You are on page 1of 6

PRIMEIRA CMARA CIVEL APELAO CVEL: N 63098-9/2008 SALVADOR APELANTE: MUNICIPIO DE SALVADOR PROCURADOR DO MUNICIPIO: RAFAEL OLIVEIRA APELANTE:

IPS- INSTITUTO DE PREVIDENCIA DE SALVADOR ADVOGADO: FERNANDA PEREIRA COSTA SILVA APELADOS: ADALBERTO GOMES FERREIRA E OUTROS ADVOGADO: ANTONIO OTTO CORREIA PIPOLO E OUTROS RELATORA: DES VERA LCIA FREIRE DE CARVALHO

EMENTA: AO ORDINRIA JULGADA PROCEDENTE, CONDENANDO OS RUS A INCORPORAR AOS VENCIMENTOS DOS AUTORES O PERCENTUAL DE 11, 98%, REFERENTE EQUIVOCADA CONVERSO DE CRUZEIROS REAIS EM URV,BEM COMO A PAGAR A DIFERENA DO REFERIDO NDICE RELATIVO AOS VENCIMENTOS PRETRITOS, RESSALVADA A PRESCRIO QUINQUENAL. INCONFORMISMO. PRELIMINAR DE PRESCRIO REJEITADA.

A utilizao da URV da data do ltimo dia de cada ms e no da do dia do efetivo pagamento, para a converso dos vencimentos acarretou uma supresso no percentual de 11,98%, violando o principio da irredutibilidade salarial, sendo devida, aos servidores pblicos estaduais, a incorporao da diferena devida converso do cruzeiro real em Unidade Real de Valor. As parcelas salariais devidas aos servidores pblicos consubstanciam-se, por sua natureza alimentar, dvidas de valor, sujeitas correo monetria desde a poca em que eram devidas.

Os juros de mora devem incidir base de 6% ao ano, a partir da citao.

RECURSOS SENTENA REEXAME.

DE APELAES MANTIDA EM

IMPROVIDOS. NECESSRIO

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos estes autos de APELAO CVEL n 63098-9/2008 de SALVADOR, em que so apelantes MUNICIPIO DE SALVADOR e o IPS- INSTITUTO DE PREVIDENCIA DE SALVADOR e so apelados ADALBERTO GOMES FERREIRA E OUTROS . ACORDAM os Desembargadores integrantes da Turma Julgadora da Primeira Cmara Cvel do Tribunal de Justia da Bahia, por maioria de votos, em, REJEITAR A PRELIMINAR DE PRESCRIO e, no mrito, NEGAR PROVIMENTO A AMBAS APELAES, MANTENDO-SE A SENTENA DE 1 GRAU EM NECESSRIO REEXAME, e assim o fazem pelas razes adiante expostas. Cuidam os autos de apelaes interpostas contra sentena que julgou procedente a ao ordinria proposta por Adalberto Gomes Ferreira e outros contra o Municpio do Salvador e outro, tudo conforme o relatrio de fls., que passa a integrar este acrdo. No tocante preliminar de prescrio, tal prefacial no merece guarida, pois, ao teor do quanto disposto na Smula 85 do STJ, Nas relaes de trato sucessivo em que a Fazenda Pblica figure como devedora, quando no tiver sido negado o prprio direito reclamado, a prescrio atinge apenas as prestaes vencidas antes do qinqnio anterior propositura da ao. Nesse sentido, o aresto ora colacionado:

Servidor. Agravo Regimental em Recurso Especial. Converso de vencimentos. URV. Lei n 8.880/94. Reduo de parcela remuneratria. 11,98%. Prescrio. Obrigao de trato sucessivo. Smula 85/STJ. firme o entendimento consolidado no mbito deste Tribunal de que, objetivando reposio de parcela remuneratria ilegalmente suprimida, por se tratar de relao jurdica de trato sucessivo que se renova mensalmente, o lapso prescricional atinge apenas as parcelas relativas ao qinqnio que precedeu propositura da demanda, impondo-se afastar a prescrio quanto reposio de ndice de 11,98%, diminudo por ocasio da converso dos salrios dos servidores pblicos em URV. Agravo regimental desprovido. (AGRESP 418.701/RN, Rel. Min. Vicente Leal, DJ 19.08.2002). Rejeita-se, pois, tal preliminar. No mrito, ao exame dos autos, observa-se que a irresignao da do apelante no merece guarida. A exegese do art. 22, da Lei n 8.880/94, que dispe sobre a forma de converso dos vencimentos e proventos dos servidores pblicos estaduais em URVs impe a utilizao de seu valor na data em que se efetivou o pagamento e no no ltimo dia de cada ms, consoante entendimento j pacificado nos Tribunais ptrios, inclusive nos Superiores. Os contracheques acostados aos autos demonstram que a data do pagamento dos postulantes, servidores pblicos estaduais, varia entre 22 e 30, o que demonstra terem direito, por fora do princpio da irredutibilidade salarial contido no art.37, XV, da Constituio Federal, ao recebimento do resduo relativo s perdas sofridas atravs do Programa de Estabilizao Econmica que instituiu a Unidade Real de Valor, valendo ressaltar, por oportuno, que essa diferena de dias, aparentemente insignificante gerou, em poca de galopante inflao - considerando a correo monetria diria do valor da URV, uma reduo no montante antes mencionado, sobre os salrios dos servidores pblicos estaduais. E no outro o entendimento jurisprudencial a respeito, merecendo destaque os seguintes julgados:

