You are on page 1of 10

1

O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA METODOLOGIA VAN HIELE: UMA EXPERINCIA


ADRIANA CLARA HAMAZAKI adrianahamazaki@ig.com.br Orientadora: Prof Mestre Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima UNIVERSIDADE GUARULHOS GRUMAM Grupo de Pesquisa em Educao Matemtica

Resumo Os Parmetros Curriculares Nacionais propem o ensino da geometria, mas este objetivo no vem sendo alcanado. Proponho uma alternativa para o ensino da Geometria baseado no Mtodo van Hiele, cujo modelo consiste na valorizao da aprendizagem como um processo gradual, global e construtivo. Gradual, porque considera que a intuio, o raciocnio e a linguagem geomtrica so obtidos gradualmente. Global, porque figuras e propriedades no so abstraes isoladas, inter-relacionam-se pressupem diversos nveis que levam a outros significados. Construtivo, porque pressupem que no existe transmisso de conhecimentos, mas que o aluno dever construir ele prprio os seus conceitos (Serrazina, 1996). No Brasil o trabalho dos van Hiele no recebeu o devido reconhecimento. Motivada pela curiosidade de conhecer suas aplicaes que dedico esta pesquisa aplicao do Mtodo dos van Hiele em turmas ingressantes no curso de Licenciatura em Matemtica como tentativa para suprir o necessrio conhecimento da Geometria. O ensino de Geometria no Brasil permanece no nvel inicial, onde os alunos julgam que o quadrado no retngulo s porque possuem aparncias diferentes (Lorenzato, 1995). Ser possvel ensinar Geometria atravs da intuio e do raciocnio de forma que os alunos construam seus prprios conceitos geomtricos?

Introduo Os Parmetros Curriculares Nacionais propem para o ensino da geometria, que o aluno desenvolva a compreenso do mundo em que vive, aprendendo a descrev-lo, represent-lo e a se localizar nele, estimulando ainda a criana a observar, perceber semelhanas e diferenas, a identificar regularidades, compreender conceitos mtricos, e permitir o estabelecimento de conexes entre a Matemtica e outras reas do conhecimento; porm este objetivo no est sendo realizado por diversas razes, tais como o tema geometria estar normalmente no final dos livros didticos, a falta de preparo do professor em geometria, detectada aps o movimento da Matemtica Moderna no Brasil, onde a lgebra mais enfatizada. Devemos citar ainda a importncia da Geometria na formao acadmica dos alunos; em relao prpria Matemtica, por facilitar a compreenso de contedos que de forma geral auxiliam significativamente na aprendizagem de outras disciplinas como a Fsica, Qumica, Geografia. No contexto profissional a importncia da Geometria s reconhecida nas profisses onde se faz necessria a utilizao da mesma. Como exemplo podemos citar Engenharia, Arquitetura, Desenho, a Geometria aparece na forma de habilidades em profisses onde sua aplicao menos formal: costureira, mestre de obras, coregrafo, desportista, manobrista, etc. Em relao potencialidade da geometria como conhecimento, Freudenthal 1, se expressa da seguinte maneira: A Geometria uma das melhores oportunidades que existem para aprender matematizar a realidade. uma oportunidade de fazer
1

FREUDENTHAL, Hans. Mathrmatics as an educational task.Dordrecht::Reidel,1973,p.407 apud FONSECA,

Maria da Conceio F. R. et al. O ensino de geometria na escola fundamental: trs questes para a formao do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte, Autntica, 2001.

descobertas como muitos exemplos mostraro. Com certeza, os nmeros so tambm um domnio aberto s investigaes, e pode-se aprender a pensar atravs da realizao de clculos, mas as descobertas feitas pelos prprios olhos e mos so mais surpreendentes e convincentes. At que possa de algum modo ser dispensadas, as formas no espao so um guia insubstituvel para a pesquisa e a descoberta. Segundo projeto de pesquisa realizado pela PUC-SP: A geometria um ramo importante tanto como objeto de estudo como instrumento para outras reas. No entanto, os professores do ensino fundamental apontam a geometria como um dos problemas de ensino/aprendizagem e quando solicitados a indicar os cursos de extenso que gostariam fazer, em sua maioria, indicam um curso de geometria. O diagnostico dessa situao vem sendo discutido nos meios acadmicos, em alguns segmentos da sociedade e inclusive, em algumas instancias governamentais. A Secretaria de Ensino Fundamental do MEC colocou em discusso nacional, Parmetros curriculares e aponta a necessidades de reviso na formao de professores para a efetiva implantao de novas alternativas2. Baseando-se em todas as afirmaes anteriores proponho uma alternativa para o ensino de Geometria baseado na contribuio do casal van Hiele. importante citar que sob a orientao do educador matemtico Hans Freudenthal, o casal van Hiele pesquisou o ensino da Geometria com alunos de 12 e 13 anos, enfatizando a manipulao de figuras (Lorenzato, 1995).

