You are on page 1of 213

I - CONCEITO DE EDUCAO A educao - do latim, educatione (m), ato de criar (animais, plantas) e, por extenso, formao do esprito, instruo,

educao; em si, o vocbulo latino educatio, onis, prende-se ao verbo educare, aparentado com ducere (conduzir) e educere (tirar para fora, criar) - tem sofrido atravs dos tempos mltiplas conceituaes, formuladas base de pontos de vista filosficos e sob a influncia das condies socioculturais de cada poca.

A educao pode sofrer anlise dos pontos de vista sociolgico, biolgico, psicolgico e filosfico. Os dominantes em nossos dias so o sociolgico e biopsicolgico. Do ponto de vista sociolgico, educao o processo que visa a preparao das geraes novas para substiturem as adultas e que, naturalmente, se vo retirando das funes ativas da vida social.

A educao realiza a conservao e transmisso da cultura afim da haver continuidade da mesma. O que se procura transmitir o acervo funcional da cultura, isto , aqueles valores e aquelas formas de comportamento social de comprovada eficcia na vida de uma sociedade.

Do ponto de vista bio-psicolgico, a educao tem por escopo levar o indivduo a realizar a sua personalidade, tendo em mira as suas possibilidades intrnsecas. Logo, a educao passa a ser o processo que tem por fim atualizar todas as virtualidades do indivduo, em um trabalho, realmente, de extrair de dentro do prprio indivduo o que ele traz, hereditariamente, consigo.

O ponto de vista sociolgico como o biopsicolgico devem integrar as analises dos que conceituam educao. Podemos dizer que educar conduzir "o que " a uma plenitude de atualizao e expanso, orientada em um sentido de aceitao social.

Tornando mais explcito: educao o processo que visa a capacitar o indivduo a agir conscientemente diante de situaes novas de vida, com aproveitamento da experincia anterior, tendo em vista a integrao, a continuidade e o progresso social, segundo a realidade de cada um, para serem atendidas as necessidades individuais e coletivas.

Esta conceituao apresenta aspectos que precisam ser esclarecidos, para melhor compreenso, como: agir conscientemente diante de situaes novas de vida; aproveitamento da experincia anterior; integrao; continuidade; progresso; realidade de cada um, e necessidades individuais e coletivas.

CATEQUESE Intrinsecamente o significado etimolgico da palavra catequese, do radical kat + echeo, fazer ressoar, causar eco, j exige um ensinamento em perguntas e respostas, no qual a palavra do mestre funciona como a ressonncia interrogao do discpulo, e a resposta do discpulo o eco pergunta do mestre. Assim, temos a forma principal da catequese nas suas origens: um colquio mtuo.

Foi neste sentido que Lucas usou o verbo katechein no seu evangelho para fazer recordar a Tefilo aquilo que eles tinham aprendido do colquio: peri hn catechthes (Lucas 1:4); Lucas designa Apolo como katechemnos ten hodon to Kyrou (Atos 18: 25); Paulo tambm diz que fala na reunio (ekklesa) para instruir (hina katekeso, I Corntios 14:19) e quer que aquele que instrudo (ho katechomenos) comunique com aquele que catequiza (t katechounti, Glatas 6:6).

Do Novo Testamento passou para os Pais Gregos o uso da palavra katchesis que foi transliterado em latim catechesis. Com a organizao do catecumenato cristo, este termo toma um significado tcnico, aplicando-se, sobretudo ao ensinamento oral que serve de preparao ao batismo, e por conseguinte, dirigia-se aos no iniciados. A catequese tomava conotao diversa conforme o auditrio ao qual se dirigia: judeus ou gentios.

I . Catequese Apostlica

Antes que surgisse a catequese escrita, que so os livros do Novo Testamento, j estava viva e atuante a catequese oral, expresso autentica do magistrio da Igreja, fonte primria da catequese escrita, que se iniciou com o primeiro discurso de Pedro no dia do Pentecostes (Atos 2: 14-36) e adquiriu rpido desenvolvimento medida que o cristianismo progredia em extenso e profundidade.

Neste ministrio os Apstolos eram ajudados por uma classe especial de catequistas chamados no Novo Testamento evangelistas ou proclamadores da Boa Nova, aos quais se ajuntaram os doutores ou mestres, isto , pessoas agraciadas pelo Esprito com o dom do ensinamento (Atos 21:8; Efsios 4:11; 2 Timteo 4:5; Romanos 12:7; I Corntios 12:8).

Nenhum texto ou formulrio da catequese apostlica chegou at ns. Mas os discursos relatados nos Atos dos Apstolos nos permitem de algum modo reconstruir suas grandes linhas (discursos de Pedro Atos 2: 14 - 40; 3: 10-26; 5:29-32; 10: 34 - 43; discursos de Paulo: Atos 13: 16-41; 17: 16-31; discurso de Estevo Atos 7: 2-53).

Sobretudo nos Evangelhos Sinticos aparecem o reflexo e a expresso da catequese apostlica. Clemente de Alexandria diz que Marcos consignou por escrito "a catequese feita por viva voz por Pedro. De fato em Atos 10: 37-43 encontramos a estrutura do Evangelho de Marcos.

O Credo Apostlico, na sua forma atual, no remonta aos apstolos, mas seu contedo apostlico. O mesmo vale para a Didache ou Doutrina dos XII Apstolos, precioso documento da antigidade, que um vestgio da catequese moral dos apstolos, especialmente na primeira parte (cf. 1-16), que sob a forma das duas vias (cf. 7:13s) contm as principais normas de vida crist, com longos catlogos de pecados que encontram paralelo nas cartas apostlicas (Romanos 1:29; Glatas 5: 19; 1 Timteo 1:9ss; 2 Tim. 3.2ss).

O mtodo da catequese apostlica devia ser o ensinamento oral repetido muitas vezes em forma simples e prtica. O argumento genrico era a f em Cristo e as condies para conseguir a salvao. Mas tanto o mtodo como o objeto recebiam matizes diversas conforme os ouvintes. Estes se dividiam em duas grandes categorias, judeus e gentios.

Na catequese aos judeus era essencial uma aluso ao Antigo Testamento, sobretudo s profecias, para demonstrar sua realizao em Cristo (cf. os dois discursos clssicos: de Pedro em Jerusalm, Atos 2: 14-36, e de Paulo em Antioquia, Atos 13: 16-41); para os gentios, porm, importava em primeiro lugar abater o obstculo do paganismo e inculcar a f num Deus Criador e Redentor (discurso de Paulo em Atenas, Atos 17: 2231).

Alm disso, a catequese podia ser dirigida a um auditrio novo de pessoas que se procuravam conquistar para a f, ou ento a pessoas j iniciadas (que podiam ser catecmenos, nefitos, ou cristos maduros).

Por isso, deve-se distinguir entre uma primeira catequese rudimentar, como por exemplo, ao eunuco da Etipia (Atos 8: 27-38) e uma catequese mais ampla e aprofundada (cf. Atos 18:26); Paulo distingue entre o trabalho de plantar e o de regar, entre lanar os fundamentos e construir o edifcio (1 Corntios 3:6-10). Entre os primeiros elementos da palavra de Deus" (Hebreus 5:12) so elencados a penitncia e a f em Deus, o batismo e a confirmao, a ressurreio e o juzo final (Hebreus 6: 1-3). Esta f em Deus importava tambm a f em Jesus Cristo Filho de Deus.

Desde o princpio da catequese anunciava-se a Cristo com a finalidade de propiciar um conhecimento ao menos sumrio da sua vida e da sua obra (cf. At. 8:35; 10: 36-43). Em torno destes motivos fundamentais se desenvolviam gradativamente todos os outros elementos: dogmticos, morais e histricos.

Embora fossem muitos os catequistas (Apstolos, Evangelistas, Doutores), contudo a catequese primitiva tinha uma identidade fundamental como se pode constatar nos vrios discursos dos Atos; podem-se facilmente detectar o tema e os motivos comuns na variedade das formas que a improvisao e as circunstancias sugeriram.

Sob a influncia dos Apstolos, a catequese se desenvolvia numa certa ordem seguindo uma linha comum a um esquema bem definido de doutrina (cf. Atos 2:42 doutrina dos Apstolos; Romanos 6:16 forma de doutrina, sobretudo Lucas 1:2, faz remontar s testemunhas oculares, aos apstolos, o programa da catequese).

Em seguida podiam delinear-se, em razo das diversas exigncias do ambiente, formas particulares de catequese (ex. a de Jerusalm, dirigida particularmente a judeus ou convertidos do judasmo; a de Antioquia, que deveria adaptar-se s exigncias de um auditrio misto, judeu e gentios; a de Roma, com preponderncia do elemento gentio).

Esta catequese no era o produto da coletividade annima, mas a expresso de um magistrio que tinha a garantia das testemunhas mais imediatas e qualificadas (Lucas 1:2; Marcos 10:41).

A catequese dogmtica e moral dos apstolos abraava as principais verdades dogmticas em normas morais baseadas no ensinamento de Jesus. Desde a era apostlica j havia uma espcie de formulrio, ou sumrios que exprimiam as verdades mais elementares. Partindo de 1 Corntios 15: 3 se pode rastrear este credo rudimentar que compreendia em substncia os seguintes pontos:

Deus criador de todas as coisas enviou seu filho, nascido da estirpe de Davi, Jesus Cristo, o qual morreu por ns, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia segundo as escrituras, est assentado direita do Pai, e voltar sobre as nuvens do cu com poder e majestade.

As diversas frmulas batismais mostram que a esse ncleo pertencia tambm a confisso de f trinitria e cristolgica (Mateus 28: 19 com especial referncia ao Esprito Santo, sem cujo conhecimento no se conferia o batismo, cf. Atos 19:3).

Como vemos a base de verdades dogmticas na catequese apostlica coincidia substancialmente com o contedo do atual Credo Apostlico, que desde o sculo II se imps como a expresso genuna do ensinamento dos apstolos.

A catequese histrica teve ainda maior relevo. Importava sumamente aos apstolos dar a conhecer, de modo cada vez mais adequado, a pessoa e a obra de Jesus, sua doutrina, seus milagres, os ritos sacramentais por ele institudos.

Nos quadros desta catequese entravam de preferncia, como se revela dos discursos nos Atos, os fatos da vida pblica desde o batismo at a morte e ascenso (conforme o esquema traado por Pedro: Atos 1.22), sobretudo os fatos relativos ao ministrio na Galilia, que ofereciam o maior nmero de milagres e uma forma de doutrina mais fcil e limitada.

II. A CATEQUESE APOSTLICA

PS-

Um documento precioso da poca imediatamente depois do tempo apostlico a Didaqu, a qual nos seis primeiros captulos oferece um modelo de uma catequese endereada aos catecmenos antes do batismo.

Indica duas vias, uma que conduz vida por meio da prtica do duplo mandamento evanglico: o amor de Deus e do prximo, com a regra moral: no fazer aos outros aquilo que tu no queres que te seja feito; a outra a via da morte, que se evita com no cometer os pecados que so elencados.

