You are on page 1of 8

Livro de Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses

B3 - Operadores de Informtica Tema de Vida: Msica Tradicional Portuguesa

ndice ndice ............................................................................................................................................................................................. 2 Gaita de foles................................................................................................................................................................................. 3 Cavaquinho.................................................................................................................................................................................... 3 Ferrinhos........................................................................................................................................................................................ 3 Guitarra Portuguesa....................................................................................................................................................................... 4 Harmnica...................................................................................................................................................................................... 4 Tambor........................................................................................................................................................................................... 4 Acordeo........................................................................................................................................................................................ 5 Pandeireta...................................................................................................................................................................................... 5 Adufe.............................................................................................................................................................................................. 5 Viola Amarantina............................................................................................................................................................................ 6 Concertina...................................................................................................................................................................................... 6 Reco-Reco ..................................................................................................................................................................................... 7 Flauta ............................................................................................................................................................................................. 7

Gaita de foles
Origem
A Gaita-de-foles parece encontrar o seu espao de difuso primordial a partir da expanso dos povos pastoris do Mediterrneo ou da sia, visto tratar-se de um instrumento profundamente associado ao contexto socio-econmico pastoril - basta pensar que os foles so feitos geralmente com peles de animais de pastoreio, que tambm serviam para fazer recipientes para lquidos ou gro (odres).

Como se toca

Em Portugal, Gaita-de-foles o termo popular que designa um instrumento musical, aerofone no soprado directamente pela boca, munido de um fole (reservatrio flexvel de ar). Todas as Gaita-de-foles tm uma caracterstica comum: possuem um fole, que se insufla de ar (alimentado pela respirao ou por um fole mecnico) e que tem ligado a si vrios tubos: um tubo insuflador ("soprete") e um ou mais tubos sonoros: um tubo meldico ("ponteiro" ou "ponteira") e um ou mais bordes ("ronco"ou "ronco").

Materiais

A Gaita-de-foles de Trs-os-Montes (tambm chamada de "Transmontana" ou "Mirandesa") tradicionalmente de construo artesanal e partilha semelhanas morfolgicas com a gaita sanabresa ou alistana (de Sanabria e Aliste, comarcas espanholas fronteirias), mas possui caractersticas muito prprias: possui um ponteiro de furao larga, com digitao aberta, preso no pescoo de um fole de cabrito, assim como um ronco de grandes dimenses, preso na pata direita, e um assoprete, preso na pata esquerda.

Regio que utiliza

Cavaquinho
Origem
A origem do cavaquinho duvidosa. Gonalo Sampaio, que explica a sobrevivncia de modos arcaicos e helnicos na msica minhota luz de possveis influncias gregas exercidas sobre os primitivos calaicos daquela Provncia, acentua a relao existente entre o cavaquinho e os tetracrdios e sistemas helnicos, sendo de opinio que ele, a par da viola, ter eventualmente vindo para Braga por intermdio dos biscanhos. De facto, existe em Espanha um instrumento semelhante ao cavaquinho, da famlia das guitarras - o requinto - de quatro cordas, brao raso com o tampo e dez trastos, que afina do grave para o agudo (r-l-d sustenido-mi).

Como se toca

O cavaquinho geralmente toca-se rasgado com os quatro dedos menores da mo direita, ou apenas com o polegar e o indicador como instrumento harmnico. No entanto, um bom instrumentista executa a parte cantante destacada do rasgado com os dedos menores da mo esquerda sobre as cordas agudas, ao mesmo tempo que as cordas graves fazem o acompanhamento em acordes. Possuindo uma caixa de duplo bojo e pequeno enfranque, as suas quatro cordas de tripa ou metlicas (em ao) so tradicionalmente presas a cravelhas de madeira dorsais e ao cavalete colado a meio do bojo inferior do tampo, por um sistema que tambm se usa na viola.

Materiais

Relativamente sua expanso geo-cultural, o cavaquinho parece constituir uma espcie fixada entre ns primordialmente no Minho, de onde irradiou para outras regies - Coimbra, Lisboa, Algarve, Madeira, Aores, Cabo Verde e Brasil.

Regio que utiliza

Caractersticas especiais

As dimenses do instrumento diferem pouco de caso para caso, no excedendo os 52 cm de comprimento total num exemplar comum.

