You are on page 1of 20

AC

MANUAL DE INSTRUES

SERVO MOTOR

MODELO :

SRIE H V P 20

PORTUGUS

HSVP20U01 - PO

2006. 10

Modelo :

Srie

HVP - 20

Contedo

1. PRECAUES DE SEGURANA

pgina

1 1.1 Objectivo de utilizao 1 1.2 Ambiente de trabalho 1 1.3 Instalao 1.4 Regulao de manuteno e reparao 1 1.5 Sinais de aviso 1 1.6 Outras regulaes de segurana 2 1.7 Informao de garantia 2

2. INSTALAO E AJUSTE
2.1 Instalao do Motor 3 2.2 Instalao do Programador 3 2.3 Instalao e ajuste da tampa da correia 4 2.4 Instalao e ajuste do sincronizador 5 2.5 Ajuste da unidade de controlo de velocidade 5

3. LIGAO DA UNIDADE E LIGAO TERRA


3.1 Ligaes com uma fase e de trs fases 6 3.2 Como mudar a voltagem das bobines (DC: 24 V OU 30 V) 6

4. LEGENDA DA CAIXA DE CONTROLO


4.1 Parte da frente da caixa de controlo 8 4.2 Parte de trs da caixa de controlo 8

5. AJUSTE GERAL DOS PARMETROS


5.1 Como entrar em cada modo de parmetros 9 5.2 Como entrar em cada parmetro e fazer o devido ajuste . 9 5.3 Termos e valores que se ajustam atravs das teclas A B C D 9 5.4 Ajuste do cdigo de mquina 9 5.5 Funes gerais dos parmetros 10

6. PROGRAMADOR C-60 / F-10


6.1 C-60 definio das teclas do programador 11 6.2 F-10 mini programador 14 6.1 C-60 / F-10 ajuste das funes dos parmetros . . 14

7. CDIGOS DOS ERROS / RESOLUO BSICA .. 15 8. LISTA DOS PARMETROS GERAIS


16 8.1Parmetros Modo ALista 8.2Parmetros Modo BLista 17

Fundo pgina 7- Tabela de comparao de caracteres pgina

1. Precauo de Segurana :
1.1 Objectivo de utilizao :
HVP-20 AC foi especialmente concebido para mquinas de costura e no deve ser usado para outra finalidades, caso use para outra finalidade tem de ter muito cuidado com a segurana do utilizador.

1.2 Ambiente de trabalho :


(1). Use apenas a voltagem indicada no motor ou na caixa de controlo com 10 % tolerncia. (2). Para evitar mau funcionamento, manter o produto longe de mquinas com elevado electromagnetismo ou de geradores de pulsos elctricos. (3). Temperatura / Humidade : a. Por favor no operar em locais com temperatura acima dos 45C ou abaixo dos 5C. b. Evitar operar com a luz directa do sol ou ao ar livre. c. Evitar operar perto de fontes de calor. d. Evitar operar em reas em que a humidade 30 % ou menos e mais de 95%. (4). Evitar operar em ambientes com vapor ou gs combustvel.

1.3 Instalao :
(1). Motor e caixa de controlo: siga as instrues deste manual para uma correcta instalao. (2). Desligar a unidade e desligar os cabos antes de alguma instalao ou ajuste. (3). No instale os cabos perto da correia e da polia, mantenha pelo menos uma distncia de 3cm. (4). Para evitar electricidade esttica ou correntes de fuga, a ligao terra deve de ser feita. (5). Antes de ligar a unidade, confirme a voltagem de acordo com o indicado no motor ou na caixa de controlo com uma tolerncia de 10 %. (6). Por razes de segurana, recomenda-se a instalao de Residual Current Breaker / Relay.

1.4 Regulao de manuteno e reparao :


(1). Desligue a corrente antes de fazer alguma manuteno ou reparao. (2). Verifique se a unidade est desligada da corrente antes de levantar a cabea da mquina ou mudar a agulha, a bobine ou mudar a linha na agulha. (3). Alta voltagem dentro da unidade de controlo! Depois de a desligar espero pelo menos 5 minutes antes de abrir a tampa da unidade de controlo. (4). Manuteno e reparao devem de ser feitas por tcnicos especializados. (5). Manuteno e reparao com o motor em funcionamento so absolutamente proibidas. (6). Todas as peas para a reparao devem de ser fornecidas ou aprovadas pelo fabricante.

1.5 Sinais de aviso :


Risco do operador se aleijar ou magoar, a mquina nesta rea pode ferir o operador. Aviso de Perigo Elctrico, alta voltagem.

