You are on page 1of 37

O QUE DRENAGEM

Podemos entender como DRENAGEM o ato de eliminar o lquido indesejvel de um local.

Assim, podemos entender como drenagem a insero de dispositivos dentro do organismo humano para a retirada de lquidos que se acumulam na barriga ou algum rgo da pessoa. Da mesma forma, entendemos como drenagem a instalao de tubos e caixas por debaixo de um campo de futebol para que em dias de chuva a gua seja rapidamente eliminada do gramado no chegando a formar poas que venham a atrapalhar a realizao de uma partida. Drenagem tambm a instalao de caixas e tubos por debaixo de uma rua para que em dias de chuva as guas sejam rapidamente escoadas e eliminadas da superfcie da rua de modo a impedir a formao de enxurradas que venham a inundar as casas ou dificultar o trnsito de pedestres ou at derrubar e arrastar pessoas.

Estudar a drenagem de um local analisar a adequao, em tamanho e em quantidade, dos diversos componentes da drenagem, como boca de lobo, caixa de coleta, ramal coletor e galerias, que possam efetuar de modo eficiente a eliminao do lquido indesejvel. Rede de Drenagem o conjunto formado pelos dispositivos - caixas, tubos, galerias, etc. - que promovem a drenagem das guas de um local ou de uma regio. Projeto de Drenagem o estudo da projeo de uma situao simulada e o correto dimensionamento dos dispositivos que iro compor a Rede de Drenagem. Este site no tem a preteno de ensinar, mas no custa nada, voc cidado, conhecer um pouco sobre a Drenagem Urbana para saber que em muitos casos, as providncias necessrias para se evitar as inundaes so simples. Saiba a diferena entre bueiro e boca de lobo, veja quantas bocas de lobo deveriam ter na sua rua. Critrios de Projeto o conjunto medidas e limites previamente estabelecidos para o desenvolvimento do Projeto de Drenagem. Dependendo da importncia econmica do local pode-se estabelecer critrios mais ou menos rgidos para a drenagem. No caso das chuvas, um determinado Projeto de Drenagem pode levar em considerao o perodo de retorno na chuva em funo da importncia do local. Por exemplo, em um estbulo construdo prximo de um rio podemos admitir que o mesmo seja inundado de vez em quando. Por que isso? Por que as obras necessrias para que o estbulo no seja nunca inundado envolveria um investimento financeiro alto que no valeria dispender num estbulo velho. Os Critrios de Projeto definem quais sero as chuvas que a drenagem devem atender e quais sero as chuvas que no sero atendidas pela drenagem. H tambm leis (federais, estaduais e municipais) obrigando os governos a realizarem obras de drenagem para dar aos moradores a segurana e a tranquilidade que merecem. Ningum quer ser acordado na meio da madrugada por que o local est sofrendo uma inundao. Voc conhece estas leis? Estas leis esto sendo obedecidas? Por fim, entenda que no existe "cidado de primeira" e nem "cidado de segunda" todos so iguais e todos deveriam ser tratados da mesma forma. Se todos os habitantes de uma cidade devem ser tratados da mesma forma, ento por que existem bairros com uma boa Rede de Drenagem e por que existem bairros sem nenhuma Drenagem Urbana?

Procure, na sua rua, a Boca de Lobo que a pea principal da Rede de Drenagem. Boca de Lobo, cad voc?

DEFINIO DE ALGUNS TERMOS TCNICOS 2

ENXURRADA - Torrente de gua da chuva. gua da chuva que corre pela superfcie das ruas causando insegurana nas pessoas e ameaando bens. Pessoas e carros podem ser arrastados pela enxurrada.

GUIA - o alinhamento da pista. Tambm chamada de meio-fio. SARJETA - o local por onde corre a gua. A sarjeta deve ser dimensionada (inclinao e largura) de tal forma que toda gua consiga escoar por ela sem invadir o leito carrovel. LEITO CARROVEL - Local por onde transita os veculos.

PLUVIOLOGIA - Cincia que estuda o comportamento das chuvas. PLUVIMETRO - Aparelho que mede a quantidade de gua de uma chuva. FLUVIOLOGIA - Cincia que estuda o comportamento dos rios. FLUVIMETRO - Aparelho que mede a vazo de um rio. ENCHENTE - Fenmeno fluvial em que um rio, no conseguindo dar vazo gua que aflui num determinado ponto, eleva o nvel das guas. Diz-se que o rio encheu.

TRANSBORDAMENTO - Passar pela borda. Dizemos que o "rio transbordou", isto , as guas do rio passaram por cima da borda do rio, inundando as avenidas e ruas. INUNDAO - Invaso de um local pelas guas que pode ser da chuva, de um rio que transbordou ou de um cano que estourou. As guas da enxurrada invadiu, isto , inundou a minha loja.

ALAGAMENTO - Existncia de gua empoada em determinado local e que no consegue sair ou tem dificuldades para escoar. A minha cozinha est alagada, isto , cheia de gua. O alagamento pode ser provocado por uma inundao (invaso que vem de fora) ou pelo entupimento do ralo. BOCA DE LOBO - Dispositivo que promove a drenagem (eliminao) das guas de uma via pblica. Papis, embalagens e lixo jogado na rua pode entupir a boca de lobo aumentando a enxurrada.

