You are on page 1of 20

Dispositivos de Proteo contra Surtos eltricos- DPS

A empresa
Em 1991 nasce a Clamper Indstria e Comrcio, uma empresa associada alta tecnologia que j surge moderna, inovadora e pronta para o futuro. Pouco mais de uma dcada depois, a Clamper referncia nacional no segmento de dispositivos de proteo contra surtos eltricos. Desenvolvendo produtos de qualidade diferenciada, resultantes de investimentos contnuos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, a Clamper hoje uma marca de sucesso. Sucesso comprovado pelos prmios de qualidade conquistados durante anos consecutivos, que so o reconhecimento excelncia da empresa. Confiabilidade e inovao de seus produtos, domnio sobre novas tecnologias, comprometimento com as normas tcnicas: a Clamper est sempre pronta para atender voc.

Por que proteger?


A operao de sistemas eletrnicos pode ser severamente afetada em funo da ocorrncia de surtos provocados por descargas atmosfricas ou eventos de chaveamento no sistema eltrico de potncia. Esses fenmenos causam por um perodo curto de tempo uma elevao brusca na tenso nominal do sistema, quer seja de alimentao eltrica, de comunicao de dados, de telefonia ou de automao de processos, com consequncias s vezes devastadoras. No caso das descargas atmosfricas, um equipamento instalado a quilmetros de distncia do local da queda do raio est sujeito a srios riscos de queima em funo da formao de campos eletromagnticos e consequentes sobretenses induzidas e conduzidas pelos cabos. Todos os equipamentos eletrnicos presentes nas instalaes industriais, comerciais ou residenciais, tais como computadores, equipamentos de controle e automao, centrais telefnicas, equipamentos de TV a cabo, centrais de alarmes, sistemas de telemetria e aquisio de dados, entre outros, correm risco de sofrer danos.

Onde instalar?
A localizao dos Dispositivos de Proteo contra Surtos - DPS para uma adequada proteo dos equipamentos eletrnicos sensveis contra as descargas atmosfricas e seus efeitos deve ser baseada no conceito de zonas de proteo, que consiste em dividir o volume da instalao a ser protegido em fronteiras. Nelas, so definidos locais com maior ou menor suscetibilidade ocorrncia de descargas atmosfricas diretamente na estrutura ou prximas e classificadas segundo a severidade e suportabilidade dos sistemas s sobretenses e sobrecorrentes transitrias.

Zonas de proteo
ZP0 - Zona na qual a ameaa devido descarga direta sem atenuao de campo eletromagntico. subdividida em: ZP0A - Zona fora do volume de proteo do Sistema de Proteo de Estruturas contra Descargas Atmosfricas - SPDA na qual a ameaa devido descarga direta e intensa irradiao de campo eletromagntico. Os sistemas internos podem estar sujeitos s correntes totais ou parciais da descarga. ZP0B - Zona dentro do volume de proteo do SPDA, porm sob intensa influncia de campo eletromagntico da descarga. Os sistemas internos podem estar sujeitos s correntes parciais da descarga. ZP1 - Zona na qual a corrente de surto limitada em funo da diviso de correntes desviadas pelos DPS localizados na entrada da edificao (ZP0). Blindagens naturais podem atenuar o campo eletromagntico da descarga dentro da edificao. ZP2 - Zona na qual a corrente de surto pode estar mais limitada em funo da diviso de correntes desviadas pelos DPS localizados em ZP1. Medidas adicionais de blindagem podem ser adotadas para atenuar ainda mais o campo eletromagntico da descarga. Na transio entre as zonas ZP0 e ZP1 os DPS devem possuir capacidade de corrente suficiente para drenar correntes parciais da descarga atmosfrica. Para essa aplicao, os DPS devem ser do tipo Classe I, conforme NBR IEC 61643-1. Na transio entre as zonas ZP1 e ZP2 os DPS devem possuir capacidade para drenar correntes induzidas nas linhas de energia que penetram na edificao. Os DPS devem ser do tipo Classe II. Nas edificaes onde o risco de descarga direta na estrutura considerado desprezvel, porm com linha de energia sujeita a indues provocadas por descargas atmosfricas prximas, os DPS devem ser do tipo Classe II. Os componentes de uma instalao eltrica, quer sejam quadros de distribuio, medidores de energia, eletrodomsticos, microcomputadores, entre outros, possuem uma suportabilidade que pode ser definida como a tolerncia mxima de tenso que estes componentes podem suportar sem degradao de suas caractersticas originais, seja em aplicao repetitiva ou no. Os DPS Clamper so dimensionados para oferecer nveis de tenses residuais compatveis com o nvel de suportabilidade destes equipamentos.

