You are on page 1of 14

MPLS Introduo

As novas aplicaes que necessitam de recursos da rede so cada vez mais comuns, e a popularizao da Internet cresce a cada dia. Transmisso de TV na Internet, conferncias e jogos on-line so exemplos de aplicaes que necessitam de requisitos especficos para um bom desempenho. Em um futuro prximo, o uso dessas aplicaes multimdias pode ser mais freqente e fazer parte do dia-a-dia. Para isso ser possvel, necessrio que as tecnologias que interconectam as diferentes redes sejam capazes de diferenciar fluxos de dados mais prioritrios dos menos prioritrios. O protocolo IP (Internet Protocol), desenvolvido para aplicaes tolerantes ao atraso, satisfez, na poca em que foi idealizado, aos requisitos de aplicaes onde a entrega do pacote seguindo o modelo do melhor esforo era suficiente. Porm, a popularizao cada vez maior de aplicaes multimdias, sensveis a esses parmetros, requer a diferenciao de servios para garantir a Qualidade de Servio (QoS). Como o protocolo IP no capaz de fornecer garantia de QoS, outros protocolos e arquiteturas foram propostas para executar esta tarefa. Como exemplo de arquitetura pode-se citar o MPLS, que ser o tema de estudo deste trabalho. O MPLS (Multiprotocol Label Switching) um framework definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force) que proporciona o encaminhamento e a comutao eficientes de fluxos de trfegos atravs da rede. A informao em uma rede MPLS processada e dividida em classes de servio, e os dados so encaminhados atravs de rotas estabelecidas anteriormente por essas classes, sendo feito apenas comutao. O MPLS uma tecnologia utilizada em backbones, e tem o objetivo de solucionar problemas atuais de redes de computadores como velocidade, escalabilidade, gerenciamento de qualidade de servio(QoS) e a necessidade de engenharia de trfego (TE). A aplicao mais interessante do MPLS consiste na sua utilizao em conjunto com o IP. Desta forma temos o melhor de dois mundos, pois torna possvel a utilizao conjunta do roteamento de pacotes e a comutao de circuitos.

Histrico
Na poca em que o ATM (Asynchronous Transfer Mode) foi lanado, havia grandes expectativas sobre este, j que conseguia alcanar altas velocidades. No entanto, a tecnologia ATM no era compatvel com o protocolo IP e por isso, acabou em desuso. Com o intuito de deixar o ATM compatvel com o IP foi criada a tecnologia LBS (Label Based Switching) que conseguia utilizar o melhor das redes baseadas em pacotes (como as redes IP) e das redes orientadas a conexo (como as redes ATM). A tecnologia LBS usa rtulos pequenos e de tamanho fixo, que so agregados aos pacotes quando entram numa rede LBS. Os pacotes que recebem os rtulos podem ser divididos em categorias, sendo que os pacotes pertencentes uma mesma categoria seguiro um mesmo caminho virtual, atravs da infra-estrutura LBS. Em seguida, muitas implementaes proprietrias de LBS foram surgindo. Entre elas podemos citar o IP Switching da Nokia, o CSR (Cell Swtching Routers) da Toshiba, o TAG Switching da Cisco, o ARIS da IBM, o IP Navigator da Ascend e o Fast IP da 3Com. No entanto,

cada fabricante possua implementaes prprias de LBS, fazendo com que houvesse dificuldade de operao entre os diferentes LBS. Desta forma, para que fosse obtida uma soluo aberta, que pudesse garantir a interoperabilidade e independncia de protocolos, foi padronizado, pelo IETF, o protocolo MPLS.

