You are on page 1of 28

Mitos e cartografias: novos olhares metodolgicos na comunicao

Nsia Martins do Rosrio1

A proposta central deste texto desenvolver reflexes sobre a cartografia como procedimento terico-metodolgico aplicvel pesquisa em comunicao e, nessa via, considerar o papel do cartgrafo nos percursos que engendram e organizam o seu fazer. Assim, a tentativa de apresentar olhares que despontaram no processo de aproximao da cartografia e reflexes sobre questes que se constituram nas andanas por esse tema, bem como indicar algumas das trilhas abertas por pesquisadores que se aventuraram na empreitada cartogrfica. Para chegar proposta deste texto, contudo, parece ser fundamental refletir sobre alguns dos acontecimentos que conduzem cincia da contemporaneidade. Por outras palavras, acredita-se que seja relevante, para entender a cartografia, primeiramente debater paradigmas e fenmenos que articularam e articulam a prpria cincia, bem como avaliar trajetrias dos pesquisadores entre arteses e burocratas.

Uma entrada: cincia e mito

relevante o fato de que a cincia no teve sempre todo o poder e reconhecimento que tem hoje. Entendida em sua definio mais tradicional como investigao racional por meio de mtodos cientficos que busca a descoberta da verdade , ela ganhou fora e reconhecimento pelo entendimento de que o senso comum e a crena mtica no explicavam os fenmenos do mundo por si s. Foi por meio desse processo que os grupos sociais saram da idade das trevas para entrarem no Iluminismo e, tambm, na industrializao. Ambos, acontecimentos que se destacaram no incio da chamada Modernidade.
1

Doutora em Comunicao Social, pela PUC/RS; mestre em Semitica pela Unisinos. Professora e pesquisadora do Programa de Ps Graduao em Cincias da Comunicao da Unisinos. Participa dos diretrios de pesquisa (CNPq) Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatizao, mediaes e recepo) e Audiovisualidades (GPAv); nisia@unisinos.br

Vertentes da histria referem que, na Idade Moderna, o saber cientfico comea a ocupar lugar de importncia no meio social, econmico e acadmico em detrimento e at excluso do senso comum que levou fama de ter alimentado a ignorncia humana. Esse olhar, entretanto, ignora as sabedorias que atravessaram milnios e as culturas que produziram conhecimentos fundantes, mas que, em suas pocas, no estavam formalizados como cincia a exemplo dos fencios, babilnios, egpcios, mayas, aztecas, incas, romanos, gregos. Na entrada do Iluminismo, os grupos tidos como mais sbios tendem a implantar novos padres de conduta que valorizam o sujeito pensante, os procedimentos da cincia e o aspecto mental do homem. Em contrapartida, o corpo errante torna-se apenas o local onde habita a razo. Por sua vez, a assepsia se converte em princpio fundamental da medicina para eliminar doenas e favorecer a sade, estendendo-se, tambm, ao asseio dos comportamentos sociais e das emoes; as crenas so organizadas e sistematizadas e a f nada mais explica (a no ser o inexplicvel). Todos esses processos, e ainda outros, buscavam reorganizar uma sociedade impregnada pela pobreza, doena, falta de infra-estrutura, mas, sobretudo, saturada pelo senso comum e pelo misticismo: boas intenes, sem dvida. Passa-se, assim, do teocentrismo ao antropocentrismo e depois ao tecnocentrismo. Entre os paradigmas daquele momento est a crena no progresso e na cincia, vias por meio das quais seria possvel alcanar um mundo melhor em que reinasse a tolerncia e a justia: fim da ignorncia e imprio do conhecimento e do progresso. No mesmo caminho, os dualismos adquirem potncia e a mente se sobressai ao corpo, a cincia entra no lugar da religio, a razo elimina a subjetividade e a crena substituda pela verdade comprovvel. O motivo disso pode ser explicado por intermdio de Benjamin (2006, p. 501) que sugere que os dualismos se organizam, por um lado, em pontos de vistas positivos sobre os fatos e, por outro, sob pontos de vista negativos:
muito fcil estabelecer dicotomias para cada poca em diferentes domnios, segundo determinados pontos de vista (...) os contornos da parte positiva s se realaro nitidamente se ela for devidamente delimitada em relao parte negativa. Toda negao, por sua vez, tem o seu valor apenas como pano de fundo para os contornos do vivo, do positivo.

Nesse momento de transio, ocorrem trocas de valncias que vo do mtico cincia, mostrando bem os arranjos que prevalecem no mundo ocidental quando mudanas significativas acontecem: dualidades so estabelecidas com prevalncia da oposio ou... ou... eliminando o que est em vigor e substituindo-o pelo seu inverso.

Contudo, nessa passagem da Antigidade para a Modernidade, instala-se um entre, uma dobra: o Renascimento. Se na Antigidade imperava o poder da Igreja e a crena nas explicaes mitolgicas, no Renascimento os dogmas da Igreja perderam relativamente sua fora, prevalecendo a liberdade de criao, que oferecia mltiplos olhares e percursos. A anulao de certezas que o Renascimento produziu ocasionou, entretanto, insegurana, fazendo o processo retroceder. O desdobramento disso se deu na busca de certezas nas cincias da modernidade. Assim, o mito e o mstico foram substitudos pela razo, pelo mtodo e pela verdade absoluta. O at bem-intencionado e intenso desejo moderno de extinguir os mitos e o senso comum que prevaleciam na Antigidade, bem como as incertezas do Renascimento, enveredaram por um caminho antagnico. Sustentados pela crena absoluta na cincia e no progresso, o Iluminismo e o Positivismo igualmente fizeram a imaginao funcionar, criando verses e dogmas para a prpria cincia. Os mitos que habitavam a idade das trevas, portanto, deram lugar a um outro: o Mito da Cincia. Desse modo, parece ser relevante que a definio mais tradicional de cincia seja reavaliada, com vistas a desmitificar os termos que a determinam.

Mito 1: exclusividade da razo

A racionalidade aspecto fundante da cincia, no se pode abrir mo dela em funo da configurao que d ao conhecimento e pesquisa. Os usos do racional, contudo, transformaram-no em racionalismo2 capaz de impor-se como nica via para a cincia. Isso gerou a falcia de que o cientista no se deixaria afetar por nenhum outro ponto de vista ou por qualquer sentimento. O nico elemento a conduzir a cincia seria a razo. Sem dvida, a objetividade, o raciocnio lgico so ingredientes importantes na busca de conhecimento, entretanto, eles no eliminam a subjetividade que inerente ao humano e que, independentemente da vontade, atravessa o processo de percepo e teorizao sobre fatos e fenmenos. Desse modo, negar a subjetividade um equvoco, conviver tambm com ela, um fato; e admiti-la, uma necessidade.

O sufixo ismo usado aqui num sentido de exagero e excesso, conforme tem sido empregado atualmente para a crtica de termos aos quais se incorpora tal sufixo.

A negao da subjetividade no uma inveno moderna, j estava presente no pensamento de Plato que considerava o subjetivo como enganoso, ilusrio. Giacia Jnior (In FONSECA e KIRST, 2003, p. 23), inclusive, levanta a possibilidade de que a verdade, to cara cincia, pode estar justamente do outro lado: aquele do disfarce, do velamento, da aparncia; portanto, da subjetividade. Nessa via, como ignorar que o conhecimento cientfico, sobretudo nas cincias sociais e humanas, ao se dar pela percepo, carrega elementos de subjetividades e, assim, diferentes maneiras de apreenso? Mesmo tendo em conta o rigor da descrio, cada vez que o cientista discorre sobre um fato, ele est sendo atravessado pelo seu ponto de vista, pela sua sensibilidade aos fenmenos. relevante observar que o progresso que se associa ao racionalismo cientfico pode provocar a matana de mentes, uma vez que se orientam pela inibio das intuies, criaes, opinies. Tanto mais as mentes so condenadas morte, quanto mais puderem abalar a tradio da cincia. O racionalismo, que parece ser de domnio apenas dos intelectuais, pode ser um instrumento de poder ao usar uma imagem congelada da cincia para aterrorizar as pessoas no familiarizadas com sua prtica (FEYERABEND, 2007, p. 21). Os cientistas, entretanto, so apenas pessoas que buscam adquirir conhecimento aprofundado em determinada rea com a inteno de encontrar respostas para as questes da natureza e do mundo. Isso no lhes garante a verdade, tampouco o uso exclusivo da razo na investigao dos fatos e fenmenos. O mito da inteligncia e da racionalidade da cincia pode ter colocado os pesquisadores em outra dimenso, afastando-os do corpo social e do seu prprio corpo e, portanto, da realidade. A fixao na razo e no uso exagerado do argumento racional-objetivo para confirmar as posies cientficas coloca fronteiras delimitadoras do espao de atuao e criao do investigador. Nessa via, ele ser inteiramente incapaz de compreender que aquilo que considera a voz da razo no passa de um efeito casual subseqente do treinamento que recebeu (FEYERABEND, 2007, p. 40). Em funo desse posicionamento, a essncia do investigador a criao fica renegada ao descaso e priso racionalista-metodolgica. A pesquisa e seu desenvolvimento compem o prprio ato da intuio criadora; construtora de trilhas e exploradora de idias, ela uma concepo nica, particular, complexa e fundante de saberes sempre incompletos.