Zonas de proteo

*Consultar a linha plugue e use Clamper.

Dispositivos de Proteo contra Surtos Clamper

SCL
O SCL um DPS monopolar, Classe I, do tipo comutador de tenso, composto por Spark Gap, com capacidade de dreno de correntes parciais de descargas atmosfricas at 60 kA na forma de onda10/350 s. Com elevada capacidade de interrupo de corrente subseqente de curto circuito, pode ser instalado no ponto de entrada de energia de edificaes (casas, prdios, indstrias, etc). A fixao do SCL simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm, apropriados para instalao entre Fase e Neutro ou entre Fase e PE.

GCL Slim
O GCL um DPS monopolar, Classe I, do tipo comutador de tenso, composto por Centelhador, com capacidade de dreno de correntes parciais de descargas atmosfricas at 100 kA na forma de onda 10/350 s. utilizado para proteo do neutro do sistema de energia. Prov de forma eficaz a ligao equipotencial entre o neutro e a Barra de Equipotencializao Principal (BEP) em sistemas que utilizam aterramento do tipo TT. A fixao do GCL simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm. *Disponvel nas verses Monobloco e Plugvel

VCL Slim Classe I / II e VCL Slim Classe II


O VCL Slim um DPS monopolar, Classe I / II e Classe II, do tipo limitador de tenso, composto por Varistor de xido de Zinco (Metal Oxide Varistor - MOV), com capacidade de dreno de corrente de surto at 12,5 kA na forma de onda 10/350 s para VCL Slim Classe I/II e 90 kA na forma de onda 8/20 s para VCL Slim Classe II. Possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso este seja submetido a distrbios acima da sua capacidade e sinalizao de status de operao atravs de bandeirola. utilizado na proteo de aparelhos eletrodomsticos e eletroprofissionais, conectados rede eltrica, contra sobretenses de origem atmosfrica transmitidas pela linha externa de alimentao e/ou manobras no sistema eltrico. Sua concepo modular facilita a montagem conjunta de diversas unidades de DPS, conectados diretamente ou no ao barramento, assim como a outros componentes dos quadros de distribuio de circuitos. Pode atuar diversas vezes sem necessidade de ser substitudo ou religado. A fixao do VCL simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm, padro europeu (DIN) ou atravs de garras padro americano (NEMA), apropriados para instalao entre Fase e Neutro ou entre Fase e PE.

VCL Slim Plugvel


O VCL Slim Plugvel um DPS monopolar, Classe II, do tipo limitador de tenso, composto por Varistor de xido de Zinco (Metal Oxide Varistor - MOV), com capacidade de dreno de correntes de surtos de 20 kA a 45 kA na forma de onda 8/20 s. Possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso este seja submetido a distrbios acima da sua capacidade e sinalizao de status de operao atravs de bandeirola. utilizado na proteo de aparelhos eletrodomsticos e eletroprofissionais, conectados rede eltrica, contra sobretenses de origem atmosfrica transmitidas pela linha externa de alimentao e/ou manobras no sistema eltrico. A fixao do VCL Slim Plugvel simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm, apropriados para instalao em quadros de distribuio com disjuntores do padro europeu (DIN) ou americano (Nema) entre Fase e Neutro, Fase e PE, ou entre Neutro e PE. O VCL Slim Plugvel constitudo de duas partes: a base (parte fixa) e o plugue (parte mvel). No fim da vida til do dispositivo, somente a parte mvel (plugue) substituda, ou seja, no preciso desfazer as conexes da parte fixa (base) com as linhas. *Disponvel tambm nas verses bipolar, tripolar e tetrapolar.