Motivao
Com o crescimento cada vez maior da internet, vem se tornando cada vez mais importante agilizar o processo de roteamento para poder suportar o trfego gerado. No roteamento IP, cada roteador no caminho, analisa o cabealho do pacote IP e o encaminha de acordo com sua tabela de roteamento, desta forma o tempo de processamento tende a aumentar com o aumento das redes. Uma forma de otimizar este tempo de processamento com a utilizao do protocolo MPLS. Numa rede MPLS, somente os roteadores de borda (LER) analisam o pacote, criando em seguida um caminho para este e atribuindo ao pacote um rtulo (label). Desta forma, os outros roteadores apenas faro substituies dos rtulos at que o pacote chegue ao seu destino. Como a maior parte do processamento dos pacotes feito nos roteadores de borda (LER), o processamento no ncleo da rede reduzido consideravelmente. E como a taxa de pacotes que transitam no ncleo da rede maior do que a taxa de pacotes que transitam na borda das redes, o processo torna-se mais eficiente. Um outro fator importante presente na rede MPLS a facilidade da implementao da engenharia de trfego, visto que a partir da descoberta de um enlace de rede saturado, pode-se escolher caminhos mais rpidos, para pacotes de maior prioridade. Fazendo assim com que haja uma melhora no desempenho da rede.

Conceitos
Para poder entender o funcionamento da rede MPLS preciso entender as funes dos principais componentes de uma rede MPLS. 1. Rtulo(Label) O rtulo um identificador curto que possui tamanho fixo e significado local. Todos os pacotes que entram numa rede MPLS recebem um rtulo, este adicionado ao cabealho do pacote. Assim, os roteadores s precisam analisar os rtulos para poder encaminhar o pacote. O cabealho MPLS posicionado depois de qualquer cabealho da camada 2 e antes do cabealho da camada 3. Este cabealho conhecido como Shim Header e pode ser visto na figura abaixo:

Onde: O campo Label contm o valor deste. O campo EXP define a classe de servio a que um pacote pertence, indicando assim a prioridade do pacote. O campo S (stack) suporta o enfileiramento de labels. Ser utilizado quando o pacote receber mais de um label. O campo TTL (Time to Live) tem o mesmo papel que no IP, contar por quantos roteadores o pacote passou, num total de 255. No caso do pacote viajar por mais de 255 roteadores, ele descartado para evitar possveis loops. 2. Label Switch Path (LSP) O LSP definido como o caminho por onde os pacotes iro passar numa rede MPLS. No momento em que um pacote entra numa rede MPLS, este associado a uma classe de equivalncia (FEC) e assim criado um LSP relacionado a esta FEC. Como a criao de uma LSP s ocorre na entrada de uma rede MPLS, os LSR ( Label Switch Router) do ncleo da rede s tero o trabalho de fazer as trocas dos rtulos, encaminhando assim o pacote de acordo com o LSP determinado anteriormente, no havendo mais necessidade de fazer o roteamento dos pacotes.

Esquema de um LSP numa rede MPLS 3. Label Distribution Protocol (LDP) O LDP um protocolo cuja principal funo distribuir rtulos entre os roteadores de comutao de rtulos (LSR), permitindo assim a criao das LSPs. Para que isto ocorra, o LDP oferece um mecanismo de descoberta de LSR para permitir que LSRs possam encontrar uns aos outros e assim estabelecendo uma comunicao. Uma das vantagens do LDP a utilizao conjunta com o protocolo TCP, desta forma garantindo a entrega das mensagens. 4. Label Switch Router (LSR) O LSR o dispositivo que executa os algortimos de encaminhamento e mantm as tabelas de encaminhamento. Os LSRs de um domnio MPLS comunicam-se atravs de um protocolo adequado (LDP, RSVP estendido ou qualquer outro protocolo), a fim de manter atualizadas as tabelas de encaminhamento do domnio. Os LSR tm a funo de encaminhar os pacotes baseados apenas no rtulo. Ao receber um pacote, cada LSR troca o rtulo existente por outro, passando o pacote para o prximo LSR e assim por diante at chegar no roteador de borda de sada. 5. Label Edge Router (LER) O LER um LSR que alm das funes de encaminhamento e controle, quando est na entrada de um domnio MPLS, responsvel pela insero do rtulo ao pacote e de atribuir os pacotes a uma classe de equivalncia de encaminhamento (FEC). Este processo de ligao de pacotes a uma FEC pode ser to complexo quanto necessrio, sem afetar o desempenho geral da arquitetura, pois efetuado somente na admisso do pacote. Quando um LER est na sada do domnio MPLS, ele responsvel pela retirada do rtulo, mantendo a semntica normal de um pacote IP, a fim de ser entregue a uma rede no MPLS.