Mito 2: rigidez do mtodo

Originalmente, o termo mtodo se refere ao caminho a ser trilhado, indicando os passos que o pesquisador vai adotar para realizar seu estudo. Entretanto, como procedimento que opera sobre preceitos e regras rgidas, imutveis e sistemticas, sendo pautado apenas pela racionalidade e pela objetividade da cincia, o paradigma do mtodo se constitui pela organizao do modo de agir do cientista mediante modelos que colocam parte tudo que no da ordem do cientfico. O termo modelo, inclusive, indica a existncia de um molde exemplar e padronizado capaz de reproduzir uma estrutura e permitir que ela seja visibilizada, reproduzida e, conseqentemente, estudada. Como tal, ele serve de cpia e assim que tem sido usado mais comumente nas cincias. O mtodo, na maioria das vezes, produz um modelo padro que, confirmado pela capacidade de atingir os resultados esperados (e desejados), copiado e reproduzido em um grande conjunto de pesquisas e aplicado a diferentes objetos sem considerar suas especificidades. O uso de um padro rigoroso possibilitaria que a subjetividade, as experincias pessoais e a intuio no atrapalhassem o trabalho cientfico, mas, sobretudo, garantiria que sua aplicao obteria resultados e estaria adequada aos propsitos da cincia. Nesse processo, o pesquisador alcanaria a verdade. Iluso bem engendrada. O que desestabiliza o modelo o fato de ignorar as especificidades de cada objeto e de cada problematizao, em detrimento do funcionamento perfeito e da falsa idia de que o percurso oferecido pode levar verdade e realidade. Rubem Alves (2004, p. 56) observa que uma teoria cientfica tem sempre a pretenso de oferecer uma receita universalmente vlida, vlida para todos os casos. Essa exigncia de universalidade tem a ver com a exigncia da ordem (...) e com a constituio de leis que pretendem reger o campo cientfico. O carter de receita que est inserido na noo de modelo torna-o paralisante, restringindo a criatividade e a prpria reflexo do investigador. A complexidade humana e a complexidade dos fenmenos implicam que se considere cada sujeito e/ou fenmeno como unidade distinta. Alves (2004, p. 52) explica que os modelos so construes intelectuais, palpites, apostas baseados na crena de que existe uma relao de analogia entre o que conhecemos e o que desejamos conhecer. Reproduzir os usos propostos pelos modelos leva, quase todas s vezes, a resultados muito similares e sem valor cientfico autntico. Nessa via, a pesquisa passa a ser uma linha de montagem e de produo em srie que invalida seu carter de indagao, especulao, explorao e criao. O pesquisador, por sua vez, torna-se um

operrio em detrimento do arteso que o constituiu. Enfim, a cincia no progride quando os modelos so confirmados pela investigao, mas quando certas anomalias foram os cientistas a question-los (ALVES, 2004, p.72). Para Bourdieu (1983, p.144) o campo da cincia est atravessado por relaes de poder e, nessa conjuntura, tornar o mtodo cientfico aceito e reconhecido, consolidando-o como lei social imanente, demanda esforos no sentido de inscrev-lo nos mecanismos sociais que regulam o funcionamento do campo. Por conseqncia, aqueles que obtm sucesso nessa empreitada podem controlar e dominar os que utilizam ou seguem tal mtodo. Nesse contexto, inevitvel que sejam acentuadas as relaes de fora e as disputas por espao, visibilidade e reconhecimento com vistas a solidificar os fundamentos de acordo com interesses especficos. O autor, inclusive, diz que a cincia jamais teve outro fundamento seno o da crena coletiva em seus fundamentos, que o prprio funcionamento do campo cientfico produz e supe (BOURDIEU, 1983, p. 145). Organizar e adotar um conjunto de procedimentos para desenvolver uma investigao , sem dvida, essencial, contudo no verdadeiro o argumento de que o sucesso da cincia se deve a mtodos e a metodologias uniformes e padronizadas. Feyerabend (2007, p. 32) pergunta se realmente devemos crer que regras ingnuas e simplrias que os metodlogos tomam como guia so capazes de explicar tal labirinto de interaes. Por outro lado, modelos prontos, de fato, so aparentemente mais seguros porque trazem consigo o capital simblico de metodlogos que detm autoridade e reconhecimento. Alm disso, so mais rapidamente aplicveis, j que eliminam as etapas de reflexo, de criao, de testagem e de reviso. Mas, exatamente por isso, so limitadores e engessadores. Alves (2004) compara o cientista que est profundamente aderido ao modelo metodolgico com o detetive que, para obter uma confisso, esbofeteia o suspeito. A diferena est no fato de que o cientista diferentemente do detetive se pe a esbofetear o objeto para que ele se adapte ao modelo. Por conseqncia, os resultados das pesquisas teimam em ser muito parecidos, sempre reafirmando a eficcia do mtodo, mas tambm omitindo do relato o que deu errado, o que teve de ser refeito, os percursos que resultaram em lugar nenhum, a insegurana em decidir sobre o caminho a seguir. O que considerado lixo vai para debaixo do tapete, sem que se perceba a riqueza desses detritos. Mills (1975) observa que o sujeito deveria ser seu prprio metodlogo, no sentido de ser o construtor de sua prpria trajetria metodolgica, considerando aquilo que particular ao seu objeto e a si prprio. Cada nova pesquisa exige um outro percurso, no s pela especificidade temtica, mas tambm por que o investigador j no mais o mesmo. Afinal, o

constante fluxo de percepo e de conhecimento que atravessa os seres humanos no tolera a estagnao; assim como nunca o mesmo rio que passa sob a ponte, o pesquisador nunca ter o mesmo olhar sobre o objeto.

Mito 3: Verdade

As questes relativas verdade e ao saber, segundo Foucault (1993), esto completamente atravessadas pelas questes do poder. Esse parece ser o ponto de fora e de reconhecimento da cincia. A vontade de saber se associa reflexo iluminista e comea a definir as direes dos estudos cientficos, a estabelecer os objetos aceitveis, assim como a esquematizar critrios de mensurao e classificao, entre outros. Nessa via, a vontade de saber demanda a vontade de verdade que tambm encontra compatibilidades com os preceitos da cincia do Iluminismo e do Positivismo. Foucault (1996) alerta, entretanto, que se deve considerar, nesse processo, a forma pela qual o saber aplicado, valorizado, distribudo e repartido, bem como a maneira pela qual a verdade produzida. A concepo do poder como prtica social que se exerce em diferentes nveis e em variados pontos da rede social, integrada ou no ao Estado, permite a percepo mais exata da configurao assumida pela verdade nas cincias. A busca pela verdade que est contida na noo de cincia se liga estreitamente vontade de saber inerente ao ser humano. Alis, de acordo com os preceitos da modernidade, o conhecimento obtido deveria ser compartilhado com todos para gerar o progresso. Para Foucault (1996), contudo, a gnese do saber se engendra ao comprometimento com dispositivos e estruturas polticas e econmicas. Os enunciados tidos como verdadeiros pela cincia so resultado, portanto, das formas como se rege o poder no interior da cincia.
O importante, creio, que a verdade no existe fora do poder ou sem o poder (...). A verdade deste mundo; ela produzida nele graas a mltiplas coeres e nele produz efeitos regulamentados de poder. Cada sociedade tem seu regime de verdade, sua poltica geral de verdade: isto , tipos de discurso que ela acolhe e faz funcionar como verdadeiros (FOUCAULT, 1993, p. 12).

