You are on page 1of 3

CONHECIMENTOS GERAIS 01 A Terra est ficando mais quente. Um dos fatores pode ser a poluio gerada pelo homem.

Mas novos estudos revelam que o problema tambm vem de onde menos se espera: o mar, as nuvens e at as plantas podem estar contribuindo para piorar os efeitos do CO2.
(Superinteressante, set. 2010. p. 79 Texto adaptado.)

Sobre essa situao correto afirmar que ( ) ( ) ( ) quanto mais o planeta esquenta, mais gua passa ao estado gasoso, indo para a atmosfera. Esse vapor dgua forma uma barreira, que ajuda a reter o calor na Terra. a queima de combustveis fsseis gera CO2 e aquece o planeta. Mas certos tipos de poluio, como a do dixido de enxofre liberado pelos vulces, refletem radiao solar, ajudando a diminuir o aquecimento da Terra. o aumento da concentrao de CO 2 na atmosfera, num primeiro momento, bom para as plantas, que utilizam esse gs para a fotossntese.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 02 Que tipo de problema imediato acarretaria para a humanidade se o campo magntico da Terra deixasse de existir? a) b) c) d) e) 03 Um recente filme que no Brasil recebeu o nome de O Curioso Caso de Benjamin Button, protagonizado pelo ator Brad Pitt, conta a histria curiosa de um personagem que nasce velho e, medida que o tempo passa, vai rejuvenescendo. Se pensarmos no envelhecimento humano como um processo energeticamente irreversvel, qual ttulo alternativo do filme ficaria coerente com as leis da Fsica? a) b) c) d) e) A Curiosa Obedincia Equao de Clapeyron O Extraordinrio Caso da Violao da Segunda Lei de Newton O Estranho Caso de Violao da Segunda Lei da Termodinmica O Incomum Caso de Confirmao da Primeira Lei da Termodinmica O Intrigante Caso de Violao da Terceira Lei de Newton Feixes de partculas carregadas eletricamente, provenientes do espao, no seriam mais defletidos para os polos. Deixaria de haver proteo contra os raios ultravioleta do Sol. Haveria degelo nos polos. O perodo de rotao da Terra em torno de si mesma diminuiria. O perodo de rotao da Terra em torno de si mesma aumentaria. VVV FFF VFF VFV FVF

04 O alimento, que pode ser de origem animal ou vegetal, o combustvel da vida. A escolha, a preparao e o consumo so influenciados por fatores biolgicos e culturais. Associe o tipo de alimento, listado na Coluna A, s caractersticas que o identificam, elencadas na Coluna B. COLUNA A 1 2 3 Alimento in Natura Alimento Orgnico Alimento Biodinmico ( ) ( ) ( ) COLUNA B Sem resduos txicos, produzido em solo livre de pesticidas, fertilizantes qumicos e sem a utilizao de sementes transgnicas. De origem vegetal ou animal, no foi processado e pode ser consumido de imediato. Produzido em solo preparado, a utilizao dos fertilizantes base de esterco e plantas medicinais feita em doses diludas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 05 Na Antiguidade, os jogos olmpicos eram um momento de confraternizao e festa em homenagem aos deuses gregos. Hoje, as Olimpadas e outros eventos esportivos constituem-se em grandes espetculos televisivos. Considere as seguintes afirmativas sobre esse tema. I II III Uma das explicaes para o grande envolvimento popular com eventos esportivos relaciona-se ao fato de o esporte estar livre de uso poltico por grupos ou partidos. As transmisses ao vivo, possibilitadas graas aos satlites em rbita, asseguram a milhes de espectadores a audincia dos espetculos esportivos. Os pases europeus e os Estados Unidos so proprietrios da maioria dos satlites. Em troca, ganham muito dinheiro, com a venda dessas transmisses. Uma demonstrao de o quanto os eventos esportivos possuem audincia a entrada de grandes grupos econmicos no meio, seja patrocinando algumas equipes ou at mesmo administrando outras. 312 231 132 123 213

Das afirmativas acima, pode-se dizer que a) b) c) d) e) 06 Os anos 50 representaram a poca de ouro nos Estados Unidos, devido ao crescimento econmico vivido pelo pas. Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposies abaixo, sobre esse perodo da histria norte-americana e sua influncia na cultura ocidental. ( ) ( ) ( ) O rock tornava-se a principal manifestao artstica de massas entre a juventude. Figuras como Elvis Presley eram idolatradas pelos jovens, cujo padro de comportamento procurava seguir os dolos. A televiso foi a grande novidade na comunicao de massas. Apresentada como a ltima palavra em tecnologia de comunicaes, logo ela se tornaria um importante meio de informao e entretenimento. Com a expanso do cinema, os festivais comeavam a aparecer em diversos pases . Na Frana, o mais respeitado acontecia em Cannes; nos Estados Unidos, em Hollywood. apenas I est correta. apenas II est correta. apenas I e II esto corretas. apenas II e III esto corretas. I, II e III esto corretas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) VVV VVF FVF VFV FFF

07 Em muitos romances, os autores produzem imagens do Brasil marcadas por diferentes pocas e, dessa forma, muitas vezes, Histria e Literatura se cruzam dentro de uma obra. Qual(is) do(s) romance(s) abaixo apresenta(m) relao com momentos histricos nacionais: I II III Memrias do Crcere, de Graciliano Ramos, narrando sua priso no segundo governo de Getlio Vargas. Agosto, de Rubem Fonseca, obra que estabelece relao com os momentos histricos que antecederam o suicdio de Getlio Vargas. Os sertes, de Euclides da Cunha, romance que tem como enredo a Guerra de Canudos.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que a) b) c) d) e) 08 Uma cpsula de remdio contm as seguintes quantidades de diferentes substncias medicinais: 0,075 g, 20 mg, 0,0005 g, 4 mg e 500 g (microgramas). Qual a quantidade total, em mg, dessas substncias na cpsula? a) b) c) d) e) 09 Durante a formao da Terra, a atmosfera era muito quente e toda a ___(I)___ existente estava na fase ___(II)___. O ciclo ___(III)___ iniciou-se pelo processo de ___(IV)___, devido diminuio de temperatura no planeta, o que possibilitou que a ___(I)___ passasse para o estado ___(V)___. Esses processos foram essenciais para que muitas espcies pudessem se desenvolver no planeta. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima. a) b) c) d) e) 10 Hoje em dia, a maior parte dos produtos comercializados utiliza embalagens plsticas. A difuso dessas embalagens trouxe uma srie de facilidades nossa vida. O aumento na produo industrial, por outro lado, tem provocado srios problemas ambientais, como, por exemplo, o crescimento do volume de lixo domstico. Os plsticos a) so, na sua grande maioria, biodegradveis em curto perodo de tempo. b) tm como nica fonte de matria-prima o petrleo. c) como o PE e o PET so normalmente utilizados na fabricao de sacolas plsticas de supermercado e de garrafas de refrigerante, respectivamente. d) so obtidos pela quebra de molculas de massa molar elevada, denominadas monmeros. e) so geralmente difceis de serem moldados porque as ligaes intermoleculares so fortes e no podem ser rompidas com o aquecimento. I gua amnia gua amnia glicose II gasosa lquida lquida gasosa slida III hidrolgico do nitrognio geoqumico hidrolgico do carbono IV condensao evaporao solidificao evaporao fuso V lquido gasoso slido lquido gasoso 25,075 26 100 110 524,0755 apenas I est correta. apenas II est correta. apenas III est correta. apenas II e III esto corretas. I, II e III esto corretas.

You might also like