You are on page 1of 31

A GESTO DE CONFLITOS EM CONTRATOS INTERNACIONAIS DO PETRLEO Frederico Favacho1

Sumrio. O Contrato de petrleo tem por objeto as atividades que compe a indstria do petrleo, estratgica tanto para os pases produtores quanto para os pases consumidores. Aqueles primeiros interessados em maximizar os ganhos decorrentes da explorao de suas riquezas naturais, estes ltimos interessados em garantir o abastecimento farto e ao menor preo daquele combustvel fssil. Entre ambos apresentam-se as Companhias Petrolferas Internacionais, fundadas no incio do sculo quando a propriedade sobre as reservas podiam ser de particulares e os primeiros contratos de explorao lhes garantia uma enorme vantagem em face dos Estados que as recebiam. O aumento da demanda do petrleo, a diminuio das descobertas de novas reservas ou o encarecimento da explorao das reservas que vieram a ser descobertas, o grau de avano necessrio tecnologia para aquela explorao e questes exgenas aos contratos de petrleo tais como as questes polticas (instabilidade de governos, sucesso de governos liberalizantes por governos nacionalistas ou nacionalizantes) ambientais (agravadas por desastres envolvendo companhias petrolferas) e sociais (como a distribuio dos royalties entre a populao dos estados produtores) so fontes de permanente tenso entre os investidores e os estados. Enquanto os primeiros querem garantias de estabilidade das condies de seus contratos, os segundos no abrem mo de exercer a soberania permanente sobre seus recursos naturais e a autonomia para a fixao de regimes regulatrios, tributrios, ambientais, entre outros. Estes conflitos devem ser minimizados e resolvidos mediante uma gesto competente de conflitos, seja ela preventiva, como a busca de contratos claros, transparentes, uniforme e com expresses inequvocas, seja pela utilizao de uma normatizao supra estatal, com carter universalizante, como os princpios da UNIDROIT e a Lex petrolea, seja em face do
1

Advogado. Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, com especializao em Processo Civil pela Universidade Catlica de So Paulo, Direito Mobilirio pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, English and Internacional Law pela London Guildhall University, MBA em gesto do agronegcio pela Fundao Getlio Vargas, scio do escritrio Favacho, Massarente e Silva Jr. Advogados. Professor de tica e Direito aplicado Informtica da Faculdade Veris Grupo Ibemc.

conflito estabelecido, com a adoo da arbitragem como o melhor meio de soluo disponibilizado s partes envolvidas. O Brasil, que com a descoberta do Pr-Sal passa a ocupar posio de destaque entre os pases produtores de petrleo, no est isento da necessidade de gesto dos conflitos nos contratos de petrleo, especialmente a partir da EC 9/95, que flexibilizou o monoplio da unio sobre a explorao e produo do petrleo, admitindo a participao de investidores privados mediante contratos de concesso. A questo que fica se o Brasil, na condio de parte destes contratos de concesso, pode utilizar-se da arbitragem como meio de soluo de eventuais conflitos que venham a surgir.

Palavras chaves: Lex petrolea; Arbitragem Internacional; Lei do Petrleo; Contratos de Concesso;

Introduo A indstria mundial e, portanto, grande parte da economia mundial, dependente dos combustveis fsseis, com destaque para petrleo e gs. O Brasil, especialmente com a descoberta das reservas de petrleo do denominado pr-sal vem a ocupar estratgica posio entre os pases ricos em petrleo e grandes fornecedores mundial deste combustvel. A indstria do petrleo, todavia, uma fonte inesgotvel de conflitos e tenses. De um lado temos os pases produtores de petrleo que tm interesse estratgico em defender seu domnio sobre suas reservas ao mesmo tempo em que tm interesse em atrair capital investidor estrangeiro para explorar estas reservas na medida em que este capital agregue novas e mais eficazes tecnologias de pesquisa, explorao e produo de petrleo, enquanto, de outro lado, temos as Companhias Internacionais Petroleiras (IOCs Internacional Oil Companies) interessadas em garantir o maior retorno possvel sobre seus investimentos em pesquisa, explorao e produo de petrleo, bem como garantir que, em contratos usualmente de longa durao, seus ativos no sejam expropriados pelos pases onde estejam instalados (HOC Host Oil Countries).

Estes conflitos ainda so permanentemente estimulados por acontecimentos econmicos e polticos tais como a flutuao do preo do petrleo no mercado internacional (com destaque para o permanente crescimento histrico da sua cotao), seja em razo do aumento da demanda2, seja em razo da diminuio da reserva mundial ou do encarecimento da explorao das reservas existentes3, e a mudana de governos nos pases produtores. Questes tecnolgicas tambm tm grande impacto sobre aqueles conflitos naturais, tais como a descoberta de novas jazidas, a obsolescncia da tecnologia de produo dominada por um pas produtor em relao a novas tecnologias possudas pelas IOCs. A todas estas fontes de incremento dos conflitos naturalmente esperados entre os pases produtores e as IOCs, some-se a moderna preocupao com as questes ambientais4 (estas agravadas pelos acidentes no Alaska e Golfo do Mxico) que, por sua vez, figurase como efeitos de uma vigncia vertical e horizontal dos Direitos Humanos5.

O consumo mundial no d sinal de trgua: cresceu quase 30% entre 1990 e 2008, de 67 milhes para 86 milhes de barris por dia. No mesmo perodo, a demanda de petrleo na ndia mais do que dobrou e a da China, triplicou.De acordo com o diretor-executivo da Agncia Internacional de Energia (AIE), Nobuo Tanaka, em 2010 o mundo consumiu 2,7 milhes de barris a mais que no ano anterior. O ritmo de crescimento deve se repetir em 2011 (Transio lenta e gradual. A idade da pedra no acabou por falta de pedras. E a era do petrleo? Reportagem de Darlene Menconi, publicada na revista Carta Capital, ano CVI, n 643, 27 de abril de 2001, pg. 45) 3 Em seu mais novo relatrio, datado de dezembro de 2010, a AIE registra ao menos uma obviedade: A era do petrleo barato acabou. Ibden. 4 Cf. RUBERT: La proteccin del medio ambiente como factor de preocupacin de la sociedad y con ello de inters para el mundo jurdico es relativamente reciente, pues su origen se sita en la segunda mitad del siglo XX, si bien ello no ha impedido que ocupe hoy en da el lugar destacado que se merece, una posicin preponderante en cualquier poltica econmica moderna2, en tanto un medio natural sano y adecuado afecta al desarrollo de la calidad de vida de los ciudadanos y debe inspirar la actuacin de los poderes pblicos. Efectivamente la transversalidad de la materia ambiental preside tal y como reconoce el ordenamiento comunitario las polticas comunitarias en la actualidad, ello ha supuesto que las legislaciones nacionales hayan tenido que acomodarse a esta nueva realidad jurdica, al nuevo sentir de la sociedad, ms an cuando los dos sectores de estudio en este trabajo, el medio ambiente y la contratacin pblica, son dos mbitos objeto de europeizacin en el derecho administrativo, por tanto en donde las legislaciones estatales se han visto fuertemente condicionadas e influidas en su desarrollo, tal y como se trasluce en la normativa analizada. 5 Cf. LINETZKY: La expresin vigencia horizontal se utiliza para graficar que los derechos fundamentales producen efectos entre privados, en oposicin al efecto vertical en que slo resultan oponibles a las acciones de entes pblicos, al contraste entre subordinacin y coordinacin. En lenguaje jurdico alemn (derecho en el que sin duda esta discusin ha alcanzado su mayor desarrollo) se utiliza la expresin Drittwirkung para referirse al efecto de los derechos fundamentales frente a terceros. En lenguaje jurdico anglosajn, en adicin al horizontal effect, se ha introducido la nomenclatura de privatisation of human rights. El efecto horizontal puede ser a su vez directo o inmediato (unmittelbare Drittwirkung) e indirecto o mediato (mittelbare Drittwirkung) segn se reconozca a los derechos constitucionales el carcter de derechos subjetivos tambin vinculantes para los privados o slo un rango de principios que se irradian a las relaciones privadas a travs de los valores que subyacen a ellos.