Esquema de uma rede MPLS com LER's e LSR's 6. Forwarding Equivalency Class (FEC) Uma FEC consiste numa classe de equivalncia, ou seja, um conjunto de parmetros, que iro determinar um caminho para os pacotes. Os pacotes associados a uma mesma FEC sero encaminhados pelo mesmo caminho. A FEC representada por um rtulo e cada LSP associada a uma FEC. Ao receber um pacote, o roteador de entrada da rede MPLS verifica qual FEC ele pertence e o encaminha atravs da LSP correspondente. A associao do pacote a uma FEC acontece apenas uma vez, quando o pacote entra na rede MPLS. Isto proporciona grande flexibilidade e escabilidade a este tipo de rede. A FEC pode ser determinada por um ou mais parmetros, especificados pelo gerente da rede. Alguns desses parmetros so: Endereo IP da fonte ou destino ou endereo IP da rede Nmero da porta da fonte ou destino ID do protocolo IP QoS

Esquema de funcionamento de uma associao FEC a um pacote 7. Label Switching Forward Tables (Tabelas de encaminhamento dos comutadores de rtulo) Estas tabelas so tambm chamadas de LIB (Label Information Base) e so responsveis pelo processo de encaminhamento de pacotes e so mantidas pelos LSRs. Elas consistem basicamente de um campo de ndice que preenchido pelo valor do rtulo, uma ou mais entradas, contendo o rtulo de sada, interface de sada e endereo IP do prximo salto (next hop address). O rtulo que includo no pacote pode ser obtido a partir de informaes contidas na prpria camada de ligao de rede no momento da admisso no domnio MPLS, em tecnologias como o ATM e Frame Relay. No ATM utilizado o par VPI/VCI do cabealho das clulas. No Frame Relay, o rtulo pode ser obtido a partir do campo DLCI.

8. Componente de Controle A componente de controle responsvel por distribuir informaes de roteamento entre os LSR que compe um domnio MPLS e tambm pelos algoritmos utilizados por estes roteadores para converter estas informaes em tabelas de encaminhamento. H uma grande semelhana entre a componente de controle da arquitetura MPLS e a componente de controle de roteadores convencionais. No MPLS, os algoritmos de roteamento convencionais (como BGP, OSPF e PIM) podem ser includos na componente de controle, atuando assim como um subconjunto desta componente. No entanto, o roteamento convencional insuficiente para suportar a tecnologia de comutao de rtulos. 9. Componente de Encaminhamento A componente de encaminhamento utiliza um algoritmo de troca de rtulos, que responsvel pelo encaminhamento dos pacotes. Quando um pacote entra num LSR, este analisa a etiqueta do pacote e a utiliza como um ndice para pesquisar na sua tabela de encaminhamento. A partir deste ndice (rtulo de entrada), pesquisada uma entrada na tabela de encaminhamento. Se a entrada for localizada o rtulo substitudo pela etiqueta de sada, apontada na entrada da tabela de encaminhamento e o pacote remetido pela interface de sada ao endereo do prximo salto.

Funcionamento Bsico
Existem 3 itens em que a comparao entre roteamento convencional e comutao por rtulo deve ser feita: Roteamento Convencional Analise completa do Cabealho IP Suporte a multicast Ocorre a cada n Necessita de vrios algoritmos complexos de encaminhamento Comutao por Rtulo Ocorre apenas uma vez, na borda da rede, quando o rtulo atribudo. Necessita de apenas um algoritmo de encaminhamento Podem ser baseadas em qualquer nmero de parmetros, como QoS e VPN.