O que verossmil, pelo menos no mundo ocidental, deve estar institucionalizado e consolidado pelo discurso cientfico, o qual controlado pela incitao poltica e econmica. A produo cientfica reconhecida deve ser amplamente divulgada para que seja aceita,

todavia aquilo que circula e tem reconhecimento depende de um pequeno grupo que pode controlar aquilo que divulgado, revelado, reconhecido e como popularizado. Desse modo, engendram-se poderes especficos. Assim, conhecimento e verdade (em sua essncia) se tornam apenas uma mscara de aparncia para a cincia, que constri seu discurso sobre dogmas e interesses. Os enunciados cientficos, alis, parecem se sustentar, por vezes, pela repetio e tentativa de universalizao, mas tambm pela restrio dos sujeitos que podem compor o grupo de intelectuais reconhecidos. Devido ao suporte institucional: ignoramos, em contrapartida, a vontade de verdade, como prodigiosa maquinaria destinada a excluir todos aqueles que, ponto por ponto, em nossa histria, procuraram contornar essa vontade de verdade e recoloc-la em questo contra a verdade (FOUCAULT, 1996, p. 20). Para o autor, o intelectual carrega um problema poltico relevante: no tem mais o papel de conscientizar as massas ou mudar sua forma de pensar e agir, mas sim de consolidar um novo regime poltico, econmico, institucional de verdade.
O intelectual dizia a verdade queles que no a viam e em nome daqueles que no podiam diz-la: conscincia e eloqncia. Ora o que os intelectuais descobriram recentemente que as massas no necessitam deles para saber; elas sabem perfeitamente, claramente, muito melhor do que eles; e elas dizem muito bem. Mas existe um sistema de poder que barra, probe, invalida esse discurso e esse saber (FOUCAULT, 1993, p.71).

Contudo, fora dessas reflexes h uma tendncia a entender a verdade como eterna. O que considerado fato verdico hoje porque sempre foi e, em algum momento do passado, teria sido comprovado. As conseqncias dessa iluso so inumerveis. Nossa apreciao dos homens e dos acontecimentos est inteiramente impregnada da crena no valor retrospectivo do juzo de verdade (BERGSON, 2006, p.17). No se pode esquecer que a verdade relativa e histrica j que se pauta por um conjunto de paradigmas e axiomas que predominam em uma determinada poca e em uma rea geogrfica definida. As verdades que imperam hoje no so as mesmas de sculos passados, nem sero as mesmas nas prximas dcadas, justamente em funo de novas descobertas e comprovaes cientficas e, tambm, de arranjos e acordos. Feyrabend (2007, p. 16-17) diz com propriedade, no que se refere cincia: a verdade escondida e mesmo pervertida pelos processos cuja inteno estabelec-la. possvel defender que as verdades cientficas pretendidas como absolutas e reinantes atualmente foram estabelecidas como tais, a partir de consensos entre sujeitos e grupos sociais determinados; testadas ou no elas

tendem a estabelecer um sistema de crenas que aceito pelo conjunto cientfico e social. Por outro lado, justamente a vida em movimento que traz ao conhecimento dinamicidade e heterogeneidade, impingindo diversidades, conflitos e olhares mltiplos sobre as verdades.

Uma abertura: uma desmitificao

Na perspectiva que se apega ao racionalismo, ao mtodo rgido e verdade absoluta, no seria possvel conectar o processo de percepo ao processo de pesquisa. Essa afirmao se justifica pelo fato de que a verdade se constri com base nos procedimentos cientficos e esses se desenvolvem principalmente nas cincias sociais e humanas graas capacidade de percepo, com base naquilo que os sentidos permitem captar. Por sua vez, a percepo atravessada pela objetividade, mas tambm pela subjetividade e pela experincia de vida. Assim, a percepo est intimamente ligada ao fazer da cincia e, desse modo, parece ser importante tratar sucintamente dessa noo. Conforme Rolnik (2006), a percepo uma capacidade cortical do sujeito que permite capturar as formas e os elementos do mundo gerando-lhes representaes; essa capacidade da ordem da histria e da linguagem. J a capacidade subcortical capaz de gerar o olhar/corpo vibrtil. Essa aptido deixa ver a alteridade em suas foras vivas, aquilo que afeta o sujeito e se configura em sensaes. A autora defende, ainda, a existncia de uma relao paradoxal entre percepo e vibratilidade, capaz de impulsionar a potncia da criao. Uma via tambm interessante para abordar a percepo a apontada por Peirce (1990), que estuda a relao entre o objeto, a percepo e o sujeito, entendendo os fatos perceptivos como representantes abstratos, representaes. O aprofundamento feito por ele permite que se entenda melhor o processo de percepo e, desse modo, um pouco da complexidade dessa noo. Peirce organiza e aprofunda a trade que a constitui: o percepto, o percipuum e o julgamento perceptivo. Numa abordagem bastante rasa, o percepto o objeto direto da percepo, que seria a verdadeira coisa existente, que tem papel, na via semitica, de objeto dinmico. Assim, a percepo funciona sempre como mediadora na apreenso do objeto dinmico, objeto esse que s podemos ter acesso por intermdio de feixes de perceptos que se deslocam indefinidamente (SANTAELLA, 2004, p. 50). Logo que o percepto atinge os rgos dos sentidos, configura-se em percipuum, a primeira traduo formada por aquele que percebe, antes de chegar aos esquemas interpretativos. O percipuum se liga ao que Peirce

denomina objeto imediato o representamen. Quando os sistemas interpretativos entram em ao a partir de normas, sintaxes, julgamentos, princpios, experincias o percipuum se insere no julgamento perceptivo, compondo, ento, o interpretante. Isso implica que o percepto, apesar de existir independentemente do sujeito, s conhecido quando entra em relao com os rgos de percepo. Nesse contexto, pode-se considerar que o objeto de pesquisa se constitui em percepto, que est fora do sujeito, exterior a ele, e s vai ter existncia para o(s) sujeito(s) quando for percebido por ele(s) por meio dos rgos dos sentidos (percipuum) que permitem a configurao de interpretaes (julgamento perceptivo). A busca por conhecimento que se desenvolve nas cincias sociais e humanas realiza-se pelo processo perceptivo e, para isso, precisa contar com a capacidade perceptiva do pesquisador sua competncia intelectual, sua objetividade, sua compenetrao, mas tambm com sua sensibilidade, com sua intuio, com seu desejo para chegar s interpretaes. Giacia Jnior (In FONSECA e KIRST, 2003, p.36) afirma que no h seno interpretao e, nessa medida, melhor que ela seja consciente de si, coerente no mistificadora. Por meio do ponto de vista do autor, parece foroso aceitar que principalmente as cincias sociais e humanas trabalham com interpretaes e, dessa maneira, so dependentes do processo de percepo do pesquisador. Desse modo, imprescindvel operar sobre inseguranas, caminhar sem garantias, jogar-se numa ordem desconhecida a ordem particular do objeto e atirar-se, como o trapezista sem rede, num salto, para a essncia da cincia. Faz-se necessrio, igualmente, assimilar que no h certezas absolutas, verdades universais, fatos que possam ser apreendidos em estado puro, tampouco mtodos infalveis. Esse panorama exige outros olhares, outros processos, novas trilhas, outras prticas de investigao. por essa fenda que a cartografia se d a ver. As configuraes que a cincia foi assumindo nos ltimos sculos geraram um idealismo acerca dos processos de pesquisa e de aquisio de conhecimento que excluem e/ou omitem a desordem, a confuso, o engano, o conflito, o erro. Bourdieu (1983, p.122) ajuda a desmitificar o campo da cincia: o universo puro da mais pura cincia um campo social como outro qualquer, com suas relaes de fora e monoplios, suas lutas e estratgias, seus interesses e lucros, mas onde todas essas invariantes revestem formas especficas. Essa afirmao expe aquilo que alguns tentam esconder sob a razo, o equilbrio e a imparcialidade do campo cientfico: as relaes de fora e de poder. Inevitavelmente, elas vo se definindo nos tensionamentos do campo e de acordo com a distribuio do capital simblico. Bourdieu observa que a forma de distribuio desse capital fundamenta as

transformaes do campo e se d a ver especialmente nas estratgias de conservao e subverso. Os dominantes aplicam as estratgias de conservao manter tudo como est e os demais, conforme sua posio no campo, optam por outras estratgias como as de subverso e de sucesso. Enquanto os cientistas deveriam ser desbravadores, descobridores, aqueles que se aventuram e que tm coragem de romper com o que est posto, o que a modernidade tornou visvel certa estagnao, repeties de objetos, de problemas e de resultados. Acostumados a paisagens modeladas, a se deparar com caminhos prontos e protegidos pelo saber hegemnico, os investigadores perdem sua essncia na burocracia do discurso, da economia e da poltica. O arteso (MILLS, 1995) substitudo pelo burocrata. Quem ainda tenta ser arteso no pode deixar de considerar a verdade das incertezas, as especificidades de cada objeto e as particularidades de cada problema, alm da diversidade de olhares e percepes. O fazer cientfico, em sua essncia, progride na exata proporo do trabalho e das criaes de seus artfices; mas progride tambm industrialmente na esteira da repetio e do preenchimento de formulrios. Feyrabend (2007), inclusive, defendendo a rejeio de todas as padronizaes universalizantes, bem como a rigidez das tradies. Isso, sem dvida, levaria recusa de parte dos preceitos da cincia contempornea. Entretanto, nem tudo est perdido:
O fato de que o campo cientfico comporte sempre uma parte de arbitrrio social na medida em que ele se serve dos interesses daqueles que, no campo e/ou fora dele, so capazes de receber os proveitos, no exclui que, sob certas condies, a prpria lgica do campo (...) exera um desvio sistemtico dos fins que transforma continuamente a busca dos interesses cientficos privados (no duplo sentido da palavra) em algo proveitoso para o progresso da cincia (BOURDIEU, 1983, p. 141).

