You are on page 1of 4

Afinando sua Bateria

pgina 1 de 5 Conceito De uma grossa maneira, um tambor um casco coberto, em suas extremidades, por uma membrana vibratria; quando a membrana percutida, obtemos o som. As caractersticas desse som dependem de vrios fatores: o material no qual confeccionado o casco, o tipo de pele (membrana), a fora do impacto da baqueta na pele, a rea do impacto, a tenso da pele (o quanto ale est esticada), e a acstica do local. Sofrendo a influncia de todos esses fatores, a variedade de sons que podemos obter de um tambor ilimitada. Um fator importante que atua nessa variedade de sons a tenso que est sendo aplicada sobre a pele - que a afinao. Tanto a composio quanto s medidas de altura, dimetro e espessura do casco influenciam no timbre, volume e sustentao do som; mas a pele contribui em grande parte nas caractersticas do som final obtido. Bsico A pele fixada na borda do casco por um aro; o aro fixado pelas castanhas. Apertando os parafusos o aro pressiona a pele contra a borda do casco. Quanto mais apertada a pele, mais alto ser o som do tambor, quando percutido. Se voc nunca afinou sua bateria antes, a melhor coisa a fazer , em primeiro lugar, tirar as peles velhas. Se voc colocar peles novas o resultado ser melhor. Se voc no sabe que tamanho de pele precisa, simplesmente voc deve medir o dimetro do tambor (geralmente em polegadas). Cheque a borda do tambor. Est limpa? Qualquer defeito na borda pode influenciar no som. Quando se coloca peles novas, alguns bateristas recomendam voc coloc-las no tambor, apertar bem os parafusos e deixar assim por algumas horas; com a pele bem esticada, para tirar as tenses da cola que fixa a pele no aro. Depois que fizer isso, retire a pele do tambor e comece o processo de afinao. Coloque a pele no tambor, o aro e os parafusos apertando-os com os dedos at onde conseguir (procure manter sempre a mesma tenso para todos os parafusos). A pele ainda estar frouxa. Agora voc pode usar a chave de afinao. Aperte os parafusos sempre em cruz. Os seguintes diagramas mostram a ordem de aperto dos parafusos para tambores de 4, 6, 8 e 10 afinaes:

Comece pela pele de baixo (resposta). A primeira coisa a fazer procurar igualar a tenso em todos os pontos da pele. Conforme voc vai apertando os parafusos, v controlando o som, percutindo na borda da pele, prximo a cada parafuso, e tente obter o mesmo som de cada ponto. Faa o mesmo com a pele de cima (batedeira). A altura (afinao) da pele depende das caractersticas do casco, da tenso da pele de resposta e de sua relao com a afinao dos outros tambores.

Afinando sua Bateria


pgina 2 de 5 As Caractersticas do Casco Cada casco tem sua vibrao numa certa frequncia. Voc pode determinar essa frequncia pegando o casco sem as peles, segurando-o levemente, e golpeando-o levemente com uma baqueta de feltro ou borracha. Quando a pele est sendo afinada, comece por uma afinao baixa (pele solta) e gradativamente v aumentando a tenso. Voc vai perceber que em alguns nveis de tenso a pele vibra bastante, enquanto que em outros ela parece "morta". O que acontece que a frequncia de ressonncia do seu casco (a frequncia

na qual o casco vibra) tambm contribuir para a vibrao da pele, ou poder cancelar essa vibrao. O objetivo encontrar aquele ponto onde a pele e o casco "trabalharo" juntos. Tenso da Pele de Resposta Voc tem 3 opes para a afinao da pele de resposta:

mesma tenso do que a pele de cima maior tenso do que a pele de cima menor tenso do que a pele de cima

Cada uma dessas opes produz diferentes resultados. Mesma tenso para as duas peles Isto produz um som com bastante "sustain" - (boom). O ataque pode ser preciso, depende da tenso da pele de cima (batedeira), e sua ressonncia ser longa. Sem uma variao de tenso entre as duas peles o som ficar "morto". Pele de baixo com menor tenso que a de cima O "decay" e "sustain" so diminudos. Pouca definio de timbre. Pele de baixo com maior tenso que a de cima Aqui sim as coisas se tornam interessantes. Permite um melhor controle da ressonncia e do timbre. Quando voc toca na pele de cima de um tambor, o ar contido neste tambor imediatamente comprimido. Isso provoca a ressonncia da pele de baixo. A pele de cima, por uma frao de segundo, levemente abafada pelo contato da baqueta. Consequentemente a pele de baixo produz o som completo antes que a pele de cima. Ento se a pele de baixo estiver mais tensionada que a de cima, voc vai certamente ouvir o som dela ressonar primeiro, seguida pela pele de cima, dando o efeito de "pitch bend" - ( bwow). Afinao Relativa com Outros Tambores H pessoas que dizem que afinam suas baterias em intervalos de teras ou quintas. Mas mesmo que cada tambor esteja afinado o timbre obtido pode no ser agradvel. Em outras palavras, o tambor pode estar exatamente afinado numa nota e seu som (timbra), uma droga! O importante procurar manter um equilbrio; um intervalo que soe agradvel entre um tambor e outro. No h regras especficas quanto a isto, aja visto que cada estilo de msica possui seus timbres particulares. Provavelmente voc nunca ir ver um baterista de Reggae afinar seu instrumento como o Alex Van Halen afina o seu, por exemplo. Voc deve afinar e re-afinar sua bateria, especialmente se voc toca vrios gneros de msica. A experincia o melhor caminho. Experimente novos sons sempre!

