You are on page 1of 23

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS

TEXTO INTEGRAL

2/95 1 Objecto O presente diploma estabelece o regime geral de organizao e actividade da Administrao Pblica central, adiante designada por Administrao Pblica.

2 mbito de aplicao 1. O regime geral estabelecido no presente diploma aplica-se, salvo disposio expressa em contrrio; a) A todos os actos de rgos da Administrao Pblica, ainda que meramente tcnica ou de gesto privada; b) Aos actos em matria administrativa praticados por outros rgos do Estado que, embora no integrados na Administrao Pblica, desenvolvam funes materialmente administrativas; c) Aos actos praticados por entidades concessionrias pblicas ou privadas, no exerccio de poderes de autoridade. 2. O regime geral estabelecido no presente diploma pode ser mandado aplicar, por decreto-lei, aos actos dos rgos de Administrao Autrquica e de instituies particulares de interesse pblico.

3 Organizao da Administrao Pblica 1. Para efeitos do presente diploma, a organizao da Administrao Pblica compreende: a) A Administrao Pblica Directa, constituda pelo conjunto de servios, com ou sem autonomia administrativa ou financeira, centrais ou desconcentrados, sob a direco superior do Governo; b) A Administrao Pblica Indirecta, constituda pelo conjunto de servios personalizados de carcter no empresarial e pelos fundos autnomos, sob a tutela do Governo, com a designao de institutos pblicos ou outra; c) A Administrao Pblica Autnoma, constituda pelas associaes pblicas. 2. A criao e a concesso de autonomia ou de personalidade jurdica a servios compete ao Conselho de Ministros por Resoluo; 3. O funcionamento dos servios da Administrao Pblica estabelecido por regulamento, em conformidade com os parmetros fixados por decreto-lei de desenvolvimento do presente diploma.

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 3 Organizao da Administrao Pblica 4. O regime das associaes pblicas regulado por diploma legal especial.

4 rgos de Administrao Pblica So rgos de Administrao Pblica: a) O Governo; b) Os rgos dos servios personalizados, dos fundos autnomos e das associaes pblicas.

5 Princpio da legalidade

A Administrao Pblica deve actuar em conformidade com a Constituio e demais leis, dentro dos limites dos poderes que estejam atribudo aos seus rgos e de acordo com os fins para que os mesmos poderes lhes foram conferidos.

7 Princpio da transparncia 1. A Administrao Pblica deve, no exerccio da sua actividade, actuar com transparncia. 2. Os particulares tem o direito de ser informados pela Administrao, sempre que o requeiram, sobre o andamento dos procedimentos em que sejam directamente interessados, bem como o direito de conhecer as resolues definitivas que sobre eles forem tomadas. 3. O direito referido no n 2 extensivo, nos termos da lei, a quaisquer pessoas que provem ter interesse legtimo no conhecimento dos elementos pretendidos. 4. Todas as pessoas tm, nos termos regulados em diploma prprio, o direito de acesso aos arquivos e registos administrativos, sem prejuzo do disposto na lei em matrias de natureza reservada ou secreta, designadamente relativas segurana interna e externa, investigao criminal e intimidade das pessoas.

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 8 Princpio do interesse pblico 1. A administrao Pblica prossegue exclusivamente o interesse colectivo. 2. Os rgos da Administrao Pblica s podem prosseguir os fins de interesse colectivo includo nas atribuies da respectiva pessoa colectiva, sendo nulos os actos administrativos estranhos s mesmas atribuies. 3. Na prossecuo do interesse colectivo, os rgos da Administrao Pblica devem respeitar os direitos e interesses legalmente protegidos dos cidados.

9 Princpio da desconcentrao e da descentralizao 1. A Administrao Pblica deve ser estruturada de modo a aproximar os servios das populaes e de forma no burocratizada, a fim de assegurar a celeridade, a economia e a eficincia das suas decises. 2. Sempre que se mostre necessrio ou conveniente para melhorar a eficcia e eficincia do servio pblico, a prossecuo de atribuies de pessoas colectivas de direito pblico e os correspondentes recursos devem ser transferidos para pessoas colectivas de direito pblico de mbito territorial ou institucional mais restrito ou para organizaes da sociedade civil, salvo disposio constitucional em contrrio e sem prejuzo do direito de fiscalizao e controlo.

10 Princpio da colaborao com os particulares 1. A Administrao Pblica deve assegurar a participao dos particulares na formao das decises que lhes disserem respeito e no desempenho da funo administrativa, designadamente garantindo-lhes o direito de ausncia e de informao, nos termos da lei. 2. A Administrao Pblica deve apoiar e estimular as iniciativas dos particulares na prossecuo do interesse colectivo e receber com interesse as suas sugestes e informaes.

