You are on page 1of 9

A ANLISE DO DISCURSO: CONCEITOS E APLICAES

Maria do Rosario Valencise GREGOLIN

RESUMO: Este trabalho discute alguns conceitos fundamentais e as tarefas da Anlise do Discurso. Procura-se delinear, dentre as vrias linhas da AD, as propostas da semitica greimasiana, com o objetivo de enfatizar a importncia dessa linha de estudos dentro da Lingstica moderna. PALAVRAS-CHAVE: Anlise do Discurso; discurso; texto; semitica greimasiana; teoria do discurso.

Discurso, texto e sentido

A o tratarmos de "Anlise do Discurso" prudente, de incio, nos colocarmos a questo: o que entendemos por anlise do discurso? Esta pergunta pertinente porque vrios so os conceitos de "anlise do discurso", u m campo de estudos em formao, cujas fronteiras no esto ainda claramente delimitadas. Se tomarmos u m ponto de vista histrico, perceberemos que o que hoje chamamos de "anlise do discurso" t e m uma histria que chega a dois m i l anos, desde os estudos da Retrica grega, e se estende a u m presente com ares de science fiction na tentativa da linha francesa de empreender uma "anlise automtica do discurso" por meio da informtica. Durante esse longo percurso, u m conjunto de preocupaes comuns t e m delineado u m domnio bastante amplo dentro dos estudos lingsticos. Foi na dcada de 1970 do nosso sculo que a AD tomou fora, mas no se pode dizer, ainda, que se constitua em u m campo claro de estudos. O seu desenvolvimento significou a passagem da Lingstica da "frase" para a Lingstica do "texto". Essa mudana no objeto de anlise provocou transformaes na idia classicamente aceita de que a "fala" individual, assistemtica e, portanto, no passvel de anlise cientfica. Mas o grande problema continua a ser a definio e a metodologia para abordar essa nova unidade de anlise.

1 Departamento de Lingstica - Faculdade de Cincias e Letras - UNESP -14800-901 - Araraquara - SP.

Alfa, So Paulo, 39: 13-21,1995

13

O fato de a AD tomar uma unidade de anlise maior do que a frase fez que o estudo do "texto" passasse a ocupar lugar central nos estudos lingsticos. E, exatamente por tomar esse objeto complexo, a AD seguiu vrias direes, com diferentes concepes epistemolgicas e metodolgicas. O que as unifica, no entanto, o fato de tomarem o seu objeto do ponto de vista lingstico e de procurarem, no texto, o estudo da DISCURSIVIZAO.

O texto e o discurso
"Discurso" e "texto" so dois conceitos que convm distinguir. Para isso, tomemos como exemplo o seguinte texto:

DEBAIXO DA PONTE
Carlos Drummond de Andrade Moravam debaixo da ponte. Oficialmente, no lugar onde se more, porm eles moravam. Ningum lhes cobrava aluguel, imposto predial, taxa de condomnio: a ponte de todos, na parte de cima; de ningum, na parte de baixo. No pagavam conta de luz e gs, porque luz e gs no consumiam. No reclamavam contra falta d'gua, raramente observada por baixo de pontes. Problema de lixo no tinham; podia ser atirado em qualquer parte, embora no conviesse atir-lo em parte alguma, se dele vinham muitas vezes o vesturio, o alimento, objetos de casa. Viviam debaixo da ponte, podiam dar esse endereo a amigos, receb-los, faz-los desfrutar comodidades internas da ponte. tarde surgiu precisamente u m amigo que morava nem ele mesmo sabia onde, mas certamente morava: nem s a ponte lugar de moradia para quem no dispe de outro rancho. H bancos confortveis nos jardins, muito disputados; a calada, u m pouco menos propcia; a cavidade na pedra, o mato. At o ar uma casa, se soubermos habit-lo, principalmente o ar da rua. O que morava no se sabe onde vinha visitar os de debaixo da ponte e trazer-lhes uma grande posta de carne. Nrn todos os dias se pega uma posta de carne. No basta procur-la; preciso que ela exista, o que costuma acontecer dentro de certas limitaes de espao e de lei. Aquela vinha at eles, debaixo da ponte, e no estavam sonhando, sentiam a presena fsica da posta, o amigo rindo diante deles, a posta bem palpvel, comvel. Fora encontrada no vazadouro, supermercado para quem sabe freqent-lo, e aqueles trs o sabiam, de longa e olfativa cincia. Com-la crua ou sem tempero no teria o mesmo gosto. U m de debaixo da ponte saiu caa de sal. E havia sal a u m canto da rua, dentro da lata. Tambm o sal existia sob determinadas regras, mas pode tomar-se acessvel conforme as circunstncias. E a lata foi trazida para debaixo da ponte. Debaixo da ponte os trs prepararam comida. Debaixo da ponte a comeram. No sendo operao diria, cada u m saboreava duas vezes: a carne e a sensao de raridade da carne. E iriam aproveitar o resto do dia dormindo (pois no h coisa melhor, depois de u m prazer, do que o prazer complementar do esquecimento) quando comearam a sentir dores. Dores que foram