PROJETO: FENMENOS Projeto PUC/SP FAPESP

DE

ENSINO

APRENDIZAGEM

DA

GEOMETRIA

O Modelo de van Hiele, que concebe diversos nveis de aprendizagem geomtrica (ou nveis de desenvolvimento do pensamento geomtrico) com as seguintes caractersticas: no nvel inicial (visualizao), as figuras so avaliadas apenas pela sua aparncia, a ele pertencem os alunos que s conseguem reconhecer ou reproduzir figuras (atravs das formas e no pelas propriedades); no nvel seguinte (anlise) os alunos conseguem perceber caractersticas das figuras e descrever algumas propriedades delas; no outro nvel (ordenao), as propriedades das figuras so ordenadas logicamente (incluso) e a construo das definies se baseia na percepo do necessrio e do suficiente. As demonstraes podem ser acompanhadas, memorizadas, mas dificilmente elaboradas. Nos dois nveis seguintes esto aqueles que constroem demonstraes e que comparam sistemas axiomticos3. Resumindo, os van Hiele descreveram um modelo de aprendizagem fundamentado numa viso que valoriza a aprendizagem da Geometria como um processo gradual, global e construtivo. Gradual, porque considera que a intuio, o raciocnio e a linguagem geomtrica so obtidos gradualmente. Global, porque figuras e propriedades no so abstraes isoladas, inter-relacionam-se e pressupem diversos nveis que levam a outros significados. Construtivo, porque pressupem que no existe transmisso de conhecimentos, mas que o aluno dever construir ele prprio os seus conceitos(Serrazina, 1996). Verificar se o Mtodo dos van Hiele se mostra como uma metodologia alternativa no ensino da Geometria em processos de interveno.

LORENZATO, Srgio. Por que no ensinar Geometria? A educao matemtica em revista. Geometria. Blumenau, nmero 04, p.03-13, 1995. Edio especial.

Pelo fato de no Brasil o trabalho dos van Hiele no ter recebido o devido reconhecimento e motivada pela curiosidade de conhecer sua aplicaes que dedico esta pesquisa aplicao do Mtodo dos van Hiele em turmas ingressantes no curso de Licenciatura em Matemtica como tentativa para suprir o necessrio conhecimento da Geometria. O ensino de Geometria no Brasil permanece no nvel inicial, onde os alunos julgam que o quadrado no retngulo s porque possuem aparncias diferentes (Lorenzato, 1995).

Desenvolvimento e discusso A metodologia aplicada ser por meio das Atividades Complementares conforme exigncia da atual legislao para cursos de licenciatura, na forma de aulas presenciais, onde sero aplicadas atividades para o desenvolvimento do raciocnio em geometria pelo Mtodo dos van Hiele, que deve seguir os seguintes nveis: Nvel dos van Hiele 1 Nvel Reconhecimento Caractersticas Reconhecimento, comparao e nomenclatura das figuras geomtricas por sua aparncia global. Anlise das figuras em termos de seus 2 Nvel Anlise componentes, reconhecimento de suas propriedades e uso dessas propriedades para resolver problemas. Percepo da necessidade de Descrio de um quadrado Exemplo Classificao de recortes de quadrilteros em grupos de quadrados, retngulos, paralelogramos, losangos e trapzios. Descrio de um quadrado atravs de propriedades: 4 lados iguais, 4 ngulos retos, lados opostos iguais e paralelos.

uma definio precisa, e de 3 Nvel Abstrao que uma propriedade pode decorrer de outra; Argumentao lgica informal e ordenao de classes de figuras geomtricas. Domnio do processo 4 Nvel Deduo dedutivo e das demonstraes; Reconhecimento de condies necessrias e suficientes. Capacidade de compreender demonstraes formais; 5 Nvel Rigor Estabelecimento de teoremas em diversos sistemas e comparao dos mesmos.

atravs de suas propriedades mnimas: 4 lados iguais, 4 ngulos retos. Reconhecimento de que o quadrado tambm um retngulo. Demonstrao de propriedades dos tringulos e quadrilteros usando a congruncia de tringulos.