Outro aspecto caracterstico da catequese primitiva chegou at ns no conciso ensinamento doutrinal do smbolo, o qual, composto de frase contidas nos escritos dos apstolos, teve sua redao primitiva no Credo batismal pelos fins dos sculo I. A frmula in nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti. (Mateus 28:19) apresenta o ncleo da parte trinitria a qual logo se acrescentou a parte cristolgico (cf. Atos 8:16; 10:48; 19:5)

O Credo, uma vez composto, devia ser explicado para aqueles que se apresentavam como catecmenos, e por isso o ensinamento desta frmula de f e a sua explicao, esto intimamente ligados iniciao crist. Com efeito, numa reunio solene o Bispo dava o texto com um comentrio seu, em outras reunies menos solenes se repetia o Smbolo, at que fosse perfeitamente decorado, e defendido contra qualquer alterao ou variantes e contra a atividade das seitas dissidentes.

Por isso o essencial das regras de f se pode encontrar nos Pais Apostlicos, especialmente em Santo Incio de Antioquia, e nos apologistas, em So Justino, Aristides, Santo Irineu.

As idias principais do Smbolo que se deviam expor tanto aos catecmenos como aos fiis eram estas: o Messias veio; sua vida terrestre, a crucificao, sepultura, ressurreio e exaltao; ele um verdadeiro homem terrestre, com uma me terrestre e verdadeiro Deus, Filho de Deus; o milagre do seu nascimento revelado, o mistrio da sua pessoa. Perodo em que o nmero de seitas se avolumaram, conseqentemente obrigando a Igreja a formular mecanismos de auto defesa.

As duas vias e o credo representam tudo aquilo que nos resta dos temas catequticos durante os primeiros dois sculos segundo os documentos. Felizmente, a literatura nos conservou um certo nmero de escritos que refletem o mtodo e o objeto do ensinamento dado aos gentios para conduzi-los ao conhecimento das verdades fundamentais crists,

assim, por exemplo, a Apologia de Justino em Roma e a Exortao dos Gregos de Clemente de Alexandria, os quais insistem tambm com os gentios na divindade de Jesus, provada pela existncia e a realizao das profecias. Por outro lado, a obra de Clemente de Alexandria urge que os pagos abandonem o paganismo e prestem ouvidos ao ensinamento salutar do Verbo encarnado que veio para libertar-nos, e nos enviou o Paracleto que nos exorta a conhecer a verdade.

Os apologistas instruem sobre duas coisas: explicam e defendem a idia de um Deus espiritual, onipotente, transcendental. O conceito de Logos mediador, dos anjos bons e maus, demonstram as vantagem do cristianismo, apresentam a Bblia como fonte de toda sabedoria e verdade.

Faltam porm os mistrios estritamente cristos: a Santssima Trindade, a Encarnao, o Pecado Original, a Redeno, a Graa, os Sacramentos. Quando, porm, os apologistas se dirigem aos fiis, penetram profundamente no contedo do cristianismo: uma prova disso a srie de escrito que expe supostas discusses entre cristos e judeus, porm com o intento mais de confirmar na f os fiis do que de converter os judeus.

Embora as apologias no fossem uma catequese no sentido estrito, no deixaram de contribuir muito para a instruo do povo. Elas nos permitem conhecer os pontos delicados sobre os quais o ensinamento catequtico do sculo II devia insistir, e formam uma espcie de pr-catequese preparatria da doutrina crist.

Um outro elemento que a seu modo entrava na catequese a existncia dos penitentes e dos pecados por eles cometidos. A penitncia comportava diversos graus conforme a gravidade dos pecados. As severas normas penitenciais estabelecidas para a remisso dos pecados cometidos depois do batismo nos permitem julgar qual era a instruo moral naquela poca.

III. DO INCIO DO SCULO III AT A METADE DO SCULO V.

O ensinamento doutrinal e moral da catequese antigamente no estava reservado a um tempo determinado. Mas, desde o fim do sculo II, o catecumenato comeou a ter diversas categorias de postulantes que no se encontravam no mesmo grau de preparao, uns eram simples postulantes, outros catecmenos no sentido estrito, outros competentes ou ainda nefitos o catequista estava obrigado a proporcionar seu ensinamento situao e s necessidades imediatas de seus ouvintes.

Evidentemente um competente que j h vrios anos era catecmeno e estava para receber o Batismo, devia receber uma instruo diversa de um postulante (aquele que pede com instncia, implora) o qual pela primeira vez pedia para ser admitido ao catecumenato.

Era natural que quando algum pela primeira vez se apresentava para abraar o cristianismo, recebesse uma primeira instruo. Explicavam-lhe brevemente os pontos principais da f e da moral crist, pediam-lhe uma primeira renncia aos vcios pagos e a promessa de aderir s obrigaes da vida crist; perguntavam-lhe os motivos da converso, a sua profisso para poder julgar se era compatvel com a nova vida que estava para iniciar. Essa primeira catequese se conservou na Traditio Apostolica de Santo Hiplito.

Ambrsio d uma preciosa indicao sobre essa catequese: quanto aos pagos, mister seguir o exemplo de Paulo no Arepago: primeiro deve-se ensinar que h um s Deus, que o mestre de todos, e que o homem deve am-lo; depois se deve condenar e reprovar a idolatria; por fim se mostrar que Jesus Cristo nos trouxe a salvao e que deve crer nele porque a histria daquilo que fez na terra at a sua ressurreio uma prova irrefutvel da sua divindade.

Gregrio, na sua Grande Catequese ensina o mtodo de fazer a catequese: o mestre deve adaptar-se s vrias necessidades dos candidatos, e colocando-se de baixo do ponto de vista do adversrio, segue-o, passo a passo, naquilo que admite. preciso indicar os dogmas principais, quais so: a Santssima Trindade, a Encarnao, a Redeno, depois os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia, como tambm a dupla sano na vida eterna para os bons e para os maus.

finalidade da catequese conduzir os infiis f, e por isso preciso agir de modo diverso se tratar de um pago que nega a unidade de Deus, ou de um judeu que no cr em Jesus Cristo, ou de um herege que erra a respeito da Santssima Trindade, atacando a divindade de Nosso Senhor.

Agostinho ainda mais explicito na dupla redao da sua catequese, uma mais breve, outra mais longa, a ser usada conforme o tempo disponveis em trs nveis. Quando se trata de um iletrado, antes de entrar na matria preciso perguntar os motivos da sua vinda.

Para cada uma das trs classes possveis de ouvintes preciso dirigir-se com uma linguagem diferente. Aos rudes, isto , queles que no tm instruo, o catequista falar primeiramente de Deus Criador e o far de modo a tornar Deus amvel insistindo em sua bondade. Depois recordar as diversas intervenes de Deus no mundo, em seguida a criao at a encarnao. Por fim concluir falando dos fins ltimos, do juzo e da ressurreio que fixa os destinos humanos.

Aos que possuem alguma formao, que conhecem j um pouco da Sagrada Escritura, preciso evitar ensinar o que eles j sabem, importa excitar neles boas disposies, lealdade, simplicidade, humanidade, para os levar a seguir os exemplos de Cristo. O fim da catequese a imitao de Cristo.

Quanto aos eruditos ou instrudos, que evitam a leitura da Sagrada Escritura por causa da sua linguagem simples, preciso mostrar que a doutrina dos livros Santos no depende da pobreza de seu estilo, que as interpretaes espirituais do grande satisfao queles que ficam chocados pelo sentido literal e sobretudo que os homens, por mais sbios que sejam, devem curvar seu orgulho diante da palavra de Deus. Em todo o curso da obra, Agostinho multiplica conselhos motivados por uma psicologia muito alerta para o uso dos catequistas.

Notvel neste modelo de catequese tambm a habilidade com a qual Agostinho ensina os artigos do Smbolo sem dizer que fazem parte da frmula de f, introduzindo a toda moral crist e sobretudo, a finalidade bem precisa que a esperana e a caridade inspirem a f.

Assim no hesita retornar diversas vezes sobre as recompensas prometidas aos fiis e sobre as penas reservadas aos mpios e aos maus cristos; desse modo procura inspirar atravs de temor um incio do amor de Deus. Assim no perodo patrstico a catequese de Agostinho representa o modelo de uma catequese para principiantes

As catequeses das quais acabamos de falar so feitas para adultos que se preparam para o batismo. Ignoramos completamente como era dada, no decurso dos primeiros sculos, a formao crist s crianas nascidas em famlias de fiis cristos, em certos casos pelo menos a catequese era feita no seio das prprias famlias.

Assim o pai de Orgenes Lenidas, fazia ler as Escrituras ao seu jovem filho e as explicavam. Mais freqentemente, sem dvida, as crianas iam igreja com seus pais e se instruam ouvindo as homilias. Em qualquer hiptese, no parece que a Igreja se tenha preocupado, durante os primeiros sculos, com a formao catequticas das crianas.

A Catequese dos Catecmenos.

Quando um adulto pedia para tornar-se cristo, era admitido entre os catecmenos para poder conhecer melhor a doutrina e a prtica crist. A homilia ordinria que explicava o passo da Escritura ocorrente no ofcio divino, era insuficiente por causa da reserva e da discrio devida disciplina do arcano; em tal ensinamento pblico se tratava somente de questes gerais de f e de moral, ou se faziam simples aluses sumrias que para os no-iniciados permaneciam um enigma.

Impunha-se portanto uma informao suplementar para os catecmenos. Esse ensino especial era confiado aos didaskaloi, doutores ou catequistas, clrigos ou leigos, sacerdotes ou diconos, os quais deviam adaptar-se s necessidades atuais dos catecmenos e ao progresso da sua preparao.

Limitava-se a uma explicao mais completa e determinada daquilo que na primeira catequese tinham ouvido, especialmente na leitura da Sagrada Escritura. Os dogmas da criao, da queda e redeno at a ressurreio e o juzo geral eram apresentados, mas sempre com a preocupao de colocar em relevo a bondade e a encarnao de Deus. Salientavam-se a encarnao do Filho de Deus, a redeno e sobretudo a moral com a explicao dos diversos preceitos do Declogo e do duplo mandamento do amor a Deus e ao prximo.

A instruo visava sempre provocar uma adeso mais firme ao esprito de f e de esperana em Deus. Era tambm teraputica para curar os maus hbitos e o apego ao pecado. Por isso era essencialmente uma formao moral da vontade, um impulso do corao para a prtica do bem, isto , uma educao integral. A Bblia e o Evangelho ofereciam um auxilio precioso para a educao.

Quando o catecmeno passava ao tempo de preparao imediata e prxima do batismo, devia receber o complemento da sua instruo religiosa. A catequese que lhe era destinada tinha uma importncia particular e foi circundada de certas solenidades. O objeto era a Criao, a Providncia, a Trindade, as leis da Igreja, o Juzo, a F e a Ressurreio da Carne.

