You are on page 1of 13

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

(7 Pginas) 1 2 3 ltima

timas dicas para otimizar o Windows XP


Xx_Vinny_xX
Postou 26 April 2003 - 02:30 AM

Antes de tudo eu vou logo dizendo que eu achei essas dicas no Guia do Hardware.Net, e que eu copiei e colei as dicas sem tirar nem por. Muitas dicas a foram teis para mim. :. Melhorando o desempenho O Windows XP j rpido. Mas ele pode ficar mais gil se voc desabilitar servios e "enfeites" desnecessrios. Vamos ver como faz-los:
:. Opes Visuais O WinXP bonito, traz inovaes visuais interessantes. Mas isto consome recursos do micro, principalmente se sua placa de vdeo no muito robusta. Desabilitar estas opes deixar seu equipamento mais veloz, independente da configurao (claro que isso pode ser mais ou menos perceptvel de acordo com a robustez do equipamento). Para fazer as alteraes, v no Painel de Controle > Sistema > Avanado > Desempenho > Configuraes. Em Efeitos visuais, desabilite os efeitos indesejados (se preferir desabilitar todos, basta selecionar "Ajustar para o melhor desempenho"). Uma opo normalmente desnecessria que tambm consome recursos o "Desktop offline". Este recurso permite que outras pessoas atravs da rede ou Internet possam ver seu Desktop (rea de Trabalho). Para desativ-lo, siga os seguintes passos: Painel de Controle > Video > rea de Trabalho > Personalizar rea de Trabalho > Web > Propriedades > em Documentos da Web, desabilite a caixa "Tornar esta pgina disponvel offline". Ainda nas propriedades de vdeo, l na aba Geral, pode-se desativar o Assistente para Limpeza da rea de Trabalho (Painel de Controle > Video > rea de Trabalho > Personalizar rea de Trabalho > Geral > desabilitar "Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias". Este recurso varre e remove da rea de trabalho cones de programas que j no existem ou foram modificados. Como fica residente, tambm consome recursos a limpeza pode ser feita manualmente. :. Desabilitando servios desnecessrios O WinXP, por padro, mantm ativos uma srie de servios que so desnecessrios para a maioria dos usurios. Para desativ-los/configur-los, v em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Servios. preciso, no entanto, saber o que se est fazendo, j que desabilitar servios realmente necessrios para o sistema far com que seu Windows possa ficar mais lento ou que algumas coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo). Recebi a sugesto, para aqueles que no sabem quais os servios que precisam, de configurar todos os servios para a opo "Manual", e reiniciar o micro. O boot ser lento, j que o Windows ter de iniciar todos os servios que precisa "na fora". Ento, bastaria ver os servios iniciados e configur-los para "Automtico". No testei esta dica, mas vlida. preciso salientar que alguns servios necessrios podem no ser inicializados automaticamente. O melhor mesmo saber o que faz cada um deles. Vou tentar descrever aqui alguns, h outros cuja

1 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

funcionalidade no fica muito clara ento prefiro no arriscar deixo-os habilitados (Automtico). As recomendaes so para um usurio domstico comum, com uma pequena rede em casa. Atente para o fato de que estas configuraes podem variar caso a caso, no existe uma regra especfica o que est abaixo algo mais comum, mas no certo para todos:

AUTOMTICO Alerta (emite alertas administrativos) Alocador Remote Procedure Call (RPC) Armazenamento protegido (favorece a segurana do computador) udio do Windows (possibilita a ativao de dispositivos de udio.) Chamada de procedimento remoto (RPC) Cliente da Web (necessrio para algumas situaes, como o Windows Update) Cliente de rastreamento de link distribudo Deteco do hardware do Shell Estao de trabalho (gerencia conexes com servidores remotos) Gerenciador de contas de segurana (Responsvel por armazenar senhas locais) Gerenciador de discos lgicos (Gerencia unidades de disco rgido) Localizador de computadores Log de eventos Logon secundrio Notificao de eventos de sistema Plug and Play Servio de restaurao do sistema (se no usa ou no sabe o que , pode deixar em Manual) Servios de criptografia Servios IPSEC Sistema de eventos COM+ Spooler de impresso Temas Testador de instrumentao de gerenciam. do Windows

