You are on page 1of 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO SUL DO ONTRIO

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

HAMILTON MAIS RICA...


Hamilton a cidade solidria est, de facto, mais rica. O Governo entendeu as necessidades de uma sociedade de origem portuguesa que est a pugnar por dar mais apoio... aos que mais necessitam. Pgs. 8 e 9

Tera -Feira, 06 de Setembro 2011 | Ano II N.64

www.pcnewsnetwork.com

DISTRIBUIO GRATUITA

Cesrio fala a ABC:


preciso acordar as comunidades

Dia do Trabalho ainda lembrou Jack Layton


Durante anos, o Labour Day era o toque final da poca de vero. Era o fim dos piqueniques, das casas de vero, da parte mais visvel e mais agradvel desta poca. Era, afinal, o fim da CNE. E de pouco mais se falava. Os dirigentes laborais comearam, entretanto, pouco depois, a lembrar o encerramento de fbricas, os chamados downsizes e os layoffs. Insistiam os dirigentes que se deveria puxar pelo produto nacional made in Canada. Ontem, havia uma falta, a de Jack Layton, que h muitos anos estava presente. Layton foi ainda lembrado... Pg. 10

O Secretrio de Estado das Comunidades falou a ABC atravs do colega Helder Freire antes de seguir para os EUA onde se encontra. Pg. 5

Vai ser aqui, neste prdio que a Portuguese Support Services for Quality Living vai construir, que o milagre vai continuar. Graas ao trabalho dos voluntrios, sim, mas tambm ajuda do Governo Provincial. ABC esteve em Hamilton e assistiu a tudo.

2 . Nossa Gente

Um Poltico

06 de Setembro 2011

Pedro Jorge Costa Baptista pedrojorgeri@gmail.com

Nesta semana Um leitor pediu-me, esta semana, para falar sobre um assunto, este tambm delicado. Irei falar dele, mas j na semana passada estava planeado escrever sobre um assunto, mas tive outro pedido. Por isso, irei satisfazer o pedido desta semana na semana que vem. Hoje falarei do tema que tenho vindo a adiar. Eu gostava de falar sobre Jack Layton, e do que deixou, o seu legado e o futuro. Como sabem Jack foi o lder do NDP, e na semana passada foi o seu funeral, o lider da oposio no consegui ganhar a batalha contra o cancro. Para falar de Jack Layton, temos de saber separar trs pontos: 1, o homem, 2, as suas ideias e 3, o NDP, como partido poltico. Mas a verdade que no simples, pois as pessoas no conseguem desligar todos os dados/factos, e focarem apenas um. Por exemplo, no conseguem entender que uma coisa as ideias de um homem e outra coisa o partido a que esse homem pertence. Eu admito que Jack Layton era um homem fantstico, e um extraordinrio poltico, uma pessoa pode estar na poltica, mas no ser um verdadeiro poltico, da mesma maneira que uma coisa estar na poltica, outra ser um poltico, outra ser um lder. Os polticos e os lideres so muito raros, e nunca uma pessoa ambos, pois as qualidades para actuar como um (lder) anulam as qualidades que auxiliam o outro (poltico). Jack era um verdadeiro poltico, ele sabia como mobilizar massas, sabia cativar as pessoas, sabia como usar as palavras usando-as com mestria avanando muito para alm das ideologias do NDP e do socialismo, sabia tornar essas ideias atractivas, sabia apoiar uma ideia, mesmo que fosse controversa, mas sem se comprometer, sabia como deixar que uma causa no morresse, mas sem a apoiar verdadeiramente. O Jack era um homem nico, numa altura onde polticos so raros e as pessoas chegam a desprezar a poltica, Jack deu esperana e alegria a muitas pessoas, isso nunca ningum pode negar. Agora em relao ao futuro, estou preocupado em saber como que o partido NDP vai aproveitar este legado, o que que as pessoas e os membros do parlamento vo agora fazer. J deve ser visvel que o mapa e o cenrio poltico do Canad, est definido de forma curiosa, mas esta paz foi posta em acordo por um homem que j no est entre ns. E eu duvido de que o NDP seja capaz de manter esta paz. Pois como deve ser visvel ou bvio para todos, o Jack no era o tpico NDP, e espero que tudo corra bem, que neste partido as pessoas saibam honrar e usar o legado do Jack e no s aproveitarem-se dele. ATE PARA A SEMANA.

ABC deseja a todos os estudantes Portugueses boa sorte neste novo Ano Escolar
A cidade vai mudar esta manh. Toronto e todas as cidades e vilas da Provncia ganharam nova animao. Os mais novos, quais pardais de cales, como diria o Poeta, e como ns repetimos vezes sem conta... j andam por a. Venceram, de novo, as ruas e juntam-se aos magotes, como que a enfrentar o Futuro. Era bom que fosse mesmo para enfrentar o Futuro. O ano lectivo a comear , de facto, tarefa para os mais novos, sem deixar, no entanto, de o ser tambm para os outros. At porque o futuro que eles e elas construirem... tambm tem muito a ver connosco, os outros. Falar nisto, aqui e agora, mais no do que dar sociedade - sociedade que ajudamos a fazer - a dimenso do que nos deveria esperar. No seio da famlia... cozinha-se, de facto, o futuro. E cozinha-se o caminho que queremos dar aos nossos filhos e netos. O ano lectivo a comear , de facto, tarefa para os mais novos, sem deixar, no entanto, de o ser tambm para os outros. At porque o futuro que eles e elas construirem... tambm tem muito a ver connosco, os outros. E a provar que algo mudou, que a cidade volta normalidade de outras pocas, terminadas que foram as chamadas frias grandes, pelo menos para os mais novos, a Polcia de Toronto comeou uma campanha. Tendente a proteger os mais novos, a campanha Back to School comeou com especial ateno ao que se passa nas vizinhanas das escolas, mesmo em matria de trfego. Especial ateno a cintos de segurana e a cadeiras especiais para os mais pequenos. Tudo para que o novo ano lectivo comece bem e sem sobrassaltos. E para que a misso esteja bem cumprida, ningum deve deixar de ter em ateno que os filhos precisam cada vez mais dos pais. Mesmo no aspecto da Educao. A Escola d algo qie ns no podemos dar. Mas ns no podemos, de for-

ma alguma, descansar apenas nas Escolas. E devemos acompanhar, de perto, tudo o que ali se passa. Por ns, desejamos um novo ano escolar repleto de sucessos.

Clubes e Associaes

ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 10 de Setembro, Piquenique Asas do Atlntico, na quinta Macedo (1117 Line 7 Road, Niagara on the Lake). Abertura, s 7h00 com pequeno almoo, sardinhas, dana, chamarrita, jogos e msica com o DJ Asas. Informaes: 416-457-4135 ou 905-262-1234. CASA DOS AORES DO ONTRIO 10 de Setembro, no Salo Nobre, festa onde todos os fundos revertero para o combate ao Cancer. Jantar, interveno de um mdico especialista, e ainda baile animado por Mario Marinho, Tony Melo, RENO, Paulo Marco e Jessica Amaro. Para mais informaes e reservas, contacte Cidlia Sousa 289 997 8946 Lidia Sousa 416 904 4893 CASA DO ALENTEJO Hoje, dia 6, na Galeria Alberto de Castro, a partir das 7 da noite, conferncia de Imprensa sobre as festividades da XXVII Semana Cultural Alentejana. Convida-se a comunidade em geral. Sexta-feira, dia 9, s 19 horas, abertura da exposio Queimada Tropical, com quadros do artista Lus Paiva de Carvalho; Sbado, dia 10, 2. Kizomba Night, Noite de convvio e farra das gentes de Angola, com msica para danar com o Tropical Mix DJ e jantar com iguarias da Culinria angolana. Entretenimento com Minah Jardim. Os fundos deste evento revertem para a atribuio de duas Bolsas de Estudo. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Inscries para o ano lectivo 2011-2012, hoje, 6 de Setembro, entre as 6 e as 9 da noite. Sabado, dia 10 de Setembro, baile de abertura, com o conjunto Jovem Imperio. O Centro Cultural Portugues de Mississauga organiza arraial Portuguesa, para angariao de fundos a reverter para o Luso-Canadian Charity, no sbado, 24 de Setembro. No St. Johns hall, 2185 Stavebank Road Mississauga. Cantigas ao desafio, Carminda e Sergaceira, a Concertina Walter Saomartinho vindos de Portugal, dos Estados Unidos, Duo Rotao, e artistas comunitarios. Entrada as 5:00, jantar as 6:30pm. Reserve com antecedencia. 905-286-1311. RANCHO ESTRELAS DO NORTE - Sbado, 17 de Setembro, noite de Folclore com incio s 18h00, a realizar-se na Casa da Madeira (1621 Dupont St.) e com actuaes dos Ranchos Folclricos da Casa da Madeira, de Oakville, da Casa dos Poveiros, da Associao Cultural do Minho e Estrelas do Norte. BANDA LIRA DO SAGRADO CORAO DE JESUS - Sbado, 24 de Setembro, Jantar-convvio de angariao de fundos, com Marcelo Neves e DJ, a realizar na St. Marys Ukrainian Catholic Church Hall (3625 Cawthra Road, Mississauga). Os fundos adquiridos neste jantar revertero a favor da Escola de Msica da Banda do Sagrado Corao de Jesus. Reservas: 905712-3098.

Envie-nos a sua lista de eventos semanais


CASA DA MADEIRA - Sbado e Domingo, 10 e 11 de Setembro, Festa dos Compadres e do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada da Madeira. Sbado, Abertura do Parque s 10h00 com msica pelo DJ Henriques. Pela tarde ser feita a Sentena dos Compadres e os mesmos sero queimados. Domingo, Missa Campal pelas 14h30 seguida de msica pelo DJ. IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FTIMA - De 9 a 12 de Setembro, Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres. No domingo, Missa Solene, s 13h00. Procisso com a presena do Bispo John Boissonneau e as bandas Lira de Brampton, Senhor Santo Cristo dos Milagres, Lira de Bom Jessus, Lira de Nossa Senhora de Ftima, grupos da parquia e Ranchos Folclricos.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), John Paz (Bradford), Lara Ingrid, Luis Esgio, Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

06 de Setembro 2011 EDITORIAL C vamos andando...


No restam dvidas. No sabemos quem ser capaz de analizar, cabalmente, a situao que se vive em Portugal. Os meandros em que toda a engrenagem se movimenta. At onde poderemos ir. O Governo, ainda agora, anunciou mais impostos directos ou indirectos e mais uns cortes. So muitos mas, de facto, no sero todos. E se aceitarmos que quem governa... no (s) o Governo, naturalmente que acreditamos que tudo pode ainda acontecer, a mando (ou directriz, que chega a ser o mesmo) de uma troika que ningum elegeu... mas que a inpcia de sucessivos Governos fizeram entrar em Portugal. A taxa adicional de 2,5% para os contribuintes com rendimentos mais elevados, agora anunciada, e uma outra de 3% para as empresas com lucros acima de milho e meio de euros... no so mais do que um castigo sem destinatrio certo. E isto a despeito do grande Marcello j ter dito que se trata de mais uma pantufada foi ele quem o disse para a classe mdia e de ngelo Correia dizer que o slogan de os ricos que paguem a crise... no mais do que um chavo, j que os ricos j h muito que pagam a crise.

Material Editorial . 3
E, no meio de tudo isto, h notas soltas que no so mais do que incentivos descrena. H um ministro, que at tem um certo perfil, a dizer que a economia do Pas voltar a crescer em 2013, em qualquier coisa como 1,2% do PIB, antevendo, depois, um crescimento mdio anual de 2 por cento entre 2013 e 2015. Tudo muito vago, tudo muito enevoado nas ondas cada vez mais alterosas da descrena. Sim, porque os nmeros dizem logo que o desemprego poder atingir 13,2% no prximo ano e que a dvida pblica vai atingir o pico em 2013, chegando aos 106,8% do Produto Interno Bruto. Imaginem! As intemperies econmicas bateram-nos porta. Esperamos que no haja destruio total de um tecido social, normalmente bom, que o tecido social Portugus. No fundo, em Portugal, as coisas vo marchando ao som da batuta da Troika, que d dinheiro, mas que vai fazendo exigncias. O Governo... governa mas, de facto, debaixo dos parmetros do que foi ditado pela Troika. A despeito de tudo, e de acordo com o barmetro Renascena, SIC e Expresso, os Partidos da coligao governamental mantm a maioria, ainda que o PS consiga uma ligeira subida devido recente eleio do novo lder. Forte... forte... s o Presidente Cavaco Silva, que ainda a personalidade poltica mais popular. Mas que, no entanto, para alm da chamada magistratura de influncia... no se vai queimando com actividades que poderiam fazer perigar o barco. E as crticas, como era lgico, j se fazem sentir. Sobretudo quanto aos anncios de cortes nas despesas. E mesmo figuras mais ou menos afectas ao Governo... no deixam de criticar situaes. Rebelo de Sousa, por exemplo, fala na tal pantufada na classe mdia... mesmo que haja uma ou outra panaceia para os mais pobres... Juros. Dinheiro. A palavra a sobrepr-se, s vezes, aco. Paulo Macedo garante que o objectivo de certos cortes na Saude preservar a qualidade dos servios prestados, mas tambm assume como prioridade a reduo do nmero de urgncias, sobretudo, em Lisboa e Coimbra. Paulo Kuteev Moreira, professor da Escola Nacional de Sade Pblica, concorda com a reduo dos servios de urgncia naquelas cidades, mas no tem duvidas que a qualidade dos cuidados de sade vai ser afectada pelos cortes. E deixa cair o ttulo de coveiro da Saude, referindo-se a Scrates... Coisas. Educao. Sade. Temas de grande valia no dia-a-dia dos Portugueses. Como o ser a Justia, que tambm est pelas ruas da amargura, como de hbito dizer-se... Neste caso, funcionrios judiciais esto preocupados com a falta de meios. Juzes desejam relao pacfica com o Governo... mas ningum sabe se o conseguem. Coisas! A fazerem antever um Outono nada meigo!

Fernando Cruz Gomes fgomes@rogers.com

O dia em que o Mundo mudou


Helder Freire Jornalista(Lisboa) A ser verdade o que dizem alguns jornais, os sindicatos representativos dos trabalhadores da RTP, esto contra um eventual convite a Jos Eduardo Moniz, para produzir e apresentar um programa de informao. Ainda gostava que me explicassem, o que que um sindicato, seja ele qual for, tem a ver com a programao e com os convites que a direco faa ou tencione fazer. De facto, a ser verdade, faz-me lembrar outros tempos em que um sujeito e muitos foram era saneado s porque a cor dos olhos no era do agrado dos sindicatos e das comisses de trabalhadores. Espero, sinceramente, que a direco de informao e a administrao da RTP no se deixem intimidar e assim (se for verdadeira a notcia) aproveitar o contributo do homem que mais sabe de televiso em Portugal. Basta olhar para as outras estaes e ver que as trutas que por l andam, passaram todas pelas suas mos, os programas de maior xito, foram durante o seu consulado na RTP e na TVI e as audincias subiram e estabilizaram no topo, por culpa sua. Mas, deixemos o Moniz em paz. Se ele voltar pantalha, que seja bem-vindo. Por mim estou farto de ver tanta tontaria, mas enfim. No sei porqu, de repente, os defensores da RTP tal como est, com aquele fartote de canais e aplicaes, desapareceram das redes sociais. Calaram-se, quando perceberam que o governo no iria recuar na privatizao de um canal. No sei porqu, mas posso tentar adivinhar S a RTP/Porto tem 450 trabalhadores, o que s por si, dava para fazer uma estao. No entanto, insignificante a sua produo, sendo que, enganadoramente, uma boa parte da produo, como a RTP/N, tem origem em Lisboa, com jornalistas de Lisboa. Alis. Desde sempre que permanece essa bizarria de ter um centro de produo no Porto, com aquela dimenso, e depois no h onde colocar o, produto nos canais generalistas mas em horrio nobre, como quem os do norte. Esta velha guerra Porto/Lisboa, tem custado rios de dinheiro RTP. Este sorvedouro tem uma divida acumulada de cerca de 550 milhes de Euros e as RTPs da Madeira e dos Aores, levam-nos, todos os anos, 24,7 milhes para alimentar uma programao subsidiria do continente e uma produo prpria, pelo menos Kitsch. Este ano, segundo dados oficiais, l vo mais 225 milhes e ainda uma outra tranche de 30 milhes, para a nossa querida RTP nos dar concursos onde ningum consegue ganhar prmios que se vejam, novelas de qualidade duvidosa, enfadonhos programas supostamente culturais e outros de humor para atrasados mentais. Todos conhecemos a piroseira que a RTP Internacional, com bailinhos, chanfana e artesanato, para j no falar nesse outro buraco negro que a RTP/frica, paga por ns, para vermos notcias do senhor dos Santos a cortar fitas de leno ao pescoo a fingir que pioneiro. Dizem que assim que se promove a lusofonia Espremam isso tudo, todo o telelixo que tm l em casa e vero que com menos um canal, conseguem fazer mais e melhor. Enquanto isso, volta Moniz, que ests perdoado. Para quem achava que a morte de Bin Laden, a 1 de Maio, j era a prenda por excelncia no 10 aniversrio dos atentados do 11 de Setembro, a Casa Branca riscou agora da lista dos terroristas mais procurados o principal chefe operacional da Al Qaeda, Atiyah al Rahman, que ter sido morto no noroeste do Paquisto a 22 de Agosto. Um mssil disparado por um avio no-tripulado no norte do Waziristo eliminou, de acordo com informaes oficiais norte-americanas, o lbio que nos ltimos meses, antes de Bin Laden ser abatido em Abbottabad, conspirara com o lder da Al Qaeda para desencadear novos atentados nos Estados Unidos. Al Rahman, que j fora dado como morto em Outubro do ano passado, tinha a cabea a prmio por um milho de dlares, era, segundo Washington, o comandante das foras da Al Qaeda nas reas tribais do Paquisto e uma figura chave nos contactos com os jihadistas do Magrebe, no Imen e demais ncleos ligados organizao. O homem que passara a nmero dois da Al Qaeda liderada pelo egpcio Ayman al Zawahiri era, portanto, o mais proeminente responsvel pela coordenao de operaes e contactos nos crculos jidahistas. Dez anos passados continuamos a recordar o o 11 de Setembro de 2001 como o dia em que o Mundo mudou. Uma data polmica, na qual foram afundadas vises de Mundo, modelos de pensamento e teorias polticas. Muitas das lacunas ali surgidas no puderam ser preenchidas at hoje.

