You are on page 1of 12

10 NOVAS COMPETNCIAS PARA ENSINAR

Perrenoud, Philippe (2000) 10 Novas Competncias para Ensinar, Artmed.


Competncias 1. Organizar e dirigir situaes de aprendizagem Competncias mais especficas a trabalhar em formao contnua i. Conhecer, para determinada disciplina, os contedos a serem ensinados e sua traduo em objectivos de aprendizagem. ii. Trabalhar a partir das representaes dos alunos. iii. Trabalhar a partir dos erros e dos obstculos aprendizagem. iv. Construir e planear dispositivos e sequncias didcticas. v. Envolver os alunos em actividades de pesquisa, em projectos de conhecimento i. Conceber e administrar situaes- problema ajustadas ao nvel e 2. Administrar a progresso das aprendizagens s possibilidades dos alunos. ii. Adquirir uma viso longitudinal dos objectivos do ensino. iii. Estabelecer laos com as teorias subjacentes s actividades de aprendizagem. iv. Observar e avaliar os alunos em situaes de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa. v. Fazer balanos peridicos de competncias e tomar decises de progresso. i. Administrar a heterogeneidade no mbito de uma turma. 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao ii. Abrir, ampliar a gesto de classe para um espao mais vasto. iii. Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades. iv. Desenvolver a cooperao entre os alunos e certas formas simples de ensino mtuo. i. Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relao com o saber, o 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho sentido do trabalho escolar e desenvolver na criana a capacidade de auto-avaliao. ii. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos. iii. Oferecer actividades opcionais de formao, la carte. iv. Favorecer a definio de um projecto pessoal do aluno. i. Elaborar um projecto em equipe, representaes comuns. 5. Trabalhar em equipa ii. Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reunies. iii. Formar e renovar uma equipe pedaggica. iv. Enfrentar e analisar em conjunto situaes complexas, prticas e problemas profissionais. v. Administrar crises ou conflitos interpessoais. Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias 6. Participar da administrao da escola

Competncias mais especficas a trabalhar em formao contnua

i. Elaborar, negociar um projecto da instituio. ii. Administrar os recursos da escola. iii. Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros. iv. Organizar e fazer evoluir, no mbito da escola, a participao dos alunos.

7. Informar e envolver os pais i. Dirigir reunies de informao e de debate. ii. Fazer entrevistas. iii. Envolver os pais na construo dos saberes. 8. Utilizar novas tecnologias

i. Utilizar editores de texto. ii. Explorar as potencialidades didcticas dos programas em relao aos objectivos do ensino. iii. Comunicar-se distncia por meio da telemtica. iv. Utilizar as ferramentas multimdia no ensino.

9. Enfrentar os deveres e os dilemas ticos da profisso

i. Prevenir a violncia na escola e fora dela. ii. Lutar contra os preconceitos e as discriminaes sexuais, tnicas e sociais. iii. Participar da criao de regras de vida comum referentes disciplina na escola, s sanes e apreciao da conduta. iv. Analisar a relao pedaggica, a autoridade e a comunicao em aula. v. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justia.

10 Administrar sua prpria formao contnua

i. Saber explicitar as prprias prticas. ii. Estabelecer seu prprio balano de competncias e seu programa pessoal de formao contnua. iii. Negociar um projecto de formao comum com os colegas (equipe, escola, rede). iv. Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do, sistema educativo. v. Acolher a formao dos colegas e participar dela.

Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- Relacionar os contedos com os objectivos e as situaes de aprendizagem. - Dominar os contedos com suficiente fluncia para constru-los em situaes abertas ou em tarefas complexas. - Os saberes e os saber-fazer so construdos em situaes mltiplas e complexas, cada uma delas dizendo respeito a vrios objectivos/disciplinas. - Explorar acontecimentos e interesses dos alunos para favorecer a apropriao activa e a transferncia dos saberes. - O professor deve saber identificar noes-ncleo (Meirieu, 1989) ou competncias-chave (Perrenoud, 1998) para organizar as aprendizagens, orientar o trabalho em aula e estabelecer prioridades. - Uma boa pedagogia no ignora o que os alunos pensam e sabem.