DESABILITADOS Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada) Ajuda do carto Inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards) Carto Inteligente (ativa dispositivos de Smart Card) Compartilhamento remoto da rea de trabalho do NetMeeting Configurao zero sem fio (necessrio para dispositivos 802.11) Gerenciador de conexo de acesso remoto automtico Gerenciador de sesso de ajuda de rea de trabalho remota Horrio do Windows (Mantm data e hora em sincronia com servidores de rede) IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravao de CDs embutido do Windows XP) Se voc grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padro) Nmero de srie de mdia porttil Registro Remoto (por questo de segurana permite que usurios remotos alterem o Registro do seu Windows) Roteamento e acesso remoto Sistema de alimentao ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se voc usa um no-break, deixe em Automtico) Telnet (por questo de segurana)

MANUAL Adaptador de desempenho WMI Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pr-determinadas) Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avanada) Aplicativo de sistema COM+ rea de armazenamento (Compartilha informaes com computadores remotos) Armazenamento removvel (Dispositivos de armazenamento removveis, como Zip Drives) Assistente de aquisio de imagens do Windows (WIA) Atualizaes automticas (faz o download automaticamente de atualizaes do Windows) Auxiliar NetBIOS TCP/IP Carregar Gerenciador (gerencia transferncias de arquivos entre computadores da rede.)

2 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

Cliente DHCP (necessrio para alguns tipos de conexo Internet) Cliente DNS (necessrio para alguns tipos de conexo Internet) Compatibilidade com ''Troca rpida de usurio'' Conexes de rede (gerencia conexes de rede) Coordenador de transaes distribudas (Coordena gerenciadores de recursos) Cpia de volume em memria DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage) DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE) Erro ao informar o servio (Informa erros de servios e aplicativos de terceiros) Extenses de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers) Firewall de conexo com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexo com a Internet (CCI) Fornecedor de suporte de segurana NT LM Gerenciador de conexo de acesso remoto Gerenciamento de aplicativo Host de dispositivo Plug and Play universal Logon de rede Logs e alertas de desempenho Mensageiro (Servio de mensagens entre computadores da rede. NO o Windows Messenger) MS Software Shadow Copy Provider Nmero de srie de mdia porttil QoS RSVP (Habilita services compatveis com o QoS) Reconhecimento de local da rede (NLA) Servio administrativo do gerenciador de disco lgico Servio de descoberta SSDP Servio de indexao Servio de transferncia Inteligente de plano de fundo Servio ''Gateway de camada de aplicativo'' Servios de terminal Servidor Telefonia Windows Installer Para maiores detalhes das funes de cada servio, consulte a Ajuda ou a Microsoft. :. Habilitando o modo UDMA/66 e superior Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primrio (e secundrio tambm, se for o caso) > Configuraes Avanadas > Em Modo de Transferncia, selecionar "DMA se disponvel". :. Habilitar Logon automtico inicializao e desligamento mais rpido Se h somente um usurio no micro, que tal agilizar o processo de boot e desligamento? Para isto, temos que seguir algumas etapas:

a. V em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK. b. Na aba Usurios, desabilite a opo "Usurios devem entrar um nome e senha para usar este computador" e clique em Aplicar. c. Surgir uma caixa de dilogo solicitando nome de usurio e senha. Selecione o nome do usurio padro e coloque uma senha (ateno: no recomendvel deixar esta senha em branco), clique em OK. d. V no Painel de Controle > Contas de Usurio e clique em "Alterar o modo como usurios fazem logon ou logoff" e desabilite as opes "Use a tela de boas-vindas" e "Use a Troca Rpida de Usurio".

:. Desabilite programas desnecessrios da inicializao Iniciar > Executar, digite "msconfig" (sem aspas). Na aba Iniciar, desabilite os programas que no quer que iniciem junto com o Windows.

3 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

:. Explore outras mquinas da rede mais rapidamente Quando procura por outros computadores na rede, o Windows XP verifica por tarefas agendadas em comum nas mesmas. Desabilitar este recurso faz com que a procura por outros micros da rede seja bem mais gil. Siga as etapas abaixo: Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem aspas), pressione OK. V em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer /RemoteComputer/NameSpace e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}. Apague-a e pronto. A visualizao/navegao por outras estaes da rede ficar mais rpida.

