You are on page 1of 7

1.

ENSINO FORMAL E INFORMAL E A RELAO COM A APRENDIZAGEM


O Poder da Aprendizagem. Autor: Klass Mellander pgs 1-140 O ENSINO NEM SEMPRE RESULTA EM APRENDIZAGEM Dois garotinhos se encontram e um diz: ensinei meu cachorro a assobiar. O outro de imediato responde: No d para ouvir ele assobiando. A rplica no t d E di bi d li tarda: Eu disse que ensinei ele a assobiar i i l bi e no que ele tinha aprendido. A ratoeira. Um caso prtico.

2- UM RESUMO DO PROCESSO DE APRENDIZADO


Ateno, curiosidade, interesse; Informaes; Processamento; Concluses; Aplicao.

3- A BUSCA DE SIGNIFICADO E A RELAO PROFESSOR/ALUNO


O professor ensina com base no conhecimento do todo, ao p , passo que o aluno depende dos fragmentos abordados at ento; O desafio promover o prazer durante o processo de aprendizado; Aprender descobrir a partir de fragmentos de conhecimentos anteriores: VAIA O processo cclico d expertise: aprendizado e execuo d li de ti di d de tarefas. PENSE PLANEJE EXECUTE E AVALIE PENSE, PLANEJE, AVALIE.
3

4- OBSTCULOS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


OS OBSTCULOS TPICOS DA ATENO SO:
A instruo no tem objetivo significativo; O objetivo da instruo difcil de entender; O aluno no tem um objetivo significativo. Contedos deficientes; Mensagens contraditrias; Distanciamento entre a teoria e a prtica; Linguagem complicada; Terminologia obscura; Apresentao sem lgica. Falta de tempo; Falta de contedo e material a ser processado; Forma incorreta. Conflito do conhecimento transmitido com o conhecimento prvio do aluno; Distanciamento do professor no processo de transformao das informaes por parte do aluno; Dificuldade em transformar insights intuitivos em conhecimento intelectual.

OS OBSTCULOS TPICOS DA INFORMAO SO:


OS OBSTCULOS TPICOS DO PROCESSAMENTO SO:


OS OBSTCULOS TPICOS DA CONCLUSO SO:


OS OBSTCULOS TPICOS DA APLICAO SO:


Transferncia do conhecimento adquirido em sala para o mundo real do aluno; Oportunidade de testar o conhecimento aprendido aprendido.

55 A SPLICA DO ALUNO
No desestimule minha curiosidade natural natural, desperte-a; Fornea apenas as informaes necessrias e no um monte de informaes desnecessrias; Deixe me pensar por conta prpria e tirar Deixe-me minhas prprias concluses; Ajude-me a encontrar palavras que expressem o que compreendi; Ajude-me a usar meu conhecimento para que ele no se disperse e se torne intil.
5

6- O QUE REALMENTE NOS FAZ PARTICIPAR, PARTICIPAR CHAMA NOSSA ATENO E POSSIBILITA O APRENDIZADO? INFLUNCIAS. Uso de tcnicas consagradas pelo mercado; Drama Criar um contexto que envolva Drama. todos envolvidos no processo de aprendizagem; di RETRICA. PROPAGANDA
6

7- PRINCPIOS COMUNS DE APRENDIZAGEM


Toda aprendizagem, para que realmente acontea, precisa ser significativa para o aprendiz; Toda aprendizagem pessoal; Toda aprendizagem precisa visar objetivos realsticos; Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato. Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal entre elementos que participam do processo, isto , professor, aluno, colegas.

You might also like