1.1. Conhecer os contedos a serem ensinados e sua traduo em objectivos de aprendizagem.

1. Organizar e dirigir situaes de aprendizagem

1.2. Trabalhar a partir das representaes dos alunos.

- errado trabalhar a partir das representaes dos alunos para a seguir as desvalorizar. - Resta trabalhar a partir das concepes dos alunos, dialogar com eles, fazer com que sejam avaliadas para aproxim-las dos conhecimentos cientficos a serem ensinados. - Aprender no primeiramente memorizar, retocar informao, mas reestruturar o seu sistema de compreenso do mundo. - A didctica das disciplinas interessa-se cada vez mais pelos erros e tenta compreend-los, antes de combat-los. - Astolfi prope que se considere o erro como uma ferramenta para ensinar, um revelador dos mecanismos de pensamento do aluno.

1.3. Trabalhar a partir dos erros e dos obstculos aprendizagem.

1.4. Construir e planear dispositivos e sequncias didcticas

- Uma situao de aprendizagem insere-se num dispositivo e numa sequncia didctica na qual cada tarefa uma etapa em progresso. - o dispositivo depende dos contedos, do nvel dos alunos, das opes do professor. - A competncia consiste na busca de um amplo repertrio de dispositivos e de sequncias de aprendizagem e na identificao do que eles/as mobilizam e ensinam. - O mais importante permanece implcito porque uma sequncia didctica s se desenvolve se os alunos a aceitarem e tiverem realmente vontade de saber. - A dinmica de uma pesquisa sempre simultaneamente intelectual, emocional e relacional. Da o delicado equilbrio entre a estruturao didctica e a dinmica da turma. - A competncia passa pela arte de comunicar, seduzir, encorajar, mobilizar, envolvendo-se como pessoa.

1.5. Envolver os alunos em actividades de pesquisa, em projectos de conhecimento

Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- Caractersticas de uma situao-problema: (i) constituir um obstculo para a turma. (ii) estudo de 1 situao concreta, hipteses. (iii) 1 verdadeiro enigma para ser resolvido. (iv) necessidade de usar instrumentos com vista resoluo. (v) oferecer resistncia suficiente. (vi) situar-se na zona de desenvolvimento proximal (Vygotky). (vii) antecipao dos resultados precede a busca (viii) debate cientfico dentro da classe. (ix) a validao da soluo feita conjuntamente (no pelo prof). (x) reexame colectivo do caminho percorrido consolidao dos procedimentos para projectos futuros. - A massificao e a urbanizao generalizaram as classes de um nico nvel com prejuzo da viso longitudinal dos objectivos programticos. - Felizmente que nem todas as escolas funcionam assim, facilitando a construo de estratgias de ensino-aprendizagem a longo prazo. - No se pode pretender que os alunos alcancem num ano a capacidade de ler, escrever, reflectir, argumentar, expressar-se pelo desenho ou pela msica, cooperar, realizar projectos. - Para colmatar esta insuficincia fundamental o trabalho em equipa entre os colegas que ensinam vrios nveis. - O verdadeiro desafio o domnio da totalidade da formao de 1 ciclo de aprendizagem e, se possvel, de todo o ensino bsico.

2.1.Conceber e administrar situaesproblema ajustadas ao nvel e s possibilidades dos alunos.

2. Administrar a progresso das aprendizagens

2.2. Adquirir uma viso longitudinal dos objectivos do ensino.

2.3. Estabelecer laos com as teorias subjacentes s actividades de aprendizagem. 2.4. Observar e avaliar os alunos em situaes de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.

- As actividades de aprendizagem so escolhidas em funo de uma teoria- cientfica ou ingnua, pessoal ou partilhada. - Saber escolher e modular as activ. de aprendizagem uma competncia essencial, que supe um bom conhecimento dos mecanismos gerais do desenvolvimento e da aprendizagem, no isoladamente, mas em cooperao com os colegas.