O fato de a cincia ter-se pautado por regularidades, ordenamentos, regramentos e universalidades levou a que fossem ignoradas minorias, diferenas, multiplicidades em prol de certezas e de verdades. Em contrapartida, fenmenos tericos e metodolgicos dignos de estudo se constituem a todo o momento e exigem pontos de vista originais em procedimentos, percursos e reflexes. Conforme Feyrabend (2007, p. 13):
H estudos das vrias tradies (...) que influenciaram cientistas e deram formas sua pesquisa; eles mostram a necessidade de um tratamento do conhecimento cientfico que seja mais complexo do que aquele que emergira do positivismo e de filosofias similares.

Quem transita pela diversidade (todos ns) e quer compreend-la precisa estar aberto a ritmos diversos, a percursos que oferecem desvios alternativos. Nesse contexto, muitos podem se assustar porque a multiplicidade pode trazer consigo a noo de caos, contudo bom lembrar que o caos parte da cincia, apenas outro tipo de ordem que se constitui e se acomoda de forma diferente daquela a que se est acostumado. Mesmo que a rigidez e a ordem hegemnica dominem o ambiente cientfico, Feyerabend (2007, p14) observa que estamos bem longe da velha idia (platnica) de cincia como um sistema de enunciados desenvolvendo-se por meio de experimentao e observao e mantido em ordem por padres racionais duradouros. J para Passos e Benevides (In FONSECA e KIRST, 2004) a questo da ordem e do caos dois lados de uma mesma moeda passa pelo desafio da cincia contempornea, que refletir sobre a auto-organizao dos sistemas que passam a compor a cincia e que so capazes de dissolver estruturas e construir novos caminhos. Nesses termos, a dinmica da cincia no pra de tensionar os processos da prpria cincia. As trajetrias do campo, com seus mitos e suas realidades, vieram apontando no apenas para suas tradies, mas tambm para outras potencialidades capazes de fazer a diferena. A partir da virtualidade da cincia (que abriga as potncias) comeam a se revelar atualizaes3 de proposies tericas e metodolgicas que se distinguem das demais. Elas podem tanto ser produto do desdobramento dos caminhos da prpria cincia, como ser fruto da inveno sobre ela. A cartografia pode ser considerada uma dessas atualizaes ou desdobramentos criativos. Ela se desprende dos mitos da cincia em vrios aspectos, entre os quais: no se declara neutra, pelo contrrio, parte do objeto; procura tensionamentos, subjetivaes e afeces; no toma distanciamentos, mas se aproxima do que vai ser estudado, refletindo-se nele; no se constri sobre modelos metodolgicos prontos, mas sobre a trajetria do pesquisador; no prope a busca da verdade, e sim um caminhar, um ponto de vista sobre o mundo, procurando conhecimentos, suas verses e sua expressividade.

importante lembrar que a atualizao (nos termos de Bergson, 2006) se constitui como processo de diferenciao e de criao, portanto, proposies tericas e metodolgicas que se atualizam devem conter essa essncia.

Uma atualizao: a cartografia

A cartografia um procedimento/metodologia/mtodo que tem sido usado nas ltimas dcadas nas cincias sociais e humanas, tendo se destacado, no Brasil, na rea da psicanlise e da educao. Comeou a adentrar a comunicao h poucos anos, sendo foco de interesse de pesquisadores que buscam novos caminhos, no pela novidade, mas pela possibilidade de construir uma percepo diferenciada sobre os objetos do campo. Entre os autores que se destacam no estudo da cartografia, esto os filsofos Gilles Deleuze e Flix Guattari pelo vis do rizoma; tambm Suely Rolnik, da psicanlise e, numa perspectiva comunicacional, Jsus Martn-Barbero e Nestor Garcia Canclini. possvel, todavia, encontrar potncias da cartografia nas obras de Benjamin e de Bergson. De incio, preciso ter em mente que a formalidade dos mtodos de investigao tradicionalmente apreciados pelo campo da comunicao social e aprovados no mbito da pesquisa cientfica que ainda tm como facilitador o modelo metodolgico dificulta que outros procedimentos sejam reconhecidos e aceitos, tais como a prpria cartografia. Isso parece se dar, sobretudo, porque implica novidade que, por sua vez, demanda reaprendizagens de diversas ordens e admisso de aspectos obsoletos da pesquisa, da cincia e do pesquisador contemporneos. Nessa via, como procedimento novo para pensar a comunicao e que rompe com muitos dos paradigmas mais arraigados da cincia, a cartografia, por vezes, tende a ser considerada como um procedimento sem rigor ou sem consistncia. Contudo, no assim que ela se configura. A cartografia no apenas um desenho do objeto, ela vai muito alm disso. Justamente pelo vis qualitativo e pela conexo atenta ao objeto, busca o discernimento de aspectos e de processos que comumente no so apreendidos por um olhar previamente direcionado. Ela prope a dissoluo dos caminhos e dos sentidos codificados. Por outras palavras, a cartografia busca desconstruir os discursos de verdade estabelecidos, tensionando linhas de fora, capturando o novo, buscando a alteridade e o que negado ou est escondido. Dessa forma, ela desacomoda a pesquisa que determina os objetos, modela os mtodos e direciona os sujeitos. A cartografia pode ser entendida como um trilhar metodolgico que visa a construir um mapa (nunca acabado) do objeto de estudo, a partir do olhar atento e das percepes e observaes do pesquisador, que so nicas e particulares, que sero cruzadas com a memria do investigador. O primeiro passo adentrar nas tramas do objeto. Todavia, as entradas e as

sadas so mltiplas, isto , da mesma forma que se pode entrar numa cidade por diversas ruas, pode-se igualmente dar incio cartografia a partir de vrios pontos ou caminhos. preciso escolher. E essa opo vai depender exclusivamente do cartgrafo. Contudo, se as entradas so mltiplas, na trama, tudo se mistura; um ponto remete a outro, no importando mais o ponto de acesso. No percurso, possvel perceber e registrar movimentos, verificar amplitudes, tenses, desvios, sem deixar escapar os elementos minoritrios. Mairesse (In FONSECA e KIRST, 2003, p. 271) afirma, inclusive, que pelos desvios que se comea a jornada, pelas linhas mal/bem traadas do desejo que se realiza a cartografia. Se, nesse processo, o pesquisador leva sua subjetividade, carrega tambm seu desejo, mas no abandona a essncia da cincia. Um dos obstculos que se faz visvel no cartografar, quando esse trazido comunicao, o da composio do mapa, j que ele no apenas uma cpia, um decalque ou uma reproduo. Alm disso, no h um modelo a ser seguido e aplicado na sua construo, tampouco um roteiro com os passos a serem dados. Assim, a cartografia precisa contar com a inveno, j que ela impele o pesquisador a criar a sua prpria forma de fazer pesquisa; conduz elaborao de um roteiro particular que contemple as especificidades do objeto; arrasta o investigador por diversas perspectivas do objeto: amplitudes, intensidades, extenses, tenses, fluxos e propores. A experincia e a sensibilidade do cartgrafo vo ajudar nas definies, contudo, tendo em vista justamente as imprevisibilidades do processo, alguns critrios e metas devem ser planejados e usados. De qualquer forma, esse um processo particular que, no entanto, no perde a conexo com a cientificidade. Rolnik (2006) ao partilhar suas reflexes e, ao que parece, desconstruir o conceito de mtodo, aponta elementos que podem ser considerados nesse processo: critrio, princpio, regra, roteiro. possvel pensar que esses itens no sejam os mesmos a cada pesquisa, necessitando de renovao. A habilidade de Rolnik para a cartografia j est amplamente reconhecida, entretanto, como seu olhar parte da psicanlise, acredita-se que esses elementos devam ser pensados tambm pelo vis da comunicao social e na relao com reas especficas. Desejando desenvolver, minimamente que seja, o entendimento sobre esses elementos por meio de um olhar da comunicao, apontam-se algumas idias a seguir. A autora entende que o critrio do cartgrafo est no grau de intimidade que cada um se permite (ROLNIK, 2006, p. 67). Pode-se considerar que ele vai ser criado de acordo com a amplitude que a pesquisa apresenta e com o grau de intensidade que o investigador e sua amostra se ela existir so capazes de suportar. O critrio responsvel por organizar as escolhas, as direes, porm precisa estar sempre aberto recomposio; construdo a partir

