You are on page 1of 59

Comunicao e Expresso

Marcia Antonia Guedes Molina

Marcia Antonia Guedes Molina

COMUNICAO E EXPRESSO
Educao a Distncia

SUMRIO
APRESENTAO
1. 1.1 1.2 1.3 1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4 1.4 2. 2.1 2.2 3. 3.1 3.1.1 3.2 3.2.1 3.3 3.3.1 3.3.2 3.3.3 3.3.4 4. 4.1 4.1.1 4.1.2 4.1.2.1 4.1.2.2 4.1.2.3 4.1.2.4

1 3 3 3 4 4 4 4 4 5 7 10 10 12 12 14 16 18 19 20 20 20 22 26 26 26 27 28 31 33 34

COMUNICAO E LINGUAGEM
LINGUAGEM E LNGUAS PROCESSOS DE COMUNICAO ELEMENTOS DA COMUNICAO Cdigo e mensagem O referente O canal de comunicao O esquema da comunicao AS FUNES DA LINGUAGEM

TEXTO E TEXTUALIDADE
COESO COERNCIA

AS SUPERESTRUTURAS TEXTUAIS
O TEXTO DESCRITIVO Caractersticas do texto descritivo O TEXTO NARRATIVO
Caractersticas do texto narrativo O TEXTO DISSERTATIVO Caractersticas da dissertao Dissertao expositiva Dissertao Argumentativa

Organizao do texto dissertativo

A CONSTITUIO DO TEXTO
RELEMBRANDO A NOO DE TEXTO Texto e textualidade A Intertextualidade A Pardia A Parfrase A Estilizao A Apropriao

5. 5.1 5.2 5.3 5.3.1 5.3.1.1 5.3.2 6. 6.1 6.1.1 7. 7.1 7.2 7.2.1 7.2.2

O TEXTO ACADMICO
O FICHAMENTO O RESUMO A RESENHA Resenha crtica Requisitos bsicos para se resenhar Resenha descritiva

37 37 41 43 43 44 44 45 45 46 48 48 48 50 51 52 53

O TEXTO COMERCIAL
AS CARTAS COMERCIAIS A composio da carta comercial

OS E-MAILS
INTERNET O E-MAIL PROPRIAMENTE DITO E-mails comerciais E-mails pessoais

CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS

APRESENTAO

Uma lngua um lugar donde se v o mundo e em que se traam os limites do nosso pensar e sentir. (Verglio Ferreira)

Nosso objetivo neste trabalho sintetizar alguns conceitos de texto relevantes, para auxiliar o processo de produo escrita dos ingressantes no curso superior, favorecendo-lhes tambm uma orientao de como elaborar determinadas superestruturas textuais, por meio de tcnicas de escritura e leitura de textos modelares e do desenvolvimento da competncia para a produo de textos acadmicos, possibilitando-lhes tambm uma orientao de como elaborar determinados textos tcnicos. O trabalho embasa-se em obras dos mais renomados estudiosos da Lingstica, como Jakobson (s/d) e Vanoye (1998); dos mais importantes estudiosos da Lingstica de texto, como Fvero (1999), Kock (1997), Guimares (2004) e Fiorin (2003); e em trabalhos de metodologia do trabalho cientfico, de autores de reconhecida competncia, como Severino (2001) e Lakatos (1992). Os contedos esto assim organizados: primeiramente, discutiremos a questo de Lngua e Linguagem; depois os elementos da comunicao e, embasados neles, as Funes da Linguagem. Partimos depois para as noes de texto, textualidade, coeso e coerncia, para, em seguida, apresentar as superestruturas textuais tradicionalmente reconhecidas: descrio, narrao e dissertao. Num outro captulo, depois de uma reviso de texto e textualidade, apresentamos a noo de intertextualidade, compreendendo a de pardia, parfrase, estilizao e apropriao, para, ento, partirmos para a discusso de fichamento, resumo e resenha. Partimos na seqncia para a apresentao da redao comercial e finalizamos a apostila com orientaes de como escrever e-mails. A seleo desses contedos deve-se sua relevncia como ponto de partida para os demais textos, embora urge salientarmos que, numa obra simples como a nossa, no temos a

pretenso de traar todas as diretrizes possveis para o bom desenvolvimento de sua competncia escrita. Pelo contrrio, apresentamos aqui apenas um roteiro, um caminho inicial que dever ser percorrido pelo prprio aluno e desvendado e ampliado medida que seu conhecimento sobre a lngua for ampliado. Fruto de nossa experincia docente, as lies aqui apresentadas resultam do que foi possvel coletar do prazeroso convvio com nossos alunos e da observao do brilhante trabalho de muitos colegas com quem tivemos o prazer de cruzar durante nossa jornada, especialmente, das atividades docentes da minha orientadora de doutorado, Prof Dr Leonor Lopes Fvero, uma das maiores estudiosas de Lingstica Textual no Brasil, do meu querido professor Hildebrando A Andr, com quem tive o prazer de aprender a ensinar redao, e das lies sublineares a mim fornecidas pelo meu, ento, vice-diretor, Prof. Leo Rcino.

1. COMUNICAO E LINGUAGEM

Muitos autores costumam definir comunicao como transmisso voluntria de informao (Riegel, s/d, p.21). Como se procede, ento, essa transmisso? Claro que por meio da linguagem. mile Benveniste assevera que a linguagem um sistema de signos socializados, remetendo-nos sua funo de comunicao. Vale salientar que, para que exista comunicao, as pessoas envolvidas no processo precisam fazer uso de um cdigo comum, quer dizer, devem falar a mesma lngua. Isto significa que s h comunicao quando um entende o outro.

1.1.

LINGUAGEM E LNGUAS

As lnguas so, de acordo com Vanoye (1998, p.21) casos particulares de um fenmeno geral, ou seja, a linguagem o todo, todas as formas de comunicao, e comporta vrios cdigos, como cores, signos, assobios, cdigo morse, etc. J as lnguas so um tipo especfico de linguagem.

1.2.

PROCESSOS DE COMUNICAO

A comunicao pressupe sempre a existncia de dois plos: aquele que emite a informao e aquele que a recebe: emissor/receptor locutor/alocutrio-ouvinte/leitor, etc. O veculo utilizado para a comunicao pode fazer com que esses papis sejam intercambiveis ou no. importante frisarmos que, para que haja comunicao, deve haver sempre e, pelo menos, dois seres envolvidos, fazendo uso dos elementos da comunicao.

1.3.

ELEMENTOS DA COMUNICAO

1.3.1.

Cdigo e mensagem

O emissor e o receptor, como j foi dito, devem dispor do mesmo cdigo, ou seja, do mesmo sistema de signos, a fim de que a informao possa ser recebida e decodificada pelo receptor. Essa informao decodificada a mensagem.

1.3.2.

O referente

Riegel (opus cit. P. 22) assevera:


Os signos do cdigo remetem realidade tal qual percebida pelo emissor e pelo receptor. O aspecto especfico dessa realidade, que evocada por um signo do cdigo, o referente desse signo. O universo referencial, exterior ao cdigo, compreende tudo aquilo que pode ser designado pelos signos e suas combinaes: seres, coisas, estados, acontecimentos, idias, etc.

1.3.3.

O canal de comunicao

necessrio um meio fsico para que a mensagem possa ser veiculada para o interlocutor, a esse meio damos o nome de canal de comunicao. Constituem canais de comunicao o ar, um CD, um cabo, um telefone, etc.

1.3.4.

O esquema da comunicao

A somatria desses elementos resulta no seguinte esquema que apresenta os elementos indispensveis para a comunicao: Fig. 1 - Esquema da Comunicao
CONTEXTO
Canal de comunicao

EMISSOR

MENSAGEM

RECEPTOR

CDIGO

1.4. AS FUNES DA LINGUAGEM

A linguagem, de acordo com Jakobson (s/d, p. 122), tem toda a variedade de suas funes. Antes, porm prope que recordemos que o remetente envia uma mensagem a um destinatrio. Para que possa ser transmitida, a mensagem requer um contexto (ou referente), apreensvel pelo destinatrio e que seja verbal ou passvel de verbalizao, um cdigo (parcial ou totalmente) comum a ambos remetente e destinatrio - e, finalmente, um contato, ou seja, um canal fsico por meio do qual possa ser veiculada. Cada um desses seis elementos encerra uma funo da linguagem diferente:

CONTEXTO 1) FUNO REFERENCIAL

CANAL 2) FUNO FTICA

EMISSOR

MENSAGEM

RECEPTOR

3) FUNO EMOTIVA

4) FUNO POTICA

5) FUNO CONATIVA

CDIGO 6) METALINGUAGEM

Apesar de serem seis elementos e, portanto, seis funes da linguagem, normalmente as mensagens comportam mais de uma funo, havendo uma predominante, mas no exclusiva. Deve-se ressaltar que a estrutura da mensagem depende dessa funo predominante. Assim, a funo referencial (tambm chamada de denotativa) est centrada no contexto (referente). Tudo o que se refere aos contextos situacionais ou textuais pertencem a esta funo.

Ex. Prefeitura libera a pista expressa da Marginal Pinheiros. (Folha de So Paulo, 16 de janeiro de 2007) Quando a mensagem est centrada no canal, falamos da funo ftica. Temos nesse caso tudo o que serve para, numa comunicao, estabelecer, manter ou encerrar o contato. Ex. Al, al, responde.... Responde...... J, quando a mensagem prioriza o emissor, revelando sua personalidade, estamos frente da funo emotiva (ou expressiva). Ex. No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus companheiros. Esto taciturnos mas nutrem grandes esperanas. Entre eles considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos. No nos afastemos muito, vamos de mos dadas. (Carlos Drummond de Andrade) A funo potica aquela em que a prioridade est na prpria mensagem, colocando em destaque o lado palpvel dos signos (Jakobson, opus cit.) Ex. Vozes veladas, veludosas vozes, Volpias dos violes, vozes veladas, Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas. (Cruz e Souza) Quando ocorre a orientao para o receptor (destinatrio) temos a funo conativa. Por isso, nessa funo comum observarmos o emprego de verbos no modo imperativo e de vocativos e ponto de exclamao. Ex. Assine uma TV a cabo agora e comece a pagar somente depois do Carnaval. Finalmente, quando dada especial relevncia ao cdigo, estamos frente da funo metalingstica. Ex. Quando falamos de funes da linguagem, queremos dizer, da possibilidade que tem a lngua de, de acordo com a inteno do falante, dar especial destaque a determinados elementos da comunicao. Neste caso, usamos a lngua para explicar a prpria lngua.

2. TEXTO E TEXTUALIDADE

Texto, etimologicamente, quer dizer tecido, ou seja, trata-se de uma trama onde se devem enredar as palavras. Hoje, o Mni Houaiss (2001: 508) traz a seguinte definio para o termo:
s.m. 1. Conjunto de palavras, frases escritas; 2. Trecho ou fragmento de obra de um autor; 3. qualquer material escrito destinado a ser falado ou lido em voz alta (...)

