You are on page 1of 7

PASTOREANDO E LIDERANDO ADOLESCENTES E JOVENS

Roberto T. Santos, pr.

I COMPREENDENDO O ADOLESCENTES E O SEU MUNDO


ADOLESCNCIA: A LUTA PELA IDENTIDADE Por ocasio da Segunda Guerra Mundial, ErikH.Erikson cunhou uma expresso que pegou: crise de identidade. Ela foi usada para designar a desorientao dos soldados em estado de choque que no conseguiam lembrar-se do prprio nome. A principal tarefa do adolescente em seu desenvolvimento adquirir identidade. A exemplo do soldado perdido no estado de confuso mental, cedo ou tarde o adolescente atingido por uma bomba mais poderosa que a dinamite: a puberdade. Em determinado momento, entre a infncia e a vida adulta, seu corpo entra em intensa atividade e sofre vrias mudanas num ritmo alucinante. Em virtude dessa acelerao do crescimento fsico e emocional, ele se torna um estranho para si mesmo. Sob o ataque de um arsenal de hormnios poderosos, desnorteado, o jovem comea a se perguntar: Quem sou eu?. O adolescente sem identidade assume uma postura do tipo como estou me saindo?, cuja principal preocupao saber qual a impresso que ele causa nos outros. Sem identidade, ele adotar a postura de como imagina que os outros querem que ele seja e agir de acordo com isso. A boa formao da identidade segue um padro comum. O adolescente identifica-se com as pessoas que admira. Seja na vida real, numa revista ou na TV, imita as caractersticas das pessoas que ele quer ser. COMO O ADOLESCENTE BUSCA A IDENTIDADE Segundo Les Parrot, o adolescente busca sua identidade de diversas formas: relaes familiares, smbolos de status, comportamento adulto, revolta, opinio alheia, dolos e excluso. POR QUE OS ADOLESCENTES TM CONFLITOS? A conquista da identidade prpria no fcil. O perigo da falta de identidade est espreita em cada esquina. Les, citando Erikson, destaca que alguns jovens desorientados demoram mais tempo para chegar maturidade. A adolescncia um perodo de tenso e confuso para muitos jovens. Embora parte das dificuldades que ocorrem na adolescncia deva-se falta de experincia, h pelo menos cinco fatores habituais que podem exacerbar ou criar grandes conflitos. So as mudanas fsicas, sexuais, sociais, religiosas e morais. COMO O ADOLESCENTE REAGE AOS SEUS CONFLITOS difcil prever exatamente como cada adolescente administrar o seu problema. H vrias caractersticas de personalidade e fatores ambientais que afetam o estilo do adolescente de enfrentara conflitos. Existem trs maneiras bsicas pelas quais os jovens lidam com seus problemas. Podem ocultar, extravasar ou super-los.

CARACTERSTICAS DA AJUDA EFICIENTE: AUTO-ANLISE A ferramenta mais importante que voc detm para ajudar seu filho voc mesmo. Sua pessoa essencial para determinar a eficcia da sua capacidade de verdadeiramente ajudar algum. Essa compreenso, no entanto, no diminui a importncia do Esprito Santo. As pessoas tendem a melhorar quando esto ao lado de algum que seja: 1) cordial; 2) sincero; e 3) emptico. POR QUE OS CONSELHOS IRRITAM Muitas vezes, o conselho acaba com a essncia da ajuda. Um pequeno conselho, como um pequeno dente de alho, pode durar muito. O conselho quase sempre egosta O conselho pode fazer o jovem se sentir pior O conselho pode ser ameaador O conselho pode ser uma chateao O conselho pode custar caro PARA QUE O CONSELHO SEJA TIL Carl Jung, pioneiro da psicologia, disse que o conselho no faz mal ningum porque dificilmente levado a srio. Pode ser verdade, mas h maneiras de ajudar as pessoas a ouvi-lo. O segredo saber quando e como d-lo. A Bblia diz: O seu falar seja sempre agradvel e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um (Cl 4.6). Antes de dar um conselho, os pais precisam saber de que o seu filho em conflito est realmente precisando. Os filsofos sempre afirmaram que mais importante formular a pergunta certa que ter uma resposta pronta. Pensando na importncia de saber ouvir, vejamos algumas formas especficas de reduzir possveis consequncias negativas ao dar um conselho a um adolescente, ainda que seja apropriado. As pessoas ouvem melhor um conselho quando esto calmas e com a cabea no lugar. No boa idia ensinar algum a nadar quando est se afogando. Ajude o adolescente a dar conselhos a si mesmo. s vezes, basta dizer: O que voc diria para uma pessoa na sua situao?. Os conselhos tero mais efeito se no forem dados a todo momento. Pergunte o que a pessoa entendeu do que voc disse. Pea para explicar com as prprias palavras o que voc acabou de dizer. Se o jovem no compreender ou no aceitar um conselho, no o force.

