You are on page 1of 3

ROCHA, Jorge Vieira da - Fundamentos de vendas & varejo/ Jorge Vieira da Rocha Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2005.

. Segundo ROCHA (2005) Planejamento estratgico Consiste em adequar a misso e os objetivos do varejista com as oportunidades disponveis. A estratgia de marketing que resulta disso consiste de um mercado-alvo, localizao (es) e mix do varejo. SILVA, Helton Haddad Carneiro da Planejamento estratgico de marketing/ Helton Haddad Silva, Evandro Cesar Tenca, Paulo Henrique Schenini, Sandra Fernandes 3. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Planejamento uma atividade essencial a humanidade uma vez que a mesma alia o homem ao sucesso nos seus propsito e objetivos. Desde os primrdios na poca das cavernas no processo de caa, nos domnios dos territrios e se defender a animais ferozes, at as guerras entre naes, revolues poltica, para o prprio homem ir fazer uma viagem at a lua. Planejar faz parte da vida do ser humano uma vez que todas as pessoas fazem planos para alguma rea de sua vida para atingir metas pessoais e profissionais. Essa essencialidade, ou melhor, a necessidade do planejamento vem do fato das atividades que o prprio homem est inserido exige a utilizao de recursos como tecnologias, processos e pessoas, interagindo de forma dinmica para que se alcance resultados. Vale ressaltar que nem sempre essas atividades so flexveis, muitas vezes so mais complexas do que se possa imaginar, pra isso serve a planificao das atividades para proteger o escopo de cada propsito, metas e objetivos a serem atingidos dentro da organizao. Quando falamos de Planejamento estratgico associado ao Marketing, estamos considerado a grande importncia da necessidade que cada organizao tem de atender as especificaes do mercado em que atuar, busca continua de satisfao do cliente , focando a fidelizao , bem como a principal regente do principal objetivo de uma empresa , a lucratividade atravs das vendas. O Marketing vem agregar a dinmica de mercado, o prprio significado do nome destaca sua potencialidade Marke = mercado + ing = movimento/ ao, Mercado em movimento, ou em ao, define funes estratgicas para garantir a marca, a presena dos produtos e as expectativas dos clientes para dentro da empresa. O Plano estratgico associado ao Marketing leva a orientao da organizao para o mercado, o que torna cada vez mais competitiva. Segundo ROCHA (2005) Planejamento estratgico Consiste em adequar a misso e os objetivos do varejista com as oportunidades disponveis. A estratgia de marketing que resulta disso consiste de um mercado-alvo, localizao (es) e mix do varejo.

O autor define a importncia do Planejamento estratgico baseado primeiramente na razo de viver da empresa a sua misso associada s oportunidades existentes dentro do mercado seja ele varejistas ou no. As oportunidades s podem ser detectadas atravs de pesquisas, anlises e estudos, tudo isso faz parte do escopo do Plano de Marketing, assim define o mercado-alvo a ser atingindo, trabalhado e investido na sua devida segmentao e atendendo todos os critrios de mix do varejo. Visto que a viso do autor est baseada nos fundamentos de varejo, possvel discernir a sua afirmativa no que diz respeito a viso gerais de um entre vrios conceitos de Planejamento estratgico. H vrios questionamentos em relao necessidade de um planejamento formal, uma vez que possvel observar vrias empresas com capitais milionrios, nadando em rios de dinheiro sem sequer nunca pensar na questo de planejar, milhares de empresas que raramente seguiram um plano estruturado de aes mercadolgicas. Como podemos explicar tal questo? Ser que realmente h a necessidade de um planejamento, ser que realmente algo relevante para a uma organizao uma vez que a aplicao da prtica acaba sendo espordica em relao teoria. Tambm possvel visualizar outras situaes em relao ao uso dessas ferramentas mercadolgicas, empresas que usam seu planejamento estratgico de marketing totalmente esttico, s vezes enterrado e empoeirado em grandes arquivos ou at nas gavetas dos gestores, sem uso ou aplicao de critrios e metodologias. Nessa perspectiva a empresa pode at crescer, mas permanecer crescendo no mercado da ampla concorrncia dificilmente conseguir grandes xitos. possvel tambm considerar que a no relevncia em relao ao Plano estratgico de marketing esteja associado ao conceito de que so metodologias ultrapassadas devido o surgimento das teorias do planejamento estratgico de marketing est registrado pelos meados de 1950 e 1960, isso norte-americana. Posteriormente englobando todo o mundo com a acelerada dinmica da globalizao. J o mundo em pleno sculo XXI deve atentar-se que no devemos olhar para o Plano estratgico mercadolgico como algo irrelevante. Devemos ampliar o conhecimento do que planejar e tambm agregar a metodologia e a prtica do planejamento estratgico para que o mesmo assuma a sua funo mais essencial de dinamizador de mercado, antecipador de mudanas e acima de tudo uma grande ferramenta fundamental na gesto empresarial. De acordo com SILVA (2006) O planejamento estratgico direciona as aes da empresa em busca de resultados, lucros, crescimento e desenvolvimento que assegurem seu sucesso. Vejo com esta viso que o planejamento estratgico de marketing transforma as atividades da organizao em estratgias claras, servindo, ainda, para o alinhamento de foco da viso dos gestores e direcionamento de recursos tecnolgicos, tticos e operacionais, e o mais importante a uma excelente forma de fidelizao de clientes, conquistas mercados e marcando uma grande presena de fora competitiva.

You might also like