Para essa supresso elas costumam construir barreiras mentais contrrias ao verdadeiro sentimento sexual, como por exemplo, a repugnncia, a vergonha e a moralidade. No s a idia original reprimida, mas qualquer vergonha ou auto-reprovao que poderiam surgir ao admitir tais pensamentos em si prprios tambm so excludas da conscincia. Infelizmente, os efeitos colaterais da Formao Reativa podem prejudicar os relacionamentos sociais. As principais caractersticas reveladoras de Formao Reativa so seu excesso, sua rigidez e sua extravagncia. O impulso, sendo negado, tem que ser cada vez mais ocultado. Atravs da Formao Reativa, alguns pais so incapazes de admitir um certo ressentimento em relao aos filhos, acabam interferindo exageradamente em suas vidas, sob o pretexto de estarem preocupados com seu bem-estar e segurana. Nesses casos a superproteo , na verdade, uma forma de punio. O esposo pleno de raiva contra sua esposa pode manifestar sua Formao Reativa tratando-a com formalidade exagerada: "no querida..." A Formao Reativa oculta partes da personalidade e restringe a capacidade de uma pessoa responder a eventos e, dessa forma, a personalidade pode tornar-se relativamente inflexvel.

You might also like