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 11 Princpio da deciso 1. Os rgos administrativos tm, nos termos da lei, o dever de se pronunciar sobre todos os assuntos da sua competncia que lhes sejam apresentados pelos particulares. 2. No existe o dever se deciso quando o rgo tenha praticado, h menos de dois anos, acto administrativo sobre o mesmo pedido formulado pelo mesmo particular com os mesmos fundamentos.

12 Princpio do acesso justia Aos particulares garantido, nos termos da lei, o acesso justia para tutela dos seus direitos e interesses legalmente protegidos e para fiscalizao da legalidade dos actos da Administrao Pblica.

13 Reunies espcies, convocao, ordem do dia 1. As reunies dos rgos colegiais da Administrao Pblica podem ser ordinrias ou extraordinrias. 2. As reunies so convocadas pelo presidente, a quem cabe fixar os dias e horas das reunies ordinrias. As reunies extraordinrias devem ser convocadas para uma data entre o terceiro e o dcimo dia posterior convocatria. 3. O presidente obrigado a convocar a reunio extraordinria sempre que pelo menos um tero dos restantes membros lho solicitem indicando os assuntos que desejem ver tratados. 4. Se o presidente no proceder, no prazo de dez dias, convocao de reunio a que esteja obrigado, poder a convocatria ser feita por qualquer dos membros ou pela entidade a quem a lei confere a competncia para solicitar reunies extraordinrias do rgo. 5. A ordem do dia de cada reunio: a) Deve conter de forma expressa e especificada os assuntos a tratar; b) distribuda a todos os membros at, pelo menos, 48 horas antes da reunio; c) estabelecida pelo presidente, que nela deve incluir todos os assuntos da competncia do rgo, que lhe forem indicados por qualquer membro ou por entidade com competncia legal para solicitar a convocao de reunies do rgo, por escrito e com a antecedncia mnima de cinco dias sobre a data da reunio;

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 13 Reunies espcies, convocao, ordem do dia d) aprovada pelo plenrio do rgo no incio da reunio. 6. A ilegalidade decorrente da inobservncia das normas legais sobre convocao de reunies considera-se sanada quando todos os membros compaream reunio e no suscitem oposio sua realizao.

14 Publicidade das reunies As reunies dos rgos administrativos no so pblicas, salvo disposio legal em contrrio.

15 Quorum

1. Os rgos administrativos colegiais s podem deliberar, em primeira convocao, quando esteja presente a maioria do nmero legal dos seus membros com direito a voto. 2. No comparecendo o nmero de membros exigido nos termos do n 1, ser convocada nova reunio, com o intervalo de, pelo menos, vinte e quatro horas, podendo o rgo deliberar desde que esteja presente um tero dos membros com direito a voto, em nmero no inferior a trs.

16 Deliberao 1. Todos os membros dos rgos colegiais que estejam presentes e no impedidos so obrigados a votar, devendo o presidente faz-lo em ltimo lugar. 2. No podem estar presentes no momento da discusso, nem da votao, podendo ser substitudos, os membros dos rgos colegiais que se encontrem ou se considerem impedidos.

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 16 Deliberao 3. S podem ser objecto de deliberao os assuntos includos na ordem do dia da reunio, salvo se, tratando-se de reunio ordinria, pelo menos dois teros dos membros reconhecerem a urgncia de deliberao imediata sobre outros assuntos. 4. As deliberaes dos rgos administrativos colegiais so tomadas por votao nominal, salvo disposio legal expressa em contrrio. So tomadas por escrutnio secreto as deliberaes que envolvam eleio ou apreciao do comportamento e qualidade de qualquer pessoa. 5. As deliberaes dos rgos administrativos colegiais so tomadas por maioria absoluta dos votos dos membros presentes reunio, salvo nos casos em que, por disposio legal, se exija maioria qualificada ou seja suficiente a maioria relativa. 6. Se for exgivel maioria absoluta e esta no se formar, nem se verificar empate, proceder-se- imediatamente a nova votao e, se aquela situao mantiver, adiar-se- a deliberao para reunio seguinte, na qual ser suficiente a maioria relativa. 7. Em caso de empate na votao, o presidente tem voto de qualidade, salvo se a votao se tiver efectuado por escrutnio secreto. 8. Havendo empate na votao por escrutnio secreto, proceder-se- imediatamente a nova votao e, se o empate se mantiver, adiar-se a deliberao para reunio seguinte, na qual se o empate se mantiver na primeira votao, ser suficiente a maioria relativa.

17 Acta 1. De cada reunio de um rgo administrativo colegial ser lavrada acta, que conter um resumo do que nela tiver acontecido, indicando, designadamente, a data e local da reunio, a ordem do dia, os membros presentes, os assuntos apreciados, as deliberaes tomadas e a forma e o resultado das respectivas votaes. 2. A acta posta aprovao de todos os membros no final da respectiva reunio ou no incio da seguinte, sendo assinada, aps aprovao, pelo presidente e pelo secretrio do rgo ou quem suas vezes faa e podendo s-lo por qualquer dos restantes membros presentes reunio a que se refere.

