You are on page 1of 43

Excel Expert Brasil

Apostila Excel Bsico Intermedirio

11

Sumrio
Equaes Frmulas e Funes Referncias
Referncia relativa Referncia absoluta INTERVALOS NOMEADOS Referncia 3D

3 3 3
4 4 5 5

OCULTAR/DUPLICAR/MOVER PLANILHA(S) Soma / Somase Cont.se / Mdia COLAR ESPECIAL


Colar Especial Com Operaes Colar Especial Com a Opo Transpor

6 7 7 8
8 9

FORMATAO CONDICIONAL Funo LGICA: SE


SE E OU Aninhamento de uma funo SE dentro de outra funo SE

10 20
20 21

FUNES ANINHADAS NO EXCEL:


Funo LGICA: E Funo LGICA: OU Funo INFORMAAO: ERROS

23
23 24 25

Funo PROCURA E REFERNCIA: PROCV


PROCV - PROCH PROCV por intervalos Funo PROCURA E REFERNCIA: PROCH

26
26 27 28

FUNES Data e Hora:


Funo DATA E HORA: HOJE Funo DATA E HORA: AGORA Funo DATA E HORA: DIA DA SEMANA

29
29 29 30

CLCULOS COM DATAS E HORAS


Clculos Com Datas: Soma Subtrao Clculos Com Horas: Soma Subtrao

30
30 31 31 31 32 32

GRFICOS
Tipos: Montagem: Mover Grficos Para Outras Planilhas

33
33 34 35

Tabela Dinmica
Criao de uma tabela dinmica Alterando o layout da tabela dinmica Atualizando a Tabela Dinmica

36
36 39 42

Equaes
Antes de iniciarmos o curso de Excel, veremos algumas teorias que so importantes para que consigamos desenvolver planilhas que nos tragam informaes de uma forma rpida e segura. Para termos essa segurana nas frmulas que desenvolveremos no decorrer do curso, necessrio entender como a lgica do Excel as l. O Excel entende as frmulas, da mesma forma que aprendemos a trabalhar com as equaes, na matemtica bsica. O Excel prioriza os clculos na seguinte ordem:
Ordem 1 2 3 4 5 Operadores ( ) ^ ou % * ou / + ou Esquerda para direita

Frmulas e Funes
Neste tpico, veremos como montar uma frmula de forma que o Excel as entenda e nos traga os resultados esperados. No exemplo abaixo, podemos ver como o Excel faz a leitura das frmulas.

Toda e qualquer frmula inicia-se com o sinal de igual (=), seguido por um endereo, onde est o valor que se quer calcular em relao a uma constante. Entre o endereo e a constante, tem-se que colocar um operador. Abaixo, segue uma tabela que traz alguns exemplos de operadores:
Sinais de Operao Sinais para Condio + Adio = Igual Subtrao > Maior que / Diviso < Menor que * Multiplicao >= Maior ou igual a % Percentual <= Menor ou igual a ^ Exponencial <> Diferente Auxiliares : Intervalo ; Unio & Concatenao

Referncias
A referncia nada mais do que a localizao da clula na planilha, ou seja, uma clula tem como endereo (ou referncia) a interseo de uma dada linha com uma dada coluna. O exemplo abaixo ilustra a seguinte referncia: linha 3 que cruza com a coluna B, trazendo a clula B3.

Referncia relativa As frmulas, como j vimos, so formadas por um endereo, um operador e a constante. No caso do endereo (referncia), veremos de que formas estas referncias podem ser trabalhadas. Uma das formas chamada de referncia relativa que, quando se criado uma frmula em uma dada clula, as referncias no so fixas, ou seja, se arrastar a frmula, as referncias se modificaro conforme a movimentao da frmula. No exemplo abaixo, a frmula encontra-se na clula D2 e quando esta for arrastada para a prxima clula (D3), a frmula passar de =B2*C2, para =B3*C3.

Referncia absoluta A segunda forma de referncia a referncia absoluta que, como o prprio nome j diz, faz com que determinado endereo fique absoluto/fixo. No exemplo abaixo, o valor da hora trabalhada de R$ 11,50 e disposta numa clula. A frmula aplicada na clula C4, quando arrastada para a clula seguinte (C5), no faz o clculo esperado, devido referncia do valor da hora ter ficado como relativo e assim por diante.