DCL
O DCL Slim um DPS monopolar, Classe II, do tipo limitador de tenso, composto por Diodo de Avalanche de Silcio (Silicon Avalanche Diode - SAD), com capacidade de dreno de correntes de surto at 20 kA na forma de onda 8/20 s. Possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso este seja submetido a distrbios acima da sua capacidade. Dentre as tecnologias disponveis, os Diodos de Avalanche de Silcio (Silicon Avalanche Diode SAD) so os mais eficientes: rpidos, precisos e resistentes. Os SAD apresentam tempo de resposta mais rpido, da ordem de picosegundos, se comparado com outras tecnologias de controle de sobretenses e a mais baixa tenso residual possvel com alta preciso. Por se tratar de um semicondutor, outra grande vantagem que os SAD no degradam com o uso. Isto quer dizer que os diodos tm vida til infinita para correntes de surto menores que a mxima suportvel. Sofisticados, normalmente so utilizados como proteo fina para equipamentos sensveis, ou ainda aplicados em conjunto com outras tecnologias.

Dados tcnicos
SCL GCL N/PE

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe I Tecnologia Spark Gap (Centelhador)

TIPO
CARACTERSTICAS Normas aplicveis Tempo de resposta Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel backup Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses Peso

I
Unid. ns kA A C mm mm IP MOD mm g

SCL
60 kA 25 kA

GCL N/PE
50 kA 100 kA

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410-2004 < 100 80 315 gL/gG -40....+80 50 rgido ou 35 flexvel Trilho DIN 35 35 flexvel Trilho DIN 35 ou garras (NEMA) 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 V0 2 90x67x36,2 224 90 1 90x64x17,5 115 2 90x67x36,2 210 50 rgido ou 35 flexvel Trilho DIN 35 5 250 gL/gG 80

SCL GCL N/PE

Mxima tenso de operao contnua Uc AC 275 V 460 V 275 V 275 V 275 V DC 350 V 615 V 275 V 275 V 275 V

Corrente nominal a 8/20 s In 60 kA 60 kA 20 kA 60 kA 75 kA

Mxima corrente de surto a 8/20 s Imx 120 kA 120 kA 50 kA 120 kA 150 kA

Corrente mxima de impulso (10/350 s) Iimp 60 kA 60 kA 25 kA 50 kA 100 kA

Corrente subsequente de interrupo Ifi 20 kA 3,5 kA 0,1 kA 0,1 kA 0,1 kA

Energia Especfica

Carga

Nvel de proteo

Modelo SCL 275V 60kA SCL 460V 60kA GCL N/PE 275V 25kA Slim GCL N/PE 275V 50kA Slim GCL N/PE 275V 100kA

W/R 900 kJ/ 900 kJ/ 156 kJ/ 625 kJ/ 2500 kJ/

Q 30 As 30 As 12,5 As 25 As 50 As

Up < 1,3 kV < 2,5 kV <1,3 kV <1,3 kV <1,3 kV

VCL SLIM

VCL SLIM SR

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe I / II Tecnologia MOV (Varistor de xido de Zinco)

TIPO
CARACTERSTICAS Normas aplicveis Tempo de resposta Proteo trmica Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel backup Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses Sinalizao remota Caractersticas dos contatos Cabo de conexo terminal (mximo) Peso (sinalizao)

I / II
Unid. ns kA A C mm IP MOD mm mm g

VCL SLIM/SLIM SR
MONOBLOCO NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410 < 25 sim 5 100 gL/gG - 40...80 35 flexvel Trilho DIN 35 ou garras (NEMA) 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 V0 1 90x64x17,5 Opcional 120VAC/1A 1,5 4 24VDC/1A 94x64x17,5

VCL Slim Monobloco Classe I / II

Mxima tenso de operao contnua Uc AC 75 V 175 V 275 V 460 V DC 100 V 225 V 350 V 615 V

Corrente nominal a 8/20 s In 30 kA 30 kA 30 kA 30 kA

Mxima corrente de surto a 8/20 s Imx 60 kA 60 kA 60 kA 60 kA

Corrente de impulso a 10/350 s Iimp 12,5 kA 12,5 kA 12,5 kA 12,5 kA

Energia Especfica

Carga

Mxima energia absorvida em 10/1000 s Wmx 1020 J 1680 J 2560 J 3860 J

Tenso de referncia a 1mA Uref 120 V 270 V 430 V 750 V

Nvel de proteo

Tenso residual a 5 kA Ures 0,3 kV 0,5 kV 0,8 kV 1,3 kV

Peso

Modelo VCL 75V 12,5/60kA Slim VCL 175V 12,5/60kA Slim VCL 275V 12,5/60kA Slim VCL 460V 12,5/60kA Slim

W/R 39 kJ/ 39 kJ/ 39 kJ/ 39 kJ/

Q 6,25 As 6,25 As 6,25 As 6,25 As

Up 0,5 kV 0,8 kV 1,3 kV 2,0 kV

g 111 g 126 g 135 g 140 g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: VCL xxxV xxxkA Slim/SR.