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 17 Acta 3. Nos casos em que o rgo assim o delibere, a acta ser aprovada, em minuta, logo na reunio a que disser respeito. 4. As deliberaes dos rgos administrativos colegiais s podem adquirir eficcia depois de aprovadas as respectivas actas ou assinadas as respectivas minutas. 5. Os membros do rgo administrativo colegial podem fazer constar da acta o seu voto de vencido e as razes que o justifiquem. O registo na acta do voto de vencido isenta de responsabilidade emergente da deliberao a que o voto de vencido respeite.

18 Definio de competncia 1. A competncia definida pr lei ou regulamento e irrenuncivel, sendo nulo todo o acto ou contrato que tenha por objecto renuncia titularidade ou exerccio da competncia conferida aos rgos administrativos, sem prejuzo do disposto quanto delegao de poderes e substituio. 2. A competncia fixa-se no momento em que se inicia o procedimento administrativo, sendo irrelevantes as modificaes de facto e de direito que ocorram posteriormente, excepto se o rgo a que o procedimento estava afecto for extinto, deixar de ser competente ou passar a s-o. 3. Se o rgo territorialmente competente passar a ser outro, deve o processo ser-lhe remetido oficiosamente. 4. Se a deciso final depender da deciso de uma questo que seja da competncia de outro rgo administrativo ou dos tribunais, deve o rgo competente para a deciso final suspender o procedimento administrativo at que a aquesto prejudicial seja decidida, salvo se da no soluo imediata do assunto resultarem graves prejuzos ou se ocorrer facto que justifique a cessao da suspenso. 5. Antes de qualquer deciso, o rgo administrativo deve certificar-se de que competente para conhecer da questo. 6. A incompetncia deve ser suscitada oficiosamente pelo rgo administrativo e pode ser arguida pelos interessados.

19 Delegao de competncia

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 19 Delegao de competncia 1. Os rgos administrativos competentes para decidir em determinada matria podem, sempre que para tal estejam habilitados por lei, permitir, atravs de um acto de delegao de poderes, que outro rgo ou agente pratique actos administrativos sobre a mesma matria. 2. A delegao de poderes autorizada, independentemente de lei habilitante, quando feita para actos de administrao ordinria e por rgo administrativo singular a favor do imediato inferior hierrquico, adjunto ou substituto e por rgo administrativo colegial a favor do respectivo presidente. 3. Salvo o disposto legal em contrrio, o delegante pode autorizar o delegado a subdelegar. 4. O acto de delegao ou subdelegao deve especificar os poderes delegados ou subdelegados, bem como os actos que ao abrigo dele podem ser praticados, e est sujeito a publicao no Boletim Oficial. 5. O rgo delegado ou subdelegado deve mencionar essa qualidade no uso da delegao ou sub-delegao. 6. O rgo delegante ou subdelegante pode: a) Emitir directivas ou instrues vinculativas sobre o modo como devem ser exercidos os poderes delegados ou subdelegados; b) Avocar o processo; c) Revogar os actos praticados ao abrigo da delegao ou subdelegao.

20 Substituio 1. Nos casos de ausncia, falta ou impedimento do titular do cargo, a sua substituio cabe ao substituto designado na lei. 2. Na falta de designao pela lei, a substituio cabe ao inferior hierrquico imediato, mais antigo, do titular a substituir. 3. Na falta de designao pela lei, o presidente o secretrio de qualquer rgo administrativo colegial so substitudos, respectivamente, pelo vogal mais antigo e pelo vogal mais moderno. 4. O exerccio de funes em substituio abrange os poderes delegados ou subdelegados no substitudo. 5. O substituto deve mencionar essa qualidade, quer no exerccio de poderes prprios do substitudo, quer no de poderes delegados

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 20 Substituio ou subdelegados neste.

21 Conflitos de atribuies e competncias 1. Os conflitos de atribuies so resolvidos: a) Pelos tribunais administrativos, mediante recurso contencioso, quando envolvam rgos de pessoas colectivas diferentes, salvo o disposto em c); b) Pelo Primeiro-Ministro, quando envolvam rgos de ministrios diferentes; c) Pelo ministro, quando envolvam rgos do mesmo ministrio ou pessoas colectivas dotadas de autonomia sujeitas ao seu poder de superintendncia. 2. Os conflitos de competncia so resolvidos pelo rgo de menor categoria hierrquica que exercer poderes de superviso sobre os rgos envolvidos. . 3. Em caso de dvida sobre a competncia territorial, a entidade que decidir o conflito designar como competente o rgo cuja localizao oferea, em seu entender, maiores vantagens para a boa resoluo do assunto.