14

Alfa, So Paulo, 39: 13-21,1995

aumentando, mas poderiam ser atribudas ao espanto de alguma parte do organismo de cada u m , vendo-se alimentado, sem que lhe. houvesse chegado notcia prvia de alimento. Dois moneram logo, o terceiro agoniza no hospital. Dizem uns que morreram da carne, dizem outros que do sal, pois era soda custica. H duas vagas debaixo da ponte. (Em: A bolsa & a vida, Rio de Janeiro: INL, 1971)

Uma primeira leitura deste texto mostra que ele nos conta uma histria - , portanto, uma narrao. Essa histria contada relativamente simples: trata-se de personagens que vivem em misria absoluta e moram debaixo da ponte; certo dia conseguem comida, comem-na, so envenenados e morrem. Podemos dizer que esta narrativa tem na sua base certos valores que so antagnicos, como a fartura x a misria, a morte x a vida - e que esses valores podem aparecer em muitos outros textos e criar muitas outras narrativas. Isto nos leva concluso de que u m texto formado por uma estrutura que articula diferentes elementos e constitui u m sentido coeso e coerente (Greimas, 1975). Podemos, ento, refinar a nossa anlise e perceber que este texto possui: 1 um nvel fundamental Primeira etapa do percurso de gerao de sentido, ponto de partida da gerao do texto, em que se determina o mnimo de sentido a partir de que ele se constri trata-se da relao de oposio ou de diferena entre dois termos, dentro de u m universo semntico. Quando dizemos que u m texto "fala" da morte, do amor, da liberdade e t c , estamos analisando a sua camada fundamental, o mnimo de sentido sobre o qual ele construdo. O texto fundado sobre relaes orientadas, primeira condio para a narratividade. Assim, se ele fala da relao entre a vida e a morte, a narratividade vai-se desenvolver em u m determinado sentido: vida OU: morte vida morte morte vida

porque o princpio fundamental da narratividade a transformao, e o encadeamento desses valores produz a sucessividade do texto. No texto "Debaixo da ponte^ temos o percurso da morte (a misria absoluta) para a vida (quando os sujeitos conseguem alimentos) e para a morte (quando os sujeitos so envenenados pela comida). Esses valores fundamentais podem ser tomados como positivos (eufricos) ou negativos (disfricos). Essa oposio, que chamamos de "tmica", vai determinar a linha argumentativa do texto. Em "Debaixo da ponte" temos a valorao negativa da misria, que provoca a fome e a morte, em oposio fartura, que a vida.

Alfa, So Paulo, 39: 13-21,1995

15

2 um nvel narrativo No segundo nvel do percurso gerativo de sentido, os valores fundamentais so narrativizados a partir de u m sujeito. Assim, a narrativa simula a histria do homem em busca de valores e os contratos e conflitos que marcam os relacionamentos humanos. A narrativa se constitui de quatro fases: a) MANIPULAO: os miserveis so manipulados pela misria e pela fome a provar do alimento trazido por u m amigo. A presena fsica do alimento os seduz a quererem prov-lo; b) COMPETNCIA: manipulado, o sujeito precisa adquirir competncia para realizar a ao. Essa competncia pode ser o SABER, o PODER e o QUERER. Quando, em u m conto de fadas, o heri obtm u m "objeto mgico", ele est adquirindo PODER para realizar certas coisas. No texto "Debaixo da ponte" os sujeitos precisam de "sal" para poderem comer o alimento; quando o conseguem esto aptos a realizar a ao; c) PERFORMANCE: os sujeitos realizam a ao (se alimentam); d) SANO: depois de realizada a ao, os sujeitos so recompensados (sano positiva) ou punidos (sano negativa). Neste texto a sano negativa pois os sujeitos morrem envenenados pela comida. Como j dissemos, esses valores e essa narrativa que estruturam o texto "Debaixo da ponte" podem aparecer em muitos outros textos. O que, ento, faz que esse texto seja diferente de outros textos que tm os mesmos valores bsicos e a mesma narrativa? O que o diferencia de outros textos o modo como esses valores e essa narrativa so discursivizados, o que significa dizer que u m texto possui uma estrutura discursiva.