J a Lingstica do Discurso procura estudar os textos como manifestaes lingsticas produzidas por indivduos concretos em situaes concretas, sob determinadas condies de produo (Kock, 1997, p.11), entendendo-os numa situao interacionista. Para que melhor possamos compreend-los nessa perspectiva, analisemos as seqncias a seguir:
Para calar a boca: Rcino Pra lavar a roupa: Omo Para viagem longa: Jato Para difceis contas: Calculadora Para o pneu na lona: Jacar Para a pantalona: Nesga Para pular a onda: Litoral Para lpis ter ponta: Apontador Para o Par e o Amazonas: Ltex Para parar na pamplona: Assis Para trazer tona: Homem - R Para a melhor azeitona: Ibria Para o presente da noiva: Marzip Para Adidas o Conga: Nacional Para o outono a folha: Excluso Para embaixo da sombra: Guarda-Sol Para todas as coisas: Dicionrio Para que fiquem prontas: Pacincia Para dormir a fronha: Madrigal Para brincar na gangorra: Dois Para fazer uma toca: Bobs Para beber uma coca: Drops Para ferver uma sopa: Graus Para a luz l na roa: 220 volts Para vigias em ronda: Caf Para limpar a lousa: Apagador Para o beijo da moa: Paladar Para uma voz muito rouca: Hortel Para a cor roxa: Atade Para a galocha: Verlon Para ser moda: Melancia Para abrir a rosa: Temporada Para aumentar a vitrola: Sbado Para a cama de mola: Hspede Para trancar bem a porta: Cadeado Para que serve a calota: Volkswagen

Para quem no acorda: Balde Para a letra torta: Pauta Para parecer mais nova: Avon Para os dias de prova: Amnsia Pra estourar pipoca: Barulho Para quem se afoga: Isopor Para levar na escola: Conduo Para os dias de folga: Namorado Para o automvel que capota: Guincho Para fechar uma aposta: Paraninfo Para quem se comporta: Brinde Para a mulher que aborta: Repouso Para saber a resposta: Vide - o - Verso Para escolher a compota: Jundia Para a menina que engorda: Hipofagi Para a comida das orcas: Krill Para o telefone que toca Para a gua l na poa Para a mesa que vai ser posta Para voc o que voc gosta Diariamente

(Fonte: http://marisa-monte.letras.terra.com.br/letras)

Num primeiro momento, temos a impresso de que se trata de um amontoado de frases pouco significativas. Contudo, se a inserirmos em seu contexto, passamos a entend-la como texto. Ento, vamos l. A seqncia acima uma composio de Nando Reis, gravada por Marisa Monte, intitulada Diariamente. O texto relata os fatos do cotidiano de uma pessoa que vive numa regio urbana, possivelmente, na cidade de So Paulo. O mesmo ocorre com a seguinte seqncia:
Por que voc Flamengo ? E meu pai Botafogo ? O que significa "Impvido Colosso" ? Por que os ossos doem ? Enquanto a gente dorme ? Por que os dentes caem ? Por onde os filhos saem ? Por que os dedos murcham ? Quando estou no banho ? Por que as ruas enchem ? Quando est chovendo ? Quanto mil trilhes ? Vezes infinito ? Quem Jesus Cristo ? Onde esto meus primos? Well, well, well Gabriel? Well, well, well? Por que o fogo queima ? Por que a lua branca ? Por que a Terra roda ? Por que deitar agora ? Por que as cobras matam ? Por que o vidro embaa ?

Por que voc se pinta ? Por que o tempo passa ? Por que que a gente espirra ? Por que as unhas crescem ? Por que o sangue corre ? Por que que a gente morre ? Do qu feita a nuvem ? Do que feita a neve ? Como que se escreve Reveillon ? Well, well, well , Gabriel.

(Fonte: http://vagalume.uol.com.br/adriana-calcanhoto/oito-anos.html)

Se no reconhecermos a seqncia, inadvertidamente, podemos julg-la um amontado de perguntas sem nexo e, portanto, um no-texto. Contudo, novamente, temos aqui a letra de uma composio que Paula Toler dedicou a seu filho Gabriel, com as perguntas que ele, costumeiramente, lhe fazia. A msica chama-se Oito anos e foi gravada por Adriana Calcanhoto. Agora, prestemos ateno a este segmento:

LA VARIT ET LA FANTAISIE DE MA VIE DE TOUS LES JOURS1


Tous les jours de la semaine, je ne me lve jamais a la mme heure et ce nest jamais la mme chose. Mes jours sont fous, fous, fous! Lorsque je me lve, je ne suis pas press... Je vois et je choisis, cest a? Quil faut faire... Je djeune chaque jour un restaurant diffrent. Laprs-midi je vais au cinma, ou pour les courses, ou jouer le bowling, au bien aux shoppings... Je fais de promenade, promenade, promenade... Naturellement, je ne peux pas travailler! Les soirs je mamuse quelque show, ou thatre, ou rendez-vous chez un ami... Les personnes ne me retrouvent jamais!

A seqncia acima s ser texto para aqueles que dominam a lngua em que foi escrita: francs, os demais reconhecero a seqncia, mas como no interagem com ela, no conseguindo depreender-lhe um sentido, ser um no-texto. Nesse sentido, como falamos, seguindo os passos de Kock e Travaglia (1990, p. 10), podemos compreender texto como:
Uma unidade lingstica concreta (perceptvel pela viso ou audio), que tomada pelos usurios da lngua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situao de interao comunicativa, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma funo comunicativa reconhecvel e reconhecida, independentemente da sua extenso.
1

http://www.sergiosakall.com.br/girafas/lingua_frances.html

10

E deve ter textualidade: aquilo que converte uma seqncia lingstica em texto. (id.,p.45), isto , ser todo, coeso e coerente para seus usurios. Vejamos, agora, brevemente, o que coeso e coerncia.

2.1. COESO

Fvero (1999, p.10) assim define coeso:


A coeso, manifestada no nvel microtextual, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto , as palavras que ouvimos ou vemos, esto ligados entre si dentro de uma seqncia.

Podemos dizer, portanto, que coeso o nome com que designamos as estratgias de ligao utilizadas num texto para torn-lo todo, ou seja, o uso de elementos capazes de estabelecer elos. Esses elos podem amarrar elementos mencionados anteriormente no texto, ocorrendo ento o que os estudiosos chamam de anfora: Ex. Fiz todos os exerccios indicados pela professora, mas minha amiga Carla no os fez (isto , no fez os exerccios). Podem tambm amarrar elementos que sero ainda mencionados no texto, ocorrendo ento a chamada catfora: Ex. Fui ao mercado e comprei todos os itens de que precisava, menos estes: arroz, batata e azeite. Bem utilizar esses elementos auxilia bastante na boa escritura de uma seqncia, mas no s isso. Vejamos agora outro elemento responsvel pela textualidade, capaz de ajudar na produo textual.

11

2.2. COERNCIA

Coerncia diz respeito ao sentido do texto.


A coerncia (...), manisfestada em grande parte macrotextualmente, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto , os conceitos e as relaes subjacentes ao texto de superfcie, se unem numa configurao, de maneira reciprocamente acessvel e relevante. Assim a coerncia o resultado de processos cognitivos operantes entre os usurios e no mero trao dos textos. (FVERO, 1999, p.10)

Ento, a seguinte seqncia:


VENDE-SE Apartamento. 3 dorms. 2 sls. coz. rea serv. Moema. R$210.000. Tratar com o proprietrio: (33)3333-3333.

constituir texto para quem a entender como um classificado. Vrios so os elementos responsveis pela coerncia. Kock e Travaglia (1990) apontam: I) Conhecimentos: lingstico, de mundo, partilhado, do mundo em que o texto se inscreve; II) Inferncias; III) Fatores pragmticos; IV) Situacionalidade; V) Intencionalidade; VI) Aceitabilidade; VII) VIII) IX) X) Informatividade; Focalizao; Intertextualidade; Relevncia.

Resta-nos, ainda, especificar que os textos organizam-se numa hierarquia de tipos de subtipos. Guimares (2004:16) ensina que, se a inteno se volta fundamentalmente para as estruturas internas do texto, fica estabelecida uma tipologia de acordo com a forma de estruturao, sua superestrutura, ou o mundo em que o texto se inscreve. disso que trataremos a seguir.

12

3. AS SUPERESTRUTURAS TEXTUAIS

A noo de superestrutura, emprestada de Van Dijk, 2 diz respeito s estruturas globais que caracterizam alguns tipos de textos, independentemente de seu contedo. Dessa forma, relativamente ao aspecto estrutural, podemos inscrever os textos em: descritivos, narrativos e dissertativos. Essas superestruturas tm, como afirma Guimares (opus cit, p. 65), carter convencional e so conhecidas e reconhecidas pelos falantes da lngua, ou seja:
Uma superestrutura um tipo de esquema abstrato que estabelece a ordem global do texto, e que se compe de uma srie de categorias , cujas possibilidades de combinao se baseiam em regras convencionais.

A autora informa tambm que, embora haja sempre uma estrutura dominante, o texto pode apresentar outras. Por exemplo, um texto predominantemente narrativo pode apresentar trechos descritivos. O predominantemente dissertativo pode trazer, em alguns momentos, trechos que caracterizam a narrao e/ou a descrio. O importante para um estudante do Curso de Letras saber identificar no todo trechos dessa ou daquela estrutura, cujas caractersticas agora apresentamos.

3.1. O TEXTO DESCRITIVO

Descrever caracterizar com detalhes objetos, locais, pessoas e situaes, apresentando as caractersticas deles percebidas por meio dos cinco sentidos. Como atravs dos sentidos que estabelecemos contato com o mundo nossa volta, podemos dizer que essa estrutura textual a mais primeva, constituindo elementos vitais de nossa sensibilidade.

Viso, tato, audio, paladar, olfato so os sentidos com que percebemos as coisas do mundo que se traduzem em formas, cores, texturas, cheiros, sonoridades a serem descobertas. (AMARAL E ANTNIO, 1991, p. 19)

Observemos agora as seguintes seqncias:

Strategies of Discourse Comprehension, Nova Iorque: Academic, 1983.

13

Era um dia abafadio e aborrecido. A pobre cidade de So Lus do Maranho parecia entorpecida pelo calor. Quase que se no podia sair rua: as pedras escaldavam, as vidraas e os lampies faiscavam ao sol como enormes diamantes, as paredes tinham reverberaes de prata polida; as folhas das rvores nem se mexiam; as carroas dgua passavam ruidosamente a todo o instante, abalando os prdios, e os aguadeiros, em mangas de camisa e pernas arregaadas, invadiam sem cerimnia as casas para encher as banheiras e os potes. Em certos pontos no se encontrava viva alma na rua; tudo estava concentrado, adormecido; s os pretos faziam as compras para o jantar ou andavam no ganho. 3

Trem das Cores


Caetano Veloso A franja na encosta Cor de laranja Capim rosa ch O mel desses olhos luz Mel de cor mpar O ouro ainda no bem verde da serra A prata do trem A lua e a estrela Anel de turquesa Os tomos todos danam Madruga Reluz neblina Crianas cor de rom Entram no vago O oliva da nuvem chumbo Ficando Pra trs da manh E a seda azul do papel Que envolve a ma As casas to verde e rosa Que vo passando ao nos ver passar Os dois lados da janela E aquela num tom de azul Quase inexistente, azul que no h Azul que pura memria de algum lugar Teu cabelo preto Explcito objeto Castanhos lbios Ou pra ser exato Lbios cor de aa E aqui, trem das cores Sbios projetos: Tocar na central E o cu de um azul Celeste celestial

(Fonte: http://64.233.187.104/:tremdascoresletra.caetanovelosoletrasdemusicas.lyrics.mus.br/)

A primeira seqncia, como se pode observar, um trecho do romance O mulato de Alusio Azevedo. Podemos perceber com que preciso o autor descreve a cidade de So Lus do Maranho. Trechos com sinestesias como: pedras escaldavam, as vidraas e os lampies
3

AZEVEDO, A. O mulato. So Paulo: tica, 1997.

