You are on page 1of 11

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL FUNDAO EDUCACIONAL DE CAET TCNICO EM SEGURANA NO TRABALHO

Importncia da Segurana no Trabalho e Sinalizao de Segurana

Juliana Aparecida Letcia Borges Renata Knia Sabrine Moraes

Caet 2011
1

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL FUNDAO EDUCACIONAL DE CAET TCNICO EM SEGURANA NO TRABALHO

Importncia da Segurana no Trabalho e Sinalizao de Segurana

Juliana Aparecida Letcia Borges Renata Knia Sabrine Moraes

Juliana Assuno Fernandes

Trabalho de Pesquisa sobre a Importncia da Segurana no Trabalho e a Sinalizao de Segurana.

Caet 2011

SUMRIO

1. INTRODUO

2. IMPORTNCIA DA SEGURANA NO TRABALHO

3. SINALIZAO DE SEGURANA

1 AS CORES DA SEGURANA 2 SINAIS DE PROIBIO 3 SINAIS DE PERIGO 4 SINALIZAO DE OBRIGAO 5 SINALIZAO DE EMERGNCIA 6 SINALIZAO DE INCNDIO 7 SINALIZAO GESTUAL 8 SINALIZAO DE OBSTCULOS E LOCAIS PERIGOSOS

4. CONCLUSO

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1- INTRODUO

Entende-se por segurana no trabalho todas as medidas e formas de proceder que visem eliminao dos riscos de acidentes. Mas, os riscos so inerentes a vida e a atividade humana. Tm, por isso, a caracterstica da onipresena, alcanando dimenses universais. Os acidentes espreitam-nos por toda a parte. So mais numerosos hoje que antigamente, em virtude da diversificao das atividades humanas. Para ser eficaz, a Segurana deve atuar sobre homens, mquinas e instalaes, levando em conta todos os detalhes relativos s atividades humanas. O movimento para a criao de um esquema de segurana no trabalho comeou efetivamente nos Estados Unidos, no fim do sculo passado, e culminou em 1913, com a criao do "National Safety Council, entidade privada que liderou os estudos e divulgao do assunto. Infelizmente, as estatsticas oficiais ainda no quantificam, adequadamente, a ocorrncia anual de acidentes do trabalho no Brasil. A sinalizao de segurana por sua vez desperta a capacidade perceptiva das pessoas, sendo um conjunto de estmulos geralmente relacionados com luz e cor. 2- IMPORTNCIA DA SEGURANA NO TRABALHO

Segundo Frmica (2000), segurana do trabalho o conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condies inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantao de prticas preventivas; atos inseguros. A segurana no trabalho torna-se, cada vez mais, uma exigncia conjuntural. As empresas devem procurar minimizar os riscos a que esto expostos seus funcionrios, pois, qualquer atividade envolve certo grau de insegurana. A falta de um eficaz sistema de segurana acaba causando problemas de relacionamento humano, produtividade, qualidade dos produtos, servios prestados, aumento de custos e o aumento de acidentes do trabalho. Os profissionais em segurana do trabalho tm as seguintes funes: inspecionar locais, instalaes, e equipamentos da empresa, observar as condies de trabalho, para determinar fatores de risco de acidentes, estabelecer normas e dispositivos de segurana, sugerindo eventuais modificaes nos equipamentos e instalaes para prevenir acidentes. A Segurana no trabalho tem como principal objetivo promoo e preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores. (RICARDO PEREIRA DE MATTOS, 2011). 3- SINALIZAO DE SEGURANA

A sinalizao de segurana consiste em uma das tcnicas de preveno que obtm mais resultados e que permite identificar os perigos e diminuir os riscos para a segurana e a sade dos operrios. uma atividade que indica uma obrigao relativa segurana ou a sade do trabalho mediante sinais em forma de placas, cores, sinais luminosos ou acsticos, comunicao verbal ou sinais gestuais. O uso de uma sinalizao de segurana no local de trabalho atrai a ateno de quem a recebe e provoca uma reao imediata. Alm de possibilitar o conhecimento do perigo de forma clara, com uma nica interpretao, os sinais seguros possibilitam o cumprimento real dos mesmos.

3.1- AS CORES DA SEGURANA

As cores da segurana tm como principais funes a identificao de equipamentos de segurana, tubulaes de lquidos e gases e a delimitao de reas, aos quais previne acidentes e informa sobre riscos existentes.
5

importante ressaltar que a utilizao das cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes. O uso dessa ferramenta deve ser o mais reduzido possvel, a fim de no ocasionar distrao, confuso e fadiga do trabalhador.

