You are on page 1of 9

MANUAL DE SEGURANA E SADE OCUPACIONAL DO TRABALHO EM SIDERURGICAS

INTRODUO

Este manual foi elaborado com a principal finalidade de demonstrar, qual o grau de risco de um colaborador que trabalha em um forno siderrgico da empresa SIDEFORM possui e quais equipamentos de proteo individuais so necessrios utilizar, para que haja segurana a sua vida, Informando os princpios bsicos que compem a Poltica de Segurana e Sade do Trabalho e as regras e procedimentos que, quando aplicados, preservam a integridade fsica de cada colaborador, por meio da identificao e eliminao dos riscos inerentes aos processos de trabalho de uma Siderrgica. Contudo este manual deve servir de apoio aos funcionrios para que possa seguir a risca tais procedimentos, servindo tambm como base de treinamentos internos, o qual deve ser estudado, consultado e ter seu contedo aplicado em nossas atividades dirias, na empresa SIDEFORM.

DESCRIO DE FUNO: Operador de Fornos Siderrgicos

|Descrio

|Os trabalhadores deste grupo de base dirigem o funcionamento de fornos de segunda fuso e de reaquecimento de metais. Suas || |funes consistem em: conduzir o funcionamento de fornos para fundir metais ferrosos e no- ferrosos destinados moldao de | | |peas; operar fornos de reaquecimento de barras, chapas e outras peas metlicas destinadas forjarem, estampagem, laminao ou | | |outro tratamento posterior. ||

Fonte:http://www.mte.gov.br/empregador/cbo/procuracbo/conteudo/tabela3.asp

EPI EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL Conceito:

O equipamento de Proteo Individual (EPI) todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, que visa proteger a sade e a integridade fsica dos trabalhadores. Todo trabalhador exposto a riscos obrigado a utilizar EPI, responsabilizando-se por sua guarda e conservao e devendo avisar o empregador sempre que o EPI apresentar defeitos ou problemas. Os mais comuns so: protetores auriculares, luvas, mscaras, calados, capacetes, culos, e vestimentas. A empresa obrigada a fornecer aos empregados, de forma gratuita, EPIs adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, cabendo as seguintes atribuies:

Exigir o uso continuo do EPI; Fornecer somente EPI aprovado pelo rgo nacional competente; Orientar e treinar o trabalhador quanto a seu uso, guarda e conservao; Substituir imediatamente quando o mesmo estiver extraviado ou danificado; Responsabilizar-se por sua manuteno e higienizao; Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

Obs.: Ao fornecer um EPI, a organizao efetuara um registro formal desta entrega como prova de cumprimento com suas obrigaes, preparando um formulrio com no mnimo os seguintes dados: Data da entrega do EPI Tipo de EPI e respectivo nmero do CA Assinatura do empregado Cabe ao empregado: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservao; Comunicar qualquer alterao que o torne imprprio para uso; Cumprir as determinaes do empregador sobre seu uso adequado.

Os EPIs so utilizados de acordo com a atividade que est sendo executada, e no especificamente com o tipo de profisso.

Enchimento do Forno[pic][pic][pic][pic][pic]

[pic]Conforme pesquisas obtidas nas descries de servios sabem-se, que os enchimentos dos fornos so feitos da seguinte forma: As toras de madeira que esto estocadas na parte externa do forno so transportadas manualmente e deixadas perto da abertura ou "boca" do forno. Uma vez preenchida a abertura do forno, recomea o transporte manual da madeira para o interior do mesmo. Esse enchimento do forno feito organizando cuidadosamente as madeiras para que se tenha um melhor rendimento.

Riscos mais Freqentes:

Queda e deslizamento das toras de madeira;

Impacto na cabea em materiais da estrutura do forno devido queda ou/e nveis de altura irregulares. - Insolao.

Epis Forneiro:

Capacete de segurana para proteo contra impactos de objetos sobre o crnio; capacete de fiberglass, com acabamento externo liso brilhante, resistente a impacto e chamas. Revestimento com almofada de xido polifenileno, revestido com uretano expandido para resistir a impactos.