3 o nvel discursivo O nvel discursivo o patamar mais superficial do percurso gerativo do sentido, o mais prximo da manifestao textual. As estruturas narrativas convertem-se em discurso quando assumidas pelo sujeito da enunciao: ele faz uma srie de "escolhas", de pessoa, de espao, de tempo e de figuras, contando a histria a partir de u m determinado "ponto de vista". A narrativa , assim, "enriquecida" com essas opes do sujeito da enunciao. No texto "Debaixo da ponte" podemos perceber que: a) utilizada a terceira pessoa para caracterizar os personagens; eles no tm nome nem caractersticas particulares - a indeterminao cria o efeito de sentido de "anonimato", de uma misria to absoluta que os priva at mesmo de u m nome prprio;

16

Alfa, So Paulo, 39:13-21.1995

b) Outro elemento muito importante do nvel do discurso deste texto a espacializao - os personagens so caracterizados pelo "lugar onde moram", o n o m e prprio que lhes atribudo uma localizao espacial (os de debaixo da ponte) que constri a oposio entre "os que moram debaixo da ponte" e os outros (A ponte de todos, na parte de cima; de ningum, na parte de baixo); c) A temporalizao, ao indefinir o momento da ao, constri o efeito de eternizao da misria (moravam debaixo da ponte...) e permite que o final do texto seja aberto em u m movimento cclico que retoma o incio do texto (H duas vagas debaixo da ponte...). Esses recursos do nvel discursivo tm como objetivo estabelecer a relao entre o enunciador do texto e o enunciatrio, permitindo a interpretao por meio de marcas espalhadas no texto. Essas marcas conduzem o leitor a perceber a orientao argumentativa e as relaes entre o texto e o contexto em que foi produzido. Entendemos, portanto, discurso como u m dos patamares do percurso de gerao de sentido de u m texto, o lugar onde se manifesta o sujeito da enunciao e onde se pode recuperar as relaes entre o texto e o contexto scio-histrico que o produziu.

O discurso e a ideologia

O DISCURSO u m suporte abstrato que sustenta os vrios TEXTOS (concretos) que circulam em uma sociedade. Ele responsvel pela concretizao, em termos de figuras e temas, das estruturas semio-narrativas. Atravs da Anlise do Discurso possvel realizarmos uma anlise interna (o que este texto diz?, como ele diz?) e uma anlise externa (por que este texto diz o que ele diz?). A o analisarmos o discurso, estaremos inevitavelmente diante da questo de como ele se relaciona com a situao que o criou. A anlise vai procurar colocar em relao o campo da lngua (suscetvel de ser estudada pela Lingstica) e o campo da sociedade (apreendida pela histria e pela ideologia). A "ideologia" u m conjunto de representaes dominantes em uma determinada classe dentro da sociedade. Como existem vrias classes, vrias ideologias esto permanentemente em confronto na sociedade. A ideologia , pois, a viso de mundo de determinada classe, a maneira como ela representa a ordem social. Assim, a linguagem determinada em ltima instncia pela ideologia, pois no h uma relao direta entre as representaes e a lngua. A essa determinao em ltima instncia, Pcheux (1990) denomina "formao ideolgica" ou "condies de produo do discurso". Uma sociedade possui vrias formaes ideolgicas, e a cada uma delas corresponde uma "formao discursiva" ("o que se pode e se deve dizer em determinada poca, em determinada sociedade").

Alfa, So Paulo, 39: 13-21,1995

17

Por isso, os processos discursivos esto na fonte da produo dos sentidos e a lngua o lugar material onde se realizam os "efeitos de sentido". Segundo Althusser (s.d.), a ideologia a representao imaginria que interpela os sujeitos a tomarem u m determinado lugar na sociedade, mas que cria a "iluso" d liberdade do sujeito. A reproduo da ideologia assegurada por "aparelhos ideolgicos" (religioso, poltico, escolar etc.) em cujo interior as classes sociais se organizam em formaes ideolgicas ("conjunto complexo de atitudes e representaes"). O discurso u m dos aspectos da materialidade ideolgica, por isso, ele s t e m sentido para u m sujeito quando este o reconhece como pertencente a determinada formao discursiva. Os valores ideolgicos de uma formao social esto representados no discurso por uma srie de formaes imaginrias, que designam o lugar que o destinador e o destinatrio se atribuem mutuamente (Pcheux, 1990, p.18). Segundo Fiorin (1990, p. 177),
o discurso deve ser visto como objeto lingstico e como objeto histrico. N e m se pode descartar a pesquisa sobre os mecanismos responsveis pela produo do sentido e pela estruturao do discurso nem sobre os elementos pulsionais e sociais que o atravessam. Esses dois pontos de vista no so excludentes nem metodologicamente heterogneos. A pesquisa hoje precisa aprofundar o conhecimento dos mecanismos sintxicos e semnticos geradores de sentido; de outro, necessita compreender o discurso como objeto cultural, produzido a partir de certas condicionantes histricas, e m relao dialgica com outros textos.