14

faiscavam ao sol como enormes diamantes, as paredes tinham reverberaes de prata polida, favorecem no s a leitura, como tambm a percepo sensorial do texto. O mesmo acontece com a letra da msica Trem das cores, de Caetano Veloso. Em O mel desses olhos luz/E a seda azul do papel/ Que envolve a ma temos a impresso de sentir o gosto tanto do mel, quanto da ma; de ver o brilho dos olhos e de sentir a maciez do papel de seda. Um texto descritivo estar bem produzido, quando possibilitar essas sensaes; quando o leitor, ao proceder sua leitura, tiver a sensao de estar vendo, presenciando, sentindo o que se est descrevendo. Vejamos ento, pormenorizadamente, o que compreende um texto descritivo.

3.1.1. Caractersticas do texto descritivo

Leia o seguinte fragmento (1) da obra Iracema de Jos de Alencar:


Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati no era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hlito perfumado. Mais rpida que a ema selvagem, a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nao tabajara. O p grcil e nu, mal roando, alisava apenas a verde pelcia que vestia a terra com as primeiras guas. 4

Agora, atente para o seguinte fragmento (2):


Iracema saiu do banho; o aljfar d'gua ainda a roreja, como doce mangaba que corou em manh de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gar as flechas de seu arco, e concerta com o sabi da mata, pousado no galho prximo, o canto agreste.

O primeiro fragmento descritivo e o segundo, narrativo. Como identificar a descrio? O texto descritivo predominantemente figurativo, ou seja, construdo com termos essencialmente concretos, evocando uma figura, um efeito de realidade
Os textos figurativos produzem um efeito de realidade e, por isso, representam o mundo, com seus seres, seus acontecimentos. (PLATO E FIORIN, 1997, p. 89)

ALENCAR, J. Iracema. So Paulo: tica, 1990.

15

No fragmento 1 temos como exemplos de termos concretos: a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nao tabajara. O p grcil e nu, mal roando, etc. Outra caracterstica do texto descritivo que ele no traz mudana de situao. esttico. Representa o mundo num determinado momento. recorte. Alm disso, naquela instncia em que se efetua a descrio, vrios fatos simultneos podem ser apresentados. Assim, Iracema, quando apreendida pelo narrador apresentava, simultaneamente, as seguintes caractersticas: era virgem, tinha lbios de mel; seus cabelos eram mais negros que a asa da grana e mais longos que o talhe de palmeira; seu sorriso era doce como o favo da jati; seu hlito era perfumado, era ainda mais rpida que a ema, etc. etc. Essas caractersticas co-ocorriam. Estavam todas presentes na mesma instncia, podendo inclusive ser invertidas no texto:
Ex. Seu sorriso era doce como o favo da jati; seu hlito era perfumado, era ainda mais rpida que a ema; era virgem, tinha lbios de mel; seus cabelos eram mais negros que a asa da grana e mais longos que o talhe de palmeira (...)

isso porque no existe relao de anterioridade, nem de posterioridade no fragmento. Para que se estabelea a comparao, retomemos o segundo fragmento:
Iracema saiu do banho; o aljfar d'gua ainda a roreja, como doce mangaba que corou em manh de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gar as flechas de seu arco, e concerta com o sabi da mata, pousado no galho prximo, o canto agreste.

Esse um fragmento narrativo. Existe nele uma relao de anterioridade e posterioridade: primeiro a ndia saiu do banho, depois ps-se a repousar. A inverso dos fatos prejudicaria a seqenciao do texto. Podemos perceber tambm, em ambos os textos, uma diferena no emprego dos tempos verbais: no primeiro predomina o pretrito imperfeito e, no segundo, o pretrito perfeito. Como a simultaneidade a caracterstica do texto descritivo, os tempos verbais mais empregados so o presente do indicativo e o pretrito imperfeito do indicativo. Quanto organizao, podemos afirmar que se deve elaborar o texto descritivo espacialmente, isto , os elementos devem ser descritos de baixo para cima, da esquerda para direita, de dentro para fora, etc, para que o leitor possa, paulatinamente, ir construindo a imagem daquilo de que se est tratando.

16

Agora, rena todas as informaes dadas anteriormente a respeito do texto descritivo e leia a seguinte poesia de Manoel Bandeira, observando nela os traos da descrio:
Segunda cano do beco

Teu corpo moreno da cor da praia. Deve ter o cheiro Da areia da praia. Deve ter o cheiro Que tem ao mormao A areia da praia. Teu corpo moreno Deve ter o gosto De fruta de praia. Deve ter o travo, Deve ter a cica Dos cajus da praia. No sei, no sei, mas Uma coisa me diz Que o teu corpo magro Nunca foi feliz.

3.2 O TEXTO NARRATIVO

De acordo com o Mni Houaiss (2001:364): Narrao: s.f. [] exposio oral ou escrita de um fato. Narrar , portanto, representar um acontecimento ou uma srie de acontecimentos reais ou fictcios num texto. Humberto Eco (1985, p. 21), no Ps-Escrito a O Nome da Rosa, ensina:
(...) para contar necessrio primeiramente construir um mundo, o mais mobiliado possvel, at os ltimos pormenores. Constri-se um rio, duas margens, e na margem esquerda coloca-se um pescador, e se esse pescador possui um temperamento agressivo e uma folha penal pouco limpa, pronto: pode-se comear a escrever, traduzindo em palavras o que no pode deixar de acontecer.(...)

Essa citao de Eco, mesmo que indiretamente, permite-nos depreender que so cinco os elementos da narrao: narrador, personagens, aes, tempo e espao. Leia, agora, o texto a seguir, de Marina Colassanti:

17

Nunca descuidando do dever


Jamais permitiria que seu marido fosse para o trabalho com a roupa mal passada, no dissessem os colegas que era esposa descuidada. Debruada sobre a tbua, com o olho vigilante, dava caa s dobras, desfazia pregas, aplainando punhos e peitos, afiando o vinco das calas. E a poder de ferro e goma, envolta em vapores, alcanava o ponto mximo de sua arte ao arrancar dos colarinhos liso brilho de celulide. Impecvel, transitava o marido pelo tempo. Que, embora respeitando ternos e camisas, comeou subrepticiamente a marcar seu avano na pele e no rosto. Um dia notou a mulher um leve afrouxar-se das plpebras. Semanas depois percebeu que, no sorriso, franziam-se fundos os cantos dos olhos. Mas foi s muitos meses mais tarde que a presena de duas fortes pregas descendo dos lados do nariz tornou-se inegvel. Sem dizer nada, ela esperou a noite. Tendo finalmente certeza de que o homem dormia o mais pesado dos sonos, pegou um paninho mido e, silenciosa, ligou o ferro.

Observemos que, no texto acima, vislumbramos os seguintes elementos da narrao: a) narrador: Onisciente: de 3 pessoa: Jamais permitiria que seu marido fosse para o trabalho.... b) personagens: Protagonista: a esposa: No dissessem os colegas que era esposa descuidada...... Antagonista: o marido: Impecvel transitava o marido pelo tempo. c) aes: Debruada sobre a tbua (...) dava caa s dobras (...) d) tempo: Jamais permitiria (...) Um dia notou a mulher (...) (...) muitos meses mais tarde (...) e) espao: Na sua casa, em uma determinada cidade. Alm desses elementos, a narrao apresenta, diferentemente da descrio, transformao.

18

3.2.1. Caractersticas do texto narrativo No texto Nunca descuidando do dever, podemos perceber, dentre outras, as seguintes: a) as camisas amassadas ficavam muito bem passadas:
(...) alcanava o ponto mximo de sua arte ao arrancar dos colarinhos liso brilho de celulide.

b) o marido foi adquirindo rugas no rosto:


(...) transitava o marido pelo tempo. Que, embora respeitando ternos e camisas, comeou subrepticiamente a marcar seu avano na pele e no rosto.

Mas a transformao mais significativa a que no est explicitada, ou seja, ao perceber o rosto enrugado do marido, a esposa, como um autmato, tenciona pass-lo:
Tendo finalmente certeza de que o homem dormia o mais pesado dos sonos, pegou um paninho mido e, silenciosa, ligou o ferro.

Alm disso, tanto quanto o texto descritivo, o narrativo figurativo. Lembremo-nos de que esse tipo de texto construdo com palavras concretas cuja funo representar o mundo. Por meio das figuras empregadas podemos depreender o real sentido do texto. No caso de Nunca descuidando do dever, figuras como: (...) Jamais permitiria que seu marido fosse para o trabalho com a roupa mal passada, no dissessem os colegas que era esposa descuidada. Debruada sobre a tbua, com o olho vigilante, dava caa s dobras, desfazia pregas (...) Isso nos permite depreender, sublinearmente, uma crtica s mulheres que, nas dcadas de 60 e 70, viviam apenas e to somente para o lar, realizando robotizadamente as atividades domsticas. Alm da figurativizao, na narrao, a ordenao temporal. O texto deve ter uma seqenciao para que o leitor possa acompanhar o desenrolar das aes. Assim, vejamos:

Jamais permitiria que seu marido fosse para o trabalho com a roupa mal passada, no dissessem os colegas que era esposa descuidada. Debruada sobre a tbua, com o olho vigilante, dava caa s dobras, desfazia pregas, aplainando punhos e peitos (...)Um dia notou a mulher um leve afrouxar-se das plpebras. Semanas depois percebeu que, no sorriso, franziam-se fundos os cantos dos olhos. (...) Mas foi s muitos meses mais tarde que a presena de duas fortes pregas descendo dos lados do nariz tornou-se inegvel. Sem dizer nada, ela esperou a noite. Tendo finalmente certeza de que o homem dormia o mais pesado dos sonos, pegou um paninho mido e, silenciosa, ligou o ferro.

19

A ordenao temporal nesse texto ajuda o leitor a ir acompanhando as aes da esposa at o inesperado desfecho e, diferentemente do texto descritivo, a disposio dessas aes no pode ser alterada. Como a ordenao temporal de extrema relevncia no texto narrativo, os tempos verbais bsicos so os do subsistema do passado: pretrito perfeito, mais-que-perfeito e imperfeito. 5 Para finalizar, leia atentamente o texto abaixo, buscando visualizar nele os elementos da narrao j discutidos:

DESTA GUA NO BEBERS Carlos Drummond de Andrade

- Por que Demtrio no se casa? Era a indagao geral! Demtrio namorava, noivava, no casava. Sete dias antes do casamento, olha a Demtrio fugindo. As verses eram mltiplas. A noiva que o despedira. Tiveram uma briga feia. Gnios incompatveis. Mal secreto. Intrigas. Demtrio continuava a namorar, noivar e no casar. No lhe faltavam noivas, pois era agradvel, tinha status. Quanto mais se desmanchavam seus projetos de casamento, mais apareciam mulheres dispostas ao desafio, exclamando: - A mim ele no deixa na porta do Mosteiro de So Bento. Deixava. E quanto mais deixava, mais seu prestgio crescia. Concluiu-se que era sua maneira de afirmar-se. Ento Livaniuska decidiu enfrent-lo. Noivou com ele e, uma semana antes do casamento, deu-lhe o fora solene. Demtrio quis reagir, explicou reprter social que ele que tomara a niciativa, mas a mentira foi patente. Livaniuska foi contratada como atriz por uma emissora de TV e ficou clebre. Da por diante ela repetiu a carreira de Demtrio, noivando e desmanchando com inmeros cavalheiros. No fim de cinco anos, Livaniuska e Demtrio casaram-se para sempre, como era fcil de prever mas ningum previu.