Conforme Agostinho a Bblia e sua histria, as verdades principais da f e as prescries morais continuavam a ser ensinadas. Um lugar particular era reservado ao Smbolo, formula sagrada daquilo que deve crer: cada um dos seus artigos era brevemente explicado; no era dado por escrito, mas exigia que aprendesse de cor.

Antes do batismo era recitado solenemente e depois, como o Pater Noster, ele tambm era explicado e se tornava para o resto da vida a frmula da orao por excelncia. Todas as catequeses, que nos foram conservadas, foram pronunciadas por bispos ou sacerdotes por eles delegados para a catequese.

Assim So Cirilo de Jerusalm, Joo Crisstomo em Antioquia, Santo Agostinho em Hipona, foram encarregados, antes de ser bispos, da instruo dos competentes e pronunciaram clebres catequeses batismais. Sobre o mtodo, a natureza, o objeto e a importncia de tais instrues nada melhor nos informa, que a catequese de So Cirilo pronunciadas em Jerusalm em 348, em nome do bispo Mximo. Essa coletnea de catequese se compes de um prefcio, de dezoito catequeses endereadas aos competentes na Quaresma.

O mtodo adotado por Cirilo o de uma exposio popular, simples e clara, viva e fervorosa, bem adaptada s necessidades intelectuais ou morais dos seus ouvintes, e por isso mesmo, muito prtico e objetivo; Exige-se arrepender-se dos pecados cometidos, leva-os penitncia e prepara-os, por meio da ascese,

ao batismo, d-lhes as armas contra os erros do ambiente pago, judeu ou hertico, prepara-os para formular com preciso as verdades dogmticas apoiando-as com argumentos tirados da razo ou da Sagrada Escritura; por fim expe o simbolismo comovente das diversas prticas preparatrias para a iniciao.

Muito semelhante e de grande interesse so tambm as catequeses recentemente descobertas de Teodoro de Mopsustia, que remontam ao fim do sculo IV. Uma vez iniciado na vida crist, por meio do batismo, e da Eucaristia, os nefitos ficavam durante oito dias sob a direo de seus mestres antes de serem associados vida comum dos cristos, e continuavam a receber algumas instrues particulares: em Jerusalm as cinco catequeses mistaggicas de So Cirilo representam este gnero de instrues.

So Cirilo discorre a sobre o Batismo, sobre a Eucaristia, sobre a Liturgia Eucarstica e a participao no corpo e Sangue de Cristo. Esta catequese mistaggica, mais breve por causa das festas pascais, no contm tudo aquilo que encontramos noutras homilias. (Iniciao ao mistrios de uma religio. Mistagogo: sacerdote que iniciava nos mistrios de uma religio, iniciador, mentor.)

IV. DO FIM DO SCULO V SO GREGORIO MAGNO.

Na Itlia, frica do Norte, Espanha, Glia, numa parte da Germnia e nas Ilhas Britnicas a maioria da populao tinha abraado a f; por isso a antiga organizao do catecumenato perde a sua razo de ser, tornando-se regra o batismo das criana.

Porm, para o seu batismo se praticava ainda, durante a Quaresma, as cerimnias especiais da entrega do Smbolo e do Pater Noster, qual, em alguns pases se acrescentava a entrega dos Evangelhos e do Declogo.

A antiga catequese preparatria ao batismo devia dar o lugar ao ensinamento ps-batismal. A Instruo primria, como obrigao natural e justa da paternidade natural ou espiritual, competia aos pais e aos padrinhos; ela permanecia porm por diversos motivos rudimentar.

Por isso os procos a completavam; mas eles tambm como os outros deviam adaptar-se capacidade das crianas e jovens e por isso reduzir o ensinamento sua expresso mais simples. Desse modo pouco a pouco a catequese recebia a forma de catecismo moderno.

Na frica, na Espanha, nas Glias os catecmenos e competentes continuavam a ser tratados como antes. Na Espanha onde os arianos eram numerosos em 572 o segundo Conclio de Braga indica o caminho a seguir, na Quaresma, quanto aos competentes e o ensinamento relativo aos exorcismos e ao Smbolo; os bispos na sua vida pastoral so exortados a compelir os fiis a abandonarem os erros pagos e as faltas graves.

Segundo Santo Isidoro o catecmeno rejeita o culto dos dolos e aprende que h um s Deus; o competente instrudo sobre aquilo que diz respeito aos sacramentos, aos smbolos e regra de f. Recebem instruo sobre o batismo a crisma e a imposio das mos. Nas Glias sabemos por meio de Gennadio o que se ensinava aos candidatos do batismo pelos fins do sculo V. Tornar mestre, perito.

So Cesrio, eco fiel de Santo Agostinho, nos faz conhecer as obrigaes dos pais relativas aos filhos, dos padrinhos para com seus afilhados, enumera os vcios e as supersties do tempo que devem ser abandonados quando se torna cristos; explica os deveres dos competentes, detmse nos artigos do Smbolo que constituam objeto da catequese preparatria ao batismo sobre a f devida aos Smbolo, sobre a Trindade, a redeno e o ltimo juzo.

A respeito da catequese nos sculos V e VI, nos pases germnicos, celtas e anglo-saxes evangelizados por So Bonifcio, So Patrcio, Santo Agostinho de Canturia e outros, nossas informaes so muito escassas. Mas a vida de Santo Elgio, escrita no sculo VI, enumera um grande nmero de supersties que os convertidos deviam abandonar. Nem sempre a catequese preparatria era suficiente para superar o paganismo com suas supersties, apesar de conter as verdades estritamente necessrias para a f e os deveres a serem praticados pelos cristos.

O Concilio de Leptines (743) elenca o conceito das catequeses batismais: a proclamao de um s Deus, Criador do cu e da terra, o qual envia sue Filho ao mundo e da economia da redeno. Apresenta tambm a questo dos novssimos, do juzo geral, da sano das recompensar ou das penas eternas. No seu Indiculus superstitionum et paganiarun o Concilio enumera cerca de 30 supersties, e os erros e defeitos que se devem evitar.

Desse modo, da catequese ao batismo, fiel tradio dos primeiros sculos, continua a ensinar as mesmas verdades principais e essenciais da religio crist, embora, pouco a pouco, por causa do batismo das crianas, fossem ensinadas depois do batismo, numa idade conveniente e apta, dando assim origem quilo que ns chamamos hoje o catecismo.

O MAGISTRIO DA IGREJA NA EDUCAO DOS POVOS BRBAROS.

Toda a matria prima de nossa civilizao intelectual nos veio de Roma. possvel prever, portanto, que nossa pedagogia, os princpios fundamentais de nosso ensino vieram at ns da mesma fonte, pois o ensino no seno o atalho da cultura intelectual do adulto.

Mas, quais a via e a forma dessa transformao? Os povos germnicos, se no todos, pelo menos os que deram seu nome a Frana, eram brbaros insensveis a todos os refinamentos da civilizao.

Letras, artes, filosofia eram para eles coisas sem valor; sabemos at que os monumentos da arte romana despertavam neles somente dio e desprezo. Entre eles e os romanos, pois, havia um verdadeiro vazio moral que devia, ao que parece, impedir qualquer comunicao, qualquer assimilao entre esses dois povos.

Como essas duas civilizaes eram to estranhas uma para com a outra, no podiam, parece, seno rejeitar-se uma a outra. Felizmente, entretanto, houve, no de imediato talvez, porm muito rapidamente, um lado pelo qual essas duas sociedades, que mantinham entre si relaes de antagonismo e excluso mtua, assemelhavam-se, pelo qual elas se pareciam, pelo qual estavam prximas uma da outra e podiam comunicar-se entre si.

Muito cedo, um dos rgos essenciais do Imprio Romano prolongou-se na sociedade francesa, estendeu-se e desenvolveu-se nela, sem por isso mudar de natureza; a IGREJA. E a Igreja que serviu de mediadora entre os povos heterogneos, ela foi o canal pelo qual a vida intelectual de Roma conheceu uma progressiva transfuso nas nova sociedades que estavam em via de formao. E precisamente pelo ENSINO que essa transformao se realizou.

primeira vista, verdade que pode parecer surpreendente que a Igreja mesmo continuando identificada consigo mesma, tenha podido arraigar-se e prosperar em meios sociais to radicalmente diferentes. O que caracterizava essencialmente a Igreja e a moral que trazia para o mundo, era o desprezo pelas alegrias deste mundo, pelo luxo material e moral; propunha substituir a alegria de viver pelas alegrias mais severas da renncia. Nada mais natural que semelhante doutrina tivesse conseguido agradar ao Imprio Romano, cansado de longos sculos de hipercivilizao.

S traduzia e consagrava o sentimento de sociedade e desgosto que, havia j muito tempo, trabalhava a sociedade romana e que o epicurismo e o estoicismo j haviam expressado sua maneira. Tinham-se esgotado todos os prazeres a serem proporcionados pelos refinamentos da cultura; havia, pois, uma grande disposio para acolher, como sendo uma salvao, uma religio que vinha revelar aos homens uma fonte toda diferente de felicidade. Mas como essa mesma religio, nascida em meio a uma sociedade envelhecida e em decomposio, pde ser aceita com tanta facilidade por povos jovens que, longe de ter abusado das alegrias deste mundo, ainda no as experimentaram, e longe de estar cansados da vida, mal ingressavam nela!

Como puderam sociedades to robustas, to vigorosas, to transbordantes de vitalidade, submeter-se com tanta espontaneidade a uma disciplina rgida que os mandava, antes de tudo, conter-se, privar-se, renunciar? Como puderam esses apetites fogosos, impacientes com qualquer moderao e qualquer freio, acomodar-se com uma doutrina que lhes recomendava, acima de tudo, comedir-se e limitar-se? A oposio to marcante que autores no temem em admitir que toda a civilizao da Idade Mdia continha, no princpio, uma contradio interna e constitua uma antinomia viva.

Diante disto, o CONTEDO e o INVLUCRO, a forma e a matria dessa civilizao contradiziam-se e negavamse mutuamente. O contedo era a vida real dos povos germnicos, com suas paixes violentas, indomveis, sua necessidade de viver e gozar, e o invlucro era a moral crist com sua concepo de sacrifcio e de renncia, seu gosto to marcado pela vida restrita e regimentada. Mas, se a civilizao medieval tivesse mesmo abrigado em seu seio uma contradio to flagrante, uma autonomia to insolvel, ela no teria durado. A matria teria quebrado essa forma, que lhe era to pouco adequada; o contedo teria acabado com o invlucro; as necessidades experimentadas pelos homens teriam provocado a exploso da rgida moral que os comprimia.

Na verdade, porm, havia um lado pelo qual a doutrina crist encontrava-se em perfeita harmonia com as aspiraes e a mente das sociedades germnicas. Era, por excelncia, a religio dos pequenos, dos modestos, dos pobres, material e espiritualmente pobres. Exaltava as virtudes da humildade, da simplicidade, tanto intelectual como material. Apregoava a simplicidade dos coraes e das inteligncias. Ora, por serem povos crianas, os germanos tambm eram simples e humildes. Seria um erro imaginar que eles levavam uma vida de desregramentos passional. Antes, sua existncia era feita de jejuns involuntrios, de privaes foradas, de duras tarefas interrompidas, mas, apresentando-se qualquer oportunidade, por orgias violentas, porm intermitentes.

