You are on page 1of 4

Labirintite

Labirintite um termo popular usado geralmente referindo-se aos distrbios do labirinto. Porm, o termo correto para as doenas do labirinto labirintopatia, sendo a labirintite uma das labirintopatias de origem infecciosa. s vezes tonturas e vertigens podem significar o primeiro sinal de alguma doena importante.

Distrbios do labirinto Nosso ouvido possui dois componentes distintos: a cclea, que responsvel pela nossa audio e o vestbulo, que responsvel pelo nosso equilbrio. Juntos, cclea e vestbulo formam o labirinto. O comprometimento do labirinto vai provocar sintomas como tonturas, desequilbrio, surdez ou zumbido.

Causas de labirintopatias So vrias as causas das labirintopatias. Nosso ouvido um consumidor voraz de energia e depende de suprimento constante de acar e oxignio. Qualquer fator que impea a chegada ou o consumo adequado desses elementos pode gerar tontura. Entre as inmeras causas de tontura e vertigem podemos citar: Doenas prprias do ouvido e do labirinto. Doenas pr-existentes como diabetes, hipertenso, reumatismos, etc. Utilizao de drogas que chamamos ototxicas*, como alguns antibiticos e antiinflamatrios que alteram as funes do ouvido. Alteraes bruscas da presso baromtrica, como no mergulho e nos avies. Infeces por vrus ou bactrias. Hbitos, como o excesso de doces, cafena, tabagismo, lcool ou drogas. Traumas sonoros. Problemas de coluna cervical e articulao da mandbula. Stress e problemas psicolgicos. Traumatismos na cabea.

(*)Qumicos: monxido de carbono, mercrio, tabaco, ouro, arsnico, lcool.


Drogas: antibiticos - estreptomicinas, neomicina, gentamicina, cloranfenicol, kanamicina, polimixina B, vancomicina, viomicina, dihidroestreptomicina, farmacetina. Diurticos : cido etacrnico, furosemide. Diversos : quininos, salicilatos

Sintomas da labirintite Labirintite causa vertigem, desequilbrio e algumas vezes movimentos involuntrios dos olhos. comum a perda de audio no ouvido infectado. Tambm so comuns nusea, ansiedade e sensao de mal estar devido aos sinais de equilbrio distorcidos que o crebro recebe do ouvido.

Cuidados de enfermagem -ORIENTAR O PACIENTE - AUXILIAR ENQUANTO ELE DEAMBULA - AVALIAR O NVEL DE CONSCINCIA - OBSERVAR SINAIS DE DORES - OBSERVAR PERODOS DE MELHORAS - ORIENTAR QUANTO A IMPORTNCIA DO TRATAMENTO MDICO - ORIENTAR QUANTO A IMPORTNCIA DA MEDICAO E DOS EXERCCIOS NECESSRIOS.

Leucemia

A palavra leucemia refere-se um grupo de cnceres que afetam as clulas brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula ssea, a qual produz trs tipos de clulas sanguneas: 1. Clulas vermelhas que contm hemoglobina e so responsveis por transportar oxignio pelo corpo. 2. Clulas brancas que combatem infeces. 3. Plaquetas que auxiliam a coagulao sangunea.

Causas A causa exata da leucemia no conhecida, mas ela influenciada por fatores genticos e ambientais. Como outros tipos de cncer, as leucemias resultam de mutaes somticas no DNA, as quais podem ocorrer espontaneamente ou devido exposio radiao ou substncias cancergenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genticos. Vrus tambm tm sido associados a algumas formas de leucemia. Anemia de Fanconi tambm um fator de risco para o desenvolvimento de leucemia mielide aguda. Leucemia caracterizada pela produo excessiva de clulas brancas anormais, superpovoando a medula ssea. A infiltrao da medula ssea resulta na diminuio da produo e funcionamento de clulas sanguneas normais. Dependendo do tipo, a doena pode se espalhar para os ndulos linfticos, bao, fgado, sistema nervoso central e outros rgos e tecidos, causando inchao na rea afetada

Sintomas da leucemia Danos medula ssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais so importantes para o processo de coagulao. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. As clulas brancas do sangue, que esto envolvidas no combate a agentes patognicos, podem ficar suprimidas ou sem funo, colocando o paciente sob risco de infeces. J a deficincia de clulas vermelhas ocasiona anemia, a qual pode causar falta de ar e fadiga. Pode ocorrer dor nos ossos ou articulaes por causa da extenso do cncer a essas reas. Dor de cabea e vmito podem indicar que o cncer disseminou-se at o sistema nervoso central. Em alguns tipos de leucemia pode os ndulos linfticos podem ficar dilatados. Todos esses sintomas podem tambm ser atribudos a outras doenas. Para o diagnstico preciso fazer teste de sangue e bipsia da medula ssea.

You might also like