Cristina Alves jornalista (Lisboa)


Isso vale sobretudo para o Ocidente, que nos ltimos dez anos preferiu, com muita frequncia, dar sinais precipitados de compreenso, em vez de apresentar conceitos claros e solues para fazer frente aos desafios propostos pelo terrorismo islmico e seus seguidores. Um dos exemplos mais absurdos foi a reao de medo a algumas caricaturas malfeitas do profeta Maom. Mas at isso foi suplantado pelo questionamento levado a cabo sobretudo na Alemanha se a morte de um responsvel por assassinatos em massa, como Osama Bin Laden em nome do qual se abusou da cultura e da religio islmicas estaria de acordo com o Direito Internacional. Tais debates demonstram como os atentados de Setembro de 2001 abalaram o sistema ocidental de valores: George W. Bush que certamente no pertence ao rol de presidentes de destaque dos EUA afirmou dois dias aps os atentados terroristas: Iremos defender a liberdade e tudo o que bom e justo. Essa frase simples, mas decisiva, acabou por se perder em Guantnamo, Abu Ghraib e nos milhares de mortos deixados pelo combate ao terrorismo.

Mal agradecidos

Lusa Constantina, Escultora e Professora


Evocamos hoje a memria de Lusa Constantina, no septuagsimo aniversrio do seu nascimento, uma mulher que prematuramente desapareceu de entre ns, mas que deixou uma marca no panorama artstico e cultural dos Aores. A Escultora Lusa Constantina nasceu em So Miguel, no Convento de Belm, a 30 de Agosto de 1941 e faleceu a 30 de Dezembro de 1990. Deixou o seu nome ligado a uma escola de Rabo de Peixe, terra onde escolheu viver at ao fim da vida, na Quinta do Refgio, um lugar mtico que seu av Lus Bernardo Leite Atade enobreceu, tornando-o num ponto de referncia cultural de S. Miguel Lusa Constantina ainda muito nova encontrou na forma dos materiais vulcnicos a beleza natural e comeou a esculpir, instintivamente, figuras de pedra, mostrando vocao para as artes que foi apoiada por sua me, a pintora Maria Lusa Atade e por seu av, Lus Bernardo Leite de Atade, um etngrafo a quem S. Miguel muito deve, quer no aspecto museolgico do levantamento dos usos e costumes da ilha. Como escultora, Lusa Constantina manteve-se fiel ao escopro e ao martelo, criando vrios trabalhos figurativos, monolticos, no basalto da terra natal que amava, dando-lhe um toque de criao humana - um rosto, um ar de emoo - sem nunca torturar uma pedra, como dizia. As suas obras, apresentadas em exposies individuais e colectivas, integram coleces privadas e institucionais. Ainda hoje, junto Quinta do Refgio, no lugar do Charco, na Vila de Rabo de Peixe, podemos encontrar um surpreendente monumento alegrico lira aoriana da sua autoria e que legou Junta de Freguesia local, no tempo do Artur Martins. Licenciada em Artes Plsticas - Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, com o curso de Cincias Pedaggicas, pela Universidade de Coimbra, ensinou Desenho na Escola Comercial e Industrial de Ponta Delgada e no Liceu e na Escola do Magistrio Primrio de Macau. Foi assistente de Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi fundadora e directora da Academia das Artes em Ponta Delgada, bem como directora das seces de escultura e de etnografia africana do Museu Carlos Machado e membro do Instituto Cultural de Ponta Delgada. Em Macau, integrou o Gabinete de Construo da Ponte MaAntnio Pedro Costa Deputado Regional dos Aores

cau-Taipa e participou no restauro do Palcio do Governo e do Museu Lus de Cames. Em S. Miguel, colaborou no restauro de vrios edifcios da Ribeira Grande, das Furnas e de Ponta Delgada, com a Comisso Organizadora do Museu da Ribeira Grande, ao Grupo de Defesa do Patrimnio da Cmara Municipal daquela cidade. Leccionou no Sculpture Centre, em Nova York, onde viveu durante quatro anos, e foi responsvel pela realizao do Simpsio de Escultura em Pedra (1987), que trouxe a So Miguel importantes nomes da escultura Mundial, onde na pedreira de Jos Dmaso montou um atelier gigante, como oficina para grandes vultos da escultura. O resultado daquele Simpsio est retratado em vrios pontos da ilha com esculturas criadas naquele importante acontecimento artstico. Lusa Constantina foi casada com o Oficial da Marinha de Guerra Fausto Brito e Abreu, e tem dois filhos, Lus Bernardo Costa Gomes Brito e Abreu, Capito-Tenente da Marinha de Guerra Portuguesa e que prossegue com a dinamizao e animao turstica da Quinta do Refgio e ainda Fausto Brito e Abreu, Representante Permanente de Portugal Junto da Unio Europeia para a rea do Desenvolvimento Sustentvel, Reviso da Poltica Ambiental, Qualidade da gua e Poltica Martima Integrada. No Dia dos Aores deste ano, Lusa Constantina recebeu, a ttulo pstumo, a alta Insgnia Autonmica de Reconhecimento, pelo seu contributo para o desenvolvimento da cultura aoriana.

Se no vejamos

4 . Exclusivo ABC

06 de Setembro 2011

Tem... notcia

O mais novo membro da familia ABC


Tudo muito interessante. Tudo muito agradvel. E o menino at se portou bem. Mesmo quando aqueles malandros lhe atiraram gua para a cabea. Mas no chorou. S levantou a cabea quando um vozeiro (que ele conhece) foi ler a Homilia. Era o av, o Fernando Cruz Gomes. A ele levantou a cabea, embora no se saiba se a protestar... por lhe tirarem o sossego em que estava. Claro que, no restaurante, houve mais gente. Vimos por l at alguns colunveis, como era o caso do Alexandre Franco e da Nicole, do Custdio Barros e a Ana (e o Pedro... deveria vir mais tarde, assoberbado como anda nos estudos), o Augusto e a Ju, tambm. Muitos. Tantos que nem vale a pena dizer o nome. Ah, resta dizer que, alm dos tios Fernando Jorge e Alba, Carlo Miguel e Snia, andava por l um irmo chamado Fbio... que fazia tanto barulho como os outros mais novos. E, para alm destes... os padrinhos. Vieram de London, propositadamente. Felipe Gomes e Ana fizeram questo de ter quase sempre o beb ao colo. S mudou de colo... quando os avs... queriam pegar no neto. Isto, quando os pais a Lara Ingrid e o Srgio Alexandre no viam...

Tem notcia, sim. que, no domingo, foi dar o seu primeiro abrao a... Deus. Exacto. No baptizado, na igreja de Santa Ins, foi, ento, o primeiro abrao do Srgio Fernando Joaquim Antunes Maria, ao Homem Grande, em quem ele vai ser ensinado a acreditar. Foi de festa a reunio, primeiro na igreja, e depois, no Lisboa Noite. Festa rija. Imaginem que at o bolo feito pelo Jack tinha como lema o primeiro abrao a Deus.

Esqueam. O que facto que ele, o menino Srgio, andou de mo em mo, como as pombinhas da Catrina...

A acompanhar o dia-a-dia das comunidades

06 de Setembro 2011

A Semana . 5
Helder Freire

Jos Cesrio ao ABC

Desde que foi eleito e empossado como Secretrio de Estado das Comunidades, esta a segunda vez que o Dr. Jos Cesrio fala ao ABC, o que diz bem da considerao que aquele governante tem pelos nossos leitores e pelo nosso jornal, uma vez que somos ns, o garante de um jornalismo de referncia que comea a fazer a diferena no panorama da Comunicao Social da nossa Comunidade em Toronto. H trs meses, falmos com o Dr. Jos Cesrio, em primeira mo, sobre os seus projectos para o exerccio do cargo. Desta vez, a nossa conversa incidiu sobre alguns temas em concreto que Jos Cesrio vai implementar e para o que j meteu mos obra. Para o Secretrio do Estado e para o governo, os portugueses residentes no estrangeiro representam um valor estratgico da maior importncia para Portugal, nas componentes financeira, econmica, cultural, social e poltica.

preciso acordar as comunidades

O nosso azeite, os nossos enchidos e muitos outros produtos portugueses tm um mercado de exportao alargado que est longe de estar esgotado. O Secretrio de Estado, durante esta nossa longa conversa, falou, sobretudo, das oportunidades de negcio e do que os portugueses precisam fazer para os desenvolver. Mas para que tudo passe a funcionar, sem que entre areia na engrenagem, o governo tem de agilizar os procedimentos de ajuda e acompanhamento destas iniciativas. Por parte do governo, h a promessa de desburocratizar os procedimentos administrativos e simplificar os actos consulares, por forma a facilitar a vida do cidado residente no estrangeiro, implementando, nomeadamente, o chamado consulado virtual, por forma a fornecer uma prestao de servios individualizada de alta convenincia para os residentes no estrangeiro, tirando partido das novas tecnologias de informao.

Para a persecuo desta poltica, disse Jos Cesrio ao ABC, que uma das primeiras tarefas, ser tirar de um certo adormecimento que se registou nos ltimos anos, as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as mais significativas.

Jovens sero chamados a participar


Como perguntmos ns? Primeiro h que promover a aproximao entre estes dois blocos de portugueses, ou seja, entre Portugal e os seus residentes e as Comunidades, nomeadamente os jovens, os de segunda gerao, as mulheres, os intelectuais e todos aqueles que podem contribuir para uma nova ordem nas relaes dos portugueses com o seu pas. uma tarefa urgente que ter de envolver tambm as autarquias, numa base de confiana mtua e o governo est empenhado em facilitar esse estreitar de sinergias. O ABC quis saber ainda se estava nas preocupaes de Jos Cesrio, a participao cvica e poltica dos portugueses da dispora? Na opinio do governante, desejvel que muitos portugueses participem, no s na vida poltica nos pases de acolhimento, juntando-se para se candidatarem e votarem nos seus candidatos, mas tambm na vida poltica e cvica nacional, no nosso pas.

O ABC sabe que alguns emigrantes esto a investir no pas, no sector do turismo. Quisemos saber do Dr. Jos Cesrio, que tipo de polticas tem o governo para esta rea. Este um sector de grande futuro e onde o governo e eu prprio colocamos muita esperana. Os nossos emigrantes tm aqui uma oportunidade de negcios muito interessante, nomeadamente no turismo religioso, com o eixo de Ftima, por exemplo, mas tambm o turismo de praia, de termalismo e de montanha, onde ainda h muitas oportunidades. Lembro-lhe um outro nicho de mercado que pode ser explorado pelos nossos emigrantes: o chamado turismo da saudade.

Vamos puxar para o mesmo lado


De muito mais se falou nesta conversa com o Dr. Jos Cesrio. No entanto, ficou em ns a convico de que, se ele conseguir implementar as polticas sobre as quais dissertmos, ser j um significativo avano, relativamente a polticas anteriores, que levaram desmobilizao dos nossos emigrantes, sobretudo dos mais jovens. So estes portugueses e portuguesas que preciso mobilizar. Desde logo, fazendo campanha pelos nossos candidatos em eleies no pas de acolhimento. O ABC est disposto a colaborar na obteno deste desiderato. Se todos puxarmos para o mesmo lado, a coisa vai.

De visita aos Estados Unidos


O Secretrio de Estado das Comunidades Portuguesas, Jos Cesrio, est de visita aos Estados Unidos da Amrica, com um programa de trabalho que incluiu j, designadamente, uma reunio com o Cnsul-Geral em Boston, Paulo Alves e com o Conselheiro das Comunidades, Claudinor Salomo; a participao nas Festas de Nossa Senhora do Loreto, em Lowell, bem como uma visita ao Grmio Lusitano e a participao nas Festas de Nossa Senhora de Ftima em Ludlow, Massachusetts. Ontem, dia 5 de Setembro, teve uma reunio com o Conselheiro das Comunidades, Jos Joo Morais, uma visita ao Sport Club Portugus, em Newark, e ao Portuguese Instructive Social Club de Elizabeth. Hoje, Jos Cesrio ter um encontro em Mineola com o senador estadual do Estado de Nova Iorque, Jack Martins.

Neste aspecto, o governo vai dinamizar o Conselho das Comunidades, fazendo com que jogue um papel importante, no aconselhamento do governo, nomeadamente no que concerne s polticas que tenham como objectivo as Comunidades. claro que estas iniciativas do governo, vo no bom sentido, j que os factores que relacionam o pas com os seus cidados residentes no estrangeiro so bastante dinmicos hoje em dia, com especial destaque para a internet e a forma como altera e potencia o relacionamento entre governos e cidados, numa altura em que aumenta a emigrao, sobretudo de jovens com elevado grau de escolaridade. Isso altera a viso do governo perante este novo factor de emigrao. O Secretrio de Estado e a mquina que est a montar, tero de estar muito mais atentos ao fenmeno da emigrao sazonal e temporria, por um lado e, por outro, ao novo perfil e s necessidades do novo emigrante portugus.

Remessas significam 2.400 milhes de Euros


Para Jos Cesrio, esta poder ser uma janela de oportunidade. As remessas dos emigrantes significam, neste momento, qualquer coisa como dois mil e quatrocentos milhes de Euros, o que uma soma significativa. Parte desse dinheiro, pode e deve ser canalizado para o investimento em Portugal, nomeadamente na rea do imobilirio. Os nossos emigrantes podem investir nesta rea e so eles que podem animar o mercado, uma vez que, de momento, em Portugal no h liquidez suficiente. Os nossos jovens, com novas ideias e mais mobilidade, podem ser agentes econmicos no exterior, divulgando estas e outras oportunidades de negcios.

6 6 .Comunidades . Exclusivo ABC

Exclusivo ABC

Fiscal das contas do Estado no perdoa a quem pisa o risco


*Um Tribunal que funciona como uma espcie de grilo falante...
O Tribunal de Contas funciona como uma espcie de grilo falante do poder, ou seja, como conscincia do pas e do cidado, perante eventuais desmandos dos titulares do poder, em cada momento. As atribuies legalmente cometidas ao Tribunal de Contas correspondem necessidade de controlo financeiro dos dinheiros pblicos, das receitas e das despesas pblicas e do patrimnio pblico, com vista a assegurar a conformidade do exerccio da actividade de administrao daqueles recursos com a Ordem Jurdica, julgando, sendo caso disso, a responsabilidade financeira inerente.

20 de Junho 2011 Setembro 2011 06 de

Helder Freire

ABC - Pelas intervenes que so pblicas, d a ideia de que o TC , ou deveria ser, o grilo falante dos poderes pblicos. Ser que o TC escutado?

Recomendaes do TC tm sido cumpridas


Segundo as nossas fontes, atravs da figura das recomendaes o Tribunal de Contas tem visto aumentar significativamente a sua influencia a ponto de no ltimo Parecer da Conta Geral do Estado se ter verificado que cerca de 80% das recomendaes foram total ou parcialmente cumpridas. Assim, tais atribuies originam dois tipos de poderes a exercer pelo Tribunal: o poder de controlo financeiro, de um lado, e o poder jurisdicional, do outro. Para a prossecuo de tais atribuies, a Lei definiu a competncia material do Tribunal de Contas com base no conceito de dinheiros ou valores pblicos, em termos tais que no permite excluir a sua utilizao, seja a que ttulo for e ainda que meramente ocasional, do seu campo de actuao. Assim se compreende que seja muito vasto o universo de entidades sujeito actuao do Tribunal, englobando, em geral, todas as entidades que tenham a seu cargo a gesto de dinheiros ou valores pblicos independentemente da natureza jurdica de tais entidades. Atravs dos seus poderes de fiscalizao prvia, o Tribunal de Contas verifica se os actos, contratos e outros instrumentos geradores de despesa ou representativos de responsabilidades financeiras directas e indirectas tipificados na lei esto conformes com as leis em vigor e se os respectivos encargos tm cabimento em verba oramental prpria. A competncia atinente ao exerccio desta modalidade de fiscalizao exercida mediante a concesso ou recusa do visto nos actos jurdicos a ela sujeitos ou atravs da declarao de conformidade. Para tentarmos saber a distncia que vai da letra e do esprito da lei, at prtica do dia-a-dia, fomos saber, junto de fontes do Tribunal de Contas, como que as coisas se passam de facto. ABC - O nome Tribunal de Contas suscita a ideia de que pode sancionar o eventual prevaricador. Isso aconteceu alguma vez? A este propsito, a explicao que recolhemos foi que, acontece quotidianamente uma vez que a 3 Seco do Tribunal de Contas tem expressamente a competncia de Julgamento de responsabilidades financeiras dos infratores, alm disso como acontece amide os referidos infratores podem antes do julgamento cumprir voluntariamente as sanes a que haja lugar. ABC - Como tm sido as relaes entre o TC e os sucessivos governos? Fceis, complicadas? A este propsito, a opinio do Tribunal de Contas que as relaes podem definir-se como de normalidade institucional com cumprimento da Constituio e da Lei. ABC - Em caso de incumprimento das recomendaes do TC, como tem agido? Em caso de incumprimento das recomendaes a Lei consagra a possibilidade de aplicao de sanes que tm sido efetivadas quando ocorrem.

que o TC no se pode pronunciar sobre casos em concreto, no entanto, o TC ser escrupuloso e sistemtico na deteo de eventuais infraes.

CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt
T.L.DUTRA Professional Legal Services
Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica

Dra. Ema Secca

O TC ser escrupuloso e sistemtico na deteo de eventuais infraes.


ABC - O memorando de entendimento assinado com a Troika, traz ao TC responsabilidades acrescidas. Vai haver uma ateno especial sobre a atuao do governo? Laconicamente, o TC diz que a ateno que o TC dar s recomendaes constantes do memorando tero a ver com todas as entidades envolvidas na sua aplicao, a comear pelo Governo. ABC - Casos (em abstrato) como o das faturas encontradas no Instituto do Desporto, so seguidos pelo TC? Como? Manifestando-se atento ao quotidiano da administrao pblica, o nosso informador garantiu-nos

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

ABC CLASSIFICADOS, LIGUE...


Telf. 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568 * 647 262 5996

SEJA QUAL FOR O SEU ANUNCIO CONTE CONNOSCO PARA O DIVULGAR...

06 de Setembro 2011

Comunidades . 7

Os problemas da Casa dos Aores tm soluo

Uma dvida ao Estado que est a ser negociada


A Casa dos Aores do Ontario est por a. Cumpre a sua misso. No cuidmos de saber quantos scios tem, mas est aberta a todos. E h, efectivamente, muitos que se revem na... sua Casa. E que a frequentam, se interessam pelo dia-a-dia, ajudando, portanto, a que tudo marche a contento. De h tempos a esta parte tem estado a ser bombardeada com algumas crticas e diatribes. Designadamente na rede social do Facebook mormente na pgina ABC, um Jornal (cada vez mais) de referncia h crticas e perguntas. Na primeira que nos chegou Nesta coluna de valores acrescentados figuram, tambm deveriam figurar duas Escolas de Portugus, uma Biblioteca com um j grande esplio e a RIAC Rede Integrada de Apoio ao Cidado, este um departamento que serve de elo de ligao entre o Governo Regional e a Casa dos Aores.

Mas h, de facto, problemas


Pois... e os problemas? Tem, naturalmente, problemas. Um deles tem a ver com a situao grave e mesmo grave de uma dvida ao Estado, em matria de impostos que no foram pagos. E que j ora em cerca de 100 mil dlares. Algum nos dizia, a este propsito, que a situao grave mas que todas as situaes tm soluo. Soluo que est, aos poucos, a ser conseguida com o esforo conjugado dos Presidentes do Conselho Fiscal e da Assembleia Geral. Nas negociaes j em curso, uma compreenso ntida est a ser conseguida. Trata-se de uma situao que j vem detrs, de outros Corpos Gerentes, mas que veio agora ao de cima, face a uma carta do departamento de taxas endereada a directores da associao. As Direces foram sendo assoberbadas com outras prioridades construir uma casa no tarefa fcil e o dinheiro foi sendo remetido para tarefas imediatas. Outras prioridades que estavam na mente das Direces e que vo continuar, at porque os dois outros Presidentes dos outros chapus digamos assim esto eles prprios a negociar com o departamento de taxas. E esto a encontrar solues e muito boa compreenso. que pena no ser ainda mais usado tem uma funcionria totalmente paga pelo Governo Regional dos Aores. , assim, funcionria pblica. Em regime de voluntariado e para ajudar a funcionria em causa, nas suas horas vagas, ajuda em aspectos importantes da secretaria da Casa dos Aores. Casa dos Aores que lhe no paga um cntimo...

A Assembleia-Geral conhece os problemas


Todos estes pontos como algum nos disse foram abordados na Assembleia-Geral mais recente. Os dirigentes no escamotearam os problemas e responderam a todas as questes. Pena que alguns dos crticos que tambm os h no tenham estado presentes. Ou at que no tenham apresentado uma lista concorrente as eleies. No fundo, o barco da Casa dos Aores do Ontario no est encalhado. Vai mesmo de vento em popa, ainda que, de vez em quando, o vento tambm sopre em direco menos certa... - CG

ao conhecimento, o Director do ABC escreveu, designadamente, no saber o que se passava... mas que ia indagar. E fomos... Aqui e alm foram-nos fazendo o retrato fiel que pedamos. O retrato fiel da actual Casa dos Aores. Que tem alguns problemas, mas tem tambm certos valores acrescentados. Muita gente desconhece que, neste momento, a Casa dos Aores serve, tambm, de sede Federao Luso-Canadiana de Empresrios e Profissionais, ao Operrio Sports Clube, ao Clube Amor da Ptria e ao Lusitnia Sports Clube.

Para tudo h uma soluo


A situao pode ser considerada grave... mas para tudo h uma soluo, como um dos nossos interlocutores nos disse. At por que no h problemas com a hipoteca e as contas correntes esto em dia. H, tambm, crticas sobre o RIAC. E, no entanto, aquele organismo

2012 CIVIC LX SEDAN $250@3.99%

XTRA .T. IS E 3% H.S PRICES 1 ON ALL S YMENT AND PA THIS AD D IN QUOTE

PER MONTH FOR 48 MONTHS

8 . Comunidades Um milagre aconteceu...

Hamilton mais forte no apoio


Fernando Cruz Gomes

06 de Setembro 2011

*$642.100 para Portuguese Support Services for Quality Living *$513.579 para a Luso Canadian Charitable Society
Hamilton est mesmo mais rico no apoio a dar aos que mais necessitam
beneficia tambm a nossa economia. Este apoio disse ajuda organizaes dedicadas a melhorar as vidas de crianas e adultos com deficincias na nossa sociedade, que todos temos obrigao de ajudar. Sophia Aggelonitis, deputada pelo crculo de Hamilton Mountain, diria ainda na cerimnia de Hamilton que o anncio de hoje , de facto, um investimento nas pessoas e famlias de Hamilton. Para ela, as agncias de servio social trabalham arduamente para fortalecer a comunidade e o governo do Ontario um parceiro no suporte aos extractos mais vulnerveis na nossa cidade e na nossa provncia. No mesmo tom se referiu Ted McMeekin, deputado provincial da Ancaster-Dundas-Flamborough-Westdale, para quem se trata de um grande investimento para as famlias da nossa comunidade. A ministra da Comunidade e dos Servios Sociais, Madeleine Meilleur, entende que ao apoiar estas agncias, pagando importantes renovaes e expanses dos seus programas, o Governo entende a sua prpria misso, que mesmo programar tudo por forma a ter uma cidade e uma provncia mais rica em matrias to sensveis como o apoio s pessoas com certas deficincias. deficincias fsicas e de desenvolvimento, bem como as suas familias e prestadores de servios. As organizaes que vo receber esse apoio: A Luso Canadian Charitable Society, que ter 513.579 dlares para custos de ajuda construo, mobilirio e equipamento, associados a uma expanso dos servios para as famlias de adultos com deficincias de desenvolvimento na zona de York. E o Portuguese Support Services for Quality Living, que recebe 642.100 dlares para ajuda a renovar e expandir a capacidade dos seus servios para melhor servir os utentes da comunidade de Hamilton. As melhorias vo ajudar a aumentar o acesso a servios que possam expandir um programa dirio, cinco dias por semana. Para Joe Botelho, a ideia a de que sempre que a gente continua persistente... as coisas aparecem. No trabalho que vamos fazendo, precisamos de estar optimistas, porque mais tarde ou mais cedo, as coisas acontecem e a ajuda aparece. E vai dizendo que muitas vezes pensamos que estamos ss, mas temos muitos amigos que podem at estar j a trabalhar no nosso sentido, ainda que noutra zona. De resto, na sua maneira de ver, h muita maneira de ser voluntrio, j que importa trabalhar, sim, mas tambm comunicar com os outros...

Joe Botelho

Jack Prazeres

O Portuguese Support Services for Quality Living, no 760 da Barton Street East, em Hamilton, est mais rico. Com ele estar, tambm, igualmente, a bela cidade de Hamilton, onde, no dia 30 de Agosto, entidades governamentais levaram a boa notcia. O Governo vai apoiar aqueles servios. Que vai poder ajudar mais... os que mais necessitam. Umas horas mais tarde, idntica cerimnia e idntico anncio de apoio, na Luso Canadian Charitable Society, no 2295 St. Clair Ave. W. Se nos interrogssemos sobre o nome do que se passou, especialmente em Hamilton, a 30 de Agosto... teramos de nos socorrer da imagem que Jack Prazeres apresentou, a quantos estiveram, na altura, na agncia de servios da Saint Clair. Aconteceu aqui um milagre... Um milagre que j tinha acontecido, anteriormente, em Hamilton. Hamilton ficou assim mais prxima de Toronto, pelo menos em trabalho de voluntariado. E Jack Prazeres sabe, de facto, do que fala. Hamilton ficou, de facto, mais rico. As necessidades de quantos precisam de mais ajuda esto agora mais acauteladas. Um novo local para o Portuguese Support Services for Quality Living vai permitir dar casa e servios para cerca de 130 pessoas da rea de Hamilton, acomodando ainda os utentes actuais e aqueles que esto numa j grande lista de espera. Um milagre aconteceu aqui... Quem o disse foi Jack Prazeres. E ele, merc do seu envolvimento nestas tarefas em Toronto e tambm Hamilton sabe o que diz.

Para Joe Botelho as notcias chegam em boa hora


Joe Botelho, o presidente do centro de Hamilton, diria, desde logo, que estas notcias no poderiam chegar em melhor altura. E isto porque estamos a comear a construir o novo centro. Este subsdio vai-nos permitir construir instalaes de qualidade para nos ajudar a servir as pessoas com a qualidade que o centro de Toronto j tem. De resto, num anncio conjunto, o deputado provincial de Mississauga South, Charles Sousa, a deputada provincial pelo York South-Weston, Laura Albanese, a deputada de Hamilton Mountain, Sophia Aggelonitis e o deputado de Ancaster-Dundas Flaborough-Westdale, Ted McMeekin, confirmaram que o Ontario vai investir mais de 1.1 milhes de dlares nestas agncias sem fins lucrativos para ajudar a que haja mais apoio para as pessoas

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

A SOLUO SER CONTACTAR

Para Charles Sousa, que foi a Hamilton dar a boa nova, tratase de uma parceria que fortalece as comunidades e, no fundo,

Uma parceria que fortalece a comunidade

Manuel ou Mike
telf: (416) 536 3828

(416) 537 4296

EUROPA DUCT CLEANING


Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING)

L dentro j se estudam pormenores da renovao

Vai nascer aqui a nova agncia de Hamilton

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

aos que mais necessitam


Achmos mesmo que Joe Botelho estava empolgado com a comoo. O seu trabalho, o trabalho dos voluntrios do Centro, esto a dar os seus frutos. Hoje disse ainda um dia histrico para Hamilton e para a nossa Associao, j que finalmente chegou uma ajuda, uma ajuda substancial. Vamos, assim, construir uma nova casa. Felizmente, temos uma casa, mas no tem as condies que so necessrias para acolher certos particuipantes e, acol, na outra casa, vamos ter tudo isso...

06 de Setembro 2011

Comunidades . 9

Lena Barreto foi a Hamilton

Era de felicidade, sim, o ambiente do centro, entre todos quantos assistiam cerimnia. Lena Barreto, uma das voluntrias, tinha ido,

Na Saint Clair, figuras de proa do apoio. Jack Prazeres, Laura Albanese, Charles Sousa e Joe Botelho

Charles Sousa a sair da futura sede em Hamilton


tambm, de Toronto. Para mim, trata-se de uma oportunidade de dar para a comunidade algo que eu tenha. Tive muita sorte na vida, tive duas filhas com sade, mas sei o que ser me, embora s vezes, pense no poder imaginar o que ser me de uma criana com deficincias. E, portanto, tudo o que possa fazer para ajudar, no s vida dos pais, mas tambm a da criana... acho que feito em boa hora. Para Lena Barreto, o momento dos utentes do centro deve representar um momento que nem se pode explicar. Sabem, decerto, que, depois de lutar tanto, vamos ter uma coisa que nossa, um prdio que, com a ajuda do Governo, vai facilitar a vida dos deficientes e suas famlias. Para ela, isto um momento histrico para todos... A Jack Prazeres... fizemos ns a conversa possvel. Possvel, porque o Jack nem sempre gosta de falar das maravilhas que vai ajudando a fazer. Hamilton dizamos ns, para iniciar a conversa nem longe de Toronto... E ele, continuando na conversa do mesmo modo. Realmente Hamilton perto e em bom caminho e tem boas estradas... A verdade que, quando Toronto leia-se Jack Prazeres e seus colegas comearam este apoio, Toronto era mais longe. Sim... era mais longe. Esteve perto, depois, esteve longe... depois, de novo, perto... pode-se dizer que h anos estamos a trabalhar nisto e, finalmente, o anncio veio... veio numa altura boa e bom termos um Governo que compreende as necessidades que h para aqueles que mais necessitam...

Antnio Dionsio esteve na base de tudo

Laura Albanese, feliz


membros do Governo entendem essas necessidades ou torcem o nariz. No, no diz-nos e por essa razo que ns estamos aqui. Os directores daqui e de Toronto estavam sempre a pedir e queriam mais apoio e eu concordei... achando que isto era necessrio. E os outros, tambm. Alis, com Dalton McGuinty, h a ideia de que ningum deve ficar atrs. Isto importante. E o primeiro-ministro provincial concorda com isso e essa a razo por que estamos a dar 642 mil dlares para este projecto e mais de meio milho para Toronto. Charles Sousa dissemo-lo sente-se como peixe na gua, quando vem a este gnero de funes. Tem que ser. O meu trabalho representar a comunidade, trabalhando para todos e, sobretudo, para aqueles que no tm voz. A situao que acontece aqui.

Jack Prazeres fala da histria

Na conversa, a certeza de que houve avanos e recuos, havendo, naturalmente, uma verdadeira compreenso dos problemas. Isto tem uma histria muito comprida, atravs da Dona Helena, que era, na altura, presidente daqui, desta associao. Um dia, quando ns abrimos Toronto, pediu-nos ajuda, se era possvel fazer algo em Hamilton, onde havia, tambm, uma necessidade muito grande... que s ns, como dizia, que sabemos. Temos para cima de 100 pessoas numa lista de pessoas que esto espera de ir para um centro como o que temos aqui e no tm possibilidades de ir para outros centros mais caros... portanto, isto uma estrela que vem do cu para ajudar esta comunidade... Charles Sousa no era o menos entusiasta, no. Bem ao contrrio. H anos que estamos a falar em como que poderamos auxiliar e apoiar a comunidade, aqui em Hamilton. Sabemos o que aconteceu em Toronto, onde muita gente contribuiu e voluntrios acabaram por fazer a parte que poderia caber ao Governo. Os voluntrios que tm sido os lderes nesta situao. Aqui, em Hamilton, no houve, naturalmente, o mesmo suporte, o mesmo apoio e queremos dar o tal empurro, de que a comunidade aqui est a necessitar... Meio a rir, meio a srio, ainda atirmos com a pergunta sobre se, quando Charles Sousa chega a um Conselho de Ministros, os outros

Laura Albanese

Frances Nunziata

No fundo, o que nos d a fora necessria o trabalho dos voluntrios. As pessoas como o Jack Prazeres e o Joe Botelho, que esto frente disto... so eles que esto sempre a pedir e a empurrar, eles que merecem o maior reconhecimento. Eu fao a minha parte, como todos ns fazemos a nossa parte...

Laura Albanese feliz


Laura Albanese, deputada provincial pelo York South-Weston, era como que uma menina feliz. Entende as necessidades dos mais necessitados. Vibra com os apoios que vo asendo dados. Olha os utentes da agncia, frente a ela, e sabe que eles mesmo que o no digam entendem esta nova porta aberta para os que mais precisam. De resto, entende que o apoio do Governo um sinal claro de que a Sociedade de Deficientes Portugueses, como lhe chamamos, valioso contributo para a cidade de Toronto e para a provncia do Ontario.