- Nada substitui a observao dos alunos no trabalho, quando se quer conhecer as suas competncias. - A primeira inteno formativa e deve contribuir para levar o aluno a aprender melhor e a ter uma melhor percepo do seu trabalho. - O prof. deve: estimular a auto-avaliao, a avaliao mtua, a metocognio, ter uma percepo da classe para (re)orientar o ensino. - Convico preliminar de que cada aluno capaz de alcanar os objectivos mnimos. - Operacionalizao de vrias formas de trabalho e de regulao do percurso individual de cada aluno. - Saber constantemente onde se encontra cada aluno e regular o seu percurso de acordo com isso.

2.5. Fazer balanos peridicos de competncias e tomar decises de progresso.


Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- Mesmo a turmas organizadas em torno de alunos da mesma idade, no so verdadeiramente homogneas devido s disparidades nos seus diferentes nveis de desenvolvimento. - Quando o professor assume a heterogeneidade, a primeira tentao a da formao de grupos homogneos. Mas esta uma soluo a que s se deve recorrer pontualmente, devendo ser prioridade recair no trabalho com grupos-heterogneos. - O importante, numa pedagogia diferenciada, criar dispositivos mltiplos, no baseando tudo na interveno do professor. - Para isso, pode optar por: (i) utilizar planos semanais. (ii) propor tarefas autocorrectivas. (iii) utilizar software interactivo. (iv) organizar o espao de aula em oficinas, entre as quais os alunos circulam. - Utilizando apenas as 4 paredes da sala de aula, poucos professores podero fazer milagres. No possvel encontrar aqui e ali um novo Freinet e inventar sozinho uma pedagogia diferenciada, activa, cooperativa e adequada aos seus alunos. - Parece mais sensato convidar os professores a juntar as suas foras, a nvel local, para conceber a diferenciao a vrias escalas (turmas/anos) - organizar a aprendizagem em ciclos de actividade, conceber espaos de formao (tempo, recursos, foras, imaginao) que reagrupem a aprendizagem dos alunos. - As equipas pedaggicas que se lanam neste desafio, comeam por gastar o seu tempo com problemas de organizao e a aprender a negociao e a cooperao, reencontrando pontos de referncia e fazendo recair as suas decises na definio de estratgias de ensinoaprendizagem que vo ao encontro dos problemas dos alunos.

3.1. Administrar a heterogeneidade no mbito de uma turma

3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao

3.2. Abrir, ampliar a gesto de aula para um espao mais vasto.

3.3. Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades.

- O desempenho dos professores de apoio experientes traduz-se: (i) saber observar a criana na situao (ii) dominar o procedimento clnico (observar, agir, corrigir) (iii) saber construir situaes didcticas a partir do aluno (iv) saber negociar/explicitar um contrato pedaggico (v) praticar uma abordagem sistmica (comunicao, conflito, paradoxo, rejeio, no se sentir ameaado menor disfuno) (vi) estar consciente dos riscos que se corre e faz correr numa situao de atendimento (vii) ter domnio dos aspectos afectivos e relacionais (viii) saber levar em conta a diferena e o ritmo do aluno (ix) ter boas bases de psicologia social e reflectir sobre a aco

3.4. Desenvolver a cooperao entre os alunos e certas formas simples de ensino mtuo

- Os alunos podem formar-se mutuamente sem que um deles assuma o papel de professor, basta envolv-los numa tarefa cooperativa. - No se aprende sozinho. O verdadeiro desafio inventar tarefas que imponham uma verdadeira cooperao. - Toda a pedagogia diferenciada exige a cooperao activa dos alunos implantar instituies internas, aprender a democracia e a regular o trabalho colectivo.

Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- Na realidade, o desejo de saber e a deciso de aprender, pareceram, por muito tempo, factores fora do alcance da aco pedaggica: se estivessem presentes pareceria possvel ensinar, se no o estivessem nenhuma aprendizagem pareceria possvel. - Aprender exige tempo, esforos, emoes dolorosas, angstia do fracasso, medo do julgamento de terceiros. - O professor deve saber aplicar estratgias que intensifiquem o desejo de aprender. - Antes do ingresso na cultura escrita, j muitas crianas oriundas de meios favorecidos apresentam esta vontade. Este trabalho ter de ser realizado pelo professor com as outras (como poderia a criana desejar o domnio de uma coisa que mal imagina que existe?). - O conselho de classe, inventado por Freinet, muitas vezes reduzido a um lugar de resoluo de desvios e conflitos. O trabalho, os saberes e a aprendizagem no devem ser expulsos deste concelho, porque os problemas podem ser causados pelo tdio e pela falta de sentido do trabalho escolar. - Como forma de aperfeioar o contrato pedaggico, porque no instituir os direitos do aprendiz: (1) no estar sempre atento, (2) ao seu foro ntimo, (3) a s aprender o que tem sentido, (4) a se movimentar - Os poderes do grupo-turma so considerveis e podem desempenhar um papel importante de mediao: a relao com o saber pode ser redefinida na turma, supondo da parte do professor, a vontade e a capacidade de escutar os alunos e de ajud-los a formular o seu pensamento.

4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho

4.1. Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relao com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criana a capacidade de autoavaliao. 4.2. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos.

4.3. Oferecer actividades opcionais de formao. .

- No uma actividade menor. Qualquer um capaz de propor actividades equivalentes em certos momentos: o tema de um texto ou desenho, a escolha de um poema ou cano. - Geralmente, os professores subestimam a importncia dessas escolhas dos alunos, apenas o fazem nas disciplinas secundrias ou s aceitam as propostas se eles prprios dominarem todas as suas implicaes. - No entanto, o sentido de uma actividade, para qualquer um, depende muito do seu carcter escolhido ou no escolhido. Quando a escolha rgida aumenta o cansao, o stress, a insatisfao e a ausncia de sentido. - A escolha pode ajudar diversificao.

4.4. Favorecer a definio de um projecto pessoal do aluno.

- Face realidade, a emergncia de um projecto pessoal do aluno (PPA) parece uma espcie de fraude, porque aos alunos com um PPA a escola quase no oferece encorajamentos. - A primeira faceta desta competncia consiste em identificar os PPAs , sobre as diferentes formas, valoriz-los e refor-los.

Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- A escola caminha para a cooperao profissional: (i) os professores, os psiclogos e as equipas de apoio, (ii) a emergncia no 1 ciclo de papis especficos (APA, coordenao de projectos, interveno de professores especialistas), (iii) partilha de recursos, partilha de ideias, partilha de alunos. - Se todos se protegerem e s oferecerem uma ideia lisa, as trocas permanecero vazias. Sero sempre os mesmos a falar, os mesmos a ouvir, alguns sentir-se-o julgados e desacreditados. - Logo os professores devem saber trabalhar eficazmente em equipa: (i) assumindo os seus medos, perdas de autonomia, territrios a proteger. (ii) fazendo a transio da pseudo-equipa para a verdadeira equipa, (ii) discernindo os problemas que requerem cooperao e criando o esprito de uma cultura de cooperao. - Todos os membros de um grupo so colectivamente responsveis pelo seu funcionamento: respeito pelos horrios, por chegar a concluses, por dividir tarefas, combinar os prximos encontros, a avaliao e a regulao do funcionamento. - sensato delegar-se um condutor do grupo para conduzir as reunies e evitar: (i) todos a falar ao mesmo tempo, (ii) mudar/saltar de assunto, (iii) algum de monopolizar o debate e outros no falarem ou expressarem as suas ideias, (iv) posies categricas. (v) atrasos e abandonos da sesso a meios. - No entanto, qdo algum toma as rdeas pode ser alvo de sarcasmos sim chefe!. preciso ser ingnuo ou um tanto kamikase para desempenhar esse papel no meio docente.