VCL SLIM

VCL SP

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe II Tecnologia MOV (Varistor de xido de Zinco)

TIPO
CARACTERSTICAS Normas aplicveis Tempo de resposta Proteo trmica Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel backup Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses Sinalizao remota Caractersticas dos contatos Cabo de conexo (mximo) Peso Corrente nominal a 8/20 s In 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA ns kA A C

II
Unid.

VCL SLIM
MONOBLOCO

VCL SP
PLUGVEL

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410 < 25 sim 5 100 gL/gG -40....+80 35 flexvel Trilho DIN 35 ou garras (NEMA) 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 V0 1 90x64x17,5 Opcional 120VAC/1A 24VDC/1A 1,5 4 Mxima energia absorvida em 10/1000 s Wmx 145 J 280 J 340 J 350 J 700 J 840 J 530 J 1060 J 1280 J 680 J 1350 J 1620 J 1025 J 1390 J 1660 J 810 J 1610 J 1930 J Mxima potncia de dissipao Pmx 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W Tenso de referncia a 1mA Uref 120 V 120 V 120 V 270 V 270 V 270 V 430 V 430 V 430 V 510 V 510 V 510 V 620 V 620 V 620 V 750 V 750 V 750 V Tenso residual a 5 kA Ures 0,3 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,7 kV 0,6 kV 0,6 kV 1,1 kV 1,0 kV 1,0 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 2,0 kV 1,9 kV 1,9 kV 90,6x66x17,5 125 gL/gG

mm IP MOD mm mm g Mxima corrente de surto a 8/20 s Imx 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA

VCL SP

Mxima tenso de operao contnua Uc AC 75 V 75 V 75 V 175 V 175 V 175 V 275 V 275 V 275 V 320 V 320 V 320 V 385 V 385 V 385 V 460 V 460 V 460 V DC 100 V 100 V 100 V 225 V 225 V 225 V 350 V 350 V 350 V 420 V 420 V 420 V 505 V 505 V 505 V 615 V 615 V 615 V

Nvel de proteo Up 0,4 kV 0,5 kV 0,6 kV 0,8 kV 0,8 kV 1,2 kV 1,2 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,8 kV 1,8 kV 1,7 kV 2,0 kV 2,5 kV 2,5 kV 2,5 kV

Peso

Modelo VCL SP 75V 20kA VCL SP 75V 30kA VCL SP 75V 45kA VCL SP 175V 20kA VCL SP 175V 30kA VCL SP 175V 45kA VCL SP 275V 20kA VCL SP 275V 30kA VCL SP 275V 45kA VCL SP 320V 20kA VCL SP 320V 30kA VCL SP 320V 45kA VCL SP 385V 20kA VCL SP 385V 30kA VCL SP 385V 45kA VCL SP 460V 20kA VCL SP 460V 30kA VCL SP 460V 45kA

g 85 g 95 g 100 g 99 g 102 g 105 g 103 g 107 g 113 g 95 g 102 g 110 g 102 g 110 g 117 g 106 g 115 g 126 g

10

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: VCL SP xxxV xxxkA Slim/SR.

VCL SLIM

VCL Slim Monobloco Classe II

Mxima tenso de operao contnua Uc AC 75 V 75 V 75 V 75 V 75 V 175 V 175 V 175 V 175 V 175 V 275 V 275 V 275 V 275 V 275 V 320 V 320 V 320 V 320 V 320 V 385 V 385 V 385 V 385 V 385 V 460 V 460 V 460 V 460 V 460 V DC 100 V 100 V 100 V 100 V 100 V 225 V 225 V 225 V 225 V 225 V 350 V 350 V 350 V 350 V 350 V 420 V 420 V 420 V 420 V 420 V 505 V 505 V 505 V 505 V 505 V 615 V 615 V 615 V 615 V 615 V

Corrente nominal a 8/20 s In 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA

Mxima corrente de surto a 8/20 s Imx 12 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA

Mxima energia absorvida em 10/1000 s Wmx 88 J 145 J 280 J 340 J 680 J 235 J 350 J 700 J 840 J 1680 J 370 J 530 J 1060 J 1280 J 2560 J 470 J 680 J 1350 J 1620 J 3240 J 480 J 690 J 1390 J 1660 J 3320 J 560 J 810 J 1610 J 1930 J 3860 J

Mxima potncia de dissipao Pmx 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W

Tenso de referncia a 1mA Uref 120 V 120 V 120 V 120 V 120 V 270 V 270 V 270 V 270 V 270 V 430 V 430 V 430 V 430 V 430 V 510 V 510 V 510 V 510 V 510 V 620 V 620 V 620 V 620 V 620 V 750 V 750 V 750 V 750 V 750 V

Nvel de proteo

Tenso residual a 5 kA Ures 0,4 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,7 kV 0,7 kV 0,6 kV 0,6 kV 0,6 kV 0,9 kV 1,1 kV 1,0 kV 1,0 kV 0,9 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,2 kV 1,4 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,4 kV 1,8 kV 2,0 kV 1,9 kV 1,9 kV 1,7 kV

Peso

Modelo VCL 75V 12kA Slim VCL 75V 20kA Slim VCL 75V 30kA Slim VCL 75V 45kA Slim VCL 75V 90kA Slim VCL 175V 15kA Slim VCL 175V 20kA Slim VCL 175V 30kA Slim VCL 175V 45kA Slim VCL 175V 90kA Slim VCL 275V 15kA Slim VCL 275V 20kA Slim VCL 275V 30kA Slim VCL 275V 45kA Slim VCL 275V 90kA Slim VCL 320V 15kA Slim VCL 320V 20kA Slim VCL 320V 30kA Slim VCL 320V 45kA Slim VCL 320V 90kA Slim VCL 385V 15kA Slim VCL 385V 20kA Slim VCL 385V 30kA Slim VCL 385V 45kA Slim VCL 385V 90kA Slim VCL 460V 15kA Slim VCL 460V 20kA Slim VCL 460V 30kA Slim VCL 460V 45kA Slim VCL 460V 90kA Slim

Up 0,4 kV 0,4 kV 0,5 kV 0,6 kV 0,4 kV 0,8 kV 0,8 kV 0,8 kV 1,2 kV 0,9 kV 1,1 kV 1,2 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,8 kV 1,7 kV 1,7 kV 1,8 kV 1,7 kV 2,0 kV 1,8 kV 2,0 kV 2,5 kV 2,5 kV 2,5 kV 2,3 kV

g 76 g 80 g 85 g 90 g 110 g 85 g 85 g 85 g 95 g 110 g 85 g 85 g 95 g 105 g 125 g 89 g 94 g 101 g 123 g 85 g 85 g 90 g 100 g 110 g 135 g 90 g 90 g 105 g 115 g 140 g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: VCL xxxV xxxkA Slim/SR.

11

Plugue VCL SP

Plugue para Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe II Tecnologia MOV (Varistor de xido de Zinco)

TIPO
CARACTERSTICAS Normas aplicveis Tempo de resposta Proteo trmica Temperatura de operao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses

II
Unid. ns C IP MOD mm

Plugue VCL SP
PLUGVEL NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410 < 25 sim -40....+80 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 V0 1 45,0 x 58 x 17,5

PL-VCL SP
MODELO PL-VCL SP 75V 20kA PL-VCL SP 75V 30kA PL-VCL SP 75V 45kA PL-VCL SP 175V 20kA PL-VCL SP 175V 30kA PL-VCL SP 175V 45kA PL-VCL SP 275V 20kA PL-VCL SP 275V 30kA PL-VCL SP 275V 45kA PL-VCL SP 320V 20kA PL-VCL SP 320V 30kA PL-VCL SP 320V 45kA PL-VCL SP 385V 20kA PL-VCL SP 385V 30kA PL-VCL SP 385V 45kA PL-VCL SP 460V 20kA PL-VCL SP 460V 30kA PL-VCL SP 460V 45kA