Ferrinhos
Origem
Surgiu por volta do sc. XV.

Materiais

um tringulo de ferro aberto num dos ngulos, suspenso por uma fita e tocado por um pequeno basto tambm de ferro, de seco redonda ou mais raramente quadrada, serve para marcar o ritmo.

De uso geral europeu, que apareceu por todo o pas na maioria dos conjuntos que descrevemos - rusgas minhotas, chuladas, com pandeiros em Vinhais, em Coimbra e no Sul.

Regio que utiliza

Guitarra Portuguesa
Origem
A guitarra portuguesa um instrumento muito difundido em Portugal sendo o que mais se aproxima do sentimento Lusitano do povo portugus. A guitarra portuguesa tem um timbre de tal modo inconfundvel que, onde quer que esteja, qualquer portugus a reconhece aos primeiros acordes. um instrumento musical carregado de simbolismo e, merc da sua longa aliana com o Fado, conotado com o modo de ser portugus. Destino, fado e saudade so palavras que naturalmente se associam ao trinado da guitarra portuguesa. As origens da guitarra portuguesa remontam Idade Mdia, a um instrumento chamado ctula. Esta evoluiu ao longo dos tempos, passando pela ctara, culminando na guitarra portuguesa. De origem bastante remota, foi outrora designada por guitarra mourisca, por ter certa semelhana com o alade, que os rabes introduziram na Pennsula Ibrica sendo, no entanto, as caractersticas dos dois instrumentos algo distintas.

Materiais

Para a construo de qualquer guitarra portuguesa, usam-se madeiras importadas desde a Idade Mdia, j que os fundos e ilhargas da guitarra tm de ser fabricados em pau-santo, cer ou mogno. O tampo executado em spruce, ou pinho da Flandres. Mas, "a grande diferena entre uma boa guitarra e uma m, feitas exactamente com a mesma madeira est na mo do construtor" (citao de Pedro Caldeira Cabral, actualmente uma das maiores autoridades em guitarra portuguesa e msica antiga).

Existem trs tipos de guitarra portuguesa: a de Lisboa, a do Porto e a de Coimbra, com diferentes tradies de fabrico. A de Lisboa a mais pequena das trs, com caixa baixa arredondada e a que possui o som mais "brilhante". A de Coimbra maior, com o corpo assumindo uma forma mais aguada. A do Porto semelhante de Lisboa. Uma das principais diferenas reside na cabea da guitarra: a de Coimbra possui uma lgrima incrustada, enquanto que a de Lisboa apresenta um caracol.

Regio que utiliza

Harmnica
Origem
A gaita teve sua origem em um antigo instrumento chins, o sheng, que foi inventado h mais de 5000 anos e que funciona pelo princpio de palhetas livres. Esta tcnica de produo sonora gerou uma grande famlia de instrumentos accionados por foles ou bombas de ar, como o acordeo e a meldica.

Como se toca

A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita no possui caixa de ressonncia. O gaitista usa as mos em concha para amplificar o som do instrumento e tambm para produzir efeitos, como variaes de afinao e intensidade. A gaita um instrumento de palheta livre, como o acordeo, rgo de palhetas. Diferentemente destes instrumentos, no um fole que fora o ar atravs das palhetas, mas sim o sopro do executante. As palhetas so finas lminas rectangulares de metal que so montadas sobre uma placa de suporte. Para cada palheta, existe na placa uma fresta com o tamanho exacto para que a palheta possa se movimentar livremente dentro dela sem que haja folgas. Cada gaita possui duas placas de palhetas que so montadas sobre um corpo em forma de pente ou grelha, feito de plstico ou madeira.

Materiais

Minho, Coimbra, Estremadura, Ribatejo e Algarve.

Regio que utiliza

Tambor
Origem
Os tambores so utilizados desde as mais remotas eras da humanidade. Acredita-se que os primeiros tambores fossem troncos ocos de rvores tocados com as mos ou galhos. Posteriormente, quando o homem aprendeu a caar e as peles de animais passaram a ser utilizadas na fabricao roupas e outros objectos, percebeu-se que ao esticar uma pele sobre o tronco, o som produzido era mais poderoso. Pela simplicidade de construo e execuo, tipos diferentes de tambores existem em praticamente todas as civilizaes conhecidas. A variedade de formatos, tamanhos e elementos decorativos depende dos materiais encontrados em cada regio e dizem muito sobre a cultura que os produziu.