22 Impedimentos 1. Nenhum titular de rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica, pode, intervir em procedimento administrativo ou em acto ou contrato de direito pblico ou privado em que a Administrao Pblica seja parte, nos casos seguintes: a) Quando nele tenha interesse, por si, como representante ou como gestor de negcios de outra pessoa; b) Quando, por si ou como representante ou gestor de negcios de outra pessoa, nele tenha interesse o seu conjunge, algum parente ou afim em linha recta ou at 22 grau da linha colateral, bem como qualquer pessoa com quem viva em economia comum; c) Quando nele tenha interesse sociedade em cujo capital detenha, por si ou conjuntamente com as pessoas referidas na alnea b), uma participao superior a 50%; d) Quando por si ou como representante ou gestor de negcios de outra pessoa, tenha interesse em questo semelhante que deva ser

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 22 Impedimentos decidida ou quando tal situao se verifique em relao a pessoa referida na alnea b); e) Quando tenha intervindo no procedimento como perito ou mandatrio ou haja dado parecer sobre a questo a resolver, ou quando tal situao se verifique em relao a pessoa referida na alnea b); f) Quando contra ele, seu conjuge ou parente em linha recta esteja intentada aco judicial proposta por interessado ou pelo respectivo conjuge; g) Quando se trate de recurso de deciso proferida por si ou com sua interveno; h) Quando se trate de deciso proferida por qualquer das pessoas referidas na alnea b) ou com interveno delas. 2. O impedimento deve ser imediatamente comunicado, sob pena de falta disciplinar grave, pelo titular do rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica que se considere impedido, ao respectivo superior hirrquico ou ao presidente do rgo colegial de que seja titular, consoante os casos. 3. O impedimento pode tambm ser suscitado por qualquer interessado, at ser proferida deciso definitiva ou praticado o acto, em requerimento onde se especifique os factos que constituam sua causa. 4. Compete ao superior hierrquico ou ao presidente do rgo colegial conhecer da existncia do impedimento e declar-lo, ouvindo, se considerar necessrio, o titular do rgo ou agente. Tratando-se de impedimento do presidente do rgo colegial, a deciso compete ao prprio, sem interveno do presidente. 5. Sem prejuzo da tomada de medidas inadiveis em caso de urgncia ou perigo, o titular do rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica deve suspender sua actividade no procedimento logo que faa a comunicao referida no n 2 ou tenha conhecimento do requerimento a que se refere o n 3, at deciso do incidente, salvo ordem escrita em contrrio do respectivo superior hierrquico ou deliberao em contrrio do rgo colegial. 6. Declarado o impedimento, ser o titular do rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica imediatamente substitudo no procedimento pelo respectivo substituto legal, salvo avocao da questo pelo superior hierrquico. Tratando-se de rgo colegial, se no houver ou no puder ser designado substituto, funcionar o rgo sem presena do membro impedido. 7. A entidade que substituir o impedido analizar, para efeito de ratificao, as medidas inadiveis tomas por este.

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 23 Suspeio 1. O titular de rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica deve pedir dispensa de intervir no procedimento, acto ou contrato quando ocorra circunstancia em virtude da qual possa razoavelmente suspeitar-se da sua iseno ou da rectido da sua conduta e, designadamente: a) Quando, por si ou como representante ou gestor de negcios de outra pessoa, nele tenha interesse parente ou afim em 32 grau da linha colateral, ou tutelado ou curatelado dele ou do seu conjuge; b) Quando ele ou seu conjuge, parente ou afim na linha recta for credor ou devedor de pessoa singular ou colectiva com interesse directo ou procedimento, acto ou contrato; c) Quando ele, seu conjuge, parente ou afim na linha recta haja recebido ddivas, antes ou depois de instaurado o procedimento, de qualquer pessoa singular ou colectiva com interesse directo no procedimento, acto ou contrato; d) Se houver inimizade grave ou grande intimidade entre ele ou o seu conjuge e a pessoa com interesse directo no procedimento, acto ou contrato; e) Quando nele tenha interesse sociedade em cujo capital detenha, por si ou conjuntamente com os familiares referidos na alnea b)do n 1 do artigo 22, uma participao no inferior a 10%, nem superior a 50%. 2. Com fundamento semelhante aos do n 1 e at ser proferida deciso definitiva, qualquer interessado pode, mediante requerimento, opr suspeio a titular de rgo ou agente da Administrao Pblica que intervenha no procedimento, acto ou contrato. 3. O pedido de dispensa e o requerimento de suspeio devem indicar com preciso os factos que os justificam. 4. O titular do rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica ser sempre ouvido sobre os requerimentos de suspeio contra ele deduzidos. 5. A deciso sobre o pedido de dispensa ou requerimento de suspeio tomada no prazo de oito dias e compete s entidades referidas no n 4 do artigo 22, consoante os casos. 6. O disposto nos ns 5 a 7 do artigo 22 igualmente aplicvel s situaes previstas no presente artigo 23.