:. Deixe o menu Iniciar mais rpido V em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem aspas), pressione OK. V em HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Clique com o boto direito do mouse, selecione Modificar e mude o valor para 0 (zero). Reinicie o micro e veja a diferena.

:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memria virtual) Computadores domsticos com mais de 512Mb normalmente no precisam usar a memria virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Para desativ-la, v em Painel de Controle > Sistema > Avanado > Desempenho > Avanado > Memria Virtual > Alterar. Selecione "sem arquivo de troca", clique em Definir e OK. Caso precise usar a memria virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memria RAM disponvel (por exemplo, se voc tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca ser de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e mximo simultaneamente. Isto far com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentao do mesmo. Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memria Virtual para voc; s vezes a melhor opo.

:. Boot mais rpido A Microsoft liberou uma ferramenta que promete tornar o boot e retorno dos modos "Suspender" e "Hibernar" mais rpido. Trata-se do Bootvis, que pode ser baixado diretamente clicando aqui (325 Kb). Basicamente, basta ir em Trace > Optimize System que ele far o resto.

:. Desligamento lento com drivers Detonator 21.83 da Nvidia Para os que usam os drivers Detonator: devem ter percebido que o encerramento do Windows lento. Para resolver este problema, v no Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Servios e altere o NVidia Driver Helper para "manual" ou "desabilitado". A verso mais nova do driver (23.11) j corrige este bug.

4 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

:. Desabilite a reproduo automtica para CDs V em Iniciar > Executar e digite "gpedit.msc" (sem aspas). V em Configurao do Computador > Modelos Administrativos > Sistema. D um duplo-clique sobre "Desabilitar reproduo automtica". Selecione Ativar.

:. Libere 20% de sua banda de rede/Internet O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que "reserva" 20% da banda disponvel de rede e Internet para uso prprio. Para desabilit-lo, siga os seguintes passos (Observao: preciso estar logado como Administrador para executar os procedimentos abaixo):

a. Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK. b. Configurao do computador > Modelos Administrativos > Rede c. Selecione, na janela esquerda, "Agendador de pacotes QoS". Na janela da direita, d duplo-clique na em "Limite de reserva de banda". d. Na aba Configurao, selecione Ativado. Na linha "Limitar % da banda", digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia. e. V nas configuraes da rede (Painel de Controle > Conexes de Rede), clique com o boto direito na conexo existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se j estiver habilitado, deixe como est). Reinicie o computador. Se houver mais de um computador em rede, preciso seguir este procedimento em todos para que haja benefcio real desta dica. Para mais informaes sobre o QoS (Quality of Service), visite o site da Microsoft sobre o assunto em (http://msdn.Microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/qos/aboutgqos_3hk4.asp) http://msdn.Microsoft.com/library/default....os_3hk4.asp (http://"http://msdn.Microsoft.com/library /default.asp?url=/library/en-us/qos/aboutgqos_3hk4.asp")

:. Carregue o Internet Explorer mais rapidamente Quando o Internet Explorer aberto, mesmo que no haja uma pgina da Web definida como inicial, ele carregar a 'instruo' "about:blank". Desabilitar esta 'instruo' torna-o mais rpido ao carregar. Para fazer isto, basta adicionar o comando "-nohome" no atalho do Internet Explorer que voc costuma usar. Clique com o boto direito no atalho, v em Propriedades, e na linha Objeto, adicione (aps as aspas) o comando nohome. Ficar algo assim: "C:Arquivos de ProgramasInternet ExplorerIEXPLORE.EXE" -nohome Clique em OK e pronto!

:. Evitando lentido e problemas Esta dica vlida para qualquer verso do Windows e "bsica": mantenha sempre o disco rgido desfragmentado (Desfragmentador) e livre de erros (Scandisk nos Win9x/Me; CHKDSK/CHKNTFS nos Win2k/XP). aconselhvel, sobretudo, desfragmentar o disco aps apagar grandes volumes de dados ou antes de instalar programas ou acrescentar grandes volumes de dados.