A soma de todos estes conflitos e tenses so responsveis pelo que pode ser chamada Era da Ansiedade em Suprimento de Energia - Age of Energy Supply Anxiety (Peter Stark, apud RIBEIRO 2009, pg. 130) Juridicamente esta tenso poltico-econmico-financeira revela-se no conflito entre os conceitos de soberania permanente dos estados sobre seus recursos naturais e o de sacralidade dos contratos (pacta sunt servanda) e desemboca obrigatoriamente nas questes que h dcadas fomentam o debate que modela o Direito Internacional Privado, em especial na questo de soluo de conflitos entre Estados e Investidores Privados (ISA Investor-State Arbitration). Como se pode imaginar, a forma como os pases realizam ou participam da gesto desses conflitos inerentes aos contratos de petrleo, preponderante para fixar a sua atratividade para o capital investidor estrangeiro, como veremos ao longo deste artigo. Em tempos de globalizao econmica, abertura da economia e internacionalizao de empresas brasileiras e de notvel incremento de nosso comrcio internacional nos ltimos anos, seja em quantidade como em variedade e complexidade, no faltam, todavia, crticas forma como o Brasil organiza-se para garantir sua adequada insero dinmica atual das relaes internacionais, na medida em que somos ainda obrigados a encarar os contratos internacionais atravs do olhar de um legislador da primeira metade do sculo XX, que obviamente no alcana a evoluo ocorrida nem fornece os instrumentos adequados para lidar com essa realidade. Com efeito, nada obstante o Projeto de Cdigo de Aplicao das Normas Jurdicas, concebido por Haroldo Vallado na dcada de 1960, e o pragmtico Projeto de Lei de Aplicao das Normas Jurdicas (Projeto de Lei n 4.905/95), elaborado quanto ao direito internacional por Joo Grandino Rodas e Jacob Dolinger, ainda vigem em nosso pas as obsoletas regras da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, de 1942 (e que, diga-se de passagem, sobreviveram ao advento do Novo Cdigo Civil, de 2002) (GAMA JR. 2006, pg 04). Neste artigo procuraremos verificar os principais meios de gesto de conflitos que possam surgir em contratos de petrleo e como o Brasil se posiciona em relao a eles. Para isso faremos uma abordagem a partir da experincia internacional comparada visa-vis legislao brasileira. 1. Contratos do petrleo Definio e caractersticas
4

O estudo do Direito dos Contratos Internacionais integra a parte especial do Direito Internacional Privado, que tem por objeto encontrar solues para as hipteses em que as relaes privadas estejam conectadas a mais de um ordenamento jurdico atravs de regras conflituais (ARJO 2009, PG. 23). Neste trabalho nos focaremos nos contratos de petrleo, utilizando esta expresso como designativa dos vrios contratos possveis nas diversas fases da indstria petrolfera, respeitando o uso comum que o mercado internacional adota para a expresso Oil Contracts. Quando necessrio recorreremos s expresses especficas utilizadas pelo mercado internacional para designar um contrato tpico dessa indstria, como, por exemplo, PSC (production-shering contracts). A indstria petrolfera compreende diversas atividades que podem ser exploradas economicamente individualmente. Ela tem incio na pesquisa e termina na revenda dos derivados do petrleo compreendendo: 1) explorao ou pesquisa, quando a empresa procura as reas de petrleo (por exemplo, blocos); 2) produo ou lavra, quando o petrleo extrado da jazida; 3) importao e exportao; 4) refino, o processo pelo qual o petrleo passa a ter utilizao comercial e industrial; 5) transporte; 6) distribuio, que o processo de distribuio de derivados no atacado, com a finalidade de atender o consumidor final; 7) revenda, que compreende as atividades de revenda dos derivados, especialmente nos postos de gasolina para o consumidor final (GONALVES, RODRIGUES 2007, pag. 16). De acordo com os critrios de cada pas que podero entender uma ou mais destas atividades como estratgicas ou como desdobramento necessrio do princpio da soberania permanente dos estados sobre seus recursos naturais, as atividades antes mencionadas podero ser exercidas com exclusividade (monoplio) pelo prprio estado ou com menor ou maior participao de empresas estrangeiras. Outro fator determinante para a participao de empresas estrangeiras nas atividade petrolferas de um estado o desenvolvimento tecnolgico especfico deste estado para estas atividades. Neste ponto importante lembrar que a indstria do petrleo inicia-se, nos finais do sculo XIX, sob a febre do petrleo que moveu o sonho por fortuna de milhares de aventureiros na mais impressionante saga do capitalismo contemporneo que inaugurou a era dos magnatas personificados em John D. Rockfeller6, por esta razo, a iniciativa privada desenvolveu6

Carta Capital, cit., pg. 44

se largamente a as IOCs detm, ainda hoje, a tecnologia mais moderna para a explorao do petrleo, tornando-se parceiras quase sempre indispensveis dos estados ricos em petrleo. Desta forma, as atividades empresariais desenvolvidas na indstria do petrleo abrangem diversos agentes, tais como as corporaes multinacionais (International Oil Companies IOC), pases hospedeiros (Host Oil Countries HOC), companhias estatais (National Oil Companies NOC). Outros participantes so agncias governamentais (no caso do Brasil, a ANP Agncia Nacional do Petrleo), organizaes no-governamentais e dos estados, uma vez que o produto negociado constitui, na maioria das legislaes dos pases produtores de petrleo, um bem pblico de propriedade estatal (ALVES, MARINHO, VASSALO 2007, pg. 4). Os primeiros contratos, ou contratos clssicos, costumavam privilegiar de forma desmedida as empresas exportadoras de capital (investidoras), ficando o Estado (geralmente rico em petrleo, mas pobres e politicamente instveis, arcar com quase todo o risco econmico das empreitadas, garantindo lucros expressivos. Suas clusulas normalmente previam: 1) Amplas reas de concesso; 2) Que no havia direito de resilio, ou reviso contratual; 3) Direito exclusivos sobre todas as operaes referentes ao petrleo extrado na rea concedida; 4) Direito de propriedade das petrolferas sobre as reservas de petrleo; 5) Iseno de todos os tributos relacionados atividade; 6) Pagamento de baixo valor de royalties; 7) Que a rea concedida e os equipamentos remanescentes ao final da concesso seriam entregues ao governo local; 8) Fixao arbitrria do preo do petrleo extrado pela empresa; 9) Longa durao do contrato. A valorizao do petrleo no mercado internacional, especialmente aps a Crise dos anos 70, fez com que os Estados ricos em petrleo passassem a negociar de forma mais paritria as clusulas de concesso, inclusive revendo os contratos vigentes, neste caso com base na doutrina da soberania permanente dos estados sobre seus bens naturais Diante da presso internacional dos Estados produtores de petrleo, novos arranjos contratuais foram estabelecidos com a formao dos modernos contratos de explorao entre os quais se destacam:

1. Concesses modernas Contratos em que o risco do negcio integral do concessionrio, sendo, todavia, sua a propriedade do petrleo extrado por ele. 2. Joint ventures Contratos em que o risco do negcio permanece com o concessionrio, s que a gerncia e os lucros do projeto so divididos entre as partes contratantes. Forma-se uma nova empresa, que explora os bens minerais, e a participao societria dividida entre a empresa investidora e o Estado receptor do investimento. 3. PSC (production-shering contracts)- Aqui tambm se segue o risco integral para o concessionrio, mas fica estabelecido entre as partes que a produo ser dividida. 4. Contrato de servio, ou risk-service agreements - Os risk-service agreements seguem modelo contratual especialmente distinto dos demais, j que fica pactuado entre as partes como os riscos sero divididos. O risco pode ou no recair sobre o concessionrio, mas o que efetivamente se contrata no a propriedade do petrleo extrado, mas sim o servio de sua extrao. A empresa, por prestar apenas o servio de extrao, no fica com o direito sobre o petrleo, apenas recebe o correspondente pelo servio prestado. 5. Contratos hbridos ou compostos Embora os contatos acima tenham pontos importante que o distinguem, h outros que se valem de clusulas tpicas de mais de uma modalidade. A estes se costuma dar o nome de contratos hbridos, ou compostos, j que combinam mais de uma modalidade. A prtica internacional revela contratos normalmente celebrados sobre a forma de PSC, ou das chamadas concesses modernas (GONALVES, RODRIGUES 2007, pg. 58) A concesso para a explorao de atividades petrolferas, materializada na relao contratual entre o Estado e uma empresa pertencente a iniciativa privada, inclusive estrangeira, um tema clssico de Direito internacional Econmico, pois as questes jurdicas que a envolvem eram objeto de estudo de diversos internacionalistas durante parte significativa do sculo passado7. Estes contratos, conforme os ensinamentos de Hemes Marcelo Huck, possuam caractersticas peculiares se comparados com outras modalidades contratuais: 1) caracterstica poltica, segundo a qual o Estado, ente de
7

No Brasil, por exemplo, temos as obras clssicas de Luiz Olavo Baptista (Contrato de Risco), Guido Fernando Silva Soares (Concesses de Explorao de Petrleo e Arbitragens Internacionais) e Hermes Marcelo Huck (Contratos com o Estado).