de marcadores lgicos sem excluir a afeco e a sensibilidade. Por mais bem intencionada que seja a sua criao, ela , todas s vezes, uma baliza de julgamento, um parmetro que vai gerar incluses e excluses, tanto tericas quanto metodolgicas e sociais. Contudo, o critrio necessrio para iniciar e dar um traado ao percurso, bem como para encontrar tensionamentos, multiplicidades e focos, decidindo por onde seguir. Pode ajudar compartilhlo desde o incio, tornando-o explcito e relatando suas linhas de fuga. Para Rolnik, o princpio da cartografia visa, sobretudo, expanso da vida e, desse modo, um antiprincpio porque extramoral. possvel entender, contudo, que o princpio contm os preceitos que marcam a conduta do cartgrafo. Esse elemento define do que se deve ou se pode estar imbudo para dar incio e conduzir a pesquisa, bem como ordena as noes que regem os procedimentos do cartgrafo. Ao que tudo indica, o que fundamenta o princpio do cartgrafo deve estar ligado a uma razo vitalizante. No campo da comunicao, vale refletir sobre as causas e as metas que movem as pesquisas da rea e, desse modo, a forma como os princpios dos pesquisadores so constitudos e aceitos. Ao que parece, alguns dos motivos e fundamentos da pesquisa em comunicao seguem, ainda, princpios de imposio, visibilidade, interesses particulares, tendo como atributos simblicos da respeitabilidade cientfica: mscaras e artifcios tais como os gadgets tecnolgicos e o kitsh retrico (BOURDIEU, 1983, p. 150). A regra compe outro dos elementos possveis de considerar no fazer cartogrfico. O que se revela importante o fato que ela no configurada por um vis de medidas, padres e modelos, mas nasce da sensibilidade do corpo vibrtil do cartgrafo (ROLNIK, 2006). A regra se constri, ento, na conexo com o objeto, o pesquisador, o princpio, a proposta da investigao. possvel que ela seja atravessada pela subjetividade e pela intuio que vo ao encontro das singularidades do objeto, mas oferecem variaes que abrigam tambm a objetividade e a sistematizao, tendo em vista o modo como o caminho se apresenta. A regra ajuda, ainda, a traar estratgias e orientam sobre como conduzir o processo. Para Rolnik (2006), a regra d elasticidade ao princpio e ao critrio e se funda em uma nica: a regra de prudncia, isto , estar sempre atento e considerando os limiares que se apresentam. Assim, o que orienta a cartografia em termos de regras so os limites que se do a ver, as fronteiras que se mostram no campo e nas relaes com os sujeitos e objetos. A prudncia permite entender at que ponto se deve ir, o quanto se pode avanar e, tambm, o quanto o pesquisador suporta e o quanto o objeto agenta. O roteiro vai recuperar, de certa forma, um elemento comum na pesquisa comunicacional, mas, em acrscimo, ele capaz de expressar as preocupaes e inquietaes

do cartgrafo. nesse plano que se expressam as problematizaes, uma vez que elas vo dar a direo ao cartgrafo. Contudo, o roteiro assim como o objeto, a problematizao e o pesquisador vai sendo construdo e desconstrudo, territorializado e desterritorializado durante toda a trajetria, j que os elementos da pesquisa se interpenetram de forma dinmica. Pode-se cogitar que esse script vai ajudar a arquitetar o caminhar do cartgrafo, orientar as direes que podem ser tomadas e indicar o momento e o lugar da sada. Vale lembrar que as sadas so sempre mltiplas e a deciso sobre os momentos de sair e entrar cabem ao cartgrafo. Entende-se que, aos elementos trazidos por Rolnik, ainda se pode acrescentar mais um: os equipamentos. Eles so os subsdios que compem a bagagem do cartgrafo, tm o papel de auxiliar a caminhada, a formao dos apontamentos, a coleta dos dados, o processo de observao e o inventrio das memrias. Como todo viajante que faz sua mala, o cartgrafo precisa mais uma vez escolher, decidindo aquilo que importante levar, mas pela intuio ou pela experincia sabe aquilo que no deve faltar. Nas formas mais intangveis, os equipamentos podem se configurar em pacincia, ateno, desejo, enquanto que, nas formas mais palpveis, se consolidam em dirio de notas, material coletado com uso de gravador, cmera, vdeocassete, DVD, mquina fotogrfica, entre tantos outros. Esses equipamentos podem ser considerados os culos que ajudam a compor a viso sobre o objeto, todavia, ser sempre um olhar, uma maneira de perceber e que pode constituir afeces, sensaes e lgicas de formas diferenciadas. Cada olhar/percepo-sensao sobre o objeto ou sobre o campo ser sempre novo, diverso do que o antecedeu e distinto do que o suceder. Um dos motivos disso que o objeto sempre percebido no seu movimento. um olhar enriquecido pela vida, pela histria, pela cultura, pelo conhecimento e pelas interaes.

Uma conjugao: tempo e espao

Para alm dos elementos que ajudam na caminhada cartogrfica h outras noes relevantes, como as de tempo e espao. no espao que o mapa se d a ver, configurando-se pelos registros e reflexes acerca do objeto/problema e se materializando no traado do investigador. O espao o ambiente dos territrios, das paisagens e dos cenrios. medida que adquirem fora e intensidades sendo, portanto, atravessadas pelo tempo e pelo pesquisador essas paisagens vo sendo desenhadas pelo investigador, suas linhas, marcas e

traos nascem pela mo do cartgrafo e se territorializam. Mas se, por outro lado, perdem a potncia, tendem a se desfazer e se desterritorializam. Alm do espao, a cartografia demanda, tambm, consideraes sobre o tempo, tendo em vista o seu aspecto de dinamicidade, movimentao e dobramentos. O cartgrafo, por conseguinte, alm de atentar paisagem, precisa estar atento ao fluxo que constitui o objeto e ao fluxo que o constitui. De um ponto de vista paralelo, possvel afirmar que h, pelo menos, dois tempos na cartografia: o tempo cronolgico e a durao (BERGSON, 2006). O primeiro quantitativo, linear e mensurvel, e o segundo qualitativo, engendra nova percepo da temporalidade, o tempo prprio de cada elemento, do objeto, do pesquisador, da caminhada. o tempo da afeco. Muitas vezes, o que determina a finalizao da cartografia o tempo cronolgico, enquanto que o percurso do cartgrafo deveria se ater durao. De acordo com Bergson (2006, p. 8-9), na relao tempo/espao o que predomina a espacializao at mesmo do tempo, nossa inteligncia, que procura por toda parte a fixidez, supe post factum que o movimento aplicou-se sobre esse espao. Para o autor, noutra via, o tempo (qualitativo e, portanto, no cronolgico) mobilidade, vivncia, continuidade, ou seja, a prpria mudana e, portanto, durao. nessa dimenso que h a possibilidade de criao ad infinitun. Ainda sobre o tempo, Mairesse (In FONSECA e KIRST, 2003, p. 271) considera que o processo cartogrfico uma tarefa rdua e que depende de um tempo outro, o tempo da possibilidade, da subjetivao e de se fazer diferente. possvel afirmar com Deleuze, ento, que a cartografia tem vrios ritmos e velocidades. O mapa deve contemplar tanto os elementos do espao quanto os elementos do tempo e no visa a representar o objeto tal qual, mas verificar processos, detalhes, transformaes, fluxos, amplitudes, entre outros. A construo do mapa , em si, uma experimentao e, dessa forma, permite o exerccio, a anlise e o ensaio. O resultado desse processo a elaborao/desenho de paisagem(ns) dinmica(s), capaz(es) de apontar elementos diversificados tanto do tempo como do espao do objeto. Se, para Benjamin (2006), as paisagens so fruto das transformaes que as cidades sofrem aos olhos do flneur, para Rolnik (2006) as paisagens cartogrficas devem contemplar o psicossocial. No mbito da Comunicao, pode-se pensar, entre outros, que tais mapas podem considerar tanto as transformaes quanto o social, bem como as trocas simblicas que podero compor uma multiplicidade de paisagens e de fluxos: comunicacionais, miditicas, audiovisuais, jornalsticas, da recepo, do consumo, as quais envolvem uma diversidade de cenrios.