Decises de roteamento Baseadas apenas no endereo

Quando um pacote IP entra numa rede MPLS, o LER ir associ-lo a uma FEC, caso j exista uma FEC para este pacote. Caso contrrio o LER ir criar uma FEC para este. Desta forma o pacote receber uma etiqueta e como a FEC est relacionada a uma LSP, o LER encaminhar o pacote atravs desta LSP. Nos saltos seguintes no h nenhuma anlise do cabealho da camada de rede do pacote. A cada LSR pelo qual o pacote passa, os rtulos so trocados, pois cada rtulo representa um ndice na tabela de encaminhamento do prximo roteador. Sendo assim, quando um pacote rotulado chega, o roteador procura em sua tabela MPLS pelo ndice representado pelo rtulo. Ao encontrar este ndice o roteador substitui o rtulo de entrada por um rtulo de sada associado FEC a que pertence o pacote. Aps completada a operao de troca de rtulos o pacote encaminhado pela interface que est especificada na LIB. Quando o pacote chega ao LER de sada da rede MPLS, o rtulo removido e o pacote encaminhado pela interface associada FEC a qual pertence o pacote. Neste momento o pacote deixa de ser analisado pelo protocolo MPLS e roteado normalmente pelos protocolos de roteamento, como o OSPF e BGP. No esquema visto abaixo, pode-se ver o funcionamento bsico de uma rede MPLS.

LDP
Para que os LSRs possam comutar pacotes rotulados, h a necessidade da existncia de um mecanismo de distribuio de rtulos. Tal mecanismo pode ser obtido de vrias maneiras, como estender os protocolos de roteamento para carregar mapeamentos entre FECs e rtulos, ou criar novos protocolos especialmente para este servio. Entre as vantagens de estender os protocolos de roteamento est a de manter a simplicidade do sistema, visto que no necessrio utilizar novos protocolos. Outra vantagem desta abordagem manter a consistncia entre a tabela de roteamento e os mapeamentos de rtulos. No entanto, nem todos os protocolos de roteamento carregam informaes teis para transportar mapeamentos de rtulos. Alm disso, estender protocolos de roteamento no tarefa simples, pois pode ser necessrio modificar o formato das mensagens utilizadas pelo protocolo, tornando-o incompatvel com equipamentos que no utilizem MPLS. Para evitar tais dificuldades, criou-se o protocolo LDP (Label Distribution Protocol). Este protocolo apresenta as seguintes caractersticas: a criao de rtulos determinada por mudanas no roteamento, o LDP prov mecanismos para que LSRs vizinhos iniciem comunicao e foi projetado para ser facilmente extensvel, utilizando mensagens especificadas como TLVs (Type, Lengh, Value). A codificao das mensagens na forma de TLVs significa que cada mensagem possui campos indicando seu tipo, tamanho e um valor, cujo significado depende do tipo. Com isso, podem-se definir novas funcionalidades para o protocolo, simplesmente definindo novos tipos de mensagens. O LDP possui um mecanismo de descoberta de LSRs vizinhos que funciona da seguinte forma: periodicamente, um LSR utiliza o protocolo UDP (User Datagram Protocol) para enviar mensagens Hello para uma porta conhecida, atravs de um grupo multicast onde estejam os roteadores desta rede. Quando um LSR descobre o endereo de outro LSR atravs deste mecanismo, estabelecida uma conexo TCP (Transfer Control Protocol) com ele. Aps estabelecida a sesso, cada LSR pode informar a criao de novos rtulos. Um mecanismo de descoberta adicional permite que um LSR encontre vizinhos que no sejam adjacentes a ele, enviando mensagens Hello para um endereo IP especfico, que pode ter sido configurado manualmente pelo administrador da rede por exemplo. Esse mecanismo til para a engenharia de trfego, quando se deseja criar um LSP entre dois LSRs e enviar, atravs deste LSP, pacotes j rotulados. A distribuio de rtulos pode ser realizada em dois diferentes modos de operao. No primeiro caso, um LER de egresso distribui para seus vizinhos rtulos para as redes a que ele est diretamente conectado, enquanto que no segundo caso, um LER de ingresso solicita um mapeamento de uma FEC para um rtulo de seus vizinhos. O LDP tambm pode funcionar em modo de controle ordenado ou independente. No modo independente, cada LSR livre para estabelecer seus prprios mapeamentos de rtulos, e anuncilos a seus vizinhos. Isto permite que um LSR particione como quiser suas FECs, mas como conseqncia disto, possvel que nem todas a FECs sejam mapeadas. No modo ordenado, apenas um LER de egresso pode iniciar a criao de um LSP. Esta abordagem auxilia na preveno de laos de roteamento, mas tem a desvantagem de que a criao de LSPs se torna mais lenta. O LDP tambm pode trabalhar em modo de reteno de rtulos conservativo ou liberal. A reteno de rtulos conservativa significa que um LSR s mantm mapeamentos de FECs para rtulos que ele precise no momento, e todos os outros mapeamentos so descartados. O modo liberal significa que um LSR vai guardar todos os mapeamentos recebidos, mesmo que sejam