natureza poltica, transmite esta condio s relaes contratuais, ao se apresentar como tutor do interesse pblico; 2) mutabilidade essencial, que permite ao Estado alterar, ou rescindir, o contrato em qualquer oportunidade, desde que haja ameaa ao interesse pblico tutelado por este Estado, assegurando-se ao particular o ressarcimento por eventuais danos; 3) longa durao, pelo fato de compreender acordos jurdicos que disciplinam grandes projetos e investimentos; 4) clusula arbitral, que prev a instituio de arbitragem em caso de conflito entre as partes; e 5) clusula de estabilizao, que se fundamenta no princpio da santidade dos contatos, cujo propsito manter intacto o Direito que rege este contato poca da sua celebrao (GONALVES, RODRIGUES, pg. 15). Podemos enxergar nas caractersticas acima apontadas os dois principais pontos de origem dos conflitos inerentes aos contratos de petrleo: 1) o princpio da soberania permanente, do lado do Estado produtor e 2) o princpio da sacralidade dos contratos para a proteo ao investimento do particular contra a mutabilidade essencial dos contratos de longa durao celebrados com o Estado. Da mesma maneira, destacam-se as duas principais formas de soluo queles impasses criados pelo conflitos dos interesses acima apontados: 1) a insero de clusulas de estabilizao nos contratos de petrleo e 2) a remisso arbitragem como meio de soluo de eventuais conflitos no resolvidos pela via negocial prvia. 1.1 Soberania Permanente A noo de soberania, em seu sentido amplo, essencialmente histrica no sentido de que ela varia no tempo e no espao, sendo que atualmente ainda mais relativa, entendida como um conjunto de competncias limitado pela ordem internacional (Celso D. de Albuquerque Mello apud RIBEIRO 2009, pg. 137). No nosso sculo, o conceito poltico-jurdico de Soberania entrou em crise, quer terica quer praticamente. Teoricamente, com o prevalecer das teorias constitucionalistas; praticamente, com a crise do estado moderno, no mais capaz de se apresentar como centro nico e autnomo de poder, sujeito exclusivo da poltica, nico protagonista na arena internacional. O movimento por uma colaborao internacional cada vez mais estreita comeou a desgastar os poderes tradicionais dos Estados soberanos. O mercado mundial possibilitou a formao de empresas multinacionais, detentoras de um poder de
8

deciso que no est sujeito a ningum e est livre de toda a forma de controle BOBBIO, 1994, vol. 2, pg. 1187)8. Nos interessa, todavia, particularmente neste artigo, o conceito de soberania permanente, assim entendida a propriedade do estado sobre os seus recursos naturais, dentre os quais, obviamente, o petrleo. O princpio da Soberania Permanente Sobre Recursos Naturais (Principle of Permanent Sovereignty over Natural Resources) foi consagrado na Resoluo n1.803 de 1962 das Naes Unidas, que reconheceu o direito dos pases de dispor das riquezas nacionais em acordo com os interesses nacionais (JOFF, STEVENS, GEORGE, LUX, e SEARLE pg. 5)9. O princpio da Soberania Permanente, bem como o de Auto-Determinao dos Povos (autonomia) e Direitos Humanos, instrui os princpios bsicos do Direito Internacional e tem sido ciclicamente utilizado como argumento fundamental em processos de nacionalizao de IOCs pelos pases produtores. Historicamente podemos assinalar como ponto inicial desta discusso a descoberta de petrleo no Ir, em 1908, por William Knox DArcy. Naquela ocasio, o modelo de contrato de explorao firmado entre DArcy e o representante da dinastia Qajar, ento no poder, garantia ao concessionrio um posse exclusiva e o direito de prospeco sobre uma vasta are do pas e determinava um taxa de royalties pequena e apenas em caso de sucesso na abertura e explorao dos poos. Este contrato acabou sendo utilizado como modelo para todas as concesses do oriente Mdio durante o perodo colonial. Estes contratos davam s IOCs e aos pases consumidores de petrleo (geralmente sedes
8

Ainda, segundo os autores: A plenitude do poder estatal se encontra em seu ocaso; trata-se de um fenmeno que no pode ser ignorado. Com isso, porm, no desaparece o poder, desaparece apenas uma determinada forma de organizao do poder, que teve seu ponto de fora no conveito polticojurdico de Soberania. A grandeza histrica deste conceito reside em haver visado uma sntese entre poder e direito, entre ser e dever ser, sntese sempre problemtica e sempre possvel, cujo objetivo era o de identificar um poder supremo e absoluto, porm legal ao mesmo tempo, e o de buscar a racionalizao, atravs do direito, deste poder ltimo, eliminando a fora da sociedade poltica. Estado este supremo poder de direito em via de extino, faz-se necessrio agora, mediante uma leitura atenta dos fenmenos polticos que esto ocorrendo, proceder a uma nova sntese poltico-jurdica capaz de racionalizar e disciplinar juridicamente as novas formas de poder, as novas autoridades que esto surgindo. 9 The UN had previously addressed this issue in 1952 when the first resolution over permanent sovereignty over natural resources was passed. In 1962, the General Assembly passed another resolution recognising the right of a country to dispose of national wealth in accordance with national interest and, in 1966, Assembly Resolution 2158 recommended that host countries maximise their exploitation of their natural resources by taking full control of production, management and marketing.

dessas mesmas IOCs) poder sobre a taxa de produo, refino, transporte e distribuio que permitia a fixao dos preos (especialmente aqueles importantes para os fins de clculo das taxas e/ou royalties devidos aos pases produtores) de tal forma que as vantagens eram maximizadas para eles, s custas dos pases produtores. Com o fim do perodo colonial o Ir, sob o governo de Mossadegh, contraps-se a esse contrato e nacionalizou os ativos da British Petroleum (BP), enfrentando, logicamente, grande resistncia e tentativas de derrubada de governo por essa razo. Sua iniciativa vitoriosa, ao final, no entanto, acabou por incentivar outros pases do Oriente Mdio a fazerem o mesmo, culminando, inclusive, na criao da Organizao dos Pases Produtores de Petrleo e, de certa forma, na prpria resoluo 1.803 da ONU (JOFF, STEVENS, GEORGE, LUX, e SEARLE 2009, pg. 4 e5). Em outros momentos, quando o estado produtor precisou de investimentos e, principalmente, tecnologia, para explorar suas reservas, o princpio da Soberania Permanente foi abrandado, ainda que os novos contratos j no copiassem aqueles primeiros, e buscassem uma melhor equao dos interesses dos pases produtores e dos investidores privados. O conceito subsiste em plena fora, contudo, como podemos observar pelas recentes nacionalizaes de ativos de IOCs levadas a cabo na Bolvia, em 2008. 1.2 Sacralidade dos Contratos O princpio da Sacralidade dos Contratos, tambm identificado como o princpio da fora obrigatria dos contratos ou, ainda, da intangibilidade do contedo dos contratos, expressa no brocardo pacta sunt servanda, significa impossibilidade de reviso ou alterao do contrato, seja por ato das partes (salvo comum acordo, o que significaria novo contrato), seja por parte do Estado, na figura do juiz. Essa fora obrigatria atribuda pela lei aos contratos a pedra angular da segurana do comrcio jurdico e justifica-se em decorrncia do prprio princpio da autonomia da vontade, uma vez que a possibilidade de interveno do juiz na economia do contrato atingiria o poder de obrigar-se, ferindo a liberdade de contratar (GOMES, 2000, pg. 36). Observe-se que, na ordem interna, autonomia significa que as partes podem fixar livremente o contedo dos contratos dentro dos limites da lei, ou seja, em face das normas imperativas e da ordem pblica. o poder reconhecido pela ordem jurdica aos
10

indivduos de criar situaes jurdicas. Por outro lado, na ordem internacional, a autonomia da vontade significa a liberdade das partes de escolherem outro sistema jurdico para regular o contrato (ARAJO 2009, PG. 510). Historicamente, as IOCs sempre buscaram argumentar que seus contratos seriam sujeitos ao princpio da Sacralidade dos Contratos dentro do Direito Internacional e que, por esta razo, no poderiam ser alterados unilateralmente pelos governos que viessem a se suceder ao longo do perodo de vigncia daqueles contratos. Esse conceito, entretanto, baseava-se na presuno de que as partes contratantes teriam igual poder de barganha o que nem sempre era verdade, com o poder, em grande parte dos casos, inclusive, pendendo mais para as IOCs do que para os estados produtores. Ademais, nos contratos celebrados entre um Estado produtor e um investidor privado existe uma diferena importante entre os interesses envolvidos: enquanto o Estado, em princpio, representa e deve defender os interesses gerais de seus nacionais, o investidor privado preocupa-se exclusivamente em agregar valor para seus shareholders10. Esta distino entre interesses pblicos e privados, inclusive, ser de grande importncia no debate sobre expropriao e nacionalizao de ativos de IOCs, como veremos adiante. De toda sorte, o princpio da sacralidade dos contratos, nos contratos de petrleo, aplicase na medida em que o descumprimento das clusulas contratadas ou a mudana unilateral das condies do contrato, pelo Estado, seja rele representado pelo Poder Administrativo, Legislativo ou Judicirio ou por suas Agncias Reguladoras ou Empresas Pblicas, poder ensejar a configurao de expropriao direta ou indireta do investimento, dando azo indenizao do investidor privado pelos danos por ele sofridos. 2 Importncia da gesto de conflitos

10

In economics, this potential difference can be explained by the difference between private project appraisal (PPA) and social cost benefit analysis (CBA). In PPA the private investors or buyers look to their own interests, while in CBA the government needs to account for the wider social welfare of the society it represents. Also economists often take a different view of value from accountants. For accountants the concept of value is primarily determined by the context in which the question is being addressed and who is asking the question. For economists, value concerns real opportunity costs of the resources involved (JOFF, STEVENS, GEORGE, LUX, e SEARLE 2009, pg. 14).

