You are on page 1of 10

DIRETRIZES PARA O TCC

(Semipresencial e semipresencial-flex)

UNIASSELVI-PS

PS-GRADUAO

CENTRO UNIVERSITRIO LEONARDO DA VINCI UNIASSELVI UNIASSELVI-PS

DIRETRIZES PARA O TCC (Semipresencial e semipresencial-flex)

Pr-Reitor da Ps-Graduao EAD: Prof. Carlos Fabiano Fistarol Coordenador da Ps-Graduao EAD: Prof. Norberto Siegel Equipe Multidisciplinar da Ps-Graduao EAD: Profa. Jociane Stolf Profa. Izilene Conceio Amaro Ewald Profa. Hiandra Brbara Gtzinger

Orientao e Agendamento de TCC: Profa. Hiandra Brbara Gtzinger

Indaial 2011

SUMRIO

1 APRESENTAO .............................................................................................................. 3 2 RESPONSABILIDADE DO ALUNO ................................................................................... 3 3 QUANTO A ORIENTAO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO .................... 4 4 APRESENTAO PRESENCIAL DO TCC ....................................................................... 5 5 OPERACIONALIZAO DA APRESENTAO PRESENCIAL ....................................... 5 6 AVALIAO DO TCC E COMPOSIO DO CONCEITO FINAL ...................................... 5 7 LEI DOS DIREITOS AUTORAIS PLGIO ....................................................................... 6 8 ORIENTAES GERAIS AO TUTOR PRESENCIAL TCC ............................................. 7 8.1 ATA E AVALIAES DO TCC ............................................................................................ 7 8.2 LANAR NOTAS E POSTAR O TCC (Artigo Cientfico) NA PLATAFORMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ....................................................................................................................... 8 8.3 QUE DOCUMENTOS ENVIAR PARA A UNIASSELVI-PS .............................................. 9 8.4 SOLICITAO DE NOVA DATA PARA APRESENTAO DO TCC ................................ 9

1 APRESENTAO

O Trabalho de Concluso de Curso (TCC) ser desenvolvido pelo aluno no decorrer do curso e dever ser apresentado individualmente e presencialmente conforme a Resoluo N 1 do Conselho Nacional de Educao. No pargrafo nico do Artigo 11 encontra-se a seguinte orientao:
Os cursos de ps-graduao lato sensu oferecidos a distncia devero incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de concluso de curso.

A partir desta referncia, definimos as orientaes que seguem, a fim de normatizar o processo de desenvolvimento (elaborao e orientao) e apresentao (presencial e individual) do TCC.

2 RESPONSABILIDADE DO ALUNO So responsabilidades do aluno que estuda na Modalidade SEMIPRESENCIAL: Escolher o tema do TCC (artigo cientfico). Desenvolver o artigo mediante ampla pesquisa e levantamento de referncias necessrias sua elaborao. Apresentar os resultados parciais obtidos durante a elaborao do artigo e eventuais revises recomendadas pelo orientador (Tutor Presencial). Atentar para as orientaes metodolgicas do Tutor Presencial. Atentar para as orientaes de contedo do Tutor presencial para as turmas semipresenciais e Tutor On-line para as turmas Semipresenciais-Flex. Redigir o texto final do trabalho seguindo as recomendaes da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientfico. Responsabilizar-se pela correta citao das fontes de informao, resguardando os direitos autorais de terceiros e preservando a tica (conforme as orientaes do caderno de Metodologia do Trabalho Cientfico). Submeter a verso final anlise e avaliao do Tutor Presencial. Solicitar Requerimento via plataforma de aprendizagem para apresentar seu TCC presencialmente respeitando as orientaes deste projeto e as datas definidas no cronograma da turma. Apresentar o TCC individualmente e presencialmente em data e local agendados com o Tutor Presencial, respeitando as orientaes deste Projeto e as datas definidas no cronograma da turma.

Aps a apresentao, o ps-graduando ter at 15 dias para fazer as adequaes sugeridas (se houver) e encaminhar 1 (uma) cpia em mdia impressa e outra em mdia digital do TCC ao tutor presencial.