BUEIRO - Obra para inspeo e manuteno de uma rede de guas. um poo por onde uma pessoa pode entrar para fazer a manuteno de uma caixa de coleta. conhecida tambm como Poo de Visita. Como fica enterrada no visvel. O que se v a tampa do bueiro.

Abaixo uma tampa do bueiro de guas pluviais (de responsabilidade da prefeitura) e ao lado uma tampa do bueiro de esgoto sanitrio (de responsabilidade do estado). Observe que a tampa do bueiro de esgoto tem dois furos que no transpassam para no deixar passar cheiro e nem doenas.

Quando acontece um entupimento na rede, pode a gua tentar sair pelo bueiro, empurrando a tampa. DRENAGEM - Ato de escoar, sugar, eliminar, fazer sumir o lquido por meio de dispositivos drenantes como tubos, vlvulas, sondas, caixas, furos e poos. DRENO - Dispositivo que promove a drenagem de um local.

CHUVA DE PROJETO
O estudo da chuva, cincia conhecida como Pluviologia, leva em considerao 4 parmetros associados chuva: I - Intensidade - quantidade de chuva por unidade de tempo.

A quantidade de gua que cai em uma chuva medida por aparelhos especiais denominados Pluvimetros e Pluviografos. O pluvimetro apenas mede a quantidade de chuva. Podemos montar um pluvimetro caseiro com uma garrafa pets. O pluvigrafo so parecidos mas possuem uma fita de papel onde uma caneta A unidade de tempo por ser dia, semana, ms ou outra unidade qualquer, desde que se indique a unidade. Por exemplo I = 78 mm/h, isto , 78 milmetros por hora. Isto significa que em uma hora em que o pluvimetro ficou exposto chuva ele captou 78 milmetros de chuva. D - Durao. a durao da chuva, isto , o tempo em que a chuva se mantm com aquela intensidade. Costuma-se classificar a durao das chuvas em intervalos de 5 minutos, 10, 15 e at 24 horas. Freqncia - A quantidade em que a chuva ocorre em determinado perodo de tempo. Uma determianda chuva, por exemplo a chuva de I = 80 mm/h, pode acontecer todo ano em determinada regio e a mesma chuva de I = 80 mm/h vai acontecer somente a cada 10 anos em outra regio. T - Perodo de Retorno. A chuva um fenmeno ciclico. Podemos entender que no existe uma nica chuva mas sim chuva de 70mm, chuva de 90mm, etc. O que a hidrologia estuda o perodo de retorno de cada uma dessas chuvas. Assim, Curvas de Intensidade-Durao-Freqncia:

Durao (minutos) 5 10 15 20 25 30 45 60 90 120 5

Tempo de recorrncia (anos) 10 167,2 138,7 122,4 104,3 93,6 89,0 67,4 53,8 40,3 31,9 25 189,2 158,9 139,8 117,7 105,8 102,0 77,1 61,4 46,1 36,3 50 205,4 173,8 152,7 127,6 114,8 111,6 84,2 66,9 50,3 39,6 100 221,5 188,6 165,5 123,7 123,7 121,1 91,3 72,5 54,6 42,9

Max. obs. (mm/h) 172,8 153,6 130,4 108,3 104,2 106,0 81,7 69,3 47,9 37,9

149,9 122,8 108,7 93,7 84,0 78,8 59,7 47,8 35,7 28,4

A quantidade de gua que cai varia muito de regio para regio, dependendo de fatores como existncia de mata, proximidade de grandes fontes de umidade como lagos e mares e outros. Assim, sabemos que na Amaznia cai muita gua e no Nordeste muito pouca. A norma brasileira NBR-10.884 - Instalaes Prediais de guas Pluviais apresenta a chuva caracterstica de algumas regies em funo da durao e do perodo de retorno. Assim, para uma chuva com 5 minutos de durao e 25 anos de retorno, encontramos intensidades do tipo:
LOCALIDADE Manaus-AM INTENSIDADE (milmetros por hora) 198

Quixaramobim-CE Rio de Janeiro - Jardim Botnico Rio de Janeiro - Jacarepagu Sete Lagoas-MG Piracicaba-SP

126 227 152 281 151

O QUE NOS INTERESSA: Em alguns tipos de obras, comum efetuarmos um estudo de viabilidade tcnica-econmica e no nos interessa projetar a obra pela maior chuva pois isso sairia muito caro. Algumas obras podemos admitir que vez ou outra a chuva encubra a obra desde que isso no acontea todos os dias. Ento se elabora diversas alternativas de projeto e se determina em cada alternativa o custo correspondente. No caso do nosso site, estamos falando da chuva que cai numa regio urbanizada, isto , que tem casas para moradia e gente morando nessas casas com todos os seus pertences, cama, TV, comida, documentos, etc. Ora, no sensato pensar em permitir que certas chuvas invadam a nossa casa. A hidrologia nos mostra que existem regies onde uma chuva de 100 mm/h acontece todos os anos enquanto que em outra regio essa mesma chuva vai acontecer a cada 10 anos. Eu no consigo pensar que algum possa suportar uma inundao dentro de casa a cada 10 anos e outra consiga suportar essa inundao todo ano. Isso no admissvel. Voc pode at falar que tal chuva vir apenas a cada 10.000 anos mas se essa probabilidade vai acontecer hoje mesmo, eu vou tratar de sair correndo carregando as minhas coisas. Ento, para efeito de compreender os detalhes deste site, vamos considerar apenas a intensidade horria da chuva. Quando falamos em intensidade horria, no importa onde estamos. Podemos estar no Nordeste onde costuma chover pouco ou estar na Amaznia, onde costuma chover muito. Uma determinada chuva de grande intensidade pode tanto chover na Amaznia como no Nordeste. No importa em que regio do Brasil voc vai estar. Quando comear a chover forte, acredito que voc vai procurar um abrigo. No