Afinando sua Bateria


pgina 3 de 5 Bumbo O bumbo a "batida do corao" da bateria. O bumbo sempre ter duas peles - bem, porque ele tem duas peles se vamos percutir em uma s? E qual a funo daquela abertura (furo) na pele da frente? Todas as respostas mentem no complexo mundo da AFINAO. Muitos bateristas realmente no sabem como fazer o bumbo soar bem, eles apenas colocam um cobertor ou travesseiro no seu interior. A razo pela qual o bumbo feito de madeira, e o porque das duas peles esta palavra, que sempre est presente quando se fala de afinao de bateria: RESSONNCIA. Ressonncia a vibrao do tambor quando depois que voc percute nele com a baqueta, ou do bumbo quando percutido com o "pirulito" (batedor do pedal). o mesmo que pr a cabea dentro de um tambor de leo e gritar "Al" ( A l l , A l l ). A verdade que voc tem que usar algo para abafar o bumbo. O quanto voc vai abafar depende das dimenses do bumbo e do som desejado. Alguns bateristas usam um cobertor encostado na pele de trs e da frente, outros usam travesseiros. Existem tambm os "Muffles" de vrios modelos e marcas, que so abafadores desenvolvidos pelas empresas que fabricam as peles. Bem, o processo inicial de afinao o mesmo de qualquer outro tambor. Coloque a pele, o aro e aperte os parafusos com os dedos at fixar bem. Depois aperte cada parafuso em cruz, como j mostramos anteriormente, procurando igualar a tenso em todos os pontos da pele. Como nos outros tambores, voc deve experimentar vrios tipos de abafadores e tenso nas peles. Novamente, o timbre vai depender muito do tipo de msica a ser tocada e do gosto pessoal do msico.

Tome cuidado com o assunto - ressonncia. Se seu bumbo tem uma "sobra" de som, seu groove pode soar indefinido, principalmente ao aplicar muitas notas no bumbo. Experimente, experimente, experimente!

Afinando sua Bateria


pgina 4 de 5 Caixa - Afinao da Pele Superior Coloque a pele e o aro. Com os dedos, aperte cada parafuso at que o aro faa presso sobre a pele esticando-a um pouco. Os parafusos devem virar facilmente, no os force com a chave de afinao. Esteja certo de que todos os parafusos tm a mesma tenso. Se h algumas "ondas" na boda da pele, voc deve assent-la com sua mo. Coloque sua mo no centro da pele e force apele para baixo vrias vezes. Agora verifique novamente a tenso em cada parafuso. Afinando cada Ponto de Tenso Agora, com a chave de afinao, aperte levemente (meia volta da chave) os parafusos sempre de maneira cruzada. Conforme aperta os parafusos, toque no centro da pele para verificar o som, at que chegue numa tenso desejada. Afinando a Pele de Resposta A pele de baixo (resposta) muito mais fina que a pele de cima porque ele tem que vibrar, permitindo que a caixa responda esteira. Tome cuidado com a pele de resposta, muito fcil danific-la. Use o mesmo processo de afinao da pele superior, verificando a tenso em cada parafuso. Ajustando a Esteira Depois de colocadas e pr-afinadas as peles, coloque a esteira. Verifique se ela est centralizada, isto , o mesmo espao nas duas bordas.

Afinando sua Bateria


pgina 5 de 5 Ajustes Finais Agora voc est pronto para fazer os ajustes finais. Coloque a caixa na estante, e v experimentando - a tenso das peles, a tenso da esteira. Procure verificar o som obtido em vrios nveis de dinmica. Toque os acentos e notas suaves, verificando se a caixa responde bem em todas as situaes. Nota: como sabemos, existem deferentes tipos de caixas em diferentes tipos de material, diferentes espessuras de aro, casco, e diferentes dimenses do casco tambm. Voc deve observar estas caractersticas na hora de afinar sua caixa, respeitando seu "timbre natural". Acstica da Sala Tenha em mente que a acstica da sala onde est o instrumento um fator decisivo no som obtido. Algumas salas vo deixar o som de sua bateria realmente bom, enquanto que outras vo simplesmente te "irritar". Neste caso, no h o que se possa fazer.

Lembre-se: quanto mais voc experimenta, menos medo ter do processo de afinao, e voc conseguir obter uma maior variedade de sons interessantes de sua bateria. Esteja aberto para mudanas sempre!

You might also like