5 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

Voc pode acrescentar o Desfragmentador ao menu de contexto. Basta abrir o Bloco de Notas e colar o seguinte contedo:

; context_defrag.INF ; Adiciona o Desfragmentador ao menu de contexto no Windows XP signature="$CHICAGO$" AddReg=AddMe

HKCR,"DriveShellDesfragmentarcommand",,,"DEFRAG.EXE %1" Salve onde desejar com o nome defrag.inf (ateno para no salv-lo como .TXT). Abra o Windows Explorer, selecione o arquivo criado, clique com o boto direito e selecione Instalar. Depois, basta clicar com o boto direito em uma letra de unidade no Windows Explorer; aparecer a opo "Desfragmentar". Se preferir, clique aqui (233 bytes) para fazer o download do arquivo pronto.

:. Segurana e Privacidade Que o Windows XP tem brechas de segurana, todo mundo sabe. Mas muitas dessas brechas podem ser fechadas facilmente, de modo a no facilitar a ao de crackers ou pessoas mal-intencionadas. Vamos ver?

:. Desabilite a Assistncia Remota A Assistncia Remota um recurso interessante para usurios que precisam de suporte rpido, permitindo que outra pessoa controle seu micro. Mas mant-lo sempre habilitado no uma boa idia. Para desabilit-lo, v em Painel de Controle > Sistema > Remoto e desabilite as opes "Permitir que este computador envie convites de Assistncia Remota" e "Permitir que usurios se conectem remotamente a este computador". Para desativar de vez estes servios, v em Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK. V em Configurao do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Assistncia Remota. Configure ambos os servios para Desabilitado.

:. Desabilite Servios que abrem brechas A menos que voc realmente o use, o Telnet abre as portas para uma invaso. Para desabilit-lo, v em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Servios. Altere o servio Telnet de "manual" para "desabilitado". Desative tambm os servios "Compartilhamento remoto da rea de trabalho do NetMeeting" e "Registro Remoto".

:. Desabilite a Notificao de Erros Microsoft Toda vez que ocorre um erro ou travamento, o Windows lhe recomendar enviar informaes Microsoft.

6 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

Para evitar isto, v nas propriedades de Sistema (Painel de Controle > Sistema), em Avanado > Notificao de Erros, e selecione "Desabilitar a Notificao de Erros".

:. Verifique a segurana de seu Windows XP A Microsoft disponibilizou um teste de segurana para o Windows XP. Para fazer o teste, basta ir em (http://www.Microsoft.com/technet/mpsa/start.asp) http://www.Microsoft.com/technet/mpsa/start.asp (http://"http://www.Microsoft.com/technet/mpsa/start.asp") e clicar em Scan Now.

:. Internet :. Para impedir que o Windows Messenger inicie junto com o Windows

Modo 1: Iniciar > Executar > msconfig Na aba Iniciar, desabilite o servio "msmsgs" (Windows Messenger). No entanto, inexplicavelmente em alguns casos ele volta. Ento, apelamos para o mtodo seguinte: Modo 2: V na pasta Arquivos de Programas > Messenger e renomeie o arquivo msmsgs.exe para outro nome qualquer (msmsgsbobo.old, por exemplo). Modo 3: Iniciar > Executar > gpedit.msc Na janela que abrir, v em Configurao do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Messenger. Clique duas vezes na opo "No permitir que o Windows Messenger inicie automaticamente", e selecione "Ativado".Se preferir, pode desativar de vez o Windows Messenger, alterando a opo "No permitir que o Windows Messenger seja executado" para "Ativado". Isto impedir a utilizao do WM por qualquer usurio do micro.