Maxima tenso de operao contnua


Uc AC 75 V 75 V 75 V 175 V 175 V 175 V 275 V 275 V 275 V 320 V 320 V 320 V 385 V 385 V 385 V 460 V 460 V 460 V DC 100 V 100 V 100 V 225 V 225 V 225 V 350 V 350 V 350 V 420 V 420 V 420 V 505 V 505 V 505 V 615 V 615 V 615 V

Peso
g 39 g 43 g 45 g 41 g 46 g 50 g 43 g 51 g 55 g 44 g 52 g 59 g 46 g 56 g 62 g 47 g 60 g 67 g

12

Plugue GCL SP N/PE

Plugue para Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe I Tecnologia Spark Gap (Centelhador)

TIPO
CARACTERSTICAS Normas aplicveis Tempo de resposta Temperatura de operao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses

I
Unid. ns C IP Material MOD mm

Plugue SP N/PE
PLUGVEL NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410-2004 <100 -40....+80 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 V0 1 45,0 x 58 x 17,5

PL-GCL SP
MODELO PL-GCL SP N/PE 275V 25kA PL-GCL SP N/PE 275V 50kA

Maxima tenso de operao contnua


Uc AC 275 V 275 V DC 275 V 275 V

Peso
g 47 g 62 g

13

BA1 SP e SP/SR

BA2 SP e SP/SR

BA3 SP e SP/SR

BA4 SP e SP/SR

Bases para DPS VCL SP e GCL SP

TIPO
CARACTERSTICAS Normas aplicveis Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Monopolar BA1 Dimenses Bipolar Tripolar BA2 BA3 mm Unid. C mm IP 90,6 x 50,0 x 17,5 90,6 x 50,0 x 35,0 90,6 x 50,0 x 53,0 90,6 x 50,0 x 71,0 SP

BASE VCL SP
SP / SR NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410 - 40... + 80 35 Trilho DIN 35 ou garras NEMA 20 Caixa injetada em material termoplstico, no propagante a chama 94,6 x 50.0 x 17,5 94,6 x 50,0 x 35,0 94,6 x 50,0 x 53,0 94,6 x 50,0 x 71,0 Opcional mm No aplicvel No aplicvel No aplicvel 1 A @ 120 VCA / 1 A @ 24 VCC Terminais e parafusos 2,5 Trilho DIN 35

Tetrapolar BA4 Sinalizao remota Caractersticas eltricas dos contatos Conexo de sada da superviso remota Cabo de conexo terminal (mximo)

BASES Monopolar BA1 SP 075V BA1 SP 175V BA1 SP 275V BA1 SP 320V BA1 SP 385V BA1 SP 460V Peso SP 61 g 61 g 61 g 61 g 61 g 61 g SP / SR 65 g 65 g 65 g 65 g 65 g 65 g Bipolar BA2 SP 075V BA2 SP 175V BA2 SP 275V BA2 SP 320V BA2 SP 385V BA2 SP 460V Peso SP 127 g 127 g 127 g 127 g 127 g 127 g SP / SR 131 g 131 g 131 g 131 g 131 g 131 g Tripolar BA3 SP 075V BA3 SP 175V BA3 SP 275V BA3 SP 320V BA3 SP 385V BA3 SP 460V Peso SP 190 g 190 g 190 g 190 g 190 g 190 g SP / SR 194 g 194 g 194 g 194 g 194 g 194 g Tetrapolar BA4 SP 075V BA4 SP 175V BA4 SP 275V BA4 SP 320V BA4 SP 385V BA4 SP 460V Peso SP 264 g 264 g 264 g 264 g 264 g 264 g SP / SR 268 g 268 g 268 g 268 g 268 g 268 g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: BAx SP xxxV/SR.

14

DCL SLIM

DCL SLIM SR

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe II Tecnologia SAD (Diodo de Avalanche de Slicio)

TIPO
CARACTERSTICAS Normas aplicveis Tempo de resposta Proteo trmica Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel backup Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses Sinalizao remota Caractersticas dos contatos Cabo de conexo terminal mximo) Peso (sinalizao)

II
Unid. ps kA A C mm IP Material MOD mm

DCL SLIM/SLIM SR
NBR IEC 61643-1/UL 1449/NBR 5410-2004 <1 sim 5 100 gL/gG -40....+80 25 flexvel Trilho DIN 35 ou garra (NEMA) 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 V0 1 90 x 64 x 17,5 Opcional 94x64x17,5

mm g

120VAC/1A 24VDC/1A 1,5 4

DCL Slim Classe II

Mxima tenso de operao contnua Uc AC 175 V 175 V 175 V 275 V 275 V 275 V DC 225 V 225 V 225 V 350 V 350 V 350 V