Na Luso Canadian, na Saint Clair, parece haver outra alegria

10 . Comunidades

06 de Setembro 2011

Muito concorrida a Parada do Dia do Trabalho


Reparou, certamente. Ontem foi entre ns um dia especial para quantos fazem maior este j grande Pas. Um dia grande. Durante anos, o Labour Day era o toque final da poca de vero. Era o fim dos piqueniques, das casas de vero, da parte mais visvel e mais agradvel desta poca. Era, afinal, o fim da CNE. E de pouco mais se falava. A partir de um determinado momento, porm, os dirigentes laborais comearam a lembrar o encerramento de fbricas, os chamados downsizes e os layoffs. Insistiam os dirigentes que se deveria puxar pelo produto nacional made in Canada. Que haja mais cuidado quando se encomendam coisas para o Pas. Sobretudo hoje que o Mundo global... tambm traz, por vezes, a crise global. Tratar-se-ia assim de um retomar das lutas dos tempos passados. Salrios baixos, benefcios reduzidos e penses sem dar tranquilidade ao futuro parecem ter sido os tpicos principais da parada de ontem do Dia do Trabalho. Foram tambm como que um grito de alerta para os mais jovens. Com os mais velhos a sairem da cena do trabalho e os mais novos a serem bombardeados o termo com ofertas de trabalho sem grandes condies vo obrigar a pensar mais na organizao laboral, como lembrava o presidente da Federao do Trabalho do Ontario, Sid Ryan. Os meninos de hoje no podem olhar para o futuro e visionarem postos de trabalho a tempo integral e empregos com salrios decentes, por forma a permitirlhes uma hipoteca ou um carro, acrescentou ainda. Com a gerao Y dos trabalhadores a entrarem na fora laboral sobretudo os que tm hoje idades dos 18 aos 30 anos - Ryan lembrou que os empregadores esto a tentar cortar os custos, oferecendo aos novos empregados salrios mais baixos e planos de penses menos compreensivos e atraentes. Com tudo isto, Ryan lembra que os mais novos so capazes de ficar pior do que os seus pais. O futuro no parece muito brilhante, lembrou, acentuando que tudo isto pode trazer perturbaes laborais. Penses e salrios estariam, assim, na recente onda de greves no Canada Post, Vale Inc. em Sudbury e US Steel em Hamilton. Salrios seriam tambm um factor-chave na actual greve em 24 colgios do Ontario. Uma homenagem pstuma a Jack Layton esteve, igualmente, em foco. Com mensagens escritas e muitas outras s sentidas. Uma mensagem que se entende at porque Jack Layton estava sempre na primeira linha deste gnero de acontecimentos. Para alguns, importa que o Governo tome a liderana por forma a encontrar meios para proteger os direitos que foram sendo adquiridos. Para os trabalhadores, e segundo a maioria dos dirigente sindicais, a altura de reconhecer o trabalho duro da maioria dos Canadianos. Entendem que os ricos e os famosos tm a ateno diria das Televises, mas esquecem-se como ouvimos dizer logo pela manh, no incio da grande parada que percorreu a Queen at CNE - que os homens e as mulheres que ganham o seu salrio, dia aps dia, so os que mais fazem andar o Pas. A verdade que a economia canadiana perdeu, neste ultimo ano, alguns milhares de postos de trabalho. E isso, aliado a menores salrios, pode significar menos dinheiro para servios municipais, como estradas, sistemas de trnsito e habitao social. Mas no vale a pena esquecer que o Canad foi dos que melhor soube actuar por forma a fugir crise. E vale a pena sublinhar que o Canad tem ainda uma das mais baixas taxas de desemprego desta gerao no Canad. Pelos vistos, nos cartazes que se ostentaram na manifestao do Dia do Trabalho. que percorreu a Queen St., os temas principais foram mesmo estes. E os receio de mais despedimentos como os que foram anunciados e concretizados, nos ltimos tempos, nas unidades fabris de automveis. Um Dia do Trabalhador que pode significar deve significar, diremos ns uma meditao calma e sincera sobre o problema dos trabalhadores. Trabalhadores braais ou no, trabalhadores por conta prpria ou de outrem. Trabalhadores que somos, afinal, todos ns.

Conselhos para casais (6)


Rev. Joo Duarte
Deus sempre cumpre a sua responsabilidade num concerto. Igualmente, os cristos que temem a Deus e querem seguir as pisadas de Cristo tambm devem guardar os seus votos matrimoniais. Talvez se as pessoas examinassem alguns concertos que Deus tem feito no passado com a humanidade os ajudaria a comprender melhor a seriedade do concerto matrimonial. O concerto que Deus fez com com No e os seus descendentes de nunca mais destruir o mundo com um dilvio universal tem sido guardado h mais de seis mil anos (Gnesis 9:8-17). O arco ris que ns vemos s vezes nas nuvens foi o sinal que Deus ps no cu para que todos saibam que Deus sempre cumpre o concerto que fez com No e os seus descendentes, embora eles tenham sido rebeldes a Deus (Gnesis 9:14-17). Deus fez um concerto com Abrao e os seus descendentes h quatro mil anos atrs (Gnesis 15:18-21; 17:1-14). Neste concerto Deus prometeu ser o seu Deus e de dar a terra da Palestina como uma herana eterna para os descendentes de Abrao, os judeus. O facto que os judeus voltaram para a sua terra depois de estarem ausentes quase dois mil anos, prova que Deus sempre cumpre com a sua palavra, embora os judeus tm constantemente desobedecido a Deus. Deus fez um concerto com o rei David h trs mil anos atrs jurando que sempre haveria um descendente dele que estaria no seu trono (II Samuel 7:12-13; Salmo 89:34-37; Lucas 1:31-33). Portugal teve vrias dinastias no tempo dos reis. Igualmente todos os pases tiveram muitas dinastias no tempo em que os reis reinavam nos seus pases. Todavia, no reino de Jud s houve uma dinastia, os descendentes de David. A maiora dos reis da dinastia de David ofenderam a Deus gravemente com os seus pecados. Jesus o nico descendente perfeito do rei David e foi escolhido por Deus para reinar na cidade de Jerusalm (Isaas 9:7; Lucas 1:32-33). Esta profecia ainda est para ser cumprida e ser cumprida porque Deus sempre cumpre a promessa que faz num concerto. Deus fez um novo concerto, conhecido pelo concerto da graa, que substituu o concerto da lei. O concerto da graa no depende da obedincia perfeita do pecador mas na obra que Cristo fez na cruz pelo pecador. No concerto da graa, Deus perdoa a pessoa de todos os seus pecados e promete dar-lhe a vida eterna, a qualquer pessoa que se arrepender dos seus pecados e aceitar pela f Cristo como o seu Salvador (Jeremias 31:31-34; Actos 15:6-11; Actos 16:30-31; Romanos 8:1-3; Hebreus 8:6-13; 10:8-10; II Timteo 2:13). Portanto, o cristo sabe que est perdoado de todos os seus pecados e que tem a vida eterna porque Deus sempre cumpre as promessas que faz num concerto. Todos estes concertos que Deus fez com a humanidade nos ensina que um concerto um acordo indissolvel. Deus nunca quebrou o concerto que tem feito com um indivduo ou uma nao. Por isso Deus demanda que quando um homem e uma mulher se casam guardem os votos do concerto do seu casamento at morte. Na prxima semana veremos que os que quebram os votos dum concerto ficam culpados e sero castigados por Deus.

Religio e F

Dia da Independncia do Brasil


Na quarta-feira, dia 7 de Setembro, O Dia da Independncia do Brasil vai ser comemorado, tambm, em Toronto. Assim, s 12.00, far-se- o iar da Bandeira na Cmara Municipal de Toronto. Estaro presentes, designadamente, o Embaixador

Afonso Jose Sena Cardoso, Cnsul Geral do Brasil, a Vereadora Ana Bailo, o Deputado Chungsen Leung, Secretrio Parlamentar do Ministro Jason Kenney; e Mrio Silva, Presidente do Brazil Institute of Canada. Todos esto convidados para o cerimonial.

Horizonte Portugal
Manuela Marujo a lembrar. E se ela o lembra... porque tem, certamente, interesse. Duarte Belo, autor de vrios livros (filho do conhecido poeta Ruy Belo) est a construir um site HORIZONTE PORTUGAL que j

pode ser visitado: www.horizonteportugal.org. Pelos vistos, tem deslumbrantes fotografias de Portugal, com texto em portugus e ingls. Original, profundo e de grande qualidade. A no perder. Vale a pena visitar.

Ainda a morte do Cardeal Ambrozic


So muitas as manifestaes de pesar a propsito da recente morte do Cardeal Aloysius Ambrozic, cujo funeral ocorreu, h dias, como ABC noticiou. A este propsito, o Premier Dalton McGuinty divulgou o seguinte comunicado: Como muitos catlicos do Ontario, fiquei triste ao saber da morte de Sua Eminncia, o Cardeal Aloysius Ambrozic. Ele prprio um imigrante, o cardeal Ambrozic ajudou

muitos novos canadianos a sentirem-se bem-vindos no Ontrio atravs de seu trabalho na igreja. E como anfitrio do Dia Mundial da Juventude, em 2002, ele ajudou a acolher o Papa Joo Paulo II e centenas de milhares de jovens a Toronto. Eu tive a honra de conhecer o Cardeal Ambrozic em vrias ocasies, e vou lembrar-me da sua graa e do seu compromisso com a sua f. Nossos pensamentos e oraes esto com sua famlia e amigos.

06 de Setembro 2011
Ricardo Carvalho responde a Paulo Bento

Desporto . 11 Bis Messi servido com muito gelo


Portugal manteve, sexta-feira, em Chipre, a rotina das vitrias sem sofrer golos, com uma exibio algo pobre frente a um adversrio desfalcado de um elemento durante cerca de uma hora. Cristiano Ronaldo marcou por duas vezes, respondendo s provocaes dos adeptos locais, e Hugo Almeida e Danny entraram e tambm marcaram. Domnio total do jogo, um nmero de oportunidades de quanto baste... e nenhum lance de apuro para o estreante Rui Patrcio saldaram um triunfo meramente estatstico, servido como disse o Correio da Manh - com a frieza de um bloco de gelo, em contraste com a elevada temperatura atmosfrica que no deixou de condicionar a disponibilidade dos jogadores para o esforo. Perante um adversrio obstinado em montar uma barreira atrs da bola, Portugal adoptou uma toada de jogo moderada, mas persistente, confiando que o golo acabaria por surgir, eventualmente num lance de bola parada. E o golo acabou por surgir pouco depois da meia-hora, de grande penalidade, no termo de uma dessas raras aceleraes de Nani na direita, com Ronaldo a servir o remate a Joo Moutinho. O cipriota adoptado Dobrasinovic atravessou o brao, desviando o remate, e serviu no apenas o penlti para o golo como tambm praticamente uma hora de superioridade numrica. O segundo tempo manteve a mesma toada morna e a roar a displicncia, com Portugal instalado no meio-campo contrrio, mas sem forar para a obteno de uma vantagem mais condizente com o desnvel das formaes. Um lance apenas, de Fbio Coentro, ao poste (56), ficou como registo de nota de uma superioridade que apenas seria vincada aps a sada de Hlder Postiga.

Se sou desertor ele pode ser chamado mercenrio

Portugal vence Chipre e lidera o Grupo H

Fbio Coentro Muito apagado durante a primeira parte da partida, regressou com mais ganas do balnerio e atirou, forte, ao poste. Raul Meireles Numa equipa pouco inspirada, foi dos que melhor cumpriram a misso, com grande equilbrio na recuperao de bolas e passes bem medidos para os homens mais adiantados no terreno. Ruben Micael Outra estreia, como titular, promovida por Paulo Bento, mas tambm a rever. No deixou grandes registos. Joo Moutinho O mdio portista foi o crebro da equipa, mesmo na fase em que alguns companheiros pareciam de cabea perdida. Ofereceu uma boa oportunidade a Joo Pereira e fez o remate que deu origem ao penlti. Nani O jogador do Manchester United era um dos que mais expectativas geraram junto do pblico local, mas no correspondeu curiosidade geral. No desequilibrou no um-contra-um e, salvo honrosas ocasies, no esteve feliz nos passes. Hlder Postiga A exibio do ponta-de-lana foi algo apagada e acabou por ser substitudo por Hugo Almeida. Miguel Veloso Ajudou a travar o entusiasmo dos cipriotas, que apostavam no contra-ataque, apesar da inferioridade numrica, aps o penlti. Hugo Almeida Entrou na fase em que Portugal acentuou o domnio sobre o adversrio e marcou um golo. Danny Outra substituio feliz, coroada com um golo. Precisou de 5 minutos em campo. Figura do jogo: Ronaldo, avanado, 26 anos

muito forte, uma linguagem militar, chamar-me desertor. Com a mesma linguagem, eu podia chamar-lhe mercenrio. Quando algum vai para guerra pago, chama-se mercenrio. Eu estou na Seleco por amor, ele seleccionador porque lhe pagam. No merecia que me tratasse dessa maneira. Foi desta forma que Ricardo Carvalho respondeu ao seleccionador Paulo Bento, que lhe chamou desertor aps o abandono do estgio da seleco nacional em bidos, na passada quarta-feira. Em entrevista RTP, o jogador do Real Madrid reconheceu ter tomado uma deciso a quente, depois de perceber que no iria ser titular. Tinha-me treinado bem e senti que era uma injustia. O meu colega no tinha feito todos os treinos e entrou directamente para o trabalho tctico. No nada contra o Pepe, com quem j joguei muitas vezes, mas contra o seleccionador, justificou o jogador. Acusado por Paulo Bento de virar as costas Seleco, aos colegas e ao Pas, o jogador expressa a sua discordncia e diz que o seleccionador est a aproveitar-se da situao para o pisar e massacrar. No sinto que virei as costas ao Pas. Recentemente tivemos problemas na Seleco, que foram pblicos, e no abandonei, como colegas meus fizeram, disse. Ricardo Carvalho, apesar de j ter renunciado seleco nacional, deixou uma porta entreaberta para um possvel regresso equipa das quinas: Um dia mais tarde, se acharem que posso ser til, estou disponvel. O defesa confessa j ter falado com Jos Mourinho e outras pessoas ligadas ao clube merengue. Ligaram-me a manifestar apoio. Disseram-me que para eles serei sempre o nmero um, destacou o jogador de 33 anos e que conta no palmars com 75 internacionalizaes.

Resultado deu justia exibio


A equipa jogou bem na primeira parte at fazer o 1-0. O resultado na 1 parte podia ser mais dilatado. Na segunda parte no fomos to fortes como na primeira. O avolumar do resultado confere justia ao que se fez no jogo, mas a verdade que no jogmos bem em 35 da 2 parte e corremos alguns riscos desnecessrios, disse Paulo Bento. RONALDO Espicaado pelo pblico, que gritava o nome de Messi cada vez que tocava na bola, foi um espectculo dentro de outro espectculo. Para mal dos pecados de quem o assobiava, bisou e ofereceu o 3-0 a Almeida. Rui Patrcio No dia em que fez a estreia absoluta como titular da baliza de Portugal, em jogos oficiais, foi, literalmente, um mero espectador. Joo Pereira Desperdiou a primeira grande oportunidade (12) quando Joo Moutinho o colocou na cara do guarda-redes com um passe soberbo. Esforou-se muito, mas a coordenao com Nani no foi a melhor. Pepe Um cabeceamento perfeito, aos 17 minutos, proporcionou a Giorgallides uma grande defesa. Bruno Alves No era noite de trabalho rduo, mas tambm no complicou. Revelou-se seguro, jogou simples e deixou para Pepe as incurses ofensivas.

NINGUM E SUPER-HOMEM MASPODE APROXIMAR-SE


Max-Vigor para Homens e Max-Vigor Plus para Mulheres

Ervanaria MUNDIAL

3 milhes de euros apreendidos a Joo Pinto


O procurador do Ministrio Pblico, Rosrio Teixeira, apreendeu trs milhes de euros ao ex-jogador Joo Vieira Pinto. A quantia foi transferida de uma conta offshore para Portugal h alguns meses. Existem suspeitas de que o dinheiro possa ser parte da quantia que Joo Pinto recebeu na altura da transferncia para o Sporting e que nunca chegou a declarar, o que motivou um processo por fraude fiscal. O magistrado j abriu um inqurito e no ir devolver o dinheiro ao ex-jogador enquanto este no revelar a sua origem, para se apurar se ou no ilcita. At ao momento, Joo Pinto no revelou de que forma conseguiu arrecadar os trs milhes de euros.

Paulo Bento no quer queixa


Paulo Bento disse ao jornal espanhol Marca que no vai pedir que se faa queixa UEFA, pelo abandono de Ricardo Carvalho do estgio da Seleco. Quero que ele siga o seu caminho que eu sigo o meu, disse o seleccionador nacional. Caso a Federao Portuguesa de Futebol avance com a queixa, o jogador incorre numa pena que pode ir de um a trs meses de suspenso, o que impediria de alinhar pelo seu clube.

CHS MEDICINAIS PRODUTOS NATURAIS PRODUTOS ALIMENTARES DIETTICOS Temos ainda:

425 ROGERS RD

FEITA POR MRS. SANTOS

A AJUDA ESPIRITUAL

ERVANARIA MUNDIAL

(416) 654-9133

12 . Desporto
II Liga

Tiago Caeiro garante vitria e liderana para o Atltico

V. Guimares goleia Nacional na estreia de Rui Vitria


O V. Guimares venceu o Nacional por 4-1, domingo, em jogo em atraso da segunda jornada da Liga disputado no Estdio da Madeira. Procuravam as duas equipas a primeira vitria na Liga, mas foi o V. Guimares, que vinha de semana atribulada, a somar os trs pontos, diga-se, com inteira justia. Na estreia de Rui Vitria, foram mais fortes os vimaranenses, que podiam mesmo ter feito mais golos na deslocao Madeira. O triunfo minhoto comeou a desenhar-se no terceiro minuto de jogo, com um cabeceamento certeiro de NDiaye, autor do primeiro tento da poca do conjunto de Guimares. Seria o prenncio de uma exibio para esquecer do Nacional em termos defensivos. Toscano, na marcao de um livre directo que levou a bola barra, e Faouzi, displicente na cara de Elisson, poderiam ter elevado a vantagem, o que acabaria por acontecer passagem do minuto 33, por intermdio de Toscano, na concluso de um rpido contra-ataque. O Nacional nunca encontrou o antdoto para contrariar o futebol dinmico do V. Guimares, tendo porm reentrado na discusso do resultado no minuto 56, beneficiando de um autogolo de Bruno Teles.