3.3. O TEXTO DISSERTATIVO

No Mni Houaiss (opus.cit, p.:174), encontramos: Dissertao: s.f. 1. Exposio oral ou escrita; 2. Monografia. Ensaio (...) Mas ser que, como superestrutura textual, dissertao s isso? Vamos ver o que dizem alguns estudiosos do assunto. Magalhes (s/d, p. 7) assevera que a dissertao ocorre no plano das idias, do conhecimento, das abstraes. Trata-se de um trabalho reflexivo que consiste, de maneira

Geralmente, mas no exclusivamente. Pode-se usar, por exemplo, o presente do indicativo, com valor atemporal, instaurando proximidade e verossimilhana ao texto.

20

geral, em organizar as idias numa linha de raciocnio. Assim, ensina o autor, todas as vezes em que nos valemos da linguagem verbal para expor, defender ou contestar idias, estaremos utilizando o chamado discurso dissertativo. Plato e Fiorin (opus ci, p. 252) afirmam que dissertao o tipo de texto que analisa interpreta, explica e avalia os dados da realidade e relacionam algumas de suas caractersticas, revisadas a seguir.

3.3.1. Caractersticas da dissertao a) um texto temtico, ou seja, discute um tema, operando, predominantemente, com termos abstratos; b) mostra mudana de situao, tanto quanto a narrao; c) sua ordenao lgica; d) o tempo bsico empregado na dissertao o presente do indicativo com valor atemporal, embora se admita o uso do pretrito perfeito e do futuro do presente.6

Importa esclarecer que h autores que inscrevem os textos dissertativos em dois tipos: expositivos e argumentativos.

3.3.2. Dissertao expositiva

aquela cujo propsito discorrer sobre o assunto num sentido meramente informativo. Assim, pode-se dissertar sobre a pena de morte, a juventude brasileira, etc. sem que haja posicionamento sobre o tema.

A importncia de Msica Popular Brasileira


A importncia da Msica Popular Brasileira no cenrio de nossa cultura inegvel. Pode-se constatar que a MPB, alm de sua relevncia como manifestao esttica tradutora de nossas mltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservao da memria coletiva e como um espao social privilegiado para as leituras e interpretaes do Brasil.

Fonte: Dicionrio Cravo Albim de MPB - http://www.dicionariompb.com.br/default.asp

Tambm aqui se trata de tempos bsicos, mas no exclusivos.

21

3.3.3. Dissertao Argumentativa

Diferentemente da anterior, na dissertao argumentativa revelam-se reflexes sobre o assunto, a fim de persuadir o receptor que, acompanhando a linha de raciocnio do que exposto, verifica se o raciocnio verbalizado correto e, nesse sentido, passvel ou no de aceitao.
Uma escolha contra a mulher O aborto freqentemente apresentado como um problema de "direito das mulheres". visto como algo desejvel para as mulheres, e como um benefcio ao qual elas deveriam ter tanto acesso quanto possvel. Na verdade, ser "pr-vida" visto como sendo "contra os direitos da mulher". Se voc s vezes pensa desta forma, examine os fatos apresentados aqui. Ver que, na verdade, o aborto prejudica a mulher, ignora os seus direitos, e as abusa e degrada. Qualquer um que se preocupa com a mulher far bem em conhecer estes fatos. Estudos de mulheres que fizeram aborto, (veja, por exemplo, o livro do Dr. David Reardon, Aborted Women, Silent No More), mostram que o aborto no uma questo de dar mulher uma "escolha". , tragicamente, uma situao em que as mulheres sentiram que no tinham NENHUMA ESCOLHA, sentiram que ningum se importava com elas e com seu beb, dando-lhes alternativa alguma a no ser o aborto. A mulher sente-se rejeitada, confusa, com medo, sozinha, incapaz de lidar com a gravidez - e, no meio disto tudo, a sociedade diz-lhe, "Ns eliminaremos o seu problema eliminando o seu beb. Faa um aborto. seguro, fcil, e uma soluo legal". O fato que embora o aborto seja legal (nos Estados Unidos), ele NO seguro e fcil, nem respeita a mulher. (...)

Fonte: http://www.comciencia.br/especial/drogas/drogas01.htm Podemos perceber no texto acima que, por exemplo, no trecho: na verdade, o aborto prejudica a mulher, ignora os seus direitos, e as abusa e degrada est expressa a opinio do autor e, para que ela seja mesmo aceita, passa ele a relacionar os motivos que o fazem pensar assim. Em ambos os tipos de dissertao, importa atentar para sua organizao, como veremos a seguir.

3.3.4. Organizao do texto dissertativo

Como esse tipo de texto deve apresentar uma organizao lgica, deve-se apresentar com bastante clareza: a) o assunto; b) a delimitao do assunto;

22

c) o objetivo; d) o tpico-frasal; e) o desenvolvimento; f) a concluso.

Como j falamos anteriormente, a dissertao um texto temtico, portanto, deve-se discutir um tema. Para que o autor do texto no se perca em informaes redundantes ou desnecessrias, importante que proceda delimitao dele.

Por exemplo: Dissertao Tema: NAMORO Possveis delimitaes do tema: Namoro na adolescncia Namoro na melhor idade Namoro na escola

Escolhida uma delimitao, deve-se propor um objetivo para que no ocorra fuga ao tema. Se resolvssemos escrever sobre Namoro na escola, poderamos estabelecer como objetivo, por exemplo: mostrar ao leitor que, como a escola o espao onde os jovens mais se encontram e se relacionam, normal e saudvel que ali comecem sua vida afetiva. O tpico frasal aquele sobre o qual incide a essncia da informao. Na delimitao acima, poderamos estabelecer um possvel tpico-frasal:
na adolescncia que se comea a conhecer o mundo, a fazer amigos, a descobrir as verdades e a escola um dos ambientes mais propcios para isso. Ento, nada mais comum que ali ocorram flertes, o ficar e at mesmo namoros nesse ambiente.

Tendo em mente tanto a delimitao, quanto os objetivos e o tpico frasal, cabe ao autor, ento, elaborar seu texto dissertativo. Se o seu desejo for produzir um texto

argumentativo, esses argumentos podem ser apresentados de diferentes maneiras. Seguindo Plato e Fiorin (opus cit: p. 286-288), relacionamos trs deles:

a) argumento de autoridade: citam-se autores ou pessoas de prestgio que tenham reconhecido domnio sobre aquele saber. No caso da delimitao acima (Namoro na escola), poderamos citar, por exemplo, o psicanalista Iami Tiba, autor de vrias obras que tratam da adolescncia.

23

b) argumento baseado no consenso: neste caso, valer-nos-amos de opinies j aceitas pela maioria da populao.

c) argumento baseado em provas concretas: poderamos, no caso de nossa proposta, fazer uso, por exemplo, de pesquisas que comprovassem que a maioria dos jovens namora na escola e que tal fato tem auxiliado em seu desenvolvimento emocional.

Para que possamos entender melhor, leiamos Magalhes (s/d p.6,17) que assim exemplifica o texto dissertativo:

Muitas normas, antes apenas do mbito da Moral, passaram ao campo do Direito pelo fato de o legislador, num momento dado, julgar conveniente atribuir-lhes fora coercitiva, impondo uma sano para sua desobedincia. Assim, por exemplo, no passado era altamente meritrio o fato de o patro socorrer seu empregado acidentado. Mas a desobedincia a essa regra de moral no provocava qualquer sano por parte do Estado. Este, entretanto, observando a convenincia de se impor ao patro a obrigao de socorrer seu servial infortunado, criou a norma de Direito, impondo como obrigao jurdica aquilo que no passava de mero dever moral. Outro exemplo: no passado agia com humanidade o patro que, antes de despedir seu empregado, lhe dava um prazo para procurar nova colocao, e ao romper o contrato de trabalho lhe oferecia uma indenizao pelos anos de servios prestados. Talvez isso constitusse um dever moral ditado pela preocupao de justia. Mas o descumprimento de tal dever no provocava qualquer sano por parte do Estado. Parecendo ao legislador conveniente transformar tal preceito de Moral em regra de Direito, impe ao patro o dever de dar aviso prvio e de prestar indenizao ao empregado despedido. O descumprimento de tal obrigao, hoje, provoca uma sano por parte do Estado. A regra de Moral transformou-se em regra de Direito. 7

Neste texto temos, portanto:

ASSUNTO: Direito; DELIMITAO: Direito e moral; OBJETIVO: Mostrar que muitas normas morais transformaram-se em normas jurdicas por razo de convenincia social; TPICO-FRASAL: Muitas normas, antes apenas do mbito da Moral, passaram ao campo do Direito pelo fato de o legislador, num momento dado, julgar conveniente atribuir-lhes fora coercitiva, impondo uma sano para sua desobedincia.

RODRIGUES, S. Direito Civil.In: MAGALHES, R. Tcnicas de Redao: a recepo e a produo de texto. So Paulo: Editora do Brasil, s/d.

24

DESENVOLVIMENTO (Argumentos baseados em provas concretas):

1. O socorro patronal obrigatrio ao empregado acidentado; 2. A obrigao jurdica de dar aviso prvio e de prestar indenizao ao empregado despedido.

CONCLUSO: A regra de Moral transformou-se em regra de Direito.

Alm disso, podemos perceber que o texto dissertativo tem algumas caractersticas que lhes so peculiares. Vejamos quais so. Primeiramente, como pudemos perceber, trata-se de um texto temtico, ou seja, o nosso exemplo discute uma questo jurdica, operando com, predominantemente, termos abstratos:
Muitas normas, antes apenas do mbito da Moral, passaram ao campo do Direito pelo fato de o legislador, num momento dado, julgar conveniente atribuir-lhes fora coercitiva, impondo uma sano para sua desobedincia. Assim, por exemplo, no passado era altamente meritrio o fato de o patro socorrer seu empregado acidentado. (...)

Mostra, tanto quanto a narrao, mudana de situao: no caso do texto acima, o autor aponta para fatos que passaram de atitudes morais para deveres impostos pelo Direito:

(...) Este, entretanto, observando a convenincia de se impor ao patro a obrigao de socorrer seu servial infortunado, criou a norma de Direito, impondo como obrigao jurdica aquilo que no passava de mero dever moral. (...) O descumprimento de tal obrigao, hoje, provoca uma sano por parte do Estado. A regra de Moral transformou-se em regra de Direito.