5.1. Elaborar um projecto em equipe, representaes comuns.

5. Trabalhar em equipa

5.2. Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reunies.

5.3. Formar e renovar uma equipe pedaggica.

- A iniciativa para formar uma equipa pode resultar: (i) do desejo de colaborao entre 2 ou mais pessoas. (ii) de uma deciso dos rgos de gesto para fazer face a um problema interno/externo. (iii) da unio para fazer frente a uma ameaa ou conflito. (iv) da subdiviso em ncleos mais pequenos de um projecto do estabelecimento. (v) da iniciativa ou desejo de inovao de alguns professores que tentam mobilizar os seus colegas. - Uma equipa perde o vigor se no conseguir trabalhar sobre o trabalho. - O verdadeiro trabalho de equipa comea quando os seus membros se afastam do muro de lamentaes para agir, utilizando toda a sua autonomia e capacidade de aco. - preciso abandonar a iluso dos discursos sobre a paz e harmonia. O conflito faz parte da vida e a expresso da capacidade de recusar e de divergir que faz parte da nossa autonomia. - Uma sociedade sem conflitos seria uma sociedade de ovelhas ou uma sociedade onde ningum pensa. Porqu dramatizar inutilmente as oposies (jogos relacionais, de poder, de acerto de contas)? - Coloquemos o conflito como componente da aco colectiva e questionemo-nos sobre a forma como poderemos utiliz-lo de maneira mais construtiva que destrutiva.

5.4. Enfrentar e analisar em conjunto situaes complexas, prticas e problemas profissionais 5.5. Administrar crises ou conflitos interpessoais

Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- As costuras dos sistemas educativos desmancham-se por mil razes, mas principalmente porque o seu sistema de gesto permanece arcaico, burocrtico, mais baseado na desconfiana do que na confiana, na liberdade clandestina do que na autonomia assumida, na fico do respeito escrupuloso dos textos do que na delegao de poderes, na aparncia do controlo do que na transparncia das escolhas e delas prestar conta. - Ser necessrio que antes de se formar os professores para participar na escola, se deva esperar para que essa evoluo ocorra plenamente nas mentes, nos textos legislativos ou modelos de trabalho? No! A mudana comea com a adeso progressiva a novos modelos e com a construo progressiva dos saberes e das competncias capazes de os pr em prtica. - No h pior adversrio da mudana do que esta constatao que os cpticos gostam de sussurrar: isso no vai funcionar, eles no so capazes. - Deseja-se que o projecto da instituio estimule a colaborao daqueles que aspiram abertamente a uma verdadeira autonomia profissional. - Favorecer a sobrevivncia de um projecto exige competncias fora do comum dos intervenientes: (i) perceber a ambiguidade, a tenso, a realidade e os limites da autonomia, mantendo o equilbrio e o sentido crtico; (ii) construir uma estratgia colectiva.

6.1. Elaborar, negociar um projecto da instituio.

6. Participar na Administrao da Escola

6.2. Administrar os recursos da escola.


.

- Pode parecer simples, mas compromete a responsabilidade individual e colectiva dos professores na gesto racional dos equipamentos/recursos, tendo em conta o oramento disponvel. - fundamental que todos participem na repartio equitativa dos recursos e na definio das prioridades (aquisio e utilizao). - O papel do presidente do CE ser o de facilitar a cooperao entre os diversos profissionais. - Muitos professores trabalham sozinhos ou com um ou dois colegas mais prximos, mas um mnimo de coordenao necessria para: a interpretao do programa e da avaliao, o funcionamento do grupo/classe, o tratamento de alguns casos, uma certa coeso da relao com os alunos e os pais, partilhar recursos, etc. - A participao dos alunos justifica-se por um duplo ponto de vista: o direito a participar nas decises que lhe dizem respeito e porque isso constitui uma forma de educao para a cidadania. - A turma o primeiro lugar de participao democrtica e de educao para a cidadania. - nela que se enfrenta a contradio entre o desejo de emancipar os alunos e a tentao de mold-los. - A pedagogia de Freinet oferece procedimentos concretos para conciliar esta prtica e para construir instituies internas.