06 de Setembro 2011

O Atltico venceu por 2-1 na deslocao ao terreno do Santa Clara e assumiu a liderana da II Liga. Naval somou os primeiros pontos, Arouca e Leixes empataram a uma bola. Tiago Caeiro colocou o Atltico na frente do marcador, Loureno restabeleceu a igualdade na transformao de uma grande penalidade ainda no primeiro tempo. Na segunda parte, Tiago Caeiro voltou a marcar assegurando o triunfo do Atltico que assim salta para a liderana, beneficiando da derrota do Unio da Madeira com o Penafiel. No duelo entre os dois ltimos classificados, a Naval somou a primeira vitria da temporada ao bater, em casa, o Sporting da Covilh por 2-1. Hugo Santos e Godinho marcaram para o conjunto da Figueira da Foz, Gabi reduziu na segunda parte, de penalty, numa altura em que os serranos jogavam em vantagem numrica. A Naval salta do ltimo para o 13. lugar, o Sporting da Covilh agora o lanterna vermelha do campeonato. Arouca e Leixes empataram a uma bola, com Hernni a dar expresso entrada fulgurosa dos de Matosinhos, que ao intervalo justificavam a vantagem. Reaco positiva dos da casa na segunda parte, com Joeano a marcar o golo que conferiu justia no marcador. Resultados da 3. jornada:

A m prestao defensiva da equipa comandada por Ivo Vieira deitaria tudo a perder pouco depois, permitindo que Edgar Silva surgisse isolado frente a Elisson, no lance que deu o terceiro golo equipa que viajou da cidade-bero. O Nacional lanou-se ento em busca do segundo golo, abrindo verdadeiras auto-estradas para a baliza de Elisson. O guardio brasileiro ainda susteve um remate de Toscano surgiu isolado -, mas nada pde fazer para evitar o segundo golo de Edgar Silva, o quarto do V. Guimares.

Yannick Djal desespera por deciso da FIFA Transferido para o Nice s pode jogar em Outubro
prazo. A inscrio de Yannick nos franceses do Nice deu entrada nos servio da Liga gaulesa aps a meia-noite, ou seja, no dia 1 de Setembro (o prazo era 31 de Agosto), pelo que, luz da lei do organismo que superintende o futebol mundial, no deve ser validada. Uma outra fonte disse que a FIFA extremamente exigente em prazos peremptrios como o da data de fecho das inscries. O Nice fez uma exposio, apelando ao bom senso do organismo que tutela o futebol mundial, mas em todos os casos verificados no passado sempre negou provimento e as transferncias acabaram por abortar, apesar de haver uma corrente a defender os direitos do jogador. O avanado est inscrito provisoriamente na Liga francesa. Caber ao Comit do Estatuto do Jogador, constitudo por sete elementos, decidir se promulga a inscrio de Yannick pelo Nice. Assim sendo, o ex-jogador leonino no ir actuar pelo Nice antes do final deste ms, na melhor das hipteses. O Nice, pela voz do treinador ric Roy, disse esperar que a transferncia seja reconhecida dentro de trs ou quatro dias. Mas o tcnico do clube francs afirmou saber que est tudo nas mos da FIFA. gus, de 25 anos que assinou pelo clube aragons , em declaraes imprensa espanhola. Postiga afirmou que se aconselhou com Zapater, seu companheiro de clube na poca anterior em Alvalade e que tambm j jogou no La Romareda. Falei com ele h alguns dias, quando as opes por assinar pelo Saragoa estavam mais claras. Ele deu-me excelentes referncias tanto do clube como da cidade, disse o jogador, que saiu do Sporting para Espanha por um milho de euros. O avanado referiu ainda que o Saragoa era um clube desejado (apetecia-me vir para aqui), acrescentando que vai actuar na melhor Liga do Mundo. Mas no prometeu golos.

Sbado: Estoril Portimonense, 1-0 Domingo: Trofense Oliveirense, 0-0 U. Madeira Penafiel, 2-3

Belenenses Desp. Aves, 0-0 Moreirense Freamunde, 0-0 Santa Clara Atltico, 1-2 Arouca Leixes, 1-1 Naval Sp. Covilh, 2-1

Yannick Djal est a desesperar por uma deciso da FIFA relativamente ao seu futuro, que, pelo que o Correio da Manh apurou, vai demorar, no mnimo, um ms: o Comit do Estatuto do Jogador analisar os dados e toma uma posio nesse

Postiga feliz com o Saragoa


Faz tempo que tinha na cabea jogar em Espanha, e tambm por isso estou feliz por ser jogador do Saragoa, disse Hlder Postiga, ponta-de-lana internacional portu-

Do Farm A sua Mesa...

FRUTA/ VEGETAIS/ MERCEARIA FINA/ CARNES FRIAS/ PEIXE E MARISCO/ E MUITO MAIS...

... E s um passo ao Joes

416 656 7250

JOES GARDEN 1921 Davenport Road CENTRE & GRAPES (Esquina com a Laughton Um bloco a oeste da Symington) GROCERY

Quando Faltar leite j sabe por onde passar...

06 de Setembro 2011

Desporto . 13

Elias, agora no Sporting:

BORGES

Espero que Atltico se arrependa


espanhis no o deviam ter deixado sair... Vai direito a Paos com escala em Lisboa... Ser chegar, treinar e... jogar. E transmitir confiana aos novos companheiros aps vitria sempre moralizadora ao servio do Brasil, por 1-0, mesmo que em jogo a feijes frente ao Gana. Para mais, e como afirmou no final do jogo de ontem, Elias est desejoso de fazer o Atl. Madrid amaldioar a deciso de o ter vendido ao Sporting. Espero que sim, que o Atltico de Madrid se arrependa por me ter deixado sair para o Sporting, disse, feliz, contudo, por continuar no futebol europeu, onde poder evoluir mais. importante para mim porque me ajuda a crescer, a aprender mais em termos tcticos para dar sequncia ao meu trabalho,vincou, depois de 80 minutos em campo, numa exibio algo cinzenta do Brasil, que jogou quase uma hora em superioridade numrica.

PRXIMOS JOGOS
- Tera-feira, 06 set: Unio de Leiria - FC Porto, 3:45 (SportTV)

FOODS APRESENTA

- 4. jornada, 11 set:
Beira-Mar - Unio de Leiria Martimo - Rio Ave Benfica - Vitria de Guimares Acadmica - Nacional FC Porto - Vitria de Setbal Paos de Ferreira - Sporting Olhanense - Feirense Sporting de Braga - Gil Vicente

Elias esteve em campo 80 minutos na vitria (1-0) do Brasil sobre o Gana em Londres. No final disse querer provar em Alvalade que os

Rodrigo acredita no sucesso


Rodrigo regressa ao Benfica com a confiana reforada, depois de ter sido aposta para liderar o ataque da seleco sub-21 espanhola, no duplo compromisso contra a Gergia. Ontem, em Lugo, o avanado de 20 anos ficou em branco mas ajudou a construir a vitria espanhola, oferecendo o segundo golo. Agora, segue-se o desafio da afirmao na Luz. Vou dar o mximo para conquistar o meu espao, promete, em entrevista a A BOLA. Sinto-me bem, cada vez melhor. Estou feliz, confessa Rodrigo, durante o regresso a Lisboa, poucas horas depois de ter sido, mais uma vez, influente na vitria de Espanha sobre a Gergia, desta vez por 2-0, quatro dias depois de ter assinado um hat trick na estreia pelos sub-21, contra o mesmo adversrio (7-2). No primeiro jogo, fiz trs golos, agora no deu para marcar. Mas tambm contribui com uma assistncia, diz, referindo-se ao passe decisivo para o segundo golo dos espanhis.

Mas o mais importante foi ter recebido a confiana do treinador, depois de ter participado no Mundial sub-20. Estou muito contente por esta oportunidade de jogar nos sub-21. E por ter ajudado a conseguir o objectivo colectivo de vencer, assinala.

FABRICANTES DE ENCHIDOS PARA TODO O CANAD 1831 Mattawa Ave., Mississauga www.borgesfoods.com 905 277 0677 SEMPRE SUA MESA

BORGES
BORGES

14 . Comunidades

Os primeiros anos de vida esto a...


Luis Esgaio
Diversos estudos e investigaes desenvolvidos recentemente permitem hoje concluir que os primeiros anos de vida so cruciais no desenvolvimento pleno das crianas. Quando uma criana atinge a idade escolar, a maior parte dos seus circuitos cerebrais fundamentais, as competncias lingusticas e os alicerces, esto bastante desenvolvidos. Os primeiros anos de vida so determinantes na formao da inteligncia, personalidade, comportamento social e no desenvolvimento fsico ulterior. O investimento nestes primeiros anos traz retornos extraordinrios - quer em termos humanos, quer financeiros. As crianas que tm um bom comeo, conseguem melhores resultados na escola, so mais saudveis e tm melhores percursos como adultos.

ABC marcou presena no evento Toronto Pig Save


Com mais de 800 empregados, muitos deles portugueses, Quality Meat Packers localizada na zona de Bathurst e Wellington um dos maiores cortadores de carne na provncia. Por isso, na segunda, dia 5 de Setembro, ABC foi convidado a marcar presena no local, no pela companhia referida mas sim por um grupo de manifestantes vegetarianos que faziam uma grande manifestao contra o consumo de carne diretamente em frente s instalaes.

06 de Setembro 2011

nas vistas aos carros que passavam em direco CNE que festejou ontem o ultimo dia da epoca 2011. Um dos manifestantes esteve por algum tempo conversa connosco. Contava que na sua ptica o nosso mundo est todo interligado, e matar outro ser para o nosso consumo era primitivo, e cruel, e era um assassinio. Num dos cartazes que trazia podia ler-se mude para o vegetarianismo, e mais ningum sofre.

Para que ningum nos chame nomes por no ter l ido, e porque entre os manifestantes havia portugueses e tambm na nossa comunidade h quem escolha o vegetarianismo como modo de vida, fomos l para ver de que se tratava. O grupo Toronto Pig Save, Animal Rights & Vegan Expo esteve em grande numero no Stanley Park (em frente a Quality Meat Packers) com cartazes, mesas

O desenvolvimento das capacidades de gesto e liderana educacional necessrias aos novos contextos culturais e organizacionais em que as escolas se inserem e as comunidades se desenvolvem; incremento de uma atitude crtica de reflexo pessoal e profissional conducente a um processo de auto-formaoque se enquadre numa perspectiva de educao e aperfeioamento profissional permanente e valorizao das complementaridades e das relaes de interdependncia local entre os diferentes agentes com interveno local;promoo de mudanas face ao insucesso escolar ou abandono escolar precoce associadas a alteraes na relao professor-aluno, alteraes nas metodologias pedaggicas no sentido da estimulao da aprendizagem contnua, numa maior ateno valorizao da diferena cultural dos participantes;implementao de iniciativas que permitam s famlias assumir integralmente as suas responsabilidades educativas, bem como o reforo das suas competncias parentais e promoo de novas formas de envolvimento e relacionamento entre as famlias e as escolas. Welcome back to school!

com comer vegetariano grtis para quem quisesse, e at l estavam palhaos a fazerem das suas... para animar os mais novos que tambm la passavam. Este grupo, muito organizado, pelos vistos arrastou umas boas centenas de pessoas com eles, e aquela zona dava

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

PAULO

Paulo Antunes
Sutton Group Innovative Realty Inc. 1423 Upper Ottawa St.

11 OAK - $109,900 Renovado por completo, este lar seria perfeito para comear a sua vida de proprietrio. A hipoteca ficaria por menos de 550.00 por ms. Sala de estar e jantar enormes.

20-1750 King st. - $39,900 Sim, o preo verdade. Alm disso os custos mensais so de apenas $195.00 por ms, incluindo praticamente tudo.

4973 St. Lawrence st- $79,900 Em Niagara Falls, casa separada com escola por trs, estacionamento para dois carros. Difcil de acreditar mas assim .

HAMILTON

ON L8W 3J6 escritrio 905 575 7070 Fax: 905 575 8878 Telefone Directo: 289 440-1319

10 St. Matthews $ 172,900

Lar em excelente estado. bem no meio da zona Portuguesa. Sala de jantar e sala de estar enormes. Estacionamento para 2 carros. Um mimo

13-445 Stone church - $184,900 Na montanha de Hamilton, Town house completamente renovada. Garagem com entrada para a saguo. rea muito procurada.

31-1759 King st. - $53,900 Apartamento de 1 quarto renovado por completo. Situado numa zona excelente de Hamilton. Paz e segurana...

$179,900 - 31 Fairholt N.

Excelente para investimento- Perto do centro da cidade contm 2 apartamentos. Ideal para ter um rendeiro pagando a hipoteca ou alugue os dois. Em muito bom estado.

Eleies porta...
Fomos andando... andando... e chegmos ao fim do ms de Agosto, estando j em Setembro.

06 de Setembro 2011

Ainda a tempo . 15

Pezinho moda da Terceira na Igreja de So Mateus

Uns dias mais pouco mais de trinta e a estamos em plenas eleies provinciais. A escolher quem vai levar a cabo o dia-a-dia governativo na mais progressiva Provn-

da provncia. Um em cada cinco residentes de Ontrio dizem-se pouco inclinados a votar num partido diferente nas prximas eleies provinciais, reduzindo, assim, a perspectiva de uma vitria Conservadora na provncia mais populosa do Canad. Segundo os autores da pesquiza opinio pblica a Nanos Research os liberais tm a possibilidade de ser mais competitivos na votao provincial, face s ltimas eleies federais. A maioria dos conservadores a nvel federal foi uma nota de percurso que, segundo Nick Nanos, no parece susceptvel de ser repetida quando os eleitores do Ontrio votarem em 06 de outubro. Na sondagem feita pela Nanos em maio, o apoio ao NDP de Andrea Horwath estava a crescer. No entanto, nesta mais recente pesquisa, o partido caiu para 16,2 por cento, quando em Maio era de 18,7 por cento, uma mudana que permanece dentro da margem de erro de pesquisa. Na campanha federal, o NDP ganhou 26 por cento dos votos expressos no Ontrio, afastando suficientes votos do Partido Liberal e ajudando os conservadores a ganhar sua maioria. O apoio aos liberais cresceu no Ontrio para 37,6 por cento, na pesquisa Nanos, realizada na semana passada para o The Globe and Mail e CTV / CP 24. Apesar dos conservadores

manterem uma vantagem clara sobre os liberais, a diferena diminuiu para apenas 4,5 pontos. Os votantes tm assim de estar atentos. E os Luso-Canadianos vamos l tambm. que temos gente nossa a concorrer, com Charles Sousa (agora o nico candidato de origem portuguesa a manter o lugar) e Tina Martins, a tentar o crculo eleitoral da Davenport, h muitos anos com Tony Ruprecht, que agora deixa o Parlamento e d, ele prprio, indicao de voto em Tina Martins. Mas temos outros candidatos de origem portuguesa, a que nos iremos referindo. Ateno e concentrao. Duas palavras que servem para 6 de Outubro, mas no deixam de servir tambm para a campanha que est agora em curso.
Beno do po e do leite Cantadores (repetentistas) Manuel Toms e Joo Rita

cia do Canad. Pelos vistos, e a avaliar por algumas sondagens, os liberais que governam o Ontario, no parecem em vias de seguir os passos dos seus primos federais, que detm apenas 11 dos 106 assentos

Quem que esteve em frente CHIN na segunda-feira?


Na segunda-feira, dia 5 de Setembro, entre a Clinton e Grace, na College, o trfego esteve durante umas horas completamente congelado. J no se tratava val anual daquela decorreu tambm de semana e que Sbado noite. do festizona que este fim terminou
Arremataes

Em frente das instalaes da CHIN Radio Internacional estava uma multido de gente espera para ver Roberto Luongo, um conhecido guarda-redes da equipa profissional de hquei sobre gelo Vancouver Cannucks. Roberto Luongo de origem Italiana era apresentado por Lenny Lombardi em frente as portas principais da CHIN e pelos vistos por as centenas de gente presente assistir, era merecedor de uma fotografia.

As fotos esto por a. Valem o que valem. A verdade que nos ltimos dias a igreja de So Mateus serviu comemorao dos nossos usos e costumes. As Festas da Senhora da Luz a que nos referimos noutra pgina comeam a fazer parte da nossa tradio de Vero. E ajudam a matar a saudade. Muita gente presente. Algum entusiasmo. E mesmo a chuva que, no domingo, caiu... aguentou-se bem. E houve quem no arredasse p. Ontem, segunda-feira, era o ltimo dia dos festejos.

EXPERIMENTE USAR
PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

416 995 9904

O seu anncio ir ainda mais longe!