Sua ordenao lgica. Como j apontado, h no texto um tpico frasal, o desenvolvimento e a concluso. Os tempos verbais empregados nessa dissertao so: pretrito perfeito e imperfeito do indicativo, quando o autor remete o leitor ao passado, e o presente, quando aponta para o resultado da ao pretrita:
(...) Outro exemplo: no passado agia com humanidade o patro que, antes de despedir seu empregado, lhe dava um prazo para procurar nova colocao, e ao romper o contrato de trabalho lhe oferecia uma indenizao pelos anos de servios prestados. Talvez isso constitusse um dever moral ditado pela preocupao de justia. Mas o descumprimento de tal dever no provocava qualquer sano por parte do Estado. Parecendo ao legislador conveniente transformar tal preceito de Moral em regra de Direito, impe ao patro o dever de dar aviso prvio e de prestar indenizao ao empregado

25

despedido. O descumprimento de tal obrigao, hoje, provoca uma sano por parte do Estado. A regra de Moral transformou-se em regra de Direito.

Para finalizar, leia atentamente o texto abaixo, buscando visualizar nele os elementos da dissertao j discutidos:
Uso de lcool na gravidez traz riscos ao beb A ingesto de lcool durante a gravidez pode acarretar uma srie de problemas na formao do feto. A manifestao mais severa a Sndrome Alcolica Fetal (SAF) que causa desde malformaes craniofaciais, retardamento no crescimento at a incapacidade de desenvolvimento mental. O fato de um grande nmero de mulheres beberem socialmente e a maioria das gestaes no serem planejadas aumentam o risco de ocorrer a SAF. "Pode haver um desconhecimento do estado gestacional nos primeiros meses. Isso implica muitas vezes a exposio do embrio ao etanol, principalmente no perodo mais crtico e sensvel da gestao", explica Cristiana Corra, professora da Faculdade de Cincias Farmacuticas, da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. Geralmente, a incidncia da SAF oscila entre 0,4 a 3,1 casos por 1000 nascimentos. Entre os filhos de mes alcolatras estima-se que 30% a 40% dos recm nascidos venham a apresentar a doena. Ainda no foi definida a quantidade mnima de lcool ingerida capaz de afetar o feto. As maiores conseqncias da SAF so: restrio no crescimento, com decrscimo inferior a 10% no peso e no comprimento; envolvimento do Sistema Nervoso Central, apresentando, entre outros problemas, disfuno comportamental, hiperatividade, dificuldade de adaptao social, e anomalias faciais. A preveno da SAF, na opinio de Corra, s ser possvel atravs de um sistema articulado de interveno teraputica na me alcolatra, programas educacionais nas comunidades, identificao precoce da doena e acompanhamento das crianas afetadas pela sndrome. Liliane Casteles

Fonte: http://www.comciencia.br/especial/drogas/drogas01.htm

26

4. A CONSTITUIO DO TEXTO

4.1. RELEMBRANDO A NOO DE TEXTO

4.1.1. Texto e textualidade

Como vimos, texto, etimologicamente, quer dizer tecido, ou seja, trata-se de uma trama onde se devem enredar as palavras. J a Lingstica do Discurso procura estudar os textos como manifestaes lingsticas produzidas por indivduos concretos em situaes concretas, sob determinadas condies de produo (KOCK, 1997, p.11), entendendo-os numa situao interacionista. Para Val (1999, p.3), texto (escrito ou falado) a unidade lingstica comunicativa bsica utilizada pelos falantes de uma lngua para se comunicarem e ser bem compreendido quando comportar trs aspectos fundamentais: o pragmtico (atuao informacional e comunicativa), o semntico-conceitual (relacionado compreenso, cognio, portanto, da coerncia) e o formal (de sua organizao, ou seja, de sua coeso). Assim, texto pode ser compreendido como uma unidade de sentido que depende de uma srie de fatores, ligados tanto coerncia quanto coeso. Por outro lado, discurso mais abrangente e, de acordo com a Anlise do Discurso de Linha Francesa, ele entendido como o espao em que emergem as significaes (BRANDO, s/d, p. 35). Mas, o que comporta essa significao? Primeiramente, temos de entender que o discurso de que tratamos se faz na e pela lngua, ou seja, as significaes sero observadas em sua formao discursiva, somada s suas condies de produo, norteadas pela sua formao ideolgica. Dessa forma, a noo de discurso pode ser vista como mltipla e analis-lo , de acordo com Foucault (1986, p. 187), fazer desaparecer e reaparecer as contradies, mostrar o jogo que jogam entre si; manifestar como pode exprimi-las, dar-lhes corpo, ou emprestar-lhes uma fugidia aparncia. Isto quer dizer que analisar um discurso buscar esses elementos de disperso, os diversos discursos que comporta, os textos que com ele dialogam. E h vrias maneiras de os textos conversarem entre si e com os discursos, como veremos a seguir.

27

4.1.2. A Intertextualidade

De acordo com Kristeva (1974, p.64) todo texto se constri como um mosaico de citaes. Todo texto absoro e transformao de um outro texto , ou seja, como falou Bakhtin (1922) nenhum discurso neutro, sempre formado por outros que lhe foram anteriores no tempo, pois produzido por um sujeito descentrado, assumindo diferentes vozes sociais, que o tornam um sujeito histrico e ideolgico. Fiorin (2003, p.32) ensina: A intertextualidade o processo de incorporao de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transform-lo. Brando (opus cit., p.76) aponta dois tipos de intertextualidade: uma interna, na qual um discurso se define por sua relao com o discurso do mesmo campo, podendo divergir ou apresentar enunciados semanticamente vizinhos aos que autoriza sua formao discursiva; e uma externa, na qual o discurso define uma certa relao com outros campos. Kock (1986, p.39) tambm aponta a possibilidade de se observar a intertextualidade de duas maneiras: em sentido amplo, que ocorre implicitamente, ou seja, a identificao dos textos em dilogo conseguida por meio de atenta observao por parte do leitor, porque o novo texto mantm alguns aspectos, tanto formais quanto de sentido, dos originais; em sentido estrito, que pode aparecer tanto implicitamente por meio da divulgao de sua ideologia e retrica - quanto explicitamente por meio da revelao direta do texto do qual se origina. Paulino, Walty e Cury (1997) indicam oito possibilidades de a intertextualidade se revelar, isto , por meio de epgrafe, de citao, de referncia, de aluso, da parfrase, da pardia, do pastiche e da traduo. Esses autores entendem a sociedade como uma grande rede intertextual e do ao espao cultural um lugar de relevncia, pois cada produo dialoga necessariamente com outras. Fiorin (2003) e SantAnna (1988) apontam diferentes maneiras de a intertextualidade ocorrer. O primeiro identifica trs processos: a citao, a aluso e a estilizao; o segundo, quatro: a pardia, a parfrase, a estilizao e a apropriao. Como a proposta de SantAnna que mais atente aos nossos propsitos, estud-laemos particularizadamente a seguir.

28

4. 1.2.1. A Pardia

Fvero (2003, p. 49) vai etimologia para conceituar o termo:


Pardia significa canto paralelo (de para = ao lado de e ode = canto), incorporando a idia de uma cano, cantada ao lado de outra, como uma espcie de contracanto.

SantAnna (opus cit., p.31) completa, asseverando que ela tem uma funo carttica, funcionando como contraponto com os momentos de muita dramacidade. Alm disso, o texto paridstico faz uma re-apresentao daquilo que havia sido recalcado. Uma nova e diferente maneira de ler o convencional. um processo de liberao do discurso. Uma tomada de conscincia crtica. Parodia-se um texto para neg-lo, j que a linguagem nesse tipo de produo dupla, as vozes que dialogam nos dois discursos se cruzam tanto horizontal (produtor x receptor), quanto verticalmente (texto x contexto) (Fvero, 1999, p.53). Temos em nossa literatura muitos exemplos de pardia. J Soares, na poca de cassao do ento presidente Collor de Melo, utilizando-se da mesma estrutura da nossa Cano do Exlio, escreveu:

Cano do exlio s avessas


J Soares Minha Dinda tem cascatas Onde canta o curi No permita Deus que eu tenha De voltar pra Macei. Minha Dinda tem coqueiros Da Ilha de Maraj As aves, aqui, gorjeiam No fazem cocoric. O meu cu tem mais estrelas Minha vrzea tem mais cores. Este bosque reduzido deve ter custado horrores. E depois de tanta planta, Orqudea, fruta e cip, No permita Deus que eu tenha De voltar pra Macei. (...) No meio daquelas plantas Eu jamais me sinto s. No permita Deus que eu tenha De voltar pra Macei. Pois no meu jardim tem lagos Onde canta o curi E as aves que l gorjeiam

29

So to pobres que do d. Minha Dinda tem primores De floresta tropical. Tudo ali foi transplantado, Nem parece natural. Olho a jabuticabeira dos tempos da minha av. No permita Deus que eu tenha De voltar pra Macei. At os lagos das carpas So de gua mineral. Da janela do meu quarto Redescubro o Pantanal. Tambm adoro as palmeiras Onde canta o curi. No permita Deus que eu tenha De voltar pra Macei. Finalmente, aqui na Dinda, Sou tratado a po-de-l. S faltava envolver tudo Numa nuvem de ouro em p. E depois de ser cuidado Pelo PC, com xod, No permita Deus que eu tenha De acabar no xilindr.

Recordemo-nos do original de Gonalves Dias:

Cano do exlio
Gonalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabi. No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l;

30

Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o sabi. Coimbra, julho de 1843, aos 19 anos

O dialogismo entre os textos inquestionval, revelando tambm a caracterstica primordial da pardia: temos aqui cantos paralelos aos de Gonalves Dias, mas ao mesmo tempo em que fazem com que nossa memria textual retome o original, seu lado humorstico faz com que eles nunca se encontrem, como imagens invertidas num espelho (SantAnna, opus cit). Num texto acadmico, podemos fazer uso da pardia, quando, especialmente, partindo de um texto original, inauguramos um outro paradigma, uma evoluo do primeiro, numa oposio, numa crtica tecida com humor e ironia, expondo sua contra-ideologia.

Exemplo: Salrios tm melhores reajustes em 10 anos Balano divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos) mostra que, em 2005, 72% dos reajustes salariais foram maiores do que a inflao, melhor desempenho j constatado. (Fonte: adaptao de www.pt.org.br)

Eles conseguem fazer com que seus salrios tenham melhores reajustes em 10 anos Balano divulgado pelo Dieese (Departamento de Infmias, Enrolao e Embute Sem Escrpulos) mostra que, em 2005, 72% dos reajustes salariais dos polticos foram maiores do que a inflao, maior roubalheira e sem-vergonhice j constatada. Como se pde perceber, embora os dois textos mantenham um dilogo entre si, a pardia subverte o sentido do primeiro, retoma-o para o negar, para o ironizar, caminhando ao seu lado como se fosse sua imagem invertida. Diferente a parfrase, como veremos a seguir.

31

4.1.2.2. A Parfrase

O dicionrio HOUAISS da Lngua Portuguesa (2001, p. 2127) traz as seguintes conceituaes para termo:

Parfrase: (1)sf. interpretao ou traduo em que o autor procura seguir mais o sentido do texto que sua letra: metfrase; (2) interpretao, explicao ou nova apresentao de um texto que visa torn-lo mais inteligvel ou que sugere novo enfoque para o seu sentido. (...)