Corrente nominal a 8/20 s In 5 kA 10 kA 20 kA 5 kA 10 kA 20 kA

Mxima corrente de surto a 8/20 s Imx 5 kA 10 kA 20 kA 5 kA 10 kA 20 kA

Mxima energia absorvida em 10/1000 s Pmx 257 J 288 J 576 J 346 J 648 J 1296 J

Nvel de proteo Up 435 V 435 V 435 V 585 V 586 V 585 V

Peso

Modelo DCL 175V 5 kA Slim DCL 175V 10kA Slim DCL 175V 20kA Slim DCL 275V 5kA Slim DCL 275V 10kA Slim DCL 275V 20kA Slim

g 84 g 90 g 95 g 86 g 90 g 100 g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: DCL xxxV xxxkA Slim/SR.

15

Guia de aplicao
Como conectar o DPS no ponto de entrada ou no quadro de distribuio principal da edificao.

A linha eltrica de energia que chega edificao inclui neutro?

sim O neutro ser aterrado no barramento de equipotencializao principal da edificao? sim

no

Dois esquemas de conexo possveis

no

Esquema de conexo 1 Os DPS devem ser ligados: A cada condutor de fase, de um lado, e Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro.
L1 L2 L3 L1 L2 L3

Esquema de conexo 2 Os DPS devem ser ligados: A cada condutor de fase, de um lado, e Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro E ainda: Ao condutor neutro, de um lado, e Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro.
L1 L2 L3

Esquema de conexo 3 Os DPS devem ser ligados: A cada condutor de fase, de um lado, e Ao condutor neutro, de outro: E ainda: Ao condutor neutro, de um lado; e Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro.

PE BEP

PEN

BEP ou barra PE

N
L1 L2 L3 L1 L2 L3

L1 L2 L3

BEP ou barra PE PE barra PE PE PEN BEP ou barra PE PE N Esquema de conexo 1: TN-C ou TN-C-S Esquema de conexo 2 e 3: TT, IT com neutro ou linha que entra na edificao j em esquema TN-S

BEP ou barra PE

Esquema de Conexo 1: TN-C ou TN-C-S. Esquema de Conexo 2 e 3: TT, IT com Neutro ou linha que entra na edificao j em esquema TN-S.

16

Modo de conexo

a+b < 0,50 m

BEP ou barra PE

b < 0,50 m

BEP ou barra PE

Opes de posicionamento do fusvel backup

DP: Proteo backup contra curto-circuito (fusvel, disjuntor)

17

Exemplos de circuitos
Quadro de Distribuio de Circuitos Quadro de Distribuio de Circuitos

Massas

Massas

BEP

Exemplo de aplicao de DPS no esquema de aterramento tipo TN-C.

Exemplo de aplicao de DPS no esquema de aterramento tipo TN-S, em quadro secundrio.

BEP: Barra de Equalizao Principal

Formas de conexo

Fixao em trilho padro DIN

Fixao atravs de garras padro NEMA

18

Desenhos Tcnicos

MOD 1 - SLIM
45 mm

MOD 1 - SLIM/SR

MOD 2
90 mm 45 mm

64 mm

64 mm

14 12 11

90 mm

94 mm

MOD 1 - SP SLIM

MOD 1 - SP SLIM/SR

PLUGUE
45 mm

66 mm

66 mm 57,6 mm

90,6 mm

94,6 mm

17,5 mm

17,5 mm

BA 1 SP e SP/SR
90,60 mm

BA 2 SP e SP/SR
90,60 mm

50 mm
Sinalizao remota opcional Sinalizao remota opcional

50 mm

17,5 mm

35 mm

BA 3 SP e SP/SR
90,60 mm

BA 4 SP e SP/SR
90,60 mm

50 mm
Sinalizao remota opcional Sinalizao remota opcional

53 mm 71 mm

36,2 mm 50 mm

17,5 mm

17,5 mm

51 mm

67 mm

Rodovia LMG 800 . Km 01. n 128 Lagoa Santa, MG | 0800 70 30 555 www.clamper.com.br

CDI 002195 - REV 01

You might also like