As investigaes mais recentes em Anlise do Discurso consideram que possvel construir procedimentos efetivos capazes de restituir o trao da estrutura invariante dos discursos (o sistema de suas "funes") sob a srie combinatria de suas variaes superficiais, ou seja, descrever e explicar a estrutura presente na srie de seus efeitos (Pcheux, 1990, p.255). A AD precisa realizar uma anlise que alie o interno (discursivizao) e o externo (relao enunciado/enunciao). Do nosso ponto de vista, o projeto semitico greimasiano conseguiu desenvolver uma anlise "interna" consistente, e abriu perspectivas para uma anlise externa. A semitica greimasiana tem por objetivo analisar a construo e a organizao dos discursos e dos textos atravs de u m conjunto de regras. Procura desenvolver uma "gramtica" capaz de entender como se constri o percurso gerativo do sentido em textos.

Anlise do discurso: alguns elementos


Na anlise do discurso subjacente a u m texto, podemos observar as projees da enunciao no enunciado; os recursos de persuaso utilizados para criar a "verdade" do texto (relao enunciador/enunciatrio) e os temas e figuras utilizados.

18

Alfa, So Paulo, 39:13-21,1995

A enunciao pode ser reconstruda pelas "marcas" espalhadas no enunciado; no discurso que se percebem com mais clareza os valores sobre os quais se assenta o texto. Analisar o discurso , por isso, determinar as condies de produo do texto. Podemos, por exemplo, analisar o uso das categorias de pessoa, espao e tempo, que, no discurso, no so as mesmas da enunciao: quem diz " e u " no texto no o autor, nem so seus o tempo e o espao. Importa verificar quais os proceciimentos utilizados e quais os efeitos de sentido criados. Nas notcias de jornal comum que o enunciador procure construir o efeito de objetividade e, para isso, mantm a enunciao afastada do discurso, como garantia de sua "imparcialidade". Os recursos utilizados so o uso da 3 pessoa, no tempo do "ento" e no espao do "l", e o uso do discurso direto para garantir a verdade.
a

U m procedimento oposto, que cria o efeito de proximidade com a enunciao, , por exemplo, aquele utilizado nas autobiografias, em que h carter subjetivo atravs do uso da I pessoa, o tempo do "agora" e o espao do "aqui".
a

Outro exemplo dessa complexidade enunciativa so os romances policiais narrados em I pessoa, em que o enunciador possui u m saber parcial, o que cria o suspense. Esse procedimento utilizado para criar cumplicidade entre o enunciador e o enunciatrio - se o enunciador mostrasse saber, por exemplo, quem o assassino e desse pistas falsas, o leitor poderia sentir-se "trado".
a

A ambigidade pode ser criada quando u m mesmo ator o narrador e o sujeito principal da narrativa. este o recurso utilizado por Machado de Assis em Dom Casmurro, onde o narrador mostra somente o seu ponto de vista. Os fatos contados podem ganhar statusde "coisas reais", "acontecidas", atravs de iluses discursivas. Pela desembreagem interna, o narrador cede voz aos sujeitos, no discurso direto (delegao interna de voz), e obtm, assim, a "prova de verdade". Por meio da ancoragem so construdos, no discurso, pessoas, tempo e espao "reais" ou "existentes", que criam a iluso de serem "cpias" da realidade. Esse procedimento tpico do discurso jornalstico e do discurso histrico, em que o detalhamento das informaes concorre para criar a "verdade do discurso". O discurso jornalstico caracteriza-se, ainda, pela utilizao de imagens que, pelo seu carter "icnico", no deixam espao para a refutao. Essa "iluso de realidade" pode ser construda em todos os sistemas semiticos como a pintura (perspectiva, ocupao do espao, ancoragem histrica), o filme (focalizao e posicionamento da cmera), o teatro (jogos de luz, utilizao do palco). Da mesma forma, pode-se construir a iluso contrria, de "ficcionalidade", atravs, por exemplo, da utilizao da frmula discursiva "era uma vez...". O enunciador quer fazer o enunciatrio crer na verdade do discurso. Por isso, ele tem u m fazer persuasivo e o enunciatrio tem u m fazer interpretativo. H u m contrato de veridico entre enunciador e enunciatrio. Por isso, o enunciador constri no discurso todo u m dispositivo veridictrio, espalha marcas que devem ser encontradas e interpretadas pelo enunciatrio. Nessas marcas esto embutidas as imagens de ambos (os seus sistemas de crenas, as imagens recprocas e t c ) . So estratgias