Neste caso, necessrio fazer com que a clula C1, torne-se uma referncia relativa, ou seja, fique travada. Para que isto ocorra, quando montarmos a frmula na primeira clula (C1), s posicionar o cursor ao lado do endereo de clula que se quer travar e pressionar a tecla F4 e se adicionaro dois cifres na clula travada (C$1$), conforme exemplo abaixo:

INTERVALOS NOMEADOS Um recurso muito interessante no Excel o que permite dar nome s clulas ou a intervalos de clulas. Esses nomes facilitam a navegao e podem ser usados nas frmulas e funes, facilitando seu entendimento. Para nomear uma clula ou intervalo, basta selecionar e clicar na Caixa de Nome para digitar o nome desejado. Aps digitar o nome, tecle ENTER. Ao se escolher esse nome, na Caixa de Nome, vai-se direto clula ou intervalo correspondente. Na guia FRMULAS, em Gerenciador de Nomes, pode-se consultar e alterar esses nomes.

Exemplo de aplicao de nomes em uma frmula:

Referncia 3D O ltimo tipo de referncia a chamada referncia 3D, que pode ser trabalhada no mesmo arquivo, porm em planilhas diferentes, ou at mesmo, em arquivos diferentes.

OCULTAR/DUPLICAR/MOVER PLANILHA(S)
Para Ocultar uma planilha no Excel, basta clicar com o boto direito na guia da planilha desejada e escolher o comando OCULTAR. Para Reexibir, seguir o mesmo processo e escolher o comando REEXIBIR. Caso estes comandos estejam desabilitados, significa que a Pasta de Trabalho est Protegida (veja no prximo captulo desta apostila). Para Mover ou Copiar uma planilha no Excel, clicar com o boto direito na guia da planilha desejada e escolher o comando: MOVER ou COPIAR.

Na janela que se abre, indicar a pasta para onde ir a cpia, bem como o local exato onde a planilha ser inserida. Lembre-se de habilitar a opo CRIAR UMA CPIA caso deseje criar uma cpia da planilha. Caso contrrio a planilha ser movida e no copiada para o novo local. Este processo cria uma cpia exata (um clone), com todas as suas formataes, frmulas, tamanhos, imagens, etc.

Se no for indicada outra pasta de destino, a operao ocorrer na pasta de trabalho atual, como no exemplo.

Soma / Somase
A funo soma utilizada para efetuar a soma de um dado intervalo/unio de clulas.

Uma outra forma de soma, um pouco mais avanada, a funo somase, que possibilita efetuar a soma, seguindo alguns critrios.

Cont.se / Mdia
A funo cont.se funciona da mesma forma que o somase visto no tpico anterior, mas ao invs de somar, ele efetua uma contagem, considerando alguns critrios.

A funo mdia utilizada para se tirar a mdia de uma forma mais rpida.

COLAR ESPECIAL
Na guia INCIO COLAR COLAR ESPECIAL. O comando Colar Especial tem diversas utilidades, permitindo que se escolha exatamente o que se deseja colar: s os valores, s os formatos, s as frmulas, etc. Pode ser utilizado, por exemplo, para eliminar as frmulas de uma planilha onde os clculos j foram feitos. Basta copiar as frmulas e sobre elas mesmas usar o comando Colar Especial/Valores. Pode-se ainda colar apenas as larguras das colunas de uma planilha para outra. Veja a seguir mais usos deste importante comando. Colar Especial Com Operaes O recurso Colar Especial com operaes permite fazer clculos matemticos como adio, subtrao, multiplicao e diviso a partir de um nmero-base que servir como parmetro para o clculo das operaes matemticas sobre os valores j existentes no destino. Exemplo: multiplicar a coluna de nmero na tabela a seguir, pelo nmero 3. pressionar Ctrl + C para copiar o No. Parmetro (no caso = 3); selecionar o intervalo de clulas a multiplicar por 3 (no caso B3:B14); na guia INCIO COLAR COLAR ESPECIAL, aparecer o quadro abaixo; marcar a operao desejada (no caso a multiplicao); as clulas selecionadas tero seus valores iniciais multiplicados por 3.