Como se prope criao/inveno, a cartografia encaminha-se sempre para a produo da diferena e para uma nova maneira de adquirir conhecimento. A consistncia e a relevncia desse procedimento esto justamente na forma como as informaes so apreendidas e processadas e, ainda mais, a sua legitimidade est na admisso de que a cincia no generalizante, totalizante e construda sobre rigidez de processos, mas sim singularizante, dspar e construda sobre a multiplicidade. Um dos pontos de sustentao da cartografia a conexo densa que estabelece entre novos olhares pesquisa cientfica e a eliminao da rigidez do mtodo. Alterando a forma de mediao entre o cientista e a natureza, a ela se alia a subjetividade o que no podia acontecer na cincia moderna. J a linha de reflexo que parece mais se adequar cartografia aquela que trata o objeto, primeiramente, na sua complexidade inerente. Desse modo, acolhe a idia de que o processo de conhecimento do objeto e o prprio objeto so indissociveis. Da mesma maneira, aceita que o mtodo e os procedimentos metodolgicos precisam ser desenvolvidos, revisados e, por vezes, recriados na interseco com o objeto. Entendendo que o mtodo genrico no se sustenta porque padroniza e, com isso, ignora o que prprio do objeto e do pesquisador, a organizao metodolgica da cartografia prope um percurso rizomtico e, de certa forma, autnomo. A estratgia cartogrfica a de compor com os devires, negociar com a alteridade, deixar-se afetar pela diferena, usufruindo da potncia do devir. Navegar num mundo de aventura (ROBINSON In FONSECA e KIRST, 2003, p. 314). Martn-Barbero, nessa mesma via, considera a cartografia uma aventura intelectual que possibilita visitar novos lugar e revisitar outros, porm com um olhar diferente. Por fim, relevante observar que a cartografia no se pretende um mtodo cientfico estanque e acabado. De forma alguma pretendemos ao ttulo da cincia. No reconhecemos nem cientificidade, nem ideologia, apenas agenciamentos (DELEUZE e GUATTARI, 2004, p. 34). A cartografia pode ser entendida como um procedimento, como um mtodo ou como uma metodologia, a depender do mbito que ela ocupa na pesquisa e das intenes do pesquisador com o seu uso. Optar por ela pressupe, antes de tudo, o desejo de realizar a investigao cientfica por um prisma diferenciado do sistema clssico/tradicional; implica assumir a presena da subjetividade na investigao sem ignorar a cientificidade. O ato de cartografar provocador das incompatibilidades existentes em mtodos fechados em si, engessadores do pensamento e crentes na razo e na verdade absolutas. A cartografia compromete o sujeito com a busca da diferena, ou seja, com a procura elementos, estratgias, argumentos, linhas de raciocnio que esto pulsando no objeto e que ainda no foram trazidos tona; aceita as limitaes da pesquisa e do pesquisador, sendo que esse

consente a existncia de outros pontos de vista alm do seu. , sem dvida, um caminho outro, a passagem para a diferena que incorpora um saber afetivo e, como tal, tem suas riquezas e suas precariedades. Esse caminho parece se explicar melhor por intermdio do conceito de rizoma.

Um caminho: o rizoma

Uma reflexo sobre a vida e as vivncias experimentadas pelo ser humano permitir entender que elas no se constituem numa ordenao de linhas retas e contnuas, de estabilidade, de equilbrio ininterrupto e de harmonia constante. Portanto, uma das perspectivas da vida e da existncia o rizoma, j que se compe de segmentaridades, diversidades, estratos, imprevistos, de linhas de fuga, territorializaes, desterritorializaes, bem como de trajetos em vrias direes que podem se atravessar, se cruzar, se interligar e se aglomerar. Isso faz com que cada vivncia seja nica e, ao mesmo tempo, catica termo entendido aqui como uma outra organizao, apenas. A ordem, conforme concebida tradicionalmente, fruto de um arranjo ao qual o olhar j est acostumado/habituado e, por isso, julga que a entende. Esse olhar, contudo, pouco v. Talvez a melhor maneira de visualizar o conceito abstrato do rizoma seja mediante a representao das sinapses entre os neurnios isso um rizoma -, ou ento das razes da grama que no tm incio, fim, ou centro. O rizoma esse emaranhado que compe a vivncia humana, mesmo que desejemos desesperadamente dar a ela o arranjo da ordem hegemnica. O rizoma uma mescla de tramas que se combina, se mistura, se embaralha, se junta e se afasta. a trama da vida e a trama da pesquisa. Afinal, o trajeto feito pelo pesquisador no procedimento da cartografia traz em si um pouco disso que chamamos de caos, ou pouco dessas tramas e embaralhamentos - o que acontece que os mitos da cincia tm imposto apresentao da pesquisa o ocultamento das linhas de fuga, dos ajustes, dos retornos. Enfim, se a pesquisa um rizoma que poucos conseguem perceber -, o mapa a ser construdo pelo cartgrafo , igualmente, rizomtico e, ainda, o prprio cartgrafo rizoma. Assim, o mapa/rizoma a ser elaborado para relatar o observado no pode ser concebido como transferncia, decalque ou reproduo estanque e sem movimento. Deve, isso sim, ser compreendido na sua complexidade e dinamicidade que so reflexos do prprio objeto. O processo cartogrfico herda da topologia o exerccio da observao e da descrio detalhada,

permitindo indicar linhas e formas, fluxos e movimentos, bem como amplitudes e intensidade no desenho do mapa. A expresso desenho do mapa vem como metfora, mas concebe muito bem a idia de rizoma e de cartografia. Se o propsito traar um mapa, deve-se compartilhar o ponto de vista de Deleuze e Guattari (2004) de que esse desenho, por estar conectado com o real, imprevisvel, tem sua prpria ordem e, nessa via, sua estrutura no pode ser calculada antecipadamente e nem aplicada a modelos sem que se corra o risco de s confirmar hipteses. Tanto o percurso feito como a construo do mapa so fruto de uma experimentao que se abre aventura e turbulncia no mar da cientificidade. Nessa viagem, se conhecem os sabores, as texturas, os cheiros, os sons e as formas do objeto preciso perceb-lo com os cinco sentidos. J foi possvel notar o grau de complexidade e o grau de alteridade da cartografia e, nessa perspectiva, ela pouco se assemelha ao que j foi feito e ao que tem sido feito na pesquisa em comunicao. Alguns pesquisadores desse campo, como Martn-Barbero, Canclini e Canevacci j se embrenharam na aventura da cartografia e foram exitosos, contudo esse procedimento est a se deparar, a todo momento, com narizes torcidos, olhares de desdm e de despeito. Afinal, a cartografia prope uma ruptura com as tradies metodolgicas. Assim, a primeira impresso sobre um trajeto metodolgico indeterminado uma (aparente) desordem que se constitui em funo da diferena desse procedimento em relao aos que costumam ser usados. Essa confuso, contudo, permanece assim somente at que as lgicas do objeto sejam capturadas e conectadas s lgicas do cartgrafo e s da cartografia. Tal desordem pode ser entendida como rizoma conceito desenvolvido por Deleuze e Guattari. Perceber rizomas no tarefa fcil para quem est acostumado a estruturas retas e geomtricas. Uma das melhores figuras usada por Guattari e Deleuze (2004) para referir-se ao rizoma parecer ser o sistema de comunicao dos neurnios no crebro, conforme j foi dito; os autores usam tambm como metfora o bulbo, o tubrculo, as razes da grama, o andar dos ratos. Aparentemente no h coerncia nesses sistemas, uma vez que nossa compreenso est acostumada a lgicas lineares e binrias (ou isso ou aquilo) que seguem ordenamentos tambm lineares e duais: horizontal ou vertical, ascendente ou descendente, direita ou esquerda, corpo ou mente, razo ou subjetividade. No rizoma, a conjuno ou substituda pela conjuno e. Ao compreender e capturar, entretanto, a diversidade das lgicas, possvel verificar, como j dito, que o caos apenas uma outra ordem, organizada por uma lgica diferente. Nessa via, o rizoma , do ponto de vista das formas, um outro domnio (...)