Alfa, So Paulo, 39: 13-21,1995

19

discursivas, por exemplo, a implicitao e/ou a explicitao de contedos, que constroem o texto por meio de pressupostos e de subentendidos. Segundo Ducrot (1977; 1987), os subentendidos so u m recurso utilizado para que possamos "dizer sem dizer", para que possamos afirmar algo sem assumir a responsabilidade de termos dito. Para entender os sentidos subentendidos em u m texto preciso que o enunciador e o enunciatrio tenham u m conhecimento partilhado que lhes permita inferirem os significados. Esse conhecimento de mundo envolve o contexto scio-histrico a que o texto se refere. A coerncia semntica do discurso obtida atravs da tematizao e da figurativizao. Na tematizao os valores do texto so organizados por meio da recorrncia de traos semnticos que se repetem no discurso e o tornam coerente. Na figurativizao os temas so concretizados e m figuras que lhes atribuem traos de revestimento sensorial. Por exemplo, o tema da LIBERDADE pode ser figurativizado como uma "velha cala azul e desbotada" (na propaganda de jeans), como uma "pomba voando" ou uma "moa cavalgando". O efeito de veridico se fundamenta no reconhecimento das figuras. A coerncia textual assegurada pela isotopia, pela recorrncia de temas e figuras que constitui a linha sintagmtica e a coerncia semntica do discurso. Sempre h uma figura que u m "desencadeador de isotopia", que constri u m percurso isotpico e nos fornece uma direo de leitura do texto.

A importncia atual da AD
Empreender a anlise do discurso significa tentar entender e explicar como se constri o sentido de u m texto e como esse texto se articula com a histria e a sociedade que o produziu. O discurso u m objeto, ao mesmo tempo, lingstico e histrico; entend-lo requer a anlise desses dois elementos simultaneamente. A Anlise do Discurso pode constituir-se em u m valioso instrumental de trabalho no ensino de lngua portuguesa, j que oferece os meios para a reflexo sobre a estrutura e a gerao do sentido do texto. Por meio da Anlise do Discurso, o professor pode conduzir os alunos na descoberta das pistas que podem lev-los interpretao dos sentidos, a descobrirem as marcas estruturais e ideolgicas dos textos. A compreenso do discurso pode enriquecer as atividades desenvolvidas na sala de aula na medida em que permite trabalhar com vrias modalidades textuais como a jornalstica, a poltica, as histrias em quadrinhos etc. A riqueza desses textos certamente ajudar no trabalho de resgatar o discurso dos alunos, levando-os a construir seus prprios textos com crtica e inventividade.

20

Alfa, So Paulo, 39: 13-21,1995

GREGOLIN, M. R. V. Discourse analysis: concepts and aims. Alfa (So Paulo), v.39, p.13-21, 1995.
ABSTRACT: This paper discusses the concept and the aims of Discourse Analysis, and analyses the theoretical foundations of greimasian semiotics proposals. KEYWORDS: Discourse Analysis; discourse; text; greimasian semiotics; theory of discourse.

Referncias bibliogrficas
1 ALTHUSSER, L. Aparelhos ideolgicos do Estado. Lisboa: Almedina, s.d. 2 DUCROT, O. Dizereno dizer. Princpios de Lingstica Semntica. So Paulo: Cultrix, 1977. 3 . O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987. 4 FIORIN, J. L. Tendncias da anlise do discurso. Estudos Lingsticos, v.19, p.173-9,1990. 5 GREIMAS, A. J. Sobre o sentido; ensaios semiticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975. 6 PCHEUX, M. Apresentao da AAD. In: GADET, F., HAK, H. Por uma anlise automtica do discurso (Uma introduo obra de Michel Pcheux). Campinas: Pontes, 1990.

Alfa, So Paulo, 39: 13-21,1995

21

You might also like