You are on page 1of 10

4

Gesto de Custos
Cleonice Bastos Pompermayer Joo Evangelista Pereira Lima

O recm-findo sculo XX foi excessivamente prdigo para a humanidade em conquistas cientficas, tcnicas e em recursos materiais e humanos, principalmente para o mundo dos negcios com a evoluo rpida e alucinante das atividades econmicas, aps a consolidao da Revoluo Industrial (1760-1860). As mudanas ocorridas no sculo XX, pela sua rapidez, qualidade e quantidade, foram, relativamente, mais significativas e diversificadas do que todo o progresso econmico e social da humanidade desde a era dos australopitecos at o fim do sculo XIX. Sem dvida alguma, a Revoluo Industrial ergueu um marco significativo e indelvel na histria da vida do homem sobre a terra. Essas conquistas, frutificadas em todas as cincias, so conseqncias da dedicao e das pesquisas cientficas dos homens que, associadas aos inmeros interesses econmicos e financeiros das organizaes e das naes, trazem para a humanidade, ao longo do tempo, mais progresso e desenvolvimento. Os povos caminham embalados e escorados pelas cincias. Verifica-se que o homem do limiar do terceiro milnio desfruta de um melhor padro de qualidade de vida a expectativa de vida, em 1900, era de 40 anos e em nossos dias est estimada em 70 anos. No obstante, nesse cenrio de atraentes paisagens, depara-se o homem, em contrapartida, com enormes desafios, destacando-se a preservao do meio ambiente, o indeclinvel compromisso com a paz, o extermnio da violncia e os crnicos problemas sociais. Os homens acompanham e so, ao mesmo tempo, os protagonistas do surgimento e evoluo de novas tcnicas de produo, geradoras de inmeras possibilidades de atendimento das suas necessidades de consumo. Constatase, principalmente nas organizaes, que os empreendedores se postam diante de um novo cenrio de ordem econmica e social, cujo nome globalizao.
COLEO
EMPRESARIAL

GESTO

49

Os negcios esto diferentes, mais competitivos e de ganhos mais difceis e modestos. Nos dias atuais, a gesto dos negcios requer mais argcia, mais dedicao e muita persistncia. O ambiente de negcios outro. As organizaes, empresas ou qualquer outro tipo de entidade, no so estruturadas por foras isoladas, que se interligam com a aparncia de um todo fragmentado. Elas, ao contrrio, so foras coesas e, guindadas pela sua misso e seus objetivos, promovem o desenvolvimento da comunidade, da cidade, da regio e da macroeconomia em que esto inseridas. No cumprimento da sua misso, as organizaes desenvolvem suas atividades econmicas, buscando cumprir suas principais funes: patritica, mercadolgica, tecnolgica, social e econmica, o que torna os negcios mais atraentes e mais ricos em reciprocidade. A funo econmica no a principal, mas imprescindvel. Auferir e aferir lucro a exigncia maior de qualquer atividade econmica. As demais funes se revestem de significativa importncia se a funo econmica for atendida. O lucro, sob qualquer ttulo, a seiva que nutre e robustece o patrimnio das entidades. Entretanto, o lucro no apenas uma simples verificao de uma desigualdade. Se o valor da receita maior do que o valor da despesa o resultado lucro (R > D = L); o lucro a conseqncia da soma parcial ou total de qualidade e produtividade, de emoo e razo, de intuio e lgica, de capacidade empresarial e trabalho, de f e persistncia, de firmeza e equilbrio, de vontade e garra. O lucro deixou de ser atributo da receita, das vendas, mas, sim, funo resultante dos custos incorridos, de tal modo que, almejar lucro, conter custos. Lucros e custos so grandezas inversamente proporcionais. O lucro ser mximo se o custo for mnimo. Diante dessa realidade inconteste, as empresas pequenas, mdias e grandes carecem de ferramentas eficientes, para serem utilizadas nos processos de gesto dos negcios. A institucionalizao nas empresas de uma transformao comportamental alicerada na prtica efetiva de nova cultura de custos, consubstanciada em tcnicas modernas de produo e de administrao de recursos financeiros e humanos, o caminho mais eficaz para a boa gesto de custos. Em qualquer circunstncia, sempre possvel conter custos, seja pela racionalidade das tarefas, pelo combate implacvel aos desperdcios e pela eliminao dos suprfluos. A boa gesto de custos nas empresas dependente e conseqente da coragem decisria dos administradores em mudar processos e comportamentos.

