You are on page 1of 7

Universidade Federal do Par Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia Qumica Laboratrio Bsico I Professor: Jos Luiz Magalhes Lopes

LABORATRIO VIRTUAL: EMPUXO E DENSIDADE

Equipe: Ana Raquel Oliveira Louzeiro 09025000501 Daniel Nascimento dos Santos 09025002701 Henrique Fernandes Figueira Brasil 09025000801 Jssica Maria Morais Costa 09025001201 Raimunda Nonata Consolao e Branco 09025002901

BELM/PA

Junho de 2010

1.

INTRODUO

O trabalho em questo tem como objetivo realizar a medida do Empuxo e da Densidade, atravs de experimentos virtuais, utilizando-se o software desenvolvido pelos professores Antonio Silas de Oliveira Martins e Jos Luiz Lopes da Faculdade de Fsica da Universidade Federal do Par. Contam os livros que o grego Arquimedes (282 a.C. - 212 a.C.) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na gua se torna mais leve devido a uma fora exercida pelo lquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa fora, do lquido sobre o corpo, denominada empuxo ( ). Para definir empuxo, considera-se um corpo mergulhado em um lquido qualquer, sabe-se que o fluido exercer foras de presso em toda a superfcie do corpo em contato com este lquido. Como a presso aumenta com a profundidade, as foras exercidas pelo lquido, na parte inferior do corpo, so maiores do que as foras exercidas na parte superior. A resultante destas foras, portanto, dever ser dirigida para cima. esta resultante que representa o empuxo que atua no corpo, tendendo a impedir que ele afunde num lquido.

Figura 1 - Fora de empuxo sobre um corpo

Observa-se que a causa do empuxo o fato de a presso aumentar com a profundidade. Se a presso na parte superior e inferior do corpo for igual, a fora de presso seria nula e no existiria o empuxo sobre o corpo.

Realizando experincias cuidadosas, descobriu-se uma maneira de calcular o empuxo que atua em corpos mergulhados em lquidos. As concluses foram expressas atravs de um princpio, denominado Princpio de Arquimedes, cujo enunciado o seguinte: "todo corpo mergulhado em um lquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do lquido deslocado pelo corpo". Logo, o empuxo que atua em um corpo tanto maior quanto maior for a quantidade de lquido deslocado.

Figura 2 - Foras que atuam no Princpio de Arquimedes

O Princpio de Arquimedes expresso como:

Onde: V o volume do corpo imerso; a densidade ou massa especfica do fluido; g a acelerao da gravidade; E a fora de impulso ou empuxo.

A densidade (ou massa especfica) de um corpo, por sua vez, a relao entre a massa e o volume de uma substncia. Uma substncia considerada mais densa tem uma maior massa em um determinado volume e uma substncia menos densa tem uma menor massa em um determinado volume. A densidade tambm est relacionada proximidade das molculas das substncias. Por exemplo, quando se compara as molculas da gua com as molculas do leo percebe-se que as molculas da gua esto mais unidas (mais concentradas) do que as molculas do leo, que esto menos unidas (menos concentradas). Ento, pode-se dizer que a gua mais densa que o leo porque suas molculas esto mais unidas e assim h uma quantidade maior de molculas de gua, se comparadas num mesmo volume. Se o corpo flutua porque este corpo menos denso que a gua. Ento o peso do corpo igual ao empuxo, isto , o peso do corpo igual ao peso do volume de gua que se desloca. Se o corpo afunda porque este corpo mais denso que a gua. Ento o peso do corpo maior que o empuxo, isto , o peso do corpo maior do que o peso do volume de gua que se desloca. Se o corpo fica em equilbrio no interior do lquido porque o corpo tem a mesma densidade da gua, ele nem afunda e nem flutua na gua. Ele fica completamente mergulhado na gua, sem tocar no fundo, mantendo o equilbrio. Os experimentos relacionados ao empuxo e densidade foram realizados pelos seguintes alunos: 1. Ana Raquel Oliveira Louzeiro 2. Daniel Nascimento dos Santos 3. Henrique Fernandes Figueira Brasil 4. Jssica Maria Morais Costa 5. Raimunda Nonata Consolao e Branco

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O experimento realizado faz uso de um trip com haste mvel, um dinammetro, trs objetos de diferentes e um becker com gua. Cada objeto foi primeiramente preso ao dinammetro. Aps leitura do aparelho, a haste foi deslocada para baixo, de modo que o objeto ficasse totalmente submerso, atentando para no molhar o gancho do dinammetro. Novamente fez-se a leitura do aparelho.

Figura 3 - Experimento de Empuxo e Densidade

O peso dos objetos e seus pesos aparentes foram anotados na tabela seguinte: Peso Real (N) 2,8 2,0 3,5 Peso Aparente (N) 2,1 1,6 3,0

Objeto 1 Objeto 2 Objeto 3

Tabela 1 Pesos Reais e Aparentes

3. TRATAMENTO DOS DADOS RECOLHIDOS E CONCLUSO 3.1. Determinao da densidade dos objetos Sabe-se que antes da imerso de um objeto no becker com gua, no equilbrio, existem duas foras de mesmo mdulo atuando no objeto em sentidos contrrios:

Depois da imerso, no equilbrio, existe uma fora que aje no sentido contrrio ao peso, chamada de empuxo:

Fazendo as devidas substituies e sabendo que a densidade da gua igua a 1 g/cm3:

Objeto 1:

Objeto 2:

Objeto 3

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS HALLIDAY, David, Resnik Robert, Krane, Denneth S. Fsica Volume 1, 5 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. Software Experimentos Virtuais, Laboratrio Bsico I, UFPA. Autores: Antonio Silas de Oliveira Martins e Jos Luiz Lopes. http://www. educar.sc.usp.br. http:// www.fisica.net. http://www.soq.com.br.

You might also like