II PREPARANDO-SE PARA LIDERAR JOVENS E ADOLESCENTES


DEFINIO BSICA DE LIDERANA

Liderar exercer uma influncia que inspire e mova as pessoas ao, obtendo delas o mximo de cooperao e o mnimo de oposio. Desta definio, alguns pontos merecem ser destacados: a) Liderana sinnimo de influncia. b) Essa influncia deve inspirar e mover pessoas. c) Uma ao desejada o resultado de uma liderana equilibrada. d) Uma boa liderana trabalha com o mximo de cooperao (Totalidade de cooperao utopia). e) Uma boa liderana trabalha com o mnimo de oposio - (Mas a oposio sempre existir, ainda que velada). A influncia um poder ambguo, que constri e destri com a mesma facilidade. Lembram-se de Mahatma Gandi e Adolf Hitler? Ambos possuam um tremendo poder de influenciar pessoas. Duas fortes influncias mundiais que so referenciais do que bom e do que mal. Que tipo de influncia voc exerce sobre seus liderados, sobre os adolescentes da sua igreja? O lder no apenas se destaca do grupo, como o influencia de alguma forma. Da a necessidade de treinarmos os lderes de nossas igrejas, para que a sua influncia seja positiva, saudvel e crist. Nicholas Butler, antigo presidente da Universidade de Colmbia, Estados Unidos, disse que h no mundo trs tipos bsicos de pessoas: a) As que no sabem o que est acontecendo. b) As que observam o que est acontecendo. c) As que fazem com as coisas aconteam. Liderana a capacidade de fazer com que as coisas aconteam.

FUNES DO LDER 01) PLANEJAR O planejamento essencial a uma liderana de sucesso. O planejamento o preparo para o sucesso, e quem fracassa no preparo, prepara-se para o fracasso. O planejamento um mapa que orienta, uma reta que encurta distncias e uma alavanca que duplica foras. Diz um provrbio chins: A mais longa viagem comea com um nico passo A improvisao um mal que tem se alastrado por nossas igrejas com freqncia cada vez maior. necessrio det-lo com urgncia. Nossa grande arma nesta batalha contra o improviso o planejamento. No planejamento esto envolvidas trs aspectos: a) Conhecer a realidade presente, b) Estabelecer metas futuras, e c) Promover os meio para se atingir estas metas. Ainda dentro da funo do planejamento, dois aspectos so de fundamental importncia: a) O Programa: a seqncia das prioridades a serem seguidas para se atingir os objetivos (alvos) propostos, b) O Cronograma: o perodo de tempo ou as datas necessrias para se realizar o programa. Desta maneira voc tem condies de saber onde est, para onde est indo e quando chegar l. 02) DELEGAR a arte de distribuir responsabilidades com todo os membros do seu grupo. Ningum pode fazer tudo sozinho. O melhor lder aquele que sabe Ter como seus auxiliares pessoas to ou mais capazes do que ele. 03) OFERECER CONDIES O bom lder aquele que oferece condies aos seus liderados para que a tarefa seja executada satisfatoriamente.. Exemplo: Voc pede ao ancio jovem que prepare uma palestra sobre Como Envolver os Jovens nas Atividades da Igreja. Ento, se necessrio, o lder deve oferecer a ele livros, revistas e artigos que possam ajuda-lo na preparao desta palestra. Uma boa coisa que todo lder deve fazer para oferecer condies sua equipe de realizar o trabalho de maneira sempre satisfatria manter, no grupo, um clima de treinamento e crescimento contnuo. 04) COBRAR RESULTADOS De maneira suave e branda, porm constante, o lder deve cobrar resultados de seus liderados. As atividades que foram designadas para cada pessoa devem receber um acompanhamento permanente do lder. Mas cuidado para no parecer policial ou fiscal do grupo. 05) AVALIAR

Aps cada atividade realizada, importante que o lder, juntamente com sua equipe, (e esta uma palavrinha mgica: equipe), faa uma avaliao do programa ou atividade realizada. Nesta avaliao deve-se verificar os pontos fortes e fracos no desenvolvimento do programa, estabelecer com clareza a verdade verdadeira fonte dos problemas, e tomar providncias para que elas no se repitam. 06) SERVIR Lder algum que identifica e satisfaz as necessidades legtimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao prximo. Uma vontade simplesmente um anseio que no considera as conseqncias fsicas ou psicolgicas daquilo que se deseja. Uma necessidade, por outro, uma legtima exigncia fsica ou psicolgica para o bem-estar do ser humano. Se o papel do lder identificar e satisfazer as necessidades das pessoas, ns deveramos estar nos perguntando constantemente: quais so as necessidades das pessoas que lidero?

III DESENVOLVENDO UMA PROGRAMAO CATIVANTE PARA JOVENS E ADOLESCENTES

BIBLIOGRAFIA BARBER, Cyril J. Neemias e a Dinmica de Liderana Eficaz. So Paulo. Vida, 2000. 11o. Edio HUNTER, James C. O Monge e o Executivo Uma Histria Sobre a Essncia da Liderana. Botafogo Sextante 15a. Edio, 2005. MAXWEL, John C. Pequeno Manual para Grandes Lderes. Campinas. United Press. 2000. MAXWELL, John C. As 21 Irrefutveis Leis da Liderana. So Paulo. Mundo Cristo, 1999. MURDOCK, Mike. Os Segredos da Liderana de Jesus. Rio de Janeiro. Central Gospel , 2005 SANDERS, J. Oswald. Liderana Espiritual. So Paulo. Mundo Cristo 1991.4a. Edio SWINDOLL, Chals R. Liderana em Tempos de Crise: Como Neemias Motivou Seu povo para WILKES, C. Gene. O ltimo Degrau da Liderana. So Paulo. Mundo Cristo, 2000.Alcanar uma Viso. So Paulo. Mundo Cristo, 2004.

You might also like