SantAnna (opus cit, p. 17) afirma que o termo para-phrasis (que j no grego significava continuidade ou repetio de uma sentena) pode ser considerada, grosso modo, uma reafirmao, por meio de outras palavras, do mesmo sentido de uma obra escrita, ou seja, pode-se considerar a parfrase a traduo ou a transcrio de um texto primitivo. Nesse sentido, Derrida (2002, p. 62) ensina que o tradutor deve resgatar, absolver, resolver o texto original e quando cria como um pintor que copia seu modelo. Benjamin (1996, p. 108) disse que a natureza engendra semelhanas, bastando para entender isso, pensar-se na mmica. Portanto, diferentemente da pardia, a parfrase a frase paralela, ou seja, uma releitura do original. Se na primeira temos a ruptura, a crtica sutil, na segunda, ficamos frente de uma releitura, de uma reproduo. Para que possamos compreend-la melhor, tomemos como exemplo a mesma Cano do Exlio e vamos ver algumas parfrases elaboradas a partir dela:

I - Cano do Exlio (Casimiro de Abreu)


Se eu tenho de morrer na flor dos anos Meu Deus! no seja j; Eu quero ouvir na laranjeira, tarde, Cantar o sabi! D-me os stios gentis onde eu brincava. L na quadra infantil; D que eu veja uma vez o cu da ptria, O cu do meu Brasil! Se eu tenho de morrer na flor dos anos Meu Deus! no seja j! Eu quero ouvir na laranjeira, tarde, Cantar o sabi!

32

Quero ver esse cu da minha terra To lindo e to azul! E a nuvem cor-de-rosa que passava Correndo l do sul! Quero dormir sombra dos coqueiros, As folhas por dossel; E ver se apanho a borboleta branca, Que voa no vergel! Quero sentar-me beira do riacho Das tardes ao cair, E sozinho cismando no crepsculo Os sonhos do porvir! Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! no seja j; Eu quero ouvir na laranjeira, tarde, A voz do sabi! Quero morrer cercado dos perfumes Dum clima tropical, E sentir, expirando, as harmonias Do meu bero natal! As cachoeiras choraro sentidas Porque cedo morri, E eu sonho no sepulcro os meus amores Na terra onde nasci! Se eu tenho de morrer na flor dos anos, Meu Deus! no seja j; Eu quero ouvir na laranjeira, tarde, Cantar o sabi!

II - Cano do Exlio (Mrio Quintana)


Minha terra no tem palmeiras Minha terra no tem palmeiras... E em vez de um mero sabi, Cantam aves invisveis Nas palmeiras que no h.

III - Cano do Exlio (Mrio de Andrade}


No permita Deus que eu morra Sem que volte pra So Paulo Sem que veja a Rua 15 E o progresso de So Paulo

Andr (1988, p.111) assevera que muitas so as formas como utilizamos a parfrase no texto acadmico: a) podemos reproduzir, com outras palavras, o mesmo pensamento do texto, seguindo a ordem do discurso original;

33

b) podemos reproduzir o texto, com outras palavras, mas buscando esclarecer, para os leitores de outro nvel (nesse caso, portanto, motivada pelos objetivos), ou vocbulos ou expresses que julgamos importante elucidar; c) podemos, ao reproduzir o texto, ampliar as informaes sobre ele, seu autor, a obra, o estilo, etc; na medida em que essas informaes sejam cabveis e relevantes para sua melhor compreenso; d) podemos, finalmente, fazer um decalque, ou seja, seguindo a estrutura do texto original, substituir a idia inicial por outra que com ela esteja associada.

Assim, podem ser produzidos diversos tipos de textos acadmicos, como fichamentos, resumos e resenhas de textos, como veremos a seguir.

4.1.2.3 A Estilizao

A palavra estilizao deriva de estilo que de acordo com HOUAISS (opus cit., p. 1254) significa o modo pelo qual um indivduo usa os recursos da lngua para expressar, verbalmente ou por escrito, pensamentos, sentimentos, ou para fazer declaraes, pronunciamentos, etc. Ento, SantAnna (opus cit.) define estilizao, uma forma de tomar aquele estilo de outrm, estabelecendo um desvio tolervel, produzindo um meio do caminho entre a pardia e a parfrase. Para Fiorin (opus cit.),
A estilizao a reproduo do conjunto dos procedimentos do discurso de outrm, isto , do estilo de outrm. Estilos devem ser entendidos aqui como o conjunto das recorrncias formais tanto no plano da expresso quanto no plano do contedo (manifestado, claro) que produzem um efeito de sentido de individualizao. (BERTRAND, 1985, p. 412)

Esclarece ainda Fiorin que a estilizao pode ser polmica ou contratual. Entendemos que estilizao, em sentido estrito, pode ser uma forma de aluso j que ao citar, temos uma meno ao discurso de outrm, de maneira indireta, ou seja, por meio da utilizao do estilo do texto de origem. Vamos ver agora a estilizao que Murilo Mendes elaborou a partir da Cano de Exlio de Gonalves Dias:

34

Cano do Exlio Minha terra tem macieiras das Califrnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra so pretos que vivem em torres de ametista, os sargentos do exrcito so monistas, cubistas, os filsofos so polacos vendendo a prestaes. A gente no pode dormir com os oradores e os pernilongos. Os sururus em famlia tm por testemunha a Gioconda. Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores so mais bonitas nossas frutas mais gostosas mas custam cem mil ris a dzia. Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sabi com certido de idade!

Que elementos no texto acima nos indicam tratar-se de uma estilizao? Ao aludir ao texto de Gonalves Dias, o autor manteve, em vrios momentos, a mesma construo sinttica do texto de origem. Ex. Sujeito + Verbo Transitivo Direto + Objeto Direto (Orao Principal):

Minha terra tem palmeiras Minha terra tem macieiras da Califrnia.

Orao Subordinada Adjetiva:

Onde canta o sabi Onde cantam gaturamos de Veneza.

Alm disso, mantido o presente do indicativo e, quanto ao lxico, observamos que o texto de Murilo Mendes insere o cotidiano no esquema da nostalgia e o efeito potico de distanciamento do modelo que obtm, no elide, contudo, a reverncia - irnica verdade - matriz da saudade nacional, tornando-se, ao mesmo tempo, polmico e contratual.

4.1.2.4 A Apropriao

SantAnna (opus cit.) ensina que essa forma de intertexto bastante recente na crtica literria e chegou literatura por meio das artes plsticas, especialmente pelas experincias

35

dadastas. Tambm conhecida como Assemplage (reunio, agrupamento), muito prxima da colagem, ou seja, trata-se da reunio de materiais diversos para a composio de algo. Embora recente seu estudo, essa tcnica , de acordo com o autor, antiqssima, pois usa de um artifcio muito conhecido na elaborao artstica: o deslocamento que, por meio do desvio, provoca um estranhamento. A apropriao pode ser de dois tipos: a) de primeiro grau: quando o prprio objeto que entra em cena; b) de segundo grau: quando ele representado, traduzido para um outro cdigo. O chargista e humorista Caulus fez o sabi voar dos versos saudosistas para a denncia ecolgica, no grafismo leve e tocante do exlio de sua prpria palmeira:

Fonte: www.comcienci0a.br/carta/migracoes

Ou seja, o artista apropriou-se do original e o transps para outro cdigo, fazendo surgir, como disse Maserani (1995, p.94) um novo texto. Nesse sentido, podemos dizer que, ao fazer uso da apropriao, o artista est querendo desarrumar, inverter, interromper a normalidade cotidiana e chamar a ateno para alguma coisa. (SantAnna, opus cit. p.45)

36

Jos Paulo Paes, no melhor estilo do sintetismo anti-discursivo das grandes vanguardas modernistas, fez o resumo da poesia, despojando-a de acessrios: L ? Ah ! Sabi... Pap... Man... Sof... Sinh... C ? Bah !

Estudando os quatro elementos revistos acima, SantAnna uniu-os em dois conjuntos, chegando seguinte co-relao.

Parfrase

Pardia

Estilizao (Conjunto das similaridades)

Apropriao (Conjunto das diferenas)

Agora, veremos como esses elementos interagem na construo do texto acadmico.

37

5. O TEXTO ACADMICO

Os textos produzidos no mundo acadmicos podem ser feitos ora por meio da similaridade, ora da diferena. Veremos como se comportam e como produzir: o fichamento, o resumo e a resenha.

5.1. O FICHAMENTO

Para que fichemos qualquer obra, necessrio, antes de tudo, uma leitura atenta daquilo que se deseja fichar. Ruiz (1980, p.70) aconselha:
No basta ir s aulas para garantir pleno xito nos estudos. preciso ler e, principalmente, ler bem. Quem no sabe ler, no saber resumir, no saber tomar apontamentos e, finalmente, no saber estudar.

Ento para que faamos um bom fichamento, preciso seguir algumas etapas: a) ler atentamente uma primeira vez o texto na ntegra, grifando as palavras desconhecidas e as procurando no dicionrio; b) ler uma segunda vez, munidos com lpis, para sublinhar os trechos mais importantes.

Andrade e Henriques (1992) informam que importante sublinhar um texto, para: a) assimil-lo melhor; b) memoriz-lo; c) preparar uma reviso rpida do assunto; d) aplicar em citaes; e) resumir, esquematizar ou fichar.

De acordo com esses autores, a tcnica de sublinhar compreende, depois das leituras sugeridas, a) identificao da idia-ncleo de cada pargrafo; b) indicao com uma linha vertical colocada margem, nos tpicos mais importantes; c) colocao de um ponto de interrogao margem do texto, para indicar casos de discordncia e as passagens obscuras; d) leitura do que foi sublinhado para ver se h sentido;

38

e) reconstruo do texto, tomando os trechos sublinhados como base.

Os autores tambm recomendam que h de se sublinhar o estritamente necessrio, evitando-se argumentaes, exemplificaes, citaes, etc. Depois desse primeiro passo, procede-se, ento, ao fichamento. Hoje, com a facilidade do computador, podemos utilizar uma pasta especialmente aberta para salvar este tipo de documento. Quem no dispe desse recurso, deve usar fichas, vendidas em papelaria em trs formatos: 7,5 x 12,5; 10,5 x 15,5 e 12,5 x 20,5. A de tamanho mdio, no nosso ponto de vista, a ideal, porque cabe numa caixa de sapatos, por exemplo, se a quisermos arquivar. Devemos utilizar uma ficha (ou uma pgina de computador) para cada tpico ou assunto, cuidadosamente anotados. Deve-se tambm evitar escrever no verso das fichas, por uma questo de praticidade. A estrutura da ficha deve ser a seguinte: a) cabealho, com a identificao do assunto (ttulo geral, ttulo especfico, nmero de ttulo, etc) b) indicao da fonte de onde se extrai o fichamento, de acordo com as normas da ABNT. c) corpo da ficha, compreendendo anotaes ou comentrios.

Exemplo: Ttulo geral (da obra) Ttulo especfico (do captulo) N(da ficha)

Fonte bibliogrfica: (de acordo com a ABNT)

Corpo: (ASSUNTO)

De acordo com os propsitos, as fichas podem ser: a) Bibliogrfica: a que contm, alm da bibliografia, um pequeno comentrio da obra, ou de parte da obra.