3 QUANTO A ORIENTAO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO Na Modalidade SEMIPRESENCIAL e SEMIPRESENCIAL-FLEX, a orientao assumida pelo Tutor Presencial e como tal tem as seguintes responsabilidades: Acompanhar a elaborao do artigo cientfico em relao aos aspectos metodolgicos e cientficos. Registrar e descrever o processo de orientao. Interagir de forma continuada com o ps-graduando. Planejar com o orientando estratgias de acompanhamento da elaborao do artigo. Avaliar a fundamentao e a consistncia do texto durante todo o processo de elaborao do artigo. Verificar se o artigo cumpre as orientaes da disciplina de MTC. Assegurar a utilizao das normas para uniformizao grfica do Trabalho de Concluso e da redao final do artigo. Agendar e coordenar o processo de apresentao presencial do TCC, respeitando as orientaes deste Projeto e as datas definidas no cronograma da turma. Avaliar e atribuir conceito ao TCC (Artigo Cientfico). Solicitar liberao de acesso via 0800-723 9000 as atas de seus alunos (13 s 22 horas). Imprimir 2 (duas) cpias da Ata de apresentao presencial do TCC (via plataforma). Imprimir 1 (uma) cpia de cada uma das fichas de Avaliao do TCC (conforme orientaes na seo 8.1 destas diretrizes). Preencher as atas de apresentao presencial do TCC, entregar uma via ao psgraduando no final do evento e a outra via encaminhar a UNIASSELVI-PS juntamente com as fichas de Avaliao do TCC. Preencher as 3 (trs) Fichas de Avaliao do TCC e lanar as notas na Plataforma Virtual de Aprendizagem. Encaminhar, via correio a UNIASSELVI-PS, 1 (uma) cpia da Ata de Apresentao Presencial e as 3 fichas de Avaliao do TCC preenchidas e assinadas. Obs.: Nos casos de turmas SEMIPRESENCIAIS-FLEX o tutor presencial poder encaminhar o ps-graduando para consulta ao Tutor On-Line sobre contedos especficos.

4 APRESENTAO PRESENCIAL DO TCC A fim de atender a resoluo do MEC CNE/CES 001/2007, de 08/06/2007, haver apresentao presencial e individual do Trabalho de Concluso de Curso TCC. A apresentao presencial do TCC dever ser entendida como um espao e tempo para socializao das ideias, argumentos e concluses da pesquisa realizada. A apresentao presencial deve constituir uma forma de ensino e aprendizado.

5 OPERACIONALIZAO DA APRESENTAO PRESENCIAL Em conformidade com o disposto no guia do ps-graduando, os prazos para elaborao e apresentao do TCC ficam em torno de 12 meses a contar do incio da primeira disciplina do curso. Neste sentido, o ps-graduando poder realizar a apresentao presencial entre o dcimo primeiro e o dcimo segundo ms do curso, atendendo aos critrios que seguem: O Tutor Presencial ter autonomia para definir e organizar o dia e horrio para a apresentao final, respeitando as orientaes deste Projeto e as datas definidas no cronograma da turma. O local e equipamentos devero ser solicitados junto s instituies em que ocorreram os encontros presenciais. O ps-graduando ter um tempo de at 15min. para apresentao do TCC. O Tutor Presencial ser o avaliador da apresentao e do trabalho e, ao final da apresentao, far seus comentrios e registrar conceito em ata. Uma cpia da ata, assinada, ser entregue ao ps-graduando no final da apresentao. Aps a apresentao presencial, o ps-graduando ter at 15 dias para fazer as adequaes (se houver) e entregar uma cpia em mdia impressa e digital para o tutor presencial. O Tutor Presencial (orientador) dever postar o TCC na Plataforma Virtual de Aprendizagem, conforme orientaes no final deste documento, lanar as notas do TCC e encaminhar a Ata e as 3 Fichas de Avaliao UNIASSELVI-PS.

6 AVALIAO DO TCC E COMPOSIO DO CONCEITO FINAL A Avaliao do TCC (Artigo Cientfico ou monografia) ser realizada em trs etapas e para cada uma delas ser atribuda uma nota de 0 (zero) a 10 (dez). As etapas so:

1 ETAPA (ANEXO VIII disponvel em material de apoio): Orientao e Desenvolvimento do TCC. 2 ETAPA (ANEXO IX disponvel em material de apoio): Verso Final do TCC. 3 ETAPA (ANEXO X disponvel em material de apoio): Apresentao Presencial do TCC. Ser considerado APROVADO o ps-graduando que, como resultado final das avaliaes (ANEXO VIII, IX e X disponvel em material de apoio) obtiver mdia igual ou superior a 7 (sete). No obtendo a mdia, o ps-graduando ser considerado reprovado e necessitar refazer o relatrio de estgio. NOTA 9,0 a 10,0 8,0 a 8,9 7,0 a 7,9 6,0 a 6,9 Inferior a 6,0 CONCEITO A B C D E SIGNIFICADO Excelente Bom Regular Reprovado Reprovado

7 LEI DOS DIREITOS AUTORAIS PLGIO Nos ltimos tempos o acesso as informaes se tornou mais fcil e, com isso, muitos tem a tentao de reproduzir textos ou contedos sem citar e referenciar os devidos autores, caracterizando plgio passvel de punio. No Brasil temos a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que estabelece as normas e as regras sobre direitos autorais. Plgio significa copiar parte ou em seu todo, trabalhos que foram elaborados por outras pessoas sem citar e referenciar corretamente em sua pesquisa. Por isso, alertamos para que o TCC seja realizado de acordo com as normas apresentadas no caderno de estudos de Metodologia do Trabalho Cientfico. Caso seja edificados plgios no TCC o aluno poder sofrer as penalizaes previstas na Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e perder o ttulo de especialista.