Povos nmades, ainda ontem, no podiam ser seno povos pobres, miserveis, de costumes simples e que haviam, naturalmente, de acolher com alegria uma doutrina que glorifica a pobreza, que louva a simplicidade dos costumes. Essa civilizao pag, que a Igreja combatia, no lhes era menos odiosa do que o era para a prpria Igreja; cristos e germanos eram igualmente inimigos dela, e esse sentimento comum de hostilidade, averso, aproximava-os estreitamente, porque uns e outros tinham ante de si o mesmo adversrio. Assim a Igreja no temia colocar os brbaros acima dos gentios, manifestando uma verdadeira preferncia pelos primeiros: Os brbaros, diz Salvien aos romanos, so melhores dos que vocs.

Havia portanto uma potente afinidade, uma secreta simpatia entre a Igreja e os brbaros; e isso que explica como a Igreja havia podido fundar-se e implantarse com tanta fora entre eles. que ela respondia a suas necessidades, suas aspiraes; que lhes trazia um reconforto moral que no encontravam em outra parte. Mas, por outro lado, era de origem greco-latina e no podia seno manter-se fiel a suas origens.

Formara-se e organizara-se no mundo romano; a lngua latina era sua lngua; era toda impregnada de civilizao romana. Conseqentemente, ao introduzir-se nos meios brbaros, introduzia, ao mesmo tempo essa mesma civilizao da qual no podia desfazerse, por mais que quisesse, e tornou-se assim a professora natural dos povos convertidos. Esses s pediam nova religio uma f, um suporte moral; mas, em compensao, encontraram uma cultura como corolrio dessa f.

Se a Igreja realmente exerceu esse papel, o preo foi, no entanto, uma contradio contra a qual lutou durante sculos sem nunca sair dela. Com efeito, nesses monumentos, literrios e artsticos da Antiguidade, vivia-se e respirava-se esse esprito pago que a Igreja se dera a tarefa de destruir, sem contar que, de maneira geral, a arte, a literatura e a cincia s podiam inspirar idias profanas e desvi-los do nico pensamento ao qual deviam dar-se por inteiro, o pensamento de sua salvao. A Igreja, pois, no podia abrir sem escrpulo e preocupao um espao s letras antigas.

Assim, posteriormente, os religiosos, entre eles Agostinho de Hipona, enfatizavam os perigos aos quais se expunha o cristo que se entregava sem medida aos estudos profanos. Multiplicavam as recomendaes para que fossem reduzidos ao mnimo, mas, por outro lado, ele no poderia dispens-los.

Contra sua vontade, tinham a obrigao de no os proibir. Com efeito, em primeiro lugar, o LATIM era, pela fora das coisas, a lngua da Igreja, a lngua sacra, na qual eram redigidos os cnones da f. Ora, onde aprender o latim seno nos monumentos da literatura latina? Podiam ser escolhidos com discernimento, em pequeno nmero, mas, de uma maneira ou outra, eram necessrios.

Por outro lado, enquanto o paganismo era sobretudo um sistema de prticas rituais, apoiado, talvez, numa mitologia, porm vaga, inconsistente e sem fora expressamente obrigatria, o cristianismo, ao contrrio, era uma religio idealista, um sistema de idias, um corpo de doutrinas. Ser cristo no era praticar de acordo com as prescries tradicionais tal ou tal manobra material, mas sim aderir a certos artigos de f, partilhar certas crenas, admitir certas idias.

Ora, para inculcar prticas, um simples adestramento basta ou at o nico eficiente, mas idias e sentimentos no podem comunicar-se seno atravs do ensino, quer esse ensino seja dirigido ao corao ou razo, ou a ambos ao mesmo tempo.

Por isso que, logo que foi fundado o cristianismo, a PRDICA, desconhecida na Antiguidade, assumiu um lugar importante; pois predicar, ensinar. Ora, o ensino supe cultura, e no havia ento outra cultura seno a pag. A Igreja tinha, pois, a obrigao de apropriar-se a ela. O ensino, a prdica supem, em quem ensina ou prega, uma certa prtica de lngua, uma certa dialtica, um certo conhecimento, seno nas obras dos antigos!

O simples fato de que a doutrina crist fosse complexa nesses livros, que ela se expressasse diariamente em oraes ditas por cada fiel e das quais devesse conhecer no s a letra como tambm o esprito, obrigava no s o padre, mas tambm o leigo, a adquirir uma certa cultura.

Isso o que Santo Agostinho demonstrava em seu De Doctrina Christiana. Mostra ele que, para se entender bem as Sagradas Escrituras, preciso possuir o conhecimento aprofundado da lngua e das prprias coisas que entram nessas figuras ou nesses smbolos! A histria indispensvel para a cronologia. A prpria retrica uma arma que o defensor da f no pode dispensar: pois, por que ficaria fraco e desarmado frente ao erro que deve combater?

Essas eram as necessidades superiores que obrigavam a Igreja a abrir escolas, bem como a abrir nelas um lugar para a cultura pag. As primeiras escolas desse gnero foram as que se abriram junto s catedrais. Os alunos eram sobretudo jovens que se preparavam ao sacerdcio; mas tambm eram recebidos simples leigos que no tinham decidido ainda abraar o santo ofcio. Os alunos viviam juntos em CONVICTS, formas muito novas e muito particulares de estabelecimentos escolares.

Sabemos especialmente que Santo Agostinho fundou em Hipona um Convict desse gnero, do qual saram, conforme relata um bigrafo do santo, Possidius, dez bispos famosos pelos seus conhecimentos e que, por sua vez, fundaram em seus bispados estabelecimento iguais. Naturalmente, e pela fora das coisas, a instituio propagou-se no Ocidente. Mas o clero secular no foi o nico a suscitar escolas. Logo que apareceu, o clero regular cumpriu o mesmo papel. A influncia monacal no foi inferior do episcopado.

Sabe-se, como desde os primeiros sculos do cristianismo a doutrina da renuncia deu lugar instituio monstica. A melhor maneira de escapar corrupo do sculo no era a sada total desse ltimo? Assim, desde o sculo III e IV v-se multiplicarem as comunidades de homens e mulheres desde o Oriente at a Glia.

As conseqentes invases e mudanas de todo o tipo aceleraram o movimento. O mundo parecia estar a ponto de acabar: orbis ruit, o mundo desaba por todos os lados, e multides escapavam para locais desertos. Desde o incio, porm, o cristo monacal distinguiu-se do hindu monacal, por exemplo, na medida em que jamais foi contemplativo.

que o cristo obrigado a cuidar no s de sua salvao pessoal como tambm a da humanidade. Seu papel o de preparar o reino da Verdade, o reino de Cristo; no s em sua conscincia, mas tambm no mundo. A verdade que possui no pode ser piedosa ou zelosamente conservada s para ele, mas deve ser difundida ativamente ao seu redor.

Deve abrir luz os olhos que no vem, deve levar a palavra de vida aos que a desconhecem ou no a ouviram, deve recrutar novos soldados para Cristo. Para isso, indispensvel que no se encerre num isolamento egosta; preciso que, ao mesmo tempo em que foge do mundo, mantenha relaes com ele. Assim que os monges no foram simples solitrios meditativos, mas sim ativos propagadores da f, pregadores, conversores, missionrios.

Assim tambm que ao lado da maioria dos mosteiros ergueu-se uma escola, na qual no s os candidatos vida monacal como tambm as crianas de todas as condies e de todas as vocaes vinham receber uma instruo ao mesmo tempo religiosa e profana. Escolas de catequizao das igrejas, escolas claustrais monsticas, eis o gnero muito humilde e modesto de onde saiu todo nosso sistema de ensino. Escolas elementares, universidades, colgios, tudo nos veio de l.

E porque nossa organizao escolar, em toda sua complexidade, derivou mesmo dessa clula primitiva, que ela tambm nos explica, e somente ela pode, alguns dos caracteres essenciais que tm apresentado ao longo de sua histria ou manteve at os dias de hoje.

Em primeiro lugar, podemos entender agora por que o ensino permaneceu sendo por tanto tempo na Frana, em todos os povos da Europa, alis, uma coisa de Igreja e como um anexo da religio; por que, mesmo aps o momento em que os professores deixaram de ser padres, eles conservaram entretanto, e isso por muito tempo, deveres sacerdotais (em particular o dever do celibato).

Observando-se, numa poca um pouco mais avanada, essa absoro do ensino pela igreja, poderamos ter a tentao de ver nela o resultado de uma engenhosa poltica; poderamos acreditar que a Igreja apropriou-se das escolas para pr um obstculo a qualquer cultura que fosse de natureza a prejudicar a f.

Na verdade, essa dependncia vem simplesmente do fato de que as escolas comearam sendo obra da Igreja; a Igreja que lhes deu vida, e assim viram-se, desde seu nascimento, desde sua concepo por assim dizer, marcadas por um carter eclesistico, do qual cumpriu esse papel, porque s ela podia exerc-lo.

Somente ela pde servir de professora aos novos brbaros e inici-los na nica cultura ento existente, a cultura clssica. Pois, como estava ligada ao mesmo tempo sociedade romana e s sociedades germnicas, como, de alguma maneira, ela tinha duas faces e dois aspectos, como, mesmo conservando pontos de ligao com o passado, ela se orientava para o futuro, ela podia, somente ela, servir de ligao entre esses dois mundos to dspares.

Vimos, ao mesmo tempo, porm, que esse embrio de ensino continha em si uma espcie de contradio. Formavam-no dois elementos que num certo sentido chamavam-se e completavam-se um ao outro, mas que, ao mesmo tempo, excluam-se mutuamente. Havia, por um lado, o elemento religioso, a doutrina crist; por outro, a civilizao antiga e todos os emprstimos que a Igreja viu-se forada a fazer, isto , o elemento profano.

Para defender-se e estender-se, vimos que a Igreja era obrigada a apoiar-se numa cultura, e essa cultura no podia ser seno pag, pois no existia outra. evidente, porm, que as idias extradas dela contrastavam com as que estavam na base do cristianismo. Entre umas e outras, havia todo o abismo que separa o sagrado do profano, o leigo do religioso.

Assim, explica-se um fato que domina todo nosso desenvolvimento escolar e pedaggico; embora a escola houvesse comeado sendo essencialmente religiosa, por outro lado, logo aps sua constituio, viu-se nela sua prpria tendncia a assumir um carter cada vez mais leigo. que, ao aparecer na histria, ela j levava consigo um princpio de laicidade. Princpio esse que ela no recebe de fora, de uma maneira desconhecida, ao longo de sua evoluo; era-lhe congnito.