Nmeros que aparecero na rea selecionada: 6, 9, 15, 21, 27, 33, 39, 45, 48, 52, 54, e 57, aps o OK. Note que o clculo foi feito sem a utilizao de frmulas, como se os nmeros tivessem sido digitados. Colar Especial Com a Opo Transpor Na guia INCIO COLAR COLAR ESPECIAL. A opo Transpor do recurso Colar especial permite copiar dados transpondo (invertendo) as colunas com as linhas, ou do horizontal para o vertical, ou vice-versa. No exemplo a seguir estamos transpondo do Vertical para o Horizontal.

e o resultado ser:

10

FORMATAO CONDICIONAL
s vezes deseja-se chamar a ateno para nmeros que possuem certas caractersticas. Por exemplo, o saldo negativo em uma conta corrente deve ser formatado em vermelho e o saldo positivo, em preto. Para conseguir esse efeito, de forma automtica, o Excel possui o recurso de Formatao condicional. A Formatao Condicional do Excel permite que se formatem algumas clulas de modo que elas paream personalizadas, dependendo de uma condio, ou regra, especificada pelo usurio. Abaixo podemos visualizar quais as possibilidades de formataes diretas que o Excel nos prope: Para acessarmos esta funcionalidade do Excel, iremos guia INCIO FORMATAO CONDICIONAL. No primeiro menu que aparece, temos algumas opes que veremos uma a uma.

No primeiro boto do menu da formatao condicional abre-se um menu que formata as clulas conforme as regras j estabelecidas. Na primeira regra deste menu o Excel realar as clulas conforme um valor determinado pelo usurio. No exemplo abaixo, todos os valores que ficaram acima do determinado, ficam com a formatao que o usurio quiser, seja ela pr-definida pelo Excel, ou seja, um formato personalizado pelo usurio.

Os demais botes deste menu, so aplicaes diretas, conforme est escrita e conforme aconteceu com a primeira opo .

11

Continuando a explorar a opo a primeira opo do menu principal da formatao condicional, temos o ltimo boto, conforme a figura abaixo:

Acessando esta ltima opo, a Formatao Condicional abrir uma caixa de dilogo que nos permitir personalizar de uma melhor forma a formatao que queremos aplicar em determinada clula ou grupo de clulas.

Nesta caixa de dilogo, j vem pr-selecionado a opo nos abre ainda mais as opes de formatao: Para valores:

, e que

12

Para textos:

Para Datas:

Para condies diversas e diretas:

13

Assim que definirmos a regra para a Formatao Condicional, clicaremos no boto e abrir uma nova caixa de dilogo para que possamos definir com que formatao ficar a clula e seu valor, escolhendo um tipo de fonte, cor de preenchimento, como melhor convier.

Na segunda opo do menu principal da Formatao Condicional regras mais elaboradas do que na opo anterior.

temos umas

Da mesma forma que no primeiro exemplo, podemos escolher uma formatao existente, ou definir uma formatao personalizada.

14

Vamos alterar a Formatao Condicional para fazer uma comparao do efetivamente gasto (realizado) com o previsto (orado). Criamos os campos Desvio e Desvio %. Na guia INCIO FORMATAO CONDICIONAL REGRAS DE PRIMEIROS / LTIMOS MENOR DO QUE ...

obtm-se:

E, da mesma forma que no primeiro boto do menu principal da Formatao Condicional, temos o ltimo boto que nos permite personalizar ainda mais a formatao da clula:

15

Abrir a mesma caixa de dilogo que abriu na primeira opo do menu principal, porm com outra situao selecionada:

Continuando a explorar as opes do menu principal da Formatao Condicional, podemos ver outras facilidades que esta maravilhosa ferramenta nos oferece. Na terceira opo deste menu nos oferecido novas possibilidades. Esta formatao preenche a clula com uma cor pr-definida conforme o maior e o menor valor do conjunto de clulas que est selecionada. Isto nos ajuda a identificar a onde esto os maiores e menores valores.

16

Acessando o boto , abrir a caixa de dilogo de Nova Regra de Formatao onde poderemos alterar o padro estabelecido pelo Excel, alterando cores, padres de cores e padres de valores.

Na prxima opo a funo assemelha-se vista anteriormente, com a diferena que de finido um padro diferente de visualizao.

Notamos que, na primeira opo do boto , o Excel trabalha com a escala de valores das clulas selecionadas (C3:C7) e assinala como verde o maior valor, com amarelo os valores intermedirios e com vermelho os menores valores.

17

Podemos alterar este padro escolhendo outra opo j existente, ou ainda, clicando no boto e alterando os padres e regras, na caixa de dilogo que se abre:

Na prxima opo temos outras formas grficas, onde podemos escolher alguns cones para identificar os dados de forma visual mais facilitada. No caso abaixo, escolhemos a opo de trs setas coloridas, onde a seta que est para cima e da cor verde sinaliza o maior valor da regio selecionada.