11

Como vimos, to necessria quanto tensa a relao entre os estados produtores de petrleo e as IOCs sendo certo que a entrada de novos pases, nominadamente China e ndia, dispostos a competir pelo petrleo mundial e, neste sentido, a celebrar contratos de fornecimento de longa durao com os pases produtores de petrleo, ao mesmo tempo em que vm causando o histrico aumento do valor deste combustvel e, consequentemente, aumentando a importncia desta indstria no PIB dos pases produtores, vm aumentado o poder de barganha destes em face aos seus tradicionais parceiros. Da mesma forma, muitos pases produtores esto experimentando, graas ao aumento de seus respectivos PIBs em razo da valorizao do petrleo aliado a mudanas estruturais (de ordem poltico-social e econmica), uma nova maneira de pensar o bem-estar social de seus nacionais e uma nova viso em relao ao destino a se dar coisa pblica (res publicae) nela includas as riquezas minerais. Por outro lado, o descobrimento de novas reservas vem diminuindo em ocorrncia, ainda que os novos campos petrolferos descobertos, aqui includo o pr-sal brasileiro, sejam expressivamente grandes. Estes campos, por sua vez, demandam cada vez mais tecnologia de ponta, nem sempre dominada pelos pases produtores, mas pelas OICs, o que lhes devolve, de alguma forma, o poder de barganha na negociao dos contratos de explorao e produo. Finalmente, questes aparentemente exgenas aos contratos de petrleo, tais como as ambientais e de direitos humanos, condicionam cada vez mais a atividade da indstria petrolfera e impem ao Estado e s IOCs novos nveis de exigncia e colaborao. Como se v, no faltam campos para o surgimento de conflitos entre os Estados e o investidores privados no mbito dos contratos de petrleo. Como estes contratos so, quase sempre, de longa durao e envolvem valores muito elevados, a gesto desses conflitos, com vistas a evitar desgaste entre as partes contratantes e, principalmente, evitar a interrupo do fornecimento de petrleo por um lado e maiores prejuzos por outro, de vital importncia. Esta gesto comea pela preveno da gerao de conflitos a partir de uma base legal e contratual que regule adequadamente as obrigaes de cada contratante e que d a segurana necessria ao investidor para atra-lo, o que se faz com o uso de clusulas claras e amplamente conhecidas pelas partes e consagradas por todos os participantes da indstria petrolfera. Passa pela negociao competente das eventuais adaptaes e
12

atualizaes necessrias aos contratos para fazerem face s novas demandas sociais, polticas e econmicas e finda por estabelecer um transparente procedimento de soluo dos conflitos instalados, preferencialmente por meio de arbitragem internacional. 2.1 Gesto preventiva A gesto preventiva de conflitos a que nos aludimos neste artigo carrega os esforos de uma negociao e uma contratao clara e transparente para as partes de tal forma que estas conheam criteriosamente os termos aos quais esto se obrigando. Dado que toda e qualquer contratao internacional tem por caracterstica a submisso de seus contratante a sistemas jurdicos, quando no culturais e lingsticos, diversos, de se imaginar que estas mesmas partes carrearo suas interpretaes do contrato firmado suas experincias e conhecimentos forjados sob o calor daqueles diferentes sistemas. Buscar a uniformizao do discurso e a simetria das informaes um recurso fundamental para se prevenir o surgimento de conflitos. Nesse sentido, o recurso a contratos padro e s fontes do direito internacional, com destaque para os princpios UNIDROIT e Lex Petrolea, em complemento aos Tratados Bilaterais de Investimento (BIT) ou Multilaterias (MIT) e outras convenes e tratados aos quais as partes estejam vinculadas, podem ser to vitais para a formao inicial do contrato quanto o sero mais tarde em sede de uma possvel arbitragem. At mesmo o recurso a contratos de seguro especficos poder ser lanado neste caso, como veremos adiante. 2.1.1 Contratos padro Contratos modelos pretendem padronizar as expresses utilizadas comumente em contratos e so utilizados por diversas indstrias, com nfase no mercado de commodities. Assim, temos por exemplo, no caso de gros e fibras, os contratos GAFTA (Grain and Feed Trade Association), no caso do algodo, os contratos ICA (International Cotton Association) e, no Brasil, no caso especfico da soja, os contratos ANEC (Associao Nacional dos Exportadores de Cereais). Da mesma forma na indstria do petrleo observa-se o crescimento do uso de contraltos modelos.

13

A maioria destes contraltos utilizada diretamente entre as IOCs, mas, igualmente, muitos Estados ao redor do mundo esto criando seus contratos padro, especialmente nos casos de contratos PSC e Service Agreements11. A Association of International Petroleum Negotiators (AIPN) fez uma tentative de criar um modelo global de contrato com pases produtores (host government contract). Todavia o projeto no teve apoio das IOCs chaves e este projeto no foi concludo. Como apontam MARTIN e PARK (2010, pag. 8) The reasons behind this are interesting to examine, because they hold lessons for other potential initiatives to create model contracts where none currently exist. The story is best told in the AIPN report that was created in substitution for the global model host government contract, involving an extensive comparative survey of common clauses used by host governments throughout the world in their petroleum granting contracts. The gist of the tale is that host government contracts take many different structures and are designed by host states to meet a wide variety of needs. Similarly, IOCs as counterparties to the state in these contracts may be prepared to commit to arrangements in one state that they are not willing to do in another state. Consequently, the variety of arrangements was thought by both states and IOCs to be too broad to permit a single model contract to meet the needs and capabilities of all parties in all situations. Nevertheless, the Host Government Handbook that the AIPN created out of this initiative is a valuable tool.

2.1.2 Acordos de investimento Contratos de petrleo, e entre eles, com destaque para os contratos de explorao e produo, so geralmente precedidos por tratados de proteo ao investidor estrangeiro (investment treaties), acordos entre dois ou mais estados nos quais cada um dos Estados participantes (Contracting State) concordam em promover e protege o investimento feito em seu territrio por investidor de outro Estado participante. A maioria destes contratos so bilaterais, ou seja, firmado entre dois Estados diretamente (BIT), ainda
11

They may be used as a model for government contracts in a particular jurisdiction but they are not always widely accepted and used in other countries, even though some countries have cooperated with each other in sharing these types of precedents. These models are sometimes encouraged and supported by multilateral institutions such as the World Bank. The World Bank has offered its assistance to states as they develop their legal, contractual and fiscal frameworks to attract foreign direct investment that will quicken the development of petroleum opportunities. As part of this programme, the World Bank has encouraged states to draft one or several variants of a model contract and provided technical assistance to assist in these efforts. (MARTIN, PARK 2010, pag. 7)

14

que haja um nmero crescente de acordos multilaterais (MITs)12. O primeiro BIT foi assinado entre a Alemanha e o Paquisto, em 1959 sendo esta ano considerado o de nascimento da primeira gerao de BITs. Este tratado, no entanto, pode ser visto como um ato isolado porque no foi antes do final dos anos 80 que o nmero de BITs comeou a crescer e a dar corpo segunda gerao destes acordos. Este movimento est associado ao maior fluxo de investimentos ocorridos nesse perodo, especialmente em pases em desenvolvimento. A partir de 1995, com a surgimento de acordos multilaterais e a formao dos grandes blocos comerciais como o NAFTA - North American Free Trade Agreement e a entrada em cena dos pases do leste europeu, surgem os BITs de terceira gerao. Um BIT, em geral, ter em seu corpo as seguintes disposies (SKINNER, MILES LUTTRELL 2010, pg. 263): 1. Nenhum dos Estados participantes expropriar, nacionalizar ou de qualquer forma se apropriar dos investimentos feitos pelo nacional de outro Estado participante; 2. Cada Estado participante tratar o investidor de outro Estado participante como trataria seu prprio investidor nacional; 3. Cada Estado participante estender ao investidor de outro Estado participoante qualquer benefcio (maior) que garantir ao investidor de um terceiro Estado (no participante daquele BIT) 4. Os Estados participantes garantiro aos investidores do outro Estado participante tratamento justo e equitativo - fair and equitable treatment (FET); e 5. No caso de disputa entre um investidor e um Estado participante ou entre estes Estados, a partes devero submet-la arbitragem.

