You are on page 1of 8

ROTEIRO PARA O PORTFLIO Primeiro Dia

1) Apresente a planta fsica da Unidade de Internao.

2) Existe local definido para acomodar os pertences dos funcionrios? E dos alunos estagirios de enfermagem?

3) H evidncias de organizao no posto de enfermagem? As gavetas esto etiquetadas? Qual a sua

sugesto?

4) Existe quadro de avisos? Os avisos esto atualizados? O quadro apresenta poluio visual?

5) H lugar certo para dispor os impressos utilizados pelo pessoal mdico e de enfermagem? Existe

identificao?

6) Na unidade existe foco de luz, aspiradores, cadeira de roda, cadeira de banho, maca ..(nmero)?

Esto em nmero suficiente? Qual o aspecto desse material?. Precisa de reparos? Esto funcionando adequadamente?

7) Existe inventrio de material permanente?

8) O material permanente e os mveis possuem nmero de patrimnio?

9) Como feito o pedido de conserto dos materiais permanentes ou equipamentos?

10) Os equipamentos esto acomodados adequadamente, livres e/ou protegidos do p e/ou efeitos

danosos?

Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

11) A equipe de enfermagem est segura quanto ao manuseio dos equipamentos e aparelhos existentes

na clnica?

12) H um roteiro explicativo sobre os aparelhos ao alcance dos usurios?

13) Voc considera importante fazer periodicamente uma reviso para o manuseio dos aparelhos e/ou

equipamentos existentes na unidade? J foi prevista esta reciclagem?

14) A reviso de camas, manejo de engrenagem, pinturas so feitas periodicamente (carter preventivo)?

Por quem?

15) Voc acha importante a manuteno preventiva para a qualidade da assistncia de enfermagem? Por

qu?

16) Quem faz o pedido de manuteno corretiva na clnica?

17) Todos sabem como solicitar o servio de manuteno e como solicitar consertos feitos fora do hospital?

18) Existe algum lugar especial para estacionar macas? Voc as encontrou no local todos os dias?

19) Voc pensou como se poderia sistematizar a checagem diria dos equipamentos, e como transmitir essa preocupao com os elementos da equipe de trabalho?

Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

Segundo dia
20) Como feito o controle de material de consumo? 21) Existe controle de estoque mnimo? 22) Quando feito o pedido de almoxarifado? quem faz? 23) O que mais se gasta na unidade? 24) Quem faz o pedido de material de escritrio?
25) Voc dever apresentar o clculo do estoque mnimo para 3 itens considerando o processo para a

compra do material. 26) A lavanderia do hospital prpria ou terceirizada? 27) Como a rotina para recebimento e guarda de roupa da unidade? a roupa suficiente? Como voc melhoraria isso?
28) O servio de limpeza prprio ou terceirizado? A Unidade apresenta problemas de limpeza geral?

Como voc resolveria essa questo? 29) Como acontece a visita mdica? 30) A enfermeira acompanha as visitas mdicas diariamente?
31) Voc deve acompanhar a visita mdica todos os dias e elaborar o plano de cuidados diariamente.

32) Qual o horrio de visitas para os pacientes? 33) Existe sistema de rol de valores para os pacientes? 34) A equipe de enfermagem realiza o rol de valores? Qual o destino dos valores do paciente durante a internao? 35) Qual o horrio das refeies na unidade? 36) A equipe auxilia os pacientes impossibilitados de alimentar-se?
Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

37) Qual a filosofia, os objetivos, a posio hierrquica do servio de enfermagem do hospital e como ele est composto?

Terceiro Dia
38) Informe o nmero de leitos da clnica? 39) Informe o nmero de pacientes internados? 40) Informe qual a origem dos pacientes? 41) Existe identificao no leitos dos pacientes? 42) Tem algum paciente com dieta especial? 43) Como voc classificaria seus pacientes hoje e durante o perodo de estgio? 44) Na sua visita aos pacientes houve alguma coisa que chamou sua ateno? 45) Voc ofereceu algum cuidado ao paciente? o que voc fez? 46) Apresente pelo menos uma evoluo e prescrio de enfermagem feita por voc na unidade? 47) Quais os exames de diagnstico que o hospital oferece? 48) Tem algum paciente em jejum para exame? Qual exame?
49) Quem colhe exames laboratoriais na clnica como rotina? E nas emergncias/urgncias/ Finais de

Semana? 50) Existe algum local especial para concentrar os exames solicitados e os resultados? Descreva. 51) Existe algum exame que o hospital no oferece ao paciente? Como feito a marcao dos exames externos? 52) Existe algum paciente aguardando algum exame por imagem ou outro para prosseguir o tratamento ? 53) O que a enfermeira poderia fazer para agilizar a realizao do exame?

Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

54) Como a enfermeira assegura o jejum para os pacientes que necessitam desse cuidado para exames? 55) Como so feitos os encaminhamentos de exames e de pacientes no andar? 56) Existe algum funcionrio exclusivo para os encaminhamentos? Escala?

Quarto Dia
57) Existe livro de registro de informaes na Unidade? Quais e com que finalidade? 58) Existe algum manual de enfermagem na unidade? O que compe esse Manual?

59) Existe impresso para registro de pacientes internados? 60) Qual a rotina de alta? De transferncia? E de bito? 61) Existe algum controle para sada de pronturio do paciente? 62) Voc conhece todos os impressos utilizados na unidade? 63) E os componentes da equipe sabem da existncia de todos os livros de registro? 64) Quais as rotinas especficas da manh? Da tarde? E da noite? 65) Como feito o censo dirio? 66) Existe algum relatrio mensal? Qual? 67) Os instrumentos utilizados nos controles: cadernos de protocolo, controle de ocorrncias esto sendo utilizados de maneira adequada? 68) Todos os membros da equipe de trabalho sabem da existncia deste caderno e como utilizar o mesmo? A equipe faz as anotaes de forma que o leitor tenha conhecimento das intercorrncias da clnica? 69) Qual a rotina diria da enfermeira do andar? 70) Voc v alguma necessidade de elaborar alguma rotina? 71) Voc tem avaliado o comportamento do enfermeiro sobre sua pontualidade, assiduidade, uniformizao, sobre o que faz, como desenvolve suas tarefas dirias e a dos outros funcionrios? 72) Voc est convencido de que pontualidade estar na hora exata do inicio do trabalho (recebimento de planto, em seu lugar, dando execuo ao servio com toda e equipe de trabalho)? Quinto Dia
73) Existe escala mensal de servio na Unidade? Quem faz?

74) Qual o nmero de funcionrios para o perodo da manh? Tarde? e Noites? 75) O nmero de funcionrios est adequado considerando a resoluo COFEN 293/2004. 76) Caso o nmero de funcionrios no esteja adequado, o que voc sugeriria, baseado nos seus conhecimentos de administrao? 77) Qual o nmero de pacientes para cada funcionrio? suficiente para uma assistncia de qualidade? 78) A distribuio de funcionrios est adequada? 79) Hoje faltou algum funcionrio na clnica? 80) Voc observou se a enfermeira anota os atrasos da equipe? Como voc controlaria isso? 81) Como voc resolveria as questes de atrasos, compensaes, faltas e sadas antecipadas? 82) H algum(ns) funcionrio(s) de frias? at quando? 83) Quais os critrios para a escala de frias? 84) Como feita a substituio de frias? 85) Calcule o ndice de absentesmo dos ltimos 3 meses. 86) Existe escala diria de servio? Quem faz? 87) A equipe segue a escala diria de servio? 88) Quais os critrios adotados para a confeco da escala diria? Sexto Dia 89) Como o trabalho da enfermeira para motivar a equipe?
Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

90) Como so feitas as orientaes para a equipe na unidade? 91) Voc observou se a enfermeira utiliza avaliao de desempenho? como voc faria? 92) Como voc classifica o desempenho da equipe de enfermagem na unidade? 93) O que voc mudaria em relao equipe de enfermagem do andar? 94) O que voc acha das anotaes de enfermagem? Esto de acordo com os padres recomendados? O que vc observou respeito? 95) O pessoal anota com eficincia todos os procedimentos efetuados? 96) Voc observou algum procedimento feito e no anotado? Qual (is) 97) A enfermeira realiza reunies peridicas? Quando e para que? Stimo Dia
98) Onde est a caixa de psicotrpico como feito esse controle? 99) Como feita a reposio da medicao controlada? 100) A conferncia do carro de parada feita diariamente? Existe registro formal em cada planto? 101) As medicaes esto dentro do prazo de validade? 102) Existe alguma rotina para a conferncia do carro de parada? Est adequada? O que voc proporia

a respeito? Existe medicao vencida no carro de parada? Oitavo Dia


103)

Faa um planejamento de trabalho a curto, mdio e longo prazo para a Unidade.