1.6 Outras regulaes de segurana :


(1). Quando ligar a mquina pela primeira vez, opere com uma velocidade baixa e verifique se a direco de rotao do motor est correcta. (2). Enquanto a mquina estiver em funcionamento, no tocar em nenhuma pea que esteja em movimento. (3). Todas as peas que estejam em movimento devem de estar protegidas com dispositivos de segurana para evitar contacto com o operador ou com algum objecto (4). No trabalhar com a mquina sem a tampa da correia ou sem qualquer outro dispositivo de segurana. (5). No deixe cair a unidade de controlo ou motor ao cho. (6). No coloque ch ou caf ou qualquer outro tipo de lquido dentro da unidade de controlo ou do motor.

1.7 Informao de garantia : O Fabricante fornece uma Garantia dos seus produtos por um tempo de 18 meses depois da data de transporte dos produtos por qualquer defeito apresentado quando este foi utilizado segundo as suas correctas instrues.

2. Instalao e Ajuste :
2.1 Instalao do Motor :
A). Tipo Ataque Directo : Quando o motor e a mquina so instalados em simultneo, consultar as instrues da cabea da mquina. B). Debaixo da mesa : perfure a mesa como demonstra no esquema de instalao.
Para Base USA
Furo com 9 mm
216

Para Cabo
Furo com 40 mm
70 105

Para Base Din


Furo com 9 mm
190

Mesa 66

57

Mesa 70

57

105

70

Crter de leo

Oleo

Carter

Crter de leo

1). A polia do motor e a mquina devem de estar devidamente alinhadas. 2). O cabo que passa por debaixo do tampo da mquina deve de estar devidamente fixo para evitar friccionar com a correia. 3). Use a base do motor para ajustar a tenso da correia.

2.2 Instalao do caixa de controlo :


A). Tipo Ataque Directo :
1). Instalar a caixa de controlo debaixo da mesa. Motor 2).Instalar o pedal com unidade controlo velocidade. 3) Esquema Final

Unidade Controlo Velocidade Tirante Caixa Controlo

B). Sob a mesa :


1). Instalar o motor e a caixa de controlo debaixo da mesa. 2).Instalar o pedal com unidade controlo velocidade. 3) Esquema Final

Correia Unidade Controlo Velocidade Tirante Caixa Controlo e Motor

2.3 Instalao e ajuste da tampa da correia:


A). Instalao da tampa da correia : Nota : A tampa da correia, a base e a polia so pr-montadas durante a montagem de fbrica.
1). Instalao da tampa da correia do motor 2). Depois secure base to the belt cover bracket, let the opening face machine pulley.
Base da tampa de segurana da correia
Tampa de segurana da correia

a. Base da tampa de segurana da correia b. Tampa de segurana da correia

b a
SBT EBT UP / DOWN SLOW START

P S

C
STOP

Buraco do parafuso

3). Depois de instalar a base, monte a polia no motor e fixe-a.


Base da tampa da correia Montagem da polia do motor

4). Finalmente coloque a tampa da correia e fixe-a com os parafusos A, B


Fixe a tampa da correia

B). Ajuste da tampa da correia 1. Ajuste do Dedo Protector : (Unicamente pata tipo CE)
a). Por defeito, o dedo est ajustado em (B). (para sentido de rotao das mquina corta e cose) b). Quando se usa mquina de ponto preso, o dedo est ajustado em (C).

2. Ajuste do Bujo da Correia :


a). Por defeito o bujo colocado na escala da polia a uma posio de 85 mm (Fig. A ), se o tamanho da polia mudar, ajuste a escala para o tamanho da polia. b). Tipo de Ajuste: Desapertar o parafuso (a) na Fig.A. Ajuste o bujo da correia e certifique que no toca na correia nem na polia. Depois aperte o parafuso (a). 10 mm B C Dedo Protector
50 60 70

Correia

Polia A Vista da Frente

80

A
Bujo da Correia

90

Instalao da polia abaixo de 85 mm

1). Para prevenir acidentes, por favor desligue a unidade e espere que o motor pare completamente antes de fazer algum ajuste. 2). Certifique que o dedo de segurana e o bujo da correia no colida com a polia antes de comear a trabalhar.

2.4 Instalao e ajuste do sincronizador (sensor) :


Nota: Se usar sincronizador interno, por favor siga as instrues do manual da mquina de costura. a). Instalao do Sincronizador : Montando o sincronizador na falange da polia da mquina e prenda o rotor ajustando os parafusos. b). Ajuste Sincronizador : Antes de ajustar, desaperte o parafuso da tampa do sincronizador e remova a tampa.
Ajuste parafuso

Cuidado : Desligar da corrente, antes de se fazer o ajuste

.
Placa da tampa do rolamento Disco (A)

. .

Disco (B)

Posio de Agulha em cima : Gire a polia da mquina para alcanar a agulha mecnica acima da posio e para girar a placa da foto (A) at que sua marca vermelha esteja alinhada com a marca vermelha na placa de tampa do rolamento. Posio de Agulha em baixo : Gire a polia da mquina para alcanar a posio inferior mecnica da agulha e para girar a placa da foto (B) at que sua marca azul esteja alinhada com a marca vermelha na placa de tampa do rolamento. Nota : a instruo acima o ajuste padro. Se vir que a posio no exactamente aquela que deseja, por favor faa o ajuste fino que achar necessrio.