Importante nestes BITs, ainda, a existncia de clusulas guarda-chuva (umbrella clause) disposio que determina que a inadimplncia de um contrato entre um investidor de um Estado participante e outro Estado participante ser entendido como inadimplemento do prprio contrato em si, levando a soluo do conflito
12

In contrast to MITs, where the multiplicity of proposed member states tends to extend considerably the process of treaty drafting and formation, BITs are relatively easy to establish. They are usually short documents, comprising between ten and fifteen operative articles which are often sourced from a Model BIT (such as the English, Dutch, German and United States Model BITs), and there are only two countries to please. As a result, there are nearly 3,000 BITs in force globally. (SKINNER, MILES LUTTRELL 2010, pg. 263)

15

necessariamente para a arena internacional prevista para a soluo das questes referentes ao descumprimentos de acordos e tratados internacionais. A existncia de um BIT dando guarida a um contrato de petrleo to importante que j se forma uma verdadeira indstria de Treaty Shopping13 e a conseqente reao dos Tribunais arbitrais 2.1.3 Clusulas de estabilizao Dentro das previses contratuais de praxe nos contratos de petrleo d-se destaque s clusulas de estabilizao (stabilization clauses), clusulas que inseridas no contrato pretendem garantir ao investidor, em princpio, a imutabilidade das condies sob as quais os contratos foram firmados, prevenindo-o dos riscos decorrentes da autonomia do Estado e do seu poder de, legislando sobre assuntos de sua competncia, afetar direta ou indiretamente o contrato ou, ainda, em ltima anlise, criar condies que impliquem na expropriao direta ou indireta de seus ativos. Como expe MANIRUZZAMAN (2008, pg. 121) International energy contracts, like any other long-term international investment contracts, between a foreign investor and the host State are often exposed to various political and economic risks, especially in developing countries. The recent events of governmental interference with international energy operations in some Latin American countries, viz, Venezuela, Bolivia and Ecuador, and elsewhere in the face of ever-increasing energy prices are reminiscent of the 1970s events of nationalization and expropriation of investments of International Oil Companies (IOCs) in many host countries. To address this concern to protect foreign investment, various stabilization techniques and mechanisms have been developed and adopted in related legal instruments such as international investment contracts, international investment treaties and also in national legislation. Estas clusulas de estabilizao inicialmente buscavam criar uma limitao ao poder normativo do Estado, i.e. criar uma imunidade aos contratos em relao a alteraes no

13

The expression Treaty Shopping refers to the conduct of foreign investors who deliberately seek to acquire the benefits of a Bilateral Investment Treaty (BIT) by making foreign investments or bringing claims from third countries that have more favourable treaty terms with the target host state. Treaty Shopping covers two situations, the first of which relates to the back end of the investment, and the arrangements that can be made by an investor once a dispute has arisen. The investor might, for example, sell its distressed asset to a subsidiary incorporated in a state that has a more favourable BIT or, indeed, any BIT than the original treaty. Ibdem

16

corpo normativo, no ordenamento jurdico do HOC. Eram clusula que buscavam congelar a situao normativa do contrato em relao legislao e s condies vigentes quando do momento da sua celebrao (freezing clauses). Com esta medida pretendiam as IOCs ficar imunes a alteraes nas legislaes tributrias, na regulamentao dos royalties, entre outras disciplinas legais dos HOC. Para garantir a validade destas clusulas vrias tcnicas foram utilizadas, inclusive a de transformar o contrato em uma lei especial, geralmente por iniciativa do Poder Executivo, dentro das previses constitucionais do HOC. Estas clusulas, no entanto, postas assim, desta forma, no impediam na verdade que o HOC exercesse sua autonomia e alterasse o ambiente legislativo no qual o contrato de petrleo se inseria. Por esta razo, estas clusulas evoluram para clusulas de cunho econmico, i.e., focadas na manuteno do equilbrio inicial do contrato, sujeitando-o, assim, a renegociao ou reviso no caso de alterao do ambiente legal ou regulatrio do HOC. Interessante notar que estas clusulas no visam especificamente a compensao por expropriao indireta, o que, por outros meios, j estaria garantido em, outras clusulas do contato ou por meio de BIT ou, em ltima anlise, pelas regras de Direito Internacional, mas garantir a continuidade do contrato, mediante a obrigao do Estado em renegociar as condies em caso de alterao do espectro legislativo que envolve aquele mesmo contrato. Estas clusulas, no entanto, podem criar uma nova fonte de conflito, qual seja: a disputa em relao prpria renegociao do contrato. Por esta razo NWAOKORO (2010, pg. 103) adverte: The stabilization clause remains a popular risk management tool that can create a false sense of security when faced with adverse governmental measure that purports to alter the fiscal landscape in international energy contracts. Insufficiently stressed in many publications trumpeting its utility is that its apparent effectiveness depends on whether it is buoyed by a welltailored arbitration clause, including governing law and arbitration venue, to provide a nexus to international arbitration. The effectiveness of a stabilization clause hinges on its enforceability. O mesmo autor ainda conclui (2010, PG. 109): Absent an international nexus, a stabilization clause by itself provides little more than psychological comfort as a wronged international oil company (IOC) must litigate in the host nation with attendant
17

perils. () Where binding the State is impractical, availability of a bilateral investment treaty (BIT) to provide the bridge to international arbitration should be explored.

2.1.4 Seguro Um outro instrumento de gesto de conflitos comumente utilizado para contraltos entre particulares o seguro14, no porque previna conflitos, necessariamente, mas porque, garantindo a indenizao em caso de sinistro (aqui entendido como o descumprimento total ou parcial do contrato ou de clusulas especficas desde que seguradas) evita que o conflito se prolongue ou que ganhe maiores propores em razo da possvel discusso sobre a existncia ou no de danos ou sua valorao. Estes seguros em geral garante cobertura especificamente contra expropriao e podem ser do tipo CEN ou CEND siglas para o ingls confiscation, expropriation, nationalization and deprivation, com algumas aplices j incluindo, inclusive, ataques terroristas.

2.1.5 Princpios Unidroit Tradicionalmente o direito internacional privado contempla a soluo de conflitos de lei no espao mediante a indicao, pela norma conflitual, do direito aplicvel relao jurdica. Contudo, tais conflitos podem ser solucionados pela criao de um direito uniforme, que elimine total ou parcialmente a diversidade legislativa mediante o estabelecimento de normas materiais substantivas sobre determinada matria (GAMA, 2006, pg.181). Nesse sentido o esforo de se criar uma soft law assim entendida como um complexo normativo ou pseudonormativo que serve como critrio de fundamentao de decises ou de legitimao de prticas e de comportamentos tpicos de natureza profissional, no domnio do comrcio internacional. Isso nada obstante seja desprovido de carter

14

There are a number of different forms and methods of investment insurance in the PRI market. Such insurance may be available from state sponsored insurance agencies, such as the US Overseas Private Investment Corporation (OPIC), a multilateral agency such as the World Banks Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA), countries export credit agencies (ECAs) and private insurers such as insurance companies and syndicates at Lloyds of London. (JOFF, STEVENS, GEORGE, LUX, e SEARLE 2009, PG. 12)

18

vinculativo e atue mediante a persuaso ou pelo convencimento da sua conformidade com o direito (em sentido lato) ou com a deontologia comercial (resolues, recomendaes, pareceres, princpios, diretivas, guias profissionais, cdigos de conduta, cdigos de deontologia, leis-modelos etc.). (GAMA 2006, pg. 220). Tambm conhecido como um direito savant na medida em que construdo a partir da opinio de expertos e juristas, sua adoo decorre da persuaso racional que seus conceitos invocam a partir do dilogo com as fontes de origem mais diversas e da criao gradual de um lxico comum legitimador. Seguindo estas caractersticas os princpios UNIDROIT15 se pe como um conjunto de prescries informativas que, utilizados na interpretao dos contratos internacionais, vo construindo uma jurisprudncia slida e referencial para os novos negcios que se celebram a cada dia. O impacto prtico dos Princpios do UNIDROIT d-se sobremodo em razo da possibilidade de sua aplicao direta nas arbitragens internacionais, mas no se limita a essa aplicao. De fato, GAMA JR. (2006, pg. 445) lista uma srie de hipteses de aplicao direta daqueles princpios, a saber: a) aplicao dos Princpios como parte integrante da Lex mercatoria ou expresso dos princpios gerais do direito; b) aplicao dos Princpios como substituto, fonte de inspirao ou justificao do direito nacional aplicvel; c) aplicao dos Princpios para a interpretao ou preenchimento das lacunas existentes em instrumentos internacionais de direito uniforme; d) aplicao dos Princpios em outros contextos; e e) aplicao dos Princpios como modelo legislativo. Ao inserirmos os princpios do UNIDROIT na gesto preventiva dos conflitos (no afastando sua bvia aplicao na soluo dos conflitos instalados, em sede de arbitragem), entendemos que estes princpios, ainda que no tenham sido expressamente
15

L'Institut international pour l'unification du droit priv (UNIDROIT) est une organisation intergouvernementale indpendante dont le sige est Rome dans la Villa Aldobrandini. Son objet est d'tudier des moyens et mthodes en vue de moderniser, harmoniser et coordonner le droit priv - en particulier le droit commercial - entre des Etats ou des groupes d'Etats et, cette fin, dlaborer des instruments de droit uniforme, des principes et des rgles. (www.unidroit.org. Acessado por ltima vez em 25 de abril de 2010).