24 Proibio de exerccio de funes privadas incompatveis com a funo pblica 1. O titular de rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica no pode exercer, por si ou por interposta pessoa, a ttulo

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 24 Proibio de exerccio de funes privadas incompatveis com a funo pblica remunerado, em regime de trabalho autnomo ou de trabalho subordinado, actividades profissionais privadas concorrentes ou conflituantes com as funes que exerce na Administrao Pblica. 2. Consideram-se, nomeadamente, abrangidas pelo nmero anterior as actividades que, tendo contedo idntico ao das funes pblicas concretamente exercidas pelo titular do rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica, sejam prestadas de forma permanente ou habitual, com base em relao jurdica distinta, a outros rgos e servios da Administrao Pblica directa, indirecta ou autnoma, central ou autrquica ou a empresa pblica. 3. Por despacho conjunto do membro do Governo responsvel pela rea da Administrao Pblica e do membro do Governo responsvel pelo sector em que a funo pblica se desenvolve, poder ser autorizada actividade privada concorrente, nos termos do n 2, a pessoal tcnico, quando cumulativamente: a) No domnio legal do agente no haja profissionais exclusivamente privados em nmero e qualificao suficientes para atender procura; b) A acumulao de funes no seja incompatvel nos termos da lei. 4. O disposto no presente artigo no exclui a possibilidade de participao dos titulares de rgos, funcionrios ou agentes da Administrao Pblica: a) Em conselhos consultivos, comisses de fiscalizao ou outros organismos colegiais da mesma natureza, quando previstos na lei; b) Em conselhos de administrao e outros rgos sociais de empresas, em representao do Estado ou das pessoas colectivas pblicas em que exeram funo pblica ou a que prestem trabalho subordinado; c) Como delegados do Estado ou de municpio junto da administrao de empresas concessionrias de servios pblicos, nos termos da lei; d) No exerccio de fiscalizao ou controlo de dinheiros pblicos; e) Na coordenao ou execuo de projectos ou programas temporrios do Governo mesmo que financiados pela cooperao internacional.

25 Outras actividades proibidas O titular de rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 25 Outras actividades proibidas no pode prestar a terceiros, por si ou interposta pessoa, em regime de trabalho autnomo ou de trabalho subordinado, servios no mbito de estudo, preparao ou financiamento de projectos, candidaturas e requerimentos relativos a concursos, actos ou contratos que devam ser submetidos sua apreciao ou deciso ou de rgos ou servios de que faa parte ou que estejam colocados na sua dependncia ou sob sua directa influncia.

26 Benefcio indevido O titular de rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica no pode, por si ou por interposta pessoa, beneficiar, indevidamente, de actos ou tomar parte em contratos em cujo processo de formao participe ou em que intervenham rgos ou servios colocados na sua directa dependncia ou sob sua directa influncia.

27 Interpostas pessoas Consideram-se interpostas pessoas as referidas nas alneas b) e c) do n 1 do artigo 22 e nas alneas a) e e) do n 1 do artigo 23.

28 Dependncia ou directa influncia Consideram-se na dependncia ou sob directa influncia do titular do rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica os rgos e servios que: a) Estejam sujeitos ao seu poder de direco, de superintendncia ou disciplinar; 1) Exeram poderes por ele delegados ou subdelegados; c) Tenham sido por ele institudos ou cujos titulares tenham sido por ele nomeados para o fim especfico de intervir nos procedimentos, actos ou contratos em causa; d) Sejam integrados, no todo ou em parte, por pessoas por ele

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 28 Dependncia ou directa influncia designadas a ttulo no definitivo.

29 Dever de comunicao 1. O titular de rgo, funcionrio ou agente da Administrao pblica deve comunicar ao superior hierrquico ou ao presidente do rgo de que faa parte antes de tomadas as decises ou praticados os actos referidos nos artigos 25 e 26, a existncia de situaes de conflito de interesses que envolvam as pessoas e entidades referidas no artigo 27. 2. A violao do disposto nos artigos 24 a 26 constitui falta disciplinar grave, punvel, salvo disposio expressa em contrrio, com pena no inferior de suspenso, e fundamento de cessao de comisso de servio.

30 Sano para o conflito de interesses So anulveis os actos e contratos em que se verifique alguma das situaes de conflito de interesses previstas no presente captulo.