Poeira vegetal do carvo vegetal;

Fumaa com presena de gases de monxido de carbono e dixido de carbono.

Queimaduras

Rudos

Luva de segurana para proteo das mos contra agentes cortantes e perfurantes (de preferncia as luvas de raspa);

Vestimenta de segurana tipo manga para proteo dos braos do usurio em riscos mecnicos. Tricotados em fios Spectra que oferecem maior resistncia do que o fio de ao, maior conforto e flexibilidade. Alta resistncia abraso e corte. Indicao de trabalhos leves a mdios (SafeKnit Ultralight) e mdios a pesados (SafeKnit Ultra).

Calado de segurana para proteo contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos (calado de segurana com biqueira dupa);

Respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias com filtro mecnico contra poeiras vegetais (classe P1);

Obs.: Ser Imprescindvel a utilizao do respirador na fase de retira do carvo dos fornos.

Carbonizao

A queima ou combusto da madeira dura geralmente trs dias. O cozimento da madeira controlado atravs da liberao e ocluso dos orifcios do forno, denominados "tatus" e "baianas", controlando a entrada de oxignio e dessa forma, a intensidade da combusto. Esta operao importante para garantir a qualidade do carvo. Alm disso, tem o processo de barrelamento que tem a funo de "sufocar" o forno impedindo a entrada de ar atravs de pequenas frestas e aberturas, que alimentam a

Perneira de segurana para proteo da perna contra agentes cortantes e perfurantes;

Cala de segurana e camisa para proteo do corpo contra materiais aquecidos;

Protetor auditivo de espuma moldvel.

combusto. Desta forma o forno desligado e resfriado. O barrelamento deve ser repetido at que o fogo se extinga

Exame Admissional: Dever ser realizado antes de o trabalhador iniciar suas atividades;

Exame de Retorno ao Trabalho: Dever ser realizado no primeiro dia de volta ao trabalho do trabalhador ausente por perodo igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto;

Exame de Mudana de Funo: Dever ser realizado antes da data de mudana de funo, entendendose como qualquer alterao de atividade, posto ou setor de trabalho que implique a exposio do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudana;

Exames Peridicos: Dever ser realizados anualmente, ou intervalos menores, a critrio do mdico encarregado, ou se notificado pelo mdico auditor-fiscal do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociao coletiva de trabalho.

.Exame Demissional: Dever ser realizado at a data de homologao de resciso contratual, desde que o ltimo exame mdico ocupacional tenha sido realizado h mais de 90 (noventa) dias.

Obs.: Todo estabelecimento da empresa SIDEFORM dever estar equipado de material necessrio prestao de primeiros socorros, considerando-se as caractersticas das atividades desenvolvidas, mantido guardado em locais adequado, e aos cuidados de pessoa especialmente treinada para este fim.

Treinamentos de Higiene e Segurana do Trabalho

Os treinamentos sobre Sade e Segurana do Trabalho na SIDEFORM envolvero as questes referentes s tcnicas de primeiros socorros (teoria e prtica com treinamento de ressuscitao e atendimento de emergncias, orientaes sobre a operao de equipamentos, instrues, padres mnimos de segurana, uso de EPI's, preveno de acidentes, dentre outros itens. A seguir so

relacionados os principais programas de treinamento relacionados rea de segurana e sade no trabalho implementados ou a serem implementados em 2011:

Uso correto dos EPIS ; Higiene do trabalho; Importncia do uso de Equipamentos de Proteo Individual EPI; Cuidados com o lixo, coleta seletiva; Utilizao dos banheiros; Tcnicas de Primeiros Socorros e Ressucitao

MAPA DE RISCO O QUE ?

Mapa de Risco uma representao grfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuzos sade dos trabalhadores: acidentes e doenas de trabalho. Tais fatores tm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalaes, suprimentos e espaos de trabalho) e a forma de organizao do trabalho (arranjo fsico, ritmo de trabalho, mtodo de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.).

