You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S

SIGLAS DE ORGOS GOVERNAMENTAIS

Victor Muller Belchior de Carvalho Curso de Cincias Aeronuticas Geografia; Turma CCE0019 - 1001 Professor Orientador: Nelson Oro

Rio de Janeiro Agosto de 2011

RESUMO

O trabalho est voltado pesquisa de siglas de rgos Governamentais. Cada um desses rgos possui uma rea de atuao em territrio nacional, podendo ser reas como ambiental, econmica, poltica e etc, possuem tambm funes sociais e regies especficas de atuao. A ANAC, o INCA e o IBAMA, so muito conhecidos no Brasil pois cada um desses rgos desempenham papeis fundamentais para o desenvolvimento e pesquisa no pas.

SUMRIO

1) Introduo.....................................................................................1 2) ANAC...........................................................................................2 3) INCA.............................................................................................3 4) IBAMA.........................................................................................4 5) Concluso......................................................................................5 6) Referncia Bibliogrfica................................................................6

INTRODUO

Os rgos governamentais ANAC, INCA e IBAMA, possuem grande importncia no Brasil, pois os trs agem de forma organizar, desenvolver, pesquisar e proteger o pas. ANAC significa Agncia Nacional de Aviao Civil, INCA o Instituto Nacional de Cncer e IBAMA o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. Os trs rgos so as autoridades no controle da aviao brasileira, nas pesquisas do desenvolvimento sobre o cncer e proteo do meio ambiente, respectivamente.

ANAC

A ANAC (Agncia Nacional de Aviao Civil), vinculada Secretaria de Aviao Civil da Presidncia da Repblica, uma autarquia especial, caracterizada por independncia administrativa, autonomia financeira, ausncia de subordinao hierrquica e mandato fixo de seus dirigentes, que atuam em regime de colegiado. Tem como atribuies regular e fiscalizar as atividades de aviao civil e de infraestrutura aeronutica e aeroporturia. Para tal, o rgo deve observar e implementar as orientaes, diretrizes e polticas estabelecidas pelo governo federal, adotando as medidas necessrias ao atendimento do interesse pblico e ao desenvolvimento da aviao. Como agncia reguladora independente, os seus atos administrativos visam manter a continuidade na prestao de um servio pblico de mbito nacional, preservar o equilbrio econmico-financeiro dos agentes pblicos e privados responsveis pelos diversos segmentos do sistema de aviao civil, zelar pelo interesse dos usurios, cumprir a legislao pertinente ao sistema por ela regulado, considerados, em especial, o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, a Lei das Concesses, a Lei Geral das Agencias Reguladoras e a Lei de Criao da ANAC.

INCA

O INCA (Instituto Nacional de Cncer) o rgo auxiliar do Ministrio da Sade no desenvolvimento e coordenao das aes integradas para a preveno e o controle do cncer no Brasil. Essas aes compreendem a assistncia mdico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com cncer como parte dos servios oferecidos pelo Sistema nico de Sade, e a atuao em reas estratgicas, como preveno e deteco precoce, formao de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e gerao de informao epidemiolgica. Responsvel pela preveno e controle do cncer no Brasil, o INCA desenvolve aes, campanhas e programas em mbito nacional em atendimento Poltica Nacional de Ateno Oncolgica do Ministrio da Sade. O Instituto tambm desempenha papel importante no cenrio internacional por meio de acordos de cooperao tcnica, aes de apoio e parcerias com entidades e organismos estrangeiros, incluindo as redes de colaborao.

IBAMA

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis) uma autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, tem sede em Braslia e jurisdio em todo o territrio nacional, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente. O IBAMA tem como principais atribuies exercer o poder de polcia ambiental; executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental; e executar as aes supletivas de competncia da Unio de conformidade com a legislao ambiental vigente. Cabe ao IBAMA propor e editar normas e padres de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliao de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuies federais; a implementao do Cadastro Tcnico Federal; a fiscalizao ambiental e a aplicao de penalidades administrativas; a gerao e disseminao de informaes relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito preveno e controle de desmatamentos, queimadas e incndios florestais; o apoio s emergncias ambientais; a execuo de programas de educao ambiental; a elaborao do sistema de informao e o estabelecimento de critrios para a gesto do uso dos recursos faunsticos, pesqueiros e florestais; dentre outros.

CONCLUSO

Os trs rgos governamentais estudados anteriormente so fundamentais em suas respectivas reas e todos eles regem suas funes em todo o territrio nacional. Alm desses trs rgos, existem muitos outro que colaboram para a evoluo do Brasil e todos so de suma importncia para o pas.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

http://www2.anac.gov.br/anac/anac.asp http://www.anac.gov.br/Area.aspx?ttCD_CHAVE=7 http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/sobreinca/site/oinstituto http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/orgaos_governamentais.htm http://www.ibama.gov.br/institucional/quem-somos

You might also like