EMPRESARIAIS

FINANAS

50

1 A importncia da gesto de custos


Os primeiros indcios arqueolgicos da existncia e evoluo da contabilidade datam entre os anos 8000 e 3000 a.C., cuja mensurao e controle eram feitos por um sistema rudimentar, constitudo de pequenas fichas de barro de formas variadas. Com o surgimento da escrita cuneiforme, a comunicao contbil ficou aperfeioada. Os babilnios, em 2100 anos a.C., j registravam as trocas; no Imprio Romano (200 a.C.) as contas governamentais eram escrituradas. Em 1494, Fra Luca Pacioli publicou La Summa de Arithmetica, contendo o captulo Tractatus XI De computis et scripturis, formalizou o mtodo da partida dobrada. Os fundamentos contbeis, na era mercantilista, sculos XVI e XVIII, deram suporte Contabilidade Financeira. Na Revoluo Industrial, perodo de 1760 at 1860, originou a Contabilidade de Custos, como complemento da Contabilidade Financeira. No incio do sculo XX, principalmente aps 1929, vicejou nos meios contbeis e empresariais a Contabilidade Gerencial. Busca-se com freqncia delimitar as reas de aplicao da Contabilidade Financeira e da Contabilidade Gerencial. Esses limites, para fins de gesto, no esto definidos. Ambas se complementam e se completam. A gesto de custos, todavia, est alm das tcnicas tradicionais da contabilidade. Sob o enfoque contbil, os custos podem ser analisados como Custo Contbil e Custo Gerencial. O Custo Contbil, subordinado Contabilidade Financeira, est disciplinado por normas legais tcnicas (princpios contbeis), fiscais (compulsoriedade na aplicao das leis) e societrias (fatos passados e rigidez formal). O Custo Gerencial, embora no objetive desrespeitar as leis, no est vinculado a elas. Compromete-se com a eficincia pela reduo dos gastos, atravs de estudos e anlises voltados para a mudana de processos, gesto financeira adequada e para o atendimento de questes especiais relacionadas com a logstica do atendimento correto aos clientes.

2 Custos como elemento estratgico


As mudanas de processos e comportamentos so o foco de um plano estratgico elaborado e posto em prtica nas empresas. O perfil dos mercados de bens e servios mostra que as empresas bem preparadas so sempre vitoriosas: os bens dos incompetentes so transferidos para o patrimnio dos competentes.

COLEO
EMPRESARIAL

GESTO

51

A boa gesto de custos tem seu grande objetivo na maximizao dos lucros, cuja eficcia mais contundente a conquista natural da liderana em custos. esta a estratgia competitiva principal para levar uma empresa a conquistar mais fatias e permanncia assegurada no mercado.
Sistema de custos o conjunto dos meios e mtodos que a empresa utilizar para obter informaes gerenciais

As estratgias competitivas, na busca de um novo caminho para a empresa enfrentar o futuro, passam, inevitavelmente, pela estruturao da teoria do seu negcio. A anlise, estudo e formulao dessas estratgias baseiam-se nas tcnicas administrativas propostas, no incio do sculo XX, por Taylor, fundamentadas na organizao cientfica do trabalho (tarefas); por Mayo, concentradas nos aspectos comportamentais das pessoas (capacitao) e, finalmente, por Fayol, o defensor da organizao cientfica da gesto, cuja eficcia obedece seis funes bsicas: tcnica (processo), comercial (compra e venda), financeira (aportar e aplicar recursos), contbil (mensurar e registar fatos), segurana (preservar o patrimnio e pessoas) e administrativa (planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

3 Fundamentos bsicos
As atividades econmicas As tcnicas para apurao de custos, sejam contbeis ou gerenciais, so aplicveis em todos os negcios, de um modo geral, principalmente para planejar, administrar e controlar as atividades econmicas resultantes de cada negcio que pode, resumidamente, explorar atividade industrial, comercial ou prestao de servio. As atividades exploradas pelas empresas so as fontes geradoras de recursos: so as receitas resultantes das vendas de bens e/ou servios. Essas atividades so conhecidas como atividades fim. As demais atividades das empresas so denominadas atividades meio. Os gastos com as atividades fim denominam-se custos. Por outro lado, os gastos com as atividades meio so conhecidos como despesas. Os controles proporcionados pelos registros contbeis dos gastos, custos e despesas, so a essncia da Contabilidade de Custos.