Fonte:http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20081104143622.pdf

Sete Princpios Bsicos para Obtermos Segurana em nosso Trabalho ( SIDEFORM)

1- Preveno e Controle de Risco; 2- Capacitao e Treinamento; 3- Comprometimento; 4- Responsabilidade

5- Controle de Emergncias; 6- Registro e Anlise de Acidentes 7- Promoo e Divulgao 1- Preveno e Controle de Risco

O Objetivo principal da SIDERFOM desenvolver diversas aes preventivas que venham minimizar as causas dos acidentes pessoais e materiais dos indivduos. Eliminando os riscos de acidentes a partir da melhoria contnua das instalaes, modificaes de layout, novos equipamentos, processos, avisos, etc.

2-Capacitao e Treinamento

Treinar pessoas com o intuito de fomentar o desenvolvimento profissional e pessoal, fazendo com que esses colaboradores possam adquirir novos hbitos, vindo a serem pessoas bem preparadas, ocorrendo isso a organizao ter um ambiente seguro e alcanara um bom nvel de qualidade em Segurana e Sade do Trabalho.

3-Comprometimento A empresa necessita que todos os colaboradores estejam em busca do mesmo objetivo, ou seja, que venham estar comprometidos com a poltica de segurana e sade do trabalho para garantir sua eficincia e eficcia.

4- Responsabilidade

Fazer com que cada colaborador, no seu mbito de atuao, seja responsvel. Pelos princpios de Segurana e Sade do Trabalho e conseqentemente, pelos resultados, que beneficiaro a todos.

5. Controle de Emergncias

Procura ter plenas condies, a todo o momento, para intervir e controlar as conseqncias de uma eventual emergncia que, apesar de todos os esforos desenvolvidos para evit-lo, venha a acontecer.

6. Registro e Anlise de Acidentes

Deve se prezar pela obrigatoriedade de investigao e anlise de todos os acidentes para que se venha apurar as causas, com o objetivo de estudar e aplicar medidas corretivas para evitar outras ocorrncias.

7. Promoo e divulgao

Utilizar os diversos meios de comunicao bem como: Internet Marketing visual musica etc. para conscientizar os colaboradores da importncia da segurana e sade do trabalho.

Concluso/Parecer

Com base nos argumentos apresentados pude identificar a importncia da CIPA e do tcnico de segurana dentro de uma organizao, uma vez que a (Cipa) um espao significativo na luta dos trabalhadores por condies de trabalho seguro e digno. Criada em 1944, ela fruto da luta dos trabalhadores e hoje regulamentada pela NR-5, que pode ser lida em: www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.asp. Infelizmente, muitos trabalhadores de algumas empresas atuais ainda no conseguem enxergar o quanto a CIPA e importante para sua vida pessoal e profissional, uma vez que no a conhecem a fundo suas atribuies ou simplesmente porque no aplicado corretamente em sua empresa entre outros motivos. Entretanto para que a Cipa funcione de acordo com as normas nacionais e estejam realmente a servio da segurana e da sade dos trabalhadores, sumamente importante que todos os funcionrios de modo geral participem ativamente para que ela no venha a ser uma bela fachada. Quanto ao tcnico de segurana ele um profissional fundamental para a manuteno da CIPA, preparado com formao pelo ensino secundrio ele devera estar sempre apto a passar informaes ao

empregador e aos funcionrios, sob os riscos presente no ambiente de trabalho, posteriormente a isso, umas de suas atribuies ser a de promover campanhas como outros eventos de divulgao das normas de segurana do trabalho e sade no trabalho. Para finalizar, quero expressar o quanto foi interessante desenvolver este trabalho de sade e segurana do trabalho, pois pude aprender coisas novas que no conhecia, a dificuldade maior ficou por parte do manual, pois no conhecia a fundo as atribuies de um forneiro siderrgico, contudo este trabalho foi e ser valido para minha vida pessoal e profissional, uma vez que conhecimento levamos para vida toda

You might also like