39

Exemplo: A inter-ao pela linguagem Introduo:


As diferentes concepes de linguagem

N 1.0

KOCK, Ingedore Villaa. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1997

No captulo introdutrio desta obra, a autora discorre a respeito das vrias concepes de linguagem, apondo a Lingstica do Sistema com a Lingstica do Discurso.

b) De citao: a que contm a transcrio fiel de trechos ou frases da obra consultada. Normalmente, aquelas grifadas como as mais importantes na instncia da leitura. Na citao, deve-se observar: a) o uso de aspas; b) a referncia da pgina de onde foi retirada a citao; c) o uso de (...) para marcar que o trecho foi recortado. Exemplo: A inter-ao pela linguagem Introduo:
As diferentes concepes de linguagem

N 1.0

KOCK, Ingedore Villaa. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1997

A linguagem humana tem sido concebida, no curso da Histria, de maneiras bastante diversas, que podem ser sintetizadas em trs principais: a) como representao (...) b) como instrumento (...) c) como forma (....)

(p.9)

d) De resumo: a que contm uma parfrase do trecho lido. O resumo pode ser apresentado como esboo ou como sumrio.

40

1) como esboo: apresenta a mesma estrutura do texto citado, com as palavraschave, ttulos e subttulos, procedendo-se a um resumo dele. 2) Como sumrio: topicalizam-se os itens julgados mais relevantes. Exemplos: a) Como sumrio: A inter-ao pela linguagem Introduo:
As diferentes concepes de linguagem

N 1.0

KOCK, Ingedore Villaa. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1997

Linguagem humana: Histria: concepo de trs maneiras bastante diversas: a) como representao (...) b) como instrumento (...) c) como forma (....)

(p.9)

b) como esboo: A inter-ao pela linguagem Introduo:


As diferentes concepes de linguagem

N 1.0

KOCK, Ingedore Villaa. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1997

A autora, nesta Introduo, apresenta, sintetizadas, trs das principais maneiras como vem sendo concebida a linguagem humana, na Histria, ou seja, como representao, como instrumento e como forma.

(p.9)

De toda maneira, quando fazemos um fichamento, estamos fazendo uma pequena parfrase do texto.

41

5.2. RESUMO

Resumir , de acordo com Andr (1988, p.105) reproduzir em poucas palavras o que o autor expressou amplamente. Trata-se de um treinamento essencial para quem deseja comunicar-se de forma organizada, pois quem resume um texto levado a depreender o que lhe essencial e o que lhe secundrio. Alm disso, resumir um texto ensina a relacionar as idias, entender com clareza o assunto, perceber o sentido prprio do figurado que os vocbulos podem adquirir numa produo textual. Para se realizar um resumo, seguem-se os mesmos passos do fichamento, isto , antes de tudo: a) ler atentamente uma primeira vez o texto na ntegra, grifando as palavras desconhecidas e as procurando no dicionrio; b) ler uma segunda vez, munidos com lpis, para sublinhar os trechos mais importantes.

E mais: c) ficar atento para as palavras de ligao que organizam de forma lgica o raciocnio, tais como: assim sendo, alm do mais, pois, em decorrncia, etc. e os que modificam os enunciados: mais que tudo, no, nunca, etc.

Quando temos de resumir um texto, um captulo de um livro, por exemplo, o ideal que o faamos por partes, ou seja, que elaboremos o resumo de cada captulo. Quando se tratar do resumo de um livro, o interessante seria que o procedssemos por captulos. O bom resumo deve, de acordo com Andr (opus cit, p. 106), conservar os traos do estilo do texto original, como por exemplo, nvel de linguagem, ironia, humor, vivacidade, etc. Por outro lado, no devemos opinar ou criticar: o procedimento de resumo e no de resenha, no de interpretao.

Quanto extenso, normalmente essa estabelecida por quem o faz, ou por quem o solicita, dependendo dos objetivos visados, mas normalmente, um bom resumo contm de 10 a 15 por cento do texto original. Exemplo de resumo: a) Texto:

42

A escola e sua finalidade


Hildebrando A. Andr A finalidade da escola educar e ensinar. Ensinar ministrar conhecimento e experincias. A educao ao formadora da personalidade humana, que faculta ao indivduo alcanar, com sua atividade, a meta de sua vida. A educao e o ensino devem ter um escopo: formar integralmente o homem (no esprito e no corpo) a fim de que consiga, na luta de todos os dias, viver feliz e satisfeito por saber que trilha o melhor caminho com os melhores recursos, dentro do bem-estar da comunidade. Embora a funo especfica da escola seja ensinar, cumpre-lhe tambm, e por lei, educar. A escola que no educa perniciosa.

b) A leitura atenta e a tcnica de sublinhar as palavras-chave: A finalidade da escola educar e ensinar. Ensinar ministrar conhecimento e experincias. A educao ao formadora da personalidade humana, que faculta ao indivduo alcanar, com sua atividade, a meta de sua vida. A educao e o ensino devem ter um escopo: formar integralmente o homem (no esprito e no corpo) a fim de que consiga, na luta de todos os dias, viver feliz e satisfeito por saber que trilha o melhor caminho com os melhores recursos, dentro do bem-estar da comunidade. Embora a funo especfica da escola seja ensinar, cumpre-lhe tambm, e por lei, educar. A escola que no educa perniciosa.

c) Resumo por pargrafos: 1) A finalidade da escola educar: auxiliar o indivduo a alcanar seus objetivos; e ensinar: ministrar conhecimento e experincias. 2) A educao e o ensino: formar integralmente o homem. 3) Embora a funo da escola seja, antes de tudo, ensinar: tem tambm (por lei), de educar. A escola que assim no age perniciosa. d) Redao final: A finalidade da escola educar, ou seja, auxiliar o indivduo a alcanar seu objetivos; e ensinar, isto , ministrar conhecimentos e experincias. A educao e o ensino devem formar integralmente o homem. Embora a funo da escola seja, antes de tudo, ensinar, tem ela tambm, e por lei, de educar. A escola que assim no age perniciosa. Quem desejar, pode colocar introdues no resumo: No texto A escola e sua finalidade, de Hildebrando A. Andr, publicado no livro Curso de Redao, discute a finalidade da escola. Nele o autor afirma que..... (...) Como j dissemos, resumir um texto fazer, tambm, uma pequena parfrase dele.

43

5.3. A RESENHA

Vrias so as definies de resenha:


uma sntese geral, informativa e avaliativa sobre livros, captulos, artigos das mais diferentes reas do conhecimento e que serve, por conseguinte, para orientar as opes e o interesse do leitor(....) (BARROS & LEHFELD, 2000, p.22)

(...) uma descrio minuciosa que compreende certo nmero de fatos: a apresentao do contedo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crtica e na formulao de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. (LAKATOS & MARCONI, 1992, p.89)

(...) uma sntese ou um comentrio dos livros publicados feito em revistas especializadas das vrias reas da cincia, das artes e da filosofia. (SEVERINO, 2000, p. 131)

Dentre as citadas, depreendemos em comum o fato de esse tipo de trabalho tratar-se de uma sntese, ou resumo avaliativo, no importando o nome que se d a ela: resenha crtica (que nos parece redundante), resenha descritiva, ou, simplesmente, resenha. Saber fazer uma boa resenha bastante importante na vida acadmica, pois atravs delas que se tm o primeiro contato com um livro, um texto, um filme, etc. Uma resenha bem elaborada pode fazer o leitor decidir sobre a compra de uma determinada obra, a assistncia de um filme especfico. Severino (opus cit) informa que h dois tipos de resenha: a informativa, aquela que apenas expe o contedo do texto; e a crtica, aquela por meio da qual manifestamos nosso critrio de valor. J mencionamos alhures que, em vista do que foi conceituado relativamente ao termo, julgamos ser a resenha eminentemente crtica, podendo, isso sim, somar-se uma descrio, resultando a resenha descritiva. Vamos ver uma de cada vez.

5.3.1 Resenha crtica

Como tambm j mencionamos, no julgamos ser necessrio o uso de crtica resenha, pois lhe cabe por definio esse papel, chamemo-la simplesmente resenha. Ento, vejamos. Sua organizao lgica. Comea-se com um cabealho, onde so transcritos os dados bibliogrficos da obra. Segue-se um pargrafo com uma breve informao sobre o autor

44

do texto. Na seqncia, deve-se introduzir o texto, com um pargrafo que sintetize a obra, escrito de forma bastante objetiva e contendo seus pontos principais e forma de organizao. Nos pargrafos subseqentes, far-se- uma sntese de cada captulo da obra (ou pargrafo do texto), parte por parte, destacando-se o assunto, os objetivos, a idia central, os principais passos do raciocnio do autor (SEVERINO, opus cit. p. 132). O texto deve ser finalizado com um comentrio crtico elaborado pelo resenhista, contendo os aspectos positivos e os negativos do objeto resenhado. Tambm possvel que, durante a apresentao da sntese, j se faam comentrios crticos. Como o objetivo da resenha apontar, de maneira direta e corts, o assunto discutido no texto, como: assunto, forma de abordagem, teoria, profundidade terica, etc, mostrando qualidades e falhas de informao, no se deve tecer comentrios sobre o autor do texto. Para um estudante de Curso Superior, a elaborao de resenhas favorece uma melhor compreenso da matria e um exerccio de sntese de muito valor.

5.3.1.1. Requisitos bsicos para se resenhar

Para a elaborao de um texto valoroso, deve-se: a) ter conhecimento da obra; b) ter poder de sntese; c) imprimir um olhar crtico sobre ele; d) manter-se fiel ao pensamento do autor.

5.3.2. Resenha descritiva

Alm do j visto, na resenha descritiva deve-se somar um pargrafo descritivo da obra, tais como: a) editora; b) nmero de edio; c) pginas; d) se obra traduzida, o nome dos tradutores, e) organizao.

45

6. O TEXTO COMERCIAL

Como todo texto, o comercial o veculo de comunicao no mundo dos negcios. atravs dele que uma empresa veicula suas idias, suas ideologias, sua forma de contatar os clientes. O texto comercial reflete, portanto, a imagem daquele que dele faz uso, para um pblico determinado e previamente conhecido. Seu campo de ao, portanto, restrito, mas, se bem elaborado, um veculo de comunicao bastante eficaz. So vrios os gneros do texto comercial: cartas, relatrios, informes, comunicados, etc. Devido especificidade desse trabalho, trataremos do primeiro: cartas comerciais.

6.1. AS CARTAS COMERCIAIS

Apesar do grande desenvolvimento tecnolgico a que temos assistido recentemente, a carta comercial continua sempre um importante veculo de comunicao entre empresas. Se ela
Sem desprezar os seus aspectos imediatistas, for vazada em linguagem precisa e adequada, dotada de ritmo frasal, isenta dos bolorentos lugares-comuns, criativa, distante de esteretipos ou dos modelos pr-fabricados, dispostas suas frases de modo tal que o clmax da mensagem se coloque dentro do ngulo de viso do leitor,

(MARTINS DE BARROS, 1977, pg.17) surtir grande efeito a quem se dirigir. Uma carta comercial estar bem escrita se: a) no for verborrgica; b) no for rastejante; c) no for vazada em vocabulrio difcil ou frases arrevesadas; d) no estiver em linguagem descuidada; e) no estiver com aspecto tambm descuidado.