que corresponde ao domnio da inventividade (KASTRUP In FONSECA e KIRST, 2003, p. 56). Para entender a trama que compe o rizoma e que, por conseqncia, se organiza no percurso da cartografia, talvez seja coerente recorrer abordagem feita por Deleuze (1980, p.115). Ao falar sobre o dispositivo (de Foucault), o autor observa que ele se modifica o tempo todo, seguindo direes mltiplas e heterogneas, configurando, assim, um emaranhado de linhas. Dessa forma, desemaranhar as linhas do dispositivo em cada caso levantar um mapa/rizoma, cartografar, sendo que esse trajeto se realiza de forma pragmtica e no na anlise terica, tendo em vista que na primeira que se compem as multiplicidades e os conjuntos de intensidades. Guattari e Deleuze (2004) explicitam os traos constitutivos do rizoma cotejando-o com o sistema arborescente. Esse, como rvore-raiz, liga-se a uma unidade principal o tronco porque parte dela para se tornar dois, quatro, ... e, assim, se constitui sobre lgicas binrias e, portanto, se realiza no pensamento clssico. A rvore-raiz organiza-se pela centralidade de significncia, de subjetividade e de memria e produz, com isso, hierarquias e automatizaes. J o rizoma no tem centro tem meio, tem entre nem hierarquias, tampouco memria organizada. Ele se qualifica pela multiplicidade configurada no como unidade, mas como dimenso que oferece direes movedias. O que parece importante para os autores que o sistema arborescente e o rizoma no se opem como dois modelos, j que o primeiro o prprio modelo, o decalque, e o segundo tenta reverter o modelo e desenhar um mapa que no pra de se construir e de se emaranhar. No rizoma, todavia, habita a possibilidade da hierarquizao, da dualidade e da arborescncia, assim como o inverso igualmente pode se efetivar. Guattari e Deleuze sugerem corretores cerebrais para dissolver tais formaes ou ns. O rizoma permite um olhar vibrtil incondicional, atento, sensvel e mltiplo. As multiplicidades, alis, so entendidas como a unidade subtrada da multiplicidade, a unidade que faz brotar o mltiplo, por esse caminhos se consegue atravessar os dualismos e as binareidades que constituem o pensamento e a pesquisa moderna, afinal os mltiplos
no supem nenhuma unidade, no entram em nenhuma totalidade e tampouco remetem a um sujeito.(...) Os princpios caractersticos das multiplicidades concernem a seus elementos, que so singularidades; a suas relaes, que so devires; a seus acontecimentos, que so heceidades (quer dizer individuaes sem sujeitos); a seus espaos-tempos, que so espaos e tempos livres; e seu modelo de realizao o rizoma (...); a seu plano de constituio, que constitui plats (zonas de intensidades contnuas); aos vetores que as atravessam e constituem territrios e graus de desterritorializao (DELEUZE e GUATTARI, 2004, p. 8).

Essa multiplicidade permite chegar aos elementos relevantes da cartografia e ao rizoma para compreender a composio do mapa; consente, tambm, alcanar as diversidades que compem o trajeto do investigador, como: o minoritrio, o menos visvel, as variaes de intensidades e de amplitudes, os resduos conforme definido por Benjamin (2006), os resduos tm funo importante e deve-se fazer-lhes justia utilizando-os. Alm da multiplicidade, prprio do rizoma e, por conseguinte, da cartografia, a dinamicidade e a evoluo constante, desse modo; tem uma memria curta ou, como denominam seus articuladores, uma antimemria. A heterogeneidade tambm se faz presente, permite diversidade de conexes entre as linhas do rizoma, bem como admite cadeias semiticas de naturezas distintas que estabelecem contato com mltiplos modos de codificao. Tal procedimento, obviamente, opera sobre rupturas, portanto relevante entend-las:
Todo rizoma compreende linhas de segmentaridade segundo as quais ele estratificado, territorializado, organizado, significado, atribudo, etc; mas compreende tambm linhas de desterritorializao pelas quais ele foge sem parar. H ruptura no rizoma cada vez que linhas segmentares explodem num linha de fuga, mas a linha de fuga faz parte do rizoma. Essas linhas no param de se remeter umas s outras. (DELEUZE e GUATTARI, 2004, p. 18)

Por outras palavras, o rizoma se compe de linhas e de seus movimentos. So, nessa via, elementos importantes na articulao da cartografia e na captao da topografia dos territrios. Os autores organizam-nas em quatro tipos: duras, abstratas, flexveis e de fuga. Respectivamente, pode-se entend-las como as que funcionam por dualidades (duras), em movimentos horizontais e verticais e que, portanto, reproduzem relaes de hierarquia; as que so mais abstratas, permitindo a interpenetrao de fluxos e foras; as que realizam pequenas transformaes na sua movimentao (flexveis); e as que tm conexes imprevisveis (de fuga), operando sobre o desejo e a criao, revelando sua importncia para apoiarem as rupturas necessrias trajetria. Deleuze e Guattari (2004, p. 12) observam, sobre o questionamento advindo do rizoma, que ele no busca significado ou significante, tampouco quer apenas compreender o objeto: perguntar-se- com o que ele funciona, em conexo com o que ele faz ou no passar intensidades, em que multiplicidades ele se introduz e se metamorfoseia.

Um viajante: o cartgrafo

O cartgrafo um experienciador, um experimentador que se entrega ao caminho e vai apreciando nele aquilo que sua percepo lhe permite eliminando a possibilidade do distanciamento do objeto e da razo pura. Dessa maneira, ele pode construir um mapa precioso, mas sempre parcial, incompleto e conectado s suas vivncias e s suas experincias. Canclini (1998, p. 21) faz uma observao interessante e bem humorada sobre as diferentes escalas de observao dos investigadores das cincias sociais. Considerando a cidade como um caminho a percorrer e a analisar, entende que: o antroplogo chega cidade a p, o socilogo de carro e pela pista principal, o comuniclogo de avio. Cada um registra o que pode, constri uma viso diferenciada e, portanto, parcial. Pelo olhar de Benjamin (2006), o cartgrafo pode ser um flneur que se deixa levar pelas ruas da cidade. Vagando, ele arrebatado pelos prdios, pela multido, pelas vias e, assim, constri paisagens que se desenham no seu caminhar. Seus instrumentos so o olhar e o prprio corpo, os sentidos com os quais ele capta espaos, relatos, disfarces, mscaras, relaes, no sendo incomum se apoderar de dados e de saberes e esses se tornam rizomas. Assim, ele adquire fora a cada passo dado. A dialtica do flneur apresenta: de um lado, o homem que se sente olhado por tudo e por todos, como um verdadeiro suspeito; de outro, o homem que dificilmente pode ser encontrado, o escondido (BENJAMIM, 2006, p. 465). O compartilhamento da experincia do investigador, portanto, parece ser elemento chave e cabe a ele descrever, analisar e fazer circular o seu olhar, indo, alm disso, em direo ao debate e ponderao sobre intensidades, tenses, devires, hegemonias, enfim, os processos do objeto e da prpria pesquisa. A tarefa de cartografar divertida, porm no simplista. A observao, a anlise e as vivncias com o objeto exigem registros e organizao mesmo que seja pelo caos que permitam coletivizar o conhecimento. A presena da subjetividade na cartografia (e na pesquisa em geral) fato, contudo isso no significa o envolvimento do cartgrafo com o objeto a tal ponto de no haver discernimento. A observao minuciosa e atenta fundamental, s ela poder capturar a diferena. nesse exerccio que vo ser gestadas as ponderaes terico-metodolgicas sustentadas pela argumentao, comprometidas com as lgicas do objeto e com a coerncia das reflexes sobre noes e conceitos. Se for no fazer cartogrfico que os aspectos interessantes so enlaados, no quer dizer que a pragmtica realizada sem a reflexo

anterior do cartgrafo. So recursos importantes a curiosidade, a inventividade e a sustentao terica: capital para levar na viagem. Nessa via, Mairesse (In FONSECA e KIRST, 2003) considera que, ao cartgrafo, no fcil desvencilhar-se de antigos hbitos tidos como certos e irrefutveis, que colocam o sujeito numa dimenso conhecida para aventurar-se em encruzilhadas que no indicam caminhos certos ou errados, verdades ou mentiras. A contrapartida, segundo a autora, a possibilidade de encontrar o belo, o intenso, o estranho, a falha, o desvio. Conforme j mencionado, o trajeto da cartografia leva inevitavelmente conexo entre investigador e objeto e, ao se deixarem interpenetrar, nem um nem outro permanece o mesmo, esto alterando-se mutuamente. Nessa interao, relevante o fato de que o objeto pode instaurar, no sujeito, um estado de outramento, (...) possibilitando-lhe experimentar-se em novos espaos e modos de existncia (KIRST et al. In FONSECA e KIRST, 2003, p. 96). A essncia do processo surge, justamente, nessa conjuno (objeto-cartgrafo): no entre ou na dobra. Martn-Barbero (2004), nesse sentido, fala de pregas, intervalos, intertextos como expresso da tessitura do cartgrafo. Ao perambular pelos domnios do objeto, o pesquisador se pauta pelas suas percepes e intuies, pode, tambm, considerar os princpios, os critrios, as regras e o roteiro. Martn-Barbero (2004) compreende esse sujeito num entre: viajante e nmade que pratica um exerccio arteso. Cabe a ele, portanto, deixar-se afetar por aquilo que percebe e que lhe sensvel. O mergulho um dos recursos do cartgrafo; imerso no objeto, nas linguagens, nos afetos, nas tramas. Conforme Rolnik (2006), por vezes, preciso devorar elementos que so necessrios para a construo do mapa. assim que o cartgrafo se torna um antropfago: imerge no objeto de forma a devor-lo, e, em seguida, digeri-lo, assimil-lo, devolvendo-o processado. O produto do trabalho do investigador, como j dito, o mapa que ele mesmo vai traar. Enquanto Deleuze e Guattari usam o termo mapa para designar a forma de expresso do cartgrafo, no como uma representao por analogia, mas como um desenho dinmico considerando-o na sua complexidade, Martn-Barbero (2004) questiona as limitaes desse conceito. Ele pode ser entendido apenas como reproduo que censura e filtra o objeto, uma vez que reduz e deforma as figuras que compem tal representao. Por outro lado, o autor aponta aqueles que colocam o mapa entre a arte e a cincia, tornando-o um procedimento por demais ambguo. Nos dois casos, os mapas seriam limitadores e engessadores por no
4