19

acolhidos pelo contrato internacional firmado entre as partes, bem como a jurisprudncia que se formou nos tribunais arbitrais (e mesmo nacionais) quanto sua aplicao, identificam e apontam para as solues provveis dos conflitos de tal forma que as partes contratantes, antecipando-se ao resultado esperado, podem dirimir o conflito prematuramente, evitando desgastes e custos maiores. 2.1.6 Lex petrolea O quanto afirmado acima em relao aos princpio UNIDROIT aplica-se igualmente chamada Lex mercatoria e como especialidade desta, ao que se convencionou chamar Lex petrolea., A lex petrolea aparece como uma especializao da lex mercatoria decorrente da importncia e do volume do comrcio internacional do petrleo e das suas especificiadades. O termo lex petrolea foi cunhado pela primeira vez, no tribunal arbitral que atuou no caso ARAMCO v. Arbia Saudita, de 1958, que entendeu que a lei nacional aplicvel ao caso deveria ser interpretada e complementada pelos princpios gerais do direito, pelos costumes e pelas boas prticas da indstria do petrleo. Mais tarde, em 1982, no caso Kwait v. AMINOIL, o governo apresentou como argumento um conjunto de decises arbitrais proferidas em litgios da indstria petrolfera que teria originado a lex petrolea, como uma especializao da lex mercatoria. Diversos so os precedentes onde ela foi reconhecida como aplicvel ao mrito da controvrsia, tanto de forma exclusiva, como subsidiria. No caso Sapphire International Petroleum v. NIOC, os rbitros fundamentaram sua deciso de aplicao da lex petrolea composio do litgio com base nos princpios da boa-f e da cooperao entre as partes para identificar o conjunto de regras a reger o contrato em questo, afastando a lei nacional do Estado hospedeiro.38 No caso British Petroleum (BP) v. Lbia, os rbitros aplicaram a lex petrolea subsidiariamente para preencher as lacunas do direito lbio. (ALVES, MARINHO, VASSALO 2007, pg. 5).

2.2.1 Gesto de conflitos instalados Tomadas as cautelas para a preveno de conflitos e esgotados os esforos de soluo de conflitos no seu nascedouro, no haver remdio seno a busca pela soluo do
20

conflito instalado observadas as frmulas e as prescries estabelecidas no prprio contrato ou nos tratados a que ele remeter, observadas as exigncias constitucionais e infraconstitucionais dos pases envolvidos. Como aponta BOTCHWAY (2010, pg, 286): Various types and forms of dispute resolution are accepted, consolidated or prescribed in the BITs. Even where adversarial or conventional modes of dealing with disputes are prescribed, amicable settlement is emphasised as the ultimate objective. It is that objective which implicates or explicitly undergirds negotiations. Como vimos anteriormente, os BITs normalmente provem os investidores com o recurso direto arbitragem em face dos HOC, denominada Investor-State Abritation (ISA) sendo o ICSID - International Centre for Settlement of Investment Disputes o frum normalmente indicado para estas arbitragens quando os pases signatrios so tambm signatrios da Conveno de Washington16 (o que no o caso do Brasil). Outros tribunais normalmente indicados nos BITs so o da ICC International Chamber of Commerce em Paris e a London Court of International Arbitration. A arbitragem comercial internacional amplamente indicada dada a neutralidade do tribunal arbitral, instalado com independncia da legislao interna, material e processual, do pas envolvido no conflito ainda que eventualmente remeta os rbitros a esta mesma legislao, assim como em razo da confidencialidade do procedimento e do seu resultado (salvo nas arbitragens realizadas no mbito da ICISD, em que os resultados compem a base jurisprudencial aberta a consulta)17. Neste ponto, preciso observar-se a importncia da clusula arbitral existente no contrato (ou no BIT) e garantir que no seja uma clusula vazia, vale dizer, desprovida da correta indicao do Tribunal Arbitral a ser recorrido e das regras procedimentais e legislao material aplicvel.

16

Conveno sobre Resoluo de Disputas Envolvendo Investimentos entre Estados e Nacionais de outros Estados (ICSID International Centre for Settlement of Investiment Disputes) Washington - 1966 17 Assuming contracting options are unavailing and the host nation neither waives sovereignty nor agrees to international arbitration, counsel should explore options for a BIT to confer the requisite international jurisdictional nexus. Where no such treaty exists between the IOCs home State and the foreign country, counsel should consider corporate restructure and migration to benefit from BIT, which offers several protections, including a bridge to international arbitration (NWAOKORO 2010, pg. 109).

21

A experincia mundial prdiga em exemplos de problemas gerados por clusulas arbitrais vazias. O Direito Comparado nos revela que o problema gerado pela clusula arbitral vazia enfrentado de diversas formas pelos ordenamentos jurdicos estatais, pelas convenes internacionais e pelos organismos internacionais ou regionais, que cuidas do desenvolvimento do Comrcio Internacional, servindo-nos estas solues de contrapontos ou de paradigmas. A legislao francesa, por exemplo, considera nula a clusula compromissria vazia. J a espanhola dispe sobre a possibilidade o Juiz de Direito, diante de uma clusula vazia, nomear o rbitro ou os rbitros que, uma vez investido na funo, resolvera as demais lacunas deixadas pelo pacto arbitral incompleto. J no plano convencional de da Lex mercatoria, temos a Conveno Interamericana sobre Arbitragem Comercial Internacional, conhecida como CIDIP I, Panam/1974 e a Lei Modelo de Arbitragem Comercial Internacional adotada pela UNCITRAL em 1985, que prevem a possibilidade e validade da execuo forada do pacto vazio ou, ainda, tal como a lei espanhola, a possibilidade de interveno judicial para nomeao de rbitro (FAVACHO e GASPAR, 2006, pg. 235). Uma vez ultrapassada a questo da aptido da clusula arbitral para instaurar a arbitragem, nevessrio verificar se ela foi validamente celebrada, observe-se que essa anlise deve ser sempre inspirada pela presuno de validade da clusula compromissria/compromisso, ou seja, de acordo com o princpio do favor validatis ou favor arbitratis. A regra geral , portanto, a da presuno da validade da conveno de arbitragem, uma vez que a vontade das partes de submeter suas controvrsias arbitragem deve ser respeitada. Assim, essa presuno s ser elidida em hipteses excepcionais (DOLINGER e TIBURCIO, 2003 ,pg. 134)

2.2.2 O problema da jurisdio e da arbitragem A eleio da arbitragem comercial internacional como meio de soluo de conflito envolvendo um HOC e um investidor (ISA) no se d sem sofrimento. De fato, independentemente da natureza jurdica que se d arbitragem18 ela envolve, pela perspectiva do Estado uma dispensa de sua prpria jurisdio (waiver of jurisdiction) em favor do tribunal arbitral, o que, politicamente ainda tratado como uma dispensa de sua prpria soberania (waiver of sovereignty). O cerne da discusso definir se ao

18

Para uma discusso sobre o tema cf. DOLINGER e TRIBURCIO 2003, pg. 94 e seguintes.

22

Estado aplica-se ou no o princpio da autonomia da vontade e se o interesse pblico que ele representa e resguarda arbitrvel. Esta questo, na prtica, acaba sendo resolvida caso a caso, de acordo com as convenes e tratados a que o pas envolvido esteja vinculado.

3 As

A gesto dos conflitos dos contratos de petrleo no Direito brasileiro consideraes anteriores as apresentamos dentro de uma perspectiva

internacionalista, no focada no direito material ou procedimental interno dos HOC. A seguir buscamos cotej-las com a legislao brasileira para verificar a aplicabilidade daqueles meios de gesto de conflitos aos contratos celebrados com o nosso pas na condio de parte do contrato. 3.1 Petrleo como um recurso natural estratgico e constitucionalmente protegido A Constituio Federal em seu artigo 20 declara como bens da Unio os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva (V); os potenciais de energia hidrulica (VIII) e os recursos minerais, inclusive os do subsolo (IX). Adiante, em seu artigo 176 dispe a constituio que as jazidas, em lavra ou no, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidrulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de explorao ou aproveitamento, e pertencem Unio, garantida ao concessionrio a propriedade do produto da lavra. J o artigo 177 da Lei Maior resguarda como monoplio da Unio: I - a pesquisa e a lavra das jazidas de petrleo e gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos; II - a refinao do petrleo nacional ou estrangeiro; III - a importao e exportao dos produtos e derivados bsicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores; IV - o transporte martimo do petrleo bruto de origem nacional ou de derivados bsicos de petrleo produzidos no Pas, bem assim o transporte, por meio de conduto, de petrleo bruto, seus derivados e gs natural de qualquer origem; V - a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios e minerais nucleares e seus derivados, com exceo dos radioistopos cuja produo, comercializao e utilizao podero ser autorizadas sob regime de permisso, conforme as alneas b e c do inciso XXIII do caput do art. 21 desta Constituio Federal.