Fraca e rudimentar em seu incio, cresceu e desenvolveu-se; passou, pouco a pouco, do segundo plano ao primeiro, embora existisse desde a origem. Desde a origem, a escola levava consigo o germe dessa grande luta entre o sagrado e o profano, o leigo e o religioso. A organizao exterior desse ensino nascente j apresenta, porm, uma particularidade essencial que caracteriza todo o sistema que se seguiu.

Na Antiguidade, o aluno recebia sua instruo de professores diferentes uns dos outros e sem nenhuma ligao entre eles. O aluno ia aprender a gramtica na casa do gramatista ou do literato, a msica na casa do citarista, a retrica na casa do retor, etc. Todos esses diversos ensinamentos juntavam-se nele, mas ignoravam-se mutuamente.

Era um mosaico de ensinamentos diferentes cuja ligao era meramente externa. Vimos que a situao era totalmente oposta nas primeiras escolas crists. Todos os ensinamentos reunidos eram dados num mesmo local e, portanto, submetidos a uma mesma influncia, a uma mesma direo moral.

Era a que emanava da doutrina crist; era a que fazia as almas. disperso de outrora sucedia-se, portanto, uma unidade de ensinamentos. O contato entre os alunos e os professores dava-se, entretanto, a todos os instantes; essa constncia de relaes, com efeito, o que caracteriza o CONVICT, uma primeira forma do internato. Ora, essa concentrao do ensinamento constitui uma inovao fundamental, que testemunha a profunda mudana ocorrida na concepo que se tinha da natureza e do papel da cultura intelectual.

O cristianismo teve muito rapidamente a sensao de que, sob esse estado particular da inteligncia e sensibilidade, existe em cada um de ns um estado profundo donde derivam os primeiros e onde eles encontram sua unidade; e esse estado profundo que deve ser alcanado, caso se queira realmente agir como educador, exercer uma ao durvel.

Teve ele o sentimento de que formar um homem no adornar sua mente com certas idias, nem faz-lo contrair hbitos particulares, mas sim criar nele uma disposio geral da mente e da vontade que lhe faa ver as coisas em geral sob uma nova luz dada. fcil entender, pois, como o cristianismo teve essa intuio. que, conforme mostramos, para ser cristo, no basta ter aprendido isso ou aquilo, saber discernir certos ritos ou enunciar certas frmulas, conhecer certas crenas tradicionais.

O cristianismo consiste essencialmente numa certa atitude da alma, num certo habitus de nosso ser moral. Suscitar essa atitude na criana ser a meta fundamental da educao. Isso que explica o aparecimento de uma idia totalmente ignorada pela antiguidade e que, ao contrrio, exerceu no cristianismo um papel considervel: a idia de converso.

Com efeito, uma converso tal como o cristianismo a entende, no a adeso a certas concepes particulares, a certos artigos de f dados. A verdadeira converso um profundo movimento com o qual a alma inteira, ao virar para uma direo totalmente nova, muda de posio, de base, e, conseqentemente, modifica seu ponto de vista sobre o mundo.

Trata-se to pouco de adquirir um certo nmero de verdade que esse movimento pode realizar-se de maneira instantnea. Pode ocorrer que, abalada at em sua base por um golpe repentino e forte, a alma efetue esse movimento de converso, ou seja, que ela mude brusca e repentinamente sua orientao.

o que ocorre quando, para usarmos a terminologia consagrada, ela repentinamente tocada pela graa. Ento, numa espcie de reviravolta, num piscar de olho, verse- perspectivas totalmente novas; revelam-se a ela realidades no suspeitadas, mundos ignorados; ela v, sabe coisas que ignorava totalmente, momentos antes.

Mas esse mesmo deslocamento pode dar-se lentamente, sob uma presso gradual e insensvel; e isso o que ocorre pelo efeito da educao. S que, para poder agir com tanta fora sobre as profundezas da alma, necessrio, naturalmente, que as diversas influencias s quais o homem submetida, no se dispersem em direes divergentes, mas sim que sejam, ao contrrio, energicamente concentradas para uma mesma meta.

Chega-se a esse resultado somente fazendo as pessoas viverem num mesmo meio moral, que lhes esteja sempre presente, que as envolva por todas as partes, para a ao do qual elas no possam, por assim dizer, escapar. Assim, explica-se a concentrao de todos os ensinamentos, at de toda a vida, desde os primeiros dias na escola, tal como a Igreja a organizou. (Durkheim, 2002)

MISSIONRIOS CRISTOS E A EVANGELIZAO DOS GERMNICOS E FRANCOS

ULFILAS (Lobinho) foi o nome dado a um rapaz de sangue nobre, nascido de pais cristos, em a. D. 311 da Capadcia, sia Menor. Numa incurso dos Godos vindos do Rio Danbio, em meados do sculo IV, Ulfilas foi feito prisioneiro e levado para a terra deles, como escravo. O rei dos Godos, Alarico, gostou de Ulfilas e mandou-o para Constantinopla como adjunto embaixada real, onde ficou durante dez anos.

Foi naquela grande cidade que decidiu voltar terra de sua escravido, no como escravo, mas como missionrio. Os pais na Capadcia tentaram desvi-lo do seu propsito e conservar o filho ao p deles, mas Ulfilas no foi desobediente viso celestial, e em 341 a. D. estava outra vez entre os Godos, ao norte do Danbio. Pelo favor de Deus no era mais escravo corporal, mas sim escravo espiritual pronto a servir o seu Senhor, Jesus Cristo.

O que torna especialmente interessante o trabalho de Ulfilas o fato de um escravo ter se tornado o salvador dos seus captores e que, alm de lhes pregar o Evangelho, ainda deu Nao inteira, um alfabeto e literatura. At sua chegada, os Godos no sabiam o que era a lngua escrita. Ulfilas inventou para o povo Godo um alfabeto, modificando os caracteres gregos e juntando-lhes algumas letras, para representar sons da lngua gtica que no existiam no grego.

Nisto Ulfilas foi contra todos os cnones do ensino corrente daquela poca, que generalizaram a idia de que s s lnguas gregas e latinas eram idneas para a traduo das Santas Escrituras. Traduziu na lngua Gtica toda a Bblia, exceto os livros dos Reis porque temeu que a histria das guerras sanguinrias dos reis dos israelitas despertasse as paixes blicas dos Godos, j de si afamados guerreiros.

S a traduo do Novo Testamento chegou aos nossos dias, existindo ainda um exemplar na Universidade de Upsala na Sucia. Este exemplar conhecido pelo nome de A Bblia de Prata porque as letras foram escritas com tinta de prata sobre prpura. O manuscrito preciosismo sendo o mais antigo manuscrito teutnico na lngua daquela remota poca. A lngua gtica, tal qual se encontra nas tradues de Ulfilas, constituiu a lngua me de todas as lnguas do Norte da Europa: alem, escandinava e a moderna anglo-saxnica. Ulfilas era de crena ariana.

MARTINHO DE TOURS - Um dos missionrios de grande destaque entre os gauleses - hoje chamados franceses foi Martinho, Bispo de Tours (316- 400 a. D.). No foi ele que introduziu o Cristianismo no pas, porque no sculo II j existiam igrejas, possivelmente fundadas por intermdio de negociantes vindos da Palestina, sia Menor e especialmente de feso e tambm por soldados romanos oriundos de diversas partes do Imprio.

Irineu, amigo do mrtir Policarpo, pregou o Evangelho em diversas partes da Glia. Policarpo era discpulo de Joo Evangelista e assim a Igreja na Frana teve ligaes com a Igreja me de feso onde Joo findou os seus dias. Foi, porm, Martinho com o seu grande zelo, que propagou, at ento, era desconhecida a Palavra de Deus.

Antes de se converter, Martinho de Tours era soldado nos exrcitos do Imperador Constantino, o que explica a sua maneira singular de convencer e converter os pagos. Organizou os seus monges numa espcie de exrcito, no para matar homens, mas para destruir com ferramentas e instrumentos adequados, os dolos, as rvores sacras e os templos dos pagos. Desta maneira procurou acabar de vez com os vestgios do paganismo nas comunidades onde o Cristianismo tinha entrado.

Martinho de Tours o padroeiro da Frana e o seu dia de festa eclesistica. tambm venerado na Esccia e na Alemanha. Durante muitos anos o jazigo onde se guardavam os seus restos mortais, era tido como lugar sagrado onde se produziam milagres. A sua divisa: Non recuso laborem, serviu de lema aos missionrios em toda a parte da Europa Ocidental.

AGOSTINHO DE HIPONA

Romanos 13.13-14. Andemos dignamente, como em pleno dia, no em orgias e bebedices, no em impudiccias e dissolues, no em contendas e cimes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para carne, no tocante s suas concupiscncias.

Em Hipona, entrada da frica crist, brilhou Agostinho cujo pensamento e obras pertencem ao patrimnio universal. O agostianismo uma das formas originais da filosofia crist. Convertido do prazer e do neoplatonismo, durante seus trinta e quatro anos de episcopado, desenvolveu uma atividade que ultrapassar em muito os limites de sua pequena diocese. Seus sermes tinham por objetivo instruir seu povo.

A vida de Agostinho est intimamente ligada histria do cristianismo. Este cristianismo debatia-se interna e externamente dentro de um Imprio que esforava-se para restabelecer uma situao poltica ameaada. Agostinho conheceu em Cartago, em Roma, e em Milo, o sobressalto do Imprio. Os brbaros estavam s portas. Agostinho em 24 de agosto de 410 viu a queda de Roma, sob os golpes dos visigodos de Alarico.

A formao acadmica de Agostinho.

Podemos classific-lo como romano da frica, cujos ancestrais teriam se naturalizados em massa. Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354 em Tagaste, atual Souk-Ahras, na Arglia. Seu pai era um patrcio pago, ao que parece, um modesto vereador da pequena burguesia.

A sua me, Mnica, crist praticante, era uma mulher da elite. Deste casal, bastante modesto, nasceram trs filhos: dois rapazes, Agostinho e Navigius, e uma moa. Os pais sacrificam-se para lhes dar uma vida melhor providenciando educao para todos. Neste Cursos Studiorum, Agostinho completou o ciclo primrio em Hipona e foi para Madaura freqentar o secundrio, depois para Cartago, para terminar sua formao intelectual.

Agostinho ainda inexperiente quanto vida, porm, pensador profcuo era excelente nas letras latinas, no entanto, sem dominar completamente o grego. Conhecia autores latinos de cor e citava-os livremente e com gosto; Virglio e Terncio, poetas por excelncia; Salstio, mestre-historiador, cujas inflexes arcaica e estilo expressivo admirava; o grande Marcos Tullius Ccero, advogado, homem poltico e orador.

Tendo a base de uma slida vocao pedaggica, ele ultrapassar o nvel do magister ludi (mestre-escola). Sucessivamente seria: Gramaticus (iniciador lingstico e comentador dos clssicos); depois Rhetor (professor de eloqncia). Neste ltimo estgio, Agostinho detestava a idia de ser conhecido por vendedor de palavras maneira dos sofistas, mas pretendia com grande entusiasmo formar discpulos.