8 ORIENTAES GERAIS AO TUTOR PRESENCIAL TCC Alm da orientao individual do Trabalho de Concluso de Curso TCC responsabilidade do Tutor Presencial avaliar o TCC e registrar no sistema. Antes da apresentao do TCC, voc deve orientar o aluno a acessar a Plataforma Virtual de Aprendizagem e solicitar, via requerimento, a data de apresentao do TCC. obrigatrio os alunos fazerem esta solicitao via sistema. Aps esta etapa, entre em contato com a UNIASSELVI-PS para que sejam liberados os requerimentos solicitados pelos alunos. Diante disso, queremos apresentar a voc tutor os procedimentos para a Avaliao dos TCCs, a forma de registro e os documentos que devem ser enviados para a UNIASSELVI-PS.

8.1 ATA E AVALIAES DO TCC A avaliao do TCC realizada em trs etapas: Avaliao do Processo de Orientao do TCC (Artigo Cientfico). Avaliao da Verso Final do TCC (Artigo Cientfico). Avaliao da Apresentao Presencial do TCC (Artigo Cientfico). Primeiramente necessrio que voc acesse a Plataforma Virtual de Aprendizagem com seu Login e senha e clique em: Ata Avaliao TCC. Escolha o SEMESTRE e a TURMA. Depois clique em BUSCAR. Selecione todos os campos e clique em Emitir Ata Avaliao/TCC Presencial, conforme exemplo a seguir.

Imprima as ATA DA APRESENTAO PRESENCIAL DO TCC e as FICHAS DE AVALIAO dos alunos. Durante o processo de orientao e apresentao do TCC voc ter que atribuir uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada uma das Fichas de Avaliao que ir compor a Mdia final do Artigo Cientfico.

8.2 LANAR NOTAS E POSTAR O TCC (Artigo Cientfico) NA PLATAFORMA VIRTUAL DE .2 APRENDIZAGEM Aps a apresentao do Artigo Cientfico o Tutor Presencial deve: Lanar as notas do TCC: Acesse a Plataforma Virtual de Aprendizagem com seu Login e senha e lance as 3 notas de Avaliao do TCC (Artigo Cientfico). Postar o TCC em Produo Acadmica: Para postar os TCCs (Artigo Cientfico) na Plataforma Virtual de Aprendizagem: 1. Acesse a Plataforma Virtual de Aprendizagem com seu Login e senha. 2. Clique em Produo Acadmica Acadmica. 3. Selecione o semestre que est sendo realizada a disciplina de TCC. 4. Selecione a DISCIPLINA: Monografia/TCC do curso que deseja postar o TCC. 5. Selecione a turma. 6. Clique em Incluir. 7. Selecione o Tipo de Arquivo: TCC Artigo Cientfico. 8. Escolha o nome do Aluno Aluno. 9. Digite o TTULO do ARTIGO CIENTFICO com todas as letras maisculas maisculas. 10. Anexe o ARQUIVO do aluno clicando em Procurar. 11. Insira um COMENTRIO sobre o TCC Artigo Cientfico que est sendo postado. 12. Clique em Incluir para lanar o TCC no sistema. 13. Clique no link Editar .

14. Depois selecione SITUAO: Finalizado. 15. Insira um COMETRIO sobre o TCC que est sendo postado (Repita o item 11). 16. Clique em Inserir Acompanhamento para finalizar o lanamento do TCC Artigo Cientfico no sistema. Aps lanar todos os TCCs no sistema necessrio que voc escolha o melhor TCC da turma e atribua um CONCEITO. Para atribuir o conceito clique nas estrelas que aparece CONCEITO. aparecem no canto direito do TCC .

8.3 QUE DOCUMENTOS ENVIAR PARA A UNIASSELVI-PS Aps a apresentao presencial do Artigo Cientfico e do lanamento das notas no sistema voc deve enviar somente, via correio, a UNIASSELVI-PS os seguintes documentos: Ata da Apresentao Presencial do TCC (devidamente preenchido e assinado). As 3 fichas de Avaliao do TCC: 1 ETAPA: Orientao e desenvolvimento do TCC (devidamente preenchido e assinado). 2 ETAPA: Verso final do TCC (devidamente preenchido e assinado). 3 ETAPA: Apresentao presencial do TCC (devidamente preenchido e assinado). ATENO: Voc tem at o QUINTO DIA TIL para enviar estes documentos a UNIASSELVI-PS, no endereo que segue:

UNIASSELVI PS Rod. BR 470, n. 1040 Bairro Benedito Caixa Postal 191 - CEP 89130-000 Indaial SC.

8.4 SOLICITAO DE NOVA DATA PARA APRESENTAO DO TCC Caso o ps-graduando no consiga apresentar o TCC conforme as datas previstas no cronograma de sua turma, poder solicitar prorrogao de prazo, em carter excepcional. Para isto, o aluno deve estar em dia com todas as atividades regimentais. A prorrogao poder ser concedida por um prazo mximo de 2 meses aps a ltima data prevista no cronograma da turma de origem do ps-graduando. Para fazer a prorrogao de uma nova data para o TCC, o aluno deve entrar em contato atravs do 0800 723 9000 e solicitar prorrogao de prazo. A UNIASSELVI-PS ir analisar a solicitao e marcar uma nova data para a apresentao.

You might also like