You are on page 1of 3

Questo sobre Primeira republica e era Vargas FUVEST Em 1872, a cidade de So Paulo possua 31.385 habitantes.

Em 1920, havia 579.033 pessoas na Capital. Explique esse extraordinrio crescimento no perodo. FUVEST As comunidades negras do vale do Ribeira no tm ttulo das terras que ocupam, mas esto reivindicando o direito coletivo de possu-las, com base na Constituio de 1988 (...). Liana John. Jornal da Tarde, 28/12/1993. a) Explique a origem das comunidades negras a que se refere o artigo do jornal. FUVEST "So Paulo no est apenas descontente. Est ferido na sua sensibilidade. O que a Revoluo lhe pediu ele lho deu... Por que a Revoluo tarda em restaur-lo na sua autonomia e no governo direto de seus filhos? Cansado de viver como terra conquistada, So Paulo... pede apenas, frente da administrao de seus negcios, um de seus filhos que lhe compreenda o esprito e no lhe golpeie o corao". O Estado de S.Paulo, 27 de janeiro de 1932. Explique os impasses polticos discutidos por esse jornal e indique seus desdobramentos. FUVEST Desde 1990, os governos brasileiros vm desmontando um modelo de Estado que se cristalizou no perodo varguista (1930-1945). Que principais mudanas esto ocorrendo no que respeita interveno do Estado na economia e nas relaes trabalhistas? FUVEST "As fbricas devoram a vida humana desde os sete anos de idade. Sobre as mulheres pesam, de ordinrio, trabalhos to rduos quanto os dos homens; no percebem seno salrios reduzidos. Equiparam-se aos adultos, para o trabalho, os menores de quatorze e doze anos... O horrio, geralmente, nivela sexos e idades, entre os extremos habituais de nove a dez horas cotidianas de canseira." Rui Barbosa, A questo social e poltica no Brasil, 1919.

a) Indique os principais problemas sociais apontados pelo texto;

b) relacione-os com as idias, reivindicaes e formas de luta dos operrios, na dcada de 1910, em So Paulo.

FUVEST Na comunidade domstica de constituio patriarcal, ainda bem viva durante nosso Imprio, os escravos constituam uma simples ampliao do crculo familiar. Por isso e tambm por motivos compreensveis de interesse econmico, o bem estar dos escravos devia ser mais caro ao fazendeiro do que o dos colonos. Sergio Buarque de Holanda. Introduo da obra Memria de um colono no Brasil de Thomas Davatz. Com base no texto, a) Indique quais os conflitos decorrentes da tradio escravista dos fazendeiros com relao ao emprego da mo-de-obra livre. b) Explique o que levou os colonos a deixarem a Europa e virem para o Brasil, apesar dos problemas apontados.

FUVEST Domesticada politicamente, reduzido seu peso poltico pela consolidao do sistema oligrquico, cidade pde ser dado o papel de carto postal da Repblica. Entrou-se cheio no espirito francs da belle poque, que teve seu auge na primeira dcada do sculo [...]. Mais que nunca, o mundo literrio voltou-se para Paris, os poetas sonhavam viver em Paris e, sobretudo, morrer em Paris. Com poucas excees, como o mulato Lima Barreto e o caboclo Euclides da Cunha, os literatos se dedicaram a produzir para o sorriso da elite carioca, com as antenas estticas voltadas para a Europa. Jos Murilo de Carvalho, Os bestializados. Levando em conta o texto: a) Caracterize o significado da Capital Federal (RJ) nas primeiras dcadas da Repblica. b) Por que Lima Barreto e Euclides da Cunha foram considerados excees pelo autor? FUVEST No Manifesto Antropfago, lanado em So Paulo,em 1928, l-se: Queremos a Revoluo Caraba (...). A unificao de todas as revoltas eficazes na direo do homem (...). Sem ns, a Europa no teria sequer a sua pobre declarao dos direitos do homem. Essas passagens expressam a a) defesa de concepes artsticas do impressionismo. b) crtica aos princpios da Revoluo Francesa. c) valorizao da cultura nacional. d) adeso ideologia socialista. e) afinidade com a cultura norte-americana.

UFF Durante a Primeira Repblica, a liderana do movimento operrio no Rio de Janeiro e em So Paulo foi disputada por diversas correntes polticas. Dentre essas correntes pode-se identificar : (A) o socialismo utpico e o PTB (B) o trabalhismo e o PT (C) o anarco-sindicalismo e o socialismo (D) o queremismo e o anarco-sindicalismo (E) o Partido Comunista Brasileiro e o PTB UFF O instrumento clssico de legitimao de regimes polticos no mundo moderno , naturalmente, a ideologia, a justificao racional da organizao do poder. Havia no Brasil pelo menos trs correntes que disputavam a definio da natureza do novo regime: o liberalismo americana [Alberto Salles], o jacobinismo francesa [Floriano Peixoto] e o positivismo [Miguel Lemos]. As trs correntes combateram-se intensamente nos anos iniciais da Repblica, at a vitria da primeira delas, por volta da virada do sculo CARVALHO, J. M. de. A Formao das Almas o imaginrio da Repblica no Brasil. S. Paulo, Companhia das Letras, 1990, p. 9. ( Adaptado) Com base no texto, analise o projeto de Repblica proposto por cada uma das correntes mencionadas.

UFF Uma das mais significativas manifestaes da crise dos anos 20 (sculo passado) no Brasil foi o Tenentismo. Ao analis-lo, diversos autores o explicam, quer como expresso do descontentamento das camadas mdias urbanas, ou como manifestao de problemas internos ao Exrcito. luz dessas consideraes: a) Enumere duas outras manifestaes da crise dos anos 20 no Brasil. b) Analise um dos argumentos que, para a historiografia brasileira, comprovam uma das explicaes para a compreenso do Tenentismo.

You might also like