You are on page 1of 5

Oramento e Controle

1. A Controladoria, como um rgo administrativo, tem o seu foco voltado para: a) Os fundamentos, conceitos, princpios e mtodos oriundos de outras cincias. b) Os fundamentos, conceitos, princpios e mtodos oriundos da cincia contbil. c) A misso, funo e princpios norteadores definidos no modelo de gesto da empresa. d) Atender aos diferentes tipos de usurios da Contabilidade e controlar as operaes da empresa.

Oramento e Controle
2. A viso da empresa como um sistema aberto vital para a etapa inicial do processo de gesto denominado: a) Viso Sistmica da Empresa. b) Planejamento Estratgico. c) Gesto Empresarial. d) Planejamento Operacional.

Oramento e Controle
3. Qual a forma mais correta de atuao de um Controller:
a) Semelhante a de um Contador Geral, que se responsabiliza pelo contedo das informaes geradas. b) Como a de um fiscal de contas, onde se responsabiliza em controlar o fluxo de informaes da empresa. c) Semelhante a de um controlador patrimonial com habilidades para ensinar as teorias e prticas contbeis. d) Como filtro das informaes geradas pelos diversos setores da empresa.

Oramento e Controle
4. A relao adequada entre o mnimo de informao necessria para reduzir a incerteza e aumentar a qualidade da deciso, ao menor custo possvel, est relacionado com: a) a Relao Custo-Benefcio. b) o Aumento da qualidade da deciso. c) o Valor da Informao. d) a Tecnologia da Informao.

Oramento e Controle
5. Dos subsistemas empresariais, considerado a matriz dos demais subsistemas da empresa, compreendendo a definio da misso da empresa e as convices de seus empreendedores (suas crenas e valores): a) Subsistema de Gesto. b) Subsistema Formal. c) Subsistema Social. d) Subsistema Institucional.

Oramento e Controle
6. O conjunto tecnolgico disposio da empresa para efetivar seu subsistema de informao denominado de: a) Valor da Informao. b) Tecnologia da Informao. c) Sistema de Informao Contbil. d) Sistema de Informao Empresarial.

Oramento e Controle
7. A Contabilidade reconhecidamente um sistema de informao. A sada deste sistema representada: a) Pelas Demonstraes Financeiras. b) Pelos Fatos Contbeis. c) Pela Escriturao Contbil. d) Pela Auditoria Contbil.

Oramento e Controle
8. O Controller deve ser um profissional multifuncional, devendo acumular experincias nas reas de, EXCETO: a) Contabilidade e Finanas. b) Mtodos Quantitativos. c) Filosofia da Cincia. d) Aspectos Legais do Negcio.

Oramento e Controle
9. Com relao aos componentes do Sistema, representa a maneira de interao dos elementos de entrada: a) Objetivos. b) Entradas. c) Controle e Avaliao. d) Processo de transformao.

Oramento e Controle
10. Assinale a afirmativa INCORRETA: a) O tringulo estratgico composto pela estratgia de negcios, estratgia da organizao e estratgia de TI. b) Enfoque sistmico uma postura mental de ver as coisas partindo-se das partes para depois chegar ao todo. c) Para Peleias, uma das funes da Controladoria apoiar as etapas de planejamento, execuo e controle. d) Uma empresa considerada um sistema aberto em razo de sua interao com a sociedade e o ambiente onde ela atua.

Oramento e Controle
11. Assinale a afirmativa CORRETA: a) O significado amplo da Teoria Geral dos Sistemas que a soma das partes maior que o todo. b) Eficcia diz respeito a resultados, a produtos decorrentes de uma atividade qualquer. c) Comunicao o processo de transmisso de informao e compreenso que no se efetiva mediante uso de smbolos comuns. d) O subsistema de gesto corresponde estrutura administrativa da empresa, de autoridades e responsabilidades.

Oramento e Controle
12. considerada como a reintroduo de uma sada sob a forma de informao. Em outros termos, o retorno da informao ao sistema que a produziu: a) Relao Custo-Benefcio. b) Tomada de deciso. c) Retroalimentao. d) Tecnologia da Informao.

Oramento e Controle
13. Dos componentes do sistema, o que verifica se as sadas esto coerentes com os objetivos estabelecidos: a) Processo de Transformao. b) Entradas e Sadas. c) Controle e Avaliao. d) Retroalimentao.

Oramento e Controle
14. Pode-se estabelecer, como funo da Controladoria, a direo e implantao dos seguintes sistemas, EXCETO: a) Sistema de Remunerao. b) Sistema de Coordenao. c) Sistema de Informao. d) Sistema de Motivao.

Oramento e Controle
15. Em relao ao Subsistema Formal, correto afirmar que: a) S pode ser especificado aps a definio maior do modelo de gesto. b) Corresponde estrutura administrativa da empresa, de autoridades, etc. c) Compreende todo o conjunto de necessidades informacionais. d) Representa a matriz dos demais subsistemas da empresa.

Oramento e Controle
16. Assinale a afirmativa INCORRETA: a) A Controladoria deve-se esforar para garantir o cumprimento da misso e a continuidade da organizao. b) A Tecnologia da Informao uma das vertentes do chamado Tringulo Estratgico. c) O planejamento estratgico composto pela estratgia de negcios, estratgia da organizao e estratgia de TI. d) A interao da empresa com a sociedade provoca influncia nas pessoas, aumento nos padres de vida e o desenvolvimento da sociedade.

Oramento e Controle
17. Em relao s funes da Controladoria, cabe ao sistema de planejamento: a) Assessorar a direo da empresa na determinao e mensurao dos planos e objetivos. b) Verificar e controlar a evoluo e o desempenho dos planos traados a fim de corrigir falhas. c) Interpretar fatos, informaes e relatrios, avaliando os resultados por rea de responsabilidade e outros. d) Centralizar informaes com vista na aceitao de planos, identificando eventuais inconsistncias.

Oramento e Controle
18. Dos componentes do sistema, o que verifica se as sadas esto coerentes com os objetivos estabelecidos: a) Processo de Transformao. b) Entradas e Sadas. c) Controle e Avaliao. d) Retroalimentao.

Oramento e Controle
19. A Contabilidade reconhecidamente um sistema de informao. A realimentao deste sistema representada: a) Pelas Demonstraes Financeiras. b) Pelos Fatos Contbeis. c) Pela Escriturao Contbil. d) Pela Auditoria Contbil.

Oramento e Controle
20. Subsistema que compreende os indivduos que fazem parte do sistema empresa: a) Subsistema Social. b) Subsistema Formal. c) Subsistema Institucional. d) Subsistema de Informao.

You might also like