2.5 Ajuste da unidade de controlo de velocidade :


Componentes da unidade de controlo de velocidade : veja a figura AMola para ajuste da fora do pedal. BParafuso para fazer o ajuste da fora para trs CBrao do pedal DTirante para o pedal
Diminuir Aumentar

B C

D
Diminuir

Aumentar

Termo de ajuste
Ajuste da fora do pedal

Resultado do ajuste
Mola A para direita = aumentar fora. Mola A para esquerdo = diminuir fora Virar B Virar B = aumentar a fora = diminuir a fora

1
para frente Ajuste da fora do pedal

quando vai para trs

Ajuste da fora do tirante

Tirante D a direita = curso longo Tirante D a esquerdo = curso curto.

3. Ligao da Unidade e Ligao Terra :


3.1 Ligaes com uma fase e de trs fases :
Fio verde/amarelo o fio terra. Uma fase ( AC220V)
Castanho Azul OFF ON Para Unidade Controlo Castanho Preto OFF ON Para Unidade Controlo Azul Green / Yellow ( grounding wire )

Trs Fases ( AC380V

R S T
Verde / Amarelo ( fio terra )

Ateno : Fio Verde / Amarelo deve de ser ligado terra.

3.2 Como mudar a voltagem das bobines : (DC: 24 V ou 30 V)


Quando mudar a voltagem das bobines para 24V ou 30V, use os jumpers JP1 e JP2 da placa principal para fazer a mudana das voltagens.

Ateno1:

Antes de fazer a alterao, verifique as especificaes das bobines.

Ateno2:
Desligue a corrente e espere 5 min. antes de abrir a tampa, depois pode fazer a alterao. Alta Voltagem

Esquema da placa :
30 V JP 1

30 V

JP 1

24 V

JP 2

24 V

JP 2

HSV-PS1220XX

30V Jumper 6

24V Jumper

4. Legenda da Caixa de Controlo :


1

Use a referncia transversal dos seguintes nmeros com o retrato da caixa de controlo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Suporte de montagem para o motor ataque directo. Suporte de montagem para o motor sob a mesa. Soquete de ligao do motor Soquete do programador Soquete de ligao do encoder do motor Ficha de ligao do micro de segurana Unidade de controlo de velocidade F-10 mini painel Ficha de ligao do encoder do motor

10 Ficha de ligao do motor 11 Motor 12 Proteco de correia 13 Soquete de ligao de luz exterior 14 Soquete da placa principal 15 Soquete de sincronizador (s usar o modelo 7W) 16 Soquete do sinal do levantamento do calcador (s usar o modelo 7W) 17 Soquete de sadas para a mquina (s usar o modelo 7W) 18 Painel do terminal de sada da maquina de costura ( o painel pode ser alterado conforme o modelo da maquina de costura

Cuidado com o sentido de ligao e a direco do ligador. Todos os ligadores devem de ser ligados e bem fixados

Exterior da unidade sob a mesa e motor ataque directo / caixa de controlo

1 2

3 4 5 6 7 8

10

11

12

Caixa de controlo do lado direito

Caixa de controlo do lado esquerdo

13 3 14 4

18 15 16 17 7

5. Ajuste Geral dos Parmetros :


5.1 Como entrar em cada modo de parmetros :
Modo Parmetros Mtodo de Operao
NoModo Normal

Primeiro display

Teclas

Escala de parmetros 001 ~ 046

Nvel 1

Modo A

Prima

e espere 2 segundos

Nvel 2

Modo B

Ligar a unidade

001 ~ 122

5.2 Como entrar em cada parmetro e fazer o devido ajuste :


Passo 1 : Entre no nvel de parmetro e procure o parmetro pretendido, depois use as teclas para procurar o parmetro. Passo 2 : Depois de encontrar o parmetro, pressione a tecla S e introduza o valor para o parmetro em causa. Pressione qualquer das seguintes teclas A B C D , e ajuste o valor. NotaDepois de ajustar o valor, pressione a tecla S para guardar o valor, caso contrrio a alterao ser anulada quando desligar a unidade. e

5.3 Termos e valores que se ajustam atravs das teclas A B C D :


TECLA TERMO VALOR

A
1000 spm -------1000 ms

B
100 spm 100 100 ms

C
10 spm 10 10 ms

D
1 spm 1 10 ms Troca de Funo

Em Termos de Velocidade Em Termos de ngulo Em Termos de Tempo Em Termos de Funo

excepo da seleco da funo, cada vez que prime a tecla comear o valor a mudar de 1 a 10