6.3. Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros.

6.4. Organizar e fazer evoluir, no mbito da escola, a participao dos alunos.

Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- Os pais que assistem a uma reunio de pais sabem, ou descobrem, que este no o momento apropriado para resolver os casos particulares. Mas, quando a situao do seu filho realmente os preocupa, podem ficar tentados a falar disso no meio de um problema geral: trabalhos de casa excessivos/insuficientes, disciplina/indisciplina, avaliao muito rigorosa/generosa, etc. - O professor ter que adquirir a capacidade de descodificar, em declaraes aparentemente gerais, preocupaes pessoais e trat-las como tal. - Ter de adquirir a competncia de no marcar reunies gerais quando os pais tm preocupaes particulares. - Uma das competncias maiores distinguir com clareza a sua autonomia profissional, a poltica educativa, os programas, as normas e as orientaes da instituio. Dissociar-se totalmente da instituio que o emprega to desastroso quanto assumir categoricamente todos os diplomas legais.

7.1. Dirigir reunies de informao e de debate.

7. Informar e Envolver os Pais

7.2. Fazer entrevistas. .

- A entrevista deve ser preparada, definidos os seus objectivos, modo da iniciar e de deixar os interlocutores vontade. - Convocar os pais autoritariamente e trat-los como acusados no tribunal no permite instaurar um dilogo de igual para igual. - Alguns professores cultivam uma tal assimetria na relao que pode levar os pais a se sentirem tratados como alunos. - A competncia maior saber situar-se claramente: partilhando responsabilidades, inquietaes, mobilizando-os e utilizando um tom corts.

7.3. Envolver os pais na construo dos saberes.

- No se limita a convid-los a desempenhar o seu papel de controlo do trabalho escolar do seu educando, a mobiliz-los para a dinamizao de oficinas, apresentar a sua profisso ou uma paixo, mas tambm envolver os pais na construo dos saberes i.e. conseguir a sua adeso pedagogia do professor. - Se quisermos a democratizao do ensino, s nos resta defender uma pedagogia activa e diferenciada, explicando-a aos pais e tentando conquistar os mais renitentes.

7.4. Enrolar

- Nas relaes com os pais devem ser evitadas algumas tentaes: (i) negar factos; (ii) insistir no seu carcter excepcional; (iii) admitir que h pessoas indesejveis na turma; (iv) distanciar-se dos colegas; (v) invocar falta de autoridade do EE; (vi) afirmar que o interlocutor no representativo; (vii) referir as dificuldades das condies de trabalho ou de funcionamento, (viii) lembrar o respeito aos territrios, etc. - Saber informar e envolver os pais ser capaz de utilizar apenas excepcionalmente este tipo de argumentos. assumir a incerteza e o conflito e aceitar a necessidade de instncias de regulao. - A parceria uma construo permanente, onde tudo correr melhor se os professores aceitarem tomar a iniciativa, sem monopolizar a discusso, dando provas de serenidade.

Fernando Cadima

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- A escola no pode ignorar as novas tecnologias de informao e da comunicao (TIC), que transformam espectacularmente as nossas maneiras de comunicar, de trabalhar, de decidir e de pensar. - Tradicionalmente, o ensino baseia-se em documentos. Um professor pouco criativo contentar-se- com a utilizao do manual escolar. - Atravs das TIC, professores e alunos tero acesso a todos os mapas imaginveis (polticos, fsicos, econmicos, demogrficos), com possibilidades ilimitadas de mudana de escala, de passagem a textos explicativos, animaes ou at mesmo a imagens directas via satlite. - A transferncia do impresso para o suporte digital supe que o professor construa a capacidade de saber o que est disponvel, de mover-se nesse mundo e de fazer escolhas. - possvel escolher e apresentar documentos, adapt-los, enriqueclos com imagens ou outras fontes.