EMPRESARIAIS

FINANAS

52

Os gastos e as atividades Denomina-se atividade a combinao adequada e harmoniosa de um conjunto de pessoas, tecnologias, recursos e mtodos. Conceitualmente, custos so todos os gastos, em bens e servios, utilizados na produo de outros bens e/ou servios. Os gastos incorridos na fabricao de um produto (indstria), na compra de uma mercadoria (comrcio) ou na prestao de um servio (servio) so caracterizados, tecnicamente, como custos, porque so gastos com a atividade fim. Enquanto considerados como custos, os valores desses gastos representam valores em bens ou direitos. Pode-se, ento, considerar que custos so ativos que se transformam em ativos. Ainda, conceitualmente, despesas so os gastos em bens ou servios utilizados, consumidos ou transferidos para se obter uma receita. Portanto, as despesas esto vinculadas s atividades meio. Gastos das atividades FIM Na indstria, a atividade fim produzir produtos para vender. Os gastos com a produo chamam-se Custo industrial (custo fabril ou custo de transformao). O custo industrial dos produtos a soma dos componentes de matria-prima, mo-de-obra direta e custos indiretos de fabricao. Cada componente de custo tem tratamento contbil especfico, porque dotado de minuciosos detalhes de ordem fiscal, econmica e administrativa. Os componentes de custos podem ser reunidos em dois grupos: Custos primrios so os valores representativos da soma dos componentes de matriaprima e mo-de-obra direta. Os custos de transformao so os valores da soma dos componentes de mo-de-obra direta e custos indiretos de fabricao. Observa-se que a transformao efetiva-se no componente de matria-prima. No comrcio, a atividade fim a compra e venda de mercadorias. Portanto, os custos, qualitativamente, so poucos e os clculos dos custos so mais simples. Nos servios, a atividade fim a prestao de servios. Os gastos incorridos com a prestao de servios so de conotaes diferentes das atividades industrial e comercial. Na prestao de servios, geralmente, os gastos mais representativos so oriundos do trabalho do pessoal, sem se considerar que os demais gastos no so passveis de controles.

COLEO
EMPRESARIAL

GESTO

53

Gastos das atividades MEIO Conceituou-se que os gastos com as atividades meio so denominados despesas. Para fins de gesto de custos, a segregao dos gastos, em custos e despesas, no dispensa o controle individual de cada espcie de gasto. Pelo contrrio, os controles e a apurao dos custos devem ser abrangentes. A gesto da atividade econmica e do negcio primordial para o xito do desempenho reditual das organizaes. Na continuidade, apresenta-se a viso gerencial dos custos, abordandose os sistemas de custos e os mtodos de custeio.

4 Viso gerencial dos custos


Quanto mais intensa a concorrncia a que estiver submetida uma empresa, mais importante ser dispor de um sistema de custos que lhe permita conhecer seus custos e, a partir da, encontrar uma posio vantajosa diante de seus concorrentes. A introduo ou manuteno de uma gesto de custos eficaz exige, sem dvida, cuidados que se estendem desde a compreenso de um sistema de custos at a interao e aceitao deste pelos membros da empresa. Custos - Centro Processador de Informaes Segundo Leone (2000, p. 21), a viso gerencial dos custos completase no momento em que visualizamos custos na empresa e/ou instituio como um centro processador de informaes, que recebe (ou obtm) dados, acumulaos de forma organizada, analisa-os, interpreta-os, produzindo informaes de custos para diversos nveis gerenciais.