3.1.1- CORES ADOTADAS PARA SINALIZAO

As principais cores adotadas pela sinalizao de segurana so Vermelho, amarelo, branco, preto, azul, verde, laranja, prpura, lils, cinza, alumnio e marrom.

VERMELHO - A cor vermelha usada em equipamentos de proteo e combate a incndios. AMARELO Este cor deve ser usada para indicar gases no liquefeitos e indicando CUIDADO!. BRANCO Usada para localizar coletores de resduos, bebedouros, reas em torno de equipamentos de urgncia, reas de armazenagem e zonas de segurana. PRETO Usado para indicar canalizaes de materiais inflamveis e combustveis de alta viscosidade podendo ser utilizado e, substituio AP branco, ou combinado a este quando condies especiais exigirem. AZUL Utilizado para indicar avisos contra o uso e movimentao de equipamentos, que devero permanecer fora de servio. VERDE Usado para indicar a localizao de emblemas e equipamentos de segurana e de emergncia. LARANJA Usada para identificar tubulaes contendo cidos, faces internas de caixas protetoras de dispositivos eltricos e botes de arranque de segurana. PRPURA indica perigos de radiaes eletromagnticas provenientes de partculas nucleares. LILS usado para indicar canalizaes que contenham lcalis (bases), como, por exemplo, lubrificantes de refinarias de petrleo. CINZA Usado para identificar canalizaes em vcuo e eletrodutos.

ALUMNIO Utilizado em canalizaes contendo combustveis de baixa viscosidade. MARROM pode ser adotada para identificar qualquer fludo no enquadrado pelas demais cores.

3.2 SINAIS DE PROIBIO

Os sinais de proibio devem possuir forma circular, pictograma perto sobre a cor branca, faixa vermelha diagonal descente da esquerda para a direita. Um exemplo comum o sinal de Proibido Fumar.

3.3 SINAIS DE PERIGO

Os sinais de Perigo devem possuir forma triangular, pictograma negro sobre fundo amarelo e margem negra. Alguns destes sinais podem estar presentes em rtulos de substncias e/ou produtos, alertando para caratersticas destes produtos que possam constituir perigo, assim como o de Presena de Radiao.

3.4 - SINALIZAO DE OBRIGAO

Os sinais de obrigao devem possuir forma circular e pictograma branco sobre fundo azul, como por exemplo o de Proteo Obrigatria para os Olhos.

3.5 - SINALIZAO DE EMERGNCIA

Os sinais de salvamento ou de emergncia devem possuir forma retangular ou quadrada e pictograma branco sobre fundo verde, assim como o de Primeiros Socorros.

3.6 - SINALIZAO DE INCNDIO

Os sinais relativos ao material de combate a incndios devem possuir forma retangular ou quadrada e pictograma branco sobre fundo vermelho, assim como o de localizao de extintores.

3.7 - SINALIZAO GESTUAL

Estes sinais transmitem informaes essencialmente relacionadas com movimentos verticais, movimentos horizontais e situaes de perigo. O sinal de paragem est incluso neste tipo de sinalizao.

3.8 - SINALIZAO DE OBSTCULOS E LOCAIS PERIGOSOS

A sinalizao de obstculos e locais perigosos (vos, buracos; desnveis, etc) deve ser efetuada por meio de faixas alternadas de cor vermelha e branco ou amarelo e negro.
9

4 CONCLUSO

Entre as principais finalidades da Sade e Segurana no trabalho (SST) destacam-se a preveno de acidentes e doenas profissionais e o aumento do conforto das pessoas no local de trabalho. A sinalizao de segurana de responsabilidade dos profissionais em SST para melhorar o ambiente de trabalho e prevenir os empregados de possveis perigos existentes no ambiente laboral. Sendo assim, a SST e a Sinalizao de Segurana andam lado a lado para proporcionar a qualidade de vida no trabalho daqueles que exercem sua atividade buscando resultados cada vez melhores para as empresas onde atuam.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BORGES e LIMA, 2009 - Projeto Sade E Segurana No Trabalho, Uma Proposta de Integrao Universidade-Empresa

FRMICA, Gualdo Amauri, 2000 - Comentrios Nova Legislao Do Trabalho.

---------------------------------, 2011 - Higiene E Segurana Do Trabalho.

MATTOS, Ricardo Pereira, 20110 - Sade do Trabalhador

10

GROHMANN, Mrcia Zampieri - Segurana No Trabalho Atravs Do Uso De Epis: Estudo De Caso Realizado Na Construo Civil De Santa Maria.

11

You might also like