inteis no momento.Esta abordagem til para melhorar o tempo de resposta a mudanas no roteamento, mas tem a desvantagem de desperdiar rtulos.

Empilhamento de Rtulos
O empilhamento de rtulos permite que sejam feitas operaes com nveis hierrquicos dentro de um domno MPLS com diferentes redes, atravs de rtulos adicionais num pacote. Este empilhamento permite que os LSRs possam trocar informaes entre si e atuem como LERs. Neste ltimo caso, os LSRs definem um novo domnio MPLS. O empihamento de rtulos proporciona aprimoramento e flexibilidade numa rede MPLS, como pode-se ver no exemplo descrito baixo.

No esquema ilustrado acima, o trfego da rede MPLS 1 tem que passar por dentro da rede MPLS 2 para chegar ao seu destino final, no entanto, as duas redes utilizam critrios diferentes para a criao dos rtulos. Neste caso, a soluo seria empilhar os rtulos e construir um tnel dentro da rede 2. Assim, a integridade dos rtulos seria preservada e o trfego dos pacotes da rede 2 poderia funcionar independente da rede 1.

Vantagens do MPLS
1. Roteamento Explcito O roteamento explcito permite que atravs da classificao de pacotes, sejam atribudos rtulos a estes, e fazendo assim com que estes sejam encaminhados, atravs de um caminho virtual, no havendo assim a necessidade do pacote ser analisado n a n. O roteamento explcito tambm faz com que sejam criados tneis virtuais, onde os LSR ignoraro os pacotes que no tenham sido mandados pelos LSP destinado ao LSR. 2. Independncia dos componentes

Como o componente de encaminhamento independente do componente de controle, possvel, que um evolua sem afetar o funcionamento do outro. Desta forma, possvel evoluir a rede de forma fcil e sem grandes custos. 3. Suporte a Mltiplos Protocolos e a Mltiplos Links A componente de encaminhamento MPLS pode se adaptar a mltiplas camadas de rede (IP, IPX, e outros), no havendo uma camada especfica de funcionamento.Apesar do objetivo inicial do MPLS de trabalhar sobre ATM, a comutao de rtulos pode trabalhar sobre qualquer protocolo da camada de enlace. 4. Suporte a Unicast e Multicast O MPLS pode lidar tanto com o encaminhamento unicast ( com ou sem qualidade de servio) quanto com o multicast. 5. Velocidade O encaminhamento tradicional baseado em IP no est sendo suficiente para lidar com o enorme trfego gerado na Internet. Mesmo com tcnicas avanadas que faam procuras rpidas nas tabelas dos roteadores, a carga gerada no roteador comumente maior do que este pode agentar. Isso pode ocasionar perda de pacotes, de conexo e uma performance no-satisfatria de uma rede baseada em IP. O MPLS vem demonstrando ser uma soluo para este problema. A comutao por rtulos muito mais rpida porque o valor do rtulo do pacote de entrada utilizado pra acessar a tabela de encaminhamento do roteador, desta forma, o rtulo utilizado com um ndice para a tabela. Essa procura na tabela s necessita de um acesso, enquanto os acessos tradicionais na tabela do roteador podem necessitar milhares de procuras. O resultado disto uma operao mais eficiente onde o pacote mandado atravs da rede com maior rapidez do que no roteamento convencional IP, reduzindo assim o atraso e o tempo de resposta, numa comunicao entre 2 usurios. 6. Escalabilidade O MPLS possui grande escalabilidade, visto que possui a capacidade de acomodar o grande fluxo de dados gerado pelos usurios da Internet. 7. Simplicidade O MPLS nada mais do que uma gama de protocolos de encaminhamento. 8. Roteamento Inter-Domnio Neste caso, no h necessidade dos roteadores saberem todos os possveis destinos dos pacotes. H uma separao mais evidente do roteamento intra-domnio e inter-domnio.