16 . Comunidades

06 de Setembro 2011

06 de Setembro 2011
Encontro Anual de Professores de Portugus
O encontro de professores de Portugus dos Estados Unidos e Canad decorreu, este fim de semana, em Winnipeg. Trata-se do XIX Encontro de Professores de Portugus, que decorreru de 2 a 5 de Setembro de 20111. O programa incluiu formao pedaggica e vrias actividades paralelas muito interessantes. Um Encontro aberto a todos, o que permitiu uma maior inter-ligao entre docentes e encarregados de Educao. Logo na abertura oficial do Encontro, a sesso Ensino/Aprendizagem de Portugus Lngua Estrangeira/ Portugus Lngua Segunda a crianas: metodologia e atividades, por Isabel Borges, professora de Portugus Lngua Segunda/Lngua Estrangeira na Escola Alem, no Estoril, e autora de manuais nesta rea de ensino dirigidos a um pblico infantil. Tanto quanto nos disseram, foi um trabalho interessante de seguir e muito practivo. Mais tarde, a sesso versaria sobre Prticas Pedaggicas de Aprendizagem Diferenciada, por Elisa Oliveira, do Toronto District School Board. tarde, era uma chamada Oficina de Trabalho para professores e educadores a cargo da Coordenao do Ensino do Portugus no Canad. Ana Paula Ribeiro esteve, de resto, em destaque, at pelo que j tem vindo a fazer nesta parte do mundo. Na Associao Portuguesa de Manitoba Inc., houve a seguir um jantar e sarau cultural das Festas do Divino Esprito Santo patrocinado pela Associao. No sbado, os trabalhos prosseguiram com o mesmo ritmo e com a mesma integrao na prpria comunidade. De resto, os participantes tiveram oportunidade de se integrarem nas Festas do Esprito Santo que por ali decorreram, designadamente com a coroao e procisso no Parque Recreativo e Desportivo em St. Laurent. Houve as tradicionais Sopas do Esprito Santo. Presena de Berta Cabral Finalmente, a presidente da Cmara Municipal visitou a sede da Associao Portuguesa de Manitoba, tambm na cidade de Winnipeg, onde presidiu ao jantar de abertura do 19 Encontro Anual dos Professores de Portugus dos Estados Unidos da Amrica e do Canad. Na sua interveno, Berta Cabral enalteceu a importncia do esforo desenvolvido para a leccionao da nossa lngua materna junto das novas geraes das comunidades aorianas. A lngua a fonte da cultura, a causa e a consequncia da nossa

Ainda a tempo . 17

A Lngua fonte de Cultura e causa da nossa identidade

A prxima gerao de veculos eltricos

Cooperao econmica entre Aores e Manitoba

identidade, afirmou a presidente numa mensagem de apreo e incentivo aos professores que leccionam o portugus junto dos filhos dos aorianos emigrados. E prosseguiu manifestando a convico de que muito importante que os nossos emigrantes mantenham os seus filhos na escola, pois a educao que afirma a comunidade. Berta Cabral aproveitou para elogiar a comunidade portuguesa de Winnipeg, que uma comunidade unida e, por isso, uma comunidade forte. Encontro aqui uma comunidade com grande estabilidade e com poucas assimetrias, que se afirma econmica e culturalmente na sociedade em que se encontra inserida, disse. A interveno final de Berta Cabral foi antecedida pela superintendente escolar de Winnipeg, Clia Caetano Gomes, e pelo vice-presidente da associao dos professores de portugus dos Estados Unidos da Amrica e do Canad, Antnio Oliveira, que sublinharam igualmente a importncia do ensino do portugus nas comunidades emigradas. Usaram tambm da palavra o cnsul de Portugal em Winnipeg e o presidente da Associao Portuguesa de Manitoba para darem as boasvindas presidente de Ponta Delgada. O cnsul Paulo Cabral referiu que a maioria dos portugueses radicados nesta provncia canadiana proveniente do concelho de Ponta Delgada e o presidente Mrio Santos explicou que este encontro de professores foi agendado este ano para o primeiro fim-desemana de Setembro para coincidir com a visita de Berta Cabral a Winnipeg.

Cmaras de Ponta Delgada e Winnipeg projectam acordo

a situao actual da comunidade portuguesa radicada em Winnipeg. Os polticos canadianos enalteceram o contributo dos portugueses para a valorizao scio-cultural e mesmo para a dinamizao econmica dos meios onde se encontram inseridos, desde o incio da emigrao aoriana para o Canad h mais de meio sculo.

Minimizar o problema da deportao


Na sua reunio com o Ministro da Justia, Berta Cabral aproveitou para sensibilizar o Governo de Manitoba para a convenincia de desenvolver programas oficiais de incentivo aquisio da dupla cidadania, designadamente por parte dos emigrantes aorianos. Para Berta Cabral, seria de todo o interesse para ambas as partes a implementao de um sistema capaz de facilitar o acesso dos cidados portugueses nacionalidade canadiana. Quando se estima que cerca de 70% dos portugueses residentes em Winnipeg ainda no adquiriu o estatuto de dupla cidadania, a presidente de Ponta Delgada solicitou ao Ministro da Justia que o Governo de Manitoba sensibilize as autoridades federais do Canad no sentido de agilizar alguns dos procedimentos formais que subsistem para o efeito. Berta Cabral explicou que a facilitao do processo de aquisio da dupla cidadania permitir, entre outras vantagens, minimizar o problema da deportao.

Ontrio est a ajudar a desenvolver a Magna International e a Magna Car-E, que ser a prxima gerao de tecnologias de veculos limpos, criando 728 postos de trabalho e protegendo mais outros 1.337 empregos em Aurora, Brampton, Concord e St. Thomas. Com o apoio do governo, a empresa est a lanar uma srie de novos projetos, incluindo: -Desenvolvimento do conceito de carro eltrico; -Peas para eltricos hbridos, com bateria de veculos eltricos; -Componentes avanados de leve metlico; -Um projeto de energia alternativa, e, -Compostos avanados de bio-materiais, para reduzir o peso do veculo e melhorar a eficincia de combustvel. A parceria com empresas componente chave do plano do governo McGuinty para fortalecer a economia e criar empregos para as famlias do Ontario. Para Sandra Pupatello, ministra do Desemvolvimento Econmico e do Comrcio, entende que o Ontario sempre foi a provncia que faz por determinar onde precisamos estar e trabalhar. Entende, assim, que o investimento do nosso governo em Magna Internacional e Magna E-Car uma forma de fazer o futuro acontecer agora. O governo McGuinty orgulha-se da parceria com a Magna International, criando centenas de empregos para a nossa comunidade. Magna uma lder global com uma forte viso de produzir a prxima gerao de carros limpos , disse, por sua vez, Kuldip Kular, deputado para Bramalea-Gore-Malton. J Don Walker, presidente do Conselho de Administrao da Magna International , disse-se muito satisfeito por receber apoio de Ontrio para prosseguir a meta de transio de automveis do Canad, com concepo, engenharia e fabrico em relao chamada economia limpa. Para ele, o nosso plano alinha com a estratgia do Ontrio, apoiando o desenvolvimento de veculos movidos a combustveis eficientes e tecnologias, e um conjunto de profissionais qualificados.

Olivia Chow lembra o Marido


No corao de Toronto ele no foi esquecido Uma nota a agradecer a todos quantos estiveram com a famlia, quando da partida de Jack Layton. Um agradecimento que vira, afinal, para um bom aproveitamento da figura incontornvel do lder que Jack foi. Queridos amigos escreve Olivia senti-me muito confortada e fortalecida, nestes ltimos dias, graas ao vosso apoio, s vossas memrias, s vossas lgrimas e aos vossos sorrisos. Agradeo do fundo do meu corao. A nossa comunidade maravilhosa, aqui no Trinity Spadina, era o local favorito de Jack - que viveu na casa que ele amava, no bairro que ele amava, e no corao da cidade que ele amava. Foi aqui que ele passou os seus ltimos dias. No havia nenhum outro lugar do mundo onde ele queria estar. Olivia lembrou, ainda, nesta nota, que muitos de vs me contaram o que era mais importante, quase como qualidade nica, em Jack, que recordam como um amigo, vizinho, ativista, representante e lder alm de seu sorriso e do seu calor. E era, afinal, a sua capacidade de unir as pessoas, para trabalhar em nossos objetivos comuns e fazer a nossa comunidade e nosso mundo um lugar melhor. E continua: No dia do funeral, aqui, no corao de Toronto, eu disse vamos olhar para a frente em que podemos realizar juntos para garantir que a voz de Jack no foi silenciada. Com a vossa ajuda, vamos manter a voz de Jack viva. Eu sei que no estou sozinha em valorizar e procurar honrar a sua mensagem de despedida. Vamos ser amorosos, esperanosos e optimista. E ns vamos mudar o mundo.

A cooperao econmica entre as cidades de Ponta Delgada e Winnipeg poder vir a ser uma realidade na sequncia da visita oficial de Berta Cabral provncia de Manitoba. A presidente da Cmara Municipal reuniu, sextafeira, com o mayor da capital provincial, Sam Katz, com quem lanou as bases de um possvel intercmbio de interesse econmico entre os principais centros urbanos dos Aores e de Manitoba. A presidente de Ponta Delgada e o mayor de Winnipeg comprometeramse a estudar possveis formas de cooperao, designadamente no mbito das trocas de conhecimentos de natureza cientfica e tecnolgica, que poder envolver outras entidades locais como as instituies universitrias e as associaes empresariais. Berta Cabral e Sam Katz admitiram a possibilidade de formalizarem um acordo de cooperao entre as duas cidades aps as diligncias que vo agora desenvolver para aprofundar as intenes de intercmbio. Winnipeg, com mais de 600.000 habitantes, a capital da provncia de Manitoba, que regista actualmente uma importante evoluo no seu processo de desenvolvimento econmico. A cidade alberga uma grande comunidade portuguesa, com quase 30.000 pessoas maioritariamente originrias dos Aores, que Berta Cabral visita pela primeira vez a convite da Associao Portuguesa de Manitoba. A presidente da Cmara Municipal de Ponta Delgada reservou a manh do segundo dia da sua deslocao ao centro do Canad para contactos institucionais com as autoridades oficiais da cidade e da provncia. Depois da reunio com o Mayor de Winnipeg, realizada na City Hall, a responsvel autrquica estabeleceu diversos encontros de carcter poltico nas sedes do parlamento e do governo da provncia de Manitoba. Berta Cabral avistou-se com a Ministra da Cultura e Turismo, Flor Marcelina, e com o Ministro da Justia, Andrew Swan, em representao do Primeiro-Ministro de Manitoba, Greg Sellenger, que se encontrava em viagem oficial. A dirigente aoriana manteve tambm uma audincia com o lder da oposio e candidato a chefe do governo nas eleies do prximo ms, Hugh McFadyen. Os trs encontros sucessivos com os responsveis provinciais permitiram presidente da Cmara Municipal aprofundar o seu conhecimento sobre

Uma visita proveitosa


Durante a tarde de sexta-feira, especialmente dedicada comunidade portuguesa, a presidente da Cmara Municipal de Ponta Delgada visitou o Lar de Idosos de Santa Isabel, a Igreja da Parquia da Imaculada Conceio e a empresa nacional Bee-Clean. Berta Cabral participou, finalmente, no jantar de abertura do 19 Encontro de Professores de Portugus dos Estados Unidos da Amrica e do Canad. No Lar de Santa Isabel, a presidente do maior municpio dos Aores foi calorosamente recebida pelos idosos que ocupam os 30 apartamentos deste empreendimento construdo em 1994 por iniciativa conjunta de quatro instituies da comunidade local: a Associao Portuguesa de Manitoba, a Associao de Comerciantes Portugueses de Winnipeg, a Parquia da Imaculada Conceio e a Casa do Minho. Na Igreja de Nossa Senhora da Conceio, tambm construda por portugueses em 1980, a presidente da Cmara Municipal inteirou-se das principais festas religiosas da comunidade local que renem milhares de pessoas em louvor do Senhor Santo Cristo, de Nossa Senhora de Ftima e do Divino Esprito Santo. Esta ltima realiza a sua segunda edio anual neste primeiro fim-de-semana de Setembro e tem Berta Cabral como convidada de honra. Na sede nacional da Bee-Clean, em Winnipeg, a autarca conheceu uma empresa fundada e dirigida desde 1969 pelo portugus Jos Correia, que j desenvolve a sua actividade relacionada com produtos e servios de limpeza na quase totalidade das 11 provncias do Canad. A empresa portuguesa mais importante de Manitoba emprega actualmente cerca de 12.000 funcionrios, dos quais 500 prestam servio em sete ilhas dos Aores.

Domingo, 18 de Setembro
No domingo, 18 de setembro, temos uma oportunidade maravilhosa para ajudar a fazer a diferena em conjunto para todos que perderam seus entes queridos devido ao cncer. Vamos todos participar, executando o Y Central do Fox Terry. Por favor, junte-se a ns. Pode registar-se on-line em www.terryfox.org/Run/ (especificando o Central YMCA em Toronto, Ontario). Jack permaneceu esperanoso e otimista at ao fim, sabendo que um dia haver uma cura.

18 . Escrever e contar

Carcter... transmite-o!
Carlo Miguel Cruz Gomes

06 de Setembro 2011

Como o anncio diz, Carcter... transmite-o! Quando sair esta Edio do Jornal ABC para as diversas bancas na provncia do Ontrio, tambm comeou para a maioria de estudantes no Ontrio o primeiro dia de aulas para este ano escolar. Gostaria ento de dedicar este pequeno artigo, esta minha pequena ideia, a todos os estudantes, pais de estudantes e quantos tenham obrigao de dar exemplo aos mais novos, e no s, de como se deve viver (que somos todos ns, afinal). Falei com um senhor h pouco tempo que me contou uma historia acerca do seu Pai. O Pai daquele senhor como muitos dos nossos, Pais e Mes, irmos ou avs, trabalhava na terra e ganhava a sua vida no campo. Se semeasse e cultivasse, tinha para comer se no o fizesse, morria fome. - Penso que, hoje em dia, a nossa sociedade esta construida a pensar que vai ganhar a lotaria e no em trabalhar e isto no modo de vida. Este senhor trabalhava na sua pequena quinta de noite e de dia a par com a mulher que ajudava em tudo, e entre o tempo que no andavam na escola, os filhos tambm. Um dia chegou uma tempestade muito forte e destruiu toda a sua quinta, animais de gado, plantas, tudo. Como todo o ser humano, a tristeza sentiu-se mas aquele senhor tinha a noo que o nico remdio era continuar e trabalhar e no deitar as mos cabea. Foi ao banco que o conhecia por ser um homem recto nos negcios, sempre cumpridor das suas dividas, e pediu um emprstimo para reestabelecer a sua quinta e o banco no lhe negou. Depois de um ano inteiro de trabalho e muito sacrifcio aquele senhor conseguiu o que muitos pensavam no seria possvel. De novo a sua quinta estava de volta. Outra vez mais uma tempestade arrasou aquela zona. A quinta tambm no foi poupada. Aquela famlia teve que pedir assistncia social e passaram as passas do Algarve como s vezes se diz. Aquele senhor s conseguia pensar na sua quinta, no se dava por vencido e depois de mais algum tempo por causa da sua paixo, persistncia e muito f conseguiu reconstruir a quinta mais uma vez. No ano seguinte depois de ter reconstruido a sua quinta, entrou no banco que lhe tinha emprestado o dinheiro a primeira vez e pediu para falar com o gerente. Quanto ste chegou, o senhor puxou de um envelope que tinha no bolso cheio de notas. Era o dinheiro que o banco lhe tinha emprestado. Tinha passado dias incontveis a pr sempre algo de lado para completar a totalidade do emprstimo. O gerente ficou muito surpreendido e disse-lhe que, de facto, ele j no devia nada. O banco, por causa da tempestade, entendera que deveria limpar toda a dvida dos seus livros. Mesmo assim, o senhor disse ao gerente que o problema era deles e que o dinheiro estava ali, deitou o envelope na mesa, assinou um papel para o efeito, apertou-lhe a mo e saiu. Conta o filho que nunca viu o Pai to feliz. Era como se um peso tivesse sido tirado de cima das costas do Pai. Carcter. Isto chama-se carcter. Quando sair esta Edio do Jornal ABC para as diversas bancas, na provncia do Ontrio, tambm comeou para a maioria de estudantes no Ontrio o primeiro dia de aulas para este ano escolar. Para todos os estudantes que hoje comeam a caminhada de mais um ano de estudos, e para todos ns que temos um papel importante na vida dos outros nossa volta, aqui vo os meus votos e meus pedidos para que voc... tenha sempre carcter, ensine sempre carcter, mostre sempre carcter. No fim da vida, a maioria no lhe vai lembrar o que vestiu, se escreveu bem ou mal, se foi bom aluno ou aluna, mas nunca se esquecero do seu carcter. Ate para a semana se DEUS Quiser.

A incrvel histria do piloto de um caa alemo

Poupou o B-17G e toda a tripulao

Charlie Brown era piloto americano de um B-17G do 379th BG, em Kimbolton, na Inglaterra. O seu B-17 era o Ye Old Pub e estava seriamente danificado, atingido pelas balas dos caas inimigos e pela antiarea. Com a bssola arruinada, ele voava perdido e cada vez mais dentro da Alemanha, ao invs de estar com rumo para sua base inglesa. Aps sobrevoar um aerdromo alemo, um caa Messerschmidt Me 109G foi enviado para abater este B-17. Quem estava no comando do caa era o alemo Franz Steigler. Ao aproximar-se do bombardeiro, no podia crer no que via. Explica nas suas prprias palavras:

Ao pousar, Franz informou ao CO que abateu o bombardeiro sobre o mar. No debrief, Charlie Brown e sua tripulao informaram o ocorrido, mas foram instrudos para no falar sobre o episdio com ningum at ento. Aps 40 anos, Charlie partiu em busca daquele piloto alemo que o salvou. Depois deste longo tempo de pesquisa, encontrou Franz. Ele nunca citou o fato, nem nas reunies do do ps-guerra. Encontraram-se nos EUA numa reunio do 379 BG, com a equipa que ainda estava viva porque Franz no disparou as suas armas. Quando perguntaram a Franz por que no derrubou o B-17, ele respondeu:

Nunca vi um avio naquele estado. A seo traseira, leme e profundores muito avariados, artilheiros feridos, a proa do quadrimotor danificada e furos por toda fuselagem. Embora tivesse o caa armado e carregado, Franz emparelhou seu Me 109 com o B-17 e olhou para o comandante Charlie Brow e este estava apavorado e lutando com os controles para manter o bombardeiro voando e ainda estava sangrando. Ciente da desorientao do piloto, Franz acenou que eles girassem 180 graus, escoltando o avio em um rumo seguro para a Inglaterra. Ento Charlie Brown saudou e voltou para sua base.