23

A Emenda Constitucional 9/1995 veio admitir a possibilidade de explorao desses recursos por terceiros mediante autorizao ou concesso da Unio por brasileiros ou empresa constituda sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administrao no Pas, flexibilizando o monoplio da Unio e estipulando que as atividades de explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural sero exercidas mediante contratos de concesso, precedidos de licitao, na forma nela estabelecidas. (MEIRELLES 2003, p.538).

Especificamente a EC 9/95 incluiu no artigo 177 o seguinte pargrafo: 1 A Unio poder contratar com empresas estatais ou privadas a realizao das atividades previstas nos incisos I a IV deste artigo observadas as condies estabelecidas em lei.
No mbito infraconstitucional, a Lei 9.487/97, tambm conhecida como Lei do Petrleo, veio regulamentar a Poltica Energtica nacional com vistas promoo do desenvolvimento nacional, a valorizao dos recursos energticos, incrementando economicamente a utilizao de gs natural. A Lei do Petrleo instituiu a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustves - ANP, como autarquia integrante da Administrao Federal Indireta, atribuindo-lhe poderes para regular, contratar e fiscalizar a indstria do petrleo, gs natural, seus derivados e biocombustveis, estando esta agncia vinculada ao Ministrio de Minas e Energia. O CNPE - Conselho Nacional de Poltica Energtica, por sua vez, nos termos da Lei Federal 9.478/97, tem a atribuio de propor ao Presidente da Repblica os casos em que, visando preservao do interesse nacional e ao atendimento dos demais objetivos da poltica energtica, opinar sobre a contratao direta da Petrobras para a explorao e produo de petrleo, de gs natural e de outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de partilha de produo. Com a descoberta do Pr-sal, a Lei do Petrleo foi alterada no tocante promoo de estudos visando delimitao dos blocos sob o regime de partilha de produo das atividades de explorao, desenvolvimento e produo, conforme Lei 12.351/10, definindo regime de partilha como regime de explorao e produo de petrleo, de gs natural e de outros hidrocarbonetos fluidos no qual o contratado19 exerce, por sua conta e risco, as atividades de explorao, avaliao, desenvolvimento e produo e, em caso de descoberta comercial, adquire o direito apropriao do custo em leo20, do volume da produo correspondente aos royalties devidos,
19

A Petrobras ou, quando for o caso, o consrcio por ela constitudo com o vencedor da licitao para a explorao e produo de petrleo, de gs natural e de outros hidrocarbonetos fluidos em regime de partilha de produo. 20 Parcela da produo de petrleo, de gs natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, exigvel unicamente em caso de descoberta comercial, correspondente aos custos e aos investimentos realizados pelo contratado na execuo das atividades de explorao, avaliao, desenvolvimento, produo e desativao das instalaes, sujeita a limites, prazos e condies estabelecidos em contrato .

24

bem como de parcela do excedente em leo21, na proporo, condies e prazos estabelecidos em contrato. Em suma o que se v que o petrleo um recurso natural estratgico para o pas e, por esta razo, constitucionalmente mantido sob a propriedade do Estado, na pessoa jurdica de direito pblico da Unio.

Com a descoberta do Pr-Sal, uma reserva expressiva, mas de difcil acesso, o Brasil torna-se alvo das atenes dos pases dependentes do combustvel fssil e das IOC. A abertura que a EC 9/95 trouxe para a explorao e produo de petrleo por meio de concesses a investidores estrangeiros que venham aqui estabelecer sucursais ou firmar contratos de joint ventures abre espao para toda sorte de conflitos tais como os que mencionamos anteriormente. 3.2 A aceitao da arbitragem internacional nos contrato de petrleo pelo Brasil De pronto ressalte-se que, o Brasil no signatrio da Conveno de Washington motivo pelo qual, em princpio, no se submete arbitragem pela ICISD. Na mesma esteira o Brasil, apesar do incremento experimentado nos ltimos anos, tem poucos BITs celebrados. Quanto tormentosa questo da lei aplicvel aos contratos internacionais continua esta a ser regida exclusivamente pelo artigo 9 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil de 1942, atualmente designada Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro22, que indica a lei do local da celebrao do contrato como reguladora das obrigaes de cunho internacional. Infelizmente, a Conveno sobre o Direito Aplicvel aos Contratos Internacional realizada no mbito da CEDIP V, no Mxico em 1994, que permite de forma expressa a autonomia da vontade, no encontrou respaldo no legislador brasileiro. Some-se a esta legislao obsoleta uma jurisprudncia vacilante na utilizao de conceitos mais modernos e de carter universal do direito internacional privado (ARAUJO 2008, pg. 267/268).

21

Parcela da produo de petrleo, de gs natural e de outros hidrocarbonetos fluidos a ser repartida entre a Unio e o contratado, segundo critrios definidos em contrato, resultante da diferena entre o volume total da produo e as parcelas relativas ao custo em leo, aos royalties devidos e, quando exigvel, participao de que trata o art. 43 da Lei 12.351/10. 22 Redao dada pela Lei n 12.376, de 2010

25

fato, ainda, que, mesmo aps o advento da Lei de Arbitragem, o Brasil continuou atento ao desenvolvimento da arbitragem no plano internacional, aprovando e ratificando vrias convenes sobre a matria. Assim, no mbito do Mercosul, o Brasil ratificou o Protocolo de Cooperao e Assistncia Jurisdicional em Matria Civil, Comercial,Trabalhista e Administrativa de 1992 (Las Leas Decreto n 2.067, de 12/11/96), aprovou o Acordo sobre Arbitragem Comercial Internacional do Mercosul de 1998 (Decreto n 4.719, de 04/06/2003) e o Acordo sobre Arbitragem Comercial entre o Mercosul, Bolvia e Chile de 1998 (Decreto Legislativo n 483/2001). Alm disso, o Congresso Nacional, visando por fim a anos de omisso, aprovou recentemente a Conveno sobre o Reconhecimento e a Execuo de Sentenas Arbitrais Estrangeira, de 1958, tambm denominada Conveno de Nova York, afinal promulgada em julho de 2002. (DOLINGER, TIBURCIO, pg. 41). Quando se voltam as atenes para s homologaes de sentenas arbitrais estrangeiras no Brasil, possvel afirmar-se que tanto o STF, ao seu tempo, quanto o STJ, aps a emenda Constitucional 45/2004, confiam na arbitragem como forma alternativa ao Judicirio para soluo de controvrsias entre os agentes do comrcio ou negcio internacional (GASPAR, 2009, pg. 266). No h dvidas, portanto, quanto aceitao e a promoo pelo Brasil da arbitragem como soluo de controvrsias nos contratos comerciais internacionais celebrados entre particulares. A questo complica quando o Estado torna-se parte deste contrato, como nos casos de concesso para a explorao ou produo de petrleo. Note-se que o artigo 43 da Lei do Petrleo dispe que o contrato de concesso dever refletir fielmente as condies do edital e da proposta vencedora e ter como clusulas essenciais: (...) X - as regras sobre soluo de controvrsias, relacionadas com o contrato e sua execuo, inclusive a conciliao e a arbitragem internacional. Todavia, no se admite que, tendo jurisdio para resolver o conflito resultante de um contrato em que seja parte, possa abrir o Estado brasileiro, mo de sua jurisdio em favor da jurisdio de estado estrangeiro na medida. Assim, conquanto o estado brasileiro no possa firmar compromisso arbitral ex post facto, abrindo mo de sua jurisdio natural para a soluo de um conflito instalado em um contrato de petrleo em que seja parte, poder, seja por fora dos tratados e
26