5.4 Ajuste do cdigo de mquina :


ATENO1). O ajuste errado do cdigo de mquina pode fazer com que no funcione correctamente ou mesmo danific-la. 2). Se o ajuste do cdigo da mquina for necessrio, consulte por favor os servios tcnicos antes do ajuste Siga os passos seguintes para aceder ao modo parmetro B, no parmetro047. MAC, pressione a tecla S , para aceder rea de alterao dos valores. Pressione as teclas C D , para alterar o cdigo das mquinas. Pressione S para salvar a alterao que fez. Nota 1. Procure o cdigo da mquina que corresponde ao modelo da mquina antes de alterar o cdigo. Nota 2. Depois de alterar o cdigo da mquina, os parmetros gerais (velocidade, etc.) vo ser automaticamente alterados para o modelo de mquina que previamente escolheu. Nota 3. Depois de alterar o cdigo da mquina, pode alterar o parmetro 046.DIRe119. DD manualmente dependendo do tipo de motor que tem a unidade. 9

Direco de rotao do motor e a relao com os parmetros: Tipo de motor Ataque directo CW CCW Soba mesa CW OFF Sentido Horrio
1. Actual direco de rotao significa o sentido de rotao do motor quando a mquina estiver a costurar

046.DIRAjuste CCW

119. DDAjuste cone Rotao ON ON OFF

Sentido de rotao actual Sentido Horrio Sentido Anti-Horrio Sentido Anti-Horrio

Note

2. Parmetro046.DIRir alterao sentido de rotao do motor. 3. Parmetro119. DD ir alterar o sentido de rotao do display.

5.5 Funes gerais dos parmetros :


(Siga os passos na seco 5.1 e 5.2 para ajustar os seguintes parmetros)

Funes de Velocidade
001. 004. 005. 006. 007. 009. 122. H N V B S
Velocidade mxima de costura ( rpm ) Velocidade do remate inicial ( rpm ) Velocidade do remate final ( rpm ) Velocidade de costuras automticas de remate ( rpm ) Velocidade arranque suave ( rpm ) Velocidade dos pontos automticos de costura constante ( rpm ) Limite superior de velocidade mxima ( rpm )

Costuras de Remate Automticas/ Ponto constante


010. A C D Costura Automtica no remate final
Seleco de Costura automticas programadas Ajuste ponto de costuras automticas de 033. B R C remate

032. B A R

034. B R N Ajuste das costuras automticas de remate 038. 039.


Seleco para os pontos de costura constantes Ajuste dos pontos da costura dos pontos de PS costura constantes

A HL

P M

Remate
014. S B T Seleco da funo do inicio de remate 015. S B A 016. S B B 017. S B N
Ajuste dos pontos, A, no incio de remate Ajuste dos pontos, B, no incio de remate Ajuste das voltas do remate inicial

Limpa linha / Corte de Linha


040. W O N 092. 093. 041. 082. 083. W1 W2 TM T1 T2
Seleco do chicote de linha Atraso do tempo de entrada do chicote de linha Ajuste do tempo do chicote de linha Seleco do corte de linha Atraso do tempo de entrada do corte de linha Tempo do corte de linha

021. E B T Seleco do remate final 022. E B C 023. E B D


Ajuste dos pontos, C, no final de remate Ajuste dos pontos, D, no final de remate

Levantamento calcador automtico


063. FTP
Tipo de seleco do levantamento do calcador Ciclo de tempo de carga da bobine do 065. FC levantamento do calcador Atraso do tempo de entrada do levantamento 066. FD de calcador Cancelamento do levantamento do calcador 070.HHC quando se carrega no pedal para trs at meio Tempo de carga da bobine do levantamento 064. FO do calcador

024. E B N Ajuste das voltas do remate final

1). Um ajuste errado de um parmetro pode causar anormal operao e danificar a prpria mquina. 2). Se o ajuste de parmetros for necessrio, no deixe de contactar a assistncia ou tcnico especializado antes de fazer o ajuste. 10

6. C-60 / F-10 Programador:


6.1 C-60 Definio das teclas do programador :

Funo

TECLA

Operao da Mquina de Costura


Remate Duplo inicial (seco A,B)

Remate Simples Inicial (seco A,B)

Meio Remate Inicial (seco B) (C-60M)

Inicio / Fim de seleco de remate


Duplo Remate Final (seco C,D)

Remate Simples Final (seco C,D)

Meio Remate Final (seco C)

1). Quando comea a carregar o pedal, os pontos de costura constantes EFG ou H so executados seco a seco. 2). Em caso de o pedal voltar a posio neutra em qualquer uma das seces, a mquina parar de imediato. Quando se carregar de novo no pedal, os pontos de EFG ou H vo

Ponto de Costura Constante

continuar. 3). Se o parmetro010. ACD ajustado ON, a mquina no vai parar e automaticamente inicia o ciclo corte de linha e acaba com o remate no fim da seco E ou H. 4). Quando usar as funes P1~PF, P1~P4 o ajuste por defeito de 15 pontos, todas as outras seces no usadas devem de ter 0 pontos.