sensato ficar andando no meio da chuva. Veja quais so os perigos de se andar no meio da chuva clicando aqui As chuvas de vero costumam ter uma durao curta, mesmo que seja de grande intensidade. Ento seria razovel pensar que voc esperaria, nesse abrigo, a chuva passar. Vamos pensar em dois tempos de espera. A pessoa mais impaciente vai esperar 10 minutos e a pessoa mais paciente 20 minutos. I = 154 mm/h para durao de 10 minutos. I = 108 mm/h para durao de 20 minutos. Para efeito dos exemplos deste site, vamos adotar a maior intensidade de chuva como sendo o valor de I = 150 mm/h e isso independe se voc est no Nordeste ou no Sudeste ou em qualquer outra regio. A INFLUNCIA DO FENMENO EL NIO E DAS MUDANAS CLIMTICAS: Todo mundo fala do El Nio, todo mundo comenta o El Nio mas ser que todos esto levando a srio o El Nio? O aquecimento global est provocando mudanas climticas muito significativas. J presenciamos no ano de 2007 regies inteiras da Amaznia sem chuva por muitos meses e a televiso cansou de mostrar cenas da populao andando a p dentro de rios e igaraps que secaram e todo mundo dizendo que isso nunca tinha acontecido. A cidade de So Paulo era conhecida, antigamente, como a "So Paulo da Garoa" pois possuia muita vegetao e o clima era tropical com muita umidade. Entretanto, eliminamos quase toda a vegetao o que causou a mudana do clima. Veja mais detalhes de como isso aconteceu, clicando aqui Casos parecidos aconteceram pelo mundo todo, desde a Austrlia at na Europa. O que isso nos mostra? Mostra que a distribuio das chuvas est sendo alterada. Ao mesmo tempo, o aquecimento global faz com que mais gua passe da superfcie para a atmosfera. Normalmente temos 0,9% da gua do mundo distribuda pela superficie da terra na forma de lagos e rios e 0,4% voando na forma de nuvens. O aquecimento global afeta essa distribuio e teremos menos gua na superfcie e mais gua na atmosfera.

O Brasil um pas privilegiado. Tem muita gua. Tem tanta gua que causa muita inveja aos pases do primeiro mundo. Veja quanta gua temos e aonde esto essas guas clicando aqui Quanto maior essa diferena entre a gua no cho e a gua no ar maior ser a intensidade pluviomtrica das chuvas. Voc pode ver isso acontecendo quando cientistas e homens pblicos do entrevista dizendo que choveu num nico dia o que costuma chover em uma semana. Ento no sensato dizer que costuma chover uma chuva de 150 mm/h e trazendo um valor que usvamos na dcada de 50 como se tudo permanecesse igual nos ltimos 60 anos. mais sensato imaginar que esse valor de 150 mm/h tenha sido alterado pelas mudanas climticas causadas pelo aquecimento global, El Nio, El Nia, e outros fenmenos climticos e atmosfricos. Eu colocaria uns 20% a mais por conta dessas mudanas. Assim, no vamos considerar o valor histrico de I = 150 mm/h mas major-lo em 20% passando a considerar o valor I = 180 mm/h. Concluindo, todos os dimensionamentos de bocas de lobo, grelhas, tubulao e galerias que fazemos, como exemplo, neste site, leva em considerao a chuva de intensidade de I = 180 milmetros por hora. I = 180 mm/h

REA DE CONTRIBUIO

Tenho reparado alguns erros quando se fala em gua da chuva em via pblica. Vejo o erro at em apostilas de faculdades quando consideram, para o calculo do volume de gua, apenas a rea da via pblica. CALCULO DA VAZO EM VIA PBLICA. Quando estamos projetando o sistema de drenagem de uma via pblica, precisamos determinar a distncia e a quantidade de bocas de lobo para drenar a gua da superfcie. Para isso importante calcuar quanta gua cai em uma chuva.

A vazo de gua dada pela frmula Q = I x S, isto , a vazo (litros por segundo) de gua que corre em uma rua o resultado da multiplicao da intensidade pluviomtrica (mm/hora) pela rea de Contribuio.