EMPRESARIAIS

FINANAS

54

O processamento dos dados e obteno das informaes compreende trs fases distintas: a coleta de dados, que consiste no levantamento e na seleo dos dados relevantes, planejamento de como esses dados sero colhidos, sendo necessrio um treinamento das pessoas da empresa que elaboraro o levantamento desses dados. Esses dados sero processados por meio do centro processador que os receber e os transformar em informaes. Nesta fase de fundamental importncia uma definio das reais necessidades gerenciais da empresa de modo a tornar possvel uma combinao de mtodos (existente na teoria de custos), a fim de produzir-se um sistema de custos capaz de produzir informaes que atendam quelas necessidades gerenciais previamente definidas. A terceira fase a fase considerada, por Leone (2000, p. 25), como nobre e consiste na obteno das informaes e resultados gerados no processamento. Essas informaes e resultados devero ser encaminhados aos usurios do sistema com a finalidade de apoiar o planejamento, apurao dos custos e tomadas de decises. Por sistema de custos entende-se, portanto, o conjunto dos meios e mtodos que a empresa utilizar para coletar e sistematizar os dados de que necessita para produzir informaes. Mtodos de Custeio Os mtodos de custeio atualmente so apresentados e discutidos sob a luz de duas correntes. Uma delas representada pelos chamados mtodos de custeio tradicionais, que tiveram sua origem na necessidade de se avaliar os estoques na indstria nascente, aps a Revoluo Industrial (sculo XVIII), que era uma tarefa mais simples, at ento, na empresa tipicamente mercantilista, conforme Martins (2001, p.20). Com o passar do tempo, os objetivos dos sistemas de custeio tradicionais evoluram para a busca de informaes que apoiassem o controle das operaes, a anlise de resultados e o custeio e anlise dos produtos.
A atual gesto de custos apia-se em mtodos de custeios discutidos sob a luz de duas correntes: mtodos tradicionais e mtodos estratgicos

Os sistemas tradicionais focalizam a apurao dos custos em trs elementos: materiais utilizados na produo, mo-de-obra empregada e custos indiretos de fabricao, tendo os dois primeiros como elementos principais na composio dos custos dos produtos.
COLEO
EMPRESARIAL

GESTO

55

Esses sistemas possuem a capacidade de fornecer informaes para as seguintes necessidades gerenciais: apurao de custos - atravs de mtodos de acumulao por centros/ custos, por ordem de produo/servio ou por unidades de esforo de produo; decises - mtodo de anlise de margem, estruturado de forma a permitir a realizao de anlise de custos fixos, lucro e margem de contribuio, e ponto de equilbrio; controle - mtodos fundamentados no custo-padro e na contabilidade de custos por responsabilidade. A segunda corrente dos mtodos de custeio a da gesto estratgica de custos. Esta abordagem tem suas bases nas exigncias impostas s empresas pelo novo ambiente competitivo globalizado e, paralelamente, pelo crescimento da participao dos custos indiretos de fabricao em relao ao total dos custos indiretos de fabricao em relao ao total dos custos, nas ltimas dcadas. A convivncia das empresas nesse novo ambiente pode ser traduzida por uma forte presso pela busca de vantagem competitiva, o que intensifica a necessidade e a importncia do uso de uma tecnologia de mensurao e gesto de custos capaz de fornecer respostas confiveis s seguintes questes: Qual a margem real de um produto/ou servio, uma vez que o preo de venda definido pela concorrncia? Qual o custo da estrutura fixa? Como reduzir custos para aumentar resultado? Quais so os produtos ou clientes mais rentveis? O gerenciamento dos custos empresariais voltado para esses tipos de informaes d margem para o surgimento de vrios mtodos de custeio, baseados na anlise dos processos operacionais, na melhoria contnua e na otimizao dos custos: custeio baseado em atividades (ABC - Activity-Basead Costing), custo-alvo, custo kaizen. Metodologia ABC, conceito e objetivo Conceito e metodologia A metodologia ABC prende-se ao pressuposto de que na realidade os custos devem ser analisados sob a seguinte tica: Quem consome os recursos (materiais, tempo de mo-de-obra, equipamentos e estrutura) so as atividades envolvidas nos processos elaborados para atingir-se os produtos e/ou servios.