Costura Livre

1). Quando carregar no pedal, a mquina vai comear coser. Quando o pedal voltar a posio neutral a mquina pra imediatamente. 2). Quando se carrega para trs o pedal, activado o ciclo de corte de linha e automaticamente a mquina pra

11

Costuras automticas de remate

Assim que se carrega o pedal, todas as costuras do remate, as seces A, B, C, D vo estar finalizadas com o tempo E, e o ciclo de corte de linha finalizado automaticamente. NotaQuando as costuras automticas de remate inicia, o ciclo no vai parar at ao ciclo do corte de linha ser finalizado, excepto se carregar o pedal para trs para cancelar a operao em causa.

ABCD escala do limite dos pontos 0 ~ F (Note) EFGH escala do limite dos pontos 0 ~ 99

---- A=B=C=D=4 pontos

---- E = F = 10 pontos Seleco e Ajuste dos Pontos

---- G = H = 15 pontos

Pressione

para seleccionar : Top ABCD Mdio EF Fundo GH

1). Em costura livre: Um toque nesta tecla, faz um ponto de correco. (metade ponto para frente)

Agulha Cima/ Ponto de Correco para a frente

2). No ponto de costura constante: (em costuras automticas de remate, faz agulha acima) a. Se a coser parar a meio de uma seco, toque uma vez nesta tecla e vai mover a agulha para a posio acima. b. Se coser parar no final de uma seco, toque uma vez nesta tecla e vai corrigir um ponto para a frente. 1). Em Costura livre e em costuras automticas de remate: Toque nesta tecla faz um beep (som) mas no tem funo, e o LED mantm-se apagado. 2). Nos pontos de costura constante: a. Um toque no pedal, automaticamente executa o nmero de pontos das seces de EFGH. b. Carregar novamente no pedal, para terminar o resto das seces.

Um ponto de costura ( AUTO )

Ciclo de Corte de Linha

Ligar ou desligar o ciclo do corte de linha.

12

Arranque suave (C-60M)

1). Quando funo est ligada, arranque suave funciona no incio que o motor arranca. Depois do corte de linha, vai funcionar de novo no seguinte arranque do motor. 2). Velocidade do arranque suave pode ser ajustada no parmetro [007. S]. 3). Nmero de postos pode ser ajustado no parmetro [008.SLS]. Ajuste de paragem da agulha LED ON = Parou na posio em cima LED OFF= Parou na posio em baixo

Agulha em cima / baixo quando a mquina est parada

Calcador em cima / baixo depois do ciclo de corte de linha

Calcador depois corte de linha LED ON= Automaticamente o calcador levanta depois do corte de linha. LED OFF= Calcador no est activo quando o motor pra.

Calcador em cima / baixo quando motor pra

Calcador funciona quando o motor pra LED ON= Motor parou, e o calcador levanta automtico. LED OFF= Calcador no levanta quando o motor pra.

Tecla de aumentar Valor / Parmetro

ABCD tecla de aumentar valor, limite em 0~ F.(Nota) EFGH tecla de aumentar valor, limite em 0~99.

Tecla de diminuir Valor / Parmetro

ABCD tecla de diminuir valor, limite em 0~ F.(Nota) EFGH tecla de diminuir valor, limite em 0~99.

Entrar na rea dos parmetro / Aumentar parmetro

Pressione continuamente esta tecla para 2 segundos para entrar na rea dos parmetros. Serve tambm para aumentar os parmetros.

Entrar no valor do parmetro / Guardar

Pressione a tecla na rea dos parmetros para entrar na rea do valor do parmetro. Tambm serve para guardar a alterao efectuada.

Nota : O ajuste de pontos nas seces ABCD correspondem ao alfabeto. A=10B=11C=12D=13E=14F=15 pontos

13

6.2 F 10 Mini Programador :

12

1 2

11 10

NO.

Teclas de funes para mquinas de ponto preso

Teclas de funes para mquinas recobrimento (interlock)

Teclas de funes sob o modo dos parmetros Tambm funciona como incrementador de parmetros Invalido rea de introduo dos parmetros / tecla para guardar os parmetros Tecla de incremento de parmetros Tecla de incremento de parmetros Invalido Invalido

1 2 3 4 5 6 7 8

Entrar na rea dos parmetros Entrar na rea dos parmetros Agulha em Cima Costura Livre / Remate / Pontos de Costura Constantes Remate inicial ON / OFF Remate final ON / OFF Agulha em Cima / Baixo quando o motor pra Arranque Suave ON / OFF Agulha em Cima Invalido Invalido Invalido Agulha em Cima / Baixo quando o motor pra