Bem Bem, vimos no captulo anterior por que adotamos a chuva de I = 180 mm/h. Ento num trecho de 100 metros dessa rua de 17 metros de largura, teremos a seguinte vazo de gua: Q = I x S = 180 x 100 X 17 / 3600 = 85 litros por segundo. Vai ter enchente? Claro que vai. No levamos em considerao a gua que cai em cima das casas. COEFICIENTE DE RUN-OFF No hidrologia, existe um nmero chamado Run-Off que d a medida em que a gua leva para chegar at o rio. A teoria parte do princpio de que uma parte da chuva penetra no terreno e corre por baixo da terra e a outra parte corre pela superfcie, imaginando que superfcie recoberta por vegetao que no deixa a gua correr muito. Numa regio densamente urbanizada, com asfalto na rua, telhados e cimentado em todo quintal, no h como considerar o tal Run-Off. Isso s possvel em rea rural onde o solo permevel e tem muita vegetao. Ento, vamos refazer os clculos da nossa vazo, levando em considerao toda rea que contribui com gua. CASO-A:

No s a gua que cai diretamente na rua como tambm a gua que cai nos telhados e nos quintais todo cimentado. As leis federais, estaduais e municipais dizem que a gua de chuva no pode ser jogada na rede de esgoto e sim despejada na sarjeta da rua. Por incrvel que parea, muitos condomnios jogam as guas que caem nos quintais na sarjeta da rua, obedecendo a lei, entretanto h casos em que o ponto de desgue fica prximo de uma boca de lobo e seria mais lgico desaguar as guas dentro da caixa coletora, mas isso no permitido pela prefeitura. Veja, o desenho acima foi feito a partir de uma foto area que peguei no Google Earth de uma regio densamente edificado e que no tem rea verde e estou imaginando que as casas de ambos os lados da rua despejam as guas da chuva diretamente na sarjeta da rua. Refazendo os clculos, teremos: Q = I x S = 180 x 100 X 77 / 3600 = 385 litros por segundo. QA = 385 litros por segundo Adotando essa vazo estarei garantindo de que no vai ocorrer enchentes? Acho que no. CASO-B: Existe ainda um outro caso mais crtico em que os terrenos da outra rua, por questes topogrficas, tambm jogam a gua da chuva na nossa rua. Neste caso, a rea de contribuio no s aquela delimitada pela distncia de 77 metros mas engloba mais 60 metros dos terrenos contguos chegando ento a 137 metros.

Neste caso crtico, teremos: Q = I x S = 180 x 100 x 137 / 3600 = 685 litros por segundo. QB = 685 litros por segundo importante saber as condies locais de escoamento das guas da chuva. D uma volta no quarteiro para ver qual o caso ou quais so os casos da sua rua. Pode ser que num dos lados seja o Caso-A e no outro lado o Caso-B.

SARJETA

Sarjeta aquela parte entre a guia e o leito carrovel por onde corre a gua at chegar a uma boca de lobo.

Por ser o local destinado a conduzir as guas, a sarjeta deve ser confeccionada com material resistente e seu acabamento deve ser bem liso para facilitar o escoamento das guas. um erro grave, e isso costuma acontecer nas vias com pavimentao de blocos ou paraleleppedos no confeccionar a sarjeta. Os blocos de concreto ou pedras com suas arestas e outras irregularidades dificultam muito o escoamento das guas. Ento a sarjeta deve ser construda, de preferncia, com concreto, ser bem liso e ter a forma adequada para conduzir as guas, principalmente das chuvas. Existem muitas maneiras de se construir a sarjeta mas o mais comum empergar concreto fresco. Veja os detalhes construtivos:

A sarjeta deve ter uma inclinao transversal para acomodar a gua da chuva. Quanto maior a inclinao e a largura da sarjeta maior ser a capacidade de transportar gua. Entretanto a inclinao no deve passar dos 25% pois resultar numa sarjeta muito inclinada podendo aferecer risco aos transeuntes. No h limites para a largura da sarjeta mas a largura mais utilizada a de 30 centmetros. Larguras maiores oferecem uma capacidade maior de conduo das guas, porm devemos lembrar que crianas e pessoas idosas tm dificuldade de passar por cima da sarjeta em dias de chuva. A espessura da sarjeta deve suportar com tranquilidade o peso de um caminho carregado, visto que ao estacionar os veculos saem do leito carrovel e colocam as rodas sobre a sarjeta. As dimenses habituais de um conjunto de guia e sarjeta so as seguintes:

Com essas dimenses, podemos calcular a capacidade mxima de escoamento sem transbordamento. Vamos calcular a vazo em duas situaes: Primeiro em uma rua com pouca declividade, isto , uma rua com declividade mnima e em segundo uma rua com grande declividade, isto , 10%. A frmula que permite calcular a vazo numa sarjeta a seguinte:

Q = 0,375 x I 1/2 x Z / n x Y8/3


onde: I a declividade longitudinal da rua; Z a tangente do ngulo que a sarjeta faz com a guia; n o Coeficiente de Manning para a rugosidade que no caso de sarjeta de concreto alisado mo 0,016; Y a altura da lmina dgua. 1 - Declividade mnima. Uma rua no pode ser totalmente horizontal pois no vai permitir o escoamento da gua em dias de chuva. Alm de permitir o escoamento, a declividade deve ser tal que a velocidade da gua seja suficiente para carregar papeis, pequenos pedaos de madeira como palitos de sorvete e at gras de terra e areia trazidos pelo vendo.

A declividade que faz tudo isso de 2%. Entrando na frmula com I = 0,02; Z = 0,3/0,075 = 4; n = 0,016 e Y = 0,075 teremos Q =13,2 litros/s 2 - Declividade de 10% Entrando na frmula com I = 0,1; Z = 4; n = 0,016 e Y = 0,075, teremos Q = 29,6 litros/segundo

BOCA DE LOBO

Entende-se por Boca de Lobo o dispositivo instalado na via pblica para promover a drenagem da guas da via. Veja uma foto de uma boca de lobo tpica:

A foto da esquerda mostra uma boca de lobo de guia enquanto que a outra mostra uma boca de lobo de sarjeta.