EMPRESARIAIS

FINANAS

56

Essas atividades, portanto, devero ser custeadas para que a empresa possa avaliar seus custos e benefcios no processo como um todo. O conceito de custos utilizado por esse mtodo pode ser assim resumido: As atividades consomem os recursos e quem consome as atividades so os produtos e/ou servios. Objetivos Custo das atividades envolvidas num determinado processo; Anlise das atividades fundamentais nos processos; Avaliao do desempenho; Conhecimento das atividades a serem otimizadas; Custo mais preciso dos produtos ou servios; Anlise e determinao de atividades que podem ser executadas por terceiros com menor custo e mais eficincia.

Melhoria contnua Para atingir uma gesto de custos eficiente e que, principalmente, acompanhe a dinmica das mudanas dos mercados fornecedores e consumidores, alm de conhecer os custos imprescindvel por parte da empresa uma busca constante de reduo e melhoria contnua dos custos. Essa reduo e melhoria contnua poder ser obtida pela utilizao dos mtodos do custo-alvo ou custo-meta, que tem como objetivo o estabelecimento de um custo-meta para um produto e/ou servio a partir do preo pelo qual o consumidor est disposto a pagar. A melhoria contnua significa a empresa estar a cada dia, e em todos os processos, introduzindo alternativas de reduo de custos, mantendo a qualidade de seu produto e/ou servio final. Esse resultado poder ser obtido na empresa com a prtica do mtodo Kaizen que significa melhoria contnua e constante. Dificuldades na Implantao de Gesto de Custos Toda e qualquer implantao de uma tecnologia de gesto nas empresas acompanhada, invariavelmente, de algumas barreiras e dificuldades. Em custos, essas dificuldades apresentam aspectos que merecem destaque, dada a freqncia de ocorrncia observada nas instituies: A barreira da cultura organizacional, do tipo: Sempre fizemos dessa forma ou mesmo, ser que vale a pena?; A prioridade dada a outras reas, como vendas, operacional, administrativo, financeiro e contabilidade, ficando custos geralmente em ltima instncia no planejamento dirio; Compreenso do conceito real de custos, que dever ser revestido de uma abordagem mais profunda, indexada ao uso de recursos; A absoro de custos sob a tica de uma reviso gerencial de um
COLEO
EMPRESARIAL

GESTO

57

sistema processador de informaes e, finalmente, a adequao do sistema de custos aos softwares (existentes na empresa); Apoio da alta direo da empresa.

Consideraes finais
A trajetria estratgica escolhida pela empresa ter influncia decisiva na definio e desenvolvimento do sistema de custos a ser implantado. A forma como a empresa est estruturada, no tocante organizao, constitui-se tambm num fator que favorecer ou dificultar a interao dos setores, refletindo no sucesso ou ineficincia do sistema de custos. O nvel tecnolgico e recursos de informtica utilizados pela empresa tambm podero oferecer alguma resistncia, em funo de adequaes e reformulaes que se mostrem necessrias com a introduo do sistema. A intensidade com que tais questes se manifestam no uniforme, apresentando diferenas conforme a qualificao de seu quadro gerencial, o estgio de maturidade da empresa entre outras.

Bibliografia recomendada
LEONE, George. Custos: planejamento, implantao e controle. So Paulo: Atlas, 2000. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2001.

Resumo
Este captulo apresentou uma abordagem sobre a gesto de custos enfatizando tanto as mudanas atuais observadas no ambiente de negcios quanto a relevncia de uma boa gesto de custos na busca da sobrevivncia das empresas. Essa abordagem deu-se atravs da definio de estratgias competitivas compatveis com o mercado, no sentido de as empresas enfrentar o futuro. Nesse contexto ressaltam-se o papel e a importncia das cincias contbeis com o apoio para a evoluo da teoria de custos, assim como a relevncia dos fundamentos bsicos a serem utilizados em mtodos e princpios de custeios, desde os mtodos tradicionais, metodologias ABC de custeio at a melhoria contnua. Apresentam-se por fim a viso de informaes e as principais dificuldades que podero surgir no momento da implantao de sistemas de gesto de custos.

EMPRESARIAIS

FINANAS

58

You might also like