31 Exerccio de actividades privadas no vedadas 1. O exerccio, por titulares de rgos, funcionrios ou agentes da Administrao Pblica, de actividades privadas no vedadas por lei, em acumulao com as respectivas funes pblicas, depende de autorizao escrita, a requerimento fundamentado do interessado. 2. A acumulao s deve ser autorizada quando os interesses inerentes actividade privada no conflituem com os interesses prosseguidos pela funo pblica desempenhada e quando, pelo nvel de remunerao que propicia ou por outras circunstncias, a actividade privada a acumular no seja susceptvel de relegar a funo pblica para a condio de actividade marginal do titular

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 31 Exerccio de actividades privadas no vedadas de rgo, funcionrio ou agente da Administrao Pblica. 3. Do requerimento dever constar, sob pena de rejeio liminar: a) O local de exerccio da actividade privada a acumular; b) O horrio de trabalho a praticar; c) A remunerao a auferir; d) Ocarcter autnomo ou subordinado do trabalho e a descrio sucinta do seu contedo; e) A fundamentao da inexistncia de conflito entre as funes a acumular; f) O compromisso de cessao imediata da actividade em acumulao, no caso de ocorrncia superveniente de conflito. 4. A autorizao compete ao membro do Governo que superintenda ou tutele o sector, a que o interessado pertena, s podendo ser delegada em outros membros do Governo. 5. A autorizao s ser concedida precedendo parecer fundamentado do dirigente mximo do servio ou presidente do rgo a que o interessado pertena. 6. O exerccio de actividades privadas por titulares de rgos, funcionrios ou agentes da Administrao Pblica sem a competente autorizao ou com autorizao concedida na base de informaes ou elementos falsos ou incompletos fornecidos pelo prprio requerente constitui falta disciplinar grave punvel com pena no inferior de suspenso, e fundamento para cessao de comisso de servio. 7. Compete aos dirigentes dos servios e aos presidentes dos rgos colegiais da Administrao Pblica verificar a existncia de situaes de acumulao no autorizadas e fiscalizar, em geral, o cumprimento das obrigaes impostas na lei relativamente a incompatibilidades. 8. Constitui fundamento de cessao de comisso de servio do pessoal dirigente a omisso ou negligncia graves nos pareceres sobre pedidos de autorizao de acumulao e na fiscalizao de situaes ilegais de acumulao.

32 Relao 1. Para efeitos deste diploma, so considerados titulares de altos cargos pblicos na Administrao Pblica: a) O Governador, o Vice-Governador e os Administradores do Banco de Cabo Verde;

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 32 Relao b) A Alta Autoridade Contra a Corrupo; c) O Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica; d) O Embaixador; e) O Conselheiro do Presidente da Repblica, do Presidente da Assembleia Nacional e do Primeiro Ministro; f)O Secretrio-Geral da Assembleia Nacional, da Presidncia do Conselho de Ministros ou de Ministrio; g) O presidente de instituto pblico, de fundao pblica ou de qualquer outra forma de servio personalizado do Estado; h) O gestor pblico e o membro da administrao de sociedade annima de capitais exclusiva ou maioritariamente pblicos designado por entidade pblica, desde que exera funes executivas em regime de permanncia a tempo inteiro; i) O Director-Geral ou equiparado; j) Outros cuja nomeao, assente no principio da livre designao pelo Governo, se fundamente, por lei, em razes de especial confiana; l) O membro, em regime de permanncia e a tempo inteiro, de entidade independente prevista na Constituio ou na lei.

33 Incompatibilidades Sem prejuzo do regime de impedimentos e suspeio estabelecido no presente diploma para os titulares rgos, funcionrios ou, agentes da Administrao Pblica, titularidades de alto cargo, pblico implica, enquanto se mantiver, para alm de outras especialmente previstas na lei, a proibio de: a) Exerccio remunerado de quaisquer outras funes bem como o exerccio de actividade de representao profissional; b} Integrao em corpos sociais de empresas ou sociedades concessionrias de servios pblicos, instituies de credito ou parabancrias, seguradoras, sociedades imobilirias ou quaisquer outras empresas intervenientes em contratos com o Estado ou demais pessoas colectivas de direito pblico; c) Desempenho de funes em rgo executivo fundao subsidiada pelo Estado.' 2. As actividades de mera administrao do patrimnio pessoal e familiar existente data do incio de funes em alto cargo pblico no esto sujeitas s incompatibilidades estabelecidas no presente artigo, salvo tratando-se de integrao em corpos sociais. 3. As incompatibilidades estabelecidas no presente artigo no