9 10 11 12

Arranque Suave ON / OFF Cancelamento de meio pedal Nmero de pontos da seco A para trs (variao de 0 ~ 15 pontos) : significa a funo de meio pedal para trs invlido Cancelamento corte linha Nmero de pontos da seco B : significa a funo de corte (variao de 0 ~ 15 pontos) de linha invlida Cancelamento tira linhas Nmero de pontos da seco C : significa a funo de tira (variao de 0 ~ 15 pontos) linhas invlida.
Inicio de pontos de costura

Parmetros / tecla de seleco de valor

Parmetros / tecla de seleco de valor

Parmetros / tecla de seleco de valor

Nmero de pontos da seco D constantes : significa que a funo est (variao de 0 ~ 15 pontos) invlida cone de Rotao do Motor / cone de Rotao do Motor / Display do nmero de pontos Display de funes especiais

Parmetros / tecla de seleco de valor Display de parmetros

6.3 C 60 / F 10 ajuste das funes dos parmetros Por favor consultar ponto 5 nos parmetros gerais dos ajustes de parmetros para instrues.
14

7. HVP-20 Cdigo dos Erros / Resoluo Bsica :


Cdigo Erro

Causa do Problema
Motor e modulo de potncia excedeu corrente de proteco 1. Quando se liga, detectada alta tenso (voltagem)

Verificao e Resoluo
Motor e mquina iro desligar-se Desligue a corrente e torne a ligara a unidade. A mquina e o motor vo estar parados. Favor verificar a tenso da rede (est muito alta) Favor verificar a placa principal Favor verificar fusvel F1 A mquina e o motor vo estar parados. Favor verificar a tenso da rede (est muito baixa) Favor verificar a placa principal

ER0. 1

ER0. 4

2. Ligao de tenso errada, est demasiado alta. 3. Fusvel F1 est queimado 1.Quando se liga, detecta baixa tenso 2. Ligao de tenso errada, est demasiadamente baixa.

ER0. 5

ER0. 7

1. M ligao ficha de ligao do motor. A mquina e o motor vo estar parados. 2. Erro do sinal do sincronizador. Favor verificar o motor ou ligao ficha do motor. 3. Mquina est bloqueada ou algum objecto parou com o movimento da Favor verificar o sincronizador e o seu sinal. polia. Favor verificar a cabea da mquina, se tem algum objecto a obstruir a rotao da polia. 4. O material que est a coser muito grosso. A ligao entre a caixa e a interface do CPU tem um erro de comunicao. 1. As bobines da mquina esto em curto-circuito. 2. A placa principal dos transstores est danificada. A mquina e o motor vo estar parados. Favor verificar a caixa de controlo Motor est a funcionar, mas todos as sadas de sinal e todas as funes das costuras padro da caixa vai estar invalidadas. Favor verificar as bobines da mquina, ou a resistncia de um valor inferior a 2 . Favor verificar todos os transstores de potncia, que estejam relacionados com as bobines. Motor est a funcionar, mas trabalha automaticamente no modo embraiagem. Todos os pontos de costura constante padro e o corte de linha vo estar invlidos.

ER0. 8

ER0. 9

ER0.11

Se o parmetro 121.ANUest ON, mas a funo agulha em cima automtica no funciona correctamente quando se liga a caixa.

Favor verificar o sinal de posio UP do sincronizador. Favor verificar a placa interna do sincronizador. Favor verificar a cabea da mquina, se tem algum objecto a obstruir a rotao da polia. Automaticamente comea no modo de embraiagem.

ER0.12

Quando se liga a unidade, no tem sinal do sincronizador ou no est devidamente ligado (valido para o motor sob a mesa) O cone de rotao do motor no LED no forte e no est em movimento.

Se usar motor ataque directo, por favor shunt o pino 4 e o pino 5 do CN18 na placa principal. Se usar motor sob a mesa, por favor verifique o sincronizador (verifique tambm o conector e o modelo) Motor pra. Favor verificar o interruptor de segurana. Favor verificar parmetro075. SFMe ajustar correctamente para o interruptor de segurana colocado na cabea da mquina.

1. O Interruptor de segurana est com defeito ou m ligao do mesmo. (Por mquina de recobrimento ou mquina bainha invisvel). 2. Parametro075. SFMno est configurado para o modelo da cabea da mquina.