Aplicaes
1. Virtual Private Network (VPN) A VPN uma rede particular, onde as informaes podem trafegar de forma segura, esta construda sobre a infra-estrutura de uma rede pblica, como a Internet. Na VPN, utilizado o tunelamento, onde os pacotes so transmitidos na rede pblica em um tnel privado que simula uma conexo ponto-a-ponto. Desta forma, as VPNs facilitam a extenso de redes corporativas e empresariais a pontos distantes.

Uma das grandes vantagens do VPN consiste no fato de que a utilizao de redes pblicas apresenta custos menores do que com a utilizao de redes privadas. O VPN tem como algumas de suas caractersticas a confidencialidade, a integridade dos dados e autenticidade. A utilizao do MPLS como mecanismo de encaminhamento de um domnio VPN, prov agilidade, facilidade de gerenciamento para grandes redes, suporte a segurana e tambm suporte a QoS.

No esquema acima, pode-se observar que o trfego entre as redes fica transparente ao usurio, devido ao tnel virtual existente na rede. Este tnel virtual que garante a privacidade da rede. 2. Quality of Service (QoS) O QoS um requisito para as aplicaes em que necessrio que certos parmetros (como atraso, perdas, variao de atraso, largura de banda) estejam dentro de limites bem definidos (com um valor mnimo ou valor mximo estabelecidos). Aplicaes que incluam voz e vdeo com alta taxa de utilizao de largura de banda esto aumentando cada vez mais nos dias de hoje. As redes devem fornecer servios que sejam seguros, previsveis que possam garantir a qualidade dessas aplicaes. Assim, a utilizao do MPLS ajuda a alcanar a qualidade de servio exigida de ponta a ponta, ao mesmo tempo mantendo a simplicidade, escalabilidade e gerenciabilidade. 3. Engenharia de Trfego Pode-se definir engenharia de trfego como o processo de organizao do trfego que flui atravs da rede para evitar congestionamentos causados por uma utilizao desigual da rede. Um dos maiores objetivos da engenharia de trfego fazer com que a operao de troca de dados na rede seja eficiente e confivel enquanto h uma otimizao de seu desempenho. Devido ao alto custo dos equipamentos e das necessidades atuais do mercado, a engenharia de trfego j considerada fundamental em redes de grande porte, onde a qualidade de servio tm se tornado cada vez mais necessria. A engenharia de trfego pode ser efetuada manualmente, ou atravs de alguma tcnica automatizada (como MPLS), com o objetivo de descobrir e fixar os caminhos considerados mais adequados aos fluxos de dentro da rede. Como visto anteriormente, no roteamento convencional, todos os roteadores precisam consultar sua prpria tabela de roteamento para poder encaminhar os pacotes. Com a utilizao de MPLS, isto poderia ser evitado, visto que basta os roteadores encaminharem os pacotes baseados em comutao de rtulos.