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 33 Incompatibilidades obstam ao exerccio de funes docentes e investigao cientifica ou similar, nos termos estabelecidos na lei, nem as inerentes a ttulo gratuito. 4. O disposto no presente artigo no prejudica a participao dos titulares de altos cargos pblicos referidos nas alneas g) a j) do artigo 32 . a) Em conselhos consultivos, comisses ou outros organismos colegiais da mesma natureza, quando previstos na lei; b) Em conselhos de administrao e outros rgos sociais de empresas, em representao do Estado ou das pessoas colectivas pblicas em que exeram funo pblica ou a que prestem trabalho subordinado; c) Como delegados do Estado ou de mu ode junto da administrao de empresas concessionrias de servios pblicos, nos termos da lei; d) No exerccio de fiscalizao ou controlo dinheiros pblicos, nos termos da lei, 5. O disposto na presente no prejudica, tambm, a participao dos titulares de altos cargos pblicos, referidos na alnea h) do artigo, 32 em rgos sociais a empresas participadas por ou associadas quelas que esses titulares sejam gestores ou administrador . 6. Os titulares de altos cargos pblicos em sociedades annimas de capitais majoritria ou exclusivamente pblicos podem exercer as actividades especificamente determinadas, se as entidades que os designaram e a assembleia geral da sociedade levantarem, a pedido expresso e fundamentado do titular interessado, a respectiva incompatibilidade. O despacho e a acta, nessa parte, sero publicadas na II Srie do Boletim Oficial.

34 Impedimento Os titulares de altos cargos pblicos esto impedidos, durante o exerccio de funes e at um ano aps a sua cessao, de servir de rbitro ou de perito em qualquer processo em que seja parte o Estado ou outro pessoa colectiva pblica.

35 Fiscalizao 1.Compete Procuradoria-Geral da Repblica fiscalizar a existncia das incompatibilidades e impedimentos aplicveis aos

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 35 Fiscalizao titulares de altos cargos pblicos, podendo designadamente: a)Solicitar aos titulares e a quaisquer entidades publicas ou privadas os elementos de informao e esclarecimento de que carecer; b) Promover a aplicao do regime sancionatrio legalmente estabelecido :em caso de verificao de incompatibilidade ou impedimento, 2. A infraco ao disposto no artigo 33 causa de destituio judicial, da competncia dos tribunais administrativos. 3. A infraco o disposto no artigo 34 determina a nulidade dos actos praticados.

36 Princpio do inquisitrio Os rgos administrativos podem proceder s diligncias que considerem convenientes para a instruo do procedimento administrativo, apreciar matrias no Mencionadas pelas partes interessadas a decidir coisa diferente ou mais ampla do que a pedida, quando o interesse pblico assim exigir.

37 Dever de celeridade Os rgos administrativos devem providenciar pelo rpido e eficaz andamento do procedimento administrativo, quer recusando e evitando tudo o que for impertinente ou dilatrio, quer ordenando e promovendo tudo o que for necessrio ao seguimento do procedimento e justa e oportuna deciso.

38 Dever de colaborao dos interessados Os interessados no procedimento administrativo tm o dever de no formular pretenses ilegais, no articular factos contrrios verdade, nem requerer diligncias meramente dilatrias e bem assim o dever de prestar toda a colaborao para o esclarecimento dos

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 38 Dever de colaborao dos interessados factos e a descoberta da verdade.

39 Dever de notificar 1. Devem ser notificados aos interessados, nos termos da lei, os actos administrativos que: a) Decidam sobre quaisquer pretenses por eles formulados; b) Imponham deveres, sujeies ou sanes ou causem prejuzos; c) Criem extingam, aumentem ou diminuam direitos ou interesses legalmente protegidos, ou afectem as condies do seu exerccio. 2. A notificao dispensada nos seguintes casos: a) Quando o acto seja praticado oralmente na presena do interessado; b) Quando o interessado, atravs de qualquer interveno no procedimento, revele perfeito conhecimento do contedo do acto em causa.

40 Direito de audincia) 1. Os interessados tm o direito de ser ouvidos no procedimento, oralmente ou por escrito, antes de ser tomada a deciso final, salvo o disposto no nmero seguinte. 2. A audincia pode ser dispensada: a)Quando a deciso seja urgente; b) Quando seja razoavelmente de prever que a audincia possa comprometer a execuo ou a utilidade da deciso; c) Se os interessados j se tiverem pronunciado sobre as questes que importem deciso e sobre as provas produzidas; d) Se os elementos constantes do procedimento conduzirem a uma deciso favorvel aos interessados.

41 Deferimento tcito 1. Consideram-se tacitamente concedidos, se o rgo competente no

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 41 Deferimento tcito se pronunciar sobre o respectivo requerimento no prazo estabelecido por lei: a) Autorizao de investimento externo; b) Autorizao de trabalho a estrangeiro; c) Autorizao para laborao contnua; d) Autorizao de trabalho por turnos; e) Alvar para comrcio e suas renovaes; f) Exonerao da Funo Pblica; g) Frias e licenas e agentes da Administrao Pblica; h) Outros relativamente aos quais leis especiais ou decretos regulamentares do Governo prevejam ou venham a prever o deferimento tcito. 2. Quando outro no for especialmente estabelecido por lei, o prazo de produo do deferimento tcito ser de 30 dias a contar da formulao do pedido ou da apresentao do processo no rgo competente para tomar a deciso, considerando-se suspenso sempre que o procedimento estiver parado por motivo imputvel ao particular. 3. Findo o prazo estabelecido nos termos do n 2, o rgo competente para tomar a deciso obrigado a passar ao interessado, a seu pedido escrito, uma certido que ateste o deferimento tcito. 4. so civil e disciplinarmente responsveis por falta grave, se outra responsabilidade no decorrer da lei, os funcionrios e agentes que, por dolo ou negligncia. derem causa a deferimento tcito de que resultem prejuzo para a Administrao Pblica, para terceiros ou para o interesse pblico.