8.1. Utilizar editores de texto.

8. Utilizar novas Tecnologias

8.2. Explorar as potencialidades didcticas dos programas em relao aos objectivos de ensino

- Podemos fazer uso didctico de 2 tipos de software: os programas que so feitos para o ensino e os que no o sendo podem ser explorados para fins didcticos. - O Ensino ou a Aprendizagem Assistida por computador (EA ou AA) contam-se entre os primeiros. A sua evoluo tem recado no modo de formulao das perguntas e das respostas, na sua animao e aspecto grfico, na sofisticao crescente dos programas de modo a analisar as respostas e a gerir as progresses. - Os processadores de texto, as folhas de clculo, os programas de processamento de imagem fazem parte dos segundos. O papel do professor consistir na seleco dos programas que lhe parecem mais adequados para facilitar o trabalho, o aprofundamento e o domnio da matria pelo aluno.

8.3. Comunicar distncia por email. .

- H alguns anos pareceria fico cientfica. Hoje, uma turma pode trocar correspondncia, vrias vezes ao dia, com a turma da sala do lado ou do outro lado do Atlntico. - Escreve-se a mensagem de algumas linhas ou de algumas pginas, pouco importa, junta-se ou no documentos mais volumosos (textos, imagens , sons) e envia-se seleccionando-se a morada no livro de endereos. - A distncia est igualmente esbatida na consulta de sites temticos, na consulta de bases de dados ou do horrio de uma instituio.

8.4. Utilizar as ferramentas multimdia no ensino

- Cada vez mais os CD-ROMs e os sites multimdia faro uma sria concorrncia aos professores, se estes no quiserem ou no souberem utiliz-los para enriquecer o seu prprio ensino. - A competncia do professor consistir em utilizar os instrumentos multimdia j disponveis e, talvez em desenvolver nesse domnio curiosidade e abertura.

Fernando Cadima

10

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- A violncia, a brutalidade, os preconceitos, as desigualdades, as discriminaes existem , a televiso exibe isso todos os dias. No se pode pedir escola que seja aberta vida e fazer crer que todos os adultos aderem s virtudes cvicas e intelectuais que ela defende. - Agora, os adolescentes tm as condies propcias para ironizar as palavras idealistas dos seus professores e dos seus pais. - Quando se projectou o filme Sementes de Violncia, nos anos 60, pensava-se que isso s acontecia nos guetos americanos, com adolescentes abandonados sua prpria sorte. Hoje, todos os pases desenvolvidos sabem que no assim (desemprego, droga, lcool, tdio).

9.1. Prevenir a violncia na Escola e fora dela.

9. Enfrentar os Deveres e os Dilemas ticos da Profisso

- por isso que lutar contra a violncia na escola , antes de mais nada, falar, elaborar uma significao colectiva dos actos de violncia que nos circundam e reinventar regras e princpios de civilizao.

9.2. Lutar contra os preconceitos e as discriminaes sexuais, tnicas e sociais

- No basta ser individualmente contra os preconceitos e as discriminaes, necessrio s-lo tambm socialmente. - Os valores e o comprometimento pessoal do professor so decisivos para os alunos irem vencendo preconceitos e se tornarem mais tolerantes para com a diferena.

9.3. Participar da criao de regras da vida comum referentes disciplina na escola, s sanes e apreciao da conduta.

- importante negociar as regras com os alunos. Mas o professor aberto a negociaes no abandona o seu papel de adulto e de mestre e no instaura a autogesto, antes, procura constantemente: - Que a turma assuma de maneira responsvel a definio das regras e a sua aplicao; - Mas quando a turma no o faz, assume ele inteiramente essa responsabilidade em favor do respeito pelas regras. - A competncia fundamental do professor saber viver na ambiguidade de ser partidrio do acordo mas, ao mais pequeno sinal de alarme, assumir o seu papel de responsvel/autoridade.