A boca de lobo de guia feita com um pr-moldado especial conhecido como Guia Chapu:

A boca de lobo de sarjeta feita com um pr-fundido de ao ou de concreto, podendo ser de simples encaixe ou com dobradia:

As bocas de lobo devem propiciar segurana e bem estar dos veculos e transeuntes. Em dias de chuva, a gua da chuva correndo pela superfcie da rua forma uma enxurrada. Quando a enxurrada toma certo volume, pode acarretar riscos e inseguranas como a inundao de lojas, derrubar e arrastar uma pessoa e at dificuldades de atravessar uma rua. A gua da chuva deve escoar dentro da sarjeta para evitar situaes de insegurana como as seguintes:

Bocas de Lobo estratgicamente instaladas iro promover a rpida drenagem da gua da chuva para dentro da galeria de guas pluviais. DIMENSIONAMENTO: Qual a distncia mxima entre uma boca de lobo e outra? Posso ter uma boca de lobo aqui e a outra somente daqui a 100 metros? Depende da quantidade de gua recolhida pela sarjeta. Ruas estreitas e loteamento com padro pequeno de lotes ir exigir poucas bocas de lobo, isto , as bocas de lobo poder ficar longe uma das outras. Ruas largas e loteamento com padro grande de lotes ir exigir muitas bocas de lobo e at agrupamento de bocas de lobo no formato duplo, triplo e at mais. Em ruas muito ngremes que causam enxurradas de alta velocidade pode acontecer da gua passar direto pela boca de lobo. Ento nesses casos possvel se fazer um rebaixo na sarjeta para facilitar o desvio do fluxo hidrulico para dentro da boca de lobo. Em zonas urbanas devemos evitar esse tipo de rebaixo pois alm da sarjeta j ter uma inclinao que oferece certo risco s pessoas, a confeco desse rebaixo ir criar um risco adicional aos transeuntes. Veja uma caso de conjugao de uma boca de lobo de guia com uma boca de lobo de sarjeta:

DIMENSES MXIMAS E MNIMA DAS ABERTURAS: As aberturas das bocas de lobo e das grelhas no devem ultrapassar um certo limite pois cria riscos s pessoas. Imaginem uma situao em que uma criana seja, acidentalmente, arrastada pela enxurrada. Se a abertura da boca de lobo for maior que 20 centmetros ir permitir a passagem de uma criana. Ao contrrio, se a abertura for muito pequena, ir entupir com facilidade pois a rua tem todo tipo de detricos como pedaos de papel, embalagens, palito de sorvete e latas de refrigerantes. A rede de guas pluviais deve ser dimensionada para permitir o transporte desses materiais pela gua da chuva. Uma lata de refrigerante tem um dimetro de 7 cm, uma garrafa de vinho ou cerveja de 8 cm. Ento a abertura mnima para uma boca de lobo dever ser de 8,5 centmetros. 8,5 < H < 15 cm

Adotaremos, ento uma medida mdia de H = 10 centmetros para a boca de lobo de guia.

No caso das grelhas, as restries devero ser maiores e uma boa medida de 5 centmetros para evitar que uma criana enfie o p e de no mnimo 3 centmetros para evitar que a grelha entupa toa. Adotaremos, ento uma medida mdia de B = 4 centmetros. VAZO: Vazo da boca de lobo pode ser determinada por frmulas (mais complicado) ou por meio de nomogramas. No caso utilizamos o nomograma do DNIT contido no Manual de Drenagem de Rodovias:

A relao entre a lmina dgua e a abertura da boca de 7,5/10 = 0,75 e a abertura que adotamos de 10 centmetros. Entrando no nomograma encontramos a vazo Q = 35 litros por segundo para a boca de lobo de guia. Para as grelhas, devido grande variedade de modelos existentes no comrcio, recomendamos realizar um ensaio para determinar a

vazo. Alm do ensaio, no esquecer de aplicar um coeficiente de reduo prevendo entupimento parcial de algumas aberturas. De qualquer forma, adotaremos a vazo de Q = 15 litros por segundo para efeito de ilustrao neste site. ONDE DEVEMOS COLOCAR AS BOCAS DE LOBO: Veja algumas regras prticas para a localizao das bocas de lobo. 1 - Ao final de um trecho de rua antes do cruzamento. As guas pluviais no devem cruzar a via transversal. 2 - Antes da faixa de travessia de pedestres. O pedestre ao atravessar a faixa de segurana no deve enfrentar enxurrada na sarjeta. 3 - Na parte mais baixa do quarteiro. 4 - No permitir que a sarjeta receba mais gua que sua capacidade. Veja como fica um cruzamento a seco, sem valeta e sem enxurrada:

Para evitar que a vazo de gua ultrapasse a capacidade da sarjeta, devemos levar em considerao a rea de contribuio da chuva. Em ruas do tipo Caso-A:
CASO TIPO DE BOCA 1 2 3 4 Boca de Guia Simples Boca de Guia Dupla Boca Conjugada DISTNCIA MXIMA Uma boca a cada 18,1 metros Um conjunto de Boca Dupla a cada 36,3 metros Um conjunto de Boca Conjugaa a cada 25,9 metros

Duas Bocas Conjugadas Um conjunto de Bocas Conjugadas a cada 51,8 metros

Em ruas do tipo Caso-B:


CASO TIPO DE BOCA 1 2 2 3 Boca de Guia Simples Boca de Guia Dupla Boca de Guia Tripla Boca Conjugada DISTNCIA MXIMA Uma boca a cada 10,2 metros Um conjunto de Boca Dupla a cada 20,4 metros Um conjunto de Boca Dupla a cada 30,6 metros Um conjunto de Boca Conjugaa a cada 14,6 metros

4 4

Duas Bocas Conjugadas Um conjunto de Bocas Conjugadas a cada 29,2 metros Trs Bocas Conjugadas Um conjunto de Bocas Conjugadas a cada 43,8 metros

NOTA IMPORTANTE: No se assuste com os nmeros apresentados. Ao verificar a distncia existente entre as bocas de lobo de sua rua, voc ver que os nmeros aqui apresentados so bem menores do que os que voc poder constatar na rua onde voc mora ou daquele limite de 60 metros fixado nas Diretrizes Bsicas para Projetos de Drenagem Urbana no Municpio de So Paulo. que o projeto da rede de drenagem da sua rua e as Diretrizes foram feitos numa poca em que no havia a grande contribuio dos gases de efeito estufa como na atualidade. Lembre-se que acrescentamos 20% vazo de projeto por conta do aquecimento global. Se voc vai projetar uma rede de drenagem nova, no se esquea de majorar a vazo de projeto com um percentual bem maior que o 20% que adotamos aqui, pois a COPE-15 resultou em grande fracasso nas negociaes e no houve acordo com relao a um nmero mnimo de reduo de emisso de gases que contribuem com o efeito estufa de modo que aquele limite de no mximo 2% de aumento da temperatura mdia da terra no ser, com certeza, atendido. Existe tambm uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Politcnica da Universidade de So Paulo de criar um asfalto permevel. Com ele no haveria necessidade de bocas de lobo pois toda gua da chuva seria rapidamente transferida pelo pavimento para a rede de drenagem como se fosse uma peneira.

CAIXA COLETORA

As bocas de lobo devem estar acopladas a Caixas Coletoras confeccionadas em alvenaria, tijolo macio ou blocos de concreto, revestidas com argamassa imperbealizante tanto na face externa como na interna. Todo o conjunto dever estar assentado sobre uma laje de fundo. As dimenses mnimas devem ser de 60 centmetros de tal forma a permitir a entrada de uma pessoa para manuteno. A profundidade mnima deve ser de 1 metro.

Nas bocas de lobo de guia, dotar com uma tampa de concreto ou de ao capazes de suportar a roda de um veculo. Nas bocas de lobo de sarjeta, a prpria grelha poder ser a tampa para acesso caixa coletora. O dimetro mnimo do tubo coletor dever ser de 40 centmetros, mas deve ser dimensionado em funo da vazo de coleta. Uma caixa poder receber a gua de diversas bocas de lobo. Para conduzir toda a gua e no deixar a gua empossar, preencher o fundo com concreto magro e com declividade mnima de 2%. Veja, um desenho esquemtico da Caixa de Coleta:

GALERIA

Galeria de Drenagem um sistema voltado para a coleta e conduo dos dejetos liquidos e slidos da drenagem urbana. O espao urbano recebe toda sorte de materiais que so lanados nos telhados, calados e vias. P, areia, terra, papel de bala, embalagem de papel, casca de banana, sacos plsticos, palito de sorvete, goma de mascar, cuspe, resto de sanduiche, latas de refrigerante, garrafas vazias, xixi de cachorro, coco de passarinho, pomba, lixo, chuva, etc.

Todo esse material, acumulado nas caladas e sarjetas propicia a prolifero de ratos, baratas e outros parasitas que trazem muitas doenas. A Prefeitura tem a obrigao de lavar as ruas semanalmente para evitar a propagao de doenas como a leptospirose, toxoplasmose, samonelose, ornitose, caddidiase, etc. A chuva outro elemento que faz a limpeza das ruas. Para permitir a lavagem das ruas, pela Prefeitura ou pela Chuva, as ruas precisam ser dotadas de componentes de drenagem como as Bocas de Lobo. As bocas de lobo possuem aberturas que permitem a passagem de objetos como latas de refrigerante, garrafas de cerveja, e outros objetos pequenos. Uma boa Boca de Lobo possui abertura entre 8,5 centmetros e 15 centmetros.

Mais detalhes sobre as Bocas de Lobo em Uma galeria de conduo de guas pluviais requer uma manuteno intensa. Depois de uma chuva torrencial e depois da lavagem semanal das ruas. Como a manuteno frequente, a entrada de pessoas e equipamentos de manuteno e a remoo do entulho no deve perturbar o trfego de pessoas e de veculos.