42 Indeferimento tcito 1.Fora dos casos previstos no artigo antecedente, a falta de deciso final, dentro do prazo legalmente estabelecido para a tomar, sobre a pretenso dirigida a rgo administrativo competente confere ao interessado, salvo disposio em contrrio, a faculdade de presumir indeferida essa pretenso, para poder exercer o respectivo meio legal de impugnao. 2. Salvo o disposto em lei especial, o prazo a que se refere o n 1 de 90 dias contados: a) Da data de entrada do requerimento ou petio no servio competente, quando a lei no imponha formalidades especiais para a fase preparatria da deciso final;

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 42 Indeferimento tcito b) Do termo do prazo fixado na lei para a concluso daquelas formalidades especiais ou, na falta de fixao, do termo dos trs meses seguintes apresentao da pretenso; c) Da data do conhecimento da concluso das mesmas formalidades especiais, se essa for anterior ao termo dos trs meses aplicveis de acordo com a alnea h).

43 Dever de fundamentao) 1. Devem ser fundamentados os actos administrativos que, total ou parcialmente: a) Neguem, extingam, restrinjam ou afectem por qualquer modo direitos ou interesses legalmente protegidos, ou imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; b) Decidam reclamao ou recurso; c) Decidam em contrrio de pretenso ou oposio formulada por interessado ou de parecer, informao ou proposta oficial; d) Decidam de modo diferente da prtica habitualmente seguida na resoluo de casos semelhantes, ou na interpretao e aplicao dos mesmos princpios ou preceitos; e) Impliquem revogao, modificao ou suspenso de acto administrativo anterior. 2. Carecem, igualmente de fundamentao outros actos para os quais lei especial a exija. 3. No carecem de fundamentao: a) Os actos de homologao de deliberaes tomadas por jris ou comisses de avaliao; b) Os actos de gesto de pessoal que se refiram colocao e transferncia dentro do Pas, sem prejuzo da possibilidade de arguio de desvio de poder; c) As ordens dadas pelos superiores hierrquicos aos seus subalternos em objecto de servio e sob a forma legal. 4. a fundamentao deve ser expressa, atravs de sucinta exposio dos fundamentos de facto e de direito da deciso, podendo consistir na mera declarao de concordncia com os fundamentos de anteriores pareceres, informaes ou propostas, que consituiro, neste caso, parte integrante do respectivo acto. 5. Equivale a falta de fundamentao a adopo de fundamentos que, por obscuridade, contradio ou insuficincia, no esclaream concretamente a motivao do acto. 6. A fundamentao de actos orais abrangidos pelo n 1 e que no

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 43 Dever de fundamentao) constem de acta deve, a requerimento do interessado, ser-lhe transcrita integralmente, no prazo de dez dias, por notificao pessoal ou por carta com aviso de recepo. O no exerccio pelos interessados da faculdade estabelecida no presente nmero no prejudica os efeitos da falta de fundamentao.

44 Decreto-Lei de desenvolvimento O Governo desenvolver, Legislativo. por Decreto-Lei, o presente Decreto

45 Revogao So revogados os Decretos-Lei n 51/93, de 30 de Agosto e 61/93 de 2 de Novembro e toda a legislao em contrrio.

46 Entrada em vigor O presente Decreto-Legislativo entra em vigor no prazo de 90 dias a contar da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Carlos Veiga- Mrio Silva.

6 Princpio da justia e da imparcialidade 1. A Administrao Pblica deve tratar de forma justa e imparcial todos os que com ela entrem em relao. 2. A Administrao Pblica no pode privilegiar, beneficiar, prejudicar, privar de qualquer direito ou isentar de qualquer dever nenhum administrado, designadamente em razo da ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices

BASE DE DADOS LEGISLATIVA DA INSPECO GERAL DAS FINANAS


TEXTO INTEGRAL

2/95 6 Princpio da justia e da imparcialidade polticas ou ideolgicas, instruo econmica ou condio social. 3. As decises da Administrao Pblica que colidam com direitos ou interesses legalmente protegidos dos particulares s podem afectar essas posies em termos adequados e proporcionais aos objectivos a realizar. 4. Os titulares de rgos e agentes da Administrao Pblica esto sujeitos s incompatibilidades e impedimentos estabelecidos ou previstos na presente lei.

You might also like