Como se toca

Os tambores podem ser percutidos com baquetas ou directamente com as mos, que exercem ainda o papel de abafadores para alterar o timbre, a altura ou a intensidade do som produzido.

Materiais

Os tambores podem ter pele em apenas uma ou em ambas as extremidades. Os que possuem duas peles, podem ser executados pela percusso simultnea de ambas as peles.

Regio que utiliza

usado em Portugal desde Trs-os-Montes at ao Algarve.

Acordeo
Origem
Surgiu acerca de 2700 anos antes de Cristo, na China, o primeiro antepassado do acordeo. Denominado CHENG, era uma espcie de rgo porttil tocado pelo sopro da boca. A sua forma era baseada no Fnix (ave que os chineses consideravam o imperador das aves) e constitui o percursor do Harmnio e do Acordeo, pois foi o primeiro a ser idealizado e construdo na famlia dos instrumentos de palheta.

Como se toca

Parte onde esto colocadas as teclas, idnticas s de um piano, originando-se da o nome de "Acordeo Piano". O teclado est disposto na sua caixa de ressonncia, cuidadosamente fabricada com material apropriado para beleza do som. As teclas so fabricadas de madeira ou de alumnio, revestidas de galatite ou matria plstica de diversas cores. O teclado constitudo por teclas brancas e pretas, e, nos modernos acordees as pretas so substitudas s vezes por teclas de outras cores: azul, vermelho, etc. O teclado completo tem 3 oitavas e tocado com a mo direita. Caixa Harmnica do lado cantvel, teclado cantvel, favos porta linguetas, palhetas, linguetas, caixa harmnica do lado dos baixos, teclado dos baixos e fole.

Materiais

usado em Portugal desde Trs-os-Montes at ao Alentejo.

Regio que utiliza

Pandeireta
Origem
Um dos primeiros vestgios para fazer uma breve histria destes dois instrumentos atopamo-la nos estudos etimolgicos: Antnio Geraldo da Cunha diz que o termo provm do castelhano panderete e que aparece no sec.XVI na forma pdereta. No castelhano documenta-se pela primeira vez em 1330 no Libro del Buen Amor com o sufixo morabe ete: Dulce cao entero, sal com el panderete com sonajas de aofar faem dule sonete Este dado, alm de ser o primeiro testemunho, tambm importante pela informao que d sobre o material com que se elaboravam as ferrenhas (aofar= lato).

Como se toca

A pandeireta define-se como um instrumento unimembranofone de percusso direita. Dado que o aro tem ferrenhas que ao tocar produzem som. Pequeno tambor manual, formado por um arco de madeira com vrios encaixes dispostos regularmente e providos de guizos ou soalhas. Um dos lados do arco revestido com uma membrana de pele esticada.

Materiais

Minho, Coimbra, Estremadura, Ribatejo e Algarve.

Regio que utiliza

Adufe
Origem
De acordo com testemunhos o Adufe foi conhecido na civilizao da Mesopotmia, do Egipto, de Roma e no mundo pr-islmico. Na Pennsula Ibrica, a sua introduo ter ocorrido atravs dos rabes, nos sculos VIII ou IX.

Como se toca

tradicionalmente tocado por mulheres.

Materiais

As peles dos adufes so de ovelha ou de cabra. Antes da aplicao so colocadas de molho na gua durante vinte e quatro horas. Depois de verificada a sua condio levam uma matria qumica para eliminao do pelo. Seguidamente, ficam mais dois dias em gua misturada com sulfureto de cobre e cal branca, para que a raiz dos pelos saia facilmente e o cheiro seja eliminado. Na fase seguinte, as peles, ainda molhadas, so aplicadas na armao de madeira e seguidamente cosidas a toda a volta numa moldura quadrada de tbuas de pinho ou mogno previamente cortadas nas diferentes medidas. Tm o nome de maravalhas os laos de ornamentao que so vulgarmente de sarja ou flanela. So cortados de acordo com a dimenso do adufe e colocados nos quatro cantos. Os adufes usados para os grupos folclricos tm 40 cm de lado. No so medidas rigorosas, variam entre os 35 e os 50 cm.

usado em Portugal desde Trs-os-Montes at ao Alentejo em zonas pastoris.

