You are on page 1of 1

Biografia

mile Durkheim (1858 1917) considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa emprica com a teoria sociolgica. Fundou tambm a revista L'Anne Sociologique, que afirmou a preeminncia durkheimiana no mundo inteiro. amplamente reconhecido como um dos melhores tericos do conceito da coeso social e foi um dos responsveis pelo fortalecimento da sociologia. Alguns dos autores que influenciaram Durkheim foram: Comte, Spencer, Montesquieu, Rousseau, Maquiavel, Hobbes, Darwin, Saint-Simon, Bonald. E da mesma forma ele influenciou Mauss, Malinowski, Radcliffe-Brown, Lvi-Strauss.

seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurdica, pois preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperao e troca de servios entre os que participam do trabalho coletivo (preponderncia progressiva da solidariedade orgnica).

Bibliografia de Durkheim
Livros
1893 Da diviso do trabalho social 1895 As regras do mtodo sociolgico 1897 O suicidio 1912 As formas elementares da vida religiosa

Pensamento
Durkheim formou-se em Filosofia, porm sua obra inteira dedicada Sociologia. Seu principal trabalho na reflexo e no reconhecimento da existncia de uma "Conscincia Coletiva". Ele parte do princpio que o homem seria apenas um animal selvagem que s se tornou Humano porque se tornou socivel, ou seja, foi capaz de aprender hbitos e costumes caractersticos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socializao", a conscincia coletiva seria ento formada durante a nossa socializao e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia. " fato social toda maneira de agir, fixa ou no, suscetvel de exercer sobre o indivduo uma coero exterior; ou ento ainda, que geral na extenso de uma sociedade dada, apresentando existncia prpria, independente das manifestaes individuais que possa ter." Partindo da afirmao de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", Durkheim forneceu uma definio do normal e do patolgico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que ao mesmo tempo obrigatrio para o indivduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a conscincia coletiva so entidades morais, antes mesmo de terem uma existncia tangvel. Essa preponderncia da sociedade sobre o indivduo deve permitir a realizao deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura. Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre

Concluso
Em sntese, a obra sociolgica de Durkheim um exemplo de obra imperecvel, aberta no a reformulaes, mas a continuidades e que marca a etapa mais decisiva na consolidao acadmica da Sociologia. Sua maior qualidade talvez seja a prioridade do social na explicao da realidade natural, fsica e mental em que vive o homem. Essas qualidades que se exigem de um clssico esto presentes por toda sua obra, e da qual se procura dar uma idia por fragmentria que seja nos textos adiante selecionados. Apesar de suas razes no tempo em que viveu, a obra de Durkheim respondendo a preocupaes da sociedade e da Sociologia de sua poca constitui um modelo do produto sociolgico, cujo consumo no se esgota na leitura, mas continua a fruir nos produtos de seus discpulos e leitores. Se ela apresenta lacunas a ausncia das classes sociais um exemplo , isto no diminui o seu valor especfico. Essa falha, bem como a ausncia da pesquisa de campo notada por Kroeber, no seriam antes fruto de indagaes e preocupaes posteriores a ele e no propriamente de seu tempo? Lvi-Strauss v em Mauss, sobrinho e discpulo dileto de Durkheim, um marco involuntrio do tournant durkheimienne, ao mesmo tempo em que assinala um declnio intelectual da Escola Sociolgica Francesa, s compensado pelo renascimento americano de Durkheim nos anos 50. curioso que dois dos crticos21 mais severos de Durkheim achavam-se nos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, justamente quando e onde a Sociologia moderna deslancha suas grandes contribuies renovadoras que no deixam de reconhecer uma posio proeminente de Durkheim. O fato importante a ressaltar que a Sociologia s se desenvolve e se completa na medida em que assimila as contribuies de seus grandes mestres. O mrito creditado a estes est, sobretudo, em proporcionar a todos ns, seus discpulos, uma srie daquilo que Merton repete de Salvemini os libri fecondatori capazes de aguar as faculdades dos leitores exigentes.

You might also like