2. Do maniquesmo ao neoplatonismo. Estabelecendo-se em Tagaste, o grammaticus superava o seu projeto, tornando-se defensor do maniqueismo. Ligado aos manqueus (seguidor do persa Manes 277 d. C.), o jovem mestre adota a gnose (conhecimento) que serve de base a uma metafsica dualista. Dois princpios esto em luta perptua: o bem, sintetizado pela luz; o mal, figurado pelas trevas; juntos teriam gerado o universo. O homem, necessariamente escravo deste antagonismo, no seria mais do que um brinquedo entre eles.

De longe, sua me, viva, lamenta-se deste filho prdigo, assduo aos jogos do circo, chefe de fila da juventude dourada. Foi para Roma (383), depois para Milo (384), orador consagrado, onde pde visar os postos elevados: presidente do supremo Tribunal; ou at governador de provncia, nada menos! A ambio dominar seus projetos? No, porque os acontecimentos, sinais de Deus, vo transformar tudo. Agostinho descobre o neoplatonismo das Enidas de Plotino e dos tratados de Porfrio, passa, em seguida, as cartas Paulinas.

Em Milo, o orador oficial, Agostinho (agora com trinta e dois anos), encontra o bispo do lugar, Ambrsio. Sob os auspcios deste grande homem, antigo legado consular e agora bispo, tudo ocorrer muito depressa. E o bispo confiou a Mnica a sua premonio espiritual: O filho de tantas lgrimas no pode perecer! Aquele que andou por tantos e desconhecidos caminhos finalmente ir encontrar o verdadeiro, porm, apertado caminho que o levar aos ternos braos do seu Senhor. Como o apstolo Paulo, um lutador, derrubado pelo cu.

3. A converso de Agostinho. Imediatamente aps as leituras das cartas paulinas aconteceu a famosa cena do jardim, evocada nas confisses 8.28-30. Uma voz misteriosa ordena: Tolle, Lege (toma e l!) O interpelador abre as cartas e toma para si a passagem em que os seus olhos caem: vivamos honestamente como em pleno dia: no em orgias e bebedeiras, prostituies e libertinagem, brigas e cimes. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e no sigais os desejos dos instintos egostas. (Romanos 13.13-14) o suficiente para comear uma nova vida. No final de agosto, depois das frias, j cristo, Agostinho parte para o Cassiciacum com um grupo de familiares, depois de ter assinado a sua demisso de professor.

Agostinho foi batizado por Ambrsio, em Milo, na noite de 24 ou 25 de abril de 387, agora estar pronto para regressar frica. No final do outono de 388, rfo aos trinta e quatro anos, partiu para frica. Durante trs anos, instalou-se em Tagaste, levando a uma existncia monacal de estudo e orao. no inicio deste perodo, em 389, que morreu Adeodato, ainda muito jovem, seu filho.

Quanto sua ordenao sacerdotal foi improvisada, em 391, por ocasio de uma viagem Hipona. O bispo do lugar, Valrio, impe as mos ao eleito do povo que ser seu coadjutor, antes de lhe suceder. Um episcopado de trinta e quatro anos permite ao pastor, entre outras coisas, uma luta constante contra as heresias, apoiada por uma obra que fez de Agostinho o pai latino mais fecundo. Deste modo, o homem, o telogo e o escritor vo poder desenvolver-se e brilhar. (Jean Huscenot, p.98)

4. Agostinho e os dissidentes.
Todos conhecem as devastaes causadas, desde o sculo IV, especialmente nos meios africanos, por Donato, bispo Nmidia, revoltado contra o patriarcado de Cartago. Segundo este dissidente, os cristos confessos que se envolviam com pecados, deveriam ser excludos da igreja para sempre. Nesse campo Agostinho lutou bravamente. E, em junho de 411 ocorreu a condenao de Donato no conclio de Cartago.

Entre muitas lutas travadas por Agostinho uma das mais difceis foi contra Pelgio. Trata-se do monge britnico que no debate sobre a graa, priorizava a liberdade humana, j que o pecado de Ado argumentava ele, se reduz a um simples mau exemplo, a liberdade continua salva, assim como tambm as possibilidades da natureza humana.

Os erros sistematizados por Juliano de Eclane, provocou duas rplicas agostinianas, especialmente no seu tratado clssico datado de 412. Da punio e da remisso dos pecados.

A queda de Roma e a morte de Agostinho.

O imprio romano encontrava-se ameaado por todos os lados, pois contra ele, avanavam os impetuosos brbaros. Depois que Roma foi saqueada, as tropas do visigodo Alarico I penetraram na Glia e os Burgndios instalaram-se ao longo do Reno. Em 425, os vndalos tomaram Segvia e Cartago. Hipona certamente seria a prxima. Em 430, o conde Bonifcio, acossado por todos os lados, refugiou-se l e no resistindo foi derrotado.

No terceiro ms desse assdio severo, Agostinho, com setenta e dois anos, adoeceu. Assistido por alguns fiis, no dia 28 de agosto de 430 morreu na sua cidade Episcopal to amada, atacada pelos inimigos de Roma. Antes de falecer, ele repete o seu comentrio do salmo 136: O cativeiro passa, eis que a eternidade se aproxima. Assim morreu o grande Agostinho, no meio de uma ordem social destruda, mas na invencvel esperana do reino celeste, e resplandecente cidade de Deus.

TEXTO

Do Comentrio sobre a Carta aos Glatas. Forme-se Cristo em vs.


Disse o Apstolo: Sede como eu. Embora judeu por nascimento, desprezo em meu esprito as prescries segundo a carne. Porque tambm eu, como vs, sou homem. Em seguida, com delicadeza, ele os faz reconsiderar sua caridade, para que no o tratem como inimigo. Assim fala: irmos, suplico-vos, no me ofendestes em nada. Como se dissesse: no julgueis que desejo ofender-vos.

Por isto diz ainda: filhinhos, para que o imitem como pai. A quem, continua, dou de novo luz at que Cristo se forme em vs. Fala principalmente na pessoa da Igreja, pois declara em outro lugar: Tornei-me pequenino entre vs, como me que acalenta seus filhos. No crente, Cristo se forma, pela f, no homem interior, chamado liberdade da graa, manso e humilde de corao, que no se envaidece pelos mritos de suas obras, que so nulas. Se ele comea a ter algum mrito, deve-o prpria graa. A este pode chamar seu mnimo e identific-lo consigo aquele que disse: O que fizestes a um dos mnimos meus, a mim o fizestes. Cristo formado naquele que recebe a forma de Cristo. Recebe a forma de Cristo quem adere a Cristo com espiritual amor. Disto decorre que, imitando-o, se torne o que ele , na medida que lhe possvel. Quem diz estar em Cristo, fala Joo, deve caminhar como tambm ele caminhou.

Visto como os homens so concebidos pelas mes para se formar e, uma vez formados, so dados luz do nascimento, surpreendem-nos as palavras: de novo dou luz at que Cristo se forme em vs. Temos de entender este novo parto como a aflio dos cuidados que ele suporta por aqueles pelos quais sofre at que Cristo nasa. De novo sofre as dores do parto por causa da seduo perigosa que os perturba. Semelhante solicitude a respeito deles, que o faz dizer estar em dores do parto, pode continuar at que cheguem medida da idade perfeita de Cristo, de maneira que j no se deixem levar por todo vento de doutrina.

No est solcito, portanto, em relao f inicial deles, pois j haviam nascido, mas quanto a seu fortalecimento e perfeio. Assim que ele diz: A quem de novo dou luz, at que Cristo se forme em vs. Com outras palavras refere-se ao mesmo sofrimento: Os meus cuidados de todos os dias, a solicitude por todas as Igrejas. Quem se enfraquece sem que eu tambm me torne fraco? quem tropea, que eu no me ponha a arder? (Liturgia das horas, Vol. III, p. 162-163.)

II. AGOSTINHO DIANTE DA PREGAO DA PALAVRA. Grande a preocupao do bispo de Hipona no que se refere ao texto bblico e seu sentido, no menor seu desejo de ser compreendido pelo povo simples que o escuta. Diante da Palavra, ele focaliza trs aspectos determinantes: o pressuposto pela Palavra, seus riscos e a situao ou lugar onde a Palavra proclamada.

O Pressuposto pela palavra

A pregao da Palavra supe um prvio. Ela no apreendida no improviso, mas exige uma cultura. Isto o leva a interrogar-se se h uma cultura necessria a quem quer pregar a Palavra de Deus. A resposta afirmativa se encontra em seu pequeno livro De Doctrina Christiana, que teve uma grande influncia na Idade Mdia e foi considerado como sendo um complemento obra de So Jernimo. De fato, Santo Agostinho explica longamente com quais princpios deve-se ler a Bblia, embora no seja este o tema principal deste seu trabalho.

O problema se torna agudo quando, ao falar da cultura, se quer designar a cultura clssica. Neste sentido, Agostinho julga-a dispensvel, pois no interior da Bblia e dos escritos dos Santos Pais h toda uma Paidia. Sua obra constitui assim um convite aos cristos e, particularmente, aos sacerdotes, para compreenderem a Bblia que lhes fornece tambm a cultura necessria para a pregao. A verdadeira eloqncia crist se adquire no contato com a Bblia e com os mestres cristos.

Acrescenta, todavia que a retrica til, pois concede uma tcnica para utilizao da palavra. Para pregar necessrio ter uma cultura crist, encontrada na Bblia e nos autores cristos. Mas a tcnica, fruto da retrica, se haure junto aos autores pagos. E esta pode ser til ao pregador. Como exemplo Agostinho relata ter feito cessar um costume brbaro, graas arte da retrica.

Em Cesaria da Mauritnia, com efeito, cada ano, numa poca determinada, a cidade inteira se dividia em dois campos que lutavam at morte com golpes de pedras. Este tipo de combate j se tornara um costume, chamava-se caterva, e se realizava todo ano com um grande nmero de vtimas. Solicitado a pregar a respeito deste evento, Agostinho obteve sucesso graas fora de sua retrica, o que o leva a se preocupar com o poder que ele exerce sobre as multides, temendo que elas se liguem mais sua palavra do que a Deus.

Movido por tal preocupao, Agostinho distingue a potestas, que provm de Deus, e o ministerium, que prprio do homem: A condio humana seria aviltada se Deus parecesse se recusar a dirigir sua Palavra aos homens pelo ministrio dos homens.

Da a necessidade que se tem de aprender a falar aos homens. H uma dignidade no ministrio da Palavra, erigido como lugar onde se exerce a caridade, ou seja, o servio do Evangelho aos homens. Portanto, para pregar indispensvel a cultura crist e uma tcnica da qual se pode, a rigor, passar sem, mas que muito colabora para a difuso da Palavra.