:. Para desinstalar o Windows Messenger necessrio habilitar a visualizao de arquivos do sistema (no Windows Explorer, v em Ferramentas > Opes de pasta > Visualizar > Mostrar arquivos e pastas ocultos. D OK. Agora, abra o Windows Explorer, v na pasta Windows > Inf e abra o arquivo SYSOC.INF. Em , procure pela linha msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 e apague a palavra "hide", tendo o cuidado de manter as vrgulas. Feito isto, salve e feche o arquivo. Agora basta ir ao Painel de Controle > Adicionar/Remover programas > Adicionar e remover componentes do Windows e pronto, l estar o Windows Messenger preparado para ser desinstalado! " 1.gif?? smilies images idealbb www.babooforum.com.br http:>[/size][/font] [b]<FONT face= :. NetMeeting</FONT>[/b] Sente falta do NetMeeting? Para ativ-lo e configur-lo, v em Iniciar > Executar e digite "conf" (sem aspas). Isto ativar o Assistente do NetMeeting.

:. Arquivos temporrios da Internet

7 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

Navegar pela Internet bom, mas enche seu computador de lixo (arquivos temporrios). Para no ter que se preocupar com eles, configure seu Internet Explorer para apagar o cache da Internet sempre que o navegador for fechado. Para isto, V no Painel de Controle > Opes da Internet > Avanado e, na seo Segurana, ative a opo "Esvaziar Arquivos temporrios quando o navegador for fechado".

:. Pgina inicial do Internet Explorer azul Esta dica apenas recreativa, sem finalidade prtica. Quem quiser fazer com que a tela de fundo do Internet Explorer abra sempre na cor azul, basta definir a pgina inicial como "about:mozilla" (sem aspas).

:. Altere as pginas padro de eventos do IE As informaes de pginas padro de eventos (navegao cancelada, navegao offline, etc. do Internet Explorer ficam armazenadas no Registro. Voc pode personalizar estas informaes, selecionando outras pginas, editando o Registro. Para tanto, abra o editor do Registro (Iniciar > Executar, regedit) e v em HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftInternet ExplorerAboutURLs. Altere as chaves, indicando o caminho completo das pginas desejadas no disco rgido (por exemplo, C:Documents and SettingsUsuarioMeus DocumentosPaginasnewpage.htm).

:. Remova a pasta "Documentos Compartilhados" O recurso "Pastas Compartilhadas" intil para muitas pessoas, principalmente os que no tm micros em rede. Para dar cabo dela, abra o editor de Registro e procure pela chave: HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Microsoft Windows CurrentVersion Explorer My Computer NameSpace DelegateFolders Voc ver a sub-chave {59031a47-3f72-44a7-89c5-5595fe6b30ee}, apague-a e feche o editor do Registro. Abra o Windows Explorer e confira: nada de Pastas Compartilhadas! " 1.gif?? smilies images idealbb www.babooforum.com.br http:>[/size][/font] <FONT face= :. Adicione e remova programas "embutidos" do WinXP</FONT> O Windows XP vem com vrios recursos embutidos, como o Windows Messenger, Windows Movie Maker e etc. Para remov-los, basta editar o arquivo SYSOC.INF na pasta Windowsinf e, na seo , apagar a palavra "hide" das linhas (veja o exemplo abaixo). preciso manter a formatao original do arquivo, no podendo ser inserido espaos ou similares.

Por exemplo, a linha MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7 refere-se ao WordPad. Para tornar possvel sua desinstalao atravs do Adicionar/Remover Programas, apagamos a palavra HIDE, de modo que fica assim: MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,,7

Faa isto para cada uma das opes que deseja desinstalar. Depois, basta ir no Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas > Adicionar/Remover Componentes do Windows e fazer sua seleo do que deseja remover.

8 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

:. Habilite a criao de MP3 usando o Windows Media Player 8 O WinXP permite a extrao de msicas de CD de udio, mas s no formato .WMA (Windows Media Audio). Para habilitar a extrao para MP3, preciso editar o Registro: V em HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftMediaPlayer e adicione as subchaves SettingsMP3Encoding. Na janela da direita, acrescente os valores (DWORD) a seguir: "LowRate"=dword:0000dac0 "MediumRate"=dword:0000fa00 "MediumHighRate"=dword:0001f400 "HighRate"=dword:0002ee00 Os valores acima correspondem a codificaes para 128, 192, 256 e 320Kbps, respectivamente. Se desejar alterar os valores, use a tabela abaixo: 320 Kbps = dword:0004e200 256 Kbps = dword:0003e800 224 Kbps = dword:00036b00 192 Kbps = dword:0002ee00 160 Kbps = dword:00027100 128 Kbps = dword:0001f400 112 Kbps = dword:0001b580 64 Kbps = dword:0000fa00 56 Kbps = dword:0000dac0 Preparei um arquivo .REG pronto para ser usado, bastando dar um duplo-clique sobre o mesmo para adicionar as informaes ao Registro. Para baix-lo, clique aqui (199 bytes).

