You are on page 1of 5

Notas: 1 Suponha: c = papel moeda em poder do pblico/M1 d=1 c R = encaixes totais dos bancos comerciais / depsitos vista M1 = meios

s de pagamentos B = base monetria M1 = m.B c=d Considere que no perodo 1 o valor para R foi de 0,5 enquanto que no perodo 2 esse valor passou para 0,6. Considerando que no houve variaes nos outros coeficientes de comportamento, pode-se afirmar que o valor de m apresentou, entre os perodos 1 e 2: Escolher uma resposta. a. um aumento de 4,100%. b. uma queda de 6,250%. c. um aumento de 6,250%. d. uma queda de 4,100%. e. uma queda de 8,325%. Question 2 Notas: 1 Considerando E = taxa real de cmbio calculada considerando os ndices de preos interno e no estrangeiro e a taxa nominal de cmbio segundo conceito utilizado no Brasil; e e = taxa nominal de cmbio segundo conceito utilizado no Brasil, incorreto afirmar que Escolher uma resposta. a. possvel uma elevao de e junto com uma queda em E. b. possvel uma queda de e junto com uma elevao em E. c. uma elevao no nvel de preos no estrangeiro maior do que a elevao no nvel de preos internos tende a reduzir o valor de E. d. uma valorizao da moeda nacional em relao moeda estrangeira significa uma reduo no valor de e. e. a inflao domstica tende a reduzir o valor de E. Question 3 Notas: 1 A teoria macroeconmica procura explicar o comportamento dos grandes agregados econmicos, abordando temas como inflao, desemprego, desequilbrios externos e crescimento econmico. Utilizando os conceitos bsicos dessa teoria, assinale a alternativa CORRETA.

Escolher uma resposta. a. Os depsitos especiais remunerados, assim como os depsitos de poupana, so contabilizados no agregado monetrio M1. b. O conceito de dficit primrio se altera quando da postergao de dvidas do governo, porque inclui os efeitos da inflao e o pagamento dos juros resultante do endividamento do setor pblico. c. A dvida lquida do setor pblico corresponde s obrigaes do setor pblico junto ao setor financeiro, excluindo, assim, os emprstimos do governo contrados junto ao setor privado no financeiro nacional e internacional. d. Em situao de desemprego, a relao salrio-emprego se desloca para baixo, implicando, assim, que a contrao da demanda agregada reduzir, subseqentemente, os salrios. Question 4 Notas: 1 Considere os seguintes dados: Investimento privado = 300 Poupana privada = 300 Investimento pblico = 200 Poupana do governo = 100 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas, a economia apresenta Escolher uma resposta. a. um dficit em transaes correntes de 100 e um dficit pblico nulo. b. um dficit em transaes correntes de 100 e um supervit pblico de 100. c. um dficit em transaes correntes de 100 e um dficit pblico de 100. d. um dficit em transaes correntes nulo e um supervit pblico de 100. e. um supervit em transaes correntes de 100 e um dficit pblico de 100. Question 5 Notas: 1 Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): Exportaes de bens e servios no fatores: 200 Importaes de bens e servios no fatores: 300 Renda lquida enviada ao exterior: 100 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que essa economia hipottica apresentou: Escolher uma resposta.

a. saldo nulo no balano de pagamentos em transaes correntes. b. dficit no balano de pagamentos em transaes correntes de 100. c. supervit no balano de pagamentos de 100. d. dficit no balano de pagamentos em transaes correntes de 200. e. supervit no balano de pagamentos de 200. Question 6 Notas: 1 Considere os seguintes dados de um sistema de contas nacionais, que segue a metodologia do sistema adotado no Brasil, em unidades monetrias: Produo = 1200 Importao de bens e servios = 60 Impostos sobre produtos = 70 Consumo final = 600 Formao bruta de capital fixo = 100 Variao de estoques = 10 Exportaes de bens e servios = 120 Com base nessas informaes, o consumo intermedirio igual a: Escolher uma resposta. a. 450 b. 600 c. 500 d. 400 e. 550 Question 7 Notas: 1 Considere a seguinte afirmao (adaptada do glossrio apresentado no site www.fazenda.gov.br/seae/documentos/ Glossario.html): As Economias de escopo ocorrem quando o ___________ de uma firma para produzir conjuntamente, pelo menos dois produtos/servios, __________ do que o custo de duas ou mais firmas produzem separadamente estes mesmos produtos/servios, a preos dados dos insumos. De forma ___________ s economias de escala, as economias de escopo podem tambm ser entendidas como _________ nos _________ derivadas da produo conjunta de bens distintos, a preos dados dos insumos. Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Escolher uma resposta.

a. custo marginal, menor, similar, redues, custos mdios b. custo mdio, menor, similar, redues, custos marginais c. custo mdio menor, diferentemente, redues, custos mdios d. custo total, menor, diferente, elevaes, lucros mdios e. custo total, menor, similar, redues, custos mdios Question 8 Notas: 1 A teoria macroeconmica procura explicar o comportamento dos grandes agregados econmicos, abordando temas como inflao, desemprego, desequilbrios externos e crescimento econmico. Utilizando os conceitos bsicos dessa teoria, assinale a alternativa INCORRETA. Escolher uma resposta. a. O fato de que a formao bruta de capital fixo somada variao de estoques igual ao somatrio das poupanas privada, pblica e externa decorre da identidade bsica da contabilidade nacional. b. No Brasil, tradicionalmente, a balana de servios e das rendas recebidas e enviadas ao exterior negativa, contribuindo, assim, para reduzir o superavit (ou aumentar o deficit) da balana de transaes correntes. c. No Brasil, a queda das bolsas de valores em 2007, provocada pela crise do setor imobilirio nos Estados Unidos da Amrica (EUA), reduziu os investimentos e, conseqentemente, conduziu retrao do produto interno bruto (PIB) da economia do pas nesse perodo. d. Os elevados lucros auferidos pelos bancos privados no Brasil contribuem para aumentar tanto a renda nacional como a renda pessoal disponvel da economia brasileira. Question 9 Notas: 1 Considere: Y = C(Y) + I + G + X - M(Y) C(Y) = Co + 0,7.Y M(Y) = Mo + 0,5.Y I = 700 G = 200 X = 300 Co = 500 Mo = 100 Onde Y = produto; I = investimento; G = gastos do governo; X = exportaes; M = importaes; Co = consumo autnomo; Mo = importaes autnomas. Com base nessas informaes, incorreto afirmar que Escolher uma resposta.

a. se G = 100, ento Y = 125. b. Y/Co = 1,5. c. no equilbrio, Y = 2.000. d. no equilbrio, C = 1.900. e. no equilbrio, M = 1.100. Question 10 Notas: 1 Considere a seguinte funo de produo: q = q(a, b) onde a e b so os fatores de produo. Considerando Pmga e Pmgb as produtividades marginais de a e b respectivamente e Pmea e Pmeb as produtividades mdias de a e b, respectivamente, e supondo q homognea de grau 1, pode-se afirmar que Escolher uma resposta. a. se Pmgb = 0 => Pmea = Pmga b. se Pmgb = 0 => Pmea =0 e Pmga =0. c. se Pmgb = 0 => Pmea 0 e Pmga = 0. d. se Pmgb = 0 => Pmea = 0 e Pmga 0. e. se Pmgb > 0 => Pmea < Pmga.
Salvar sem enviar
0

Enviar tudo e terminar


4726,4730,4727,4

ThemeGurus

You might also like