No caso acima, o maior valor est sendo mostrado como um valor bom, mas se caso precise demonstrar que o maior valor seria o pior valor, s escolher a opo mesmo menu. no

18

Onde abrir a caixa de dilogo

1 2 3

19

Agora utilizando-se o campo Desvio % se deseja destacar as clulas com gasto acima do previsto (orado) e tambm as que tiveram bom desempenho, com 5% de tolerncia, para mais ou para menos.

20

Em Formatar... e em Cor assinale o verde escuro e OK, volta a tela e o campo Visualizao as letras esto em verde escuro.

Novamente OK e os campos que atendem a solicitao, estaro em verde escuro.

Tem-se tambm outras opes bastante sofisticadas de formatao tais como:

Funo LGICA: SE
SE E OU Sintaxe: =SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) Categoria: Lgica Desmontando a frmula:
teste_lgico: valor_se_verdadeiro: valor_se_falso: Condio estabelecida. Apresenta o valor caso a condio estabelecida seja verdadeira. Apresenta o valor caso a condio estabelecida seja falsa.

21

uma das funes lgicas mais conhecidas e utilizadas do Excel e uma das funes mais necessrias nas empresas. Esta funo tem carter condicional onde retorna um valor se a condio especificada (teste lgico) for avaliada como VERDADEIRA e retorna outro valor caso seja avaliada como FALSO. O teste lgico, nada mais do que uma condio que pode ter duas respostas SIM (verdadeiro) e NO (falso), ou seja, se a condio acontecer, a funo executar o que est no campo VERDADEIRO, caso contrrio, no obedecer esta primeira condio e executar o que est no campo FALSO. DICA: na hora de fazer a leitura do teste lgico faz-se da seguinte maneira: se determinada situao acontecer, me traga tal valor (para verdadeiro), seno, outro valor (para falso). Exemplo: Na planilha abaixo temos um controle de notas juntamente com as freqncias de cada aluno. Nas colunas J e K, temos algumas condies que devero ser cumpridas nas colunas E, F e G. E para fazermos com que essas condies fiquem automticas, utilizaremos a funo SE. Primeiramente, na coluna E utilizaremos a forma mais simples da funo SE, baseando-se nos critrios da Situao 1 do exerccio proposto abaixo. Colocando a frmula estendida, fica assim:
=SE(C4>=7;APROVADO;REPROVADO)

Alinhamento de uma funo SE dentro de outra funo SE Sintaxe: =SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)) Desmontando a frmula:
teste_lgico: valor_se_verdadeiro: valor_se_falso: Condio estabelecida. Apresenta o valor caso a condio estabelecida seja verdadeira. Apresenta o valor caso a condio estabelecida seja falsa.

22

DICA: traduzindo a funo, ficaria da seguinte maneira: se determinada condio acontecer, traga tal valor (VERDADEIRO), seno se determinada condio acontecer, traga tal valor (VERDADEIRO), seno, traga outro valor (FALSO). Em algumas situaes a funo fica limitada, pois pode acontecer de precisarmos restringir um pouco mais a funo. Exemplo: Na Situao 2, trabalharemos com mais de uma funo SE para atender s regras que se pedem, ou seja, aninharemos uma SE dentro de outra SE para podermos adicionar a opo de recuperao no boletim. Para entendermos bem a regra, utilizaremos a Situao 2, das condies propostas no exerccio. Na hora de montar a frmula, notem que no campo da caixa de dilogo abaixo Valor_se_falso ser inserida uma nova funo SE completa, com o teste lgico e os valores de VERDADEIRO e FALSO. Colocando a frmula estendida, fica assim:
=SE(C4>=7;APROVADO;SE(C4<5;REPROVADO;RECUPERAO)

Dentro de cada funo SE, podemos aninhar at 7 condies dentro de uma mesma frmula.

23

FUNES ANINHADAS NO EXCEL:


Qualquer funo do Excel pode ser usada dentro de qualquer outra funo do Excel. As funes E e OU a seguir, devem ser feitas dentro da funo SE, usando este conceito. Funo LGICA: E Em ASSISTENTE DE FUNO lgica - E. =E(lgico1;lgico2;...) Categoria:Lgica Aninhando a funo E com a funo SE, a sintaxe ficaria da seguinte forma: =SE(E(lgico1;lgico2;...); valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) Desmontando a frmula:
lgico1: lgico2: Lgico(...): valor_se_verdadeiro: valor_se_falso: Primeira condio estabelecida. Segunda estabelecida. (...) condio estabelecida Apresenta o valor caso TODAS as condies estabelecidas sejam verdadeira. Apresenta o valor caso PELO MENOS UMA condio estabelecida seja falsa.