:. Habilitando gravao de arquivos .ISO e cpias diretas de CD para CD O Windows XP j vem com suporte nativo a gravao de CDs. Mas ele incompleto; no possvel, por exemplo, gravar e criar imagens .ISO e fazer cpia de CDs. Para resolver esta questo, basta instalar o programa ISO Recorder, que adiciona estas ao Windows XP, atravs dos menus de contexto. Clique aqui (1.3Mb) para baix-lo.

:. Configuraes "Secretas" do Windows XP Parte 1 (nvel bsico) Assim como outras verses do Windows, o XP tambm tem seus "segredos". Para alterar algumas configuraes normalmente no disponveis, a Microsoft disponibilizou o PowerToys. Para mais informaes, visite (http://www.Microsoft.com/windowsxp/pro/downloads/powertoys.asp) http://www.Microsoft.com /windowsxp/pro/dow...wertoys.asp (http://&quot;http://www.Microsoft.com/windowsxp/pro/downloads /powertoys.asp&quot;) . Para baix-lo diretamente de nossos servidores, basta clicar aqui (940 Kb).

:. Configuraes "Secretas" do Windows XP Parte 2 (nvel expert) O Windows XP Professional possui um gerenciador utilssimo e, por isso mesmo, muito perigoso em ms erradas. Trata-se do Editor de Polticas de Grupo. Para acess-lo, clique em Iniciar > Executar e digite "gpedit.msc" (sem aspas). Basicamente, h dois nveis de configuraes: Computador (geral) e Usurio (especfico). Configuraes determinadas para o Computador sobreporo as de Usurio.

9 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

ATENO: Esta ferramenta indicada apenas para quem sabe o que est fazendo. Ressaltamos que o Guia do Hardware no se responsabiliza por danos causados pela utilizao das dicas aqui descritas.

:. Altere as pastas padro de sistema Por padro, a pasta "Meus Documentos" ficar em C:Documents and SettingsusurioMeus Documentos. Se quiser alterar isto, bem como outras pastas, abra o Editor de Registro e procure pela chave HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerShell Folders. Clique com o boto direito sobre o nome de cada pasta e selecione Modificar basta agora indicar qual o caminho completo e nome de pasta desejado.

:. Apague as pastas especiais de "Meus Documentos" Se no gosta ou no usa das pastas especiais dentro de "Meus Documentos" (por exemplo, "Minhas Msicas", "Minhas Figuras", etc.), basta executar o comando: regsvr32 /u mydocs.dll e, em seguida, apagar as pastas indesejadas. Para reverter a ao, execute o comando regsvr32 mydocs.dll. As pastas sero recriadas na prxima inicializao do Windows.

:. Abra o Windows Explorer com "Meu Computador" expandido Crie um novo atalho para o Windows Explorer, clique nele com o boto direito, selecione Propriedades. No campo Objeto, coloque a seguinte linha, apagando antes a j existente:

%SystemRoot%explorer.exe /e, /n, ,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}"" Voc pode deixar o Windows Explorer a seu gosto, alterando seus parmetros. Para mais informaes, veja a pgina (http://support.Microsoft.com/support/kb/articles/Q130/5/10.ASP) http://support.Microsoft.com /support/kb/ar...30/5/10.ASP (http://&quot;http://support.Microsoft.com/support/kb/articles/Q130/5 /10.ASP&quot;)

:. Desative o Visualizador de Imagens e Fax do Windows XP O Windows XP possui seu prprio visualizador de imagens e fax, que sempre se sobrepor a um outro qualquer que for instalado. Para desativ-lo, basta executar o comando regsvr32 /u shimgvw.dll em Iniciar > Executar.

:. Solues de problemas e Atualizaes :. Verificao de Compatibilidade Quer instalar o Windows XP mas no sabe se seu sistema compatvel? Tudo bem, basta baixar este

10 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

programa (32 Kb) da Microsoft que far a anlise e lhe dar o resultado.