Porisso, toda a manuteno (limpeza e remoo) feita por baixo, as galerias possuem caladas e locais apropriados para o trfego de operrios e equipamentos. Veja fotos de algumas Galeria de Drenagem pelo mundo:
Na Austrlia: Em Boston: No Colorado:

Nas grandes cidades como Nova York, Londres, Paris, Tkio, as Galerias de Drenagem adquirem propores gigantescas e chegam a constituir enormes redes interligadas que no s removem todo o lixo pequeno jogado nas ruas como tambm coletam toda a chuva (mesmo que muito intensas) evitando a formao de enxurradas ou mesmo enchentes nas ruas. Veja algumas fotos:

A preocupao com a Drenagem Urbana antiga e encontramos Galerias na Roma Antiga:

e at em civilizaes extintas como os Incas em Machu Pichu:

s no encontramos Drenagem nas civilizaes modernas:

O QUE DEZEM AS LEIS

So inmeras as leis e normas que regulam a drenagem das guas. 1 - LEIS FEDERAIS 1.1 - Veja o que diz o Cdigo Civil Brasileiro:
Art. 1.288 O dono ou o possuidor do prdio inferior obrigado a receber as guas que correm naturalmente do superior, no podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porm a condio natural e anterior do prdio inferior no pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prdio superior. Os autores Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery no livro Cdigo Civil Anotado apresenta as seguintes jurisprudncias: Passagem para esgoto de guas servidas. No obrigatoriedade. Em regra, o dono do prdio inferior tem por obrigao receber as guas que correm naturalmente do superior, porm, no est obrigado a dar passagem para esgoto de gua servida. Mantida a sentena que condenou os apelantes a adaptarem a sada do esgoto, de modo a no mais se utilizarem do escoamento efetuado atravs da propriedade dos autores. Passagem para esgoto de guas servidas. Obrigatoriedade. de lei a obrigao dos prdios inferiores de receber guas que correm naturalmente dos prdios superior (artigo 69 do Cdigo das guas). Assim, provado que o imvel s pode ser atendido pela rede de esgoto via terreno do apelante, deve este sujeitar-se ordem judicial. Pretenso de que o proprietrio do imvel superior canalize as guas pluviais. Ausncia de previso legal. C Ag 69, Inadmissibilidade. Os prdios inferiores so obrigados a receber as guas que correm naturalmente dos prdios superiores; se o dono do prdio superior fizer obras de arte, para facilitar o escoamento, proceder de modo que no piore a condio natural e anterior do outro. Encontrando-se o imvel dos autores em posio inferior ao do ru e, no havendo, por isso, como evitar que guas pluviais escoem para a sua propriedade, j que a lei no impe ao ru a obrigao de realizar obras de escoamento ou canalizao de guas de chuva, no h que se falar em obrigao de fazer do ru.

NOTA-1: No suficiente fornecer ou obter uma autorizao verbal. O imvel inferior, sendo obrigado a dar passagem de tubulao para o escoamento das guas provenientes do imvel superior, este fato deve estar devidamente registrado em cartrio mediante averbao na escritura do imvel inferior. Assim, no futuro, com a venda o imvel inferior, os donos do imvel superior no tero que enfrentar nova discusso com os novos proprietrios do imvel inferior. NOTA-2: A construo e a manuteno da rede de escoamento que passa pelo imvel inferior de responsabilidade do imvel superior e a construo ou a manuteno da rede deve ser efetuada sem danos ou prejuzos para o imvel inferior. NOTA-3: Caso a rede, no trecho que passa pelo imvel inferior, tenha que sofrer uma interveno de monta que obrigue os moradores a se ausentarem do imvel no perodo da construo ou reforma da rede,

o imvel superior deve cuidar da mudana e do alojamento temporrio em condies equivalentes. NOTA-4: Deve-se entender como "escoamento natural" no apenas as guas que formam fluxos visveis como a enxurrada das chuvas mas tambm as guas que percolam, do superior para o inferior, sub-superficialmente e que podem infiltrar nas paredes e outros componentes construtivos do inferior. Se o inferior est construindo uma nova obra, de responsabilidade do inferior dotar a obra de dispositivos para evitar os efeitos negativos dessa infiltrao. Se o superior est construindo uma nova obra, de responsabilidade do superior dotar a obra de dispositivos para evitar os efeitos negativos dessa infiltrao. NOTA-5: No importa se o proprietrio do imvel superior particular ou pblico. Se o superior for uma via pblica a resposabilidade ser da prefeitura local e todos os cuidados acima enumerados devem ser seguidos. 1.2 - Veja o que diz o Estatuto da Cidade: LEI No 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 ESTATUTO DA CIDADE Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituio Federal, estabelece diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias CAPTULO I - DIRETRIZES GERAIS Pargrafo nico. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental. CAPTULO III - DO PLANO DIRETOR Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana. 1o O Plano Diretor parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e o oramento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas. 2o O Plano Diretor dever englobar o territrio do Municpio como um todo. 3o A lei que instituir o Plano Diretor dever ser revista, pelo menos, a cada dez anos.