104) Como feito o pedido de farmcia? 105) Existe horrio padro para a administrao de medicao? O horrio est de acordo com as demais rotinas? 106) Quem coloca horrio de medicao nas prescries mdicas? Por que importante que a enfermeira o faa? 107) Voc deve aprazar pelo menos uma vez a prescrio mdica e justificar quanto interao medicamentosa e outras justificativas para o horrio escolhido. Nono Dia
108) 109) 110)

Voc considera a CCIH atuante no Hospital? A enfermeira do andar faz a notificao compulsria? Como feito isso?

Existe alguma diferena entre o tratamento do lixo comum e o contaminado como feita a distino? 111) A embalagem de perfuro-cortante utilizada adequadamente no que diz respeito determinao indicada pelo fabricante? Dcimo Dia 112) 113) 114) 115)
116)

Existe algum tipo de assistncia religiosa no Hospital? Voc acha isso importante? Existe servio de medicina ocupacional no hospital? Como tratado o material a ser esterilizado na unidade?

Descreva sua percepo quanto ao papel do enfermeiro. Voc percebeu se o enfermeiro est consciente sobre sua responsabilidade de prover a unidade de medicamentos e outros produtos de
Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

farmcia, almoxarifado, para 24 horas, no deixando faltar material e medicamentos, especialmente para o perodo noturno? 117) Descreva o que voc identificou, alm dos itens constantes neste roteiro. Dcimo Primeiro Dia. Avaliao do estgio. ATIVIDADES DIRIAS, IDEPENDENTES DO ROTEIRO. Receber planto, registrando em planilha. Passar visita aos pacientes Checar escala de servio anotando as faltas Fazer escala diria de acordo com grau de complexidade dos pacientes. Acompanhar visitas mdicas Aprazar as prescries mdicas Apresentar plano de trabalho. ATIVIDADE DISCENTE: Portflio ndice do contedo Introduo Filosofia do Servio de enfermagem (do grupo) Planta fsica da unidade (elementos que a compe). Organograma hierrquico-geral e da diviso de enfermagem. Objetivos do servio de enfermagem (do grupo) Clculo de pessoal para a unidade e sua distribuio. Escala de frias, de folgas e de trabalho. Plano de Cuidados dirio. Relatrio mensal (ocorrncias com: pessoal paciente, famlia e funcionrios, com material e equipamento. 11. Registros de recebimento e passagem de planto. 12. Rotinas da Unidade. 13. Plano de reunio (contedo e roteiro). 14. Boletim de avaliao do desempenho do pessoal e seus critrios. 15. Diretrizes para procedimentos em relao a queixas de funcionrios. 16. Sistema de controle de materiais de consumo (modelo) Esterilizados, descartveis, solues, material de escritrio, material de limpeza, permanente e equipamentos (ficha-modelo). 17. Apresentar sistema de controle de medicamentos, psicotrpicos e entorpecentes, biolgicos (sangue, plasma), roupas, alimentao. 18. Clculo de absentesmo e rotatividade do pessoal da unidade (3 meses). 19. Questionrio de alta. 20. Listagem dos instrumentos de comunicao formal da unidade: livros, tabelas, listas e outros. Especificar os itens que constam em cada um. 21. Outras rotinas, rotinas administrativas relacionadas com o paciente, com a unidade de enfermagem, com o pessoal, com o material, equipamentos, roupas e refeio. 22. Diversos 23. Concluso do autor incluindo O que voc viu como qualidade na sua unidade de estgio? O que voc viu como problema na sua unidade de estgio? Sugestes levando em considerao sua percepo? Avaliao do Instrumento de Estgio. 24. Referncias bibliogrficas
Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

25. Anexos, grficos e impressos.

Acadmica de Enfermagem: Sandra Silva Docente: Enf. Marcondes Mendes Estgio Supervisionado
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA - HRT

You might also like