DICA: traduzindo a funo, ficaria da seguinte maneira: se determinada condio acontecer e mais outra condio tambm acontecer, e tambm outra acontecer, (...), me traga tal valor (VERDADEIRO), se pelo menos uma das condies no for verdadeira, trar o outro valor (FALSO). Retorna VERDADEIRO se todos os argumentos forem VERDADEIROS; retorna FALSO se um ou mais argumentos forem FALSO. Tem como objetivo restringir ainda mais o teste lgico. Dentro de uma funo E, podemos adicionar at 30 testes lgicos. Exemplo: Utilizando a mesma planilha do tpico anterior, faremos com que as condies da Situao 3 sejam atendidas. Neste caso, utilizaremos duas condies lgicas para atender o que o exerccio pede. Colocando a frmula estendida, fica assim:
=SE(E(C4>=7;C4<9);"APROVADO";SE(C4>=9;"MRITO";SE(C4<5;"REPROVADO";"RECUPERAO")))

24

Funo LGICA: OU Em ASSISTENTE DE FUNO lgica - OU. =OU(lgico1;lgico2;...) Categoria:Lgica Aninhando a funo E com a funo SE, a sintaxe ficaria da seguinte forma: =SE(OU(lgico1;lgico2;...); valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Desmontando a frmula:
lgico1: lgico2: Lgico(...): valor_se_verdadeiro: valor_se_falso: Primeira condio estabelecida. Segunda estabelecida. (...) condio estabelecida Apresenta o valor caso TODAS as condies estabelecidas sejam verdadeira. Apresenta o valor caso PELO MENOS UMA condio estabelecida seja falsa.

DICA: traduzindo a funo, ficaria da seguinte maneira: se determinada condio acontecer ou tal outra condio acontecer, ou tal outra acontecer, (...), me traga tal valor (VERDADEIRO), seno outro valor (FALSO). Retorna VERDADEIRO se qualquer um dos argumentos for VERDADEIRO; retorna FALSO se todos os argumentos forem FALSOS.

Exemplo: Ainda trabalhando no nosso controle de notas e freqncia, temos que atender a ltima situao. Segue resoluo utilizando a funo OU. A frmula estendida fica assim:
=SE(OU(C4<7;D4>5);"REPROVADO";"APROVADO")

Da mesma forma que na funo E, podemos aninhar at 30 testes lgicos dentro da funo OU.

25

Funo INFORMAAO: ERROS Ainda falando sobre aninhamento de funes e utilizando o exerccio de PROCV por intervalos, assim que digitvamos o procv sem ter digitado um valor de salrio bruto, aparecia um sinal de erro (#N/D). Temos como substituir quando esse erro acontecer e deixar o que quisermos no lugar dele. Para isso, faremos uma pequena reviso, utilizando as funes SE, PROCV e agora a funo ERROS.

Montando a frmula, fica da seguinte forma:


=SE(ERROS(valor);"";valor)

Substituindo o valor pela funo PROCV, temos:


=SE(ERROS(PROCV(C8;C3:E5;3;1));"";PROCV(C8;C3:E5;3;1))

Desmontando a frmula:
teste_lgico: valor_se_verdadeiro: Condio estabelecida (neste caso, se existir erros na funo PROCV) Apresenta o valor caso a condio estabelecida seja verdadeira (neste caso, quando utilizamos duas aspas juntas (), a clula ficar vazia). Apresenta o valor caso a condio estabelecida seja falsa (caso no acontea o erro #N/D, ser executada a funo PROCV).

valor_se_falso:

DICA: traduzindo a funo, ficaria da seguinte maneira: se existir erro num determinado valor1, ou funo, traga determinado valor2, seno, traga o valor1 ou o resultado da funo.

26

Funo PROCURA E REFERNCIA: PROCV


PROCV - PROCH Em ASSISTENTE DE FUNO Procura e Referncia - PROCV. =PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;num_ndice_coluna;procurar_intervalo) Desmontando a frmula:
valor_procurado: matriz_tabela: num_ndice_coluna(...): procurar_intervalo: o valor que se pretende procurar numa determinada tabela. a tabela onde ser procurado o valor em questo. Referencia a quantidade de colunas onde est o valor correspondente Validao se a pesquisa ser exata ou aproximada.