4o No processo de elaborao do plano diretor e na fiscalizao de sua implementao, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantiro: I a promoo de audincias pblicas e debates com a participao da populao e de associaes representativas dos vrios segmentos da comunidade; II a publicidade quanto aos documentos e informaes produzidos; III o acesso de qualquer interessado aos documentos e informaes produzidos. Art. 41. O Plano Diretor obrigatrio para cidades: I com mais de vinte mil habitantes; 2 - LEIS ESTADUAIS (Estado de So Paulo) Decreto N0 5.916 de 13 de maro de 1975.
Artigo 274 - No podero ser loteados os terrenos baixos, alagadios e sujeitos a inundaes, antes de tomadas as providncias para assegurar-lhes o escoamento das guas. Artigo 279 - A declividade mxima das ruas no poder ser superior a 10% (Isto significa que num quaiteiro, um trecho de 100 metros no pode haver mais que 10 metros de desnvel entre o comeo e final do trecho). Artigo 280 - O comprimento das quadras no poder ser superior a 450 metros. 10 Nas quadras com mais de 220 metros ser tolerada passagem de 4 metros de largura fixos, para pedestres ou obras de saneamento. Artigo 281 - Ao longo das guas correntes, intermitentes ou dormentes, ser destinada rea para rua ou sistema de recreio com 9 metros de largura, no mnimo, em cada margem, satisfeitas as demais exigncias deste Regulamento. Artigo 283 - A rea minima reservada a espaos abertos de uso pblico, compreendendo ruas e sistemas de recreio, dever ser de 30% da rea total a ser arruada. Artigo 284 - A rea citada no artigo anterior devera ser distribuda do seguinte modo: 10% para sistemas de recreio e 20% para vias pblicas.

vedada expressamente, a construo de edifcios pblicos ou de entidades privadas nas reas destinadas a sistemas de recreio.

Lei N0 7.750 de 31/03/92 - Estabelece, entre outas coisas:


Artigo 8 - O Plano Estadual de Saneamento, elaborado com base em Planos Regionais de Saneamento Ambiental ser quadrienal e aprovado por lei, cujo projeto dever ser encaminhado Assemblia

Legislativa at 30 de junho do primeiro ano do mandato do Governador, do qual devero constar, obrigatoriamente, a reviso, a atualizao e consolidao do Plano anteriormente vigente. Veja na ntegra em -

Lei N0 12.526 de 02/01/2007 - Estabelece normas para a conteno de enchentes e destinao de guas pluviais no Estado de So Paulo Para outros estados da federao, recomendamos uma pesquisa junto Assemblia Legislativa. 3 - LEIS E NORMAS MUNICIPAIS (caso da cidade de So Paulo) Lei Orgnica do Municpio de So Paulo (publicada no DOM de 06/04/1990)
Artigo 149 - ... bem como prevendo sistemas adequados de escoamento e infiltrao de guas pluviais ... Veja na ntergra em -

Diretrizes para Projetos de Drenagem Urbana no Municpio de So Paulo Para outras cidades, recomendamos uma pesquisa junto Cmara Municipal. 4 - NORMAS DA ABNT NBR-15.527 - gua de Chuva - Aproveitamento de Coberturas em reas Urbanas para Fins No Potveis - Requisitos NBR-10.844 - Instalaes Prediais de guas Pluviais
ABNT NBR 15536-1:2007 Sistemas para aduo de gua, coletores-tronco, emissrios de esgoto sanitrio e guas pluviais - Tubos e conexes de plstico reforado de fibra de vidro (PRFV) Parte 1: Tubos e juntas para aduo de gua ABNT NBR 15536-2:2007 Sistemas para aduo de gua, coletores-tronco, emissrios de esgoto sanitrio e guas pluviais - Tubos e conexes de plastico reforado de fibra de vidro (PRFV) Parte 2: Tubos e juntas para coletores-tronco, emissrios de esgoto sanitrio e gua pluviais ABNT NBR 15536-3:2007 Sistemas para aduo de gua, coletores-tronco, emissrios de esgoto sanitrio e guas pluviais - Tubos e conexes de plstico reforado de fibra de vidro (PRFV) Parte 3: Conexes ABNT NBR 15645:2008 Execuo de obras de esgoto sanitrio e drenagem de guas pluviais utilizando-se tubos e aduelas de concreto ABNT NBR 8890:2007 Verso Corrigida:2008 Tubo de concreto de seo circular para guas pluviais e esgotos sanitrios - Requisitos e mtodos de ensaios ABNT NBR 5645:1990 Verso Corrigida:1991

Tubo cermico para canalizaes ABNT NBR 7231:1999 Conexes de PVC - Verificao do comportamento ao calor ABNT NBR 8409:1996 Conexo cermica para canalizaes

NBR 12.267 - Norma para Elaborao de Plano Diretor, aprovada em 1992, define o seguinte contedo para o Plano Diretor, que converge com o disposto na legislao: 4.2 Diretrizes do Plano Diretor 4.2.1 As diretrizes devem abranger pelo menos os aspectos relativos ao tipo e intensidade do uso do solo, ao sistema virio e respectivos padres, infra-estrutura e aos equipamentos sociais e servios urbanos, tendo em vista o atendimento das funes sociais da propriedade urbana e da cidade. 4.2.3 As exigncias de ordenao da cidade incluem parmetros para urbanizao, parcelamento, uso e ocupao do solo e para a utilizao e preservao ambiental e de recursos naturais. 4.2.5 O sistema virio deve abranger a hierarquizao e padres das vias interurbanas e urbanas e sua expanso. 4.2.6 A infra-estrutura urbana inclui os sistemas de saneamento bsico e drenagem, energia e iluminao pblica, comunicaes e sistema virio, prevendo a manuteno e a expanso das diversas instalaes e sua interferncia na ordenao do espao. 4.2.8 Os servios urbanos incluem limpeza pbica, transporte coletivo, defesa civil e segurana pblica, preveno e combate aos incndios e assistncia social. As diretrizes respectivas referem-se localizao dos equipamentos necessrios ao desempenho de cada um desses servios, bem como programao da sua manuteno e extenso.

You might also like