9.4. Analisar a relao pedaggica, a autoridade e a comunicao em aula

- Seduo, chantagem afectiva, sadismo, amor e dio, gosto pelo poder, medos e angstias jamais estaro ausentes da relao pedaggica. - A primeira competncia do professor aceitar essa complexidade e reconhecer os implcitos do ofcio. No pode renunciar inteiramente seduo, atraco e a uma certa forma de manipulao. Necessita desses recursos para fazer o seu trabalho. - A sua competncia saber o que faz, o que supe um trabalho regular de desenvolvimento pessoal e de anlise das prticas. - O professor deve dominar as tcnicas de justia, o que supe uma explicitao dos direitos e dos deveres, de alunos e professores, e um esclarecimento dos procedimentos de justia na turma e na escola.

Fernando Cadima

11

Reflectir a Educao

Competncias de Ensino - Perrenoud

Competncias mais especficas

Sugestes/Indicaes
- Trata-se de uma competncia vital porque ela condiciona a actualizao e o desenvolvimento de todas as outras. Nada pode ser adquirido por simples inrcia e a liberdade s se gasta se no for usada. - As prticas pedaggicas mudaram profundamente ao longo das ltimas dcadas: (i) so baseadas em objectivos de nvel taxonmico mais elevado; (ii) visam mais as competncias; (iii) recorrem a mtodos mais activos; (iv) deixam mais liberdade e manifestam maior respeito pelo aluno; (v) concebem o ensino como a organizao de situaes de aprendizagem, ao invs de lies; (vi) concedem mais espao s tarefas abertas, situaes-problema e trabalho de projecto; (vii) valorizam a cooperao dos alunos; (viii) tendem a romper o grupo-turma como nica estrutura de trabalho; (ix) so mais sensveis pluralidade de culturas; (x) esto mais dependentes da TIC e usam-nas mais; (xi) do mais espao aco, observao e experimentao; (xii) so socialmente menos valorizadas e menos protegidas das crticas; etc. - Saber explicitar as suas prticas a base de uma autoformao: (i) aprender, mudar a partir de diversos procedimentos; (ii) entre eles, a leitura, a experimentao, a inovao, o trabalho em equipa, a reflexo ou a simples discusso com os colegas. - Podemos passar a vida a reflectir sobre as questes da avaliao, sem que com isso se descubra o principio bsico da avaliao formativa. Para ultrapassar o limite necessrio um salto qualitativo que passa pela construo de novos meios de aco pedaggica. - A lucidez profissional consiste em saber quando se pode progredir atravs dos meios que a situao oferece ou a partir de meios externos. - Quando h um colectivo forte ao nvel da instituio relativamente fcil definir as necessidades de formao com um projecto comum. Infelizmente tais condies esto longe de ser preenchidas em toda a parte; Em muitos estabelecimentos a cooperao profissional incipiente. - necessrio que algum tome a iniciativa e convena os seus colegas da importncia da formulao de um projecto comum. - As competncias exigidas a nvel local, regional ou nacional so sensivelmente as mesmas. - Envolver-se em tarefas numa escala mais ampla uma via para a formao contnua muito mais fecunda, pq impe uma viso mais sistmica e a tomada de conscincia das diversas prticas, dos recursos e da organizao. - Quando se pergunta aos professores se querem receber estagirios, isso pode ser visto como uma oportunidade de renovao. - Mas preciso atingir um certo nvel de especializao para pretender formar outrem, pq compartilhar saberes e criar experincias formadoras impele a explicitar, organizar e aprofundar o que se sabe. - Ou seja, obriga a reflectir sobre aquilo em que se acredita dominar, a avaliar a parcela do implcito , de incerteza e de confuso, a identificar saberes ultrapassados, frgeis ou abandonados.

10.1. Saber explicitar as prprias prticas.

10. Administrar a Sua Prpria Formao Contnua

10.2. Estabelecer o seu prprio balano de competncias e o seu programa de formao

10.3. Negociar um projecto de formao comum com os colegas (equipa, escola, rede) 10.4. Envolverse em tarefas numa escala mais ampla ou ao nvel do Sistema Educativo 10.5. Acolher a formao dos colegas e participar dela

Fernando Cadima

12

You might also like