You are on page 1of 11

MODELO BSICO DE PROJETO DE PESQUISA

CAPA

3 cm CENTRO UNIVERSITRIO CNDIDO RONDON - UNIRONDON NOME DO ALUNO (Centralizado e em letras maisculas)

PROJETO DE MONOGRAFIA

APLICABILIDADE DA TEORIA DOS FATOS JURDICOS DE PONTES DE MIRANDA NOS CONTRATOS DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADO

3 cm

2 cm

CUIAB MT ABRIL/2006 2 cm

FOLHA DE ROSTO

3 cm NOME DO ALUNO (Centralizado e em letras maisculas)

APLICABILIDADE DA TEORIA DOS FATOS JURDICOS DE PONTES DE MIRANDA NOS CONTRATOS DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADO

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitrio Cndido Rondon UNIRONDON, como requisito para elaborao da monografia de concluso de curso.

3 cm

2 cm

CUIAB-MT ABRIL/2006 2 cm

Sumrio

SUMRIO

Pginas 1. TEMA ..................................................................................... 2. DELIMITAO DO TEMA................................................... 3. PROBLEMA ........................................................................... 4. HIPTESE DE ESTUDO........................................................ 5. OBJETIVOS DA PESQUISA.................................................. 5.1. Objetivo Geral................................................................. 5.2. Objetivos Especficos...................................................... 6. JUSTIFICATIVA 7. FUNDAMENTAO TERICA............................................ (reviso bibliogrfica) 8. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS.............................. 9. PROPOSTA DE SUMRIO .................................................... 10. CRONOGRAMA DA PESQUISA........................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...........................................

1. TEMA O pesquisador especificar a temtica a ser desenvolvida. Ex: contrato de trabalho

2. DELIMITAO DO TEMA O pesquisador especificar a temtica com relao ao contedo, com relao ao tempo e com relao ao espao. Ex: Aplicabilidade da Teoria dos Fatos Jurdicos de Pontes de Miranda nos contratos de trabalho a prazo determinado.

3. PROBLEMA a pergunta inicial que determina a investigao. O pesquisador deve, a partir do tema delimitado, formular uma questo, problematizando a temtica cujo trabalho de investigao procurar solucionar. Ex: A separao dos planos do ato jurdico (existncia, validade e eficcia) difundida por Pontes de Miranda no Brasil compatvel com o princpio protecionista que permeia o contrato de trabalho a prazo determinado?

4. HIPTESE DE ESTUDO a possvel resposta ao questionamento realizado a partir do problema. A hiptese falsevel, no sentido de que o pesquisador poder refuta-la ao longo da implementao da pesquisa.

5. OBJETIVOS 5.1Objetivo Geral

O que o aluno quer fazer, quais metas pretende alcanar. No esquecer que os objetivos devem responder (s) pergunta(s) da pesquisa. Genericamente, o que se pretende alcanar com a sua pesquisa. Aqui o pesquisador dever indicar o propsito geral de sua pesquisa, ou seja, apontar o que pretende alcanar com a mesma. Ex: Demonstrar a aplicabilidade da Teoria dos Fatos Jurdicos de Pontes Miranda aos contratos de trabalho a prazo determinado.

5.2. Objetivos Especficos Em funo da delimitao do problema, quais os objetivos que devero ser alcanados atravs da execuo de seu projeto de pesquisa. So desdobramentos que do suporte ao objetivo geral, ou seja, os tpicos que necessariamente devero ser abordados para que seja satisfeito o objetivo geral. O aluno deve escolher entre trs e quatro objetivos especficos, sendo que cada qual compor um captulo da monografia. Ex: a) identificar os postulados principais da Teoria dos Fatos Jurdicos de Pontes de Miranda; b) especificar o contrato de trabalho a prazo determinado c) abordar a eficcia contratual diante do vcio de nulidade no Direito do Trabalho.

6. JUSTIFICATIVA Explicitam-se os motivos de ordem terica e prtica que justificam a pesquisa. Em outras palavras, deve-se responder pergunta por que se deseja fazer a pesquisa? Para isso, necessria a presena de alguns pontos indicados a seguir. Apresentao das razes em defesa do estudo realizado e a relao do problema estudado com o contexto social, explicando os motivos que justificam a pesquisa nos planos terico e prtico, considerando as possveis contribuies do estudo para o conhecimento humano e para a soluo do problema em questo. Consideraes sobre a escolha do(s) local(is) que ser(o) pesquisado(s). Relatar se a pesquisa ser realizada em nvel local, regional, nacional ou internacional.