Estabelecimento e demonstrao de teoremas em uma geometria finita.

Desenvolvimento de atividades em aulas presenciais, com os seguintes contedos e objetivos: Contedos Atividades 1 e 2 Objetivos - Diferenciar figura geomtrica plana de slido geomtrico; - Observar as semelhanas e diferenas entre os

3 4 Quadrilteros 5 6 7 8 9

pares de figuras e de slidos. - Classificar os quadrilteros. - Identificar propriedades caractersticas dos diferentes tipos de quadrilteros. - Observar que alguns tipos de quadrilteros tm propriedades em comum. - Concluir que h propriedades mnimas para descrever os diferentes tipos de quadrilteros. - Reconhecer figuras geomtricas, atravs de seus elementos. - Identificar figuras geomtricas atravs de propriedades especficas. - Reconhecer as figuras geomtricas que fazem parte do Tangram, e identificar suas

propriedades atravs de seu manuseio. A idia de conservao de rea dever ser dominada.

1 2 Isometrias 3 4 5 6 7

- Conceituar eixo de simetria. - Reconhecer eixos de simetria de figuras e letras. - Conceituar a transformao de reflexo e suas propriedades. - Determinar a imagem de figuras atravs de uma reflexo. - Conceituar a transformao de translao e suas propriedades. - Determinar a imagem da figura atravs de uma translao. - Conceituar a transformao de rotao e suas propriedades.

Isometrias

- Diferenciar os sentidos horrio e anti-horrio da rotao; - Determinar a imagem de figuras de uma

rotao. - Diferenciar e comparar as trs isometrias estudadas.

- Reconhecer e definir figuras congruentes; Congruncia De Figuras Construo e Congruncia de Tringulos - Destacar as condies necessrias para a congruncia de duas figuras planas; - Identificar elementos correspondentes em figuras congruentes. - Explorar a construo de tringulos; - Observar sob que condies um tringulo fica bem determinado; - Concluir os trs casos de congruncia de tringulos. - Construir o conceito de semelhana de figuras, atravs da homotetia; Semelhana - Reconhecer polgonos semelhantes; Identificar propriedades as condies de polgonos e

semelhantes. - Identificar Semelhana de Tringulos

necessrias

suficientes para a semelhana de polgonos e tringulos; Identificar propriedades de tringulos

semelhantes. - Deduzir o Teorema de Pitgoras e as relaes

Teorema de Pitgoras

mtricas no tringulo retngulo, atravs da semelhana de tringulos, usando recortes e dobraduras;

Consideraes finais Como resultado final espera-se a elaborao de uma proposta de interveno pedaggica para o ensino da Geometria aos alunos do curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Guarulhos. Com uma nova proposta de interveno pedaggica para o ensino da Geometria, os professores tero mais uma opo em material didtico para ministrar suas aulas, com o objetivo de facilitar o esquema ensino-aprendizado. At o presente momento, os alunos da graduao, se mostram muito interessados em desenvolver (aprender) geometria segundo a metodologia do casal van Hiele.

Referncias bibliogrficas FONSECA, Maria da Conceio F. R. et al. O ensino de geometria na escola fundamental: trs questes para a formao do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte, Autntica, 2001. RAUBER, Jaime Jos (Coord.); SOARES, Marcio (Coord.). Apresentao de trabalhos cientficos: normas e orientaes prticas. Passo Fundo, UPF, 2003. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22.ed. So Paulo, Cortez, 2002. PROJETO: Fenmenos de ensino aprendizagem da geometria.

Projeto PUC/SP FAPESP PIRES, Clia Maria C. et al. Espao & forma : a construo de noes geomtricas pelas crianas das quatro sries iniciais do Ensino Fundamental. So Paulo, Proem, 2000.

10

NASSER, Llian (Coord.); SANTANNA, Neide P. (Coord.). Geometria segundo a teoria de van Hiele. Rio de Janeiro, Projeto Fundo IM/UFRJ, 2000. LOPES, Maria Laura M. Leite (Coord.); NASSER, Llian (Coord.).Geometria: na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro, Projeto Fundo IM/UFRJ, 1996. SERRAZINA, Maria de Lurdes; MATOS, Jos Manuel. Didctica da

matemtica.Portugal, Universidade Aberta, 1996. LORENZATO, Srgio. Por que no ensinar Geometria? A educao matemtica em revista. Geometria. Blumenau, nmero 04, p.03-13, 1995. Edio especial.

You might also like