Concluso
O MPLS aparece no cenrio de redes como uma arquitetura emergente, que atravs do modelo de encaminhamento de pacotes baseados em rtulos, possvel a interoperabilidade e compatibilidade com diversas tecnologias de rede utilizadas pelos principais backbones ao redor do mundo. A tecnologia que se apresenta mais promissora na tentativa de melhorar o desempenho das redes o MPLS, por ser flexvel e por permitir seu mapeamento em vrias tecnologias de rede. As suas melhores perspectivas se apresentam no uso conjunto com a tecnologia IP, adicionando a esta o paradigma de circuito virtual e a possibilidade de aplicar conceitos como a engenharia de trfego e a garantia de QoS, sem haver a necessidade de alterar totalmente a estrutura j existente nas redes de comunicao atuais. Todas essas caractersticas citadas anteriormente nos fazem crer que o MPLS ser capaz de melhorar a qualidade das transmisses de voz e vdeo (atravs do QoS), a segurana (atravs das VPNs) e tambm a velocidade e planejamento nas transmisses de dados ( atravs da engenharia de trfego).

Acrnimos
ATM Asynchronous Transfer Mode. FEC Forward Equivalence Class. IETF Internet Engineerinf Task Force. IP - Internet Protocol. LER Label Edge Router. LDP - Label Distribution Protocol. LSR Label Switching Router. LSP - Label Switch Path. QoS - Quality of Service. VPN Virtual Private Network.

Bibliografia
[1] http://www.mplsrc.com/ [2] Black, U., MPLS and Label Switching Networks , ISBN 0130158232, Prentice Hall, 2001. [3] http://www.cisco.com/warp/public/732/Tech/mpls/ [4] http://community.roxen.com/developers/idocs/rfc/rfc3032.html [5] http://www.cisco.com/en/US/tech/tk436/tk428/tech_digest09186a00800a85c7.html [6] http://www.iec.org/online/tutorials/mpls_traffic/topic01.html

[7] http://gta.ufrj.br/grad/02_1/mpls/ [8] http://gta.ufrj.br/grad/02_2/mpls/ [9] http://www.convergedigest.com/Bandwidth/archive/010910TUTORIAL-rgallaher1.htm [10] http://www.iec.org/online/tutorials/mpls_traffic/topic01.html [11] http://www.cisco.com/univercd/cc/td/doc/product/software/ios120/120newft/120limit/120s/120s5/m pls_te.htm#42292 [12] http://www.elook.org/computing/rfc/rfc3813-2.html [13] http://www.networksorcery.com/enp/protocol/mpls.htm [14] http://www.eecs.umich.edu/~chengjin/infocom01_mate.pdf [15] http://www.ucer.nurcad.ufsc.br/docs/mpls2.ppt [16] http://www.informit.com/articles/article.asp?p=167856 [17] http://www.netcraftsmen.net/welcher/papers/mplsintro.html [18] http://www.cs.ucy.ac.cy/courses/EPL420/mpls_2.ppt [19] http://ccc.cs.lakeheadu.ca/cs5400/JWu1.ppt [20] http://www.tkn.tu-berlin.de/curricula/ss02/vl-bbn/Folien/SS2002-MPLS-2up.pdf [21] http://www.nortelnetworks.com/corporate/technology/mpls/collateral/55053.25-04-01.pdf [22] http://www.ewh.ieee.org/r10/kerala/paper/mpls.ppt [23] http://www.wide.ad.jp/news/event/stanford2002/pdf/03_MPLS-QoS.pdf [24] http://ica1www.epfl.ch/cn2/0304/doc/lecture/mpls.pdf [25] http://www.ee.ust.hk/~eejie/mpls/mpls.PPT [26] http://www.cas.mcmaster.ca/~wmfarmer/SE-4C03-02/projects/student_work/shalabhm.htm [27] http://www.ietf.org/rfc/rfc2702.txt [28] http://blinky-lights.org/networking/mpls.pdf [29] http://www.ikon-gmbh.com/pdf/wp_traffic_engineering.pdf [30] http://www.mplsvpn.bsnl.co.in/faqs.html

Perguntas
1. Qual a funo dos Label Switch Router (LSR)? 2. Qual a funo dos Label Edge Router (LER)? 3. Quais as necessidades tecnolgicas atuais do mercado de redes? 4. Qual a principal diferena entre o roteamento convencional e a comutao por rtulos em relao anlise do cabealho IP? 5. O MPLS tem futuro?

You might also like