convenes a que se vincule, seja por fora do artigo 43 da Lei do Petrleo, estabecer ex ante, a arbitragem como meio de soluo de conflitos decorrentes daqueles contratos. Ainda assim, encontram-se internamente resistncias eleio da arbitragem como meio de soluo de conflitos em contratos de petrleo, mesmo quando no est diretamente vinculado o Estado brasileiro, mas a Petrobrs, empresa de capital misto. Recente deciso do Tribunal de Contas da Unio, por exemplo, determinou Petrobras que: (1) se abstenha de aplicar s suas licitaes e contratos o Decreto n. 2.745/98 (legislao especfica para aquela empresa, prevendo um procedimento licitatrio simplificado para os seus contratos) e o art. 67 da Lei n. 9.478/97 (Lei do Petrleo), em razo de sua suposta inconstitucionalidade; e (2) observe os ditames da Lei n. 8.666/93 (lei geral de licitaes e contratos administrativos). Pretende-se, neste artigo, uma breve anlise das possveis conseqncias daquela deciso para a Petrobras, na rea do direito do comrcio internacional. Comentando referida deciso TIBURCIO a criticou nos seguintes termos: A prevalecer a deciso do TCU acima referida (que considerou inconstitucionais tanto o art. 67 da Lei n. 9.478/97 como o Decreto n. 2.745/98), a Petrobras dever aplicar s suas licitaes e contratos a Lei n. 8.666/93, o que poder levar a concluses bastante interessantes: a empresa estar impedida de celebrar contratos com clusula de eleio de foro estrangeiro ou com clusula que estabelea a arbitragem internacional como meio de soluo dos litgios. Pode-se questionar se o quadro acima descrito foi alterado pela Carta da Repblica, luz das inovaes trazidas pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998. O art. 173, 1, do Texto Maior, trata de empresa pblica, sociedade de economia mista e suas subsidirias que exploram atividade econmica; o art. 175 cuida das empresas que prestam servios pblicos, diretamente ou por meio de concesso ou permisso. (...) Esse dispositivo no auto-aplicvel, dependendo de lei que estabelea o estatuto jurdico das empresas estatais que exeram atividade econmica; mas tal lei ainda no foi promulgada, pelo menos para as demais empresas estatais. Pode-se contudo questionar se, quanto Petrobras, j no atendem previso constitucional o art. 67 da Lei n. 9.478/97 e o Decreto n. 2.745/98, expedido com base naquele dispositivo legal. De qualquer modo, para possibilitar a atuao das empresas estatais que desempenham atividade econmica, como empresas geis e aptas a concorrer com outras que exeram objeto social anlogo, urge que o legislador promulgue, o mais rapidamente possvel, a referida legislao.
27

CONCLUSO Os contratos de petrleo, tais como definimos no incio deste artigo, especialmente nas atividades de explorao e produo, por envolverem o Estado como parte, na condio de cedente e investidores privados, ou mesmo outros estados, na qualidade de cessionrios, so contratos complexos e sujeitos a inmeras fontes de tenso. No mais das vezes so celebrados sob a gide de acordos bilaterais ou multilaterias de investimento entre o pas produtor e o pas de origem do investidor. Ainda, por terem por objeto recursos naturais estratgicos, sobre os quais o estado produtor exerce soberania permanente em prol dos interesses sociais gerais de seus nacionais, estes contratos costumam incluir clusulas especiais, como as clusulas de estabilizao, para a proteo do investimento estrangeiro e clusulas de eleio da arbitragem como meio de soluo de conflitos. Seja na negociao e na celebrao desses contratos, seja na soluo arbitral, o Direito Internacional, na sua forma supra estatal, configurado nos princpios UNIDROIT, na Lex mercatoria, no caso na sua forma mais especfica de Lex petrolea, so inafastveis para se alcanar uma soluo justa e equitativa). Conquanto o pleno reconhecimento da autonomia da vontade seja negado pela legislao brasileira, mais ainda em relao ao Estado parte de contrato, vimos que a insero do Brasil, de forma destacada e definitiva no mercado internacional do petrleo, depende de sua adeso a Convenes e Tratados ainda no assinados por ele, e, de qualquer forma, sua adeso plena arbitragem como meio de soluo dos conflitos que advenham dos contratos em que ele for parte. Neste caso, porque o Estado brasileiro no pode abrir mo de sua jurisdio ex post facto, vale dizer, diante do conflito estabelecido, fundamental que a adoo arbitragem e a eleio dos princpios UNIDROIT e da Lex petrolea sejam estabelecidas ex ante, no corpo do contrato de concesso, nos termos do inciso X, do artigo 43 da lei do petrleo.

28

BIBLIOGRAFIA

ALVES, Clarissa Maria Beatriz Brando de Carvalho, MARINHO, Carlos Augusto Menezes e VASSALLO, Joo Guilherme da Hora. Lex Petrolea: O Direito Internacional Privado na Indstria do Petrleo. Paper apresentado no 4 PDPedtro, Campinas, SP, 21-24 de Outubro de 2007, disponvel em

http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/4/resumos/4PDPETRO_8_2_0143-3.pdf AMARAL, Antonio Carlos Rodrigues do (Coord.). Direito do comrcio internacional: aspectos fundamentais. So Paul. Aduaneiras.2004 ARAJO, Ndia de. Contratos Internacionais: Autonomia da Vontade, Mercosul e Convenes Internacionais. 4 Ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro. Renovar. 2009 ARAJO, Nadia de; JACQUES, Daniela Correa. Contratos Internacionais no Brasil: posio atual da jurisprudncia no Brasil. RTDC, vol 34. Abr/Jun 2008, pgs. 267/280. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. 6 Ed. Braslia DF. Editora Universidade de Braslia. 1994. BOTCHWAY, Francis N. Can the law compel business parties to negotiate?. Journal of World Energy Law & Business, 2010, Vol. 3, No. 3, pgs. 286/303) DOLINGER, Jacob, TIBURCIO, Carmen. Direito Internacional Privado: Arbitragem Comercial Internacional. Rio de Janeiro. Renovar. 2003 FAVACHO, Frederico e GASPAR, Renata Alvares. Arbitragem Priovada: Inteligncia do Artigo 7 da lei 9.307/96, in Revista de Direito da Associao dos Procuradores do Novo Estado do Rio de Janeiro, vol. XVIII Direito Arbitral. Coordenador Srgio Nelson Mannheimer. Rio de Janeiro. Lumen Juris, 2006, pg. 233/237. GAMA JR., Lauro. Contratos Internacionais Luz dos princpios UNIDROIT 2004.: Soft Law, Arbitragem e Jurisdio.Rio de Janeiro, Renovar. 2006 GASPAR, Renata Alvares. Reconmhecimento de Sentenas Arbitrais Estrangeiras no Brasil. So Paulo. Atlas. 2009. (Coleo Atlas de Arbitragem. Coordenao Carlos Alberto Carmona)
29

GOMES, Orlando. Contratos. 22 Ed. Rio de Janeiro. Forense. 2000 GONALVES, Alcindo e RODRIGUES, Gilberto M. A. (organizadores). Direito do petrleo e gs: aspectos ambientais e internacionais. Santos. Editora Universitria Leopoldianum, 2007. JANA LINETZKY, Andrs. La eficacia horizontal de los derechos fundamentales. Universidad de Chile. http://islandia.law.yale.edu/sela/sjana.pdf, 10/05/2010. JOFF, George, STEVENS, Paul, GEORGE, Tony, LUX, Jonathan e SEARLE, Carol. Expropriation of oil and gas investments: Historical, legal and economic perspectives in a new age of resource nationalism. Journal of World Energy Law & Business, 2009, Vol. 2, No. 1 MANIRUZZAMAN, Prof. A.F.M. The pursuit of stability in international energy

investment contracts: A critical appraisal of the emerging trends. In Journal of World Energy Law & Business, 2008, Vol. 1, No. 2, pg. 121/157 MARTIN, A. Timothy e PARK, J. Jay, Global petroleum industry model contracts revisited: Higher, faster, stronger. Journal of World Energy Law & Business, 2010, Vol. 3, No. 1, pag. 04/43 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 28 Ed. Atualizada por Eurico de Andrade Azevedo, Dlcio Balestero Aleixo e Jos Emmanuel Burle Filho. So Paulo. Malheiros. 2003. NWAOKORO, Joseph. Enforcing stabilization of international energy contracts. Journal of World Energy Law & Business, 2010, Vol. 3, No. 1, pg. 103/110 RIBEIRO, Marilda Rosado de S. Sovereignty over Natural Resources Investment Law and Expropriation: The case of Bolivia and Brazil. Journal of World Energy Law & Business, 2009, Vol. 2, No. 2, pags. 129/148. RUBERT, Marta Oller. LA INCLUSIN DE CLUSULAS AMBIENTALES EN LA CONTRATACIN PBLICA. REVISTA CATALANA DE DRET AMBIENTAL Vol. I Nm. 1 (2010): 1 34

30

SKINNER, Matthew, MILES, Cameron A. e LUTTRELL, Sam. Access and advantage in investor-state arbitration: The law and practice of treaty shopping. Journal of World Energy Law & Business, 2010, Vol. 3, No. 3, pg. 160/284 TIBURCIO, Carmem. A Petrobras e a arbitragem, disponvel em

http://www.migalhas.com.br/depeso/16,MI1100,31047-A+Petrobras+e+a+arbitragem, ltimo acesso em 25 de abril de 2010.

31

You might also like