Os Riscos da Palavra. Agostinho viu os riscos ou limitaes da Palavra, enquanto anunciada e proclamada por algum. Em suas homilias e em algumas cartas os explica, permitindo que se detecte ao menos quatro principais riscos do pregador no anncio da Palavra:

1) A decepo de Agostinho em relao pregao, uma vez que toda palavra, mesmo a sua, toda linguagem do homem deficiente face ao Verbo interior que a suscita. H uma palavra interior que perfeita, mas que no pode ser expressada como tal exteriormente. Acolhe-se este fato na f, situando-o no quadro da Encarnao do Verbo que assumiu a fragilidade humana e a decepo da carne.

O que, no entanto, leva o bispo africano a continuar a pregar, aceitando tal decepo, a lei do amor, que o obriga a estar no Evangelho a servio dos irmos. Ele bem que gostaria de ser o homem do silncio, mas sente-se na necessidade de falar, mesmo correndo o risco de ser mal compreendido:
A mim tambm, meu discurso desagrada quase sempre...Eu me aflijo ao constatar que minha lngua no corresponde ao meu corao...Meu discurso lento, longo...Nosso ouvinte no apreende sempre o nosso pensamento.

2) O perigo de no corresponder verdade uma das preocupaes constantes de Agostinho e que aparece numa frmula que retorna muitas vezes, de um modo ou de outro, ao longo de seus sermes. Orai para que no vos engane aquele que no vos quer mentir. Em outra ocasio, ele exclama: Eu vou dizer algo e talvez possa me enganar.

3) O risco de atrair para si e no para Deus. Ele tem conscincia de ser um grande orador e sabe que muitos vo Igreja para escut-lo, to somente, e no movidos pela Palavra. o que o contraria no desejo de orientar todos os fiis para Deus. Por isso ele alerta que quem fala pode atrair para si colocando-se merc da vanglria. O risco , justamente, de, tendo Deus como motivo, atrair os fiis para si mesmo, o que o deixa desconcertado quando o aplaudem: Eu estou em perigo se presto ateno a vossos louvores...Eu tenho medo de ser atrado mais pelo vazio do que estar em terra firme...

4) O risco do mal-entendido. Santo Agostinho tem por objetivo, em sua pregao, interiorizar e espiritualizar os fiis. No entanto, alguns foram levados a no mais ver nele o homem de Deus, consagrado aos irmos. Ele estaria se desmitizando para viver com eles, o que os conduz, porm, a se esquecerem da funo que ele ocupa na comunidade. Enquanto bispo, Agostinho sinal de uma realidade que ele no quer ofuscar e da qual jamais deseja se afastar. Ele comenta em sua carta a Alpio:

fora de dvida que nossa vida mortal deve adaptar-se de certo modo vida imortal. preciso curar o olho do corao para prepar-lo viso de Deus. Mas toda a questo angustiante para mim saber como viver entre os que no aprenderam ainda a viver na renncia aos prazeres sensuais; pois ns cremos que nada faremos muitas vezes de til pela salvao deles se no nos inclinarmos um pouco para as coisas das quais desejamos tir-los...

Santo Agostinho se sente obrigado a aceitar os mal entendidos em vista do que se deseja e sobretudo fundado no princpio eclesiolgico do Cristo Humilde. A Igreja toda convocada a refletir a prpria encarnao de Cristo no seu assumir o homem para elev-lo a Deus. Sem nunca admitir o pecado, ela se achega ao pecador para tir-lo do pecado.

COSME. Era negociante e missionrio muito viajado, que sempre combinou a difuso da F Crist com os seus assuntos mercantis. A sua influncia estendeu-se desde o Mar Vermelho at ao Arquiplago da Malsia, no Extremo Oriente. Depois de ter viajado por todas as partes do mundo ento conhecidas, retirouse para um mosteiro no ano de 535 a. D., onde escreveu um livro que se intitulou Topografia Crist em que quis demonstrar que a Terra plana e no redonda.

O livro tem, porm, um grande interesse para ns, pela descrio que faz das suas viagens e dos centros da penetrao crist. Estes centros de F, no Extremo Oriente, foram originrios da Prsia e Antioquia na Sria, e a maior parte deles seguiram a doutrina de Nestrio. O livro descreve grande nmero de centros de culto, espalhados por todo o mundo e mormente na Europa, sia e Oriente. Fala da Ilha da Taprobana (Ceilo) e do interior da ndia e do Mala (Malaca) onde, disse ele, se produz a pimenta.

Infelizmente, estas Igrejas foram destrudas, quase na sua totalidade, pelo movimento islmico do sculo VII em diante; triste diz-lo, mas tais so os fatos! Somente as igrejas protegidas pelos reis no cristos da ndia, foram poupadas e no desapareceram. A Igreja havia perdido o zelo e a pureza primitiva. sempre assim: igreja sem zelo para converses cede terreno perante os seus inimigos e logo cessa de existir.

(DOUTRINA DE NESTRIO: Nestrio era Bispo de Constantinopla, 428-431 a. D. Ensinou que a pessoa de Cristo era dividida em duas partes: uma parte Deus e a outra Homem e no negou a verdadeira encarnao do Verbo. Foi condenado como herege).

PATRCIO. Santo padroeiro da Irlanda (395- 493 a. D.) era escocs de nascimento, filho de um dicono cristo e neto de um sacerdote da Igreja. (Na igreja at o ano de 1024 os clrigos podiam casar-se. O celibato sacerdotal s foi imposto pelo Papa Gregrio VII em 1074, mas as igrejas orientais, gregas, armnias e copta, assim como a igreja anglicana, permitem o casamento dos clrigos. At se pode afirmar que as igrejas do oriente o exigem).

Aos dezesseis anos, o rapaz escocs, Patrcio ou Succat como era o seu nome de nascimento foi levado para a Irlanda por piratas seus conterrneos. Durante seis anos serviu como pastor de gado de um rgulo pago irlands, que o tratava cruelmente. Conseguiu fugir e voltar sua terra, mas foi novamente apanhado e serviu outro perodo de escravido na Irlanda. Escapou, por fim, e chegou Esccia onde ouviu a voz de Deus chamando-o para voltar Irlanda como missionrio. Numa estranha viso viu um carteiro que, entre muitas outras cartas, tinha uma para ele dirigida com os dizeres: Palavras do Povo Irlands.

Assustado, Patrcio leu a carta inteira com grande emoo e parecia-lhe que ouvia vozes vindas das costas da Irlanda, dizendo-lhe: Ns, filho de Deus, imploramos-te que voltes a nossa terra e fiques conosco. A famlia queria impedi-lo de partir, mas Patrcio ouviu outra vez uma voz que lhe dizia: Jesus que deu a vida por ti, Ele que fala ao teu corao. Patrcio gastou a tera parte de um sculo a evangelizar a Irlanda. Abriu escolas por toda a parte; lutou contra o Druidismo, culto dos habitantes, com tanto poder que venceu os seus inimigos e ganhou para Cristo a alma de uma nao. Usou sempre o vernculo irlands.

Os historiadores assinalam o fato de que os mtodos seguidos por Patrcio so, na sua generalidade, os mesmos usados pelos modernos missionrios evanglicos. No exaltou os sacramentos como coisa mgica, mas pregou as Escrituras Sagradas, dirigindo o povo para Cristo, nico Salvador. Assim, Patrcio ganhou a nao inteira, grandes e pequenos, ricos e pobres.

Patrcio deu s mulheres crentes um lugar digno na evangelizao. Por meio das suas escolas instruiu a mocidade, usando o alfabeto que ele tinha inventado. A organizao da igreja no foi feita por freguesias ou parquias, mas segundo o sistema tribal. Os casais constituram uma irmandade sob a direo de um moderador. As mulheres solteiras que dedicaram as suas vidas meditao e enfermagem, tiveram salutar influncias em todo o pas. Curiosa a lenda de que a Irlanda estava infestada de serpentes que afligiam terrivelmente os habitantes da Ilha e que Patrcio lhes ordenou que deixassem o pas. Desde ento no houve mais serpentes em toda a ilha!

AGOSTINHO de CANTURIA.

Introduziu na Gr-Bretanha a forma romana do Cristianismo. Foi nomeado pelo Papa, primeiro Arcebispo da Canturia (596- 607). A histria do envio de Agostinho, de Roma Gr- Bretanha, para evangelizar os Saxes no deixa de ser curiosa: Gregrio, o Grande, monge Beneditino, quando passava do seu mosteiro de Santo Andr, pelo Frum de Roma, um dia viu trs rapazinhos expostos para venda. Atrado pelos seus cabelos louros e tez branca, perguntou ao vendedor de escravos de onde tinham eles vindo: So angli (ingleses) foi a resposta. Mais por uma sbita inspirao do que por talento de erudito, Gregrio acrescentou: Non Angli, sed Angeli forent si essent Christiani e foi imediatamente pedir licena para devotar a sua vida como missionrio em Inglaterra. Foi-lhe recusada, porque o Papa considerou que um homem tal no podia ser dispensado por Roma, to crtica era ento a poca.

Agostinho foi um missionrio do tipo de Jonas. No estava disposto a partir quando o Papa o nomeou para o trabalho e s depois de muitas demoras pelo caminho a Inglaterra. Agostinho encontrou o rei dos Saxes bem disposto para receber a mensagem, devido influncia de Berta, a sua esposa crente.Agostinho foi bem sucedido em todas as terras do sul de Humber. Infelizmente Agostinho iniciou uma campanha contra a antiga Igreja britnica, fazendo questo de pequenas coisas como a observncia da Pscoa (os Ingleses guardavam a data Joanina) e a tonsura. Por fim o emissrio romano ganhou a causa, mas no sem que primeiro tivesse semeado a amargura.

Conta-se que um antigo rei britnico que hesitava em aceitar o Cristianismo como religio do seu povo, foi interpelado por um dos seus vassalos, nobre e pago, nos seguintes termos: A presente vida do homem, Rei, pode ser comparada ao que muitas vezes acontece quando, no inverno, tu te sentas para cear com os teus ancios e nobres, quando o lume crepita na lareira e aquece a sala e l fora ruge uma tempestade de vento e neve; ento um pardalito entra, voando, por uma porta do teu vestbulo e sai pela outra.

Por um momento, enquanto est l dentro, a rajada no o molesta, mas passando este breve perodo de felicidade, ele volta intemprie e desaparece da tua vista. Tal a vida breve do homem; ns nada sabemos do que existiu antes e somos absolutamente ignorantes do que se vai seguir. Se, ao menos, esta nova doutrina contm alguma coisa de mais certo, merece ser seguida.

BONIFCIO. De entre todos os missionrios anglo-saxes que procuraram evangelizar o continente europeu, destaca-se Winfred ou Bonifcio, nome pelo qual veio a ser conhecido. Nasceu em Devonshire (Inglaterra) em 680 e trabalhou como missionrio entre os germanos, de 715 a 755. No foi ele um pioneiro; outros o tinham precedido j. Primeiramente pensou em trabalhar em Frsia, mas, estando esse pas em guerra contra Carlos Martel que tinha vencido os maometanos em Tours em 732, Bonifcio desistiu. Armou-se, ento, com uma abundante proviso de relquias que o Papa Gregrio II lhe tinha fornecido tendo-o tambm autorizado a trabalhar na Alemanha.