15

8. Lista dos Parmetros Gerais :


8.1Parmetro Modo Alista :
Cdigo do Parmetro 001. H 002. SLM 003. CNR 004. 005. 006. 007. N V B S Funo do Parmetro Velocidade de costura mxima (rpm) Seleco do modo de arranque suave Seleco contrria da relao Velocidade do remate inicial (rpm) Velocidade do remate final (rpm) Velocidade das costuras automticas de remate (rpm) Velocidade do arranque suave (rpm) Nmero de pontos do arranque suave Velocidade dos pontos de costura constantes (rpm) Limite / Seleco 50 9999 A/T 1 ~ 100 50 8000 50 8000 50 8000 50 2000 0 99 pontos 50 8000 Ajuste da velocidade mxima APressionando o pedal, automaticamente inicia o arranque suave TDepois do corte de linha, automaticamente inicia o arranque suave na prxima costura Ajustando o mltiplo ao valor de042. CUD Ajuste da velocidade do remate inicial Ajuste da velocidade do remate final Ajuste da velocidade das costuras automticas de remate Ajuste da velocidade do arranque suave Ajuste do nmero de pontos do arranque suave Vlido no caso do padro automtico de costura ou sinal de toque de costura SHestiver activado Inicia do modo de seleco do remate: AUm toque no pedal e faz o remate MO pedal controla e motor pode parar a meio. SUUm toque no pedal mas o motor pra com a agulha em cima ao fim de um tempo [027.CT], no final de cada costura. SDUm toque no pedal mas o motor pra com a agulha em baixo ao fim de um tempo [027.CT], no final de cada costura. BT1=0:Invalido,1-8:Aumenta nmero de pontos da costura para a trs, 9-F: Aumenta nmero de pontos da costura para a frente BT2=0: Invalido, 1-8:Aumenta nmero de pontos da costura para a frente, 9-F: Aumenta nmero de pontos da costura para trs Modo de seleco do remate final: AUm toque no pedal e faz o remate SUUm toque no pedal mas o motor pra com a agulha em cima ao fim de um tempo [027.CT], no final de cada costura. SDUm toque no pedal mas o motor pra com a agulha em baixo ao fim de um tempo [027.CT], no final de cada costura. BT3=0:Invalido, 1-8:Aumenta nmero de pontos da costura para a trs, 9-F: Aumenta nmero de pontos da costura para a frente BT4=0:Invalido, 1-8:Aumenta nmero de pontos da costura para frente, 9-F: Aumenta nmero de pontos da costura para trs 012. SMS,020. SME,031. SMB= SU,SD ajustar para activado. Tempo do canto, valido apenas para 012. SMS020. SME031. SMB , , ajuste para SU/SD. Seleco do modo de costuras automticas de remate: AUm toque no pedal e faz a costura MO pedal controla e motor pode parar a meio. SUUm toque no pedal mas o motor pra com a agulha em cima ao fim de um tempo [027.CT], no final de cada costura. SDUm toque no pedal mas o motor pra com a agulha em baixo ao fim de um tempo [027.CT], no final de cada costura. BT5=0:Invalido, 1-8:Aumenta nmero de pontos da costura para a trs, 9-F: Aumenta nmero de pontos da costura para a frente BT6=0:Invalido, 1-8:Aumenta nmero de pontos da costura para a frente, 9-F: Aumenta nmero de pontos da costura para trs AUm s toque no pedal. MO pedal controla e motor pode parar a meio. Ajuste dos pontos P1-P4. 038. PM =ON activado. Ajuste dos pontos P5-PF. 038. PM = ON activado. Descrio

008. SLS 009. A

012. SMS

Seleco do modo de remate

A / M / SU / SD

018. BT1 019. BT2

Contra peso do ponto para o remate inicial 1 0~F Contra peso do ponto para o remate inicial 2

020. SME

Seleco do modo de remate final

A / SU / SD

025. BT3 026. BT4 027. CT

Contra peso do ponto para o remate inicial 3 0~F Contra peso do ponto para o remate inicial 4 Ajuste tempo de interrupo em cada costura do remate final (ms) 0990 ms

031. SMB

Seleco do modo de costuras automticas de remate

A / M / SU / SD

035. BT5 036. BT6 037. SMP

039. PS

Contra peso do ponto para costuras automticas de remate 5 Contra peso do ponto para costuras automticas de remate 6 Seleco do modo para os pontos de costura constantes Ajuste dos pontos da costura 14 dos pontos de costura constantes Ajuste dos pontos da costura 5F dos pontos de costura constantes Seleco da funo do chicote de linha Seleco da funo do corte de linha

0~F

A/M 0 250 pontos 0 250 pontos ON / OFF

040. WON 041. TM

042. CUD

Seleco do modo de contagem (Pela bobine corte linha ou por pea de costura)