DICA: traduzindo a funo, ficaria da seguinte maneira: procure determinado valor verticalmente numa determinada tabela, e traga o resultado correspondente na horizontal, levando-se em conta a quantidade de colunas. Procura um valor determinado, em uma tabela/matriz e, ao encontrar o valor pesquisado, retorna como resultado o valor de uma clula que est em outra coluna da mesma linha do valor pesquisado, conforme a escolha adotada. No exemplo abaixo, procuramos em qual dia da semana caiu determinada data. Ou seja, procuramos os valores da coluna B na coluna E e a funo trouxe o seu valor da respectiva linha.

27

Foi localizada uma correspondncia exata, por termos usado zero (significando FALSO) no argumento PROCURAR INTERVALO. A tabela a ser pesquisada, neste caso, obrigatoriamente tem de estar classificada na ordem ascendente pela 1. coluna. Curiosidade: a letra V, da funo PROCV, quer dizer vertical, ou seja, ele procurar determinado valor na vertical (de cima para baixo) e trar o valor correspondente na horizontal (sempre da esquerda para a direita).

PROCV por intervalos Dentro desta funo podemos procurar um determinado valor, dentre duas variveis, numa base que contenha um ndice para valores mnimos e mximos. Para ilustrar como esta variao da funo funciona, utilizaremos uma planilha que determina o quanto se deve pagar de Imposto de Renda, conforme o salrio bruto. A estrutura da frmula continua a mesma: =PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;num_ndice_coluna;procurar_intervalo) Desmontando a frmula:
valor_procurado: matriz_tabela: num_ndice_coluna(...): procurar_intervalo: o valor que se pretende procurar numa determinada tabela. a tabela onde ser procurado o valor em questo. Referencia a quantidade de colunas onde est o valor correspondente Validao se a pesquisa ser exata ou aproximada.

Porm o que muda o final da frmula (procurar_intervalo), onde na situao anterior utilizamos uma procura exata, nesta utilizaremos uma procura dentro de um intervalo.

28

Funo PROCURA E REFERNCIA: PROCH Em ASSISTENTE DE FUNO Procura e Referncia - PROCH. =PROCH(valor_procurado;matriz;tabela;num_ndice_linha;procurar_intervalo) Desmontando a frmula:
valor_procurado: matriz_tabela: num_ndice_coluna(...): procurar_intervalo: o valor que se pretende procurar numa determinada tabela. a tabela onde ser procurado o valor em questo. Referencia a quantidade de linhas onde est o valor correspondente Validao se a pesquisa ser exata ou aproximada.

DICA: traduzindo a funo, ficaria da seguinte maneira: procure determinado valor horizontalmente numa determinada tabela, e traga o resultado correspondente na vertical, levando-se em conta a quantidade de linhas. A funo PROCH funciona da mesma forma que a funo PROCV, s que o que as diferencia o fato da funo PROCH funcionar de forma deitada em relao funo PROCV, ou seja, o PROCH efetua uma procura HORIZONTAL e traz o resultado na linha correspondente. Exemplo: Na clula C20, digitar a posio da classificao do campeonato, com o intuito de descobrir qual o time.

29

FUNES Data e Hora:


AGORA DATAM DIATRABALHO - DIATRABALHOTOTAL Funo DATA E HORA: HOJE A funo HOJE uma das mais simples dentro do grupo de funes que calculam datas e horas. Esta funo retorna a DATA atual do computador.

uma DATA que se atualiza diariamente na planilha, sem interveno do usurio, sendo muito til para datar automaticamente planilhas, relatrios, etc. Funo DATA E HORA: AGORA Da mesma forma que a funo HOJE, esta funo se atualiza diariamente s que diferencia por ela retornar a DATA juntamente com a HORA atual do computador.

uma DATA e HORA, que se atualiza continuamente (relgio interno do computador), toda vez que a planilha for calculada, sendo muito til para identificar verses de planilhas, relatrios, etc.

30

Funo DATA E HORA: DIA DA SEMANA Retorna um nmero de 1 a 7 representando o dia da semana, sendo 1 igual a domingo, etc. Este nmero pode ser formatado (formato dddd) de forma a apresentar o dia da semana na forma textual. =DIA.DA.SEMANA(num_srie;[retornar_tipo])

Desmontando a frmula:
nm_srie: [retornar_tipo]: o nmero que voc pretende encontrar o dia da semana. Nesta parte da frmula voc pode escolher pelo nmero 1, 2 ou 3 que esto explicadas no quadro abaixo.