46

Isto quer dizer que uma boa carta comercial deve ter como caractersticas:

a) originalidade; b) persuaso; c) afabilidade; d) boa apresentao; e) preciso de linguagem e redao. Martins e Barros (opus cit., pg. 25) ensinam:
o bom redator de empresa tem de fixar esses aspectos(...) Uma carta bem escrita, bem apresentada, inovada, no s testemunho de finesse, mas (tambm e sobretudo) um extraordinrio agente de fixao da imagem da empresa emissora.

6.1.1. A composio da carta comercial So as seguintes as partes que compem, normalmente, uma carta comercial: a) Data b) Destinatrio (completo: nome, endereo, cep, cidade, estado). c) Evocao d) Assunto e) Despedida f) Assinatura

Exemplo:

47

So Paulo, 11 de fevereiro de 2007

Ilmo. Sr. Jos Roberto da Silva Diretor-Gerente das Indstrias Molinas Ltda. Rua Roberto, 32 So Paulo Capital CEP 00000-010

Prezado senhor, De acordo com a proposta apresentada por V.S nossa empresa, solicitamos enviar, com a mxima urgncia, os produtos a seguir relacionados, de acordo com o catlogo de janeiro de 2007, conforme o especificado: Cdigo 232 922 46 Quantidade 20 15 90 Especificaes Azul celeste Preto Amarelo

Informamos que o pagamento dessa mercadoria ser feito contra entrega, em nosso escritrio, Rua Antonia, 22 So Paulo, Capital. Atenciosamente,

Mrcia A G Molina Diretora do Departamento de Compras.

48

7. OS E-MAILS

7.1. INTERNET

Lembrando, quando falamos em Internet, estamos nos referindo maior rede de computadores do mundo. Melhor, no s uma rede, mas a responsvel pela troca de mensagens, aulas virtuais, comrcio, informaes diversas, etc. Para que possamos acess-la, so necessrios os provedores, isto , o meio que permite a comunicao entre computadores do mundo todo. Dentre eles h os gratuitos (ig, yahoo, google, etc) e os pagos ( uol, globo, terra, etc). Entra-se na rede por meio de login e senha. Cada usurio cria os seus. Dentre os servios oferecidos por esses provedores, h o correio-eletrnico (Eletronic-mail e-mail).

7.2. O E-MAIL PROPRIAMENTE DITO O e-mail um texto que une caractersticas tanto do escrito quanto do oral. Como texto escrito, pode apresentar as seguintes caractersticas: Ser descontextualizado; Autnomo; Explcito; Condensado; Planejado; Preciso; Normatizado; Completo.

Devido rapidez com que ocorre a comunicao, pode apresentar em algumas circunstncias as seguintes caractersticas do texto oral:

49

Ser contextualizado; Dependente; Implcito Redundante; No-planejado; Impreciso; No-normatizado; Fragmentado

Ento, como dissemos, embora parea um texto oral, trata-se de um texto escrito, ou seja, h sempre nele a possibilidade de planejamento e de refaco. Devemos nos lembrar sempre que, como qualquer texto, traa a imagem de quem o produz, portanto, ao escrever emails, garanta: Que o interlocutor entenda a mensagem da maneira como voc deseja; Evite uso no convencionalizado de abreviaturas; Uso de letras maisculas, a no ser que deseje expressar gritos.

Atente para: a) que tipo de e-mail estou passando? b) para quem o estou enviando? c) que variante lingstica utilizar?

Veja um exemplo de e-mail pessoal de difcil leitura: (embora emissor e receptor conheam o assunto de que esto tratando, a falta de acentos e a no utilizao de pontuao, dificultou a decodificao da mensagem):
E aiii Nana ohhh aki ta o trabalho antes que eu me esquea sinceramente nao manda pra aquelas folgadas hahahah ok?1 tao folgando muito agora em relacao ao outro folgado coloca o nome dele so mais desta vez mas nem fala deixa ele pq ele viu qdo eu e o Thiago estavamos fazendo ok?! e vai ficar chato pro meu lado pq ele ate disse que tava no trabalho lembra que ele ate ia digitar mas a gente que nao confia entao hahaha entao os integrantes do grupo sao eu vc thi, lu, roger, e o mansa as demais tem o jorge q e bobao e faz pra elas!!!! hahaha ok?! bjokas se cuida T+ v se melhora ta?!

50

7.2.1 E-mails comerciais

Ao escrever esse tipo de e-mail, deve-se atentar para as seguintes questes: quem sou eu (qual posio ocupo na empresa)? quem meu interlocutor (qual posio ocupada por ele)? que tipo de correspondncia esse e-mail veicular? (carta, relatrio, informativo, etc).

Sempre, nesse caso, dever se primar pela: Formalidade; Correo gramatical; Padro culto; Seguir o modelo do gnero especfico (ou seja, as propriedades do relatrio, da carta, do informativo, etc).

Por exemplo, se se tratar de uma carta comercial, o e-mail ter as mesmas partes de que ela se compe: evocao/desenvolvimento/concluso/assinatura Exemplo:
Profa. Marcia Molina, 8 Estamos novamente em contato, agora com o livro Lingua(gem), Texto, Discurso: entre a reflexo e a prtica - vol.1 organizado pela Profa. ......... Para dar continuidade ao livro, precisamos de sua assinatura no Contrato de Cesso de Direitos Patrimoniais de autor a comisso organizadora. Em anexo segue o contrato que dever ser assinado, em 3 (trs) vias e devolvido Editora para o endereo abaixo: Editora YH Lucerna ltda A/c ..................... Rua Colina n 60 sala 209 Jardim Guanabara CEP 21931-380 Rio de Janeiro - RJ Qualquer dvida ou esclarecimento, favor entrar em contato. Grata, Luzia

Observar que no h a data, porque os e-mails j vm datados.

51

Para garantir o envio e a recepo do e-mail, sempre prudente salvar uma cpia em Itens Enviados, pedir Confirmao de Leitura e mandar cpias a quem de direito.

7.2.2. E-mails pessoais

Ao escrevermos e-mails pessoais, devemos nos lembrar sempre, por mais amigos que sejamos do destinatrio, que as palavras so frias, por isso, podem ser mal compreendidas, cuidado ento ao escrever; o texto sempre traa nossa imagem, como j dissemos anteriormente, usar uma linguagem clara, com correo gramatical e abreviaes convencionalizadas, o mais prudente. A formatao agora no to rgida.

Exemplo de troca de correspondncia entre dois amigos:


1 Contato mui, kd vc?? tudo bem? estou com saudade

Resposta E donde c t ???? Cheguei. Interessante a camiseta. Pintura estranha. Quem a fez ? ADOOOOOOOOOOOOOOOREIIIIIIIIIIII a pimenta. Ontem j fiz risoto com ela. Beijo.

52

CONSIDERAES FINAIS

Como se pde perceber, a atividade de escritura em qualquer de suas modalidades exige cuidado e ateno. Quanto mais atento o escritor, mais eficcia ter em sua produo. Voc, estudante universitrio, procure ler bastante, ler tudo, ler o mundo que est sua volta para que tenha repertrio e, atentando para a escritura de textos modelares, atinja correo gramatical. Um bom trabalho e conte comigo para o que se fizer necessrio. Um abrao,

Mrcia A G Molina

53

REFERNCIAS

AMARAL, E.; ANTNIO, S. Novssimo Curso Vestibular. So Paulo: Nova Cultural, 1991 ANDR, H.A. Curso de Redao. So Paulo: Moderna, 1988. BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: HUCITEC, 1988 [1922]. BARROS, A.J.S. & LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de Metodologia Cientfica. So Paulo: Makron Books, 2000. BENJAMIN, W. Obras escolhidas (Magia e Tcnica Arte e Poltica). So Paulo: Brasiliense, 1996. BRANDO, H.N. Introduo anlise do discurso. Campinas: Editora Unicamp, s/d. CARVALHO, R. P. GAGO, Jos Mara Paz. La estilstica. Madrid, Sintesis S.A., 1993, 208 p. In: FILOLOGIA E LINGSTICA. N. 2, So Paulo: Humanitas, 1998, p. 241-246. DERRIDA, J. Torres de Babel. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2002. ECO, H. Ps-escrito a O Nome da Rosa.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. FVERO, L. L. Pardia e Dialogismo. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (org) Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. So Paulo: Edusp. 2003. FVERO, L. L. Coeso e Coerncia Textuais. So Paulo: tica, 1999. FIORIN, J. L. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. (org) Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. So Paulo: Edusp. 2003. FOUCAULT, M. A palavra e as Coisas: uma Arqueologia das Cincias. 5. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1990. GUIMARES, E. Articulao do Texto. So Paulo: tica, 2004. JAKOBSON, R. Lingstica e Comunicao. So Paulo: Cultrix, s/d. KOCK, I.V. A intertextualidade como critrio de textualidade. In: FVERO, L. L.; PASCHOAL, M. S. Z. Lingstica Textual, Texto e Leitura. So Paulo:EDUC, 1986. KOCK, I.V. e TRAVAGLIA, L.C. A Coerncia Textual. So Paulo: Contexto, 1990. KOCK, I.V. A Interao pela Linguagem. So Paulo: Contexto, 1997.

54

KOCK, I.V. Coeso Textual. So Paulo: Contexto, 1992. KRISTEVA, J. Introduo semanlise. So Paulo: Perspectiva, 1974. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 1992. MAGALHES, R. Tcnicas de Redao - A Recepo e a Produo de Texto. So Paulo: Editora do Brasil, S/A, s/d. MARTINS DE BARROS, E. Correspondncia Comercial Tcnicas e Modelos. So Paulo: Atlas, 1977. MASERANI, S. O intertexto escolar sobre leitura, aula e redao. So Paulo: Corts, 1995. PAULINO, WALTY, I. e CURY, M.Z. Intertextualidade: Teoria e Prtica. Belo Horizonte: L, 1997. PLATO, F. e FIORIN, J. L. Lies de Texto: Leitura e Redao. So Paulo: tica, 1997. RIEGEL, M. Iniciao Anlise Lingstica. Rio de Janeiro, s/d. RUIZ, J.A. Metodologia Cientfica . So Paulo: Atlas, 1990. SANTANNA, A. F. Pardia, Parfrase e Cia. So Paulo: tica, 1988. SEVERINO, J. A. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez, 2001. VAL, M.G.C. Redao e textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1999. VANOYE, F. Usos da Linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Outras fontes:
Dicionrios: Mni Houaiss Dicionrio da Lngua Portuguesa Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. Dicionrio Houaiss de Lngua Portuguesa Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2001.

Revistas: Veja So Paulo, n. 32, de 28 de dezembro de 2005, So Paulo: Editora Abril, p. 92)

55

Sites: www.comcienci0a.br/carta/migracoes http://www.dicionariompb.com.br/default.asp) http://www.comciencia.br/especial/drogas/drogas01.htm http://letras.terra.com.br/ http://marisa-monte.letras.terra.com.br/letras http://vagalume.uol.com.br/adriana-calcanhoto/oito-anos.html http://64.233.187.104/:tremdascoresletra.caetanovelosoletrasdemusicas.lyrics.mus.br/

You might also like