ONActivado. OFFDesactivado. ONActivado. ON / OFF OFFDesactivado. NOP : o contador est desactivado. U : Conta os pontos em cima. Quando o contador exceder, o contador far um auto reset. D : Conta os pontos em baixo. Quando o contador exceder, o contador far um auto reset. US : Conta os pontos em cima. Quando o contador exceder, motor pra e o contador deve ser feito um reset, ou por um sinal externo ou pressionando a tecla A do painel frontal. DS : Conta os pontos em baixo. Quando o contador exceder, motor pra e o contador deve ser feito um reset, ou por um sinal externo ou pressionando a NOP/U/D/US/DS/ tecla A do painel frontal. UT/DT/UTS/DTS UT : Conta o corte de linha em cima. Quando o contador exceder, o contador far um auto reset. DT : Conta o corte de linha em baixo. Quando o contador exceder, o contador far um auto reset. UTS : Conta o corte de linha em cima. Quando o contador exceder, motor pra e o contador deve ser feito um reset, ou por um sinal externo ou pressionando a tecla A do painel frontal. DTS : Conta o corte de linha em baixo. Quando o contador exceder, motor pra e o contador deve ser feito um reset, ou por um sinal externo ou pressionando a tecla A do painel frontal.

16

043. UD 045. SP 046. DIR

Ajuste do contador Velocidade da costura Indica rotao do motor

19999 ----------CW / CCW

Ajustar o contador. (Nota: o nmero real = o valor 003.CNR X 043.UD ,quando 042.CUD= U,D,US,DS est activado.) Mostra a velocidade de costura. CCWsentido anti-horrio. CWsentido horrio.

8.2Parmetro Modo Blista :


Cdigo do Parmetro 047. MAC 049. SPD 050. MPD 060. 061. L T Funo do Parmetro Cdigo da mquina Dimenso da polia da mquina Dimenso da polia do motor Velocidade baixa (spm) Velocidade do corte de linha (spm) Tempo de carga da bobine do levantamento do calcador (ms) Ciclo do tempo de carga da bobine do levantamento do calcador (%) Atraso do tempo de entrada do levantamento do calcador Cancelamento do levantamento do calcador quando se carrega no pedal para trs at meio Limite / Seleco
0 101 1 250 1 250

Descrio Seleco do cdigo da mquina. Ajuste do tamanho da polia, quando051. PL= ON activado. Ajuste do tamanho da polia, quando051. PL= ON activado. Ajuste da velocidade baixa Ajuste da velocidade do corte de linha Ajuste do torque da bobine. Ajuste da potncia da bobine. Nota: O ajuste errado ir causar com que a bobine no levantamento do calcador ou que entre em sobreaquecimento Se o levantamento de calcador estiver instalado, coloque no mnimo 100 ms para ter a certeza que o calcador v abaixo primeiro. ON: Cancela o levantamento (s funciona quando fizer o ciclo de corte de linha) OFF: NONormalmente aberto. Quando o sinal est fechado, o motor pra imediatamente e o smbolo de rotao vai parar. NCNormalmente fechado. Quando o sinal est aberto, motor imediatamente pra e o smbolo de rotao vai parar. Valido para079. LTM= T4/TK/TS/T7. Valido para079. LTM= T1/T3/T4/TK/TS/T7. Valido para080. LLM= L4/LK/LS/L7. Valido para080. LLM = L1/L3/L4/LK/LS/L7. Ajusta o tempo entre a posio da agulha em cima com o chicote de linha activado. Mpo de chicote de linha. Ajuste do tempo entre o chicote de linha OFF e o calcador ON. Ajuste da agulha em cima na posio de paragem. O N : Ataque directo. OFF : transmisso por correia (sob a mesa) O N: Automaticamente a agulha sobe para posio em cima. OFF: Funo desactivada Ajuste da velocidade mxima do motor

50 - 500 50 - 500 0 990

064. FO 065. FC 066. FD 070. HHC

10 90 %

0 990

ON / OFF

075. SFM

Modo de proteco do interruptor de segurana

NC / NO

082. T1 083. T2 086. L1 087. L2 092. W1 093. W2 094. WF 114. UEG 119. DD

Atraso do tempo prvio para o corte linha estar em carga (ms) Tempo do corte de linha (ms) Atraso do tempo de libertao da tenso em carga (ms) Tempo da tenso de libertao (ms) Atraso do tempo prvio para o chicote de linha estar em carga (ms) Ajuste do tempo do chicote de linha (ms) Atraso do tempo do calcador em carga (ms) ngulo de paragem da posio da agulha em cima (impulso) Ataque directo ou por correia Agulha vai subir quando liga a caixa

0 990 ms

0 990 ms 0 990 ms 0 1500 ms 0 980 ms 0 9990 ms 0 990 ms 5 180 impulso

ON / OFF

121. ANU

ON / OFF

122. HL

Limite superior mximo de velocidade (rpm)

50 9999 rpm

Cuidado: O ajuste errado de um parmetro pode causar uma operao anormal e pode causar estragos na
mquina de costura. Deve de compreender na perfeio as funes dos parmetros para no causar qualquer tipo de danos.

17

7- Tabela de Comparao de Caracteres


Nmeros Actual

Display

Alfabeto Actual

Display

Actual

Display

Actual

Display

You might also like