CLCULOS COM DATAS E HORAS


Clculos Com Datas: Conceito da Data Serial: internamente o Excel trata uma data como um nmero inteiro serial, ou seja, uma contagem de dias iniciada em 01/01/1900 que equivale ao nmero 1 da srie. Assim, o dia 31/12/1999 corresponde ao nmero 36.525, o dia 01/01/2000 ao 36.526, etc. Somar uma quantidade de dias a uma data: basta fazer a soma normal das 2 clulas. O resultado ser uma data.

31

Soma Exemplo: Uma aplicao financeira, feita em 19/04/2010 por 146 dias, vencer em que data?

Subtrao Quando se quer encontrar uma data passada, basta inverter o sinal da quantidade de dias.

Quando se quer encontrar a quantidade de dias decorridos, no calendrio gregoriano (que a base para os clculos internos do Excel) subtraem-se duas datas (data posterior menos a data anterior). O resultado um nmero, mas poder vir no formato de data. Neste caso, basta usar o formato GERAL para o resultado.

Clculos Com Horas: Conceito de Hora Decimal: internamente o Excel trata uma hora como um nmero decimal, sendo que 24 horas equivale ao nmero 1. Assim o horrio 12h00 equivale ao nmero decimal 0,5, 06h00 ao nmero 0,25, e assim por diante. Por isso pode-se operar com horas no Excel.

32

Soma

Obs.: entre os diversos formatos possveis para HORA no Excel, existe um especfico para formatar resultados acima de 24 horas, como temos acima (a). O formato (a) acima utilizado para obter um total de horas. Os formatos (b) e (c) so formatos especficos para horrios, que desconsideram os resultados acima de 24 horas. Subtrao Note que ocorre um erro quando a hora final menor que a hora inicial (turno da noite...). Utilizar a Funo Lgica SE, conforme exemplo abaixo, para obter o resultado correto em qualquer situao de hora maior ou hora menor.

Exerccio: 1) Abrindo o segundo exerccio, pede-se que calcule a quantidade de horas trabalhadas e, depois, com base no valor da hora trabalhada, calcule o quanto deve ser pago ao funcionrio.

33

GRFICOS
Pode-se representar tabelas, por meio de grficos que facilitam a visualizao dos dados contidos nas mesmas. Tipos: Os grficos podem ser, dos mais variados tipos: em Colunas, em Barras, em Linhas, em Pizza, entre outros, que devem ser escolhidos conforme a natureza e quantidade de dados que faro parte do grfico. Cada tipo de grfico, estatisticamente falando, tem uma finalidade especifica. O quadro abaixo se obtm clicando na guia INSERIR GRFICOS.

34

Montagem: Para montarmos um GRFICO, inicialmente definimos os dados que queremos representar por meio de um grfico (no exemplo abaixo, as Receitas Mensais de um determinado ms), e a seguir, clica-se no boto de Grfico. A seguir o grfico em BARRAS.

Com o cursor na rea do grfico e com o boto da direita se opes para o mesmo.

Por exemplo, para ALTERAR O TIPO DE GRFICO para Pizza.

35

Mover Grficos Para Outras Planilhas Pode-se enviar um grfico para uma outra planilha e ele desaparece da planilha original. No caso Moveu-se a planilha para a Pasta CONT.SE. Com o cursor na rea do grfico e com o boto da direita clicar em MOVER GRFICO.

Clicar em OK e o grfico movido para a planilha CONT.SE

36

Tabela Dinmica
Tabela Dinmica uma tabela utilizada para exibir um resumo dos valores de uma lista de dados, facilitando a anlise e comparao das informaes. Uma tabela dinmica constituda por campos, retirados da lista de dados original, assim especificados: Campo de linha: um campo retirado da lista de dados e atribudo a uma orientao de coluna na tabela dinmica Campo de coluna: um campo retirado da lista de dados e atribudo a uma orientao de coluna na tabela dinmica. Campo de pgina: usado para filtrar a apresentao dos dados em uma tabela dinmica, ou seja, dividir a tabela em pginas separadas, onde podemos visualizar os dados relativos a um item de cada vez. Campo resumido (dados): aquele que resume os dados da lista na tabela. Caso o campo escolhido possua dados numricos, o Excel utilizar como padro a funo Soma para calcular os valores da rea de dados da tabela, caso possua campos do texto, ser usada como padro a funo Contagem de Valores para calcular o total de itens da lista de dados. Criao de uma tabela dinmica Com base na tabela abaixo faremos um relatrio que nos demonstre qual o quantitativo de vendas por cliente e por responsvel.