No tive coragem de acabar com a vida daqueles homens que lutavam para viver. Voei ao lado deles por um longo tempo. Eles davam tudo de si para chegar so e salvos sua base, e eu no ia impedi-los de viver. Simplesmente no podia atirar em um inimigo indefeso. Seria o mesmo se eu estivesse num pra-quedas. Ambos pilotos morreram em 2008. Em anexo ilustrao do caso, pilotos na 2 guerra e seu encontro nos EUA, com Franz Steigler esquerda e Charlie Brown direita.

Uanhenga Xitu e O Mestre Tamoda


Escritor, enfermeiro, antigo preso politico no Tarrafal, antigo Ministro da Sade, referncia indispensvel na literatura africana. Chama-se Uanhenga Xitu. Nome de casa e artstico do angolano Agostinho Andr Mendes de Carvalho, nascido em Agosto de 1924, na provncia do Bengo. O escritor celebrou h poucos dias 87 anos de idade, motivo para a Mayamba Editora colocar no mercado dois dos seus vrios livros: Manana e Bola com Feitio. Para alm da escrita, foi enfermeiro e passou pela priso colonial, Tarrafal, depois de ter sido julgado pelas suas actividades polticas pro-independncia de Angola. Foi ministro da Sade, Comissrio Provincial de Luanda e tambm Embaixador de Angola na Alemanha. Em 2006 foi distinguido com o Prmio de Cultura e Artes na categoria de literatura pela qualidade do conjunto da sua obra. Mestre Tamoda foi um dos primeiros livros de Uanhenga Xitu. Esta personagem de fico angolana ainda o motivo do livro Os Discursos do

Mestre Tamoda: vai da zona rural, para a cidade, para casa de pessoas da sociedade colonial, e o que ali aprende, a ler e a escrever e os vocbulos mais difceis que encontra em dicionrios, transportar depois consigo de regresso a casa, indo alterar com a sua intelectualidade a vida da aldeia, sobretudo ao ensinar aos jovens o poder da palavra, mesmo de palavras por ele inventadas e com as quais eram desafiadas as autoridades coloniais o professor oficial e o administrador. Todavia, a Mestre Tamoda no chegaria o saber de cor os dicionrios, o falar como o colono para se libertar da condio de ser mais um dos nativos subjugados. A obra de Uanhenga Xitu tem sido celebrada e estudada. Uma das pessoas que o estudou foi Ana Lcia de S, especialista portuguesa em Literaturas Africanas. Em resultado da sua tese de mestrado escreveu A confluncia do tradicional e do moderno na obra de Uanhenga Xitu. E exactamente sobre a literatura de Uanhenga Xitu que Ana Guedes conversou h dias, na Voz da Amrica, com Ana Lcia.

06 de Setembro 2011

Escrever e contar . 19

Manifestao em Luanda termina em violncia


A violncia marcou uma manifestao em Luanda contra o Presidente angolano Jos Eduardo dos Santos. Manifestantes e jornalistas ficaram, sbado, feridos quando a polcia tentou impedir que o protesto chegasse ao palcio presidencial. Este cenrio foi confirmado por Alexandre Salombe, jornalista da Rdio Voz da Amrica. As altas chefias da polcia tudo queriam fazer no sentido de os manifestantes no chegarem ao palcio, fizeram vrios cordes humanos. Pararam a manifestao com a interveno de homens que trajavam civil, disse. Alexandre Salombe foi um dos agredidos e perdeu o material de trabalho e os documentos pessoais.

Dona Solido em Sol maior


Fernando Cruz Gomes
Ele est ali. Olhando o alm e as miragens. Por entre as persianas de um quarto onde adregou de chegar, saltando o muro que o divide do exterior, ataca a vidraa da casa. Com a janela entreaberta de quanto baste, sorve de l fora os ares frios, mas gostosos que lhe vm s narinas. O verde da rvore que lhe fica em frente fascina-o e humaniza-o. E v as flores que ainda h, enquanto o Inverno deixar. Os arbustos rasteiros que vo ainda dando vida a um quinta de faz-de-conta. Alonga o olhar e no quintal capaz de visionar a floresta. Talvez at um riacho imaginrio onde serpenteiam peixes e pequenos insectos que ele at gostaria de tutear. O primo esquilo anda tambm por ali. E at ouve o gorgear dos pssaros e o pipilar de um clarinete mstico que s ele v... Ele est ali. No sei bem, mas julgo que est a comear a querer despedir-se da vida. capaz de pensar que o seu ciclo terminou. Que lhe fenecem as foras. Que h para alm do quintal, a que ele capaz de chamar floresta, o tal alm que ele almeja, nas miragens que durante o sono lhe aparecem sempre reais e cristalinas, ora frondosas de fora, ora fracas de morrer. V, tambm, uns passarinhos que sempre ali andaram, mas que ele s agora enxerga em toda a sua dimenso. No seu adejar de longe, parecem cham-lo, cham-lo sempre em demanda de outras terras e outras paragens. Que ele pensa louco que que j conheceu e j apreciou em toda a sua beleza e fora anmica. Os homens no entendem destas coisas. Para ele, o pensamento de que o homem seu irmo este, aquele e mais o outro no sabe apreciar as coisas belas da bela terra onde vive mergulha antes em raivas soltas e em desperdcio de tempo e de energias. Naquela tarde, o Hilrio que dele que falamos, gato inteligente que ainda deixaram comigo olhou mais de frente para a tal floresta. Perscrutou o riacho. Viveu o ar que lhe acaricia as narinas e os pelos lustrosos que ainda tem. Ao olhar para longe, ao ver, uma vez mais, as miragens que j se esto a perder no horizonte at elas, que querem?! julgou estar a chegar o fim. Ainda v os meninos que esto a crescer. Ainda ouve o ruido da turbamilta que a casa encerra. Ainda dedilha, tambm ele, a corda da saudade que ali aprendeu a tocar. Mas j no pensa valer a pena chorar mais. No pensa que a mquina da vida ainda tem retrocesso. Se ele at se olhou ao espelho para ver o esboo de riso que ia fazendo! Se ele at pensou ver ao longe a velha senhora que o estimava e lhe dava guloseimas! Se ele at pensou que ela voltara do sono eterno para onde partira. Ele est ali. Soltou dois suspiros fundos. Olhou de novo tudo em seu redor. Empertigou-se nas patas de trs, para ver melhor por entre a vidraa. O ar entrou-lhe como que em lufada. Um ar fresco. Frio. Como aquele que o vento do Norte vai trazer em breve para o cho onde se lhe finaram todos quantos dele se abeiravam e o estimavam... tarde ainda o Hilrio l estava. Ainda ningum se dera conta que o tempo do seu tempo se fora. Que j no havia ar que o tivesse de p. Que as patas se lhe vergaram sob a fora da idade idade feita saudade, hem?! e o atiraram de pantanas para o lado de l da rua. Naquele mesmo dia, naquela mesma altura, quando a menina mais nova se abeirou e o sentiu a desfalecer... o gato Hilrio ainda teve tempo de lhe lanar um olhar de perdo. Perdoava-lhe o facto de o ter deixado sozinho. A solido , de facto, o pior dos flagelos. a doena das doenas. Foi disso que ele morreu, a despeito do veterinrio ter dito, agorinha mesmo, que ele morreu de velhice. Eu no acredito.

A polcia angolana confirma que prendeu 24 pessoas e que seis foram feridas por elementos no identificados. J Joo Carlos, um dos organizadores da manifestao, diz que foram detidas, pelo menos, 45 pessoas.

Calma tensa regressa a Luanda aps protesto de rua


Uma calma tensa regressou capital angolana,depois da manifestao anti-governamental de sbado, que foi reprimida por foras policiais. Os lderes da iniciativa continuam detidos, sem qualquer contacto com os seus advogados, mas devem ter sido presentes a tribunal, ontem, segunda-feira. A situao apresentava-se calma, domingo, na Praa da Independncia, apesar de rumores que davam conta de novas concentraes populares, sobretudo dos mesmos manifestantes que se retiraram s]abado pouco antes das zero horas e que tiveram de pernoitar junto ao edifcio da CEAST, na igreja catlica no S. Paulo. Era inteno regressar para protestar pela soltura de companheiros seus, principalmente os lderes detidos, ainda em parte incerta. Do municpio do Cacuaco, norte de Luanda, houve relatos no confirmados dando conta dum movimento para o centro da cidade. A presena da polcia estava reduzida na praa pblica, se comparado com o efectivo de sbado. Mesmo assim eram indisfarveis homens paisana presentes no local, geralmente de bom porte fsico com postura de observador muito atento a qualquer movimento no local.

Alemo Francisco foi um dos manifestantes. Contou que fazia parte de um grupo de 11 pessoas que a polcia perseguiu com ces, quando se retiravam sbado do local. A perseguio foi at ao porto da CEAST. Adiantou ainda que tiveram de dispersar em busca doutros locais mas previam concentrar-se novamente. De acordo com a fonte que estamos a citar, muitos dos companheiros tero sido atacados pelos ces. No precisou, contudo, com que gravidade e se tero sido assistidos nalguma unidade hospitalar aqui em Luanda.Durante a conversa que mantivemos, foi possvel constatar que Alemo comunicava ao telefone com os restantes companheiros algures pelo permetro da praa da Independncia. A Voz da Amrica diz, entretanto, ter testemunhado, sbado, na rua Joaquim Kapango, junto a igreja da Sagrada Famlia, a deteno de 4 dos responsveis da organizao da manifestao, que saiu da praa da Independncia em direco ao palcio presidencial, em meio a uma organizada agresso de jornalistas, protagonizada por agentes afectos polcia, trajados civil. Meios e haveres eram o principal alvo dos carrascos. O objectivo era apreender qualquer material reportado a fotos, cmaras e telefones. Tudo ter ficado mais ou menos claro, com a agresso do jornalista Antnio Cascais da Voz da Alemanha. O profissional foi atacado por indivduos civil, quando regressava do local onde decorria a manifestao, quase porta do hotel onde se encontra hospedado. Levaram telefones e cmara.

Lady Gaga mostra o seu lado masculino


Lady Gaga no foi a grande vencedora dos Video Music Awards da MTV, entregues em Los Angeles (EUA) Katy Perry e Adele passaram-lhe frente , mas a nova-iorquina marcou a cerimnia. No entanto, os mais distrados talvez pensem que nem sequer l esteve, visto que se apresentou a milhes de telespectadores como Jo Calderone, um alter-ego masculino capaz de reforar dvidas sobre a sua ambiguidade sexual. Joana Marques Alves e Leonardo Ralha contam, no Correio da Manh que foi na pele desse macho latino de pequena dimenso que Gaga entregou um prmio de carreira a Britney Spears, sem se coibir de partilhar com a plateia que costumava pr fotos dela na parede do quarto e tocava-se. Tamanho era o entusiasmo, que ps-se a jeito para roubar um beijo que no chegou a acontecer. Britney esquivou-se no ltimo instante. J fiz isto, disse, lembrando o clebre encontro com os lbios de Madonna em 2003.

Surpresa nos prmios da MTV

Pormenores chocantes
Numa noite tambm dominada pela gravidez de Beyonc, Katy Perry juntou o prmio mais importante (Firework o Vdeo do Ano) a outras duas estatuetas, graas a E.T., colaborao com Kanye West. J a discreta Adele arrecadou quatro prmios nas categorias tcnicas. Ainda houve momentos de glria para o adolescente Justin Bieber (Vdeo Masculino, por U Smile), Foo Fighters (Vdeo Rock, por Walk) e Nicki Minaj (Vdeo de Hip Hop, por Super Bass), mas tambm para Lady Gaga. O hino diferena Born this Way foi o

Melhor Vdeo Feminino e Vdeo com Mensagem. E l teve que ser Jo Calderone, num momento de esquizofrenia em verso MTV, a recolher os galardes, desculpando-se pela ausncia da vencedora. A norte-americana Beyonc Knowles, ex-Destinys Child, anunciou no incio da gala que est grvida do seu marido, o rapper Jay-Z. Acariciando a barriga e fazendo poses para os fotgrafos, Beyonc reinou na passadeira vermelha. Quero que sintam o amor que est a crescer dentro de mim, afirmou. Os dois artistas esto casados desde 2008, e esperam o primeiro filho.

20 . Automobilismo O primeiro desenho do Audi A2 Concept

06 de Setembro 2011
Paulo Alves Carlos Moreira

Esperado e merecido
Como j era esperado desde o GP da Blgica, a Renault-Lotus anunciou, nesta sexta-feira, a resciso amigvel com Nick Heidfeld e confirmou Bruno Senna ao volante do carro nmero 9 at o fim da temporada 2011. A equipe anglo-francesa planejava anunciar o brasileiro como substituto permanente do alemo de 34 anos j em Spa-Francorchamps, mas uma ao na Justia inglesa atrapalhou o processo. Contudo, no comunicado oficial emitido na quinta-feira anterior corrida, a equipe deixava claro que o veterano no voltaria ao cockpit neste ano. E a soluo acabou sendo merecida para os dois pilotos, que contriburam para esta situao. testes aerodinmicos e andou na sexta-feira de treinos livres para o GP da Hungria. E arrancou elogios dos engenheiros da Renault-Lotus em todas estas oportunidades. Com pouca coisa a fazer no campeonato, a no ser manter a quinta posio no Mundial de Construtores, era natural que a equipe apostasse em um de seus reservas mais novos. E a chance caiu no colo do brasileiro antes de Spa. Em seu primeiro fim de semana , Bruno teve um desempenho excepcional. Se cometeu um erro na largada da corrida, quando foi otimista demais, perdeu o ponto de travagem e acertou Jaime Alguersuari, andou muito bem justamente no ponto fraco de Heidfeld: o treino classificatrio, que teve condies atpicas de tempo, o que complicou mais ainda o trabalho do brasileiro. De quebra, ainda levou dois novos patrocinadores para a Renault-Lotus a petrolfera OGX de Eike Batista, oitavo homem mais rico do mundo, e a Gillette. Alm do sobrenome forte, ele mostrou talento em uma pista difcil logo no primeiro contato para valer com um carro decente (a Hispania to ruim que sequer pode ser chamada de carro). Agora aproveitar todas essas boas condies e no cometer erros bobos no fim da temporada. E Heidfeld? Bem, esse pode dar como encerrada sua carreira na Frmula 1. Alm do desempenho abaixo do esperado, ainda processou uma equipe, pecado mortal na categoria. Seu destino deve ser mesmo a equipe oficial da BMW no Alemo de Turismo (DTM). A marca estreia no campeonato em 2012. J Bruno Senna precisa mostrar servio andar bem prximo aos tempos do russo Vitaly Petrov neste fim de temporada para ter chances de fechar com uma boa vaga em 2012. Apoios fortes de empresas brasileiras ele j conseguiu. Agora mostrar na pista seu potencial. E o treino classificatrio em Spa-Francorchamps foi um aperitivo dele.

O Audi A2 concept mostra um modelo mais carro e menos monovolume. Estreia uma tecnologia inovadora de iluminao. O prottipo do novo Audi A2 chega na forma de um carro elctrico, apesar da Audi no divulgar qual a mecnica utilizada. Mede 3,80 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,49 metros de altura. Este ltimo valor torna-o mais baixo do que a maioria dos carros do seu tamanho, bem diferente do Audi A2 que se vendeu at 2006, que tinha 1,55 metros de altura. O primeiro desenho da nova gerao est menos monovolume e mais prxima de um pequeno turismo. O Audi A2 Concept tem quatro lugares individuais e entre os bancos traseiros h espao para uma bicicleta urbana (retirando a roda dianteira). O volante inclui comandos tcteis para algumas funes e a instrumentao conta com trs ecrs colocadas na coluna da direco, em forma de U. Apesar de ser ainda um concept este modelo, que estar no Salo de Frankfurt, mostra j as linhas bem prximas do que ser o novo A2. A Audi praticamente no d informaes sobre este prottipo, referindo que serve tambm para mostrar o prximo passo na tecnologia de iluminao LED, que baptizou de matrix beam. A funo de mximos faz-se atravs de um conjunto de dodos e pequenos reflectores. A luz de nevoeiro traseira de dodos laser, que projecta um tringulo vermelho na estrada para sinalizar a presena em fracas condies de visibilidade. Mais curiosa a fina linha de luz que acompanha toda a lateral, logo abaixo das janelas e fica intermitente quando o condutor liga os piscas. Alm disso, quando h uma travagem, uma luz vermelha percorre a lateral do carro, de trs para a frente, mostrando a fora da travagem.

Vamos por partes, ento. Primeiro, Nick Heidfeld. Contratado s pressas no incio da temporada aps o acidente de Robert Kubica no rali Ronde di Andora, o alemo deixou a desejar em 2011. Ah, mas ele estava frente do Petrov no campeonato, disseram alguns. Sim, mas apenas dois pontos e uma posio. Muito pouco para a Renault-Lotus, que esperava um papel de liderana do veterano, conhecido por ser bom acertador de carros. Ele at desenvolveu o R31, mas seus resultados na pista foram muito ruins. No por ter conseguido apenas um pdio, mas por alguns erros primrios, que poderiam ter sido cometidos facilmente por novatos. A equipe demonstrou sua insatisfao vrias vezes na imprensa e Heidfeld nada fez para mudar o quadro. Por outro lado, Bruno Senna mostrou potencial no primeiro contato que teve com o carro, nos testes de pr-temporada em Jerez de la Frontera. Com muito menos experincia, marcou tempos muito prximos do alemo. Ele ainda fez dois

Volkswagen NILS tem estreia marcada para Frankfurt

Scuderia Toro Rosso vendida aos rabes?