:. Discos de inicializao O Windows XP no vem com discos de inicializao (boot), atrapalhando um pouco a vida de quem no tem como dar boot pelo CD. Pensando nisso, a Microsoft liberou ferramentas de criao dos discos (em ingls). Para baix-los, clique no link correspondente sua verso do Windows:

Discos de Boot - Windows XP Home (4.3 Mb) Discos de Boot Windows XP Professional (4.3 Mb)

:. Backup das configuraes do Gerenciador de Inicializao em sistemas com dual boot Se voc tem, por exemplo, o Windows XP e Windows 98 instalados no mesmo micro, certamente tem um gerenciador de inicializao ativo, instalado pelo prprio Windows XP. Bem, se a unidade C: for formatada, independentemente de qual Windows est instalado nela, as configuraes de inicializao mltipla sero perdidas. Para ter como recuperar estas informaes, possvel criar um Disco de Recuperao de Emergncia (ERD). Siga estas etapas: Iniciar > Programas > Acessrios > Ferramentas de Sistema > Backup. Pule o assistente (se for a primeira vez que usa a ferramenta Backup). Depois, na tela inicial, clique no boto "Assistente de Backup (Avanado). Na tela seguinte, clique em Avanar, quando perguntar do que deseja que seja feito backup, selecione "Apenas arquivos de estado do sistema". Prepare um ou dois disquetes, e v seguindo as etapas indicadas pelo assistente. :. Dispense nova ativao aps reinstalao do Windows XP Se voc instalou e ativou seu Windows XP, se precisar formatar e reinstal-lo ter de ativ-lo novamente. No entanto, esta etapa pode ser dispensada com a simples cpia (backup) de um arquivo: WPA.DBL, localizado em windowssystem32. Antes de formatar, copie o arquivo para um disquete ou outro local, e aps a nova instalao, copie-o novamente para a pasta windowssystem32. Deste modo no ser preciso ativar seu WinXP outra vez ao copiar o arquivo de volta pasta, ele estar ativado automaticamente.

:. Windows Update verses Corporativas Se deseja fazer o download das atualizaes disponveis para o Windows XP atravs do Windows Update, mas quer instal-las posteriormente, preciso ir pgina do Windows Update para verses Corporativas. Os links seguem abaixo:

Windows XP Portugus-BR (http://v4.windowsupdate.Microsoft.com/ptbr/default.asp?corporate=true) http://v4.windowsupdate.Microsoft.com/ptbr...porate=true (http://&quot;http: //v4.windowsupdate.Microsoft.com/ptbr/default.asp?corporate=true&quot;) Windows XP Ingls (http://v4.windowsupdate.Microsoft.com/en/default.asp?corporate=true) http://v4.windowsupdate.Microsoft.com/en/d...porate=true (http://&quot;http: //v4.windowsupdate.Microsoft.com/en/default.asp?corporate=true&quot;)

11 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

:. Unidades de CD que "desaparecem" Em alguns casos, as unidades de CD (CD-ROM, CD-RW, DVD) simplesmente "desaparecem" do Windows Explorer. Isto pode ter vrias causas, mas normalmente est associado aos softwares Nero, CloneCD, CDRWin e MusicMatch JukeBox. Se voc tem instalados, por exemplo, o CloneCD e o Nero na mesma mquina, provavelmente suas unidades de CD devem ter desaparecido. Para resolver este problema, h algumas alternativas:

Soluo 1: Desinstale os softwares envolvidos (Nero, CloneCD, CDRWin, MusicMatch Jukebox) e reinicie o micro. Instale-os novamente, sendo que o Nero deve ser o primeiro. Reinicie, instale o prximo, reinicie, e assim por diante. Seus cones de CD continuaro em ordem.