Para confeccionarmos a tabela dinmica, seguiremos os passos a seguir: Selecione uma clula qualquer da base de dados; Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique no boto Tabela Dinmica

37

Abrir uma caixa de dilogo:

Onde o quadrado 1 informa onde est a base de dados para montar a tabela dinmica e, o quadrado 2 para onde ir a tabela dinmica. Neste caso, pediremos para que o Excel abra uma nova planilha, para comportar a tabela dinmica. Assim que clicar em OK, aparecer uma nova guia, denominada Opes, estas relacionadas, claro, a Tabela Dinmica.

Do lado direito do Excel, aparece uma janela muito importante para a criao deste recurso, janela esta chamada Lista de campos da tabela dinmica. Perceba que os campos do ndice da base de dados foi transportado, automaticamente para a Lista de campos da tabela dinmica.

38

Nesta janela voc define onde cada campo da lista de dados deve ser usado, arrastando os campos exibidos para as reas de linhas, colunas, valores e filtros correspondentes. Como exemplo, construa sua tabela dinmica da seguinte maneira:

Para montarmos a tabela dinmica conforme o que foi solicitado

arrastaremos o ndice RESPONSVEL para Rtulos de Coluna,

CLIENTE para Rtulos de Linha e VALOR para Valores.

Aps isto feito, segue como ficar a tabela dinmica:

39

Repare que a tabela dinmica foi colocada numa nova planilha e os dados originais esto em BASE DE DADOS. Para excluir a tabela dinmica, basta clicar com o boto direito do mouse em cima do nome da nova planilha e escolher a opo Excluir. Alterando o layout da tabela dinmica Como o prprio nome diz, trata-se de uma tabela dinmica mesmo, com o intuito de poder mudar o layout para facilitar a anlise dos dados, ou ainda, fazer outro tipo de anlise em cima de uma mesma base de dados.

Exemplo 1 Para ilustrar, modificaremos a anlise. Ao invs de totalizar os clientes pelos seus respectivos responsveis, totalizaremos os produtos pelos responsveis, ficando da seguinte maneira:

Para fazer a alterao de layout da tabela dinmica, basta apenas clicar e arrastar os ndices da base de dados para onde se deseja.

40

Exemplo 2 Agora utilizaremos esta tabela e faremos outra alterao. Ao invs de totalizarmos por uma soma, faremos isso utilizando mdia. Para fazer isto, segue o passo a passo: Clicar no boto Soma de VALOR; Clicar na opo Configuraes do Campo de Valor Escolher a funo Mdia.

Obtendo a seguinte tabela:

41

Repare na existncia do drop-down ao lado dos campos Produto (Rtulos de Linha) e Responsvel (Rtulos de Coluna) permitindo a escolha dos produtos que sero exibidos na tabela dinmica e tambm as empresas que sero exibidas, ou seja, como aplicar um filtro em sua tabela dinmica.

Rtulos de Linha

Rtulos de Coluna

Exemplo 3 Criar um layout onde a rea da coluna fique sem campos e a rea da linha fique com dois. Posicione em alguma clula da tabela dinmica; Remova todos os campos nas reas abaixo da janela; Arraste o campo Cliente para a rea de Rtulo de linhas; Arraste o campo Produtos para a rea Rtulo de Linhas, tambm, mas posicionando abaixo do campo Empresa que voc acabou de colocar.

42

Exemplo 4 Mantenha o mesmo layout do exerccio anterior e adicione, no campo de filtro, o campo RESPONSVEL.

Quando utilizamos o campo de Filtro de Relatrio, na tabela dinmica, ela permite mais uma opo de filtro e podemos selecionar somente um dos responsveis ou vrios. Atualizando a Tabela Dinmica Quando ocorrer qualquer alterao nos valores da base de dados, a tabela dinmica no se altera automaticamente. Para promover esta atualizao: A atualizao acontece de duas formas: A primeira quando um valor ou vrios so alterados, sem modificar a quantidade de linhas ou colunas. Caso isto acontea, basta apenas clicar dentro da tabela dinmica, selecionar a guia Dados e clicar no boto Atualizar tudo.

A segunda quando acontece um aumento de linhas ou colunas. Quando isso acontece, segue o passo a passo: Clicando dentro da tabela dinmica, clicar na guia Opes, e clicar no boto Alterar Fonte de Dados.

43

Abrir a seguinte caixa de dilogo:

Agora s alterar para onde aumentou a base de dados, incluindo linhas e/ou colunas e fazer o procedimento de atualizar a tabela dinmica, citada acima.

You might also like