Regio que utiliza

Viola Amarantina
Origem
Origem de Amarante. A viola amarantina com caractersticas em tudo semelhante viola braguesa, difere desta sobretudo pela forma da boca, que a forma de dois coraes.

Como se toca

Toca-se rasgado, do mesmo modo que a braguesa e de timbre mais agudo, de acordo com as exigncias da chula e do seu instrumental, nomeadamente a rabeca. Nogueira e pinho flandres. Brao em mogno e interiores em casquinha ou choupo. Escala em pau preto.

Materiais

Norte de Portugal.

Regio que utiliza Caractersticas especiais

Afinao (5 cordas duplas): L-Mi-Si-L-R

Concertina
Origem
um instrumento largamente difundido na msica de raiz tradicional portuguesa (o mais irreverente instrumento da msica popular portuguesa) e Popular Europeia, embora tenha surgido apenas no princpio deste sculo.

Como se toca

Trata-se de um aerofone de palhetas livres que so accionadas por meio de um fole que une os dois teclados. O teclado da mo direita produz as notas, enquanto o teclado da mo esquerda produz os acordes e baixos de acompanhamento. Este instrumento tem a particularidade de emitir notas distintas quando se prime uma tecla e se acciona o fole em cada sentido, o que o distingue do acordeo (que emite sempre o mesmo som, independentemente do sentido com que se acciona o fole). O teclado princ ipal, tocado com a mo direita, produz as vrias notas (numa escala diatnica, ou seja, s com os tons principais) enquanto o teclado da mo esquerda produz os acordes de acompanhamento. A maioria dos construtores fabricam os seus modelos nas vrias afinaes e tambm possvel encontr-las com trs fileiras de teclas (mo direita) e um conjunto mais rico de baixos (mo esquerda). Dada a forma uniforme como utilizada pelos grupos de msica tradicional e ranchos folclricos, contudo um instrumento onde muitos virtuosos mostram o seu verdadeiro potencial.

Materiais

usado em Portugal desde Trs-os-Montes at ao Alentejo.

Regio que utiliza

Reco-Reco
Origem
O Reco-reco, instrumento popular minhoto de uma grande simplicidade.

Como se toca

Consiste num pau (ou cana) denteado, com cerca de 70 cm de comprimento, sobre o que se fricciona, no ritmo desejado, outro pau, ou cana rachada.

Caractersticas especiais

Por vezes, representam figuras humanas ou de animais, geralmente burlescas, e so caprichosamente pintados, segundo a fantasia do seu construtor.

Minho, Estremadura, Ribatejo e Algarve.

Regio que utiliza

Flauta
Origem
A histria da flauta doce est ligada origem do seu nome em ingls: RECORDER, que vem do latim RECORDARI que significa lembrar, recordar, trazer memria. Em italiano a palavra RICORDO tambm significa lembrana, memento; e da, talvez a primeira referncia flauta doce num livro de contas do Rei Henrique IV em 1388 por pagar uma "fstula nomine ricordo" (uma flauta chamada ricordo).

Como se toca

A flauta doce um instrumento de sopro directo, onde o som produzido por um bocal contendo um apito, e um tubo cnico ou cilndrico contendo diversos furos. As flautas so encontradas em vrios tipos e formatos, sendo, as mais comuns, a doce e a transversa; possuindo, cada um desses tipos, uma grande variedade de modelos, que se distinguem pelo tamanho, afinao e pelo material do qual so feitos. A flauta doce usualmente produzida em madeira ou matria plstica, j a transversa, em madeira ou metal; existindo, tambm, aquelas que so produzidas em prata, ouro ou mesmo cristal.

Materiais

usada em Portugal desde Trs-os-Montes at ao Algarve.

Regio que utiliza

Formandos
Glria Ferreira Ezequiel Macedo Jos Manuel Fonseca Maria do Cu Paula Martins Olvia Ferreira Antnio Filipe Eduarda Vale Berta Santos Pedro Pinto Miguel Santos

Formador
Miguel Oliveira

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

UNIO EUROPEIA FSE

You might also like