O espao do entre remete a pensar em: entre dois focus, o que contradiz a racionalidade do funcionamento homogneo, equilibrado, pois quando se est entre, no se est em lugar nenhum, no se corresponde a nenhum modelo. ( MARIESSE, In FONSECA e KIRST, 2003, p. 260)

permitirem a explorao e o andar livre do pesquisador, alm do que, evitariam que o cartgrafo e a pesquisa se perdessem. Sobre isso, o autor afirma que sem se perder no h como se descobrir. A construo do mapa, ento, no tem receita, o espelho do olhar que o cartgrafo foi capaz de produzir. Contudo, s ser um mapa cartogrfico se respeitar o objeto, se considerar diferentes amplitudes e intensidades, se registrar espacialidades e temporalidades. Com a tendncia espacializao, o traado do tempo se torna mais difcil, contudo, a ateno dada ao fluxo e ao movimento levar aos ritmos e velocidades que se interpenetram, ou seja, aos diversos tempos do objeto e do cartgrafo. O investigador, no entanto, precisar da sua sensibilidade para envolver-se e deixar-se levar pelo movimento. Nesse exerccio, ao qual o olho e o raciocnio no esto acostumados, surgem os atores, os cenrios, as estratgias, as lgicas dos objetos. A abordagem de Martn-Barbero (2004, p.15) permite entender, como matria-prima do mapa, a multiplicidade de questes e experincias, de dados duros que vo construindo articulaes. Assim, o que a cartografia prope so novas maneiras de fazer mapas e, na rea da comunicao, o cartgrafo pode embrenhar-se com Martin-Barbero (2004, p. 17) e outros pesquisadores na empreitada do exerccio arteso que aspira unicamente a renovar o mapeamento dos estudos de comunicao. Ele entende que
j comeamos a inventar: comeando por indisciplinar os saberes diante das fronteiras do cnones, des-pregando a escrita como meio de expressividade conceitual e, finalmente, mobilizando a imaginao categorial, que aquilo que torna pensvel o que at agora foi pensado, abrindo novos territrios ao pensamento (MARTN-BARBERO, 2004, p. 19).

Como um investigador que se aproxima do paleontlogo nato, o papel do cartgrafo desbravar, descobrir, desenterrar as singularidades diversas dos objetos (MARTNBARBERO, 2004, p. 12). O pesquisador tem como meta perceber a multiplicidade e, nessa via, o que est em fluxo e fora de fluxo, o que est escondido, o que se revela, o que se territorializa e o que se desterritorializa, bem como movimentos que vo afetar o objeto e o ponto de vista do sujeito sobre aquilo que v, que fala e que escreve. O autor, nesse sentido, fala no movimento de transterritorializao que exige do cartgrafo o lugar e o no-lugar, o primeiro como aquele que marca seu espao de fala e o segundo como horizonte do projeto, onde se assentam a vida, o sentido e o intelectual. Paralelamente, a tarefa do cartgrafo social a de acompanhar os movimentos. Perceber entre os sons e imagens a composio e decomposio dos territrios, como e por quais manobras e estratgias se criam novas

passagens (MAIRESSE In FONSECA e KIRST, 2003, p. 270). Os encontros e desencontros que ocorrerem nesse percurso permitiro apurar tambm as linhas de fora, as subjetividades e a potencialidade de novas formas. As exigncias do prprio objeto de pesquisa, as especificidades da comunicao (nesse caso), a imaginao criadora, a imaginao exploratria, a intuio criativa so, igualmente, alvos do cartgrafo. Essa posio, entretanto, no implica um pesquisador desobrigado com a organizao e o mtodo da pesquisa, mas exige um sujeito compromissado com o seu objeto/problema, com caminhos terico-metodolgicos que precisam ser construdos e, portanto, no esto prontos e com a realidade da cincia contempornea. Para Rolnik (2006), a prtica do cartgrafo fundamentalmente poltica e est situada no territrio da micropoltica, onde habita a subjetividade. Nesse processo, a prtica cartogrfica tem a ver com o desejo, entendido como produo de realidade, criao de mundos e de constelaes.

Um limiar: a sada

As transformaes da cincia e da comunicao social ocorrem, em geral, pela insatisfao com o modo pelo qual o campo est sendo construdo. Contudo, tais modificaes podem deter-se, conforme Bourdieu (1983, p. 122), exclusivamente ao jogo e luta pela posse da autoridade cientfica, entendida como capacidade tcnica e poder social; ou, se quisermos, o monoplio da competncia cientfica. As transformaes tambm no fazem diferena quando, ao criticar as totalizaes e as corporaes, acabam por enredar-se nelas. Por outro lado, h a tendncia imobilidade j que, assim, no preciso romper com os paradigmas da cincia e com a segurana que eles trazem. Na conformao dessa tendncia esto pesando decisivamente as inrcias ideolgicas e as modas acadmicas, observa MartnBarbero (2004, p.211). Ele nota, tambm, que a comunicao est marcada por um pensamento instrumental no qual se exibem o tecnolgico e o conceito de informao. Ao longo deste texto, observou-se, mais de uma vez, que a cartografia se configura como um olhar Outro (de alteridade) sobre a cincia, sobre a metodologia e o mtodo. Entretanto, preciso entender que, ao entrar no campo da cincia, ela est sujeita a ser contaminada pelos padres e mitos da cincia. O cientista/cartgrafo, ento, assume papel relevante na teorizao e na aplicao cartogrfica. Nesse olhar Outro se manifestam

potencialidades, caminhos possveis para a cincia e, talvez, o principal deles seja o da multiplicidade e da rizomaticidade. Quanto comunicao, Martn-Barbero ajuda a entender que, opondo-se viso cartogrfica, essa rea tem suas centralidades sufocadoras das multiplicidades: o comunicacionismo como tendncia a ontologizar a comunicao tornando-a centro da sociedade; o midiacentrismo que identifica comunicao apenas como mdia; o marginalismo do alternativo que no abre espao para formas outras de comunicao no centro do campo, apenas na periferia. Essas categorias, luz do olhar cartogrfico, potencializam as limitaes e os engessamentos do campo, retendo e revertendo olhares da alteridade e da multiplicidade. Numa paisagem mais abrangente, a proposta cartogrfica pode ser, tambm, uma forma para perceber a comunicao na contemporaneidade, buscando novas perspectivas, aceitando caminhos diferentes, traando percursos alternativos, permitindo as subjetividades e, mais uma vez, no se deixando dominar pelos mitos. Nessa via, uma reflexo cartogrfica permite que, paralelamente aos mundos da pesquisa j existentes, sejam criados outros panoramas, novas paisagens e mltiplos cenrios. Apenas Outros olhares.

REFERNCIAS

ALVES, Rubem. Filosofia da cincia - introduo ao jogo e a suas regras. So Paulo: Loyola, 2000. BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2006. BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. So Paulo: Martins Fontes, 2006. BOURDIEU, Pierre. O campo cientfico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. So Paulo: tica, 1983. p.122-155. CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas hbridas. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. Mil plats capitalismo e esquizofrenia. vol.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004. DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dilogos. So Paulo: Escuta, 1998. FEYERABEND, Paul. Contra o mtodo. So Paulo: Editora Unesp, 2007. FONSECA, Tanis M. G.; Kirst, Patrcia G. (orgs.). Cartografias e Devires: a construo do presente. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993. ______. A ordem do Discurso. 5. ed. So Paulo: Loyola, 1996. GUATTARI, Flix; ROLNIK, Suely. Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes, 2005. MARTN-Barbero, Jess. Ofcio de cartgrafo travessias latino-americanas da comunicao na cultura. So Paulo: Loyola, 2004. MILLS, C. Wright. O imaginrio sociolgico. Rio de Janeiro Zahar, 1975. ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2006. SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos como as linguagens significam as coisas. So Paulo: Pioneira, 2004.

You might also like