Servidor. Agravo regimental em recurso especial. Converso de vencimentos. URV. Lei n 8.880/94. Reduo de parcela remuneratria. 11,98%. Prescrio. Obrigao de trato sucessivo. Smula 85/STJ. - firme o entendimento consolidado
3

no mbito deste Tribunal de que, objetivando reposio de parcela remuneratria ilegalmente suprimida, por se tratar de relao jurdica de trato sucessivo que se renova mensalmente, o lapso prescricional atinge apenas as parcelas relativas ao qinqnio que precedeu propositura da demanda, impondose afastar a prescrio quanto reposio do ndice de 11, 98%, diminudo por ocasio da converso dos salrios dos servidores pblicos em URV. Agravo regimental desprovido. (AGRESP. 418.701/RN, Rel.Min. Vicente Leal, DJ de 19/08/2002). Agravo regimental ao recurso especial. Administrativo. Servidor Pblico. Converso em URV. Reajuste de 11, 98%. Ausncia de prequestionamento. Smulas 282 e 356 do STF. Violao Smula 339 do STF, Inexistncia. Aplicao do art. 557 ao reexame necessrio. Possibilidade. Smula 253 do STJ. 1. Assiste aos servidores do Poder Judicirio o direito ao resduo de 11, 98% em seus vencimentos, referente equivocada converso de tais valores em cruzeiros reais para URVs. Inteligncia da Medida Provisria n 434/94 e suas reedies, bem como do art.22, da Lei n 8.880/94. Jurisprudncia pacificada nas duas Turmas (5 e 6 )componentes da 3 Seo deste Tribunal. 2. O recurso especial no deve ser conhecido no que se refere a questo federal no ventilada no acrdo vergastado. Aplicao das Smulas 282 e 356 do STF. 3. O art. 557 do CPC, que autoriza o relator a decidir o recurso, alcana o reexame necessrio(Smula 253 do STJ). 4. Agravo regimental a que se nega provimento. (STJ AGRESP 49441Proc 200201683550 RN 6 T. - Rel Min. Hlio Quaglia Barbosa DJU 03/11/2004, p. 247). A afirmao de que a pretenso dos postulantes resta inviabilizada porque o percentual de 11,98% apenas se adequa s situaes em que os servidores receberam seus vencimentos no dia 20 de cada um dos quatro meses anteriores a maro de 1994, no procede, pois exatamente em ateno do disposto no art. 168, da Carta Magna, que fixa o dia 20 para a entrega dos recursos oramentrios aos rgos competente, destinados ao pagamento dos vencimentos dos seus servidores, que a data a ser considerada na converso dos vencimentos e proventos dos mesmos em URVs, de que trata o art.22, da Lei n 8.880/94 a do efetivo pagamento e no a do ltimo dia de cada ms.

Dessa forma, dvidas no h que assiste aos autores o direito ao resduo de 11,98% em seus vencimentos, referente equivocada converso de cruzeiro real em URV, respeitando-se, entretanto, a prescrio qinqenal, tal como determinado na sentena hostilizada. Em necessrio reexame, mostra-se indispensvel que a estipulao do momento da incidncia da correo monetria, que deve ocorrer a partir da data em que cada parcela devida devia ter sido paga, adotandose os ndices legais, consoante entendimento jurisprudencial a respeito, in verbis: As parcelas salariais devidas aos servidores pblicos consubstanciam, por sua natureza alimentar, dvidas de valor, sujeitas correo monetria desde a poca em que eram devidas (STJ Resp. 259572- SP, 6 T., Rel. Min. Vicente Leal DJU 04/06/2001, p. 00267). Quanto aos juros de mora, estes devem incidir base de 6% ao ano, a partir da citao. Diante das razes expostas, e, no mrito, REJEITAR A PRELIMINAR DE PRESCRIO e, no mrito, NEGAR PROVIMENTO A AMBAS APELAES, MANTENDO-SE A SENTENA DE 1 GRAU EM NECESSRIO REEXAME.

Sala das Sesses,

09 de setembro de 2009.

PRESIDENTE

DES VERA LCIA FREIRE DE CARVALHO RELATORA

PROCURADOR(A) DE JUSTIA.

You might also like