De acordo com notcias postas a circular na imprensa espanhola, a Scuderia Toro Rosso vai mudar de mos a partir do GP de Itlia, e passar a ser detida pela empresa Petroleum Investment Company (IPIC) dos Emirados rabes Unidos, podendo mesmo mudar de nome para Team UAE. O grupo IPIC detm vrias empresas, como por exemplo a Cepsa, que recentemente viu a Total sair do seu quadro de accionistas, passando estas para a IPIC, que pretende no s consolidar a liderana da Cepsa em Espanha, como torn-la uma companhia de nvel mundial na guerra dos combustveis, o que parece ser um excelente sinal para a Toro Rosso, que s ter a ganhar com isso.

A Volkswagen mostra um prottipo citadino, de um lugar apenas e com propulso elctrica. Como bom prottipo que se preze, a Volkswagen escolheu a propulso elctrica para o NILS. Associado a este tipo de propulso est o peso baixo para um veculo eminentemente citadino. Acima de tudo serve para testar algumas solues que podem ser introduzidas em futuros modelos da marca alem. Tem apenas um lugar, as rodas do lado de fora da carroariae duas portas laterais que abrem para cima. Tem um motor elctrico de 20 CV com uma funo de overboost capaz de oferecer at 34 CV em acelerao vigorosa. O binrio mximo e constante de 130 Nm. O motor tem um peso de 19 kg e a energia que usa armazenada numa bateria de ies de ltio. A recarga total por intermdio de uma tomada caseira dura cerca de duas horas. A autonomia de 65 km/h e a velocidade mxima de 130 km/h. A traco faz-se s rodas traseiras, onde est o motor. Mede 3,04 metros de comprimento, 1,39 de largura e 1,20 m de altura. bastante mais pequeno do um Volkswagen up!, mas maior do que um smart fortwo. O peso uma agradvel surpresa, acusando apenas 460 kg na balana. Para isso contribui a carroaria feita em alumnio. Mas h tambm outras solues para reduzir peso, como os retrovisores com comando manual e a direco sem assistncia. Conta ainda com um sistema de travagem de emergncia que, abaixo dos 30 km/h, pode parar o carro de forma automtica se o condutor no reagir, reduzindo os efeitos da coliso. No tablier esto situados dois ecrs que permitem controlar todos os sistemas e configuraes do carro. O painel de instrumentos TFT de sete polegadas e tem ainda navegao num ecr central.

Sbastien Ogier continua na Citron


O manager de Sbastien Ogier, Kim Vatanen, assegurou que o francs se vai manter na atual equipa at ao final do contrato, retirando importncia aos rumores surgidos nos ltimos dias que Ogier poder estar a caminho da Volkswagen ou da Ford.

Recorde-se que o piloto de Gap assinou no incio deste ano um contrato que termina no final de 2013, mas os recentes problemas entre Ogier e Loeb, levaram a que a Citron Racing chamasse o seu jovem pupilo para esclarecer afirmaes que produziu durante o recente Rali da Alemanha (ler em separado), O que foi falado e decidido nessa reunio ficou no segredo dos deuses, pelo que at prova em contrrio, Ogier est de pedra e cal na sua equipa: Os rapazes vo continuar a trabalhar juntos , disse Kim Vatanen.

06 de Setembro 2011

Mensagem . 21

22 . Passatempos

06 de Setembro 2011

Gossip
propriedade perto da cidade de Mhldorf, na Alemanha, poder viver livremente aps as autoridades locais desistirem de captur-la, segundo a revista alem Der Spiegel. A vaca, chamada Yvonne, escapou no dia 24 de Maio e foi colocada numa lista dos mais procurados aps chocar contra a dianteira de um carro de polcia. As autoridades de Mhldorf concluram que Yvonne era um risco segurana depois do choque com o carro da polcia e os caadores receberam permisso para mat-la. Depois disso, Yvonne conseguiu escapar de todos e as suas inteligentes fugas tornaram-se um sucesso da TV alem. O jornal alemo Bild chegou a oferecer uma recompensa de 10 mil euros (C$ 14.193) pela captura de Yvonne. Mas a vaca escondeu-se numa floresta na regio da Baviera, no constituindo mais uma ameaa ao trfego rodovirio, razo que levou as autoridades a decidirem deix-la livre.

Horscopo
Aps mais de 3 meses, alemes desistem de capturar vaca fujona. Uma vaca que fugiu h mais de trs meses de uma Carneiro
21-3 A 20-4
Sentir a necessidade de estar rodeado pelos que lhe so mais prximos afectivamente. A famlia ser o seu refgio.

Touro

21-4 A 20-5

Nada a assinalar no que respeita a novas conquistas. Alguns acontecimentos podem trazer-lhe benefcios no trabalho.

Gmeos

21-5 A 20-6

Ser-lhe- necessria energia suplementar para superar situaes um pouco desagradveis.

Caranguejo
21-6 A 20-7
Embora o momento no seja o mais indicado, sentir necessidade de fazer modificaes na sua vida.

Sudoku
2 5 1 7 1 2 8 9 8 1 3 7 6 5 4 8
VERTICAIS 1- Aluno; Ente 2- Samurai; Uso 3- Ir; Manso; Pi 4- Gelo; Cair 5- Olor; Stira 6- Orar; Sara 7- Abadia; Vala 8- Mero; Sair 9- Ui; Raiva; Bi 10- Oro; Transir 11- Osga; Loisa

Palavras Cruzadas
3 7 2 6 7 1 9 8 1 6
HORIZONTAIS 1- Asilo; Amuo 2- Lar; Lobeiro 3- Um; Gorar, Os 4- Numerador 5- Oral; Ri; Ata 6- Anos; Asir 7- Eis; s; Aval 8- Octaviano 9- Tu; Airar; Si 10- Espiral; Bis 11- Oira; Adira

6 9

7 3 6 3

1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

8 9 10 11

Leo

21-7 A 20-8

No d ouvidos s bocas do Mundo. As ms-lnguas, por vezes, deitam por terra sentimentos e relacionamentos perfeitos.

Virgem

21-8 A 20-9

Sentir-se- um pouco desgastado e sem grande capacidade de compreenso e tolerncia para com o seu amado.

Balana

21-9 A 20-10

A tranquilidade vai instalar-se no seu corao e um novo amor poder surgir. No descure nenhuma oportunidade financeira.

Escorpio
aderncia; Verticais 1- Discpulo/Aquilo que existe ou supomos existir; 2- Militar ao servio dos dimios/Costume; 3- Mover-se de um stio para outro/De ndole pacfica/Letra grega correspondente a p; 4- gua no estado slido/ Tombar; 5- Cheiro agradvel/Crtica mordaz; 6- Discursar/Esposa de Abrao que estril e j de idade avanada, foi me de Isaac; 7- Igreja e parquia cujo sacerdote tem o ttulo de abade/ Escavao para esgoto ou canalizao de guas; 8- Genuno/Brotar; 9- Designa dor, admirao, repugnncia (interj.)/Averso (fig.)/Exprime a ideia de dois, duas vezes (pref.); 10- Rezo/Passar atravs de; 11- Rptil surio/Lousa;

21-10 A 20-11

LEIA E DIVULGUE ABC

Horizontais 1Estabelecimento de caridade para albergar pessoas necessitadas/Agastamento; 2- Famlia/Que tem a pelagem semelhante do lobo; 3A unidade/Malograr/ Aqueles; 4- Termo de fraco que indica quantas partes se tomaram das partes iguais em que se dividiu a unidade; 5- Verbal/Graceja/Fruto da ateira; 6Aniversrio natalcio/ Empunhar; 7- Aqui est/Carta de jogar/ Fiana, quando prestada na letra de cmbio livrana ou cheque; 8- Relativo ao imperador Octvio ou ao seu tempo; 9- Banto ao bantu/Encolerizar, detestar/Stima nota da escala musical; 10- Que tem forma de espiral ou de caracol/Outra vez; 11- Vertigem/Esteja unido por

Poder ser surpreendido por uma paixo avassaladora, que dar uma nota muito positiva sua vida.

Sagitrio

21-11 A 20-12

A sua relao amorosa vai sofrer um pouco nestes dias. Os seus investimentos iro surtir resultados positivos.

Capricrnio
21-12 A 20-1
No se sentir correspondido no amor. Vai-se esforar mais do que devia para ver concretizados os seus planos.

Palavras Cruzadas Sudoku


3 2 9 8 5 7 1 6 4 1 8 6 3 9 4 7 5 2 4 5 7 6 2 1 3 8 9 7 3 2 4 1 5 8 9 6 9 6 5 7 3 8 2 4 1 8 4 1 2 6 9 5 7 3 5 9 3 1 7 6 4 2 8 6 1 4 5 8 2 3 7
9

2 7 8 9 4 3 6 1 5

Aqurio

21-1 A 20-2

A calma no abundar e isso poder reflectir-se na sua vida amorosa. No insista naquilo que o incomoda.

Peixes

21-2 A 20-3

Existe uma maior propoenso ao incio de novas relaes. Sentir-se- dinmico, facto que o leva a partilhar essa energia.

O comeo das aulas

06 de Setembro 2011
PEQUENOS ANNCIOS - PRECISA-SE...
-Empregado para companhia internacional de construo, com conhecimento de leitura de plantas e disponibilidade de deslocao para outros paises, com experincia e conhecimento para treinar operrios. Contactar Manuel Lima. 416-891-5818. -Empregado com experincia em trabalhos de metal. Contactar Tony. 416-828-9491. -Empregado com experincia para talho, armazm e churrasqueira. 416-656-1592. -Condutor com carta DZ, para entrega de artigos alimentares. Contactar Joe ou Andrew. 416-766-95-30. -Empregada domstica/ama, para levar criana escola, incluindo tarefas domsticas. Contactar Liduina. 905-846-9610. -Empregados com ou sem experincia, para instalao de portas e janelas. Contactar Fernando. 416-875-8696. - Empregado/a para angariao de Publicidade para Jornal comunitrio de grande expanso. Tel. 416-9959904.. -Empregada interna para tomar conta de senhora doente, na rea de Milton. 519-767-2433. -Empregado para companhia de esgotos e sistema de canalizao. 416-418-3241. -Empregados de mesa. 647-348-1116. -Operrios para a construo civil, fluente em ingls e com experincia em acabamentos em cimento. 416-225-2544. -Empregados para companhia de jardinagem em Hamilton. 905-318-4464. -Empregado com experincia para talho e mercearia. 416-294-5385. -Empregados de limpeza para a rea de Barrie. 705-726-7390. -Empregado para companhia de construo e jardinagem. 647-212-8005.

Coisas e loisas . 23
OFERECE-SE SENHORA CARINHOSA oferece-se para tomar conta de crianas e idosos. Pode viver em casa. Dona Flora, 647 994 5672. O Rancho Folclorico As Tricanas est a aceitar Danarinos/as de qualquer idade que estejam interessados em juntar-se ao nosso grupo. Se gostas de danar Folclore, junta-te a ns. Esperamos por ti. - Para mais informaoes ligue para Isabel 416 389 2932, Ilidio 905 846 4690 ou Tina 416 538 9050

Antnio Custdio Barros


Hoje vamos, por breves momentos, falar de um assunto que do interesse de todos os que so pas. A escola est quase a comear, para os mais pequenos e para os mais velhos, tempo de voltar ao trabalho e ao estudo, e de voltar a estar concentrado e aplicado. As pessoas que tenham trabalhos em que usem as capacidades intelectuais, gastam mais energia do que as que trabalham com as capacidades fsicas, isto deve-se porque o crebro humano consome muita da nossa energia. As crianas como os adultos, necessitam de vitaminas e de suplementos para compensarem as falhas na alimentao, que inevitavelmente acontecem sempre. Com essas vitaminas e suplementos os resultados escolares podem melhorar imenso. Por isso certifiquem-se, que as crianas tem as suas vitaminas; B12, complexo B, C e vitamina D, leos ricos em megas 3, 6 e 9, como os leos de peixe (bacalhau, salmo atum, anchovas etc. ...), ginko biloba e muitos outros. Tambm importante no esquecer de adquirir, e ter a mo suplementos para ajudar no inverno, para as crianas no se constiparem quando o frio chegar. Para isso no esquecer o propelis, o leo de orgo, o sabugueiro, a salva, roseira brava, e claro roupas quentes, ou que pelo menos isolem o frio e o vento. No esquecer tambm de ir ao mdico, se existirem suspeitas em relao a uma gripe ou constipao, no deixar agravar um problema que pode ser facilmente abordado logo de inicio. ATE PARA A SEMANA

-Senhora portuguesa (fala Francs e pouco Ingls) procura emprego na costura ou em limpeza. Precisa com urgncia. Contactos: 4167329869.

OFERECE-SE

VENDE-SE FREE BIKE 1988 Honda Gl1500 IF INTERESTED CONTACT ME AT (amadawillsher@hotmail. com).

EXPERIMENTE USAR

Ervanria Lagoa Azul Flora Universal Inc. Temos e aconselhamos Finalmente uma alternativa natural

416 995 9904

O seu anncio ir ainda mais longe!

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

1227

Dundas St. W. Toronto416 533 8907

Senhora da Luz (quase) da Graciosa


No fim-de-semana

*So Mateus vestiu as suas melhores galas

Imagem da Padroeira da Graciosa e... de So Mateus

A Igreja de So Mateus, no 706 da Old Weston Road, continua a desenvolver a sua actividade. No esquece os ensinamentos que vm do Passado e tenta juntar em si, nos seus muros, nova gente e novas iniciativas. Como vem acontecendo, h vrios anos, quando um grupo de pessoas da Graciosa levantaram bem alto a sua devoo a Nossa Senhora da Luz. De 1 a 5 de Setembro, as festas eram mesmo em honra de Nossa Senhora da Luz. Tudo comeou na quinta-feira, com um Trduo de preparao pelas 7.00 da noite. Sexta-feira, Trduo, seguido, j na parte profana, de actuaes dos conjuntos Jovem Imprio, Searas de Portugal e Iza. Sbado, Procisso de recolha da imagem pelas 6.30, acompanhada pela Banda do Senhor Santo Cristo. Missa de viglias s 7.00 da noite, seguida de arraial com a Banda do S.S.Cristo, Jovem Imprio, Amy Ventura, Grupo de Amizade, Henrik Cipriano e Ana Leo.

Um mar de gente a acompanhar a procisso a sair da igreja de So Mateus

E quando perguntamos o que se passar com a Comisso de Nossa Senhora da Luz, quando os mais velhos desaparecerem, entendem que vale a pena contar os muitos jovens que por ali se encontram. E, depois, h todo um conjunto de entretenimento, que vale a pena acompanhar. Quando, na sexta, pelas 8 horas da noite, aps o final actuao da Banda Filarmnica de Brampton, do seu concerto, foi a vez no palco do grupo Melodias de Sempre que desde o principio at terminar foi sempre acompanhada por uma forte chuvada. Quase a totalidade das presenas abandonaram o recinto, para se refugiar na Igreja ou no salo de festas desta paroquia e parte dos mesmos regressado s suas casas. Pelas 9.30, ns prprios abandonmos o recinto no tendo os restantes artistas finalizado o programa. E nem sabemos se depois o fizeram (a Emily Melo, Ana Leo, Henrique Cipriano, e o luso-venezuelano George Marques que estavam no programa). S actuou a Maria Bairrairo, Melodias de Sempre, o Rancho Folclrico da Casa da Madeira de Toronto, a Banda Lira Nossa Senhora de Ftima (Igreja de Santa Ins) e a Lira Portuguesa de Brampton, estas duas em concerto. No sbado o recinto estava completamente lotado e actuou o Henrique Cipriano, Conjunto Jovem Imprio, Amy Ventura, Grupo da Amizade e Ana Leo (que bela interpretao a desta artista). No coreto actuou a Banda do Senhor Santo Cristo sob a regncia do maestro Marco Silva. O som e luzes esteve a cargo de Steve Ferreira, de 5 Star Productions. O apresentador foi Antnio Csar. Na procisso foram 3 bandas filarmnicas (de Lira Portuguesa de Brampton, Nossa Senhora de Ftima (Igreja de Sta Ins) e Sagrado Corao de Jesus (Igreja de Sta. Helena). Antes, a Missa solene, pelo padre Eduardo Marcos Barrufe. Andores na procisso: da Nossa Senhora da Luz, padroeira da Ilha da Graciosa; do Menino Jesus de Praga, de Nossa Senhora de Ftima; Santo Antnio e de So Jos. Alguns milhares de fiis concentraram-se pelo itinerrio ou seguiam no encalo da procisso. Polticos integrados na procisso: Francis Nunziata e Laura Albanese.
Jos Bettencourt, presidente da Comisso de Festas

Trajo de Nossa Senhora da Luz

Aqui era a Sagrada Familia a ser lembrada

No Domingo, era a Missa solene s 13h30 seguida de procisso, acompanhada pelas bandas Lira de Nossa Sra. de Ftima, Lira do Sagrado Corao de Jesus de Toronto e Lira Portuguesa de Brampton. Arraial com as mesmas bandas e ainda com os artistas Emily Melo, Melodias de Sempre, Henrik Cipriano, RF da Casa da Madeira, George Marques, Maria Barrairo e Ana Leo. Ontem, foi ainda um Bodo de leite pelas 2 horas da tarde. Encontrmos, de facto, os mais velhos. Mas empolgou-nos, sobremaneira, a onda de juventude que por l vimos e acompanhmos. Talvez numa preparao que se impe.

You might also like