Soluo 2: Copie o arquivo WNASPI32.DLL da pasta onde est instalado o Nero para a pasta de instalao do CDRWIN, abra o CDRWIN e nas configuraes onde se seleciona seu driver ASPI, configure para o WNASPI32.DLL. Reinicie e veja o resultado (com esta dica no preciso desinstalar nada). Soluo 3: Esta envolve a alterao do Registro. H uma aparente incompatibilidade entre os drivers ATAPI da Adaptec (embutidos no Windows 2000/XP) e os instalados por softwares de terceiros. Se os drivers da Adaptec forem alterados ou removidos, as unidades de CD desaparecero. Para resolver isto, abra o editor de Registro (Iniciar > Executar > regedit), localize e apague as dependncias das seguintes chaves (no esquea de fazer um backup do registro antes): IMPORTANTE: NO APAGUE A CHAVE {4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} INTEIRA!! HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMControlSet001ControlClass{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMControlSet002ControlClass{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlClass{4D36E965-E325-11C E-BFC1-08002BE10318} Feche o editor, reinicie o micro. Seus drives de CD devero estar visveis novamente. Atente para o fato de que so solues diferentes para causas diferentes; uma pode dar certo para alguns e outras no.

:. Programas teis

:. Microsoft Powertoys* (destaque para o TweakUI): (http://www.Microsoft.com/windowsxp/pro/downloads/powertoys.asp) http://www.Microsoft.com /windowsxp/pro/dow...wertoys.asp (http://&quot;http://www.Microsoft.com/windowsxp/pro/downloads /powertoys.asp&quot;) :. X-Setup 6.1* (http://www.xteq.com/products/xset/) http://www.xteq.com/products/xset/ (http://&quot;http: //www.xteq.com/products/xset/&quot;) :. AVG 6.30 Free Edition Antivrus* (Gratuito, leve e excelente) (http://www.grisoft.com/html/us_dwnl2.html) http://www.grisoft.com/html/us_dwnl2.html

12 de 15

13/09/2011 12:34

timas dicas para otimizar o Windows XP - Frum do BABOO - Win...

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/88347-otimas-...

(http://&quot;http://www.grisoft.com/html/us_dwnl2.html&quot;) ?? :. Pop-Up Killer (fecha automaticamente janelas pop-up) (http://software.xfx.net/utilities/popupkiller/download.htm) http://software.xfx.net/utilities /popupkil...ownload.htm (http://&quot;http://software.xfx.net/utilities/popupkiller/download.htm&quot;) :. Ad-Aware 5.62* (detector e removedor de Spywares possui Language Pack para Portugus na prpria pgina de download) (http://www.lavasoftusa.com/downloads.html) http://www.lavasoftusa.com/downloads.html (http://&quot;http://www.lavasoftusa.com/downloads.html&quot;) [font="Verdana Arial Helvetica sans-serif"][size=2]:. CNet CatchUp 1.3* (verifica atualizaes de softwares e drivers instalados) (http://download.cnet.com/downloads/0-10106-100-1503125.html) http://download.cnet.com/downloads /0-10106...503125.html (http://&quot;http://download.cnet.com/downloads /0-10106-100-1503125.html&quot;) [font="Verdana Arial Helvetica sans-serif"][size=2]Os programas marcados com um asterisco (*) tambm esto disponveis na rea de Downloads do Guia do Hardware. Todos so Freeware.

Monosselha

Postou 26 April 2003 - 03:03 AM

Legal, s que da prxima vez, posta na rea de dicas (http://www.babooforum.com.br/idealbb /forum.asp?forumID=3) , s "pra no bagunar" a rea de dvidas. No t "dando bronca" nem nada do tipo, porque seno esse tipo de coisa acaba ficando fora de controle (j ficou uma vez...). EDITADO: o tpico j foi movido.

Xx_Vinny_xX

Postou 26 April 2003 - 03:11 AM

Eu nem me liguei, esqueci de postar esse tpico na rea de dicas, desculpa qualquer coisa a.

James McCloud
---------------On 4/26/2003 3:11:01 AM Xx_Vinny_xX wrote:

Postou 26 April 2003 - 03:12 AM

Eu nem me liguei, esqueci de postar esse tpico na rea de dicas, desculpa qualquer coisa a. ---------------Parabens, creio que as dicas sero util para muitos. PS: Ja notifiquei o tpico, em breve algum moderador ira move-lo =D

13 de 15

13/09/2011 12:34

You might also like