O seu zelo pela Santa S foi notvel. Em Roma ainda, jurou sobre o suposto tmulo de Pedro que uniria a Alemanha Santa S, com laos indissolveis. Foi tambm um zeloso pregador do Evangelho, sendo, no entanto, foroso lamentar que no tivesse reconhecido devidamente o trabalho daqueles que, pertencendo Igreja Britnica, o haviam precedido. Afirma-se que em vinte anos batizou 100.000 germanos pagos (hessos, brbaros saxes e francos) todos de vrias tribos teutnicas. Mais uma vez houve converses e batismos em massa e conseqentemente, as inevitveis reincidncias.

O antigo culto germano, do deus Thor, exercia uma influncia profunda sobre o povo e Bonifcio decidiu destru-lo de uma vez para sempre. No regresso de Roma ao seu campo de trabalho, na presena de pagos enraivecidos e de cristos ainda muito fracos na sua f, abateu o carvalho sagrado de Giesmar, em Hesse. Quando a rvores sagrada e enorme caiu, o povo gritou: O Senhor Deus! O Senhor Deus!, e, no mesmo lugar, foi construda a igreja crist, aproveitando a madeira do carvalho.

Um tal ato embora valoroso, no era, no entanto, o suficiente para ocasionar converses sinceras e nem estava isento de perigos. Assim, Bonifcio tratou de preparar obreiros bem treinados para o seu vasto campo de trabalho. Como beneditino era zeloso no estudo das Escrituras e a sua escola preparatria foi notvel pelos estudos bblicos.

Foi nomeado legado papal e caiu no pecado da perseguio; todo aquele que se recusasse a reconhecer a supremacia do Papa, era severamente castigado. Um homem como Clemente, o Escocs, que propagou um Evangelho mais puro que Bonifcio e que era mais dedicado Palavra de Deus, foi condenado. Clemente mantinha a f na pureza dos tempos apostlicos, pugnava pela liberdade da Igreja e pela autoridade nica das Escrituras, defendendo o direito do clero casar. Tambm discordava de certos pontos de ensino escatolgico e, por isso, Bonifcio excomungou-o.

Bonifcio na velhice, ao atingir a idade de setenta e cinco anos, ansiava por visitar a Frsia que tinha sido o seu primeiro campo escolhido para a sua ao missionria. Durante algum tempo, ele e os seus colegas, conseguiram levar por diante o trabalho de evangelizao, mas os selvagens frsios decidiram libertar-se daqueles intrusos, e, nas praias do Zuider Zee, com um volume dos Evangelhos por almofada, aguardou calmamente o golpe da espada que havia de lhe dar a coroa de mrtir. Os povos teutnicos tm Bonifcio justamente como um dos seus maiores benfeitores. Apontoulhes o caminho do progresso e fez o corte definitivo com os velhos tempos da adorao de paus e pedras.

EDUCAO CRIST E REFORMA PROTESTANTE

O modelo medieval de educao (treinamento no lar, no culto, ensino e direo pastoral) continuaram mesmo aps a diviso da Igreja. O treinamento dentro do lar fazia uso de diversos catecismos uma inovao educativa -, escritos para crianas como tambm para adultos. Os pais eram responsabilizados pelo treinamento religioso de seus filhos. O culto inclua a liturgia, mas o sermo passou a ter maior importncia como principal veculo de ensino

A autoridade da Bblia foi enfatizada com um retorno s fontes da f crist. A exegese histrico-gramatical dos textos em suas lnguas originais resultou em nova apreciao das verdades bblicas. Sola Scriptura afirmava a autoridade nica e final das Escrituras acima da autoridade da Igreja.

A salvao era vista em termos de f pessoal, um compromisso pessoal de confiar em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A salvao era centrada numa resposta pessoal alm da participao na vida da Igreja. Outro princpio em operao era o do sacerdcio de todos os crentes. Cada pessoa tinha acesso a Deus mediante Jesus Cristo e tinha significado dentro do corpo de Cristo, a Igreja.

Estes princpios produziram nova viso para a educao crist apresentada em termos da educao universal. O alvo da educao crist era treinar todos os crentes a serem sacerdotes do Deus Vivo. Isso se faria em parte mediante a traduo da Bblia para o vernculo. Pode-se conhecer Deus diretamente pela leitura da Escritura com os olhos da f. Para a Educao, isso tornava implcita a importncia de cada indivduo, e a leitura leitura era uma habilidade essencial para todas as pessoas.

A pregao tambm foi revitalizada e vista como o ensino de pessoas, para que assumam suas responsabilidade pessoais diante de Deus. A pregao no era de cunho principalmente evangelstico, mas uma exposio da tradio bblica de modo didtico para produzir sua reapropriao pessoal por todo o povo de Deus. O lar era uma extenso da Igreja, para a instruo de todos os seus membros.

Lutero enfatizou a centralidade da instruo no lar, escrevendo catecismos para as crianas e regularmente encorajando os pais para a assumir suas responsabilidade como mestres.

A educao sustentada pelo Estado geralmente desenvolvia em dois nveis. No nvel inferior, as escolas elementares ensinavam as crianas a ler e a escrever. No nvel superior, escolas elementares e de gramtica latina, bem como as universidades, buscavam ensinar aqueles que mais prometiam a tornarem-se lderes da sociedade e da Igreja. Apesar desses esforos, a realizao de uma educao universal compulsria s viria em desenvolvimentos histricos posteriores.

Nos esforos dos reformadores notvel a incluso de meninas juntos com os meninos nas escolas estabelecidas por Joo Calvino em Genebra e Joo Knox na Esccia.

Dado o impacto em potencial da renovao na educao crist, o professor tinha papel essencial que exigia dedicao e treinamento. Por exemplo, Calvino enfatizou a necessidade de treinar pastores como mestres devido sua posio na comunidade. Como a pessoa mais culta de uma comunidade, o pastor tornou-se professor-chefe ou supervisor da escola, e a importncia da doutrina certa requeria que o ensino fosse altamente prioritrio no ministrio pastoral.

Durante a Reforma, a educao em prol da comunidade de f para sua proteo, seu aperfeioamento ou sua extenso, comeou a partilhar a primazia com a educao para o desenvolvimento individual. A educao crist tinha como primeiro objetivo a resposta pessoal a Deus, mas cada vez mais para o cumprimento de todo potencial do individuo como criatura especial de Deus tendo uma contribuio a fazer para a comunidade mais ampla.

BIBLIOGRAFIA: AEBLI, Hans, Prtica de Ensino, So Paulo, EPU/Edusp, 1982.

ALVES, Rubem, Conversa Com que Gosta de Ensinar, 25 edio, So Paulo, Cortez Editora, 1991. BRANDO, Carlos R., (org.) O Educador: Vida e Morte, 10 edio, Edies Graal, 1982.

BUZZI, Arcngelo R., Introduo ao Pensar, 24 Edio, Rio de Janeiro, Editoras Vozes, 1997. CARVALHO, Rmulo de, Histria do Ensino em Portugal, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, s/d. CELLERIER, Guy, Piaget, So Paulo, Edies 70/Martins Fontes, 1973. CLAUSSE, Arnould, A Relatividade Educativa, Coimbra, Livraria Almedina, 1976.

COMNIO, Joo Ams, Didctica Magna, 3 edio, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 1985. DOMINGUES, Jos Luiz., Projeto I planejamento de currculo, Documento n 2, anexo n2 aspecto filosfico da educao, in Projeto 70: subsdios para o planejamento do trabalho. Ncleo Experimental da Lapa. So Paulo, Secretaria do Estado da Educao, 1970, pp. 1-2. EBY, Frederick, Histria da Educao Moderna: Sc. XVI/Sc. XX, Porto Alegre, Editora Globo, 1976.

HOWARD, J. Grant, O Lder Eficaz, So Paulo, Editora Mundo Cristo.

GILES, Thomas Ranson, Histria da Educao, So Paulo, E.P.U, 1987. GRIGGS, Donald L., Manual do Professor Eficaz, So Paulo, Casa Editora Presbiteriana, 1985.

HOCKING, Davis, As Sete Leis da Liderana Crist, So Paulo, Abba.

LAUAND, Luiz Jean, (org.) Cultura e Educao na Idade Mdia, So Paulo, Martins Fontes, 1998. LEFVRE, L., O Professor Observador e Actor, Coimbra, Livraria Almedina, 1978. LVY, Pierre, As Tecnologias da Inteligncia, Rio de Janeiro, Editora 34, 2000. LIBNEO, Jos Carlos, Didtica, So Paulo, Cortez Editora, 1991.

ILLICH, Ivan, Sociedade sem Escola, 4 edio, Petrpoles, Editora Vozes, 1977.

MANACORDA, Mario Alighiero, Histria da Educao, 2 edio, So Paulo, Cortez Editora, 1989. MARROU, Henri-Irne, Histria da Educao na Antigidade, So Paulo, Edit. Pedaggica Universitria, 1990. MARTIN, William, Primeiros Passos para Professores, So Paulo, Editora Vida.

NRICI, Imdeo G., Introduo Didtica Geral,14 edio, Rio de Janeiro, Editora Cientfica, 2 vols., s/d.
OS PENSADORES, Sto. Anselmo e Abelardo, So Paulo, Editora Abril, vol. VII, 1973. NRICI, Imdio, Introduo didtica geral, 8 edio Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1969

OZMON, Howard, Filosofia da educao: um dilogo, 1 edio, Rio de Janeiro, Zahar, 1975, pp. 13-17.

PARRA, Nlio, Estratgias de ensino e aprendizagem, in Psicologia e ensino. Organizadora: Wilma Millan Alves Penteado. So Paulo, Papelivro, 1980.
_______________,Sto. Toms, Dante, Scot e Ockham, So Paulo, Editora Abril, vol VIII, 1973. PALMER, Michael D., Panorama do Pensamento Cristo, Rio de Janeiro, CPAD, 2001.

PEARLMAN, Myer, Ensinando Com xito na Escola Dominical, so Paulo, Editora Vida,.2000. PETITAT, Andr, Produo da Escola/produo da Sociedade, Porto Alegre, Artes Mdicas, 1994. POPPER, Karl R., O Crebro e o Pensamento, UNB/Papirus, Braslia/Campinas, 1992. RICHARDS, Lawrence O., Teologia da Educao Crist, So Paulo, Vida Nova, 1986.

ROSA, Maria da Glria de, A Histria da Educao Atravs dos Textos, 8 edio, Cultrix, 1982. ROUSSEAU, Jean-Jacques, Emlio ou da Educao, Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil, s/d STUBBS, Michael, Linguagem, Escola e Aulas, Lisboa, Livros Horizontes, 1987. SUKHOMLINSKI, Vassili, Pensamento Pedaggico, Lisboa, Livros Horizontes, 1975.

You might also like