7. FUNDAMENTAO TERICA Constitui item importante a ser considerado para a aprovao de proposta. Assim, deve-se fazer uma boa reviso bibliogrfica para saber o que j foi pesquisado. Se uma idia veio da leitura de um autor, dever ser citado. Pode-se comentar os trabalhos j feitos, salientando a contribuio dos mesmos para sua proposta de pesquisa. Neste item o aluno apresentar um texto revisando ou explicitando o que pesquisadores/autores expem sobre a temtica do projeto (como texto). No projeto de monografia, dependendo da temtica, o pesquisador poder se reportar a documentos (leis), dados estatsticos e jurisprudncia para elaborao de sua reviso bibliogrfica.

8. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS A metodologia pode ser vista como o meio em que sero buscados os subsdios e/ou argumentos da pesquisa. Inicialmente o pesquisador deve esclarecer que tipo de pesquisa pretende realizar: qualitativa quantitativa quali-quantitativa. A seguir, deve indicar o Mtodo de Abordagem: dedutivo, indutivo, dialtico, etc. Tambm imprescindvel a indicao das tcnicas de coleta que podem ser: documentao indireta subdivide-se em: a.1) pesquisa documental: documentos (leis, sentenas, acrdos, pareceres, portarias...) que podem ser encontradas em arguivos (pblicos ou particulares), bibliotecas, sites da internet, etc.; a.2) pesquisa bibliogrfica: livros, artigos e outros meios de informao em peridicos (revistas, boletins, jornais), outras pesquisas podem ser encontradas em bibliotecas, sites da internet, etc.. documentao direta subdivide-se em: b.1) pesquisa de campo (visita aos Tribunais, Presdios, etc); b.2) pesquisa de laboratrio (jri simulado); b.3) entrevistas; b.4) elaborao de questionrios, etc. O aluno dever, em conjunto com professor de Metodologia, escolher qual ou quais as tcnicas so as mais adequadas para o seu projeto de pesquisa.

a)

b)

9. PROPOSTA DE SUMRIO Na proposta de sumrio o pesquisador dever apresentar o sumrio da monografia, especificando os captulos e subdivises. A proposta segue a seguinte ordem: INTRODUO (MAISCULO, EM NEGRITO) Nela sero apresentados: natureza do trabalho, importncia da pesquisa, o objeto, os objetivos, as dificuldades apresentadas e a metodologia da pesquisa com a sntese de cada captulo. 1 ANLISE DOS PRINCIPAIS POSTULADOS DA TEORIA DOS FATOS JURDICOS (FONTE 12, MAISCULO, EM NEGRITO) 1.1 TEORIA DE PONTES DE MIRANDA (FONTE 12, MAISCULO, SEM NEGRITO) 1.1.1 Sua aplicabilidade no plano... ( em negrito, minsculo) 2 ESPECIFICIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO A PRAZO DETERMINADO 2.1 PRINCPIO PROTECIONISTA 2.2 APLICABILIDADE DA TEORIA DE PONTES DE MIRANDA 3 EFICCIA CONTRATUAL DIANTE DO VCIO DE NULIDADE NO DIREITO DO TRABALHO 3.1 O PRINCPIO DA ..... 3.1.1 Das novas formas de ... CONCLUSO (MAISCULO, EM NEGRITO) Anlise crtica de cada captulo e a confirmao ou no das hipteses bsicas da investigao. REFERNCIAS ( MAISCULO, EM NEGRITO)

10

10. CRONOGRAMA DA PESQUISA o detalhamento das atividades de pesquisa e respectivos perodos. O aluno dever compor um quadro com a seguinte sistemtica: ANO DE INCIO ANO DE CONCLUSO

Especificao/Ano Meses Levantamento bibliogrfico Leitura e fichamento de obras Coleta e Seleo de dados Reviso bibliogrfica Anlise crtica do material Elaborao preliminar do texto Redao provisria Entrega ao Orientador Reviso e redao final Entrega ao Coordenador Defesa da Monografia mai jun jul

2006 ago set out/nov

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS (todas as referncias citadas e consultadas para elaborao do Projeto)

11

DICAS IMPORTANTES O projeto de pesquisa o mapa a ser seguido durante o processo de investigao. Constitui-se em um importante exerccio de previso dos desafios (tericos, prticos, materiais) que sero enfrentados pelo pesquisador. Como informa Deslandes, o projeto de pesquisa deve fundamentalmente responder s seguintes perguntas 1 : O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com que recursos pesquisar? Quem vai pesquisar? Definio do problema, hipteses, base terica e conceitual. Justificativa da escolha do problema. Propsitos do estudo, seus objetivos. Escolha do mtodo. Cronograma de execuo do projeto. Estabelecimento do oramento. Pesquisador, orientador, equipe tcnica entre outros.

So critrios de avaliao do projeto de pesquisa: a) ttulo claro e conciso b) problema relevante e especfico c) hipteses claramente indicadas d) limitaes claras do trabalho e) reviso bibliogrfica completa e atualizada f) metodologia detalhada g) proposta de sumrio organizada e lgica h) cronograma realista i) correo gramatical j) boa apresentao

Deslandes, 1994, p. 34.

You might also like