You are on page 1of 16

ANO VII | N 311 5 feira 15 Setembro 2011 PGINA 2

JOO CARMO OLIVEIRA Empresrio Malveira

TERESA BAPTISTA Marketeer Encarnao

Questo muito pertinente, pela profunda implicao que tem na sociedade e pela descredibilizao em que faz cair uma ferramenta essencial para o combate ao crime organizado. As escutas telefnicas so fundamentais para que se consiga antecipar e evitar situaes socialmente negativas. Pelo impacto e pela devassa que tem na vida privada, ter, obrigatoriamente, de ser utilizada com muita cautela e parcimnia. No pode, nunca, estar na alada de uma s pessoa, principalmente se algum que no tem estrutura moral para decidir sobre a utilizao de um mecanismo, que pelo seu alcance, pode ser utilizado para fins muito obscuros. H um enorme poder que advm do facto de se deter informao sensvel sobre os outros, principalmente quando se usa, no para punir os prevaricadores, mas para os controlar e os usar em benefcio prprio e dos amigos

Nada disto me estranho! Nasci no Alentejo em plena ditadura. Nessa altura toda a gente tinha medo de falar. As pessoas tinham medo de dizer que tinham fome, para no irem contra o ideal Salazarista que instituiu o Alentejo como celeiro da nao. Parece que agora melhorou. S os jornalistas que devem ter medo de falar... Talvez andem com fome de informao, uma vez que as redaces esto a ser alimentadas com fast-food em jeito de press-release, exactamente como os hamburgers gordurosos esto impregnados de sal e gorduras saturadas! Falando a srio, de tal modo vergonhosa esta inciativa do Director do SIED, que a investigao devia estender-se a quem pode tirar partido dela, isto , a quem a encomendou!

JOS NOBRE

PAULO FERNANDO Designer e Fotgrafo Malveira

HLDER MARTINS Jornalista Ericeira

Como na maior parte das perguntas a resposta est contida nela prpria. A grande diferena que hoje existem mecanismos que permitem que assuntos como estes, que nas ditaduras so tabu, em democracia chegam opinio pblica. Temos que ter a conscincia colectiva, mas tambm individual, que as nossas liberdades e garantias no podem colidir com as dos outros. No podemos, no entanto, viver na suspeita sistemtica sobre os direitos e valores da Liberdade. Felizmente vivemos em Democracia. Algumas pessoas vivem com uma capa Humana, mas falham nas mais elementares regras dessa humanidade. S se preocupam com a sua sobrevivncia, procuram a todo o custo estar por cima, no controlo, independentemente de quem pisam ou destroem. Estes tiques chegam, felizmente, opinio pblica e com mais ou menos demora so punidos. Ningum est acima da lei, no entanto, todos temos direito a ela.

um problema intrnseco da democracia! Se os jornalistas fossem legalmente obrigados a revelar as fontes, nada disto acontecia, e o conceituado director do SIED no se veria compelido a fazer um bypass ao texto da lei para se manter informado. Chamava o jornalista s masmorras, convocava um carrasco e mandava aplicar tcnicas de persuaso eficazes at que ele contasse tudo, tintim por tintim como no pode ser assim, o zeloso director, guardio dos segredos do estado, foi criativo e no molestou o homem, limitando-se a contornar os constrangimentos. Bem vistas as coisas, os jornalistas contactam indivduos pouco recomendveis para tentar inteirar-se de histrias que faam manchete! Fazendo f no adgio popular: Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem s... Se eu fosse jornalista, cingia a minha actividade imprensa cor de rosa e s me dava com socialites cujo nico pecado fazerem qualquer coisa para aparecer na foto!

Cada caso um caso. E sem sabermos a verdade completa, no fcil ajuizar quem tem razo. Sou contra tudo o que represente foras de represso policiais, militares ou armadas. Mas no represento uma maioria. Sou antigo e ainda me lembro da PIDE. Os novos ignoram essa poca. Partindo desse princpio, no se consegue chegar a um consenso com a nova realidade. Para haver escutas tem de existir um princpio regulador que seja fruto dum garante que legitime uma ordem desse tipo. S aps essa formalizao poderia ser autorizado. Para tal, ter-se- de no banalizar o hbito e considerar tal excepo em conformidade do carcter da investigao.

ANO VII | N 311 5 feira 15 Setembro 2011 PGINA 12

ANO VII | N 311 5 feira 15 Setembro 2011 PGINA 13

You might also like